Arlivan Gonçalves é acusado de liderar esquema de venda de carteiras de habilitação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vereador Arlivan Carvalho Gonçalves, 64, de Campo Formoso, no norte da Bahia, foi preso nesta segunda-feira (20) por descumprir ordem judicial que o proibia de sair de casa aos finais de semana. A medida cautelar foi imposta no curso da ação penal em que o parlamentar foi acusado de liderar suposto esquema de venda de carteiras de habilitação para pessoas que não fizeram as provas de trânsito.

Arlivan tinha autorização para participar das sessões da Câmara Municipal e não foi obrigado a usar tornozeleira eletrônica.

A defesa do vereador disse que a decisão de prendê-lo é ilegal, tem viés político e foi decretada de forma estranha no último dia de funcionamento do judiciário.

Banco Central aumenta taxa de juros|| Foto Marcello Casal/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

A previsão do mercado financeiro para o crescimento da economia brasileira este ano caiu de 4,65% para 4,58%. A estimativa está no boletim Focus de hoje (20), pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a projeção para os principais indicadores econômicos.

Para o próximo ano, a expectativa para o Produto Interno Bruto (PIB) – a soma de todos os bens e serviços produzidos no país – é de crescimento de 0,5%, a mesma previsão da semana passada. Em 2023 e 2024, o mercado financeiro projeta expansão do PIB em 1,85% e 2%, respectivamente.

A previsão para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, também variou para baixo, de 10,05% para 10,04% neste ano. É a segunda redução depois de 35 semanas consecutivas de alta da projeção.

Para 2022, a estimativa de inflação ficou em 5,03%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,4% e 3%, respectivamente.

Em novembro, puxada principalmente pelo aumento de preços de combustíveis, a inflação foi de 0,95%, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Com isso, o indicador acumula altas de 9,26% no ano e de 10,74%, nos últimos 12 meses. A inflação acumulada em 12 meses é a maior desde novembro de 2003.

A previsão para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é 2,25% e o superior de 5,25%. Para 2022 e 2023, as metas são 3,5% e 3,25%, respectivamente, com o mesmo intervalo de tolerância.

TAXA SELIC

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 9,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Para a próxima reunião do órgão, em fevereiro, o Copom já sinalizou que deve elevar a Selic em mais 1,5 ponto percentual.

As projeções do BC para a inflação estão ligeiramente acima da meta para 2022 e ao redor da meta para 2023. Isso reforça a decisão da autarquia de manter a política mais contracionista, com elevação dos juros, para que a inflação convirja para a meta dentro do intervalo de tolerância definido pelo CMN.

Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic seja elevada para 10,75% na primeira reunião do Copom de 2022, em linha com a sinalização do BC, e termine o ano em 11,5%. Para o fim de 2023, a estimativa é de que a taxa básica cai para 8% ao ano. E para 2024, a previsão é de Selic em 7% ao ano.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a recuperação da economia. Além disso, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas.

Quando o Copom reduz a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle da inflação e estimulando a atividade econômica.

A expectativa do mercado para a cotação do dólar é R$ 5,60 para o final deste ano. Para o fim de 2022, a previsão é de que a moeda americana também fique em R$ 5,57.

Cidadãos podem colaborar respondendo questionário online
Tempo de leitura: < 1 minuto

O projeto MoveIlhéus: conectando experiência, comportamento e espaço urbano abriu a quinta fase de consulta pública aos residentes de Ilhéus e região. Interessados em colaborar podem responder ao questionário na página da iniciativa, até esta quarta-feira (22).

O projeto surgiu no Grupo de Estudos e Pesquisas em Comportamento Motor da UESC (Gepecom). Conforme os pesquisadores, o objetivo da consulta é obter informações para contribuir com a elaboração de políticas públicas que melhorem os espaços urbanos, a mobilidade das pessoas na cidade e, principalmente, as áreas para atividade física.

A pesquisa e as publicações dos dados são respaldadas pelo Comitê de Ética de Pesquisa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O trabalho tem o apoio da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Instituto Nossa Ilhéus (INI) e Núcleo de Biologia Computacional e Gestão de Informações Biotecnológicas (NBCGIB).

