Robertinho Scarpita: "Completar 30 anos de carreira é um bom motivo para comemorar!"
Tempo de leitura: < 1 minuto

O radialista Robertinho Scarpita completa três décadas de profissão nesta quinta-feira (28), com homenagens de colegas e artistas que marcaram sua trajetória no rádio baiano. “Conquistar 30 anos de carreira é um bom motivo para comemorar!”, festeja o comunicador.

Robertinho entrou no mundo da radiodifusão inspirado pelo radialista Mário Tito, que, há 30 anos, trabalhava na Musical FM, em Itabuna, emissora onde Scarpita iniciou a trajetória profissional.

De 1993 a 2002 trilhou o caminho da consolidação na carreira, desde a estreia nas madrugadas da Gabriela FM ao comando do clássico Ligou, Pediu, Tocou, que lhe deu projeção regional. Nos anos seguintes, trabalhou nas rádios Bahiana de Ilhéus, Conquista FM e Santa Cruz de Ilhéus, chegando à Ubatã FM em maio de 2007.

SINTONIA RARA

Robertinho Scarpita e Marinho Santos: os artilheiros do Tropa de Elite

Foi também em 2007 que Marinho Santos e Robertinho Scarpita iniciaram a parceria e criaram o Tropa de Elite. Desde agosto de 2019, o programa ocupa horário nobre nas manhãs da Gabriela FM, cobrindo os principais acontecimentos da Bahia, com foco no sul de estado. A sintonia rara da dupla é o elemento essencial do Tropa, que se comunica com todos os setores da região cacaueira.

Acompanhado de produtores da Bahia, Rui visitou sede da Dubai Multi Commodities Center
Tempo de leitura: < 1 minuto

No último dia de agendas no exterior, o governador Rui Costa visitou nesta quinta-feira (28), acompanhado de produtores do agronegócio baiano, a Dubai Multi Commodities Center (DMCC), especializada na importação e exportação de produtos agrícolas dos Emirados Árabes. Rui conheceu a unidade de processamento de café, que compra, avalia, empacota e exporta o produto de várias partes do mundo. A empresa vai iniciar um processo semelhante com o cacau baiano, produzido em Ilhéus.

“Nós produzimos o melhor cacau do Brasil e eles estão muito interessados em começar o processamento do cacau baiano. Vamos aproveitar e mandar para eles outros produtos, como algodão, castanha de caju e o café gourmet, que também têm muito potencial e são de extrema qualidade”, afirmou Rui.

O CEO da DMCC, Ahmed Bin Sulayem, disse que a primeira amêndoa de cacau que será processada por eles será baiana. “Estive em Ilhéus e conheci o sistema cabruca de plantação, que é incrível. Contamos com a Bahia para essa parceria comercial com o cacau”, explicou.

Ainda nesta quinta-feira (28), o governador terá uma reunião com a Sinoma, fabricante chinesa de pás eólicas usadas na produção de energia limpa. Será a última agenda desta missão internacional que começou no dia (18) e já passou pela Alemanha, Cazaquistão, República Tcheca e está sendo encerrada nos Emirados Árabes.

Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (28), o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formou a maioria de quatro votos contra a cassação do mandato do presidente Jair Bolsonaro e de seu vice, Hamilton Mourão. A corte julga duas ações que tratam do disparo em massa de mensagens via aplicativo WhatsApp na campanha de 2018, conduta proibida.

O julgamento começou na terça-feira (26), quando três ministros votaram contra a cassação – Luís Felipe Salomão, relator; Mauro Campbell e Sérgio Banhos. O caso foi retomado hoje, com o voto do ministro Carlos Horbach, que seguiu o mesmo entendimento.

ABUSO DE PODER POLÍTICO-ECONÔMICO

Ainda que tenha rejeitado o pedido de cassação de chapa, Salomão sugeriu a fixação de uma tese jurídica para deixar explícito que há abuso de poder político-econômico no caso de um candidato se beneficiar do disparo em massa de fake news pela internet.

Há três votos a favor da tese. Somente Horbach, até o momento, foi contrário à proposta.

Éden defende construção de grande palanque para Lula e volta de Wagner ao governo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (27), em entrevista ao programa Linha de Frente, do Grupo Aratu, o presidente estadual do PT, Éden Valadares, reafirmou as prioridades do partido na Bahia.

