Mulher é resgatada da situação de escravidão em Itabuna || Foto MTE
Tempo de leitura: < 1 minuto

O trabalho de 10 horas a 15 horas por dia, de domingo a domingo, por mais de 50 anos, não rendeu dinheiro para uma moradora de Itabuna. Hoje, com 64 anos, a idosa não frequentou uma sala de aula nem teve a carteira assinada pelos “patrões”. Como não teve o nome divulgado, vamos chamá-la de Maria das Dores.

Dona Maria das Dores chegou a casa de uma família de Itabuna ainda criança. Virou adolescente e adulta ajudando a tomar conta de crianças e cuidando da casa dos outros. Nunca teve direito a própria família ou, ao menos, contato com familiares. Uma poupança para quando a idade chegasse ficou somente nos sonhos.

Dona Maria das Dores foi “transferida” de uma geração para a outra, como propriedade da família. Ela era proibida de sair de casa, sofria maus-tratos e precisava ficar à disposição para trabalhar durante todo o dia, conforme informou nesta segunda-feira (25) o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Os fiscais do Ministério do Trabalho descobriram que os exploradores não se conformaram somente em escravizar dona Marias das Dores. Os “patrões” conseguiram benefícios para a idosa junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), mas ficavam com todo o dinheiro como se fosse deles.

A chance de sair da situação à análoga à escravidão só apareceu depois de mais de 5 décadas de trabalho pesado. A idoso foi resgatada sem nenhum dente e sem acesso a atendimentos de saúde. A família que explorou a vítima deve responder a processo na Justiça do Trabalho para arcar com os direitos da idosa, além de ser acionada para devolver todo dinheiro roubado.

Os nomes dos acusados pela exploração da idosa não foram divulgados. Por isso, o PIMENTA não ouviu a versão deles sobre os crimes.

Hemoba abre 199 vagas, mais cadastro de reserva|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Fundação Hemoba) abre, na quinta-feira (28), inscrições no processo seletivo para contratação de 199 profissionais de várias áreas em unidades de 20 cidades, além de formação de cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 2,2 mil a R$ 6.697,16, a depender da área de atuação e carga horária.

Os interessados no processo seletivo terão até o dia 9 de setembro para se inscrever pelo site do Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). As contratações por tempo determinado serão por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Dentre as vagas disponíveis para nível médio, técnico e superior, estão para técnico-administrativo, técnico de enfermagem, técnico em patologia clínica, analista de sistemas, administrador, contador, assistente social, farmacêutico, nutricionista, enfermeiro, psicólogo, odontólogo, médico clínico geral, hematologista, pediatra, ortopedista, cardiologista, neurologista e oftalmologista.

As provas objetivas serão aplicadas no dia 28 de setembro em Salvador, Barreiras, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itaberaba, Itapetinga, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Seabra, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Mais informações estão disponíveis no portal do IDCAP (https://www.idcap.org.br). A taxa de inscrição é de R$ 41,50 para cargos de nível médio e R$ 58,50 para nível superior. Pela manhã, os protões serão abertos às 7h e fechados às 7h45mim. À tarde, abrirão às `13h e fecharão às 13h45min. Acesse o edital aqui.

Homem ataca igreja em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Igreja São Judas Tadeu, na Avenida Ilhéus, em Itabuna, mais uma vez foi alvo de vandalismo. O ataque desta vez ocorreu na madrugada deste sábado (23), quando um homem arremessou pedras contra o templo religioso. A ação criminosa começou às 3h55min e destruiu a janela da sala do Santíssimo.

Câmera de segurança flagrou o homem, alto, caminhando de um lado para o outro, numa rua lateral. Ele passa entre carros estacionados na rua e desaparece do campo da filmagem, depois retorna, olha para os lados, abaixa, pega uma pedra e arremessa contra a janela da Igreja e sai correndo.

O homem foi até o outro ponto da rua e retornou com outra pedra e repetiu a ação de vandalismo. Uma das pedras atingiu a parede do reservado do Santíssimo Sacramento. Estilhaços de vidro ficaram espalhados naquela parte do templo religioso.

Esta é a terceira vez neste ano que a Igreja São Judas Tadeu é alvo de vandalismo. Em fevereiro, o templo foi atacado duas vezes, quando um homem levou a fiação da parte externa, da frente da igreja. Os crimes também foram flagrados por imagens de câmera de segurança.

O homem que praticou o vandalismo neste sábado parece apresentar algum distúrbio ou estava sob efeito de entorpecente. Em um intervalo de sete minutos, além de atacar a igreja duas vezes, ele caminha de um lado para o outro.