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail moveilheus@uesc.br ou no Instagram @moveilheus.

Prefeitura de Itacaré inicia distribuição dos carnês do IPTU 2022
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré iniciou a distribuição dos carnês do IPTU 2022, com direito a 10% de desconto para o contribuinte que optar pelo pagamento em conta única. O prazo vai até 17 de janeiro.

Conforme o secretário de Finanças Marcos Cerqueira, os carnês são distribuídos em todos os bairros da cidade e no distrito de Taboquinhas. Além disso, o contribuinte tem a opção de fazer o pagamento no Departamento de Tributos da Prefeitura.

O prefeito Antônio de Anízio (PT) afirma que a administração municipal tem trabalhado muito para deixar a cidade mais bonita, com obras, investimentos e serviços mais eficientes.

Ainda segundo prefeito, o contribuinte que discordar do valor cobrado deve procurar o setor de tributos para buscar as informações e, se necessário, corrigir os dados. “O importante é que haja total lisura e transparência nas ações públicas”, acrescentou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

O setor de Medicina Ocupacional do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, em cumprimento ao alerta epidemiológico emitido pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), comunica que retomou a terceira etapa de vacinação contra Influenza HINI, H3N2 e Influenza B.

Jaline Nunes, enfermeira do Trabalho do HRCC, informou que todos os funcionários que não tomaram o imunizante contra a Influenza devem comparecer ao setor Medicina Ocupacional no Ambulatório do hospital, de hoje (20) até a próxima quinta-feira (23), das 7h às 11h30min para receberem a aplicação da vacina.

“Todos os colaboradores do HRCC que não tomaram a vacina nas etapas 1 e 2, estão convocados a comparecer. A vacina da Influenza poderá ser aplicada concomitantemente com a vacina da Covid-19, não sendo mais exigido o intervalo mínimo entre as vacinas. O funcionário deve apresentar carteira de vacinação, cartão do SUS, CPF”, comunicou a enfermeira do Trabalho.

Donativos foram entregues a vítimas da chuva em Ilhéus e em Canavieiras
Tempo de leitura: 2 minutos

Alunos do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus fizeram campanha de arrecadação de donativos para famílias atingidas pelas chuvas em Canavieiras e em Ilhéus. A entrega de roupas, cestas básicas e materiais de limpeza ocorreu até a última sexta (17).

Iniciada por alunos do Colegiado de Direito, a campanha ganhou a adesão dos estudantes de Odontologia, Enfermagem e Nutrição, e contou com o apoio da Faculdade de Ilhéus, que contribuiu na divulgação e como ponto de recebimento das doações.

A arrecadação de recursos e materiais diversos recebeu a coordenação voluntária do professor Gabriel Edler, da representante dos estudantes de Direito, Alboneza Dias de Jesus, e da líder estudantil Andreia Xavier da Silva Santos, que muito colaboraram na mobilização.

A campanha teve início em 10 de dezembro, por meio das redes sociais, e imediatamente contou com o apoio da comunidade acadêmica da faculdade, de voluntários do Grupo de Amigos da Praia (GAP) e outros segmentos da sociedade de Ilhéus e Canavieiras, segundo a coordenação. Já no dia 11, a iniciativa surtiu efeito e foi possível doar materiais de higiene a famílias que estavam abrigadas em escolas na cidade de Canavieiras.

Os estudantes começaram a ajudar ainda mais e fizeram doações às famílias da Rua da Tangerina, localizada no bairro Nossa Senhora da Vitória, e para uma família que teve sua residência invadida pela lama de um deslizamento de terra, no bairro do Malhado, em Ilhéus. Alboneza Dias de Jesus conta que durante todo o tempo foram chegando doações tanto de roupas, calçados, lençóis, cobertores, toalhas de banho e colchões, quanto de alimentos não perecíveis. “Na fase inicial, a doação e o engajamento dos professores foram primordiais para o nosso entusiasmo”, explica a estudante

Os kits de higiene e limpeza entregues foram compostos de 1 balde, 1 vassoura, 1 rodo, 1 pano de chão, 1 pacote 250g de sabão em pó, 1 litro de água sanitária, 2 rolos de papel higiênico, 1 sabonete e um creme dental.

