Tempo de leitura: < 1 minuto

Um protesto de familiares e parentes de internos do Conjunto Penal de Itabuna bloqueia a Rodovia Itabuna-Ibicaraí (BR-415) desde as 5h da manhã desta terça-feira (9). Com maioria de mulheres, manifestantes pedem a saída de um grupo especializado, o Grupo Especial de Operações Prisionais (Geop), do presídio itabunense.

Protesto em frente ao presídio em Itabuna bloqueia a BR-415 || Fotos Reprodução

O clima ficou mais tenso quando a Polícia Militar iniciou ação para desobstruir a rodovia. Há cerca de duas semanas, o presídio foi alvo de uma operação e transferência de internos ligados a facções criminosas. Confira mais no Instagram (clique aqui).

O jogo que "acertou" as 15 dezenas, mas não levou o prêmio.
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

Uma família de Coaraci, no sul da Bahia, emocionou-se, pulou dentro de casa, só não gritou alto para não chamar atenção dos vizinhos. Pai e filhas fizeram planos de como iriam utilizar os R$ 4.293.824,84 que teriam ganhado no sorteio da Lotofácil da Independência, na noite de sábado (6). Eles demoraram em acreditar que tinham acertado os tão sonhados 15 números. Conferiram o “bilhete premiado” várias vezes e tiveram a certeza que estavam milionários.

Para entender bem a história da família que “acertou” os 15 números da Lotofácil, mas não levou, é preciso detalhar como tudo começou. No dia 3 de setembro, uma quarta-feira, a família, que preferiu não ser identificada, decidiu fazer um bolão. Fizeram 40 jogos pelo site da Caixa Econômica Federal. No sábado, por volta das 20h20min, uma das meninas acessou o site do banco e lá estavam as dezenas 1, 5, 6, 8, 9, 10, 12, 13, 16, 18, 19, 23, 24 e 25.

Sim. “Se avexe não”. Quem acompanhou o resultado sabe que as dezenas do concurso 3.480 foram outras (veja no parágrafo mais abaixo). Vamos explicar tudo direitinho. Foram pouco mais de cinco minutos de euforia, adrenalina nas alturas e debate sobre o destino dos milhões. Depois de um tempo, uma das meninas retornou ao site da Caixa para uma nova conferência do bilhete. O que leu caiu como um balde de água fria. A informação era de que não havia nenhum ganhador.

Isso mesmo. Não estavam ricos, porque as dezenas disponibilizadas por volta das 20h20min, eram as do concurso 3479. A lista de ganhadores seria publicada minutos depois, assim com os números do concurso 3.480. A euforia deu lugar a decepção de não terem, ao menos, jogado os números no concurso no dia 28 de agosto, que sorteou o prêmio de R$ 1,8 milhão, valor acumulado para o Especial da Independência.

As dezenas do concurso especial da Independência foram: 03, 05, 06, 08, 09, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 20,21, 22 e 23. Houve 54 apostas ganhadoras, a maioria bolões, um deles feito em Salvador, com 30 participantes. Os sortudos vão dividir o prêmio de R$ 4.293.824,84. Eles gastaram pouco mais de R$ 50 mil em um jogo com 20 números. Cada apostador receberá R$ 143 mil.

As demais apostas contempladas no concurso especial foram dos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rondônia, Rio Grande do Sul, São Paulo, Pernambuco, Maranhão, além do Distrito Federal. O valor total do prêmio principal da Lotofácil da Independência superou os R$ 231 milhões.

Incêndio destruiu imóvel no bairro Califórnia || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um incêndio na noite desta segunda-feira (8), na Rua Rio Branco, no bairro Califórnia, em Itabuna, no sul da Bahia, atingiu um imóvel onde funcionava uma oficina de estofado e também era residência de um idoso. De acordo com moradores, o incêndio começou por volta das 19h40min e se alastrou rapidamente. O Corpo de Bombeiro foi acionado e até há pouco estava no local trabalhando para controlar as chamas.

Valdizio Quirino de Jesus, mais conhecido como Pretão, de 82 anos, contou que o incêndio começou na cozinha da casa onde morava. Pretão, afirma, ligou o fogão para esquentar água para tomar banho e foi senta-se na porta da rua. Minutos depois foi avisado pelo dono de supermercado vizinho que estava ocorrendo um incêndio na cozinha. Ele adiantou que não havia mais ninguém no imóvel.

