Competição reúne 16 equipes de bairros, vilas e distritos de Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira Copa Distrital de Futebol de Ilhéus começou neste domingo (21), no Estádio Municipal Mário Pessoa, com três jogos. Apesar do nome, além de distritos, bairros e vilas do município também são representados. É o caso do Salobrinho, que venceu o time de Aritaguá por 1 a 0 na partida de abertura da competição. Nos outros dois confrontos, São José e Juerana empataram sem gols; e Águas de Olivença bateu Japu por 2 a 1.

Para Gelo, jogador do Salobrinho e autor do primeiro gol da Copa, a experiência de balançar as redes do Mário Pessoa foi emocionante.  “É uma emoção muito grande. A direção do campeonato está de parabéns pela organização. Que ele continue nesse nível”, declarou.

A segunda rodada será no próximo domingo (28), no Mário Pessoa, com as partidas entre Santo Antônio e Cachoeira, às 8h; Maria Jape x Couto, às 10h; e Inema x Castelo Novo, às 12h.

A competição reúne 16 distritos, todos apoiados pela Prefeitura de Ilhéus, que garantiu transporte, uniformes e inscrição gratuita. A Federação Bahiana de Futebol é parceira do campeonato.

Rafael Coutinho treinando pela Seleção Brasileira || Foto Rafael Ribeiro/CBF
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

Destaque das categorias de base do Palmeiras, o itabunense Rafael Barbosa Coutinho, de 19 anos, está entre os 21 jogadores da Seleção Brasileira que embarcam, na próxima terça-feira (23), para a disputa da Copa do Mundo Sub-20, que será disputada no Chile, entre os dias 27 de setembro e 19 de outubro. Nascido no município do sul da Bahia, em março de 2006,  Rafael  Coutinho é considerado uma joia do clube paulista.

Para o itabunense, era um sonho de criança vestir a camisa da Seleção Brasileira de Futebol. ” Um sonho de menino, agora se tornando realidade. Ser convocado para a Copa do Mundo Sub-20 é a prova de que todo o esforço, dedicação e fé valem a pena. Sei que essa é só mais uma etapa de uma longa caminhada, mas sigo firme, confiante e grato a Deus por cada oportunidade”, afirmou em sua rede social.

Canhoto, o meio-campista conquistou, neste ano, o seu quarto título brasileiro com a camisa do Palmeiras. O atleta conquistou dois Campeonatos Brasileiros Sub-17 e dois Sub-20, além de Paulista Sub-20 (2023), Paulista Sub-17 (2022), Copa do Brasil Sub-17 (2022 e 2023), Paulista Sub-15 e Nike Premier Cup Sub-15. Ele está no clube paulista desde 2021.

COPA DO MUNDO SUB-20

Comandada pelo ex-jogador Ramon Menezes, a Seleção Brasileira garantiu a classificação para o Mundial Sub-20 deste ano ao conquistar o Sul-Americano, no início deste ano. A equipe está no grupo C e enfrenta México, Marrocos e Espanha na primeira fase do torneio.

A Seleção Brasileira estreia no Mundial Sub-20 no próximo domingo (28), às 20h, contra o México, Estádio Nacional do Chile, em Santiago. No dia 1º de outubro, o Brasil enfrenta o Marrocos, também às 20h, neste mesmo estádio. A última partida da fase de grupos será diante da Espanha, no dia 4 de outubro, às 17h, no Nacional do Chile.

A Copa do Mundo Sub-20 conta com 24 seleções divididas em seis grupos com quatro equipes em cada. As duas melhores seleções de cada chave avançam para as oitavas de final, assim como as quatro melhores terceiras colocadas no geral. A partir desta fase, a competição segue no formato mata-mata até a decisão.  O Brasil é pentacampeão mundial da categoria Sub-20, conquistando os títulos de 1983, 1985, 1993, 2003 e 2011.