CONTRIBUIÇÃO DE COMERCIANTES

Alboneza salienta a importante contribuição de comerciantes dos bairros no entorno da Faculdade de Ilhéus, que deram descontos significativos nas compras realizadas de alimentos e produtos de limpeza, a exemplo da Casa do Sorvete, localizada na Central de Abastecimento do Bairro Hernani Sá, e do Supermercado Cestão da Economia, localizado no início da Avenida Lótus, no Bairro Nelson Costa.

Ao todo, foram recebidas 66 transferências via PIX, no valor total de R$ 4.356,81, que custearam aproximadamente 70 cestas básicas e mais 35 kits de higiene e limpeza distribuídos a dezenas de famílias.

“É interessante destacar a importância destas atividades para a formação mais humana dos profissionais que se graduam pela faculdade de Ilhéus, à medida que se aproximam da realidade da sociedade na qual estão inseridos”, observa o professor Gabriel Edler.

Chuva devastou cidades no extremo-sul da Bahia || Foto Isac Nóbrega/PR
Tempo de leitura: 2 minutos

A Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec) confirmou, neste final de semana, mais duas mortes em consequências das fortes chuvas que atingem o sul do estado desde o início de novembro. Segundo o órgão estadual, ao menos 14 pessoas morreram e 276 ficaram feridas devido a enxurradas, alagamentos, inundações e deslizamentos, que já afetaram quase 300 mil pessoas. Até ontem, 63 cidades baianas já tinham decretado situação de emergência.

Com base em informações fornecidas por prefeituras baianas, a Sudec calcula que, até ontem, 15.483 pessoas tinham sido desalojadas, famílias que tiveram que deixar suas casas temporariamente e se hospedar na casa de parentes, amigos ou hotéis, e 4.453 desabrigadas, tendo que ser acolhidas em abrigos públicos ou locais improvisados.

Entre as cidades mais afetadas estão Itamaraju e Jucuruçu, no extremo sul do estado. Distantes cerca de 100 quilômetros um do outro, os dois municípios ainda contabilizam os danos provocados pelas águas. Só em Jucuruçu, mais de 500 famílias foram desabrigadas. Casas e pontes foram arrastadas e as equipes de saúde tiveram que transferir o atendimento à população para um local provisório depois que o prédio da Secretaria Municipal de Saúde foi totalmente danificado.

Ainda no dia 12, a prefeitura pediu desculpas à população por não conseguir atender a todos que precisavam de auxílio. “Nossa amada Jucuruçu foi pega de surpresa, no meio da noite, com uma enchente que desabrigou diversas famílias. As águas das fortes chuvas destruiu sonhos, nosso comércio, casas e bens materiais”, lamentou a prefeitura, nas redes sociais.

ESTRADAS DESTRUÍDAS

A infraestrutura rodoviária sofreu graves na região. Ao longo da semana, até mesmo veículos do Exército enfrentaram dificuldades para chegar a alguns pontos onde distribuíram donativos às famílias atingidas. A Força informou que mobilizou mais de 400 militares, duas aeronaves (HM-4 Jaguar e HM-1 Pantera), 30 viaturas, cinco embarcações, uma escavadeira e uma carregadeira para apoiar os órgãos de Defesa Civil e Assistência Social a auxiliar na recuperação das estadas.

De acordo com a Sudec, parte das pessoas desalojadas e desabrigadas começou a retornar as suas casas nos últimos dias, graças a menor intensidade das chuvas. Apesar disso, a Defesa Civil Nacional emitiu um alerta comunicando a possibilidade de fortes chuvas voltarem a atingir áreas já afetadas a partir da noite de hoje (19), se estendendo até o próximo sábado (25). Embora o volume dessas chuvas não deva se equiparar ao das últimas semanas, as autoridades públicas recomendam cautela e atenção da população

Rui Costa, à esquerda, com Alckmin (de óculos), que abraça o ex-presidente Lula || Reprodução Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Rui Costa, da Bahia, participou do jantar que reuniu o ex-presidente Lula e Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo, na noite deste domingo (19). O petista falou da necessidade de união do campo democrático para a reconstrução do país, sinalizando que aprova a união do ex-tucano com o pré-candidato a presidente da República pelo PT.

