Divulgada a lista de espera para o segundo semestre
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta sexta-feira (29), o resultado da lista de espera do processo seletivo do Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre de 2025. Os estudantes já podem conferir se foram pré-selecionados pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Quem for pré-selecionado na lista de espera deverá comprovar as informações prestadas em sua inscrição diretamente na instituição de ensino, no período de 29 de agosto a 5 de setembro. A entrega dos documentos na instituição de ensino superior pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico.

O registro de aprovação ou reprovação do candidato e a emissão do termo de concessão de bolsa, se for o caso, deverão ser providenciados pelas instituições de ensino superior participantes desta edição do Prouni. O prazo é de 30 de agosto a 12 de setembro.

Nesta edição, o MEC ofertou mais de 211 mil bolsas. Desse total, mais de 118 mil são integrais (sem custo) e mais de 93 mil são parciais (metade da mensalidade). As bolsas são destinadas a mais de 370 cursos de 887 instituições privadas de ensino superior de todo o Brasil.

CURSOS COM MAIOR OFERTA DE VAGAS

Com 13.774 bolsas, administração foi o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais. Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 bolsas (6.063 integrais e 2.876 parciais). Para medicina, foram ofertadas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais (sem custo de mensalidade) e 171 parciais (50% de gratuidade).

Atualmente, o Prouni beneficia 632.503 estudantes, matriculados em 1.851 instituições privadas de ensino superior no Brasil. Desse total, 533.790 possuem bolsa integral. Nas últimas duas décadas, mulheres (56%) e negros (55%) foram maioria entre o público da política.

Além disso, segundo o Censo da Educação Superior de 2023, ao se analisar os efeitos do Prouni na taxa de conclusão de curso superior, verificou-se que 58% dos participantes concluíram a graduação. Ao todo, 1,46 milhão de bolsistas concluíram seus cursos de graduação. Já entre os estudantes que não participam do programa, o percentual cai para 36%. Os dados ressaltam o impacto social do Prouni no acesso e na conclusão do ensino superior por parte de grupos vulnerabilizados

Governo envia proposta que prevê salário mínimo de R$ 1.631 || Foto Marcello Casal Júnior
Tempo de leitura: < 1 minuto

A nova regra de correção fez o governo elevar a previsão para o salário mínimo para o próximo ano. O Projeto da Lei Orçamentária de 2026, enviado na noite desta sexta-feira (29) ao Congresso, prevê mínimo de R$ 1.631, R$ 1 mais alto que o valor de R$ 1.630 proposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

O valor representa aumento nominal de 7,44% em relação ao salário mínimo de R$ 1.518 em 2025. A alta obedece à regra aprovada no fim do ano passado, que limita o crescimento do salário mínimo a 2,5% acima da inflação do ano anterior.

Pela regra atual, o salário mínimo subirá o equivalente ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) acumulado em 12 meses até novembro de 2025, 4,78%, mais o crescimento de 3,4% do Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas no país) de 2024, o que daria valorização de 8,18%. No entanto, há um limite de crescimento de 2,5% acima da inflação, que reduz o reajuste para 7,44%.

O valor final do salário mínimo em 2026 pode ficar ainda maior, caso o INPC até novembro suba mais que o esperado. Com base na inflação acumulada entre dezembro de 2024 e novembro de 2025, o governo enviará uma mensagem modificativa ao Congresso no início de dezembro. Da Agência Brasil.

Campus de Uruçuca oferece 655 vagas em cursos gratuitos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) publicou editais do processo seletivo 2026 para cursos técnicos de nível médio. São mais de 3.600 vagas gratuitas, distribuídas em 14 campi e polos de Educação a Distância (EaD) no interior da Bahia. Para o campus de Uruçuca, são 655 vagas, das quais 390 para técnico subsequente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, nos cursos de Informática (150), Secretaria Escolar (120) e Vendas (120).

