Alexsandra, Mariana e Mariana Helena foram mortas a golpes de faca em praia ilheense || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia (DPT-BA) informou que ainda existem exames periciais em andamento relativos ao assassinato de três mulheres em Ilhéus. “Assim que todos os laudos forem concluídos, serão encaminhados à Polícia Civil”, acrescentou o órgão, nesta segunda-feira (15), em nota enviada ao PIMENTA.

“As investigações continuam, e a Polícia Técnica empregará todos os esforços para auxiliar na busca de autoria e estabelecimento da dinâmica do crime”, acrescentou o DPT-BA.

O órgão comentou o caso, do modo oficial, após a notícia de que os primeiros exames de DNA da investigação do caso não identificaram a presença de material genético do suspeito do crime, Thierry Lima da Silva, de 23 anos, segundo informou o site Correio 24h, nesta segunda (15).

Conforme o veículo, os exames feitos até o momento não apontaram compatibilidade entre as amostras genéticas colhidas do suspeito, de três facas encontradas na região onde o crime foi cometido e dos corpos das vítimas.

Hoje completou um mês do dia em que Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, Maria Helena do Nascimento Bastos, 41, e Mariana Bastos da Silva, 20, desapareceram durante caminhada no litoral sul da cidade. Os corpos das vítimas foram encontrados no dia seguinte, um sábado, 16 de agosto (relembre).

Thierry Lima confessou triplo homicídio, segundo a Polícia || Foto Redes Sociais

Thierry Lima da Silva foi preso no dia 25 de agosto, no Pontal, por tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, em depoimento, o investigado confessou o homicídio de Lucas dos Santos Nascimento, com quem manteve relacionamento afetivo, e o assassinato das três mulheres. Ainda conforme a Polícia, o suspeito disse ter agido sozinho no triplo homicídio. Ele continua preso, de forma preventiva.

CONTRADIÇÃO

Após a prisão do suspeito, a Polícia Civil informou a existência de contradições nos depoimentos dele, sem dar detalhes sobre as informações contraditórias. Uma das inconsistências seria a respeito do destino dado à arma do crime. Thierry Lima teria dito, primeiro, que enterrou a faca para escondê-la. Depois, que a jogou fora, sem se preocupar em enterrá-la para dificultar a localização do objeto.

Criançada recebeu kit da VCA para interagir com ação digital da construtora
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia saiu na frente em ação digital desenvolvida pela VCA Construtora que gerou um engajamento expressivo e envolveu mais de 300 famílias em diferentes partes do Brasil e até no exterior. A Boa Terra teve mais de 20 cidades representadas. Além disso, famílias de Pernambuco, São Paulo, Santa Catarina e outros países também aderiram.

Com foco nas crianças, o convite aos pequenos era simples: gravar um vídeo dizendo “quero fazer parte do Universo VCA”. Todas as inscritas receberam em casa um kit especial com produtos exclusivos, incluindo itens como caderno e lápis para colorir no estilo Bobbie Goods, nova febre entre a criançada, além de uma pelúcia do Universo VCA.

Ação envolveu mais de 300 famílias de quatro estados e do exterior || Imagem Divulgação

Para a direção da construtora fundada em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, a iniciativa mostrou como ações digitais podem criar experiências significativas e reforçar vínculos emocionais entre empresa e comunidade.

Homem ferido (à esq.) teria sido autor da facada que matou Ana Flávia (em destaque) || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma mulher faleceu no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, após ser atingida por golpe de faca no bairro Teotônio Vilela, na mesma cidade. O companheiro da vítima é o principal suspeito do crime.

Ana Flávia Costa dos Santos, de 39 anos, foi ferida durante uma briga, na noite de sábado (13). Socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levada para o hospital, ela morreu menos de 24h depois, neste domingo (14).

Segundo informações, o suspeito também sofreu ferimento durante a briga. Apesar de ter recebido atendimento médico, o homem, que não teve o nome divulgado, não chegou a ser preso. Tratado como feminicídio, o caso é investigado pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam).

“Guias para remoção do corpo e realização de perícia foram expedidas. Oitivas e diligências estão em andamento para apurar as circunstâncias do fato e o autor do crime”, informou a Polícia Civil, nesta segunda-feira (15), em nota enviada ao PIMENTA.