– Independente de partidos, reconstruir o Brasil é uma tarefa para muitos, que só será possível com união. Não só com quem pensa exatamente igual a nós, mas com todos que queiram o bem do nosso país, para que a gente possa ultrapassar a tragédia que o Brasil vive hoje – escreveu ele em post em suas redes sociais na qual aparece em foto que capta o momento do abraço de Lula e o ex-governador Alckmin.

Alckmin, que deixou o PSDB, é dado como nome praticamente certo para compor a chapa presidencial com o ex-presidente Lula. O jantar da noite deste domingo foi o segundo passo de Alckmin em direção ao posto de candidato a vice-presidente da República em 2022 na chapa com o principal nome do PT e das esquerdas na cabeça. O primeiro passo dele neste sentido foi a desfiliação do PSDB, partido que ajudou a fundar há 30 anos.

No post em que aparece ao fundo e com Alckmin e Lula se abraçando, o governador baiano disse acreditar no trabalho. “Amanhã estarei de volta à Bahia com mais correria e agendas em dois municípios e no Extremo Sul. A região precisa muito do nosso trabalho. E estamos chegando junto.”, escreveu Rui Costa.

Fábio Vilas-Boas afirma que tem missão de ampliar base de apoio a Rui e Wagner || Foto Pimenta
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-secretário da Saúde da Bahia Fábio Vilas-Boas está próximo de confirmar ingresso no MDB. “As conversas estão bem avançadas. Fui muito bem acolhido pelo partido. Sinto-me em casa. Agora, falta apenas a gente terminar algumas conversas”, disse o pré-candidato a deputado federal, nesta quinta-feira (16), em entrevista ao PIMENTA.

Médico e doutor em cardiologia, Fábio comandou a Secretaria da Saúde do Estado por mais de 6 anos. Deixou o governo, mas mantém boa relação com o governador Rui Costa, que, em eventos recentes, rendeu homenagens ao ex-secretário. Além disso, ele apoia a pré-candidatura do senador Jaques Wagner ao governo estadual.

Perguntamos ao ex-secretário se faltou convite para que se filiasse ao PT, apesar do vínculo com as principais lideranças do partido na Bahia. “Não, eu fui convidado pelo PT para filiar-me, assim como fui convidado pelo PP do [vice-governador] João Leão; pelo PSD do senador Otto; pelo PSB, da senadora Lídice; pelo PCdoB de Davidson e Daniel. Todos me convidaram. Eu conversei com todos, assim como conversei com o MDB”, respondeu.

Ele entende que o avanço das conversas com o MDB é uma oportunidade de ampliar a base de apoio a Rui e Wagner, que, neste momento, não tem os emedebistas. “Minha missão é essa. É trazer mais pessoas para o projeto que nós estamos desenvolvendo”, completou Vilas-Boas.

DESAFIOS DA CACAUICULTURA BAIANA

A agenda de Fábio Vilas-Boas no sul do estado incluiu visita à abertura do Chocolat Festival Bahia, em Ilhéus, na quinta-feira (16). A defesa da cacauicultura é uma das bandeiras políticas do pré-candidato, que produz cacau e chocolate em Uruçuca, sul da Bahia.

Para ele, a cacauicultura tem dois grandes desafios. “O primeiro é aumentar a produtividade e a produção da Bahia, para garantir o abastecimento das três plantas industriais que nós temos aqui”, explicou, referindo-se às fábricas moageiras de Ilhéus, que iniciam o processo de beneficiamento das amêndoas de cacau antes do envio para a fabricação de chocolates fora do estado.

