No próximo dia 29, navio fará quarta visita à cidade neste mês
Tempo de leitura: < 1 minuto

O MSC Preziosa atracou em Ilhéus na manhã desta terça-feira (21). É a terceira visita do navio de turistas à cidade somente em dezembro de 2021. O cruzeiro também voltará ao Porto do Malhado no próximo dia 29, quarta-feira.

A embarcação trouxe mais de 3.000 visitantes ao município, sendo que cada um deles deve gastar, em média, 100 dólares durante a visita.

Quem transita nos arredores do porto, no bairro Cidade Nova, deve ficar atento às mudanças do trânsito na região, pois bloqueios foram montados na travessa Clóvis Humberto Sampaio, ao lado da Padaria Trigos, e na rua Tobias Barreto, na altura do Clube Social de Ilhéus.

CALENDÁRIO COMPLETO DA TEMPORADA DE CRUZEIROS EM ILHÉUS

Ainda em dezembro, nos dias 24 e 31, Ilhéus vai receber passageiros do Costa Smeralda. Já a programação de janeiro de 2022 prevê o desembarque de turistas no porto ilheense nos dias 2, 4, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28. As datas marcadas na folhinha de fevereiro são 3, 4, 10, 11, 17, 18, 19, 24 e 25.

No mês de março, o Porto do Malhado receberá visitantes nos dias 2, 4, 11 e 18. A temporada encerrará em abril, com navios em Ilhéus nos dias 1º, 11, 15 e 21.

Segundo a Companhia das Docas do Estado Bahia (Codeba), as informações foram fornecidas pelas operadoras dos cruzeiros e, eventualmente, poderão ser alteradas.

Confira vagas de emprego oferecidas pelo Complexo de Lazer Axé Moi
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Complexo de Lazer Axé Moi, uma das maiores barracas de praia do Brasil, oferece 36 vagas de emprego em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. As oportunidades são para moradores da própria cidade ou de Santa Cruz Cabrália, município vizinho.

São 15 vagas para garçons, destinadas a pessoas de 18 a 40 anos, com ensino médio completo e experiência no manuseio de smartphone. Já as 16 vagas para barman são para adultos com 18 a 35 anos, com ensino médio completo, sendo 7 vagas exclusivas para candidatos(as) com experiência na preparação de drinks.

As 5 vagas para auxiliar de limpeza são exclusivas para homens, com experiência mínima de seis meses na área, ensino médio completo e idade de 18 a 45 anos.

Interessados(as) devem enviar currículo para o e-mail dp.axemoi@axemoi.com.br ou entrar em contato por meio do telefone (73) 9 9155-6296.

Encontro discutiu detalhes do projeto e área para instalação do Disep || Imagem Prefeitura de Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Antônio de Anízio, Tonho de Anízio (PT), anunciou que o município de Itacaré contará com Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Na última semana, o prefeito recebeu o delegado regional da Polícia Civil, André Aragão, para discutir uma área na sede para instalação do Disep.

O encontro com o titular da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), André Aragão, contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Lenoildo Ribeiro (Canelinha), do secretário de Administração de Itacaré, Marcos Japu, e dos investigadores Marcos Miecznikowski e Luiz Cláudio.

Com o Disep, afirma Tonho de Anízio, a intenção é assegurar mais agilidade no atendimento à população na área da segurança pública, além de garantir conforto aos investigadores, escrivães e delegado que atuam no município.

O Disep é novo modelo de complexo policial que o governo estadual começou a implantar na Bahia. O Disep de Itacaré vai contar com salas para registro de ocorrências, investigação e audiência, além de celas, cartório e alojamentos, com equipamentos modernos para agilizar os serviços da Polícia Civil.

O prefeito Antônio de Anízio e o presidente da Câmara de Vereadores de Itacaré, Lenoildo Ribeiro, se comprometeram a garantir todo o apoio necessário para definir a área para construção do Disep. O delegado regional André Aragão destacou que o Disep tem uma avaliação muito positiva da reestruturação da infraestrutura de segurança pública.

