Moto ficou presa sob carreta após colisão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motociclista sobreviveu a acidente em que o seu veículo entrou embaixo de uma carreta, na tarde desta quinta-feira (11), na Avenida Juracy Magalhães, em Itabuna. “Nasceu de novo”, disse autor de vídeo feito no local logo após o ocorrido.

Os dois veículos se chocaram próximo ao Posto Cachoeira e da entrada para o Bairro de Fátima. Nas imagens do cinegrafista amador, é possível ver a moto presa sob a carreta e o motociclista em pé, segurando o capacete, sem ferimento aparente. Assista.

O time vencedor da Uesc na edição deste ano da Expocom || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Produções de estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz roubaram a cena e venceram quatro categorias da 31ª Exposição de Pesquisa e Produção Experimental em Comunicação (Prêmio Expocom), que ocorreu de 1º a 5 de setembro, na Faese, em Vitória (ES), durante o 48º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom). Todos os vencedores da Uesc são alunos do curso de Comunicação Social, com habilitação em Rádio, TV e Internet.

Entre os premiados, David de Jesus Bela e Hugo Martins de Santana foram os campeões na categoria Vinheta, com o trabalho Corpos Dissidentes: Falando de Arte, Amor e Pertencimento”. A dupla também foi premiada na categoria Produção Multimídia, com o projeto “Babel: No Beat da Periferia”. A obra é uma produção transmídia (composta por diferentes meios de linguagem), feita sob a orientação do professor Rodrigo Bomfim.

Na categoria Ficção em Vídeo, o estudante Brendo Amaral Santos conquistou o prêmio com  Alvo – Violência Policial contra Corpos Negros no Brasil, orientado pelas professoras Verbena Córdula e Betânia Barreto. Já o estudante Thalys Henrique Pereira Santos recebeu o reconhecimento em Direção de Fotografia com o projeto O Festim de Saturno, também orientado pela professora Betânia Barreto.

Com o filme Interseção, a estudante Laysa Reis Trindade ficou entre os cinco finalistas da categoria de Ficção de Curta Metragem, após vencer a etapa regional da Exposição, orientada pela professora Betânia Barreto.

Promovido desde 1977, o Intercom é o maior encontro acadêmico da área da Comunicação no Brasil, reunindo estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais para debater temas ligados ao Jornalismo, Publicidade, Relações Públicas, Rádio, TV, Cinema, Produção Editorial e Mídias Digitais.

A Uesc já havia conquistado diversos prêmios em edições anteriores do Expocom e, em 2025, ampliou o número de indicações e de vitórias, reafirmando seu lugar de referência nacional em produções acadêmicas em Comunicação.

Tempo de leitura: 3 minutos

Reverendo Luciano Campelo

O Brasil é uma nação fundada sobre princípios democráticos e sobre a soberania popular. A Constituição Federal de 1988 estabeleceu como pilares inegociáveis a dignidade da pessoa humana, a liberdade de crença e a laicidade do Estado. O Estado Democrático de Direito, portanto, deve ser defendido de quaisquer ameaças, sejam elas políticas, econômicas ou mesmo religiosas, quando estas se travestem de poder político-partidário.

Nesse contexto, é preciso reconhecer que o pastor Silas Malafaia, recentemente alvo de investigações, não representa todos os cristãos brasileiros — que, segundo o IBGE, compõem cerca de 90% da população — nem mesmo a totalidade dos evangélicos, que correspondem a aproximadamente 30% do povo brasileiro. Entre os cristãos do Brasil, a maioria é católica (romanos, ortodoxos, anglicanos e católicos das igrejas nacionais), e dentro do campo evangélico há grande diversidade denominacional: batistas, presbiterianos, wesleyanos, adventistas, assembleianos e tantas outras tradições. O próprio Silas Malafaia é presidente de um ramo da Assembleia de Deus, denominação que se subdivide em diferentes ministérios, não possuindo a exclusividade da representação evangélica no país.

_____

As lideranças religiosas merecem respeito, mas não estão acima da lei. Como qualquer cidadão, pastores, padres, rabinos, monges ou quaisquer ministros de fé devem responder por seus atos quando praticarem condutas ilícitas.