Vilas-Boas afirma que a autossuficiência da produção baiana pode ser construída em, pelo menos, duas frentes. De um lado, apoio financeiro e técnico para que a lavoura tradicional da cabruca possa ter toda a sua matriz genética substituída por clones de alta complexidade e tolerantes à vassoura de bruxa.

O segundo desafio – aponta – é a implantação de novas lavouras em regiões não tradicionais, com cacau produzido a pleno sol, irrigado, abrindo caminho para o fruto de ouro no extremo-sul e oeste da Bahia.

CHOCOLATE EM LARGA ESCALA

Conforme o pré-candidato, é importante que o desenvolvimento das marcas que produzem chocolate fino no sul da Bahia seja acompanhado de esforço político para atrair ao estado investimento na produção em larga escala. “Temos cacau produzido artesanalmente, cacau fino, e chocolate produzido artesanalmente; chocolates de excepcional qualidade, premiados internacionalmente, mas a escala dessa produção ainda é pequena. Acredito que seja papel do governo fomentar a implantação de uma indústria de chocolate de grande porte em território baiano, aproveitando o parque industrial moageiro já existente. Isso vai garantir emprego, renda e uma caracterização mais regional dos chocolates produzidos na Bahia”.

Jairo Batista e Josimar Ferreira integram ação solidária no sul e extremo-sul da Bahia
Tempo de leitura: 2 minutos

Membros de sindicatos do interior da Bahia se juntaram ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para ajudar famílias atingidas pelas chuvas que castigaram o sul e o extremo-sul do estado na semana passada. O trabalho conjunto foi tema de reunião virtual, nesta sexta-feira (17), com a participação do coordenador-geral do Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro), Jairo Batista, do secretário adjunto Josimar Ferreira, da APLB, e Lucineia Durães, Liu, dirigente nacional do MST.

Josimar explicou que o trabalho terá o apoio da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Secretaria Sindical do PT. “Vamos ajudar na comunicação, faremos das nossas redes um instrumento de divulgação do que está rolando e vamos organizar, nas sedes da CUT e demais sindicatos, pontos de arrecadação de alimentos para enviar para a brigada do MST em Itamaraju”, acrescentou.

Trabalhadores limpam casas invadidas pela lama em Itamaraju

Segundo Jairo Batista, a intenção é dialogar com lideranças sindicais para obter auxílio permanente à brigada de Itamaraju. “Precisamos ajudar na limpeza e desinfecção das casas, produção de refeições na cozinha solidária e, também, no atendimento à saúde física, mental e preventiva das pessoas que foram afetadas direta e indiretamente pelas fortes chuvas”.

A presidente estadual da CUT, Maria Madalena Oliveira Firmo, Leninha, explicou que, no primeiro momento, as equipes se concentram na arrecadação de comida, roupas e calçados para as famílias afetadas. Além disso, a Federação Única dos Petroleiros vai doar botijões de gás.

Grande de shows do Cola na Manu traz Harmonia, Filhos de Jorge, Via de Acesso e Book Azul
Tempo de leitura: 2 minutos

O finalzinho da tarde deste sábado (18) em Itabuna será diferente, e de muito som, com a primeira grande festa do Cola na Manu. No palco, atrações como Harmonia, Filhos de Jorge e Via de Acesso. É o Cola na Manu no Comando, na arena montada na Rua Itália, no bairro São Judas, em Itabuna.

Os portões serão abertos às 17h e a primeira atração, Book Azul, sobe ao palco quando o sol já estiver se pondo, às 18h, e trazendo as melhores energias para encerrar o ano e chegar 2022 renovado. Não à toa, o pedido é para que o público vista branco.

Filhos de Jorge, o som que conquistou a Bahia e o Brasil, sobe ao palco às 20h30min.

Depois de filhos de Jorge, quem é que assume o comando da festa? Harmonia do Samba, com Xandy. Com uma super grade, o Cola na Manu no Comando terá mais. Para fechar a super noite, nada menos que Via de Acesso.

