No destaque, marcas de agressão à vítima de estupro coletivo no Pontal || Fotos Fábio Roberto Notícias e Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Menos de 48h após o crime bárbaro que ceifou a vida de três mulheres em Ilhéus, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) instaurou inquérito para apurar denúncia de estupro coletivo contra uma mulher de 26 anos, ocorrido na madrugada desta segunda-feira (18), no Pontal.

A vítima procurou a Delegacia Especial e afirmou ter sido violentada por três homens, segundo informação da Polícia Civil ao PIMENTA.  “Oitivas estão agendadas, guias para exames periciais foram expedidas, e outras diligências investigativas estão em andamento para esclarecer o caso”, afirmou a corporação, em nota.

Não há nenhuma evidência que ligue o estupro coletivo ao assassinato de Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos; da filha dela, Mariana Bastos da Silva, 20; e de Alexsandra Oliveira Suzart, 45. Além disso, os inquéritos correm em unidades diferentes da Polícia Civil. Enquanto a Deam investiga a agressão sexual, o triplo homicídio é apurado pelo Núcleo de Homicídios da Delegacia Territorial de Ilhéus.

No entanto, a proximidade temporal e geográfica dos casos chama atenção. O Pontal fica a menos de dois quilômetros do lugar onde os corpos de Maria Helena, Mariana e Alexsandra foram encontrados, na Praia do Sul, próximo à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), no último sábado (16).

Pop Rua Jud será na unidade de saúde ao lado da Unex, antiga UniFTC
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna vai sediar o 1º Mutirão Pop Rua Jud, nesta terça-feira (19) e quarta-feira (20), com atendimento das 9h às 17h, na Unidade de Saúde José Maria de Magalhães Neto, na Praça José Bastos, Centro, ao lado da Unex (antiga UniFTC). O Mutirão é promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Justiça Federal, com apoio da Prefeitura, e busca atender pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social.

Durante os dois dias serão oferecidos serviços gratuitos de orientação jurídica em causas federais, análise de benefícios previdenciários e assistenciais, além de atendimentos ligados a direitos trabalhistas, marcação de perícias, informações sobre seguro-desemprego e FGTS e oferta de cursos profissionalizantes. Também haverá suporte em demandas que envolvem menores de idade.

Segundo os organizadores, o Mutirão vai disponibilizar ainda atendimentos nas áreas de assistência social, saúde, cidadania e justiça, incluindo emissão de documentos, orientações jurídicas (trabalhistas, criminais e previdenciárias) e serviços voltados especificamente para a população em situação de rua.

Mutirão em Itabuna envolve várias instituições

ORGANIZAÇÃO

A iniciativa é organizada pela subseção de Itabuna da Justiça Federal, sob a coordenação da juíza federal Karine Costa Carlos Rhem da Silva, e pelo MPF em Ilhéus, representado pela procuradora da República Marcela Regis Fonseca. O projeto também conta com o apoio da juíza federal substituta da 1ª Vara, Daniele Abreu Danczuk, e do juiz federal substituto da 2ª Vara, Luis Felipe Pimentel.

O Pop Rua Jud integra a Política Nacional de Atenção às Pessoas em Situação de Rua e suas Interseccionalidades, instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 425/2021, que busca ampliar o acesso à Justiça e a serviços essenciais, promovendo dignidade e cidadania.

Entre os parceiros confirmados estão a Justiça do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Defensoria Pública da União, Procuradoria do Trabalho, INSS, Conselho Tutelar, Cartório de Registro Civil, Senai, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Caixa Econômica Federal, além de outros órgãos e instituições.

Manifestantes bloqueiam rodovia em frente à AABB, em Ilhéus || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Manifestantes ocuparam, nesta segunda-feira (18), a BA-001, em frente à Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), na zona sul de Ilhéus, para cobrar resposta das autoridades públicas ao assassinato de três mulheres.

Com faixas e cartazes, cobram justiça por Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41 anos; a filha dela, Mariana Bastos da Silva, 20; e Alexsandra Oliveira Suzart, 45, que foram encontradas mortas em uma área de restinga, próximo à AABB, na Praia do Sul, na tarde de sábado (16).