Para técnico subsequente ao Ensino Médio, presencial, são 155 vagas distribuídas nos cursos de Agrimensura (35), Agropecuária (80 vagas) e Alimentos (40). Na modalidade Técnico Integrado ao Ensino Médio, são 110 vagas. As oportunidades para quem busca ampliar o conhecimento são nos cursos de Guia de Turismo (40 vagas) e Informática (70).

O restante das vagas gratuitas é para os campi de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Senhor do Bomfim, Teixeira de Freitas, Santa Inês, Serrinha, Valença e Xique-Xique. As inscrições podem ser feitas a partir de segunda-feira (1º), online, por meio de formulários digitais, ou presencialmente nos campi e polos de apoio.

AS MODALIDADES

Na modalidade Integrado ao Ensino Médio, são ofertadas vagas para estudantes que concluíram ou vão concluir o 9º ano do ensino fundamental até a data da matrícula. Os cursos têm duração de três anos e a seleção é feita por meio da análise do histórico escolar do ensino fundamental.

Nos cursos Subsequentes Presenciais, as vagas são destinadas a candidatos que já concluíram o ensino médio. O critério de ingresso é a ordem de inscrição e a manifestação de interesse, conforme previsto em edital. Acesse a página dos editais aqui.

A modalidade Subsequente EaD amplia as possibilidades de acesso, oferecendo cursos técnicos em polos de apoio em diversos municípios da Bahia. Voltada a quem já concluiu o ensino médio, a classificação será feita por ordem de inscrição.

O processo seletivo conta com reserva de vagas para garantir o acesso dos estudantes da rede pública. Nos cursos integrados, 70% das vagas são destinadas a quem cursou integralmente o ensino fundamental em escolas públicas. Nos subsequentes, tanto presenciais quanto a distância, 50% das vagas são reservadas a egressos do ensino médio da rede pública.

Baianos Isaquias e Gabriel faturaram ouro em dupla || Foto CBCa
Tempo de leitura: 3 minutos

Gabriel Assunção Nascimento, de Ubatã, acabou com uma longa hegemonia de Isaquias Queiroz, de Ubaitaba, ao vencer, nesta sexta-feira (29), a prova do C1 1000m masculino sênior do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, em Lagoa Santa (MG). A competição reúne atletas de estados como Bahia, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso.

“Fiz uma boa prova, pulei pra frente, puxei e lembrei que o Isaquias estava sem treinar. Sei que o 1000m é puxado, mas resisti bem. É a minha primeira vez ganhando do campeão olímpico, muito feliz com o resultado que fiz aqui”, comemorou Gabriel Assunção, que também destacou a boa temporada internacional com finais no Mundial da Itália, sendo 5° no lugar no C1 e 4° lugar no C2.

Isaquias explicou as dificuldades enfrentadas no fim do ano, mas celebrou o resultado. “Fiquei fora do Mundial, três semanas sem treinar, e isso pesa. Graças a Deus conquistei o 2º lugar. Não quis forçar mais para não arriscar lesão. O mais importante é sair com a medalha, ver o Gabriel vencendo bem e ver o crescimento da modalidade, com tantos jovens chegando. Tenho certeza que em 2026 estarei firme e forte para um grande Mundial”.

Dupla de Ubaitaba conquista lugar no pódio || Foto CBCa

MAIS UM DO SUL DA BAHIA

O terceiro lugar ficou com outro canoísta do sul da Bahia. A medalha de bronze foi conquistada por Mateus Nunes Bastos, que esteve no último final de semana em Assunção, no Paraguai, nos Jogos Pan-Americanos Júnior. O atleta de Itacaré ganhou três medalhas na competição internacional.

Jacky Goodman e Diego Araújo foram prata|| Foto CBCa

Mesmo rivais no C1 Sênior, Isaquias e Gabriel se uniram pelo Clube de Regatas Flamengo (RJ) no C2 1000m Sênior e conquistaram, juntos, a medalha de ouro. A prata foi conquistada pelos também atletas da Bahia Jacky Goodman e Diego Araújo do Nascimento, da Associação de Canoagem de Itacaré. O terceiro lugar ficou com a dupla Cauan dos Santos e Andrique Souza, de Itacaré.