“Colocamos como prioridade construir um grande palanque para Lula e reeleger o senador Jaques Wagner como governador, para aprofundar o processo de revolução democrática que fez no nosso estado”, disse.

Com um modelo de inclusão e desenvolvimento social, segundo ele, as gestões lideradas por Wagner e pelo governador Rui Costa transformaram a Bahia.

TEMOS UMA TRADIÇÃO DE ESCUTA E DIÁLOGO, DIZ ÉDEN

Segundo Éden Valadares, o partido tem uma tradição de escuta das demandas de toda a sociedade, mantendo-se aberto ao diálogo. “Nos nossos governos aqui na Bahia, de Wagner e de Rui, a gente trouxe os conselhos temáticos participativos e conferências. São formas de oportunizar a participação política da sociedade”, argumentou.

Sessão aprovou endurecimento de legislação contra "porquinhos" e poluidores do ar
Tempo de leitura: 2 minutos

Após duas votações na Câmara de Vereadores, foram aprovadas alterações à Lei 2.195/2011, o Código Ambiental e do Equilíbrio Ecológico do Município de Itabuna. As mudanças, propostas pelo Executivo, reveem penalidades à poluição sonora e ao despejo de lixo em terrenos baldios, entre outras irregularidades. Começando sempre por advertências, depois multas a partir de R$ 150,00.

No caso de som, ruídos e vibrações acima dos limites permitidos, a multa pode variar de R$ 150,00 a R$ 5 mil. Estes valores poderão ser cobrados, também, pelo não atendimento dos padrões de qualidade do ar e da água. A mesma faixa de punição vem por causa de atividades sem autorização ambiental.

A legislação refere-se, ainda, ao despejo de resíduos de uso doméstico no solo ou em corpos d’água. É o caso do Rio Cachoeira. Tais infrações também podem levar a multa de R$ 150,00 a R$ 5 mil, aplicando-se, ainda, à construção em canteiros ou instalação em equipamentos nos canteiros marginais dos canais.

LEI MAIS DURA

Os relatores da matéria, Alex da Oficina (Agir) e Ronaldão (PL), destacaram ser esta uma forma de disciplinar a população. Afinal, respeito ao meio ambiente é também questão de saúde. “Antes, a multa era 50 reais; estava defasado. O interesse do Executivo é, simplesmente, que as pessoas coloquem o lixo no lugar adequado. Porque estão colocando em qualquer esquina, no Rio Cachoeira e isso não fica bem para uma cidade como a nossa”, pontuou Ronaldão.

Para ele, o Executivo acertou. “Vamos colocar disciplina para a cidade melhorar. Vamos gastar bem abaixo do que gastamos com medicamentos, sem insetos, sem ratos. Essas coisas não podem acontecer numa cidade desenvolvida como a nossa”.

Citando um bairro, Alex completou. “Tem as conchas coletoras de lixo, mas, às vezes, as pessoas vêm de todos os bairros e jogam o lixo num mesmo lugar. No Santa Inês mesmo é assim, tem alguns pontos que são viciados. Isso é horrível”.

Presidente da Câmara, Erasmo Ávila (PSD) reiterou que a modificação ora apreciada tinha sido solicitada pelo Ministério Público há muito tempo. “Porque as multas ambientais eram R$ 50,00 desde 2010. Esse valor por um desequilíbrio ecológico é inadmissível”, declarou.

Cúpulas de DEM e PSL ainda não formalizaram fusão || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Da Folha

O PSL e o DEM ainda não apresentaram oficialmente ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) o pedido para fundirem as siglas e criarem a União Brasil.

A razão, segundo a cúpula das legendas, é que o processo ainda está no cartório de títulos e documentos, só depois é encaminhado ao tribunal.

Uma vez que chegue à corte, a expectativa é a de que a fusão seja homologada até dezembro. Deputados de ambos os partidos aguardam o momento para conseguirem migrar para outras siglas de interesse.

Moacyr, prefeito de Uruçuca, durante visita a Mercado de Senhor do Bonfim
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite Júnior, acompanhado de comitiva do município, visitou o Mercado Municipal de Senhor do Bonfim para conhecer a estrutura e funcionamento de todo o mercado, com destaque para a câmara fria. “É um equipamento que, inclusive, temos em nosso Mercadão e estamos avaliando o uso no pós-reforma”, disse o prefeito.