_____

É fundamental salientar que Malafaia faz uso político-partidário da posição religiosa que ocupa, instrumentalizando o nome de Deus para fins eleitorais e para atacar as instituições democráticas, especialmente após a derrota eleitoral de seu candidato à Presidência em 2022. Tal postura, ao invés de refletir o espírito do Evangelho, revela-se como manipulação da fé alheia. O apóstolo Paulo advertiu: “Porque, se alguém prega outro Jesus que não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, de boa mente o tolerais” (2Co 11,4). Infelizmente, muitos têm sido induzidos por uma narrativa falaciosa, segundo a qual o Brasil viveria uma suposta “ditadura da toga”, uma “ditadura judicial”.

Ora, tal discurso constitui uma mentira perigosa, uma fake news, destinada a desacreditar o Poder Judiciário e a corroer as bases da República. Como dizia Hannah Arendt, “a mentira organizada tende a destruir aquilo que ela visa proteger: a confiança pública”. Nesse sentido, quando líderes religiosos usam sua influência para difundir inverdades, não apenas ferem a ética cristã, mas atentam contra a paz social.

A história ensina que a religião, quando instrumentalizada pelo poder político, pode ser usada como mecanismo de opressão e manipulação. É por isso que a laicidade do Estado brasileiro deve ser preservada com rigor. Laicidade não significa perseguição à fé, mas justamente a garantia da liberdade religiosa de todos. Nesse espírito, recorda-se a palavra de Jesus: “Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22,21). A distinção entre os campos político e religioso é, portanto, um princípio evangélico.

É preciso afirmar com veemência: Silas Malafaia age com extrema desonestidade ao difundir fake news, ao apoiar políticos hipócritas que se dizem cristãos apenas por conveniência eleitoral, mas que, na prática, defendem valores opostos ao Evangelho — como a tortura e a ditadura militar, ideias historicamente defendidas por setores bolsonaristas. Tais posicionamentos estão em frontal oposição ao mandamento maior de Cristo: “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (Jo 13,34).

As lideranças religiosas merecem respeito, mas não estão acima da lei. Como qualquer cidadão, pastores, padres, rabinos, monges ou quaisquer ministros de fé devem responder por seus atos quando praticarem condutas ilícitas. Santo Agostinho já advertia: “Sem justiça, o que são os reinos senão grandes bandos de ladrões?”.

A soberania do Estado brasileiro exige que os três poderes da República — Executivo, Legislativo e Judiciário — atuem em harmonia, mas também com independência e firmeza. Ter um Judiciário forte, autônomo, independente e célere é indispensável para garantir que a democracia não seja subvertida por interesses particulares ou por manipulações religiosas de caráter político-eleitoral.

Como ensinava Rui Barbosa: “A pior ditadura é a do Poder Judiciário. Contra ela, não há a quem recorrer”. Mas esta frase, frequentemente distorcida, não significa que devamos enfraquecer o Judiciário; ao contrário, significa que sua atuação deve ser firme, equilibrada, transparente e respeitada, pois sem um Judiciário forte, não há Estado de Direito.

O povo brasileiro, em sua maioria cristão, é muito maior do que qualquer liderança isolada. A fé em Cristo não se confunde com projetos de poder. A democracia brasileira é um patrimônio comum que deve ser protegido por todos, independentemente de crença ou religião.

Que Deus, na sua infinita misericórdia, abençoe o povo brasileiro e ilumine as nossas autoridades, para que atuem com sabedoria, justiça e firmeza, preservando a liberdade, a paz e a democracia em nosso país.

Reverendo Luciano Campelo é padre da Igreja Católica Apostólica Anglicana e frade da Ordem Franciscana Anglicana.

Mulher é detida em agência bancária de Eunápolis || Imagem Radar News
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu uma mulher suspeita de aplicar golpes em clientes de loja onde trabalhou. Maykilane Almeida Costa, de 37 anos, foi detida de forma preventiva, nesta quarta-feira (10), na agência bancária em que trabalha atualmente, no centro de Eunápolis, extremo-sul da Bahia.

As investigações da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos apontam que a ex-funcionária da Magazine Luíza teria abusado da confiança de clientes da loja de departamentos para emitir e obter os dados de cartões de crédito em nome de terceiros, sem o conhecimento das vítimas.

Com os dados dos cartões, segundo a Polícia Civil, Maykilane teria contratado seguros – foram 15 em um único cartão – e feito compras em lojas e pela internet. A investigada tinha preferência por vítimas mais vulneráveis, a exemplo de idosos e pessoas com baixo grau de instrução, conforme os investigadores.

Quando questionavam as cobranças, as vítimas eram induzidas a fornecer nova biometria sob pretexto de cancelamento. Na prática, era emitida segunda via do cartão para endereço diferente, cujo limite era consumido pela suspeita, afirma a Polícia. Uma das vítimas acumula dívida superior a R$10 mil em um cartão que sequer chegou a receber. Prejudicados pelo esquema também foram negativados por serviços de proteção de crédito.