Pretão relatou que perdeu tudo, só ficou com a roupa do corpo. Disse ainda que há sete dias o imóvel estava sem energia elétrica. O problema teria ocorrido por causa de uma pane nas instalações internas. O idoso chegou a comprar o material para substituição de toda a instalação elétrica e a troca deveria começar nesta terça-feira (9), mas não houve tempo. Por isso, existe suspeita de que o incêndio tenha sido causado pela rede elétrica.

Inconformado com o prejuízo, mas agradecido por estar vivo, Pretão informou que iria passar a noite na casa de um conhecido, mas que não tem como reconstruir o imóvel. Ele fez um apelo para quem puder ajudá-lo. As viaturas do Corpo de Bombeiros tiveram dificuldade para acessar o local por causa de curiosos que invadiram a rua. Com informações do Verdinho.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Jequitibá, onde funciona a unidade SineBahia em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 8 minutos

Engenheiro eletricista, gerente de RH, gerente de loja e supermercado, repositor, pedreiro, motorista de ônibus rodoviário, operador de caixa, segurança, inspetor de transporte rodoviário, técnico em eletromecânica, sushiman e auxiliar de sushiman são algumas das vagas de estágio remunerado e de emprego hoje.

Mais de 420 vagas de estágio remunerado e de emprego estão disponíveis nesta segunda-feira (8) pelo SineBahia em municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoste do Estado pelo SineBahia. Há 124 oportunidades em Teixeira de Freitas e Itamaraju, 122 em Jequié, 61 em Itabuna, 49 em Eunápolis, 36 em Porto Seguro e 34 em Ilhéus hoje.

Os candidatos devem se dirigir ao SineBahia ainda hoje. O atendimento vai até as 16h em quase todas as unidades, exceto em Jequié, que estende até as 17h. Levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Ilhéus fica na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. A de Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru.

A unidade de Porto Seguro atende no Shopping Central Park, na Assis Chateaubriand, no Centro. Em Teixeira de Freitas, fica no Shopping Pátio Mix, no Vila Verde. A unidade de Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, no Centro. Confira abaixo as vagas por cidade.

Leia Mais

Na imagem 1 (lado esquerdo) o veículo já foi retirado do Rio Buranhém
Tempo de leitura: < 1 minuto

O motorista de um Honda Civic levou um grande susto, na manhã deste domingo (7), no terminal de balsas de Arraial d’Ajuda para a sede de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. O veículo desceu na rampa de acesso ao atracadouro, enquanto aguardava embarque, e caiu no Rio Buranhém. Estava sendo levado pela água quando homens pularam para resgatá-lo.

Imagens feitas por passageiros mostram o veículo parcialmente coberto pela água e, depois, sendo resgatado por, pelo menos, três homens. De acordo com relatos de testemunhas, o motorista teria vacilado ao sair do carro e não acionado o freio de mão. Ninguém ficou ferido.

Conjunto Penal de Itabuna conquista dois prêmios || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conjunto Penal de Itabuna foi premiado no 8º Concurso Nacional de Redação da Defensoria Pública da União (DPU). A unidade alcançou o primeiro lugar em duas categorias: público interno e servidores. Um reeducando de 67 anos, estudante do 6º ano do Ensino Fundamental, conquistou o primeiro lugar entre todas as unidades prisionais do país.

Além de estudar na escola regular, Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, que funciona na própria unidade, o detento integra o programa de Remição pela Leitura “Asas da Imaginação”, desenvolvido na unidade prisional. O programa estimula a formação cidadã por meio da leitura e da escrita.

O Remição pela Leitura é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP) e é executado pela empresa cogestora Socializa, sob a coordenação da pedagoga Rute Praxedes, com colaboração da também pedagoga Nayara Teixeira.

A conquista do reeducando reflete a força da educação como ferramenta de ressocialização. Por meio do programa de Remição pela Leitura, cada obra lida e analisada não só contribui para a formação pessoal e intelectual dos internos, como também possibilita a redução da pena, alinhando educação e oportunidade de reconstrução de vidas.

