Anatel amplia restrição a ligações de operadoras de serviços || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Todas as prestadoras de serviços de telecomunicações estão obrigadas a aderir ao Não Me Perturbe, que permite evitar a oferta de produtos e serviços por meio de contato telefônico provenientes exclusivamente das prestadoras. A determinação foi publicada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e estabelece prazo de 60 dias para que as empresas ingressem na plataforma.

Até então, apenas as prestadoras signatárias do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART) faziam parte da iniciativa. Agora, até mesmo as Prestadoras de Pequeno Porte (PPPs) deverão fazer a adesão e, assim como as demais, passar a observar a lista de consumidores que optaram por não receber chamadas.

O consumidor que não desejar receber ligações, portanto, deverá fazer um cadastro na plataforma. As empresas terão até 30 dias corridos para efetivar o bloqueio.

Segundo a Anatel, o bloqueio solicitado não se aplica a ligações realizadas ao consumidor para confirmação de dados, prevenção a fraudes, cobrança e retenção de solicitações de portabilidade, com ou sem oferta de refinanciamento.

Beatriz Dutra em palestra para funcionários do HRCC, em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, promoveu palestra com o tema Relações Saudáveis e Gestão do Estresse no Ambiente Hospitalar, ministrada pela psicóloga Beatriz Dutra. A atividade, organizada pela equipe de Medicina do Trabalho (Sesmt-HRCC), reuniu colaboradores da unidade para dialogar sobre a saúde mental dos profissionais que atuam na área da Saúde, principalmente no ambiente hospitalar, no dia 28.

“Discutimos sobre relações interpessoais, estresse no trabalho, saúde mental e comunicação assertiva. Foi um momento muito especial, repleto de troca, interação e reflexão, com participação e colaboração ativa da equipe do HRCC. Sem dúvidas, saí com a sensação de missão cumprida”, afirmou Beatriz Dutra.

Para a psicóloga, quando falamos de saúde, não podemos esquecer de olhar também para quem cuida. “Relações saudáveis, autocuidado e saúde mental são pilares fundamentais para um ambiente de trabalho mais leve e humano”, afirmou.

BEM-ESTAR

A enfermeira do Trabalho Flávia Bastos, da Medicina do Trabalho do HRCC, enfatizou a interconexão entre o bem-estar dos profissionais e a excelência dos serviços de saúde. “A saúde mental dos profissionais é tão importante quanto a saúde física dos pacientes. Cuidar de quem cuida é fundamental para garantir qualidade, segurança e a humanização no atendimento hospitalar”, destacou.

Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, estudos e pesquisas na área da saúde mental ocupacional demonstram que o bem-estar psicológico dos trabalhadores é um pilar fundamental para a eficácia e a humanização dos serviços de saúde. “Um profissional mentalmente saudável é mais resiliente, empático, focado e capaz de oferecer cuidados mais qualificados e seguros aos pacientes, isso reflete na melhoria da qualidade do atendimento”, concluiu.

Polícia prende suspeito de estupro em Ilhéus || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Agentes da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (7ª Coorpin/Ilhéus) cumpriram, nesta terça-feira (2), um mandado de prisão preventiva contra um homem de 41 anos, acusado de estuprar uma mulher de 34 anos. O crime ocorreu em julho deste ano. A operação contou com o apoio da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam/Ilhéus) e do Grupo de Apoio Técnico e Tático (Gatti/Costa do Cacau).

O suspeito foi detido no bairro Pontal, em Ilhéus, após ser reconhecido por um investigador em serviço. Com o acusado, os policiais encontraram duas facas tipo peixeira e um carregador de iPhone. O carregador foi furtado de uma farmácia no bairro Nossa Senhora da Vitória, no último domingo (31).

O acusado foi conduzido à Delegacia de Polícia de Ilhéus, onde passou por exame de corpo de delito, e permanece à disposição da Justiça. A polícia investiga se o homem fez outras vítimas. No nome do acusado não foi divulgado.

O carro da frente teria atropelado operário de obra em Itabuna || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Civil tenta localizar e prender um motorista que, na manhã desta terça-feira (2), furou um bloqueio, atropelou um operário de uma obra no acesso à Itabuna e fugiu sem prestar socorro. Imagens que circulam nas redes sociais mostram o momento em que o veículo avança sobre o trabalhador Horlei Souza Silva, de 55 anos, que estava em um ponto do sistema “pare e siga”.