A Operação Vitrine cumpriu mandado de busca e apreensão na residência da investigada, no bairro Juca Rosa, na mesma cidade, onde os policiais apreenderam notebook, iPhone, tablet, fogão, televisores e outros bens sem comprovação de origem, que podem ter sido adquiridos com recursos das fraudes.

A Polícia Civil investiga a hipótese de Maykilane Almeida Costa não ter agido sozinha. As diligências continuam para identificar novas vítimas e possíveis comparsas. A investigada continuará presa por tempo indeterminado. Ela poderá responder por crimes como estelionato, furto mediante fraude e falsidade ideológica.

Uneb abre inscrições para o Vestibular 2026 no dia 16 de setembro || Foto Antônio Carvalho/Uneb
Tempo de leitura: 2 minutos

As inscrições para o Vestibular 2026 da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) começam na próxima terça-feira (16) e vão até 8 de outubro, exclusivamente pelo site vestibular2026.uneb.br. A taxa de inscrição é R$ 90,00 e deve ser paga até a data indicada no boleto bancário.

Estão sendo ofertadas 5.974 vagas para o processo seletivo, das quais 4.219 vagas para cursos de graduação na modalidade presencial, 600 para cursos na modalidade a distância (EaD) ofertados pela Uneb e 1.155 para cursos na modalidade EaD pelo Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Segundo o edital de seleção, será feita a reserva de 40% do total de vagas para negros. A política de cotas da universidade também prevê o direito a 5% de sobrevagas para indígenas; quilombolas; ciganos; transexuais, travestis e transgêneros; pessoas com deficiência, com transtorno do espectro autista e com altas habilidades. Cada grupo contará com essa porcentagem em todos os cursos.

Estão habilitados a concorrer às vagas ou sobrevagas reservadas, os candidatos que se autodeclarem parte dos grupos citados; tenham cursado todo o Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio exclusivamente em escola pública; registrem o valor máximo de renda bruta familiar e se enquadrem nos requisitos previstos pelo edital do processo seletivo.

PROVAS EM JANEIRO

As provas serão aplicadas nos dias 11 e 12 de janeiro de 2026. A relação de cursos, quadro de vagas, informações sobre as provas, documentação exigida e cronograma da seleção constam no site e edital do Vestibular Uneb 2026.

ISENÇÃO DA TAXA

A Uneb vai abrir também inscrições para concessão de isenção do pagamento da taxa de inscrição no Processo Seletivo Vestibular 2026, nos dias 16 e 17 de setembro.

De acordo com o edital de isenção, podem ser beneficiados candidatos concluintes ou egressos do ensino médio, em estabelecimento de ensino das redes públicas da Bahia ou municipais do estado, ou que tenham cursado o ensino médio por meio de exames supletivos ou curso equivalente, também das redes públicas de Salvador ou de cidades do interior baiano.

Também podem solicitar o benefício servidores das universidades públicas estaduais(Uneb, Uefs, Uesc e Uesb) ou seus filhos, cônjuges e dependentes judiciais de primeiro grau.

Carlos Damasceno, o Nego Tim, foi morto a tiros dentro de uma casa || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias e autoria do assassinato de um jovem, nesta quarta-feira (10), no novo Horizonte, em Itabuna. Carlos Alberto dos Santos Damasceno, de 21 anos, foi encontrado morto, vítima de disparos de arma de fogo, em um imóvel na rua Boa Vista.

O crime foi cometido de madrugada, quando moradores da rua ouviram diversos tiros. Acionada, a Polícia Militar esteve na casa e encontrou o corpo de Carlos. Na residência, os policiais também localizaram cerca de dois quilos de cocaína, um rádio comunicador e um celular.

O Departamento de Polícia Técnica fez a perícia do local e recolheu o corpo para necrópsia. Investigadores da Polícia Civil também estiveram na cena do crime e deram início à coleta de indícios. Segundo informações, Carlos, mais conhecido como Nego Tim, era traficante de drogas.

Jerônimo envia proposta de criação da Seponte à Alba || Foto Feijão Almeida/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) enviou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) projeto de lei que propõe a criação da Secretaria Especial da Ponte Salvador-Itaparica. O objetivo, conforme o gestor, é ter um órgão do estado inteiramente dedicado à implantação do futuro sistema viário entre a capital baiana e a ilha.