Nessa edição, o concurso trouxe como tema “Desafios da Promoção da Saúde dos Povos Indígenas no Brasil”, incentivando os participantes a refletirem sobre questões como acesso aos serviços de saúde, respeito às práticas tradicionais, políticas públicas, barreiras culturais e linguísticas, e participação dos povos indígenas na formulação de soluções.

CONQUISTA DA SERVIDORA

Na categoria Servidores, a vencedora nacional foi Celineide Hage Santiago, que ministra aulas no curso de Cabeleireiro do Projeto Beleza Viva, iniciativa que oferece capacitação profissional a internos da unidade. O reconhecimento reforça o papel dos educadores e colaboradores na promoção da cidadania e na valorização da dignidade humana dentro do sistema prisional.

O concurso da DPU, que envolve estudantes da rede pública, de unidades prisionais e do sistema socioeducativo, tem como objetivo central despertar o interesse por temas ligados à cidadania e aos direitos humanos.

Para o Conjunto Penal de Itabuna, a conquista dos dois primeiros lugares não representa apenas troféus ou certificados, mas a confirmação de que projetos educacionais como o Asas da Imaginação transformam realidades, dão novas perspectivas e comprovam que a educação continua sendo a chave para a inclusão social e a ressocialização.
Prêmio LED

Um estudo realizado internamente, mostrou que o programa de Remição pela Leitura “Asas da Imaginação” tem sido responsável por diversos avanços na reconstrução da cidadania dos reeducandos. Prova disso são os recordes de aprovação nas provas nacionais e programas de seleção, como Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e Sistema Unificado de Seleção (SISU).

Pensando em expandir a mensagem do sucesso do programa, ele será, em breve, inscrito no Prêmio LED – Luz na Educação, iniciativa da Fundação Roberto Marinho em parceria com a Rede Globo de Televisão. A premiação é voltada a projetos inovadores que promovem a educação e a cidadania em diferentes contextos.

Nadilma, dona Nadir, Josimeire e Maria Conceição || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Moradora do bairro Sarinha Alcântara, em Itabuna, dona Nadir Santos Batista, de 87 anos, teve complicações cardiovasculares gravíssimas, mas hoje, quase dois meses depois de receber alta médica do Calixto Midlej Filho, está “vendendo saúde”, conforme relatam as suas filhas. Ela foi submetida aos procedimentos de cateterismo cardíaco e angioplastia coronariana. O atendimento foi pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

No início do mês de julho, dona Nadir começou a sentir fortes dores na região do peito. “Minha mãe estava com uns sintomas, que ela confundia com problemas estomacais. Foi medicada, mas as dores só faziam aumentar. Foi quando procuramos um cardiologista particular, que detectou ser uma complicação cardíaca. Pelas nossas condições, naquele momento e, por entender ser a melhor opção para o caso, que era gravíssimo, buscamos o tratamento pelo SUS”, conta a servidora pública Josimeire Batista Alves (Josi).

Dona Nadir foi regulada para o serviço de cardiologia da Santa Casa de Itabuna. “Ela chegou ao Calixto Midlej Filho muito apreensiva, a gente também, claro. Mas o atendimento que recebemos desde o início nos deixou tranquilas. Quando você tem um atendimento de excelência, humanizado, que hoje é raro, mas que encontramos lá, nos deixam confiantes. Sempre encontramos esse atendimento diferenciado na Santa Casa. Esse acolhimento tem sido primordial. A equipe médica, enfermeiros, toda a equipe, acalmou tanto a minha mãe, quanto nós, os familiares”, avalia a servidora pública.

UM GRANDE MILAGRE

Evangélica, assim como toda a família, dona Nadir classificou como um grande milagre o fato de ter saído caminhando do hospital depois dos procedimentos. “Os médicos fizeram o que puderam e eu sai viva. Hoje, eu não sinto nada, graças a Deus”, conta a paciente.

A filha da idosa ressalta que a situação da mãe era grave e o procedimento era de extrema urgência. “Mas não tínhamos ideia de que ela estava sofrendo um infarto. De imediato, eles adotaram todas as medidas possíveis para salvar a vida de minha mãe. Foi realizada uma angioplastia, com a colocação de três stents nas principais veias do coração. Isso ocorreu no dia 9 de julho”, recorda-se a filha caçula de dona Nadir Batista.