A mamãe Thainá dos Santos com Benjamin e Maria Alice, os primeiros gêmeos nascidos no Joaquim Sampaio
Tempo de leitura: < 1 minuto

Benjamin foi o primeiro a vir ao mundo, com 2 quilos e 875 gramas e 51 centímetros. Três minutos depois, Maria Alice, com 2 quilos 820 gramas e 49 centímetro de altura. Os dois são os primeiros gêmeos nascidos no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus.

Benjammin e Maria Alice são filhos de Thainá dos Santos e Eduardo Costa, moradores da Barra, em Ilhéus. O parto foi normal. Thainá deu entrada no hospital por volta das 16h do domingo (19). Uma hora depois, os bebês já tinham nascido.

O parto de Thainá foi considerado de alto risco. A pressão arterial alta na maior parte da gestação preocupava a família.

O acolhimento da equipe durante a chegada da paciente foi, na opinião dela, decisivo para acalmá-la. “Fui imediatamente encaminhada e as condições encontradas por onde passei me deixaram mais tranquila”, disse.

Benjamin e Maria Alice já têm três irmãos. Como não houve nenhuma intercorrência durante o parto, eles devem receber alta em breve.

Salário mínimo do próximo ano deve ser de 1.210 reais
Tempo de leitura: 4 minutos

O presidente da Comissão Mista de Orçamento (CMO), senadora Rose de Freitas (MDB-ES), adiou para terça-feira (21) a votação do relatório final do deputado Hugo Leal (PSD-RJ) ao Orçamento de 2022. As duas sessões do Congresso Nacional convocadas para a análise da matéria nesta segunda-feira (20) foram canceladas. O texto prevê salário mínimo de R$ 1.210, inflação de 5,02%, taxa de juros de 11,25% e dólar de R$ 5,55 no próximo ano.

Rose de Freitas disse que o relatório de Hugo Leal será apenas debatido nesta segunda-feira, em reuniões marcadas para as 14h e as 17h. A intenção é discutir eventuais ajustes nas dotações previstas para as áreas de Educação e Saúde.

Senadores, deputados, bancadas estaduais e comissões permanentes apresentaram um total de 6.689 emendas ao Orçamento. O deputado Hugo Leal atendeu R$ 21,1 bilhões em sugestões de despesas individuais e coletivas. As emendas de relator somam R$ 16,5 bilhões e vão atender 30 programações. As principais são custeio dos serviços de atenção primária à saúde (R$ 4,6 bilhões) e serviços de assistência hospitalar e ambulatorial (R$ 2,6 bilhões).

O relatório eleva a previsão de gastos que dependem da aprovação de crédito suplementar pelo Congresso Nacional. O projeto original do Poder Executivo fixava essa parcela em R$ 105,4 bilhões. Hugo Leal aumenta a estimativa para R$ 121,8 bilhões, um acréscimo de R$ 16,4 bilhões.

O texto fixa as despesas da União em R$ 4,8 trilhões. Desse total, R$ 1,8 trilhão será usado para refinanciamento da dívida pública. Outros R$ 96,5 bilhões, que correspondem ao orçamento de investimento, devem ser aplicados em empresas controladas pela União. A diferença de R$ 2,8 trilhões vai para os orçamentos fiscal e da seguridade. O montante deve financiar órgãos e entidades da administração pública, além de despesas em saúde, previdência e assistência social.

IPCA
O parecer da CMO sinaliza mudanças no cenário macroeconômico para 2022. O projeto original, enviado em agosto pelo Poder Executivo, fixava o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 3,5%. A taxa adotada pela CMO é de 5,02%, de acordo com a última estimativa divulgada pelo Boletim Focus.

O texto também altera a medida da aceleração inflacionária, captada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). A taxa é utilizada para a correção do salário mínimo e dos valores dos benefícios previdenciários e assistenciais. A projeção salta dos 3,42% previstos inicialmente para 4,25%. O salário mínimo fica em R$ 1.210, acima dos R$ 1.169 sugeridos pelo Poder Executivo.