Alexsandra, Mariana e Maria Helena foram mortas a golpes de faca || Fotos Redes Sociais

A Polícia Militar está no local da manifestação. Segundo informações obtidas pelo PIMENTA, até as 13h52min, o trânsito fluía lentamente sentido Centro.

O QUE DIZ A POLÍCIA SOBRE AS INVESTIGAÇÕES

As investigações partem da hipótese de que o triplo homicídio, cometido com arma branca, teve mais de um autor. Ao PIMENTA, a Polícia Civil afirmou, em nota, que imagens de câmeras de segurança da região serão coletadas e analisadas, com o objetivo de auxiliar na apuração e identificação dos autores do crime.

NOVA MANIFESTAÇÃO MARCADA QUARTA-FEIRA (20)

Uma nova manifestação está marcada para a próxima quarta-feira (20), às 9h, na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes, no Centro Histórico, de onde partirá a Caminhada pela Paz e pelo Fim da Violência Contra Mulheres.

Criminosos atacaram carro de família na BR-101, em Uruçuca || Imagem Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi morto a tiros durante assalto, na manhã desta segunda-feira (18), na BR-101, em Uruçuca, no sul da Bahia. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Jonny Correia Ribeiro, de 32 anos.

De acordo com o registro da ocorrência, Jonny estava de carro com a esposa na rodovia, onde passaram a ser perseguidos por dois homens armados em uma motocicleta. Durante a perseguição, os criminosos dispararam contra o carro das vítimas, que tombou.

Jonny foi baleado e morreu no local. A esposa dele conseguiu escapar dos bandidos e pediu ajuda em um posto policial. Os criminosos roubaram pertences do casal e fugiram. Segundo o Blog Agravo, uma criança, que estava com o casal, também presenciou o crime.

A Delegacia Territorial de Uruçuca deu início a inquérito para investigar o caso. Policiais fazem diligências para identificar e prender os autores do latrocínio (roubo com resultado morte).

Aline Rego, Guilherme Macêdo e Camila Negromonte disputam cadeira no TCM-BA || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com a aposentadoria do conselheiro Mário Negromonte no mês passado, o Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) definiu a lista tríplice com os nomes dos possíveis substitutos que serão apresentados ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), responsável pela indicação que será submetida à Assembleia Legislativa da Bahia.

A vaga deverá ser ocupada por membro do Ministério Público de Contas junto ao TCM-BA (MPC). A lista é composta pelo procurador Guilherme Costa Macêdo e pelas procuradoras Aline Paim Monteiro do Rego e Camila Vasquez Gomes Negromonte. Esta última é esposa do deputado federal Mário Negromonte Junior (PP-BA) e nora de Negromonte pai.

De acordo com o Tribunal, a composição da lista observou, de forma rigorosa, o critério de antiguidade previsto no Regimento Interno da Corte, conforme a Resolução TCM nº 1.392/2019 e a Súmula nº 653 do Supremo Tribunal Federal. O conselheiro presidente do TCM, Francisco de Souza Andrade Netto, irá agora solicitar audiência ao governador para formalizar a entrega da lista.

O TCM passará a ter a composição paritária prevista pela Constituição, com quatro conselheiros indicados pela Assembleia Legislativa (Francisco de Souza Andrade Netto, Paulo Rangel, Nelson Pellegrino e Aline Peixoto); e três indicados pelo governador do Estado, sendo um de livre escolha (Plínio Carneiro Filho), outro escolhido entre os auditores (Ronaldo Sant’Anna) e o(a) terceiro(a) a ser nomeado(a) entre os membros do MPC.

Audiência colhe propostas para o 2º ciclo da Pnab em Uruçuca || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Cultura de Uruçuca promove, nesta terça-feira (19), às 8h, no Centro de Cultura, localizado na Rua Rui Barbosa, Centro, escuta pública sobre o segundo ciclo da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab). O encontro é voltado para artistas, outros atores sociais envolvidos com a produção de bens culturais e a todos que desejem contribuir com ideias, sugestões e propostas para a destinação dos recursos públicos.