Leia Mais

Vinícius e Dálete ficaram quase duas semanas sem contato com parentes de MG || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

As últimas duas semanas foram de angústia para uma família do quilombo Vila Nova, no distrito de São Gonçalo do Rio das Pedras, em Serro, interior de Minas Gerais. Por quase duas semanas, nenhuma notícia de Vinícius dos Santos Euzébio Carvalho Martins, de 21 anos, que deixou a comunidade, no dia 6 de agosto, para trabalhar como jardineiro na zona rural de Ilhéus.

Mudou-se para o município do sul da Bahia com a esposa, Dálete Alves Martins Carvalho, e os dois filhos do casal, de um e três anos de idade. Tomou a decisão atraído por promessa de trabalho como jardineiro no distrito de Aritaguá. Um mês após a mudança, deixou de fazer contato com os familiares em Minas Gerais. Falou com a mãe pela última vez no dia 6 de setembro, segundo relato de Larissa Augustinho do Nascimento, esposa de um primo de Vinícius.

Ao PIMENTA, Larissa afirmou que, além da falta de contato, acontecimentos relatados anteriormente por Vinícius chamaram a atenção da família. O jovem parecia frustrado ao comentar as condições de trabalho e moradia. A realidade era diferente do que lhe foi prometido pela contratante, uma mulher cujo nome não foi informado ao site.

“Ele entrou em contato com a gente, falando que não era aquilo que ele esperava. Não era a mesma coisa das imagens, das fotos que ela [a contratante] mandou. E o trabalho não era também a mesma coisa que ela tinha prometido para ele”, conta Larissa do Nascimento.

Além das funções de jardineiro, Vinícius também colhia e vendia cocos a serviço da dona da propriedade, acrescentou Larissa. A maior frustração viria ao final do primeiro mês de trabalho, quando o jovem teria sido alertado de que o seu salário cobriria apenas as despesas da própria família, que morava em um imóvel da mesma contratante. A moradia teria que ser remunerada com aluguel.

Insatisfeito, Vinícius dos Santos decidiu sair do emprego e da casa para trabalhar e residir em uma propriedade próxima. No dia 6 de setembro, quando falou com os parentes de Minas, estava fazendo a mudança.

Ao PIMENTA, Larissa do Nascimento contou que a dona do primeiro lugar em que Vinícius trabalhou teria exigido o pagamento de R$ 1 mil, como rescisão do aluguel da casa onde o jovem morou por um mês. A suposta dívida viria a ser mais um motivo de preocupação durante os dias em Vinícius e Dálete não fizeram contato com a família.

“FOI UM MAL ENTENDIDO”

No dia 13 de setembro, Larissa do Nascimento foi a uma delegacia da Polícia Civil, em Ibirité, Região Metropolitana de Belo Horizonte, e registrou boletim de ocorrência do desaparecimento da família recém-chegada a Ilhéus. Também tentou acionar a Polícia Civil da Bahia com a ajuda de conhecidos, mas, procurada pelo PIMENTA, a corporação informou que não há registro do caso no seu banco de dados.

Nesta sexta-feira (19), Larissa informou ao site que Vinícius havia restabelecido contato. Ele disse que ficou sem celular, pois o aparelho quebrou. Foi um colega do novo trabalho em um areal quem o contou da notícia do desaparecimento, que circulava nas redes sociais.

Por meio de Larissa, o jovem enviou uma mensagem de áudio para o PIMENTA:

– Aqui é o Vinícius. A gente foi encontrado, sim. Na verdade, foi um mal-entendido. A gente estava sem celular e não conseguiu se comunicar a tempo [com os familiares de Minas Gerais]. Estamos bem, graças a Deus. Está todo mundo joia, eu e minha família, estamos todos muito bem e retomamos a comunicação. Está tudo certo.

Criminoso atira em vítima já caída no chão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil confirmou a morte de um dos três jovens baleados nesta sexta-feira (19), em uma serralheria na Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus. Ao PIMENTA, a corporação informou que o serralheiro Breno Araújo Santos de Jesus, de 20 anos, morreu no local. As outras duas vítimas sobreviveram.