Jaguar, referência do jornalismo brasileiro, faleceu neste domingo (24) || Foto ABI/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O cartunista Sérgio de Magalhães Gomes Jaguaribe, o Jaguar, morreu, neste domingo (24), no Rio de Janeiro. Ele estava internado, no Hospital Copa D´Or, devido a uma infecção respiratória, que evoluiu com complicações renais.

“Nos últimos dias, [Jaguar] estava sob cuidados paliativos. O hospital se solidariza com a família, amigos e fãs por essa irreparável perda para a cultura brasileira”, informou a assessoria do D´Or.

Jaguar começou a carreira em 1952, quando trabalhava no Banco do Brasil. Na ocasião, ele conseguiu publicar um desenho na coluna de humor Penúltima Hora, do jornal Última Hora (RJ). Depois passou a publicar seus trabalhos na página de humor da revista Manchete (RJ). O pseudônimo, com o qual ficou famoso, foi uma sugestão de Borjalo.

Durante a ditadura, lançou um de seus personagens mais conhecidos, o ratinho Sig, que foi mascote do jornal O Pasquim, do qual Jaguar foi um dos fundadores. O artista foi preso uma vez e enfrentou processos no período.

HOMENAGENS

Nas redes sociais, artistas colegas de Jaguar fizeram homenagens e lamentaram a morte do cartunista. O chargista Arnaldo Angeli Filho escreveu que Jaguar foi o “maior” e é merecedor de todas as reverências pela arte que deixou.

“Dono do traço mais rebelde do cartum brasileiro. Seguimos aqui com sua bênção”, disse.

A cartunista Laerte Coutinho, em postagem no X, referiu-se ao ídolo como “mestre querido”. Outro cartunista, Allan Sieber lembrou que, quando mudou para o Rio de Janeiro, Jaguar chegou a editar o livro dele “Assim rasteja a humanidade”.

O chargista Genildo Ronchi destacou, também em postagem nas redes, que o mundo conhece a importância do legado do Jaguar. Chico Caruso, em entrevista à TV Globo, considerou que a morte do artista é uma perda irreparável para o humor e para o Brasil.

Isabella (meio) com os dois colegas de equipe || Reprodução TV Globo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A inteligência de uma menina de 12 anos fez com que o município de Irecê, no interior da Bahia, se tornasse ainda mais conhecido neste domingo (24). Isabella Mendes liderou o time que conquistou o prêmio do quadro Pequenos Gênios, do programa Domingão com Huck, da TV Globo. Além da baiana, a equipe, denominada Globogênios, foi formada por Helena e Nicolas, todas crianças com altas habilidades.

Numa disputa emocionante do início ao fim, Globogênios venceu o time Iluminados pelo placar de 119 a 113 pontos no quadro que valoriza o conhecimento. Desde o início da competição, Isabella Mendes demostrou raciocínio rápido para cada pergunta feita pelo apresentador Luciano Huck.

A disputa do quadro Pequenos Gênios foi em alto nível, com os concorrentes respondendo a perguntas relacionadas as áreas de Matemática, Física, Química, Geografia, Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico, dentre outras. Apaixonada por arte, astronomia, matemática e futebol, Isabella Mendes apresentou um rico repertório, com segurança e simplicidade.

"Jurema" e Lia Coquinha tentam entrar no Rancho do Maia || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Um criador de conteúdos do interior da Bahia está fazendo loucuras para tentar transformar o seu sonho em realidade. Pablo Henrique Caldas, mais conhecido nas redes sociais pelos seus personagens “Bombom” e “Jurema”, vendeu tudo, tomou empréstimos e, desde a semana passada, viajou de São Paulo para Maceió, capital de Alagoas.

De Jequié, no sudoeste da Bahia, “Jurema”, como prefere ser chamado, saiu da Bahia para São Paulo na tentativa de ter o talento reconhecido nacionalmente. Como ainda não deu certo, decidiu fazer uma aposta ainda mais alta. Decolou da capital paulista para a capital das Alagoas para tentar uma vaga no “Racho do Maia”, reality show criado por Carlinhos Maia.

Carlinhos Maia comanda o próprio reality show || Foto Redes sociais

“Jurema” iniciou a sua trajetória como produtor de conteúdos, mostrando o dia a dia das pessoas humildes. Durante quatro anos fez sucesso na turma do influenciador Juninho Espoliano, mas decidiu que estava na hora de tentar um voo ainda maior. Partiu para São Paulo, mas as chances não surgiram como imaginava. Agora, tenta mostrar o seu trabalho para cerca de 30 milhões de seguidores de Carlinhos Maia.