O operário estava naquele ponto da pista, onde foi atropelado, para controlar o fluxo para evitar a ocorrência de acidentes. O trabalhador foi jogado para cima do carro e caiu no meio da pista. Depois de atropelar, o condutor do veículo acelerou pelo semianel rodoviário de Itabuna, no trecho que liga a BR-101 à BR-415.

Motorista fazendo manobra perigosa antes de atropelar operário em anel-rodoviário

De acordo com técnicos da obra, segundos antes do acidente, o motorista irresponsável fez uma conversão proibida, em frente à Churrascaria Los Pampas,  seguiu pela contramão e atropelou o trabalhador, que está internado em estado grave no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O operário estava de costas no momento em que foi atropelado. Ele ficou sobre o teto do carro por mais de cinquenta metros.

A empresa responsável pela obra registrou boletim de ocorrência contra o motorista. Já a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) informou, por meio de nota, que está acompanhando o caso. O trecho da obra de duplicação da via é de 2,3km e faz parte da BA-963, na saída de Itabuna para Ilhéus, na margem esquerda do Rio Cachoeira.

Minha Casa, Minha Vida Rural beneficia moradores do sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O programa Minha Casa, Minha Vida Rural beneficiará 3.051 famílias em mais de 50 municípios na Bahia. Entre os municípios com maior número de imóveis estão Riacho de Santana (183), Malhada (134), Itaguaçu da Bahia (129), Canarana (127), América Dourada (119), Mulungu do Morro (97) e Banzaê (78).

No sul da Bahia, serão beneficiados moradores da zona rural de Buerarema, Canavieiras, Camacan, Floresta Azul, São José da Vitória, Pau Brasil e Una. Também serão contemplados famílias de municípios, como Andorinha, Angical, Belmonte, Biritinga, Bom Jesus da Lapa, Bonito, Botuporã, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Caetité, Cafarnaum, Cansanção, Caraíbas e Central.

Além de moradores da zona rural de Fátima, Filadélfia, Glória, Guanambi, Heliópolis, Ibititá, Ibotirama, Itapebi, Ituaçu, Jaguarari, Jussara, Lapão, Mansidão, Maraú, Morro do Chapéu, Muquém do São Francisco, Paratinga, Planalto, Retirolândia, Ribeira do Pombal, Rio de Contas, Santa Terezinha, São Gabriel, Seabra e Tanhaçu.

O programa beneficiará agricultores familiares, povos indígenas, quilombolas, silvicultores, aquicultores, extrativistas e pescadores . Os imóveis serão construídos sob regime de autoconstrução assistida. Cada unidade habitacional possui 52,29 m², com tipologia composta por 2 dormitórios, banheiro, sala, cozinha, área de serviço e varanda. Serão investidos cerca de R$ 265 milhões do Governo Federal.

Novela exibida pela TVI lidera audiência em Portugal || Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Da Europa aos Estados Unidos e África. Cacau, produzida pela TVI Portugal e ambientada em Itacaré, no sul da Bahia, conquista o mundo. De acordo com a distribuidora da produção portuguesa, a novela já está disponível em 90 países, com as mais recentes vendas para Israel e para os Bálcãs, consolidando-se como uma das novelas portuguesas de maior sucesso no mercado internacional.

A novela Cacau e a Fazenda acabam de ser adquiridas por um canal israelita, marcando o início de uma nova fase para a exportação internacional da  produção da TVI. É a primeira vez que as novelas da TVI são vendidas para este território. A novela também já foi comercializada para os Estados Unidos e dezenas de países da Europa e da África.

Além dos Estados Unidos,  a novela será exibida em países como França, Espanha,  Rússia, Andorra, Lituânia, Croácia, Bielorussia, Cazaquistão, Armênia, Moldávia, Ossétia do Sul, Quirguistão, Tajquistão  Azerbaijão, Geórgia, Turcomenistão, Ucrânia e Usbequistão, Argélia, Angola, Benim, Botswana, , Camarões, Cabo Verde, República Centro-Africana,  República Democrática do Congo, República do Congo, Guiné Equatorial,   Etiópia, Gabão, Gâmbia, Guiné, Guiné  Bissau, Costa do Marfim, Quênia, Lesoto, Libéria, Madagascar, Malawi, Mali, Mauritânia,Moçambique, Mayote, Namíbia, Nigéria, Rwanda e Senegal.