Para Josimeire Batista, foi surpreendente a rapidez no atendimento ofertado pelo SUS. “Poderíamos ter perdido a nossa mãe, nosso tesouro, mas ela foi salva por Deus e por uma equipe muito preparada e dedicada, que reúne assistência com sabedoria, conhecimento e boa vontade, acolhimento e humanismo. Tudo isso gera um atendimento de excelência”, diz.

A filha de dona Nadir destaca que a equipe teve todo um cuidado na hora de retirar o aparelho da perna para que ela não sofresse. “Ela foi muito bem acolhida por todos os profissionais. Hoje, estamos aqui para contar essa vitória. Foi a primeira vez dela numa UTI, mas ela sentiu-se em casa. Minha mãe saiu da mesa de cirurgia e foi para UTI, onde foi mimada. Ela teve alta médica numa sexta-feira, muito feliz. Queria comprar até um look novo para sair arrumadinha”, detalha Josimeire Batista.

Depois da alta médica, dona Nadir foi levada ao cardiologista, que se mostrou abismado com a gravidade do infarto e surpreso com a recuperação. “Quem olha para ela hoje, duvidará que tenha passado por tudo isso. A oxigenação melhorou. A respiração dela e a energia estão melhores”, comemora a filha de dona Nadir.

PROGRAMA LATIN

A Santa Casa de Itabuna foi a primeira instituição na Bahia e segunda no Nordeste a implantar, em 2018, o Programa de Diagnóstico e Logística Integrada para Tratamento de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), iniciativa referenciada pelo Programa LATIN (Rede Latino-Americana de Telemedicina para Infarto). O programa encurta o tempo entre o diagnóstico e o início do tratamento, minimizando os riscos de sequelas e óbito.

Para atender os casos de infarto na região, existe uma comunicação integrada com o Pronto Atendimento do Hospital Calixto Midlej Filho, Emergência do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Monte Cristo e o SAMU de Itabuna. Os procedimentos são realizados no Serviço de Hemodinâmica no HCMF.

Reitora da UFSB recebe Comenda 2 de Julho Foto JulianaAndrade/Agência ALBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães da Luz, recebeu, na sexta-feira (5), a Comenda 2 de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). A homenagem foi proposta pela deputada estadual Ludmilla Fiscina (PV) e reconhece personalidades que se destacam na defesa das liberdades e no desenvolvimento social e político da Bahia e do país.

A cerimônia contou com a presença de reitoras de universidades baianas, representantes do governo estadual, lideranças políticas, familiares e amigos. A sessão foi aberta com a exibição de um vídeo com depoimentos da comunidade acadêmica e de parceiros institucionais. “Estarmos aqui, nós, mulheres, no espaço de poder não é fácil, mas é desafiador e saboroso”, afirmou a deputada Ludmilla, ressaltando a trajetória de Joana na educação.

Emocionada, a reitora destacou o caráter coletivo de sua caminhada, afirmando ter muita honra de compartilhar esse momento, que demonstra que ela não anda só, mas muito bem acompanhada. No discurso, Joana lembrou a mudança de sua família de Itabuna para Salvador, experiência que classificou como um divisor de águas. Quarenta anos depois, retornou à cidade trazendo a UFSB.

“Ouvi muitas vezes palavras de desencorajamento por ter vindo do interior e por ter estudado em uma escola de periferia ou palavras de incentivo, de que eu era muito inteligente e ia ser aprovada. As duas perspectivas me assustavam. A sensação de responsabilidade colocada nos meus ombros me fez ter muitas noites de insônia, com medo de dar razão aos desencorajadores ou falhar com aqueles que acreditam em mim”, relatou.

HISTÓRIA DE VIDA

A trajetória de Joana Angélica é um exemplo de dedicação e superação. Nascida em Itajuípe,  mudou-se aos 15 anos para Salvador, onde iniciou sua jornada na educação pública no antigo Ifba (Instituto Federal da Bahia). Sua formação acadêmica inclui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Geoquímica e Meio Ambiente pela Ufba e um PhD em Engenharia Ambiental e Florestal pela Universidade de Cornell, nos Estados Unidos.

Superando os desafios, foi aprovada na escola técnica e, em seguida, ingressou no ensino superior — conquista que representou a realização de um sonho coletivo de sua família. Para Joana, a educação é a chave de transformação. “Por meio da educação, podemos andar por caminhos nunca antes imaginados”.