VERSÃO NO GLOBOPLAY

“Jurema” está acampada em frente ao Racho do Maia, na belíssima São Miguel dos Milagres, onde sonha em mostrar seu talento para todo o Brasil. Ela, junto com sua parceira de cenas, a galinha “Lia Coquinha”, tenta vencer as provas da seletiva para ser uma das pessoas a passar um temporada produzindo conteúdos na fazenda do influencer Carlinhos Maia, no litoral alagoano.

Com um formato inovador, leve, descontraído e com muito humor, o reality foi criado no ano passado e é transmitido pelo Instagram de Carlinhos Maia, numa fazenda onde influenciador construiu uma mansão com quartos e uma grande piscina. Desde da primeira temporada que o programa é um sucesso de audiência. Tanto que ganhou uma versão no Globoplay. Acesse e siga a saga de  “Jurema”.

Mega-Sena sorteia R$ 35 milhões na terça-feira (26).
Tempo de leitura: < 1 minuto

O concurso 2905 da Mega-Sena teve 39 apostadores que acertaram cinco das seis dezenas sorteadas na noite de sábado (23), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. Dentre os ganhadores estão um morador de Irecê e outro de Salvador. Cada um receberá R$ 50.671,85. As dezenas sorteadas foram: 04, 17, 18, 26, 43 e 52.

A quadra registrou 3.318 acertadores em todo o país. Na Bahia, dentre os apostadores que acertaram quatro dezenas estão moradores de Buerarema, Gandu, Ilhéus, Una, Salvador, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Itamaraju, Simões Filho, Lauro de Fritas, Santo Antônio de Jesus, Itapetinga e Feira de Santana. Cada um receberá R$ 981,75.

Como não houve quem acertasse as seis dezenas da Mega-Sena, o prêmio principal subiu para R$ 35 milhões. O sorteio será nesta terça-feira (26). O jogo simples, com seis números, custa R$ 6,00 e pode ser feito em qualquer lotérica do país. Também pode ser registrado pelo site e aplicativo da Caixa.

Empresário morreu em acidente em Gandu || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma acidente automobilístico, na manhã deste sábado (23), no KM 371, em Gandu, no sul da Bahia, resultou na morte de uma pessoa. A vítima foi identificada como Mastroane Mascarenhas, empresário de 52 anos. Ele dirigia um HB20 Hyndai, que foi atingido por um caminhão cegonha.

De acordo com testemunhas, o motorista do caminhão cegonha, que não teve o nome divulgado, teria perdido o controle do veículo e atingido o carro de passeio. No momento do acidente chovia, o que dificultava a visibilidade dos motoristas e deixava a pista escorregadia. Imagens que circulam nas redes mostram o caminhão cegonha, carregado de veículos, no acostamento, no lado contrário da pista.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) foi acionada, mas nada pôde fazer. O empresário já estava morto. Além da morte de Mastroane Mascarenhas, uma pessoa teria ficado ferida. Mas essa informação não foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A colisão ocorreu em um trecho conhecido como “Curva do Sebo”.

Mastroane Mascarenhas era morador de Gandu. A prefeitura daquele município divulgou nota lamentando a morte de Mascarenhas e solidarizando com família e amigos da vítima. O corpo está sendo velado na Igreja Mundial de Jesus Cristo, na rua Belmiro Figueiredo, em frente a Metalúrgica de (Peu) Esquadriferro. O sepultamento está previsto para as 10h deste domingo, no Cemitério velho, em Gandu.

Maria Helena, Alexandra Suzart e Maria Bastos foram mortas a facadas
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de uma semana de investigações, com diversos depoimentos, análise de horas de imagens de câmeras de segurança de estabelecimentos da região da Praia dos Milionários, na zona sul de Ilhéus, a Polícia Civil já sabe que, pelo menos, três pessoas estão envolvidas nos homicídios das professoras Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41, mãe de Mariana Bastos da Silva, de 20.

O trabalho em campo dos investigadores da Polícia Civil levou a três pessoas suspeitas de envolvimento nos crimes que abalaram no sul da Bahia e vem tendo repercussão nacional. A próxima etapa é coletar provas para confirmar que essas pessoas estavam na cena do crime. Mas a quantidade de envolvidos no triplo homicídio pode ser maior. A polícia está trabalhando para localizar os acusados.