Licitação envolve trecho de 649 km da BR-101 || Foto Divulgação/Dnit
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) negou recurso de consórcio liderado pela Ambienger Engenharia Ambiental Ltda contra decisão administrativa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que excluiu a empresa de licitação para serviços de gestão ambiental ligados à duplicação de 649 quilômetros da BR-101. O trecho abrange áreas dos estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia.

Responsável pela defesa do Dnit no processo, a Advocacia-Geral da União (AGU) afirmou que a empresa não cumpriu exigência do edital do certame, que requer comprovação de experiência em um único empreendimento com, no mínimo, 200 quilômetros.

“No caso, o atestado apresentado pela impetrante foi corretamente rejeitado por não demonstrar, de forma inequívoca, a execução dos serviços exigidos no edital. A suposta extensão total de 201,1 km resultaria da soma de dois empreendimentos distintos, sendo que um sequer teve execução integral”, declarou a AGU, nesta segunda-feira (15), em nota.

Na licitação, com valor estimado de R$ 34,8 milhões, a proposta de R$ 23,4 milhões do consórcio liderado pela Ambienger chegou a ser declarada vencedora. No entanto, o concorrente foi inabilitado por insuficiência de comprovação de qualificação técnica.

O consórcio entrou com mandado de segurança contra o ato do Dnit, questionando a análise da comissão de licitação. O juízo de primeira instância denegou a segurança. O autor recorreu ao TRF4 sustentando que a justificativa para a inabilitação foi alterada no decorrer do processo. Alegou, também, que o Dnit deveria ter feito diligências e que houve violação aos princípios da isonomia e da impessoalidade.

A AGU defendeu que o caso do impetrante envolvia mérito técnico — insuficiência da extensão dos serviços comprovados — e não uma falha formal sanável por diligência.

RESPALDO DO TCU

Além disso, o Tribunal de Contas da União (TCU), que tem expertise na análise da regularidade de processos licitatórios, já havia considerado válida a inabilitação do consórcio.

O TRF4 acatou os argumentos da AGU, ressaltando que, em mandado de segurança, o direito alegado deve estar comprovado de forma imediata. O Tribunal também mencionou que o parecer do TCU reforça a legalidade da inabilitação.

Legislativo volta a adiar audiência com representantes da Prefeitura || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Câmara de Itabuna adiou audiência pública sobre a desocupação de área na Bananeira, no Lomanto, marcada para esta segunda-feira (15). Ainda não há nova data para a atividade. Conforme o Legislativo, a Secretaria de Governo encaminhou ofício informando que a Prefeitura não teve tempo hábil para reunir informações solicitadas e organizar as agendas das secretarias municipais envolvidas na matéria.

A audiência contaria com a participação do procurador-geral do Município, Álvaro Luiz Ferreira; da secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes; do vice-prefeito e secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza, Júnior Brandão (PV); da presidente da Comissão de Regularização Fundiária, Leila Lessa; e do coordenador da Defesa Civil, Mallory Senna.

Essa é a segunda vez que atividade sobre o mesmo assunto é adiada pelo Legislativo. O primeiro adiamento ocorreu no início deste mês, com direito a discurso inflamado do presidente da Câmara, Manoel Porfírio (PT). Na oportunidade, a secretária Sônia Fontes havia sido convocada para explicar a demolição de construções na Bananeira e atualizar os vereadores sobre a construção de moradias para as comunidades afetadas pela enchente de dezembro de 2021 (relembre).

Sesau vê com preocupação falta a procedimentos agendados via SUS || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus manifestou preocupação com as faltas injustificadas de pacientes a consultas médicas e exames agendados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a Pasta, as ausências sem aviso prévio causam prejuízo ao funcionamento da rede e a outros pacientes que aguardam atendimento.

De acordo com a supervisora da Regulação do Município, Daniele Machado, quando um paciente confirma a presença em um exame ou consulta e não comparece, sem aviso prévio, a vaga é perdida. “Isso significa que outra pessoa, que estava aguardando na fila, deixa de ser atendida. Em casos como ressonância magnética, que tem uma demanda muito grande, se dez pacientes faltam, são dez oportunidades desperdiçadas para quem realmente precisa do procedimento”, explicou.

Ainda conforme a gestora, se a ausência for informada num intervalo de 48h a 24h antes da data agendada, é possível remanejar a vaga. “Nos casos de cancelamento, conseguimos reaproveitar a vaga. Mas, quando há falta sem aviso, não há como reagendar em tempo hábil, e a oportunidade é perdida”.