Outros atletas de Itacaré que subiram ao pódio foram Rafick Silva dos Santos e Christian de Jesus Lima. A dupla venceu a prova no C2 1000m Cadete. Atleta Ayala Santana Souza, da Associação Cacaueira de Canoagem/Ubaitaba, venceu a prova C1 1000m Feminino Menor. Nesta mesma prova,  Sophia Porto de Souza, de Itacaré, foi bronze. Quem também faturou ouro foi Lorrane Santos Souza, de Ubatã. Ela subiu ao lugar mais alto do pódio na prova C1 1000m Feminino Cadete.

MAIS MEDALHAS

O sul da Bahia foi bem representado também pela dupla Diego Paixão do Nascimento e Tailon Santos do Nascimento. O meninos de Itacaré conquistaram ouro na prova C2 1000m Masculino Júnior. Os atletas Adriel Bruno de Moraes e Thales Rufino Santos, também de Itacaré, venceram C2 1000m Masculino Menor.

Rafick Silva, de Itacaré, garantiu ouro no C2 Cadete || Foto CBCa

A lista de atletas de Itacaré com lugar mais alto no pódio não para por aí. A Christian de Jesus Lima e Rafick Silva dos Santos faturaram ouro em dupla. A prova C2 1000m Masculino Cadete foi dominada outras duas duplas do município sul-baiano. Christian de Jesus Lima e Rafick Silva dos Santos faturaram ouro e Nikolas Reis Pirajá e Izaquiel da Silva de Assunção foram prata.

Luís Maurício Silva Nunes foi ouro no Mini K1 3000m Masculino Infantil. Na mesma prova do feminino deu Maria Alice Oliveira Hora. Os dois atletas são de Ubaitaba. Kerolyn Kyara Brito Souza, de Itacaré, ficou com a prata na prova Mini K1 3000m feminina. Itacaré foi destaque também na prova C1 3000m Masculino Menor, com prata  para Thales Rufino Santos e bronze para Adriel Bruno de Moraes.

EMPREGOS HOJE - Fachada do Shopping Jequitibá, em Itabuna, onde funciona uma das unidades do SineBahia || Foto Ilhéus24h
Tempo de leitura: 5 minutos

Social media, vistoriador veicular, auxiliar de oftalmologista, assistente de marketing, motorista de ônibus, motorista de caminhão-tanque, desenhista técnico e sushiman estão dentre as vagas de emprego desta sexta-feira (29).

Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Jequié têm total de 260 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta sexta-feira (29) pelo SineBahia. São oportunidades nos setores de construção civil, comércio, indústria e serviços.

São 120 vagas em Jequié, 66 em Ilhéus, 42 em Eunápolis e 32 em Itabuna. Os interessados devem procurar o SineBahia ainda hoje. O atendimento vai até as 16h em quase todas as unidades. A exceção é Jequié, que encerra o expediente às 17h.

ENDEREÇOS DO SINEBAHIA

O SineBahia Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

O SineBahia em Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru, nas proximidades da Policlínica Regional. Em Eunápolis, o atendimento é na Rua 5 de Novembro, no Centro. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Grupo criminoso movimentou R$ 52 bilhões entre 2020 e 2024 || Foto Receita Federal
Tempo de leitura: 3 minutos

O Primeiro Comando da Capital (PCC) usou fundos de investimento e diversas fintechs (empresas de serviços financeiros digitais) para lavar dinheiro. Além disso, a organização criminosa lavou, conforme a Polícia Federal,  dinheiro com aquisição de mais de mil postos de combustíveis, fazendas de cana de açúcar, usinas, 1.600 caminhões, mansões, casas no litoral brasileiro, dentre outros bens.

De acordo com as investigações da PF e Receita Federal, um dos investimentos dos criminosos foi feita na aquisição de um imóvel em um dos destinos mais procurados do litoral baiano. Os bandidos investiram R$ 13 milhões na compra de uma mansão em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no extremo-sul do estado.