Moacyr salientou que projetos já foram analisados, por meio de reuniões com a equipe de infraestrutura, e já foi dado o pontapé inicial para torná-lo realidade. “Já temos recurso garantido através do nosso Deputado Federal, Paulo Azi, para viabilizar o nosso sonho de ter um mercado digno para todos os profissionais que ali vendem e todos os clientes que ali compram”, comemorou.

O prefeito de Uruçuca agradeceu e congratulou com a Prefeitura de Senhor do Bonfim pela receptividade com a equipe e pela qualidade do equipamento para a comunidade.

Bahia perde chance de se distanciar da zona de rebaixamento|| Foto Jhony Pinho
Tempo de leitura: 2 minutos

O Bahia perdeu a chance de se distanciar da zona de rebaixamento no Campeonato Brasileiro. Jogando no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, em partida adiada da 23ª rodada, o Tricolor de Aço ficou no empate de 1 a 1 com Ceará, na noite desta quarta-feira (27). Com o empate, o Bahia ficou com 32, pontos, um a menos que o Ceará.

O confronto começou equilibrado e sem muitas chances claras para Bahia e Ceará. Mas, aos poucos, o Tricolor de Aço foi achando espaço e levando perigo ao Vozão. Aos 24 minutos, Patrick de Lucca cruzou pela direita e Nino Paraíba finalizou na trave.

Outro jogador que não teve sucesso foi Juninho Capixaba, que parou em duas boas defesas de João Ricardo: primeiro em chute de dentro da área, e depois em cobrança de falta direto para o gol, que o goleiro se esticou para salvar os visitantes. Na melhor chegada do Ceará, já nos acréscimos do primeiro tempo, Jael arriscou de longe, e Danilo Fernandes defendeu.

Na volta do intervalo, as equipes apresentaram uma postura mais ofensiva e não demoraram para balançar as redes. Aos oito minutos, Bruno Pacheco arrancou pela lateral e tocou para Mendoza. O atacante tabelou com Vina, recebeu de Jael e finalizou para colocou o Ceará na frente.

O Bahia não deu tempo para a comemoração dos visitantes e, aos 11, deixou tudo igual. Gilberto arriscou de fora da área e mandou uma bomba para o gol: 1 a 1. Depois, a equipe tricolor ainda criou chances com Raí Nascimento e Nino Paraíba, enquanto o Vozão levou perigo nas finalizações de Vina e Cléber.

O Bahia volta a campo no próximo sábado (30), quando viaja até Caxias do Sul para enfrentar o Juventude. A partida está prevista para as 19h15min. O Tricolor de Aço ocupa a 16ª colocação.

Banco Central libera nova consulta de valores a receber
Tempo de leitura: 3 minutos

O Banco Central (BC) apertou ainda mais os cintos na política monetária. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) elevou, nesta quarta-feira (27), a taxa Selic, juros básicos da economia, de 6,25% para 7,75% ao ano. A decisão surpreendeu os analistas financeiros, que esperavam reajuste para 7,5% ao ano .

O Copom informou que a instabilidade no mercado financeiro provocada pela decisão de mudar o cálculo do teto de gastos fez o BC aumentar ainda mais o ritmo de aperto monetário. Na avaliação do órgão, os acontecimentos recentes elevaram o risco de a inflação subir mais que o previsto, justificando a alta dos juros.

A taxa está no nível mais alto desde outubro de 2017, quando também estava em 8,25% ao ano. Esse foi o sexto reajuste consecutivo na taxa Selic. De março a junho, o Copom tinha elevado a taxa em 0,75 ponto percentual em cada encontro. No início de agosto, o BC passou a aumentar a Selic em 1 ponto a cada reunião.

Com a alta da inflação e o agravamento das tensões no mercado financeiro, o reajuste passou para 1,25 ponto em setembro. A taxa de juros foi aumentada em meio a disparada da inflação, causada principalmente por alimentos, combustíveis e energia.

CICLO DE ALTA

Com a decisão de hoje (27), a Selic continua num ciclo de alta, depois de passar seis anos em ser elevada. De julho de 2015 a outubro de 2016, a taxa permaneceu em 14,25% ao ano. Depois disso, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 6,5% ao ano em março de 2018.