Manu, ao lado de Eddy, da Via de Acesso, uma das atrações do Cola na Manu no Comando hoje

Fala, Manu: “A gente está pedindo para as pessoas virem com roupa clara, pode ser uma peça branca, mas roupa clara, para comemorarmos na primeira grande festa do Cola na Manu, o Cola na Manu no Comando, fechando o ano de 2021”, afirma a mulher que dá nome à festa, a produtora Manu Berbert. “Vamos chegar em 2022 com as energias renovadas”.

PARCERIA E NOVIDADES PARA 2022

O Cola na Manu no Comando é organizado pela Manuela Berbert Produções em parceria com Tiago Kalid, da produtora Pequena Notável, empresa de eventos que assina Babado Novo e já assinou Cláudia Leite. Ao PIMENTA, Manu diz que a parceria vai render. “Teremos grandes novidades na área de eventos em 2022”.

SERVIÇO
Cola na Manu no Comando
Quando: 18 de dezembro, a partir das 17h
Atrações: Harmonia com Xandy, Filhos de Jorge, Via de Acesso e Book Azul.
Onde: Rua Itália, São Judas, Itabuna
Ingressos: Bigodon (Avenida Beira-Rio) e portaria do show.

Marão apresenta projeto de revisão do plano diretor ao CEO da Bamin, Eduardo Ledsham || Foto Anna Karenina
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Mário Alexandre, Marão (PSD), se reuniu na última quinta-feira (16), em Ilhéus, com o CEO da Bahia Mineração (Bamin), Eduardo Ledsham, para apresentar o projeto de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus (PDDU), que está vencido desde 2016. A Bamin se comprometeu em contratar empresa para dar suporte ao município no trabalho de reformulação do plano.

Segundo Mário Alexandre, o plano diretor é fundamental para que a cidade possa crescer de forma ordenada. O trabalho de revisão será feito em duas etapas, com previsão de entrega da primeira até março de 2022. A etapa final será concluída em outubro do próximo ano.

Realizado na sede do governo municipal, o encontro também contou com a presença do senador Jaques Wagner (PT), do vice-prefeito Bebeto Galvão (PSB), do deputado federal Paulo Magalhães e da secretária de Desenvolvimento Econômico Soane Galvão.

Governo da Bahia propõe reajuste linear para os servidores públicos estaduais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um projeto de lei que define o reajuste do funcionalismo estadual para 2022, com efeito a partir de janeiro, foi enviado à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) nesta sexta-feira (17). A proposta é de aumento salarial linear de 4% para todo o funcionalismo público.

O Governo da Bahia informou que se trata de um grande esforço de caixa para que, ao contrário da maioria dos estados do país, mesmo diante do atual cenário econômico, vem garantindo os avanços das diversas carreiras (promoções e progressões) e efetuando os pagamentos dos salários rigorosamente em dia, dentro do mês.

INCREMENTO

De acordo com o governo, pelo projeto de lei, os servidores estaduais terão ganhos salariais de até 22% em seus vencimentos. Além do reajuste linear de 4% destinado a todo o funcionalismo, o Governo concederá o incremento de R$ 300 ao vencimento básico de servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública, a partir de abril do ano que vem, e de R$ 200 para aqueles que estão com vencimento básico abaixo do mínimo.

“Trabalhamos com a premissa de assegurar ganhos maiores aos servidores com menores remunerações. Empreendemos esforços para melhorar os salários de forma responsável, mas sempre com atenção aos limites da capacidade financeira do Estado”, afirma o governador Rui Costa.

O Governo adiantou que vem empreendendo esforços para a concessão do reajuste, diante do quadro de dificuldades financeiras enfrentado pela Bahia e outros estados da federação nos últimos anos.

Entre os fatores que contribuem para este contexto, destaca-se o aumento das despesas com a folha da Previdência Estadual, por conta do crescente volume de aposentadorias concedidas. Atualmente o déficit previdenciário da Bahia é de R$ 5,8 bilhões, e a previsão é que esta cifra seja de R$ 6,4 bilhões, em 2022.