Investigações apontam que o sofisticado esquema engendrado pela organização criminosa, ao mesmo tempo que lavava o dinheiro proveniente do crime, obtinha elevados lucros na cadeia produtiva de combustíveis. O uso de centenas de empresas operacionais na fraude permitia dissimular os recursos de origem criminosa. A sonegação fiscal e a adulteração de produtos aumentavam os lucros e prejudicavam os consumidores e a sociedade, segundo a Receita.

POSTOS DE COMBUSTÍVEIS 

Foram identificadas irregularidades em  postos de combustíveis distribuídos em São Paulo, Bahia, Goiás, Paranã, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rio de Janeiro e Tocatins.  A maioria desses estabelecimentos tinha o papel de receber dinheiro em espécie ou via maquininhas de cartão e transitar recursos do crime para a organização criminosa por meio de suas contas bancárias no esquema de lavagem de dinheiro.

Entre 2020 e 2024, a movimentação financeira desses postos foi de R$ 52 bilhões, com recolhimento de tributos muito baixo e incompatível com suas atividades. Os postos já foram autuados pela Receita Federal em mais de R$ 891 milhões.

Para desarticular o esquema de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal, a Polícia Federal, com apoio da Receita Federal, deflagrou, nesta quinta-feira (28), duas operações simultâneas para desarticular esquemas de lavagem de dinheiro, com grande impacto financeiro e envolvimento de organizações criminosas.

OPERAÇÃO QUASAR

A Operação Quasar foi como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada em lavagem de dinheiro e gestão fraudulenta de instituições financeiras. A investigação identificou um esquema sofisticado que utilizava fundos de investimento para ocultar patrimônio de origem ilícita, com indícios de ligação com facções criminosas.

A estrutura criminosa operava por meio de múltiplas camadas societárias e financeiras, nas quais fundos de investimento detinham participação em outros fundos ou empresas. Essa teia complexa dificultava a identificação dos verdadeiros beneficiários e tinha como principal finalidade a blindagem patrimonial e a ocultação da origem dos recursos.

Entre as estratégias utilizadas estavam transações simuladas de compra e venda de ativos — como imóveis e títulos — entre empresas do mesmo grupo, sem propósito econômico real.

A Polícia Federal cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto. A Justiça Federal autorizou o sequestro integral de fundos de investimento utilizados para movimentação ilícita, além do bloqueio de bens e valores até o limite de cerca de R$ 1,2 bilhão, valor correspondente às autuações fiscais já realizadas. Também foi determinado o afastamento dos sigilos bancário e fiscal de pessoas físicas e jurídicas envolvidas.

OPERAÇÃO TANK

A PF também deflagrou, nesta quinta-feira, a Operação Tank visando o desmantelamento de uma das maiores redes de lavagem de dinheiro já identificadas no estado do Paraná. O grupo criminoso atuava desde 2019 e é suspeito de ter lavado pelo menos R$ 600 milhões, movimentando mais de R$ 23 bilhões por meio de uma rede composta por centenas de empresas, incluindo postos de combustíveis, distribuidoras, holdings, empresas de cobrança e instituições de pagamento autorizadas pelo Banco Central.

A estrutura criminosa utilizava diversas táticas para ocultar a origem dos recursos, como depósitos fracionados em espécie (que ultrapassaram R$ 594 milhões), uso de “laranjas”, transações cruzadas, repasses sem lastro fiscal, fraudes contábeis e simulação de aquisição de bens e serviços. Além disso, o grupo é suspeito de se valer de brechas no Sistema Financeiro Nacional para realizar transações de forma anônima por meio de instituições de pagamento.

As investigações também revelaram práticas de fraude na comercialização de combustíveis, como adulteração de gasolina e a chamada “bomba baixa”, em que o volume abastecido é inferior ao indicado. Pelo menos 46 postos de combustíveis em Curitiba (PR) estavam envolvidos nessas práticas.