Cacau também conquistou os Bálcãs. A novela será transmitida em diversos países da região, incluindo Sérvia, Bulgária, Bósnia, Croácia, Eslovénia e Montenegro, onde a TVI espera que a trama se torne um sucesso, dada a popularidade crescente das produções televisivas da TVI nesse território.

A novela produzida pela Plural Entertainment Portugal é da autoria de Maria João Costa com Direção de Projeto de Edgar Miranda. A projeção internacional de Cacau e o volume de vendas já concretizadas reforçam uma vez mais a qualidade dos produtos de ficção da TVI, que têm vindo a afirmar-se de forma crescente e consistente no panorama internacional.

Farol na praia da Concha, em Itacaré, no sul da Bahia || Foto Tarek Roveran

A NOVELA

A novela, ambientada em Itacaré, no sul da Bahia, tem como tema central a história de Cacau, que trabalha numa fábrica de chocolate numa fazenda do município, e sonha ser chocolatier na Europa, algo que está acima das possibilidades da família. Uma história que envolve mistérios familiares, paixões, vinganças e muita emoção em meio a cenários deslumbrantes que incluem fazendas de cacau, praias paradisíacas e natureza exuberante.

Marcos Japu: impacto positivos no turismo de Itacaré

TURISMO

“A novela Cacau está sendo fundamental para a divulgação de Itacaré na Europa e agora vai projetar a cidade em todos os continentes, incluindo nações com grande densidade populacional como Estados Unidos, França, Espanha e Rússia”, afirma o secretário de Turismo Marcos Japu. “A administração municipal ofereceu todo o suporte para as gravações da novela na cidade e hoje estamos sendo recompensados com a trama chegando a quase cem países”, completa.

No ano passado, a atriz Matilde Reymão, que interpreta a protagonista Cacau, esteve em Itacaré e fez questão de revelar seu encanto com a cidade em suas redes sociais. Outros atores e diretores da novela também estiveram na cidade, dessa vez para se deliciarem com os encantos do paraíso sulbaiano que está conquistando o mundo. Com informações de Cacau, Chocolate e Turismo.

Canoístas do sul da Bahia conquistam muitas medalhas no Brasileiro || Foto CBCa
Tempo de leitura: 2 minutos

Os atletas do sul da Bahia acumularam medalhas de ouro, prata e bronze em praticamente todas as categorias do Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade, disputado em Lagoa Santa, Minas Gerais. Um dos destaques da competição foi Gabriel Assunção Nascimento, de Ubaitã, que conquistou três medalhas de ouro, duas nos C2 1000m sênior e uma na prova C1 500m masculino sênior. Ele disputou a competição representando o Flamengo do Rio de Janeiro.

O pódio dos C1 500m masculino sênior foi completado por outros dois atletas da canoagem do sul da Bahia. A prata foi conquistada por Jacky Goodman, representante da Associação de Canoagem de Itacaré (ACI). O bronze ficou com Mateus Nunes Bastos, que é de Itacaré, mas atua pelo Flamengo. Goodman já havia conquistado prata no C2 1000m sênior em dupla com Diego Araújo do Nascimento. O ouro ficou com a dupla formada por Gabriel Assunção e Isaquias Queiroz.

Outra canoísta de Itacaré no lugar mais alto do pódio foi Valdenice Conceição do Nascimento, que também atua pelo Flamengo e ganhou a prova C1 500m feminino sênior. O sucesso de Itacaré também foi confirmado na prova C1 500m masculino júnior, com o pódio formado por Lucas Espirito Santo Santos, Tailon Santos do Nascimento, Diego Paixão do Nascimento. Lucas atuou pela Associação de Lagoa Santa. Os outros dois atletas representaram a Associação de Canoagem de Itacaré.

MAIS OUROS

Na categoria mini C1 3000m feminino infantil o destaque foi Maria Alice Oliveira Hora, da Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba. A pequena conquistou ouro. Quem também subiu ao lugar mais alto do pódio foi Rafick Silva dos Santos, de Itacaré. Em dupla com Christian de Jesus Lima, ele C2 1000m conquistou ouro na categoria cadete. Lorrane Santos Souza foi outra gigante. A canoísta de Ubatã representou Lagoa Santa e foi ouro no C1 500m feminino cadete.