É possível informar a impossibilidade de comparecimento ao exame ou à consulta ao setor de marcação da unidade de saúde onde o paciente agendou o procedimento, informa a supervisora. Também é recomendável que os pacientes mantenham atualizados os dados cadastrais, o que permite o contato da regulação para o agendamento de serviços.

Breno Barreto foi executado dentro de casa, neste domingo (14), em Ilhéus || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Câmeras de videomonitoramento registraram o assassinato de um homem, neste domingo (14), em um imóvel na Avenida José Luís da Fonseca, no Jardim Savoia, zona norte de Ilhéus. A vítima foi identificada como Breno Alencar Barreto, de 24 anos.

Breno (em destaque) foi morto dentro de casa no Jardim Savoia || Imagens Redes Sociais

A ação criminosa foi rápida. Às 16h31min, o assassino chega ao local do crime na garupa de uma moto e, com uma arma em punho, corre até a casa onde a vítima estava. Cerca de 15 segundos depois, ele sai correndo e foge com o comparsa na moto. A movimentação foi filmada por uma câmera externa.

Momento em que assassino dispara contra a vítima, no Savoia, em Ilhéus || Imagem Redes Sociais

Outra câmera flagrou o crime dentro do imóvel. As imagens mostram o homem atirando em Breno, que morreu ainda no local. Um jovem estava ao lado da vítima, mas não foi baleado.

A Polícia Civil deu início a inquérito para apurar a autoria e a motivação do crime.

Feira das Artes começa daqui a pouco em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Feira de Artesanato e Gastronomia Praça das Artes promove edição especial para as boas-vindas à chegada da Primavera, neste sábado (13) e domingo (14). O evento será na Praça Rio Cachoeira, próximo à Câmara de Vereadores, na Beira-Rio, em Itabuna, com início previsto para as 15h. Como sempre, promete ser uma ótima opção de lazer para toda a família.

Além da música ao vivo com os cantores Léo Jorge e Fran Matos e sorteio de brindes, a Feira reunirá talentos de Itabuna, Ilhéus e cidades vizinhas, com produtos de alta qualidade. Os visitantes poderão encontrar uma grande variedade de itens, como bijuterias, bordados, crochês, laços infantis, bolsas, tapetes e, claro, muitas delícias da gastronomia regional. “Quem vai, adora. É muito bacana”, acentua a servidora pública Gildete Vitória.

Organizada pela Associação de Artesanato Praça das Artes, a Feira se consolidou como evento importante para a cultura e a economia local. “Nosso evento valoriza a arte, a cultura e a gastronomia, reunindo talentos incríveis e sabores únicos. Estamos buscando fortalecer a feira cada vez mais e incentivar o empreendedorismo”, explica a artesã Flávia Oliveira, articuladora da associação.

A Praça das Artes conta com apoio da Prefeitura de Itabuna, que cede o espaço. As edições mensais da Feira seguem até dezembro deste ano. A visitação é inteiramente gratuita.

Maragogi (AL) está entre os destinos mais pesquisados|| Foto Ailton Silva/PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Você já teve vontade de conhecer algum lugar diferente assistindo a um reels ou a um vídeo no TikTok? Se sim, saiba que não está sozinho: buscar informações sobre a próxima viagem nas redes sociais virou tendência entre os brasileiros. É o que revela um estudo realizado pelo Ministério do Turismo em parceria com a Nexus, empresa de inteligência e pesquisa.

Segundo o levantamento, 49% dos consultados consideram plataformas como Facebook, Instagram, Twitter e TikTok as fontes mais relevantes de dados na hora de planejar uma viagem pelo Brasil. A pesquisa também mostra que a tradicional indicação de amigos e familiares mantém força total, sendo o principal recurso para 45% dos entrevistados.

O perfil predominante do viajante que mais utiliza redes sociais para inspirar novas viagens é de jovens (63% têm de 16 a 24 anos de idade), do sexo feminino (52%) e com ensino superior (59%). Além das plataformas digitais e do “boca a boca”, os consultados revelaram que também buscam informações em sites e blogs especializados na área de turismo (21%), bem como agências de viagens/operadoras turísticas (20%).

DESTINOS FAVORITOS

Conforme a mesma pesquisa, quando o assunto é o destino dos sonhos, as belezas naturais da região Nordeste do Brasil estão no topo da lista. Fernando de Noronha (PE), Porto de Galinhas (PE) e Lençóis Maranhenses (MA) lideram o ranking de lugares que mais despertam o interesse dos brasileiros para uma futura viagem.