As operações de hoje visam desestruturar financeiramente as organizações criminosas, recuperar valores desviados e reforçar o compromisso da Polícia Federal no combate à lavagem de dinheiro e à infiltração do crime organizado no mercado financeiro.

Sorteio da Premiada Bahia ocorreu nesta quinta-feira
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria Estadual da Fazenda divulgou, nesta quinta-feira (28), a lista dos contemplados no sorteio desta edição da Campanha Nota Premiada Bahia. O prêmio de R$ 100 mil foi para um morador de Salvador. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 57 foram para capital e 33 para o interior. Ao todo, as premiações somaram R$ 1 milhão.

Na lista de sortudos estão moradores de Ipiaú (2), Ibirapitanga (1), Ibirataia (1) e Ilhéus (1). Vitória da Conquista foi o município do interior com maior número de ganhadores, 3. Com dois sortudos estão Alagoinhas, Camaçari, Feira de Santana, Jequié e Lauro de Freitas. A lista é completada por Boa Nova, Catu, Caetité, Dias D´Ávila, Guanambi, Itaparica, Itarantim, Jeremoabo, Mucuri, Poções, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

O próximo sorteio da Nota Premiada Bahia será no dia 25 de setembro. Serão mais 91 prêmios, dos quais 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. Para concorrer às premiações, é necessário estar inscrito na campanha e colocar o CPF nas notas fiscais de compras realizadas até o dia 31 de agosto.

COMO CONCORRER AOS PRÊMIOS

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário simples. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

Após o cadastro, ao incluir o CPF nas notas, o participante estará concorrendo aos sorteios e também ajudando as instituições por ele escolhidas entre as vinculadas ao programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, que conta atualmente com 535 instituições ativas e regulares. A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em repasses no valor de R$ 5 milhões para as entidades do Sua Nota é um Show de Solidariedade.

Bahia tem saldo de empregos em julho|| Foto Amanda Oliveira/GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia gerou 9.436 postos de trabalho com carteira assinada em julho. Foram 88.709 admissões e 79.273 desligamentos), conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego. Foi o sétimo mês seguido com saldo positivo. No acumulado do ano, o estado preencheu 77.331 novas vagas,  aumento de 3,62% em relação ao total de vínculos do começo do ano.

O saldo de julho se revelou superior ao de junho (+8.176 postos) e se mostrou o quarto maior do ano no estado até agora. No comparativo anual, porém, o resultado foi menor do que o registrado em julho do ano passado (+10.039 postos). A Bahia, assim, passou a contar com 2.215.189 empregos com carteira assinada, uma variação de 0,43% sobre o quantitativo do mês anterior.

Em julho, todas as cinco grandes atividades registraram saldo positivo na Bahia. O segmento de Serviços (+3.314 vagas) foi o que mais gerou postos. Em seguida, vieram Indústria geral (+2.533 vínculos), Construção (+2.309 vagas), Comércio; reparação de veículos automotores e motocicletas (+651 postos) e Agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura (+629 empregos).

SALDO DO BRASIL

No mês, o Brasil computou um saldo de 129.775 novas vagas, enquanto o Nordeste registrou uma geração líquida de 39.038 postos – variações de 0,27% e 0,48% sobre o estoque do mês anterior, respectivamente. A Bahia (+0,43%), portanto, exibiu um aumento relativo maior do que o do país, mas menor do que o da região nordestina.

Das 27 unidades federativas, houve crescimento do emprego celetista em 25 delas em julho. A Bahia exibiu o terceiro maior saldo do país. Em termos relativos, a unidade baiana situou-se na 12ª posição.

No Nordeste, todos os estados experimentaram alta do emprego formal. Em termos absolutos, a Bahia ocupou a primeira colocação entre as unidades nordestinas. Em termos relativos, por outro lado, o estado baiano situou-se na oitava posição.

Leia Mais

Família procura Carlos Antônio Mamede
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sonho de uma moradora de Itabuna é reencontrar um filho com quem não tem contato há 9 anos. Carlos Antônio Mamede nasceu em 26 de agosto de 1977. Portanto, ele completou 48 anos nesta terça-feira (26). A última vez que dona Maria Luzia Vieira Santana, mais conhecida como Nade, falou com Antônio Carlos foi em 2016. Ele estava morando no interior da Paraíba.