Outro nome do sul da Bahia que chamou atenção foi Nicolas Emanuel Oliveira da Luz, da Associação Preserve o Rio de Contas (APRC), de Ubaitaba. O menino de 14 anos conquistou cinco medalhas em seu segundo Campeonato Brasileiro.  “Tenho que agradecer a Deus. Foi muito treino e dedicação. Agradeço a todos do meu clube também. Estou muito feliz com essas conquistas”, comentou.

Dentre outras medalhas, Nicolas Emanuel faturou ouro na C1 1000m masculino menor e C1 3000m masculino menor, prata na prova C2 1000m masculino menor. Esta última prova em dupla com Guilherme dos Santos Duarte.

No geral, por equipe, a Associação de Canoagem de Itacaré encerrou o Campeonato Brasileiro em terceiro lugar, com 448 pontos. A primeira colocada foi a equipe de Lagoa Santa, que somou 583 pontos, seguida pela Associação Cacaueira de Canoagem, de Ubaitaba, com 480 pontos.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

Sommelier, barista, assistente de marketing, sushiman, eletromecânico, impressor gráfico manual, desenhista técnico, consultor, motorista de caminhão-tanque, preparador de calçados, social media, assistente de marketing e auxiliar contábil são algumas das vagas de emprego e de estágio remunerado.

Terça-feira (2) com total de 237 vagas de estágio remunerado e de emprego pelo SineBahia nas unidades de Itabuna, Camamu, Eunápolis e Jequié. São vagas em áreas que vão do comércio aos setores da construção civil, indústria e serviços.

Os interessados nas vagas (confira todas abaixo) devem se dirigir ao SineBahia nestes municípios ainda hoje. Há 120 vagas em Jequié, 42 em Eunápolis, 40 em Travessão, distrito de Camamu, e 35 em Itabuna, conforme anunciado pelo serviço estadual de qualificação e de intermediação de vagas para o mercado.

O atendimento em Camamu vai até as 14h e encerra-se às 16h em Itabuna e Eunápolis. A unidade de Jequié fecha às 17h. Para o cadastramento, deve-se levar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade de Itabuna do SineBahia está situada no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A de Eunápolis fica na Rua 5 de Novembro, no Centro.

Quem reside em Jequié deve procurar o SineBahia na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Já a unidade de Camamu localiza-se na na Praça Professor Luiz Rogério, no Centro. Abaixo, confira todas as vagas anunciadas por cidade.

Leia Mais

Porfírio entra em rota de colisão com Sônia Fontes || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) precisaria acionar bombeiros para debelar o incêndio provocado por um curto-circuito entre o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Porfírio (PT), e a secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, nesta segunda-feira (1º). 

Nome dos mais vistosos do secretariado de Augusto, Sônia havia sido convocada para explicar a desocupação de uma área da Bananeira, no Lomanto, e a assistência às famílias atingidas pela medida. 

Convocada, Sônia deveria se apresentar na Câmara na tarde desta segunda-feira (1º), às 15h. E lá esteve. Mas foi “desconvocada”, ali, na hora, pelo presidente da Casa, Manoel Porfírio, que usou do microfone para explicar o motivo do adiamento. Sobrou ameaça no ar – e para todo o secretariado (confira no vídeo abaixo). 

Sônia teria sido informada de que a sessão com os moradores da Bananeira não mais ocorreria nesta segunda-feira, pois os vereadores não estariam presentes ou necessitariam de mais tempo para obter informações sobre a pauta.

Porém, o ofício com o adiamento da convocação não chegou a tempo nem à Prefeitura nem à secretária. E, como não chegou, Sônia, legalmente, estava obrigada a ir à Câmara.

Foi. E ouviu. Do presidente, que estava de microfone em punho.

– Quero só dizer: essa Casa tem presidente. Eu não aceito afronta de ninguém. Nem do Executivo nem de colega nenhum. Se for me afrontar, eu respondo como presidente. Nós iremos reunir mais subsídios para convocação [da secretária Sônia Fontes]. Não venham afrontar essa casa. E eu não falo do povo da Bananeira, não. Se quiserem fazer guerra, eu topo guerra. Se quiser ir para a disputa, eu vou para a disputa – disse Porfírio, sem que a secretária tivesse direito a fala.

Mais à frente, Porfírio afirmou ter limites em sua educação:

– Sou educado até certo ponto… Hoje, não se vai ouvir a secretária Sônia Fontes – informou.