Imagens de videomonitoramento sugerem que Breno foi alvo de execução. Câmera externa registrou a movimentação dos dois autores do crime, que chegaram ao local em uma moto, por volta das 16h28min. Um deles, de capacete azul, passa em frente à serralheria e para no imóvel ao lado, como se estivesse sondando a localização da vítima.

Na sequência, ele entra na serralheria com uma pistola em punho e atira várias vezes contra Breno, mesmo com a vítima já caída no chão. Depois, o atirador se volta para os demais funcionários e, na gravação de câmera interna, é possível vê-lo atingindo um serralheiro em uma das pernas, antes de fugir de moto com o comparsa.

A Delegacia Territorial de Ilhéus investiga a autoria e motivação do ataque. Assista ao vídeo citado.

Alunos de escola correm risco ao atravessar avenida, alerta autor de vídeo || Imagem Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Alunos de escolas situadas na avenida Nossa Senhora Aparecida, antiga Barreira, na zona sul de Ilhéus, são expostos a riscos no intenso trânsito da localidade devido à falta de faixa de pedestres. A movimentação de veículos é maior nos horários de entrada e saída das aulas, no início da manhã, meio-dia e final da tarde.

A dificuldade que os estudantes enfrentam para atravessar a avenida foi registrada por um cinegrafista amador, que demonstra preocupação com a segurança dos alunos. “Seria necessário aqui, urgentemente, uma faixa de pedestres ou uma faixa elevada”, alerta.

“Os alunos necessitam atravessar de um lado para o outro, só que não tem faixa de pedestres nem quebra-molas. É risco constante”, reforça o autor da gravação enviada ao PIMENTA.

Na última quinta-feira (18), o PIMENTA procurou a Prefeitura de Ilhéus para saber se a instalação de algum tipo de redutor de velocidade no local está no planejamento da Autarquia de Trânsito e Transporte do Município (Sutram), mas não obteve resposta.

Criminoso atira em vítima já caída no chão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminosos fizeram um ataque a tiros contra empregados de uma serralheria, nesta sexta-feira (19), na Barra do Itaípe, zona norte de Ilhéus. Ao menos dois funcionários do estabelecimento foram atingidos.

O PIMENTA teve acesso a imagens de câmeras de videomonitoramento que registraram o crime em três perspectivas. Duas delas mostram a ação criminosa dentro da oficina. Um homem magro, de capacete, entra no local e atira nos funcionários. Uma das vítimas foi atingida na perna. Na sequência, é possível ver outra vítima baleada, que desmaiou enquanto pedia socorro a um colega de trabalho.

Atirador ataca segunda vítima dentro de oficina || Imagem Redes Sociais

Outra câmera filmou a ação na área externa. A gravação mostra que um segundo criminoso, também de capacete, deu cobertura ao ataque. A dupla, que chegou ao local por volta das 16h28min, espera alguns minutos antes de agir, como se estivesse fazendo uma sondagem. Assista ao vídeo.

ILHÉUS: POLÍCIA CONFIRMA ÓBITO DE VÍTIMA DE ATAQUE A TIROS NA BARRA DO ITAÍPE

Jackson foi baleado e morreu em Hospital || Foto Fábio Roberto Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nesta sexta-feira (31), em Ilhéus, o comerciante atingido por disparos de arma de fogo, ontem (18), no Malhado. Jackson Souza Lopes, de 31 anos, foi baleado quando chegava ao quiosque onde trabalhava. Outro homem também foi alvejado, mas sobreviveu.

Os atiradores chegaram ao local em uma moto, fizeram os disparos contra as vítimas e fugiram. Até o momento, ninguém foi preso.