De acordo com a Prefeitura, será um momento de debate e definição, de forma coletiva, sobre como serão aplicados os recursos do segundo ciclo da Pnab no município, garantindo transparência e participação democrática à execução da verba federal.

“A iniciativa busca fortalecer o diálogo entre poder público e sociedade civil, valorizando a pluralidade artística local e assegurando que os investimentos cheguem, de maneira justa e democrática, a quem produz cultura em Uruçuca”, afirmou a gestão, em nota.

Família morre em incêndio em Itapebi || Foto Corpo de Bombeiros
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ainda em choque, moradores de Itapebi, no extremo-sul da Bahia, tentam entender o que provocou uma tragédia com uma família da cidade. Sirléa de Jesus Silva, de 35 anos, e as filhas Hillary Thayna Silva, de 3 ; Ana Beatris Silva Pessoa, de 14; e Yasmim Santos Pessoa Nascimento, de 7, não conseguiram sair da casa que pegou fogo, na madrugada de sábado (16), e morreram carbonizadas.

O Corpo de Bombeiros ainda foi acionado em Eunápolis, cidade próxima, mas a equipe já encontrou a casa onde as quatro moravam completamente consumida pelo fogo. Os corpos da mãe, que era cadeirante, e das filhas foram encontrados no mesmo cômodo do imóvel, e levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Eunápolis.

Prêmio principal da Mega-Sena sobe para R$ 65 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma dezena separou dois apostadores da Bahia do prêmio de R$ 55 milhões do concurso 2902 da Mega-Sena sorteado, na noite deste sábado (16), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. Com um jogo simples, com seis números, um morador de Itapetinga, no sudoeste da Bahia, “bateu na trave”. Pelo acerto da quina, ele faturou R$ 40.125,94.

Outro baiano que “bateu na trave” no concurso de ontem é morador de Salvador. Ele também vai receber R$ 40.125,94. Em todo o país, 70 apostadores acertaram cinco das seis dezenas. Os números sorteados foram: 08, 21, 22, 42,45 e 48. Como não houve acertador do prêmio principal, o concurso de terça-feira (19) sorteará R$ 65 milhões.

No concurso de sábado, 4.919 apostadores acertaram a quadra. Entre os contemplados com o prêmio mínimo estão moradores de Dário Meira, Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Una, Jequié, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Porto Seguro. Cada um receberá R$ 941,23.

Motorista de aplicativo registra boletim depois de ser vítima de fake news || Foto redes sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Um motorista de transporte por aplicativo procurou à Delegacia da Polícia Civil, em Ilhéus, na noite deste sábado (16), para registrar boletim de ocorrência depois que espalharam acusações falsas sobre ele. O profissional, William Santos Souza, de 36 anos, relatou que está sofrendo ameaças e toda a família está desesperada por causa da situação.

William foi informado, por amigos, sobre a circulação, por meio de aplicativo de mensagens, de uma foto sua relacionando à imagem ao triplo homicídio ocorrido no bairro São Francisco, na zona sul de Ilhéus. O jovem afirmou que tem como provar onde esteve na sexta-feira (15) e não tem nenhuma ligação com as vítimas da brutalidade.

“Pessoal, boa noite! Meu nome é William. Estou nesta noite aqui, na delegacia, porque alguém, infelizmente, teve a boa vontade de sair postando, um print de minha conta no 99, como se eu fosse o criminoso que ocasionou aquela tragédia, ali, na zona sul, né. Aí eu vim aqui, na delegacia, fazer ocorrência, minha defesa; dizer que não tenho nada a ver com isso (com o triplo homicídio)”, desabafou o jovem, em um vídeo publicado nas redes sociais.

William destacou ainda que uma mentira pode causar injustiças com quem não tem nenhuma relação com os crimes. “Acaba estragando a vida de um cidadão, trabalhador”, alertou. Ele pede ao responsável pela divulgação da mentira que faça a retratação. A Polícia Civil vai instaurar inquérito para investigar de onde partiu a fake news.