A taxa básica de juros (Selic) no final de 2022, inicialmente estimada em 6,65%, é fixada no parecer em 11,25%. O relator também alterou a expectativa sobre o comportamento do dólar. O câmbio foi revisado de R$ 5,20 para R$ 5,55 no final do próximo ano. Ambos os parâmetros seguem previsão do Boletim Focus.

Leia Mais

Empresa suspende voos e prejudica milhares de passageiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com as atividades suspensas desde sexta-feira (17), a Itapemirim Transportes Aéreos terá 24 horas para esclarecer a paralisação das operações ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A companhia foi notificada pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e pode ser punida com base no Código de Defesa do Consumidor.

Além de pedir informações, a Senacon exigiu que a companhia aérea elabore um plano de atendimento aos passageiros afetados. Caso os passageiros não recebam assistência nem sejam realocados em outros voos de companhias aéreas, a Itapemirim poderá receber sanções administrativas, como multas.

Entre as informações pedidas pela Senacon, estão os motivos por que o atendimento ao consumidor foi interrompido, tanto presencialmente, como em plataformas eletrônicas e por telefone. Os passageiros afetados pelo cancelamento dos voos foram orientados a procurar lugares em outras companhias por funcionários dos aeroportos. A Itapemirim não manteve trabalhadores nos terminais de embarque e desembarque, após suspender as operações.

Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a ITA, como também é chamada a companhia, tinha 513 voos previstos entre sexta-feira até 31 de dezembro. A empresa suspendeu as atividades por causa de uma reestruturação interna. Da Agência Brasil.

Guarda municipal é assassinado no centro de Itajuípe|| Fotoreprodução TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itajuípe, no sul da Bahia, viveram momentos de pânico na tarde desta segunda-feira (20). Bandidos armados chegaram atirando contra dois homens e um deles morreu no local. Ele foi identificado como Josenito Santos de Oliveira, de 49 anos, que atuava na guarda municipal em Itajuípe.

O funcionário público trafegava de moto quando foi atacado pelos bandidos. De acordo com relatos de testemunhas, Josenito Santos ainda tentou escapar, mas foi cercado e morto. Outro homem, que estava na garupa da motocicleta, também foi atingido e levado em estado grave para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

O carona da moto não foi identificado. Até o início da noite desta segunda-feira ninguém tinha sido preso. A polícia trabalha com várias hipóteses para o assassinato e a tentativa de homicídio.

Líder do governo, Rosemberg lê pauta diante de integrantes das minorias e maioria
Tempo de leitura: 2 minutos

A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, nesta segunda-feira (20), três Projetos de Lei (PLs) enviados pelo Poder Executivo, além do primeiro turno do Projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Estado para o exercício financeiro de 2022.

Também receberam o aval do parlamento baiano os PLs 24.426/21, que prorroga o prazo dos contratos sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda) no âmbito do Estado da Bahia; o 24.438/21, que altera a Lei 14.390/21 e acrescenta botijão de gás aos eletrodomésticos essenciais, como fogão e geladeira, para serem doados pelo Governo da Bahia às famílias de baixa renda atingidas por desastres naturais; e o 24.353/21, que autoriza a alienação de fração de imóvel localizado no município de Lauro de Freitas.

PRÓXIMA SESSÃO

Os deputados e deputadas voltam a se reunir na próxima quarta-feira (22) para discutir e votar os projetos de lei que definirão o reajuste geral do funcionalismo estadual para 2022 e o reajuste na tabela do Sistema de Assistência à Saúde dos Servidores Públicos (Planserv), que vem sendo bastante criticado pela baixa qualidade do serviço prestado em cidades como Itabuna.

“Esse projeto que o governador Rui Costa encaminhou, nenhum estado no Brasil apresenta um reajuste com custo igual. O impacto imediato é de R$ 2 bilhões na folha de pagamento, e isso é algo que nenhum Estado vai praticar nesse momento”, afirmou Rosemberg.

Com efeito já a partir do mês de janeiro, a proposta é de reajuste linear de 4% para todo os servidores, com inclusão dos aposentados e pensionistas do Poder Executivo, além de reestruturações, com incrementos reais aos vencimentos para servidores da Educação, Saúde, Segurança Pública e do grupo técnico administrativo.