Compuseram a mesa a deputada Ludmilla; a reitora Joana Angélica; a professora de Articulação do Ensino Superior da Secretaria de Educação, Tânia Benevides, representando o Governo do Estado; o vereador de Salvador, Felipe Santana; a Líder do Grupo Mulheres do Brasil e representante da família, Isabel Guimarães.

Além da reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Georgina Gonçalves; a reitora da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Adriana Marmori; a reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Amali de Angelis Mussi; a Procuradora Federal da UFSB, Roberta Rabelo; e a Defensora Pública Raquel Malta.

O evento teve ainda a participação da deputada Olívia Santana (PC do B), do deputado federal Jorge Solla (PT), do secretário de Ciência e Tecnologia, Marcius Gomes, e da secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais da Bahia, Ângela Guimarães.

Moinhos de Vento prorroga inscrições curso na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Moinhos de Vento prorrogou até este domingo (7) as inscrições para o Curso de Especialização em Preceptoria de Residência Médica. Com início previsto para 6 de outubro, a especialização será desenvolvida na modalidade EAD tutorada para profissionais  para as regiões de Ilhéus, Salvador e Feira de Santana. São ofertadas 1.200 vagas.

A especialização conta com três módulos, somando 360 horas distribuídas ao longo de 12 meses. O programa baseia-se no ensino por competências e na avaliação prática no contexto da preceptoria, impactando diretamente a formação de residentes e a qualidade da assistência em saúde no país, conforme informa o Hospital Moinhos de Vento.

“Esta especialização representa um marco na qualificação dos profissionais responsáveis pela formação médica no Brasil. Estamos investindo no futuro da medicina brasileira através da capacitação daqueles que moldam os especialistas de amanhã”, explica Admilson Reis da Silva, superintendente de Responsabilidade Social e Gestão de Riscos do Hospital Moinhos de Vento.

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), o curso totalmente gratuito com certificação pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento e representa uma oportunidade para profissionais médicos aprimorarem suas competências na formação de futuros especialistas. Acessa aqui para mais informações.

Polícia prende mulher acusada de desvio de dinheiro de ex-patroa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, prenderam, nesta sexta-feira (5), uma mulher investigada por desvio de mais de R$ 8 mil do cartão de crédito de sua ex-empregadora. Ela aproveitou a relação de confiança para anotar os dados do cartão e realizar diversas transações fraudulentas.

De acordo com a Polícia Civil, por meio da plataforma digital, a acusada utilizava o limite de crédito da vítima para fazer transferências via PIX e compras diversas, convertendo o crédito em dinheiro. Com a acusada, os policiais encontraram roupas e outros objetos comprados com o dinheiro do crime, além de uma espingarda pertencente ao tio da investigada. O material será periciado pelo Departamento de Polícia Técnica.

A suspeita, que já possuía passagem por tráfico de drogas, confessou a fraude e detalhou que usou o dinheiro para pagar dívidas com drogas, despesas pessoais e apostas em jogos virtuais. A mulher passou por exames e está custodiada à disposição da justiça.

Animais são apreendidos em Mascote e Salvador || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Estadual (MP-BA) prendeu, nesta sexta-feira (5), em Mascote, um homem acusado de ser um dos maiores traficantes de animais silvestres do Brasil. O suspeito, que não teve o nome divulgado, foi detido durante a “Operação Fauna Protegida” realizada no sul da Bahia e Salvador.

O homem é investigado por liderar organização criminosa de alcance interestadual, com atuação em várias regiões da Bahia e outros estados, com prática sistemática de crimes de tráfico de animais silvestres, maus-tratos, receptação qualificada e lavagem de dinheiro.

De acordo com o MP-BA, o grupo criminoso fazia a venda ilegal de milhares de bichos, principalmente aves, incluindo espécies como estevão, canário, chorão, papa-capim e trinca ferro, entre outros. Há registros de venda de passarinhos de até R$ 80 mil.

Com diversas passagens pela polícia por crimes contra a fauna, o homem, que atuava no tráfico há mais de 20 anos, já chegou ser flagrado com carga de 1.575 pássaros e centenas de jabutis, mas pela primeira vez é preso por crimes de associação criminosa e lavagem de dinheiro.