A Secretaria Estadual para Assuntos do Sistema Rodoviário Ponte Salvador-Ilha de Itaparica (Seponte) será provisória e cuidará do projeto até que a estrutura passe a ser administrada por meio de uma Parceria Público-Privada (PPP). A estrutura deve complementar a administração do Consórcio, que é privado.

“Apresentamos uma proposta de estrutura bastante enxuta, mas com uma gestão firme e bem definida. Trata-se de um projeto especial e estratégico, tanto pelo valor do orçamento quanto pela sua importância. Vamos encaminhar a proposta para que a Assembleia possa apreciá-la. No retorno, quando houver a sanção, poderemos então divulgar os nomes que poderão compor essa secretaria”, explicou Jerônimo.

Servidores ficaram sem vale-alimentação após bloqueio de contas do BK Bank || Imagem Blog do Chicó
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara de Ilhéus aprovou, nesta terça-feira (9), projeto de lei que autoriza a Prefeitura de Ilhéus a pagar o vale-alimentação dos servidores municipais em dinheiro, de forma temporária. A medida permitirá que o funcionalismo receba a verba indenizatória acrescida ao salário, até que a gestão municipal faça novo contrato para o pagamento do tíquete por meio de cartão magnético. O texto segue para a sanção do prefeito Valderico Junior (UB).

A iniciativa foi necessária devido ao bloqueio dos recursos do BK Bank, pela Justiça Federal, no curso da investigação sobre o suposto uso da instituição de pagamento no esquema bilionário de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), que veio a público com a Operação Carbono Oculto, no dia 28 de agosto. O BK teria movimentado mais de R$ 17 bilhões da facção, conforme os investigadores das polícias Civil e Federal e a Receita Federal. A empresa nega irregularidades.

Os efeitos da operação repercutiram em todo o país, inclusive em Ilhéus, onde os servidores da Prefeitura e da Câmara recebiam o vale-alimentação pelo BK. Após o bloqueio judicial das contas da empresa, os supermercados da cidade deixaram de aceitar pagamentos feitos com o vale-alimentação vinculado à fintech (nome dado às instituições que oferecem serviços financeiros por meios tecnológicos).

Quando o problema veio à tona, a Prefeitura de Ilhéus informou que estava em dia com os repasses ao BK e que buscaria alternativas para assegurar o pagamento do vale-alimentação. Já a Câmara rompeu seu contrato com a empresa e fará novo processo licitatório para a contratação do serviço.

SERVIDORES DA CÂMARA

O projeto de lei aprovado ontem (9) não abrange os servidores da Câmara de Ilhéus. Conforme apurou o PIMENTA, no Legislativo, há impasse sobre a conversão do vale-alimentação em dinheiro acrescido ao salário, pois existiria a possibilidade de a verba indenizatória ser computada como remuneratória, o que teria implicações para o recolhimento de tributos que incidem sobre a folha de pagamento.

Famílias também terão direito à indenização de R$ 50 mil || Foto Leonardo Rattes/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia tem mais de 500 casos confirmados de microcefalia causada pelo zika vírus. As crianças afetadas pela síndrome congênita e suas famílias serão beneficiadas com o pagamento de uma indenização de R$ 50 mil e com uma pensão vitalícia mensal de R$ 8,1 mil, conforme portaria conjunta do Ministério da Previdência Social e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que regulamentou o apoio financeiro nesta semana.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), de 2015 a 2025, foram notificados 2.374 casos suspeitos da síndrome congênita no estado, com 557 confirmações. O auge da crise ocorreu em 2015 e 2016, quando a relação entre o vírus e a microcefalia foi reconhecida cientificamente e a rede de saúde baiana passou a lidar com um volume inédito de diagnósticos e atendimentos. Neste período, foram 1003 casos suspeitos, com 332 confirmações.

Para a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, a regulamentação corrige dívida histórica com as crianças e suas famílias. “A Bahia foi um dos estados que mais sofreu com a epidemia de Zika e, até hoje, acompanhamos centenas de crianças que dependem de cuidados permanentes. O apoio financeiro não substitui a dor, mas representa o reconhecimento da luta dessas famílias e garante condições mais dignas de vida. E cabe ao SUS manter uma rede de atenção ativa e acolhedora, para que essas crianças tenham acesso integral à saúde e à reabilitação”, afirmou.

AÇÃO ESTADUAL

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia mantém a agenda de cuidados voltados para crianças com sequelas do zika vírus. Até o momento, já foram feitas 48 consultas e 28 cirurgias em pacientes pediátricos acompanhados pela unidade.