De acordo com dona Maria Luzia Vieira, ela e o filho conversaram, durante bom tempo, por meio de telefone, mas que a partir de 2016 fez várias ligações para o número pelo qual se falavam, mas as ligações só caiam na caixa de mensagem. Apesar de quase 10 anos sem falar com Carlos Antônio Mamede,  Maria Luzia tem esperança de restabelecer contato.

Carlos Antônio nasceu em Itabuna, mas sempre morou com o pai Hermínio Mamede. Como não matinha contato com a família do ex-companheiro, dona Maria Luzia Vieira tem encontrando ainda mais dificuldade de saber notícias do filho. Quem souber do paradeiro de Carlos Antônio Mamede pode ligar para o telefone (73) 991557315.

Paulo Coelho será o novo presidente do Sinapro-Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Após 13 anos, Paulo Coelho voltará a comandar o Sindicato das Agências de Propaganda do Estado da Bahia (Sinapro-Bahia) no triênio 2025-2028. Com trajetória de 35 anos no mercado publicitário, Paulo Coelho, da Mago Comunicação, já havia ocupado a presidência da entidade no período de 2009 a 2012.

Ele terá como vice-presidente Geo Filho, da Gente Propaganda, de Vitória da Conquista. André Mascarenhas, da ArteCapital, responderá pela diretoria de Assuntos Éticos.

Lula Lima (SLA) será o diretor de Relações Governamentais; e Marcos Fonseca (Propeg) assume a Tesouraria. Vera Rocha (Rocha Comunicação) será a diretora de Planejamento e Desenvolvimento e Carlos Poggio (Poggio) assume o posto de diretor-secretário.

DELEGADOS REGIONAIS

Lorenna Caldas, da Avoar, é a delegada da Regional Sul

As delegacias regionais do Sinapro-Bahia serão representadas por Aloysio Barros (Design Print), no sertão; Aline Macedo (Carambola), no oeste; Daniel Nunes (Barcelona), no sudoeste; e Lorenna Caldas (Avoar), na região sul.

A cerimônia de posse da nova diretoria será em dia 23 de outubro de 2025, durante o Encontro Nacional das Agências de Propaganda (Enapro 2025), que ocorrerá no período de 23 a 25 de outubro, no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador.

“Assumimos uma nova gestão no Sinapro-Bahia com continuidade ao trabalho e conexão com novas oportunidades, para promover capacitação, fortalecer a representatividade do setor e buscar o melhor para os associados e para o mercado. Vamos celebrar juntos esta nova etapa durante este grande encontro, que será o Enapro 2025”, afirma Paulo Coelho.

Danilo da Nova Itabuna apresentou requerimento para convocar secretária Sônia Fontes || Fotos CMI e Conexão Grapiúna
Tempo de leitura: 2 minutos

Os vereadores aprovaram a convocação da secretária de de Infraestrutura e Urbanismo de Itabuna, Sônia Fontes, para prestar esclarecimentos sobre desocupação na área da Bananeira, no Lomanto, e assistência prestada às famílias atingidas. A convocação foi requerida pelo vereador Danilo da Nova Itabuna (UB) e aprovada por 15 dos 17 vereadores. A titular da Infraestrutura deverá ir à Câmara na próxima segunda-feira (1º), às 15h.

– Este requerimento é muito importante para que possamos debater e tirar algumas dúvidas. No mandato passado, aprovamos o auxílio-aluguel para diversas famílias da Bananeira, da Rua de Palha e da Nova Itabuna, mas até hoje essas residências não foram entregues. É preciso entender como está esse processo e como a Prefeitura tem tratado essas famílias”, afirma Danilo.

Opositor ao Governo Augusto Castro (PSD), o parlamentar disse não ser contra a retirada das famílias ribeirinhas. “Defendo que elas tenham um espaço digno. Este pedido não é para polemizar, mas para garantir transparência”, acrescentou.