A Selic voltou a ser reduzida em agosto de 2019 até alcançar 2% ao ano em agosto de 2020, influenciada pela contração econômica gerada pela pandemia de covid-19. Esse era o menor nível da série histórica iniciada em 1986.

Esse foi o maior aperto monetário em quase 20 anos. A última vez em que o Copom tinha elevado a Selic em mais de 1 ponto percentual tinha sido em dezembro de 2002. Na ocasião, a taxa tinha passado de 22% para 25% ao ano, com alta de 3 pontos.

Leia Mais

Gênesis da Silva Souza (à esquerda é acusado de matar a esposa à direita)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis e militares prenderam, no interior do Espírito Santo, Gênesis da Silva Souza, de 33 anos, acusado de assassinar a mulher, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia. Renata Delfino Moreira, de 32 anos, foi morta a pauladas, no interior da casa do casal, no bairro Dinah Borges, em julho deste ano.

De acordo com a polícia, Gênesis deixou o corpo da mulher sobre a cama, trancou a casa e fugiu.
“Uma amiga de Renata, que também estava no imóvel e encontrou o corpo, disse só ter percebido o crime no dia seguinte, quando achou estranho o fato da vítima não ter saído do quarto”, diz o coordenador da 23ª Coorpin, delegado Moisés Damasceno.

O delegado informou que o homem, que já havia tentado matar a companheira em novembro de 2019, quando moravam no município de Serra, está sendo recambiado para Eunápolis e ficará à disposição da Justiça. A prisão de Gênesis da Silva foi decretada pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Eunápolis, Otaviano Andrade Sobrinho.

Vane do Renascer é condenado e multado em quase R$ 2 milhões || Foto Pimenta/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Segunda Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA) condenou o ex-prefeito Vane do Renascer (PROS) a devolver R$ 985.561,74 ao erário estadual por irregularidades no convênio 07/2016 do período de forte estiagem em Itabuna, no sul da Bahia. O ex-prefeito foi julgado nesta quarta-feira (27).

Os conselheiros também decidiram aplicar multa de R$ 985.561,74, a título de compensação pela irregularidade apontada. O ex-prefeito também levou multa sancionatória de R$ 5 mil.

Além de Vane, o ex-coordenador da Defesa Civil de Itabuna José Roberto Avelino Santos também foi multado, mas em valor menor (R$ 2 mil). A Defesa Civil, explicou o TCE-Ba, era responsável pela execução do convênio, razão pela qual Roberto Avelino foi multado.

O convênio foi firmado pelo município com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec). Previa apoio financeiro do governo baiano no abastecimento emergencial de água potável à população por meio da locação de carros-pipa.

“DESPESAS NÃO COMPROVADAS”

“As sanções aplicadas decorreram das irregularidades apontadas pela equipe de auditores, entre as quais a realização de despesas não comprovadas, indevidas e fora da vigência do ajuste”, justifica o TCE-BA por meio de sua Assessoria de Comunicação. O site não conseguiu contato com o ex-prefeito nem com o ex-coordenador da Defesa Civil.

José Carlos Trindade preside o Republicanos em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Café com Pimenta desta quarta-feira (27) recebe o presidente do Republicanos de Itabuna, José Carlos Trindade, para discutir as movimentações mais significativas da política no estado e no país.

Na Bahia, o Republicanos é aliado de ACM Neto, presidente do DEM/UB e pré-candidato a governador. As principais lideranças do partido no estado, a exemplo do deputado federal Márcio Marinho, afirmam que caminharão ao lado de Neto nas eleições de 2022.

Ex-secretário de Assistência Social do município e ex-presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) José Carlos Trindade também é correligionário do ministro da Cidadania, João Roma, que passou a ter o nome especulado como possível candidato ao Governo da Bahia.

O Café com Pimenta é parceria do iPolítica com o Blog do Thame e o PIMENTA. O programa começa às 19h, no Youtube do iPolítica Bahia, com apresentação do jornalista Ricky Mascarenhas e comentários de Jerberson Josué e Thiago Dias. O jornalista Daniel Thame, do Blog do Thame, não participa da edição desta semana devido a compromisso no exterior. Assista.

Latieres Leite em show no Festival de Jazz do Capão
Tempo de leitura: < 1 minuto

O maestro e compositor Letieres Leite morreu nesta quarta-feira (27), aos 61 anos, na casa onde vivia em Salvador. Segundo uma fonte do jornal A Tarde, o músico faleceu em decorrência de uma crise de asma provocada pela covid-19. Ainda não há informações sobre o sepultamento.