“Vamos resolver todas as pendências? Não. Mas, vamos criar um avanço significativo no salário dos servidores. E com uma questão conceitual: esse reajuste prioriza um aumento maior para as categorias ou bases salariais de menor percentual. Ou seja, o maior reajuste será para quem tem menor remuneração. Isso é uma valorização e uma sinalização de que queremos buscar melhores condições para os servidores. Não é uma política de Governo, mas de Estado”, concluiu o líder governista.

Confira também o calendário de matrícula das escolas estaduais para novos alunos
Tempo de leitura: 2 minutos

A renovação de matrículas dos estudantes da rede estadual de ensino poderá ser feita até 28 de dezembro. Para fazer o procedimento,  o estudante maior de 16 anos ou responsável legal deverá comparecer à unidade escolar onde o aluno está matriculado para assinar a lista de de confirmação da matrícula para o ano letivo 2022.

Será obrigatória a atualização cadastral, com a apresentação do original e da cópia de documentos como CPF, Carteira de Identidade e Carteira de Vacinação. A orientação é para que os estudantes, pais ou responsáveis procurem verificar se há ausência de documentos junto à secretaria escolar.

ALUNOS NOVOS

O cronograma de matrícula dos alunos novos para o ano letivo 2022 foi divulgado por meio da Portaria Nº 2043/2021. O documento também estabelece as normas e os procedimentos de matrícula para Pessoas com Deficiência (PcD) e a transferência de estudantes entre unidades escolares da rede estadual.

Para as Pessoas com Deficiência (PcD), a matrícula começará no dia 24 de janeiro, por meio do endereço eletrônico https://sigeduc.educacao.ba.gov.br ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Já o estudante que pretende se transferir para outra unidade escolar da rede estadual deverá solicitar, no dia 25 de janeiro de 2022, a sua transferência diretamente na unidade escolar em que está matriculado.

O calendário da matrícula segue, nos dias 26 e 27 de janeiro, para os concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental, apenas oriundos da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos de idade, ou pelo responsável legal, preferencialmente, via internet, através do endereço eletrônico https://sigeduc.educacao.ba.gov.br, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

No dia 28 de janeiro, a matrícula será destinada para o ingresso do candidato em unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. Já no período de 31 de janeiro e 1º de fevereiro, poderá ser efetuada a matrícula do estudante que deseja ingressar em uma unidade escolar da rede estadual, em qualquer ano ou série do Ensino Médio. Nestes três dias, a matrícula também poderá ser feita no endereço eletrônico https://sigeduc.educacao.ba.gov.br, ou em qualquer unidade escolar da rede estadual.

Confira horários e locais de vacinação contra a covid-19 e a influenza em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde de Itabuna divulgou novo calendário de vacinação contra a covid-19 e a influenza, que passa a valer nesta terça-feira (21), com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h nas Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família.

Para a primeira dose, o público preferencial são adolescentes com 12 anos ou mais. A documentação exigida é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para a segunda dose, o público são pessoas que estão com data de retorno até o dia 24 para uso das vacinas das Coronavac, Oxford e Pfizer.

Está liberada a antecipação da segunda dose Pfizer para quem recebeu a primeira há, pelo menos, 60 dias. Nesta terça-feira, ocorrerá aplicação da segunda dose para maiores de 18 anos que estão em atraso no esquema vacinal e adolescentes receberam a primeira dose da vacina Pfizer até 22 de outubro. A ação será na UniFTC, das 17h às 20h.

TERCEIRA DOSE

Amanhã (21) e na quarta-feira (22), das 8h às 11h e das 13h às 16h, as unidades de saúde ofertarão a terceira dose da vacina contra a covid-19 para pessoas acima de 40 anos que receberam a segunda dose há cinco meses ou mais.

Já os trabalhadores da saúde que completaram o esquema vacinal até 20 julho poderão receber a dose de reforço nesta terça-feira, das 17h às 20h, na UniFTC. O atendimento será por ordem de chegada.