PRISÃO PREVENTIVA

Também foi cumprido mandado de prisão preventiva contra um dos principais fornecedores de animais da organização, além de quatro de busca e apreensão nos endereços residenciais deles e de uma terceira pessoa que exercia a função de receptadora. Em um dos locais, foram encontradas dezenas de galos em situação de maus-tratos, criados para competições ilegais de rinhas.

Segundo as investigações, a organização possuía uma estrutura ordenada e com clara divisão de tarefas, com quatro núcleos operacionais: de captores e fornecedores, responsáveis pela caça ilegal e pelo acondicionamento precário das aves em áreas rurais da Bahia; de transporte, encarregado de conduzir os animais, em condições de severos maus-tratos.

Os criminosos contavam até os pontos de comercialização; o financeiro, para movimentar recursos ilícitos por meio de contas bancárias utilizadas para ocultar e dissimular a origem do dinheiro obtido com o comércio ilegal; e os dos destinatários e receptadores, situados em sua maioria em Salvador, que adquiriam os animais tanto para revenda quanto para ostentação.

“A operação deflagrada hoje é uma resposta contundente do estado para promover a proteção da nossa fauna, tão importante para a manutenção de um meio ambiente saudável. Agora, as investigações seguem para complementação das provas e a realização da denúncia criminal por crimes de tráfico e maus-tratos de animais, lavagem de dinheiro e associação criminosa”, disse a promotora de Justiça de Meio Ambiente Aline Salvador.

A operação foi realizada em conjunto pela Promotorias Regional Ambiental de Ilhéus e Itabuna e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), com apoio do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (Ceama) do MPBA, da Associação Brasileira dos Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (Abrampa).

Contou ainda com a participação do Ministério Público de Alagoas (MPAL), por meio do Núcleo do Meio Ambiente; da Polícia Militar, por meio do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME); do Batalhão de Polícia de Choque (BpChoque); e Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Cippa) Porto Seguro e Polícia de Proteção Ambiental (Coppa) de Salvador e da 62ª Companhia Independente de Polícia Militar (62ª CIPM).

Adolescente e jovem foram sequestrados e mortos no extremo-sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os corpos de um jovem e um adolescente foram encontrados, nesta quinta-feira (4), às margens da BR-101, no trecho entre Itabela e Itamaraju, no extremo sul da Bahia. Eles foram sequestrados na noite de domingo (31), em Nova Caraíva, em Porto Seguro, e não foram mais vistos.

As vítimas foram identificadas como Luan Almeida Oliveira, de 26 anos, e Kauan Jesus de Souza, de 13. Os dois, segundo relatos de testemunhas, foram sequestrados por homens fortemente armados. A suspeita é de que eles tenham sido executados por uma facção criminosa. A polícia está investigando os crimes.

Governo licita mais um trecho da Fiol || Foto Infra S.A
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo Federal lançou, nesta quinta-feira (4), um novo edital para a expansão da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol 2). Serão contratadas obras entre os municípios de Guanambi e Caetité, na Bahia, com investimento estimado em R$ 507,1 milhões em um trecho de 35,75 quilômetros de extensão.

O secretário Nacional de Transporte Ferroviário, Leonardo Ribeiro, destaca que o aporte do governo contribuirá para que seja realizado, no ano que vem, o leilão da ferrovia. “O trecho fará a integração de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, até o Porto de Ilhéus, na Bahia. Isso dará condições de ligação em direção a Chancay, no Peru, formando um Corredor Bioceânico no país”. A nova solução é histórica, pois há 15 anos o governo tentava viabilizar a construção deste trecho” afirmou.

As empresas interessadas em participar da licitação deverão apresentar propostas exclusivamente pela plataforma Licitações-e, do Banco do Brasil, observando o critério de menor preço. O edital e seus anexos estão disponíveis no portal da Infra S.A.

CORREDOR LOGÍSTICO

A Fiol é fundamental para formar um corredor logístico que facilite o escoamento da produção agrícola do Matopiba (MA, TO, PI e BA) e fortaleça a economia do Nordeste. “Essa nova frente de obras é uma etapa fundamental para a conclusão dessa ferrovia que trará uma transformação real para a economia da Bahia e de todo o país”, destaca o diretor-presidente da Infra S.A., Jorge Bastos.