No dia 26 de setembro, o Hospital promoverá um novo mutirão, com dez cirurgias em um único dia. Conforme a Sesab, a iniciativa integra a estratégia da unidade de oferecer assistência resolutiva, humanizada e de alta qualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das famílias impactadas pela epidemia de zika. Só esse ano a unidade já operou 92 pacientes pediátricos neuropatas.

Projeto Meu Lugar vai beneficiar moradores de 12 ruas do bairro Lomanto || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão de Regularização Fundiária de Itabuna, responsável pelo Projeto Meu Lugar, iniciou as visitas domiciliares no Lomanto. De acordo com a coordenadora do grupo de trabalho, a arquiteta e urbanista Leila Lessa, a iniciativa vai beneficiar moradores de 12 ruas do bairro.

O trabalho de campo começou nesta semana, com a orientação dos moradores sobre o programa, a exemplo da necessidade de apresentação de documentos pessoais e do imóvel, incluindo os de cônjuges e herdeiros. A previsão é de que essa primeira etapa seja concluída até o final de setembro.

Terão a oportunidade de obter gratuitamente a escritura cartorial de seus imóveis os moradores das ruas São Geraldo, São Cristóvão, Cyro de Mattos, Doutor Bóris Fiterman, Filemon Brandão, Jorge Amado, Lomanto Júnior, Góes Calmon, Samuel Luna, Clidanor Andrade, Professora Elza Melo e Vereador Pedro Lemos. O benefício é destinado a famílias com renda de até três salários mínimos.

O Projeto Meu Lugar prevê ações integradas entre diversas secretarias e órgãos vinculados à Administração Municipal. A equipe técnica responsável pelo trabalho de campo no Lomanto é composta pelo arquiteto e urbanista Lucas Cerqueira, pela assistente social Hélida Sodré e pelo coordenador das equipes de campo, Paulo Dórea.

Material apreendido durante ação no bairro Maria Pinheiro || Foto 15º BPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares notaram homens em atitude suspeita quando faziam ronda no bairro Maria Pinheiro, em Itabuna, e os indivíduos fugiram ao perceber a chegada das guarnições.

Durante varredura no local, na tarde desta terça-feira (9), as equipes do 15º Batalhão de Polícia Militar (BPM) encontraram uma caixa recheada de drogas em uma área de vegetação perto do lugar onde os suspeitos estavam. O recipiente continha 17 quilos de maconha prensada e 400 gramas de cocaína.

Na mesma área, os policiais localizaram um revólver calibre 32, um simulacro de pistola e uma balança de precisão. Ninguém foi preso. As guarnições apresentaram o material apreendido na 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Essa foi a segunda apreensão significativa de drogas feita pelo 15º BPM no sul da Bahia em menos de 48h. A primeira ocorreu na segunda-feira (8), durante abordagem a um carro no limite entre os municípios de Barro Preto e Itapé. No veículo, os policiais encontraram 92 quilos de maconha e 3,2 quilos de haxixe (extrato obtido a partir das flores das plantas de maconha). O motorista foi preso em flagrante (leia mais aqui).

Mega-Sena acumula em R$ 55 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma dezena separou seis apostadores da Bahia do prêmio milionário da Mega-Sena nesta terça-feira (9). Eles são moradores de Feira de Santana, Araçás, Jaguaquara, Luís Eduardo Magalhães e Salvador. Quatro apostadores dos municípios do interior do estado fizeram apostas simples, com cinco números. Cada um receberá R$ 34.049,50.

Os outros dois apostadores baianos que conseguiram cinco acertos são de Salvador e fizeram jogos com sete dezenas. Por isso, cada um faturou R$ 68.099,00. Em todo o país houve 68 acertadores na quina. As dezenas sorteadas na noite de hoje foram: 09, 25, 37, 41, 51 e 59. Sem ganhador, o prêmio principal passou para R$ 55 milhões. O próximo sorteio da loteria será na quinta-feira (11). O bilhete com seis dezenas custa R$ 6,00.

O capitão foi denunciado por corrupção pelo MP-BA || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça Militar condenou o capitão da Polícia Militar Fabrício Carlos Santiago dos Santos a cinco anos, um mês e 27 dias de prisão e à perda do cargo por crime de corrupção passiva, informa o Ministério Público da Bahia. De acordo com o MP-BA, quando era comandante da 4ª Companhia da Polícia Militar de Santa Cruz Cabrália o oficial operou esquema de cobrança de propinas a comerciantes locais para liberar eventos, como “paredões”, no município.