FAKE NEWS É CRIME

Desde o momento da confirmação do triplo homicídio que pessoas má interacionadas passaram a disseminar mentiras, por meio de aplicativo de mensagens, divulgando que os suspeitos já estavam presos e confessaram os crimes. Tudo mentira.  Fake news é crime. A polícia ainda está no início das investigações.

As pessoas devem ficar atentas para as mentiras que circulam não somente em aplicativos de mensagens, principalmente, nos grupos; mas também nas redes sociais. Devem buscar informações nos veículos de comunicação que têm credibilidade para evitar causar danos a inocentes e, até mesmo, atrapalhar as investigações.

Mulheres são encontradas mortas em Ilhéus
Tempo de leitura: 2 minutos

Foram encontrados há pouco, em uma área de mata, próximo à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro São Francisco, na zona sul de Ilhéus, os corpos das três mulheres que saíram de casa para uma caminhada, no final da tarde de sexta-feira (15). Investigadores da Polícia Civil e peritos do Departamento de Polícia Técnico (DPT) estão no local para o levantamento cadavérico. Tudo indica que as três foram assassinadas com arma branca.

A professora da rede pública de educação de Ilhéus Maria Helena Bastos, a filha, Mariana Bastos Silva, e a também professora Alexandra Suzart não eram vistas desde às 17h de ontem. As três saíram do Condomínio Vog Acqua para mais uma caminhada na Praia dos Milionários, como eram acostumadas a fazer. Levaram o cachorro de uma delas. Depois disso, não foram mais vistas.

Um familiar relatou ao PIMENTA que Maria Helena e Alexandra Suzart eram muito amigas, pois atuavam há muito tempo na rede municipal de educação em Ilhéus. Cunhado de uma das vítimas, ele informou que a irmã da esposa não levou o telefone. Eles souberam do desaparecimento neste sábado, quando foram acionados pelo marido dela.

Os bandidos deixaram o cachorrinho, amarrado, ao lado dos corpos das três mulheres, que foram encontrados um ao lado do outro. A Polícia Civil buscará imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos da região para tentar identificar os criminosos.

NOTA DE PESAR

Por meio de nota, a Prefeitura de Ilhéus lamentou o triplo homicídio. “Alexandra e Maria Helena dedicaram suas vidas ao serviço público, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento do município e deixando um legado de compromisso e dedicação à população ilheense”.

Informou ainda que “neste momento de dor, a Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos, desejando força e conforto para superar a irreparável perda”. Matéria em atualização.

Gerente de hotel em Porto Seguro é acusado de roubar R$ 90 mil || Foto PMPS
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem de 50 anos, gerente financeiro de um hotel no bairro Cidade Alta, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, foi preso em flagrante na tarde desta quinta-feira (14). Ele é acusado de furtar cerca de R$ 90 mil da conta bancária do estabelecimento onde trabalhava. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi detido no interior do hotel.

De acordo com as investigações, entre quarta-feira (13) e quinta-feira (14), o gerente fez cinco transferências bancárias, sendo quatro para sua conta pessoal e uma para a conta de uma funcionária do setor financeiro. Duas dessas operações ultrapassaram o valor de R$ 28 mil.

O crime foi descoberto durante o plantão policial, após a equipe receber informações sobre movimentações suspeitas nas contas do hotel. No momento da chegada dos policiais ao estabelecimento, o gerente tentou fugir, mas foi detido e conduzido à delegacia.

Apurações indicam que o investigado possuía as chaves do cofre onde eram guardados os tokens bancários utilizados para movimentações financeiras e era responsável pelo pagamento de funcionários. O homem foi autuado em flagrante por furto qualificado mediante abuso de confiança e permanece custodiado à disposição da Justiça. As investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos e rastrear o destino dos valores subtraídos.

Caixa libera abono salarial para cerca de 3,6 milhões de trabalhadores || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta sexta-feira (15), o pagamento do Abono Salarial calendário 2025, referente ao ano-base 2023, para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro. Neste mês, serão pagos mais de R$ 4,24 bilhões para 3,6 milhões de beneficiários.