Na sequência, aparecem destinos a exemplo de Salvador, Gramado (RS), Foz do Iguaçu (PR) e Maragogi (AL), mostrando a força da diversidade dos atrativos nacionais. Em relação às experiências de viagem, o turismo de sol e praia é o preferido de 62% dos brasileiros, seguido pelo turismo religioso/espiritual (18%) e por cultural/histórico (14%).

O levantamento “Turismo no Brasil – Tendências e Percepções” foi realizado pela empresa Nexus, a pedido do Ministério do Turismo, entre os dias 9 e 15 de agosto deste ano. Foram promovidas 2.503 entrevistas domiciliares com cidadãos a partir de 16 anos nas 27 Unidades da Federação. A margem de erro do estudo é de 2 pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%.

Vagas gratuitas em cursos pós-graduação || Foto Fábio Nakakura/MEC
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) está ofertando 7.584 vagas para mestrado e 228 para doutorado, pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (ProEB). O programa já tem editais de seleção publicados para dez cursos de mestrado e um de doutorado, ambos na categoria profissional.

Este ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abrirá 7.812 vagas, o maior número na história da iniciativa, criada em 2011. Ao todo, estão sendo oferecidas 1,1 mil vagas a mais que no ano de 2024.

Já foram publicados os editais de mestrado profissional de biologia; física; matemática; química; sociologia; filosofia; artes; letras; educação inclusiva; e história — este último também conta com vagas para o doutorado profissional. Ao todo, serão ofertadas vagas em 13 programas, sendo 12 de mestrado e um de doutorado.

PRAZOS DE INSCRIÇÕES EM SETEMBRO E OUTUBRO

Para biologia, física, matemática e química, as inscrições encerram em setembro. Já para o mestrado nos cursos de sociologia, filosofia, artes, letras, educação inclusiva e história, os prazos encerram em outubro. O prazo para inscrição na seleção do doutorado em história termina em novembro.

O ProEB é realizado por meio de uma rede nacional de universidades públicas com excelência na área de formação de professores, que levam os cursos para mais de 300 instituições de ensino superior nas cinco regiões do país. A iniciativa também conta com a participação de sociedades científicas de diversas áreas.

Por meio da Capes, o MEC destina recursos para o custeio do ProEB e concede bolsas de até 30% aos participantes. O programa já titulou cerca de 17 mil professores, com o objetivo de valorizar a experiência do profissional do magistério; contribuir para o desenvolvimento de materiais e estratégias didáticas; e buscar respostas aos problemas do cotidiano da escola e da sociedade.

Inscrições – Os links com informações, como critérios de seleção e cronogramas, estão listados abaixo. Nos editais, também estão listadas todas as instituições de ensino superior que ofertarão os cursos.

Os editais aqui : profBio, proFísica ; ProfMat; ProfQui; ProfSocio; Prof-Filo; ProfArtes; ProfLetras; ProfHistória e ProfEI.

Ministério Público do Trabalho denuncia fábrica por explosão em Ilhéus || Foto Divulgação/PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia ajuizou ação civil pública (ACP), com pedido de liminar, contra a Olam Agrícola, antiga Joanes, e mais três empresas terceirizadas. Na ação, o MPT pede que as quatro empresas sejam obrigadas a cumprir normas de saúde e segurança do trabalho e paguem R$ 5 milhões em indenização por danos morais coletivos.

O caso começou a ser investigado após a explosão de uma caldeira em julho de 2024, em Ilhéus, que deixou três trabalhadores feridos, dois com gravidade, todos terceirizados. Após a conclusão do inquérito, o MPT propôs a assinatura de termo de ajuste de conduta, não aceito pelas quatro empresas, obrigando o órgão a recorrer à Justiça.

No processo, que tramita na 2ª Vara do Trabalho de Ilhéus, o MPT apresenta ainda um pedido de liminar para que a Olam seja obrigada a adotar imediatamente as normas de saúde e segurança previstas na legislação brasileira. Para a procuradora Carolina Novais, autora da ação, “a concessão da liminar determinando a adoção das obrigações é fundamental para proteger a saúde e a vida dos trabalhadores, evitando que tragédias semelhantes se repitam no futuro”.