Existem suspeitas de que os criminosos estavam escondidos na área de vegetação e surpreenderam as três vítimas. A maior dificuldade é que o local onde ocorreram as mortes é “um ponto cego”, sem câmeras de segurança. Os criminosos sabiam disso. O local era usado por dependentes químicos. A polícia não confirma, mas não descarta o envolvimento de pessoas em condição de morador de rua.

VÍTIMAS FORAM MORTAS COM GOLPES DE FACA

As três mulheres encontradas mortas numa área de vegetação da Praia do Sul, próximo à AAABB, no Bairro São Francisco, no sábado passado (13). As duas professoras e filha de Maria Helena saíram para caminhar no final da tarde de sexta-feira (15). Elas moravam em condomínio na mesma região onde foram assassinadas a golpe de faca.

As vítimas haviam saído para caminhar por volta das 17h de sexta-feira (15), com um cachorrinho, que foi deixado amarrado, ao lado dos corpos das três, encontrados um ao lado do outro. O triplo homicídio é investigado por uma força-tarefa da Polícia Civil. A segurança foi reforçada na Praia dos Milionários, mas pouca gente tem aparecido nos estabelecimentos depois do crime bárbaro.

MULHERES DESAPARECIDAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS NA ZONA SUL DE ILHÉUS

Sabrine com a pequena Marina || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois de travar uma batalha pela vida da filha e fazer  promessa com pedido para que a bebê se recuperasse, uma mãe deixou o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus, no sul da Bahia, fazendo o percurso, pelos corredores da unidade, de joelhos com a crianças nos braços. A jovem Sabrine Oliveira, de 32 anos, havia iniciado dias de orações, em julho, com pedidos para retornar para casa com o bebê saudável.

A história da família de Sabrine com o Materno-Infantil em Ilhéus começou em 18 de julho, quando a jovem chegou para dar à luz. Com um quadro delicado de diabetes gestacional, Sabrine viu, após o parto, a sua filha Marina ser, imediatamente, transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar de uma anoxia — deficiência de oxigênio no cérebro, comum em diagnósticos como o dela.

Naturais de Piraí do Norte, município a cerca de 180 quilômetros de Ilhéus, Sabrine e o marido, Mateus, encontraram na equipe do hospital o apoio de que precisavam para seguir firmes e confiantes na cura e na alta hospitalar da filha. “Tive um atendimento maravilhoso, apoio de psicólogos, fisioterapeutas, médicos, enfermeiros, equipe da assistência social. A todo momento iam lá no quarto saber como eu estava”, elogia.

A PROMESSA

A convivência com a sua realidade e a de outras mães inspirou-a a fazer uma promessa: caso saísse com a filha totalmente recuperada, faria todo o percurso da alta nos corredores do hospital de joelhos. Na última quarta-feira (20), emocionada, Sabrine pôde, finalmente, cumprir o prometido.

“Saímos bem, com ela viva, sem sequelas. Felizes e emocionados”, disse. Para Sabrine e Mateus, a terceira filha do casal é um milagre da vida.

Única maternidade 100% SUS do sul da Bahia, o Materno-Infantil é um equipamento do Estado gerido pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS). Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, além de pediatria clínica e UTIs pediátrica e neonatal. A unidade já ultrapassou a marca de 11 mil partos e é a única do estado habilitada pelo Ministério da Saúde para atendimento especializado aos Povos Indígenas.

Há vagas para todos os campi da universidade || Foto Nice Santana/UFRB
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) publicou edital de concurso público para contratação de 72 professores. As oportunidades são para os sete centros de ensino da instituição, nas cidades de Amargosa, Cachoeira/São Félix, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro e Santo Antônio de Jesus.

As inscrições poderão ser feitas no período de 1º a 16 de setembro, pela internet (acesse o endereço no final do texto) . A taxa de inscrição é de R$ 280. O candidato que tiver condições de comprovar ser de baixa renda e estiver inscrito no cadastro único do Governo Federal deve solicitar a isenção no período de 1º a 5 de setembro.

O salário varia de R$ 3.090,43 (para 20 horas semanais de trabalho e graduação) e R$ 13.288,85 (para dedicação exclusiva e 40 horas semanais, com doutorado).

DISTRIBUIÇÃO DAS VAGAS E APLICAÇÃO DA PROVA

Do total de vagas ofertadas, 45% são destinadas a ações afirmativas. Serão reservadas quatro vagas para candidatos com deficiência, 25 vagas serão reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), duas destinadas a candidatos indígenas e uma para candidatos quilombolas, conforme legislação vigente e normas internas da UFRB.