Uma das características do projeto de expansão da Fiol é a conexão com a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), na cidade de Mara Rosa, em Goiás. O traçado integra a ferrovia bioceânica, ligando o Atlântico ao Pacífico – do Porto de Ilhéus ao Porto de Chancay, no Peru -, que irá criar um novo eixo comercial com a Ásia. O projeto está incluído no Plano Plurianual (PPA) 2024/2027 e já tem verba garantida do Governo Federal.

O corredor ferroviário Leste-Oeste (Fico-Fiol) possui uma extensão total de 1.708 quilômetros, distribuídos entre os 383 quilômetros da Fico I (ligando Água Boa/MT a Mara Rosa/GO), os 840 quilômetros da Fiol 3 (ligando Mara Rosa/GO a Correntina/BA) e os 485 quilômetros da Fiol 2 (conectando Barreiras a Caetité, ambas na Bahia).

Campus do Ifba em Ilhéus oferta vagas em três cursos técnicos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) está com inscrições abertas para o processo seletivo que oferta vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio, e para admissão nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio. Estão sendo ofertadas 5.296 vagas distribuídas por 24 municípios.

Do total de vagas, 3.566 vagas são para cursos integrados dos 24 municípios que contam com unidades de ensino do Ifba: Barreiras, Brumado, Camaçari, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

No sul da Bahia, no campus de Ilhéus, são 180 vagas nos cursos de Edificações (60), Informática (60) e Segurança do Trabalho (60). No campus de Ubaitaba, são 35 oportunidades no curso de Informática. No extremo-sul, são 210 vagas nos cursos de Edificações, Meio Ambiente e Informática, em Eunápolis; e 111 vagas nos cursos de Alimentos (40), Biocombustíveis (36) e Informática (35).

CURSOS SUBSEQUESTES 

As 1.730 vagas nos cursos subsequentes estão sendo ofertadas por 13 campi do Ifba nos municípios de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho e Vitória da Conquista.

Neste ano, o processo do Ingresso é coordenado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico de Minas Gerais (Fundação CEFETMINAS), Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) federal e reconhecida como fundação de apoio pelos Ministérios da Educação (MEC) e Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Os editais estão disponíveis no site da Fundação CEFETMINAS e também podem ser acessados por meio da página portal.ifba.edu.br/ingresso2026, que reúne orientações e outras informações sobre o Ingresso 2026.

NOS CURSOS INTEGRADOS A PROVA SERÁ EM NOVEMBRO

O processo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio é destinado a estudantes que, até a data da sua matrícula no IFBA, tenham concluído o Ensino Fundamental (1ª a 8ª série / 1º ao 9º ano).

As inscrições já podem ser feitas, via internet, e vão até o próximo dia 30. Será cobrada a taxa de inscrição para o ingresso nos cursos integrados, no valor de R$ 60,00. De acordo com o edital, não serão recebidos pagamentos por meio de PIX. Mas os candidatos de baixo poder aquisitivo e inscritos no Cadastro Único podem solicitar isenção da taxa.

O período para solicitar isenção da taxa de inscrição, e o enviar de documentos comprobatórios informados teve início nesta segunda-feira e prossegue até às 23h59min do dia 19 deste mês.

A aplicação da prova será dia 2 de novembro, conforme edital para Ingresso nos Cursos Integrados. As provas terão questões objetivas das áreas de Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza, e serão aplicadas em todas as cidades onde os cursos estão sendo ofertados. Acesse a página do processo seletivo aqui.

Cachorro foi atropelado e precisa de cirurgia na pata
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um morador de Itabuna iniciou uma campanha com objetivo de arrecadar recursos para salvar a vida de um cachorro que foi atropelado, nesta quarta-feira (3), na Avenida J.S. Pinheiro, e sofreu fratura na pata. Lucas Santos Possidônio ficou tocado com a situação crítica do animal e decidiu ajudar. Ele pagou a consulta na clínica, mas não dispõe dos valores da cirurgia.

Exame mostrou fratura no animal

Por isso, Lucas Possidônio decidiu iniciar uma campanha pelas redes sociais para arrecadar R$ 2.960 para pagamento da clínica, cirurgia, anestesia e medicação. O homem espera obter os recursos o mais rápido possível para amenizar o sofrimento do animal. Ele disponibilizou a chave pix (73)991926915 e promete fazer a prestação de contas ao final da arrecadação.