A denúncia foi oferecida a partir de investigações realizadas pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco). A sentença foi publicada nesta terça-feira (9).

O Ministério Público informou que as investigações identificaram que, entre junho de 2023 e fevereiro de 2024, o capitão solicitou e recebeu depósitos via Pix feitos por comerciantes locais. Os valores variavam entre R$ 135 e R$ 500. O esquema era apelidado pelo próprio PM de “Toddy”, funcionando nas mensagens trocadas com o comerciante como a senha para cobrança do pagamento.

De acordo com as investigações do MP-BA, o crime de corrupção passiva foi praticado por pelos menos 13 vezes. Além de transferências financeiras, a propina consistiu em caixas de cerveja e outras bebidas destiladas.

Também a pedido do MP-BA, a Justiça determinou a manutenção da prisão preventiva, para preservar a ordem pública e por conta dos antecedentes criminais do capitão. Fabrício dos Santos já havia sido condenado a pena de seis anos, dois meses e oito dias de prisão por crimes de corrupção passiva. Ele responde a quatro ações penais na 1ª Vara de Auditoria Militar.

Perspectiva do Moinho da Maratá em Ilhéus, que terá investimento de R$ 129 milhões
Tempo de leitura: 2 minutos

O Moinho de Trigo do Porto Internacional do Malhado, em Ilhéus, deverá entrar em operação em julho do próximo ano, segundo anúncio feito pelo diretor-geral do Grupo Maratá, Frank Vieira. O investimento da empresa de alimentos será de R$ 129 milhões, próximo do valor anunciado no primeiro semestre deste ano (reveja aqui). Nesta terça (9), o executivo da Maratá se reuniu com o secretário de Desenvolvimnto Econômico da Bahia, Angelo Almeida, em Salvador.

O moinho terá capacidade instalada para processar 144 mil toneladas de trigo por ano. O empreendimento será especializado na moagem de trigo e produção de derivados, com previsão de gerar 80 empregos diretos e 100 indiretos.

De acordo com Frank Vieira, além do mercado agro, a intenção do Grupo Maratá é atender também as fábricas de rações. O moinho está desativado há cerca de 18 anos. A Bahia, reforça, é o maior consumidor do Nordeste.

– A produção desse moinho vai ser toda dedicada ao consumo baiano, que tem um consumo muito alto de farinha de trigo. Existe um déficit na Bahia desta produção e esse foi o principal motivo de nos instalarmos no estado. Além disso, o trigo gera um subproduto, que é a ração animal e a gente enxergou que a região Sul é estratégica, por isso, escolhemos nos instalar em Ilhéus – disse Frank Vieira.

Frank Vieira, do Grupo Maratá, se reuniu com secretário Angelo Almeida, em Salvador || Foto Eduardo Andrade/SDE

O diretor-geral do Grupo Maratá afirma ainda que existe um estudo para a instalação de uma segunda fase, já que a Bahia é logisticamente muito bem localizada para atender outras regiões.

O secretário Angelo Almeida destacou o porte da Maratá e a sua presença no mercado nacional. “O Grupo Maratá é uma das maiores empresas brasileiras do setor alimentício, com forte presença nacional, e será um elo fundamental para a cadeia agroindustrial de alimentos. A implantação do moinho auxilia na verticalização produtiva e fortalece a cadeia do trigo. A instalação em área contígua ao Porto do Malhado trará vantagens logísticas ao empreendimento.”, afirma Angelo Almeida.

Presidente da FICC, Aldo Rebouças, com professores da Escola de Talentos || Foto FICC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (9), a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) abriu inscrições para novas turmas da Escola de Talentos. São ofertados cursos gratuitos de balé infantil e adulto, bateria, canto e técnica vocal, capoeira, corpo coreógrafo, dança contemporânea, dança de salão, dança do ventre, dança popular, dança urbana, fanfarra, flauta, hip-hop, instrumentos de sopro, música, percussão, teatro (adulto e infantil), teclado, violão e violino.

As matrículas poderão ser feitas a partir desta terça-feira (9), presencialmente, no Centro de Cultura Adonias Filho, a partir das 8h, ou por meio do site escoladetalentos.ficc.com.br. “A gestão  reforça o compromisso da gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) com a formação cultural e artística de Itabuna, estimulando o desenvolvimento de novos talentos e fortalecendo o acesso à cultura em toda a cidade”, reforça a presidência da FICC.