O concurso contará com as seguintes etapas: Prova Escrita (PE), Prova Didática (PD), Defesa de Memorial (ME) e Prova de Títulos (PT) e, quando necessário, Prova Prática (PPR). A prova será aplicada a partir de 23 de novembro.

A prova didática, de caráter eliminatório e classificatório, consistirá em aula expositiva de natureza teórica ou teórico-prática e terá como objetivo apurar o conhecimento da matéria e o desempenho pedagógico do candidato, entendido como o domínio de métodos didáticos na organização e a apresentação de conteúdos com rigor e criticidade.

O edital com as informações sobre as vagas ofertadas, os requisitos exigidos, assim como as fases do concurso e procedimentos para realização das provas, está disponível no endereço eletrônico: sistemas.ufrb.edu.br/sigrh/public.

Foto Marcello Casal Jr./GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A partir das 10h desta sexta-feira (22), cerca de 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano acertarão as contas com o Leão. Nesse horário, a Receita Federal liberará a consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2025. O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores.

Ao todo, 1.884.035 contribuintes receberão R$ 2,92 bilhões. A maior parte do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes sem prioridade no reembolso, que declararam perto do fim do prazo.


As restituições estão distribuídas da seguinte forma:

– 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
– 312.915 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou optaram simultaneamente por receber a restituição via Pix;
– 72.434 contribuintes de 60 a 79 anos;
– 22.841 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
– 13.515 contribuintes acima de 80 anos;
– 7.821 contribuintes com deficiência física ou mental ou doença grave.

Unidade do SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping
Tempo de leitura: 6 minutos

Sexta-feira (22) de oportunidades para quem procura emprego ou estágio remunerado em Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Jequié pelo SineBahia. São 368 vagas para profissionais de vários setores da economia.

O maior número de vagas é ofertado por Jequié, com 200 oportunidades, seguido por Ilhéus, com 74. Eunápolis traz outras 64 vagas e Itabuna outras 30.

Os candidatos devem procurar o SineBahia ainda hoje – e, preferencialmente, pela manhã. A documentação exigida para cadastramento vai de carteiras de Trabalho e de Identidade a CPF e comprovantes de endereço e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

Quem procura vaga em Itabuna, deve se dirigir ao segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, o atendimento é na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

A unidade do SineBahia em Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Já em Eunápolis, o atendimento é na Rua 5 de Novembro, no Centro. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Servidor da Prefeitura de Itabela foi assassinado no mês passado
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da Delegacia Territorial da Polícia Civil e policiais militares de Itabela, no extremo-sul da Bahia, cumpriram mandado de prisão temporária contra mais um suspeito de envolvimento de latrocínio (roubo seguido de morte), que teve como vítima o servidor público Antônio Carlos Gonçalves dos Santos, de 58 anos. Cleison Ramos Santos, de 18 anos, foi localizado no distrito de Monte Pascoal.

O crime que vitimou Antônio Carlos Gonçalves ocorreu na madrugada do dia 31 de julho deste ano, também em Monte Pascoal. Na ocasião, conforme investigações da Polícia Civil, Antônio Carlos foi surpreendido por dois homens armados, que efetuaram disparos de arma de fogo e subtraíram dinheiro e o aparelho celular do servidor público. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

As investigações apontaram a participação de mais de um autor no crime. No início deste mês, um homem identificado como Roney Nascimento Lima, de 23 anos, já havia sido detido e teve a prisão em flagrante convertida em preventiva, também pelo envolvimento no caso. O inquérito policial segue em andamento para responsabilizar todos os envolvidos no crime.

Transporte público em Itabuna deverá passar por ajustes || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

As reclamações de usuários com a demora em ponto de ônibus, principalmente nos finais de semana, levaram a Prefeitura de Itabuna a anunciar ajustes de horários. As mudanças começam neste sábado (23).

Segundo Fernando Benigno, titular da Secretaria de Tranporte e Trânsito, já a partir da próxima semana os técnicos vão avaliar o comportamento da frota no dia a dia para que mudanças operadas resultem em melhor serviço.

– Vamos otimizar os horários para que o tempo de espera seja efetivamente menor – prometeu.

ORIENTAÇÃO

Fernando orienta os usuários do transporte coletivo a consultar o aplicativo da Atlântico Transportes para que informa horários e itinerários de ônibus.