De acordo com o banco estatal, durante o ano, serão disponibilizadas 22,6 milhões de parcelas para os trabalhadores nascidos de janeiro a dezembro, totalizando R$ 26,4 bilhões. O recebimento do benefício pode ser feito até o dia 29 de dezembro de 2025. Depois dessa data, as parcelas não pagas serão devolvidas ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT).

Tem direito ao benefício quem está inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que tenha trabalhado formalmente por, pelo menos, trinta dias em 2023, com remuneração mensal média de até dois salários-mínimos. Também é necessário que os dados tenham sido informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Recebem o Abono Salarial na Caixa os trabalhadores vinculados a entidades e empresas privadas. As pessoas que trabalham no setor público possuem inscrição PASEP e recebem o benefício no Banco do Brasil.

DJ Bruno Vita e Barrio Latino comandam noite dançante no bar 3 Barcaças || Foto Giva's/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Há mais de uma década na estrada, o DJ Bruno Vita mergulhou na pesquisa de gêneros musicais latino-americanos. Com a reabertura das pistas de dança após a pandemia de covid-19, lançou, em 2022, o projeto Noche Latina, que terá edição de luxo neste sábado (16), a partir das 19h, no bar 3 Barcaças, localizado na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Aberto ao público, o show terá participação especial da Barrio Latino, banda criada em Itacaré por músicos argentinos e venezuelanos.

Soteropolitano radicado em Ilhéus, Bruno Vita falou ao PIMENTA sobre a inspiração do projeto. “A Noche Latina celebra o intercâmbio cultural entre o Brasil e os demais países latino-americanos, tendo a música como veículo de integração social”.

Barrio Latino reúne artistas argentinos e venezuelanos || Imagem YouTube/Reprodução

Para o DJ, o projeto também é uma forma de revisitar diferentes tradições que ajudam a compreender a posição do Brasil na relação com gêneros consagrados no continente, a exemplo do merengue, reaggeton, salsa e cumbia.

“É uma proposta de abertura do nosso país lusófono para as influências dos estilos e ritmos dos nossos irmãos latino-americanos. Esse intercâmbio nos proporciona uma reflexão sobre os nossos próprios costumes e nos ajuda entender ainda mais como nós somos culturalmente”, acrescentou.

Caçamba do veículo atingiu fio de alta tensão, em Gandu || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O motorista de um caminhão morreu eletrocutado após a caçamba do veículo atingir um fio de alta tensão, nesta sexta-feira (15), em Gandu, no baixo-sul da Bahia. O acidente ocorreu por volta das 8h, quando o trabalhador deixava o veículo em uma oficina às margens da BR-101. Murilo de Jesus Sousa, de 38 anos, faleceu no local.

Funcionário de uma loja de materiais de construção, Murilo levou o caminhão para fazer um serviço na oficina. Estacionou o veículo e acionou o mecanismo que levanta a caçamba, que atingiu a rede elétrica. Ele foi eletrocutado quando saía do caminhão.

A descarga elétrica causou um incêndio. As chamas consumiram a caçamba e um caminhão baú estacionado ao lado. O acidente exigiu a interdição parcial da rodovia até a chegada do Corpo de Bombeiros para conter o fogo. Devido à queda do fio de alta tensão, a Neoenergia Coelba interrompeu o fornecimento de energia para a localidade.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) foi acionado para recolher o corpo da vítima para perícia. A Polícia Civil vai investigar as circunstâncias da tragédia.

Aulão será neste sábado (16), às 14h30min, na sede da APPI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (16), às 14h30min, o auditório da APPI/APLB, na Avenida Lindolfo Collor, no Malhado, em Ilhéus, recebe o Aulão Inaugural do Curso Preparatório Popular Pré-Enem Milton Santos. A iniciativa é organizada pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pela Escola de Formação de Agentes Negros (Efan), com apoio da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus.

O curso, de caráter multidisciplinar, terá aulas aos sábados, das 13h30min às 17h, até a aplicação do Enem, de forma totalmente gratuita e aberta ao público. Não há necessidade de inscrição prévia, basta comparecer ao local.

Conforme os organizadores, o objetivo é oferecer suporte aos estudantes na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), reforçando conteúdos e promovendo o acesso ao conhecimento como ferramenta de inclusão e transformação social.