Logo após, retomou em tom mais enfático:

– Não venham afrontar essa casa: secretário não é eleito. Quem me conhece sabe o que eu falo.

Antes de dar o assunto por encerrado por hoje, falou em respeito. E ameaçou: se ouvir um “ai”, vai tomar providência. “Vaidade, guardem na bolsa e na sola dos pés”. 

Na outra ponta, a secretária Sônia Fontes, que já foi deputada estadual, disse nunca ter passado por situação semelhante em sua vida pública.

No governo de Augusto Castro, o constrangimento acabou sendo interpretado como ato de deselegância do presidente da Casa e do próprio parlamento. Nenhum vereador da base saiu em defesa pública da secretária.

Nos bastidores, a fala acima do tom do presidente sinaliza briga com vistas a 2028. E a disputa pelo posto de nome do governo para a sucessão de Augusto Castro. Lá em 2028.

Confira parte do discurso de Porfírio direcionado à secretária de Infraestrutura e Urbanismo. Até aqui, o governo manteve-se em silêncio. Não houve defesa da secretária.

Tupinambá de Olivença vence batalha judicial contra fazendeiro || Foto Haroldo Heleno/Cimi
Tempo de leitura: 2 minutos

A Quinta Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu, por unanimidade, extinguir ação de um fazendeiro para proteção de fazenda no interior da Terra Indígena Tupinambá da Serra do Padeiro, em Olivença, em Ilhéus, no sul da Bahia. O TRF1 atendeu a um pedido do Ministério Público Federal (MPF), da União e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

O acórdão modificou a sentença de primeira instância que proibiu os indígenas de praticar atos de turbação (privação ilegal e total da posse do bem) ou o esbulho (privação ilegal parcial da posse do bem) na Fazenda Arapongas, em Ilhéus, em ação ajuizada pelo fazendeiro sob a alegação de ameaças à sua posse.

No recurso, o MPF afirmou que a área faz parte de território tradicionalmente ocupado pelos Tupinambás, protegido pela Constituição, e explicou que não é preciso esperar o fim da demarcação para garantir a posse indígena, pois a publicação do Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação (RCID) já confirma esse direito. Destacou, ainda, que títulos particulares sobre essas terras são nulos e que tais ações devem ser extintas sem julgamento de mérito.

“A partir do momento em que se tem definidos os limites demarcatórios, aguardar a homologação da demarcação pelo presidente da República para assegurar a posse indígena significa fazer letra morta, especialmente, do caput do artigo 231 e do seu parágrafo 1º [da Constituição], que reconhecem a natureza originária dos direitos das comunidades indígenas sobre suas terras, e dentre esses direitos, o da posse permanente”, diz um dos trechos do parecer.

Com o mesmo posicionamento, a Funai declarou que a sentença desconsiderou normas que reconhecem os direitos originários dos povos indígenas e as provas do RCID. Segundo a fundação, o relatório mostra a fazenda dentro da Terra Indígena (TI) Tupinambá de Olivença, portanto, dar proteção possessória ao particular vai contra a Constituição e prejudica a preservação do território tradicional indígena.

BENS DA UNIÃO

A União sustentou que as terras indígenas (bens da União) não podem ser protegidas em favor de particulares contra as comunidades indígenas. Ressaltou, ainda, que o direito de propriedade alegado pelo fazendeiro não se sobrepõe ao direito originário dos indígenas, que inclui o usufruto exclusivo das riquezas do solo.

No acórdão, assinado em 27 de agosto, o TRF1 acompanhou o entendimento e reforçou que a existência de um processo demarcatório de terras indígenas em andamento torna inviável o prosseguimento de ações de posse sobre a mesma área.

Ainda em junho deste ano, a Quinta Turma acolheu recurso do MPF e também extinguiu ação possessória ajuizada contra os Tupinambás em relação a outra fazenda também localizada no município de Ilhéus A decisão reconheceu a sobreposição do imóvel à TI Tupinambá de Olivença.

Luana Santos morreu no local do acidente || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente de carro, por volta das 23h deste domingo (31), na BR-101, perto do trevo de Buerarema, no sul da Bahia, matou uma pessoa e deixou outras três feridas. O veículo onde elas estavam rodou na pista, colidiu com guard-raial (grade de proteção), e, em seguida, chocou-se numa árvore. O impacto foi tão grande que o motor desprendeu do veículo, que ficou com a frente completamente destruído.