QUEIMADURAS DE SEGUNDO GRAU

Carolina Novais lembra que o inquérito apurou que a explosão na processadora de cacau ocorreu por falhas nas medidas de prevenção a acidentes, deixando dois empregados com queimaduras de segundo grau com acometimento entre 50% e 70% do corpo, enquanto um terceiro apresentou queimaduras de primeiro grau.

A ação movida pelo MPT apresenta grande volume de provas das inconformidades legais, como laudo pericial do próprio MPT, relatórios do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) e da Gerência Regional do Trabalho e Emprego (GRTE-Ilhéus), que também autuou as empresas pelas falhas estruturais na gestão de segurança.

Dentre as infrações detectadas estão a ausência de treinamentos adequados aos trabalhadores envolvidos e falta de manutenção e inspeções periódicas nas caldeiras e tubulações. As irregularidades se referem a descumprimentos da Norma Regulamentadora 13 (NR 13), do Ministério do Trabalho e Emprego.

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS

Entre os pedidos que o MPT faz à Justiça do Trabalho está o de obrigar as empresas a elaborar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). A ação também quer determinar a implementação de procedimentos de segurança para atividades não rotineiras, a capacitação dos trabalhadores que executam manutenção e regularização de inspeções e manutenções de caldeiras e tubulações.

Esses itens estão previstos na liminar solicitada, para que as obrigações de cumprir a norma de segurança sejam determinadas imediatamente, antes mesmo do curso do processo, prevenindo novos acidentes graves. Caso seja concedida a liminar, o MPT pede que seja fixada multa de R$ 30 mil por item eventualmente descumprido.

Atriz Matilde Reymão curte dias de descanso no paraíso sul-baiano || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Protagonista da novela Cacau, da emissora portuguesa TVI, a atriz Matilde Reymão voltou a Itacaré, no sul da Bahia, onde a história do folhetim é ambientada. Sucesso de audiência em Portugal, a novela já foi vendida para mais de 90 países. Mas, dessa vez, a artista portuguesa não está na cidade a trabalho. Acompanhada da mãe, de três irmãos e do noivo, o surfista profissional Nic Von Rupp, Matilde aproveitou dias de descanso no destino turístico.

Matilde e o namorado, o surfista Nic Von Rupp, na Praia da Tiririca, em Itacaré || Foto Redes Sociais

A família ficou hospedada na Villa 15, no Condomínio Villas do Resende, onde desfrutou da natureza, da tranquilidade e das experiências que consolidaram Itacaré como um dos locais mais procurados do Brasil. Entre os programas, surfaram, fizeram passeios por praias e trilhas e apreciaram delícias da gastronomia em estabelecimentos renomados, como o Uçá Restaurante, que funciona no Aldeia do Mar Sensorial Hotel, onde foram recebidos pelos empresários Ernani e Natália Pettinati.

“Primeiras 24h no paraíso baiano, tão bom voltar aqui”, escreveu a atriz ao compartilhar fotos da estadia em Itacaré nas redes sociais. Já Nic Von Rupp destacou a segurança do município.  “Caminhamos durante o dia e a noite sem preocupações. Itacaré é muito seguro”.

TURISMO EM ALTA

Nego de Saronga (de camisa clara) recepciona casal europeu em Itacaré || Foto Redes Sociais

Para o prefeito Edson Arante, Nego de Saronga (PT), a presença da atriz internacional reforça o bom desempenho do turismo no município. “Itacaré tem movimento o ano inteiro. Só em março e abril de 2025, tivemos um crescimento expressivo de visitantes estrangeiros. Isso fortalece a economia e garante ocupação hoteleira em todos os períodos”.

Matilde Reymão faz selfie com funcionárias de hospedaria || Foto Redes Sociais

Na avaliação do secretário de Turismo do Município, Marcos Souza ‘Japu’, o boom do setor é fruto de um trabalho integrado entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil.

“Estamos no coração da Mata Atlântica preservada, com praias, cachoeiras, gastronomia, cultura e eventos. Além disso, Itacaré encerrou o lixão há três anos e hoje é referência em sustentabilidade. Essa soma de fatores faz com que o destino seja uma vitrine mundial”, acrescentou Japu.

Momento da prisão de Josevan Dionisio, nesta sexta (12), em Simões Filho || Fotos SSP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos investigados pelo assassinato da líder religiosa e quilombola Mãe Bernadete Pacífico foi preso nesta sexta-feira (12), em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. Josevan Dionísio dos Santos, o BZ, é apontado como executor do assassinato da mãe de santo, cometido em 17 de agosto de 2023, no Quilombo Pitanga dos Palmares, no mesmo município.