REFORÇO DA VACINA DA JANSSEN

Na quarta-feira (22), das 9h às 12h e das 14h às 17h, UniFTC sediará aplicação da dose de reforço da vacina da Janssen para as pessoas que receberam a primeira dose há 60 dias ou mais.

Conforme a Secretaria de Saúde, serão atendidos usuários do município de Itabuna de qualquer bairro, por ordem de chegada. Serão distribuídas 1.000 senhas pela manhã e 800 à tarde.

INFLUENZA

Itabuna retomará a vacinação contra a influenza a partir desta terça-feira (21), nas unidades básicas de saúde e de saúde da família, com atendimento das 8h às 11h e das 13h às 16h. O público-alvo é formado por gestantes, crianças de seis meses a seis anos, trabalhadores da saúde e idosos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, serão ofertadas 1.000 mil doses da vacina. O número é limitado porque, originalmente, a campanha de vacinação contra influenza ocorreu de abril a novembro. A aplicação do imunizante será retomada em decorrência do surto da doença em Salvador e outras capitais brasileiras.

Comissões fizeram reunião extraordinária na última quarta-feira (15)
Tempo de leitura: < 1 minuto

As comissões de Legislação e de Finanças da Câmara de Itabuna aprovaram a nova Planta Genérica de Valores (PGV) do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), durante reunião extraordinária na última quarta-feira (15). Segundo a assessoria da Casa, vereadores tentaram reduzir os percentuais do tributo, mas o governo alegou que a PGV atual tem distorções relevantes na comparação com os preços do mercado imobiliário.

Ainda conforme a Câmara, para evitar aumento significativo da carga tributária de uma só vez, o governo municipal estabeleceu limites no IPTU/2022 para os imóveis já construídos.

Após negociação com o Executivo, os vereadores Francisco (PSD), Ronaldão (PL) e Wilma (PCdoB) emplacaram emendas para manter as isenções do IPTU em vigor no Código Tributário.

Outra emenda retoma a isenção do ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) para servidores municipais na compra do primeiro imóvel residencial.

As comissões também aprovaram a ampliação da atividades econômicas alcançadas pela Taxa de Fiscalização de Funcionamento (TFF). O governo alegou que apenas 70 atividades são enquadradas atualmente. Com a mudança, a taxa passará a valer para 1.300 atividades.

Há vagas para cursos técnicos na unidade de Ilhéus do Senai
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Senai Bahia prorrogou as inscrições para as 565 vagas destinadas aos candidatos do Programa de Bolsas de Estudo dos Cursos Técnicos, conforme regulamento próprio, até o dia 10 de janeiro. São oferecidas 380 bolsas de estudo para os cursos presenciais e outras 185 para os semipresenciais no processo seletivo 2022.1.

As bolsas são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Enem nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, que possuírem baixa renda, entre outros requisitos. As inscrições são feitas pelo site www.tecnicosenai.com.br.

Entre os 21 cursos técnicos ofertados, há o novo Cibersistemas para Automação, além dos que seguem as tendências da indústria 4.0, como Internet das Coisas (IoT), Informática para Internet e Biotecnologia.

Há vagas em 11 municípios, entre os quais Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Luís Eduardo Magalhães, Salvador (Cimatec e Dendezeiros), Serrinha, e Vitória da Conquista.

Nota técnica do Ministério da Saúde prevê quarta dose de vacina para público específico
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (20), o Ministério da Saúde divulgou nota técnica que indica a quarta dose da vacina contra a covid-19 para imunossuprimidos que tomaram a dose de reforço há quatro meses.

A medida vale para pessoas com imunodeficiência primária grave, HIV ou aids, em quimioterapia contra câncer, transplantados e em hemodiálise, além de outras doenças e condições clínicas.

VACINA PARA CRIANÇAS DE 5 A 11 ANOS

O ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal, havia estabelecido prazo de 48h, na última sexta-feira (17), para que o governo federal apresentasse o plano de vacinação de crianças de 5 a 11 contra a covid-19. Hoje (20), a pedido da Advocacia Geral da União, ele estendeu o prazo até o dia 5 de janeiro.