No local do acidente, morreu Luana Santos da Silva, que, provavelmente, sofreu traumatismo craniano. No carro estavam, pelo menos, outras quatro pessoas. Uma delas era irmão de Luana, Eduardo Antônio Nogueira Filho, de 25 anos, motorista do veículo. Sem ferimentos, Eduardo Antônio apresentava sinais de embriaguez e acabou preso em flagrante. Foi encontrada uma garrafa de uísque no interior do carro.

Eduardo Antônio Nogueira contou que havia saído do bairro Califórnia, em Itabuna, com destino a uma festa em Camacã e perdeu o controle do carro. Além de Eduardo Antônio e Luana Santos, no veículo estavam a namorada dele, Letícia de Jesus Couto Oliveira, de 22 anos, e o cunhado de prenome Ronald. Os feridos foram socorridos por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O estado de saúde deles não foi divulgado.

Os contratos foram assinados durante a Expo Cacau em Ilhéus|| Foto Nadson Carvalho / Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um grupo de pequenos agricultores de Ilhéus terá acesso a uma linha de crédito para investimento na produção de cacau. O total de R$ 1,2 milhão será liberado por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e contempla 24 famílias do município do sul da Bahia.

A liberação dos recursos para melhorar a cadeia produtiva foi anunciada pelo Banco do Brasil durante a ExpoCacau 2025, que reuniu cerca de cinco mil participantes no Centro de Convenções. O evento reuniu produtores, pesquisadores, empresas, instituições públicas e privadas, além de representantes internacionais, em um ambiente voltado à inovação, sustentabilidade e geração de negócios.

Os pequenos agricultores familiares já assinaram os contratos de financiamento. Destinado a assentados, quilombolas, indígenas e extrativistas enquadrados no Pronaf A, o recurso possibilita que cada família receba até R$ 52 mil para investir na produção de cacau e fortalecer a renda no campo.

“Não se trata apenas de crédito, mas de uma oportunidade de ampliar a produtividade, modernizar equipamentos e gerar renda de forma sustentável. Iniciativas como essa fortalecem a vida no campo e a economia local”, afirmou o secretário Municipal de Agricultura e Pesca, Milton Andrade.

Vacina é uma das formais de evitar o HPV || Foto José Cruz/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

A vacina contra o Papilomavírus Humano, o HPV, é essencial na prevenção de cânceres do colo do útero, vulva, pênis, ânus e orofaringe, dentre outros, conforme Ministério da Saúde. Mas, nos últimos anos, com a disseminação de fake news no país, muita gente tem deixado de comparecer às unidades básicas de saúde para garantir a imunização. Em Ilhéus, no sul da Bahia, a situação é preocupante.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Ilhéus, a adesão ao imunizante contra o HPV tem sido muito baixa. Desde o início da mobilização em janeiro, apenas 118 jovens foram vacinados, o que representa somente 1,16% da meta de 10.102 pessoas estabelecida pelo Ministério da Saúde para o município do sul da Bahia.

A técnica em imunização da Rede de Frio de Ilhéus, Walkiria Cardeal, apela para que as meninas do público alvo compareçam a uma unidade de saúde mais próxima para tomar a dose do imunizante. “Estamos vacinando desde janeiro, promovendo ações nas escolas, mas, ainda assim, a adesão continua baixa. Por isso, reforçamos o apelo para que adolescentes e jovens procurem a imunização”, apelou.

Walkiria Cardeal reforça o alerta: se você tem entre 15 e 19 anos e ainda não se vacinou contra o HPV, procure a unidade de saúde mais próxima. A vacina é segura, eficaz e gratuita. Em Ilhéus, a vacinação contra o HPV segue disponível até dezembro de 2025.

HPV É UMA DOENÇA PERIGOSA 

O HPV é um vírus que afeta a pele e as mucosas. É uma infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. São mais de 200 tipos de HPV, sendo que alguns podem causar verrugas genitais, enquanto outros estão associados a tumores malignos, como o câncer do colo do útero, ânus, pênis, boca e garganta.

Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem, de 2 a 8 meses, mas pode ocorrer de demorar até 20 anos para aparecer sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. O diagnóstico do HPV é feito por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

Ministro do STF manda vistoriar área externa de condomínio de Bolsonaro || Foto Fabio Rodrigues Pozzebom/A.Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, neste sábado (30), o reforço nas medidas de monitoramento permanente da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cumpre prisão domiciliar em um condomínio no bairro Jardim Botânico, área nobre de Brasília.

A decisão ocorre após o procurador-geral da República, Paulo Gonet, ter enviado ao STF parecer contrário ao pedido da Polícia Federal (PF) para que agentes da corporação permanecessem no interior da casa de Bolsonaro 24 horas por dia. Apesar disso, o procurador se manifestou favorável ao reforço da segurança nas proximidades da residência e na entrada do condomínio, o que foi acatado pelo ministro.

Em sua decisão, Moraes mandou a Polícia Penal do DF realizar monitoramento presencial na área externa da residência e das divisas com os demais imóveis, onde poderia haver exposição ao risco de fuga.

Além do monitoramento externo, o ministro do STF autorizou a realização de vistorias nos “habitáculos e porta-malas de todos os veículos que saírem da residência do réu”. Essas vistorias, segundo a decisão, deverão ser documentadas, com a indicação dos veículos, motoristas e passageiros, e envio dessas informações ao STF diariamente.

JULGAMENTO

Na próxima terça-feira (2), Bolsonaro e mais sete aliados, que são réus do núcleo 1 da trama golpista, serão julgados pela Primeira Turma da Corte.

O ex-presidente cumpre prisão domiciliar desde o início de agosto, com uso de tornozeleira eletrônica. A medida foi determinada após Alexandre de Moraes entender que o ex-presidente violou as medidas cautelares que proibiam postagens nas redes sociais de terceiros.

Na semana passada, em outra investigação, a PF descobriu que Bolsonaro tinha um documento de asilo político para ser apresentado ao presidente da Argentina, Javier Milei. Segundo a PF, o documento estava salvo no aparelho desde 2024.

De acordo com a defesa, o documento era apenas um “rascunho”, e a solicitação de asilo não ocorreu. Os advogados negaram ainda a tentativa de fuga do país. Da Agência Brasil.

A vítima registrou boletim no Complexo Policial de Itabuna
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma professora aposentada de Itabuna, no sul da Bahia, tem enfrentado muitas dificuldades depois de se tornar uma das vítimas do estelionato sentimental ou estelionato amoroso, um golpe cada vez mais comum no Brasil. Nesta sexta-feira (29), a vítima registrou boletim de ocorrência contra um homem que conheceu, no ano passado, por meio das redes sociais. Ela se queixa de ter sofrido um golpe de cerca de R$ 80 mil.

A mulher relatou que o golpista intensificou o contato com ela no início ano. Durante os meses em que travaram o bate-papo a distância, meio de aplicativo e videochamadas, o homem convenceu a vítima de que era uma pessoa estrutura, de família tradicional, empresário e evangélico. Como ocorre sempre, o golpista prometeu juras de amor e casamento. Mas alegou para a mulher que não poderia se mudar para a Bahia por causa dos “negócios”.

O golpista disse que estava precisando de um aporte financeiro para alavancar os negócios e prometeu sociedade à vítima. Ele convenceu a professora a fazer empréstimos bancários para um suposto investimento. A mulher fez o primeiro e enviou para o homem em Aracaju, capital sergipana. E, por último, o criminoso também convenceu os pais dela, idosos, a enviarem dinheiro para supostos investimentos no setor de construção civil.

NÃO HONROU UMA ÚNICA PARCELA

O golpista prometeu que pagaria integralmente os valores. O dinheiro seria devolvido mensalmente, na data do vencimento das prestações bancárias, o que nunca ocorreu. A professora só se deu conta que era mais uma vítima do estelionato sentimental porque as parcelas foram vencendo e nada de pagamento. Hoje, a família está em dificuldade.

Para transmitir mais confiança às vítimas, o criminoso, durante o “namoro” com a professora, fazia chamada de vídeo e levava horas batendo papo com a mulher e a família dela. O Departamento  Especializado em Investigações Criminais da Polícia Civil (DEIC) em Itabuna é quem está responsável pela apuração da denúncia.

Existem na Câmara projetos de lei que buscam punir com mais rigor quem pratica do golpe sentimental ou amoroso. A proposta defende que o “estelionato sentimental” seja considerado um crime específico, com penas mais severas que as atuais . DO PIMENTA