APOIO À CONVOCAÇÃO

Da base de sustentação do governo municipal, o vereador Zé Alberto (PSB) também se posicionou favoravelmente. “Um requerimento por explicações escritas poderia resolver o problema, mas acredito que seja uma matéria relevante, e não vejo motivo para que a secretária não compareça. É uma oportunidade de esclarecer não só para esta Casa, mas para toda a população as medidas que foram adotadas. Por isso, votei sim.”

Já o vereador Ronaldão (Republicanos) lembrou que a secretária já esteve na Câmara recentemente, votou não, mas defendeu o direito de convocação. “Poucos dias atrás, a doutora Sônia esteve aqui, a convite do vereador Sivaldo Reis, e respondeu a todas as perguntas. Porém, o vereador Danilo tem razão ao querer novas explicações. Acho que a convocação, às vezes, desgasta, mas entendo que é direito do vereador. Quando o secretário vem responder à população, eu voto sim”.

Presidente do Legislativo, o vereador Manoel Porfírio (PT) ressaltou o papel da Câmara como espaço de diálogo com a sociedade. “Se o vereador Danilo acha por bem convocar a secretária Sônia, é um direito dele. Voto sim. Não deixei de ser aliado do prefeito Augusto Castro, mas esta Casa precisa prestar contas à sociedade. O povo espera de nós respostas e fiscalização”, afirmou o presidente, ressaltando qualidades da secretária. “Será um prazer tê-la aqui para debatermos os processos, os investimentos e o que ainda precisa ser feito”.

Lagoa Santana sedia Campeonato Brasileiro de Canoagem || Foto CBCa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma delegação com mais de 150 atletas dos municípios de Ubaitaba, Itacaré, Ubatã, Camamu, São Félix e Itajuípe está em Lagoa Santa (MG) para a disputa do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem 2025. Os atletas viajaram com apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). As provas serão realizadas entre esta quarta-feira (27) e domingo (31).

Serão mais de 300 provas que integram a programação da etapa nacional. Haverá disputas em distâncias de 3.000m, 1.000m, 500m e 200m, de acordo com cada categoria. A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Canoagem (CBCa) e faz parte dos eventos que definirão o ranking nacional da canoagem velocidade e paracanoagem, o qual somará os pontos da primeira e segundas etapas da Copa Brasil.

A presidente da Federação Baiana de Canoagem, Camila Lima, está confiante em um bom desempenho da equipe. “A Bahia tem tradição consolidada na canoagem e segue se destacando em competições no Brasil e no exterior. A preparação dos nossos atletas é intensa e diária, com foco na preparação técnica e emocional”, afirmou.

A maioria dos atletas faz parte do projeto Remando em Águas Baianas, desenvolvido pelo Governo da Bahia para incentivar o esporte. “O projeto é essencial nesse processo, pois garante o suporte necessário para que a garotada chegue motivada e preparada às disputas, o que faz toda a diferença na conquista de resultados”, destacou.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Clínica Escola de Odontologia da Faculdade Anhanguera em Itabuna oferece, gratuitamente, vários serviços de Odontologia, como restaurações, tratamento periodontal, profilaxia, exodontia, clareamento, reabilitação oral, endodontia e gengivectomia. A programação é direcionada para adultos, crianças e pessoas com deficiência.

A responsável pelas atividades é a docente Rafaela Maynart Batista, coordenadora do curso de Odontologia da Instituição. Os atendimentos são realizados por alunos supervisionados por professores e profissionais. Segundo Rafaela, a programação visa promover o bem-estar social e a saúde da população.

“Os atendimentos são importantes tanto para os alunos, que têm a oportunidade de treinar e aprimorar os conhecimentos adquiridos de forma teórica, quanto para os munícipes, que têm acesso a diversos tipos de tratamentos odontológicos acessíveis. Portanto, é uma forma de gerarmos um impacto social positivo à comunidade”, afirma Rafaela.