Projeto foi aprovado hoje em sessão semipresencial || Foto Edilson Rodrigues/Agência Senado
Tempo de leitura: 2 minutos

Segue para sanção projeto, do senador Cid Gomes (PDT-CE), que regulamenta a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre vendas de produtos e prestação de serviços a consumidor final localizado em outro estado. O Senado aprovou nesta segunda-feira (20) um substitutivo da Câmara dos Deputados ao Projeto de Lei Complementar (PLP) 32/21. Foram 70 votos favoráveis e nenhum contrário.

A proposta, que altera a Lei Kandir (Lei Complementar 87, de 1996), procura evitar falta de regulamentação a partir de 2022 em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de fevereiro deste ano, que considerou inconstitucionais várias cláusulas do Convênio 93/15, do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne todos os secretários estaduais de Fazenda.

Esse convênio regulamentou o pagamento do ICMS nas operações interestaduais de bens e serviços segundo as regras da Emenda Constitucional 87/15, mas o STF entendeu que é necessária lei complementar para disciplinar, em âmbito nacional, a cobrança do diferencial de alíquota do ICMS exigida pelos estados.

O relator no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), recomendou a aprovação do substitutivo com ajustes de redação. Ele destacou que a aprovação do projeto garante o cumprimento do que já está determinado na Constituição e já vem sendo adotado pelos estados, mas que ficaria sem previsão legal a partir de 2022.

— Não há perda para ninguém. Era necessária esta lei complementar para a continuidade da cobrança — apontou Wagner.

O projeto já havia sido aprovado pelo Senado em agosto, quando o senador Cid Gomes destacou que o ajuste não implica aumento de impostos para o consumidor. Na sessão desta segunda-feira (20), ele agradeceu ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por ter convocado a sessão e reforçou que as regras atuais se encerram em 31 de dezembro caso uma lei complementar não fosse aprovada.

— Os estados que enviam a mercadoria ficam com um percentual e o estado que recebe fica com outro. Apresentamos o projeto a pedido do Confaz — ressaltou Cid.

Alunos do Canteiro Escola conquistam vagas de emprego na obra do Porto Sul || Foto Vídeo Life
Tempo de leitura: 2 minutos

O projeto Canteiro Escola promoveu a cerimônia de formatura de 160 alunos, neste final de semana, em Ilhéus. Parceria da Bahia Mineração (Bamin) com o Senai e a Empa, a iniciativa transformou o canteiro de obras do Porto Sul em sala teórica e prática para profissões da construção civil.

As primeiras aulas do Canteiro Escola tiveram início em setembro. Desde então, novas turmas avançaram nos cinco cursos ofertados e 100% gratuitos. São eles: auxiliar civil, motorista de obra da construção civil, operação de escavadeira e retroescavadeira, operação de trator e esteira, e operação de rolo compressor.

Cristina Lavigne e seu certificado de formação em auxiliar civil

Na primeira fila do evento, Cristina Lavigne Santos, 53 anos, não conseguia conter as lágrimas. Aluna do curso de auxiliar civil, esbanjava gratidão por ter se qualificado no Canteiro Escola. Há 20 anos o sustento da sua casa vem do trabalho de catadora de recicláveis no lixão do Itariri, realidade compartilhada com seu marido, que também foi aluno do curso de auxiliar civil. Para 2022, sua meta é buscar novos cursos de qualificação profissional e conseguir trabalho na área de formação.

Recém-formado no curso de motorista de obra, Elizeu Barbosa Santos, 44, conquistou uma vaga de emprego no Porto Sul ainda no decorrer da formação. Na cerimônia de formatura, fez questão de usar o uniforme da Empa para receber o diploma.

OPORTUNIDADE

As vagas do Canteiro Escola foram destinadas, preferencialmente, aos moradores de comunidades no entorno do Porto Sul, como Itariri, Valão e Aritaguá. Todos os alunos receberam camisas, material de estudo, estrutura de transporte e equipamento de proteção individual (EPI). Além disso, foi oferecido diariamente lanche, ambiente confortável e acesso aos maquinários, matérias-primas e insumos necessários ao aprendizado prático.