De acordo com a Polícia Civil, quando estava cercado pelas forças policiais, Josevan dos Santos manteve como reféns a companheira e os dois filhos. Após negociação, o suspeito libertou as vítimas e se entregou às equipes do Departamento de Repressão e Combate ao Narcotráfico e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais. Com ele, os agentes de segurança apreenderam uma pistola 9 milímetros.

Mãe Bernadete Pacífico foi morta a tiros no quilombo que liderava, em Simões Filho || Foto Conaq

O assassinato da líder quilombola, segundo as investigações, foi motivado pela resistência da vítima contra a expansão do tráfico de drogas em territórios tradicionais. Mãe Bernadete era voz ativa na defesa dos direitos humanos e denunciava a atuação de facções criminosas na região.

No inquérito, seis pessoas foram indiciadas pelo homicídio, e cinco delas estão presas. Diligências continuam para localizar o último suspeito de envolvimento no crime, Marilio dos Santos, o Maquinista.

Marilio, o Maquinista, está foragido da Justiça || Imagem SSP-BA

Além do assassinato de Mãe Bernadete, Josevan também é investigado por integrar grupo criminoso atuante em Simões Filho e região, envolvido em roubos, tráfico de drogas e homicídios. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça.

Amaurih Oliveira deu vida a Santos em Guerreiros do Sol || Imagem Globoplay
Tempo de leitura: 2 minutos

O ator Amaurih Oliveira será um dos grandes destaques do 6º episódio da série de lives O Fio da Cena: tecendo memórias do TPI – 30 anos, na próxima segunda-feira (15), às 19h, pelo canal do Teatro Popular de Ilhéus no YouTube. O tema do encontro será A Criação do Núcleo para Infâncias e contará com a mediação do diretor e dramaturgo Romualdo Lisboa. Também participam a atriz e uma das fundadoras do TPI, Tânia Barbosa, e a atriz, cantora e professora Geisa Pena Tupinambá.

Reconhecido nacionalmente pela interpretação do cangaceiro Santos na série Guerreiros do Sol, do Globoplay, Amaurih já atuou em mais de 15 montagens teatrais e venceu o Prêmio Braskem de 2013, conquistado pela atuação no musical Éramos Gays. Também participou de telenovelas da Globo, Record e SBT, além de produções cinematográficas.

Amaurih é convidado especial da série Fio da Cena, do TPI || Foto Divulgação

Para Romualdo Lisboa, falou sobre o significado da participação do ator na atividade do TPI. “Amaurih é um talento que muito nos orgulha. Passou pelo Teatro Popular de Ilhéus e hoje constrói uma carreira de destaque nacional, seja no palco, no cinema ou na televisão. É um exemplo vivo de como o TPI ajudou a revelar e projetar artistas para além das fronteiras regionais, mantendo sempre um vínculo afetivo com nossa história”, afirma.

Além de Amaurih, Geisa Pena Tupinambá (que também é produtora indígena do povo Tupinambá de Olivença) e Tânia Barbosa trarão contribuições fundamentais, compartilhando suas experiências e referências na construção da memória e da identidade artística do Teatro Popular de Ilhéus.

FIO DA CENA

A série O Fio da Cena vai ao ar semanalmente, até dezembro, como um banco de memórias vivas do TPI. Cada episódio reúne artistas, técnicos e parceiros para revisitar bastidores, processos criativos e histórias que marcaram os 30 anos de umas das principais companhias de teatro do mundo.

A série foi contemplada nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Igor foi baleado dentro de carro e morreu na hora || Foto Fábio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A intensa movimentação de pessoas em horário de final de expediente não inibiu a ação de criminosos que assassinaram um jovem a tiros, nesta quinta-feira (11), por volta das 17h30min, em frente ao ponto de ônibus do Supermercado Alana, no Centro de Ilhéus. A vítima foi identificada como Igor Santos Batista, de 26 anos.

Transeuntes observam cena do crime || Foto Redes Sociais

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que Igor e o irmão dele estavam em um carro quando dois homens se aproximaram do veículo e dispararam contra a vítima, que morreu no local. Os autores do crime, que estavam em uma moto, fugiram na sequência. Segundo informações, o irmão de Igor não foi baleado.

O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo para necrópsia. Conforme a Polícia, imagens de câmeras de videomonitoramento e diligências investigativas irão contribuir para a identificação dos autores do homicídio.