COMO AGENDAR

Os agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp (73) 2102-3010 ou presencialmente. Os atendimentos são prestados de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 12h e das 13h às 21h. A Clínica Escola de Odontologia está localizada na própria Faculdade Anhanguera, na Av. José Soares Pinheiro, 1.600, no Bairro Lomanto.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Confira as oportunidades pelo SineBahia
Tempo de leitura: 6 minutos

Nutricionista, vistoriador veicular, soldador, recepcionista bilíngue, motorista entregador, motorista de caminhão-tanque, auxiliar contábil, auxiliar de engenheiro, caldeireiro de manutenção e desenhista técnico estão entre as ofertas de emprego hoje.

Itabuna, Ilhéus, Eunápolis, Gandu e Jequié têm oferta de 333 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta terça-feira (26) pelo SineBahia. De acordo com o SineBahia, há 124 vagas em Jequié, 74 em Ilhéus, 61 em Eunápolis, 52 em Gandu e 22 em Itabuna para esta terça-feira.

Os interessados devem procurar a unidade do órgão estadual ainda hoje para se cadastrar para a disputa pela vaga. Levar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 14h em Gandu e encerra-se às 16h em Itabuna, Ilhéus e Eunápolis. Em Jequié, vai até as 17h

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O atendimento em Itabuna é feito no segundo piso do Shopping Jequitibá, no Góes Calmon. A unidade de Ilhéus do SineBahia fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Em Eunápolis, o atendimento é prestado na unidade que fica na Rua 5 de Novembro, no Centro.

Quem procura o SineBahia em Jequié, deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, nas proximidades da Policlínica Regional, no Mandacaru. Em Gandu, o atendimento  é na Rua Nestor Lopes da Silva, 161, no Parque Turístico. Confira, abaixo, as vagas por cidade.

Leia Mais

Repórter entra em trabalho de parto ao vivo em Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma cena surpreendeu e emocionou os telespectadores do programa Bahia no Ar, da Record, na manhã desta segunda-feira (25/8). Durante uma entrada ao vivo, a repórter Maryanne Barros, da afiliada da emissora em Itabuna, anunciou que estava em trabalho de parto. A jornalista Jessica Smetak, apresentadora da atração, reagiu.

“Deixa eu me despedir um pouquinho do pessoal porque a gente vai se encontrar somente no ano que vem, que neste exato momento eu estou em trabalho de parto”, disse Maryanne ao vivo no programa. “Eu entrego para você e vou correndo para o hospital para poder ganhar minha pequena que está querendo chegar”, encerrou.

Surpresa, Jessica Smetak reagiu. “Maryanne, eu tô emocionada. Saúde pra você e pra sua família. Filho é uma bênção. É o segundo filho de Maryanne, a gente vai sentindo as contrações e chega a hora que tem que correr mesmo! Vá e mande notícias pra gente”, comentou a apresentadora.

MÃE PELA SEGUNDA VEZ

A jornalista Maryanne Barros já é mãe do pequeno Henry, de 2 anos, e tem usado as redes sociais para falar da experiência de ser mãe pela segunda vez. Na semana passada, ela publicou um desabafo falando da diferença da gestação de Karitas.

“Meu segundo gestar e quanta diferença de um para o outro, em tudo! Na primeira tive que ser fortaleza, na segunda sou brisa leve; na primeira a responsabilidade de um menino, na segunda o desafio de uma menina”, escreveu. “Uma coisa é certa: essa segunda gestação é bem mais leve, mais leve por não ser mais o desconhecido, mais leve por saber lidar com os sintomas, bem mais tranquila em ter dois homens cuidando tão bem de mim e da pequena.”

Também na semana passada, ela mostrou como estava a mala da filha para o momento do nascimento. “Mamãe de segunda viagem e agora a mala maternidade é bem mais prática e com itens que eu SEI que eu realmente vou precisar e usar! Lembrando que essa é só a mala de Karitas ainda tem a minha pra montar”, brincou. Do Metrópoles.