Soteropolitano, Letieres fundou e comandava a Orkestra Rumpilezz. Ele fez parcerias com os principais nomes da música baiana, a exemplo de Gilberto Gil, Carlinhos Brown, Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Ilê Aiyê.

GOVERNADOR LAMENTA MORTE DE MAESTRO

O governador Rui Costa lamentou, por meio das redes sociais, a morte do arranjador, compositor e instrumentista. “Letieres revelou talentos com o projeto Rumpilezz e levou nossa percussão para o mundo”, escreveu.

Rui acrescentou que a morte do maestro é uma enorme perda para a cultura da Bahia e para todos que admiram sua genialidade. “Que Deus conforte o coração dos seus familiares”, concluiu.

Nos Estados Unidos, testes apontam eficácia de 90,7% na proteção de crianças vacinadas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (27), a Pfizer confirmou que pedirá à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorização para que sua vacina contra covid-19 seja usada em crianças de 5 a 11 anos. No Brasil, o imunizante já foi liberado para uso em adolescentes de 12 a 17 anos, além de adultos.

A companhia pretende formalizar o pedido em novembro próximo, mas não especificou a data. Testes apontam eficácia acima de 90% da vacina para usuários dessa faixa etária.

Ontem (26), um comitê externo da agência reguladora dos Estados Unidos, FDA (Food and Drug Administration), recomendou a aplicação da vacina em crianças de 5 a 11 anos. Testes apontam eficácia acima de 90% da vacina para usuários dessa faixa etária.

Segundo o The New York Times, a recomendação do conselho não é vinculante, mas o órgão oficial costuma seguir as posições do colegiado auxiliar.

Tempo de leitura: 2 minutos

Os constantes aumentos de insumos, além da nova bandeira tarifária na conta de energia elétrica, chamada de escassez hídrica, que criou taxa extra de R$ 14,20 para cada 100 kilowatt-hora (KWh) consumidos, em vigor desde 1º de setembro, têm inviabilizado novos investimentos com recursos próprios pela Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) e dificultado, inclusive, o custeio, segundo o presidente Raymundo Filho.

O presidente da Comissão de Licitação da Emasa, Rui Correia Soares Júnior, aponta que muitos fornecedores estão desistindo de contratos assinados devido aos constantes reajuste nos preços dos produtos. “Itens como plástico, ferro fundido e cimento estão sendo reajustados praticamente a toda semana”, alarma-se.

“Não temos como dar aditivo aos contratos, que acabam sendo rescindidos. Por serem commodities, esses produtos estão atrelados ao dólar. Com a moeda americana muito valorizada sobre o Real, o custo foi para as alturas”, esclarece Correia Júnior.

Outro ponto que causa preocupação à presidência da Emasa é a mudança da bandeira tarifaria da conta de energia, determinada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). De maio a outubro, houve um aumento de 32,87% na conta de energia elétrica da empresa.

“Os acréscimos nas contas de energia estão variando para cima, mês a mês. Nos últimos seis meses, houve um aumento de mais de R$ 220 mil, o que atrapalha nosso planejamento para ampliação das redes de água e esgoto da cidade”, destaca o presidente da Emasa, Raymundo Mendes Filho.

Mas ele ressalva que, mesmo diante desse quadro, a empresa conseguiu concluir a primeira etapa do saneamento do canal do Bairro Santo Antônio e está na fase final de ampliação da rede de esgoto do prolongamento da Avenida Manoel Chaves.

De acordo com o diretor Financeiro, Ronaldo Simas, mesmo com as adversidades do atual momento econômico do País, a Emasa tem conseguido manter seus compromissos em dia. “Diante da instabilidade da economia, com a desvalorização da nossa moeda frente ao dólar, o que gera aumento nos custos financeiros, a Emasa mantém em dia suas obrigações, a exemplo do pagamento de salários e de fornecedores”, atesta.

Simas lembra que o momento atual requer contenção de gastos e para manter as contas equilibradas. “Além disso, os constantes aumentos dos combustíveis aliado à atual tarifa da energia elétrica geram inflação, que já chegou a dois dígitos. Por isso, temos que segurar os novos investimentos em recursos próprios para manter o equilíbrio financeiro”, finaliza o diretor Financeiro.