Cidades baianas registram prejuízos por causa das enchentes || Foto Isac Nóbrega
Tempo de leitura: 2 minutos

Apenas 1.332 dos 4.107 municípios brasileiros que, em 2020, repassaram ao Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) dados sobre os serviços locais de drenagem e manejo das águas das chuvas contavam com mapeamento das áreas de risco de inundação em zonas urbanas. A informação consta no diagnóstico que o Ministério do Desenvolvimento Regional apresentou nesta sexta-feira (17).

Atualizado anualmente, o levantamento reúne informações sobre a prestação de serviços de água e esgoto; gestão de resíduos sólidos urbanos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas. As 4.107 prefeituras que disponibilizaram dados ao SNIS sobre esse último eixo temático representam uma amostra de 73,7% das 5.570 cidades existentes no Brasil, abrangendo cerca de 182,8 milhões de pessoas – 160,1 milhões delas que vivem em áreas urbanas.

“Ao menos 2.775 cidades brasileiras não possuem mapeamento das suas áreas de risco de inundações. E fica muito difícil promovermos políticas públicas, melhorias, quando não há planejamento, quando não conhecemos a realidade dos municípios”, enfatizou o diretor substituto do Departamento de Cooperação Técnica da Secretaria Nacional de Saneamento, do Ministério do Desenvolvimento Regional, Paulo Rogério dos Santos e Silva, ao apresentar os dados gerais do SNIS.

PESQUISA ANUAL

A plataforma também aponta que apenas 1.184 dos 4.107 municípios abrangidos na pesquisa anual realizavam o monitoramento de dados hidrológicos (enxurradas, alagamentos e inundações), considerado um importante instrumento da gestão de riscos. Além disso, apenas 620 das cidades do universo amostral contavam com sistemas de alerta de riscos hidrológicos capazes de antecipar a ocorrência de eventos.

“Com isso, ficamos mais suscetíveis a situações como as que estão ocorrendo na Bahia”, acrescentou Silva, referindo-se aos danos causados pelas chuvas intensas que atingiram o estado nordestino, provocando, além de ao menos 12 mortes, enchentes, alagamentos, deslizamentos, danos à infraestrutura rodoviária e a interrupção do fornecimento de energia elétrica e de água, principalmente na região sul do estado. Além da Bahia, Minas Gerais também foi fortemente afetada por recentes tempestades.

Leia Mais

Autoridades e provedor visitaram instalações do Hospital São Lucas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

As obras de reforma do São Lucas começam em janeiro e o hospital deverá ser reaberto em julho, segundo Francisco Valdece, provedor da Santa Casa de Itabuna. Nesta sexta-feira (17), o provedor se reuniu com o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), além da secretária Municipal de Saúde, Lívia Guedes, e o deputado federal Paulo Magalhães (PSD).

O parlamentar reafirmou que serão repassados R$ 2 milhões em emendas parlamentares de sua autoria. O montante será destinado à primeira etapa da obra. A reabertura do hospital, conforme previsão da provedoria, deverá custar R$ 12 milhões, recursos para obras de reforma e aquisição de novos equipamentos. “Esse é um hospital muito importante não só para Itabuna, mas para todo o sul da Bahia”, disse Paulo Magalhães.

Já o prefeito Augusto Castro disse que o município fará esforço para viabilizar a reabertura do Hospital São Lucas. “O nosso compromisso é fazer com que este hospital do SUS esteja funcionando com 100% de sua capacidade em dezembro do próximo ano”, disse Augusto.

Ainda durante a reunião, no São Lucas, Augusto anunciou a liberação de R$ 2,8 milhões que estavam retidos pelo município. O dinheiro é referente ao repasse feito pelo Ministério da Saúde para serviços contratualizados com os hospitais administrados pela Santa Casa de Itabuna. Esse montante será usado para complementar o pagamento do 13º salário dos empregados da instituição.

O Hospital deverá funcionar com salas de urgência e emergência.  O provedor também chamou a atenção para a geração de empregos com a reabertura. “Vamos gerar dezenas de postos de trabalho com carteira assinada, que vão impactar diretamente na economia local. São pessoas que terão renda mensal garantida para consumir no comércio local”.