Gravemente ferido, Jackson perdeu muito sangue. A família da vítima chegou a fazer uma campanha em busca de doações de sangue para ele. No entanto, o estado de saúde do comerciante se agravou e ele faleceu na manhã de hoje (31). A Polícia Civil investiga a motivação e a autoria do crime.

O comerciante foi a segunda vítima de crime de execução na mesma semana em Ilhéus. O caso anterior ocorreu no domingo (14), quando Breno Alencar Barreto, de 24 anos, foi assassinado por um atirador em uma casa no Jardim Savoia (relembre). Com Fábio Roberto Notícias.

Rui Costa, Valderico e o presidente Lula durante solenidade em Brasília || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), participou nesta quinta-feira (18), em Brasília, da solenidade de divulgação dos projetos contemplados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções 2025, do Governo Federal. De acordo com o gestor, a cidade teve o quarto maior número de propostas inscritas entre os municípios baianos e será atendida com obras de contenção de encostas e de drenagem urbana.

“Com certeza, hoje foi a aprovação de parte desses projetos para que melhore a qualidade de vida da população, com encostas e drenagem”, declarou o prefeito, em vídeo divulgado nas redes sociais.

A Prefeitura informou, em nota, que o município vai receber três intervenções em encostas, sendo uma executada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil e duas pelo Governo do Estado, além da execução de obras de drenagem em diferentes áreas da cidade. As localidades onde os serviços serão feitos ainda não foram divulgadas.

A FOTO

Durante a solenidade, Valderico Junior foi fotografado ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa, responsável pela coordenação nacional do PAC. A imagem repercutiu em Ilhéus, onde parte da base do prefeito é apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O próprio Valderico revelou ter votado no ex-presidente nas eleições de 2018 e 2022.

Agricultores baianos garantem certificação da Faculdade VP || Foto Caroline Meira/CAR
Tempo de leitura: 2 minutos

A agricultura familiar da Bahia celebrou um marco de reconhecimento de qualidade durante o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, nesta quinta-feira (18), em São Paulo. Produtos de cooperativas baianas receberam o Selo VP, certificação concedida pela Faculdade VP, referência mundial em nutrição funcional.

O selo atesta a qualidade, a segurança e o valor nutricional de alimentos produzidos por famílias agricultoras, reforçando a credibilidade desses produtos junto a nutricionistas, consumidores e redes de comercialização. Foram certificados: flocão de milho da Cooperativa agropecuária Mista Regional de Irecê (Copirecê), o suco de uva da Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), as barrinhas de cereais da Cooperativa Agroindustrial de Produtores de Frutas de Itaberaba (Coopaita) e o mix de castanhas da Cooperativa da Cajucultura Familiar do Nordeste da Bahia (Cooperacaju).

Para a nutricionista e diretora da VP Centro de Nutrição, Valéria Paschoal, a certificação é um divisor de águas para os alimentos da agricultura familiar. “O Selo VP é muito mais do que um símbolo de qualidade, ele é uma chancela que mostra ao mundo que a agricultura familiar é capaz de entregar alimentos saudáveis, nutritivos e sustentáveis, produzidos com cuidado e responsabilidade”.

De acordo com o Governo da Bahia, a conquista é fruto de um esforço coletivo que envolve o trabalho das cooperativas e o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). A CAR atua desde a base produtiva até a estruturação da agroindústria e da comercialização, além de possibilitar a presença das cooperativas em grandes eventos como o Congresso de Nutrição Funcional.

ESTANDE

A Bahia marca presença no evento com o estande “Agricultura Familiar da Bahia: Saudável por Natureza”. O evento segue até o dia 20 de setembro como uma vitrine de sabores, saberes e diversidade cultural, aproximando o público de alimentos que unem inovação, tradição e sustentabilidade.

Itabuna é contemplada com R$ 31 milhões no Novo PAC || Foto Eduardo Aiache/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, apresentou, nesta quinta-feira (18), em Brasília, série de demandas ao ministro da Casa Civil, Rui Costa. Ele participou da cerimônia para a divulgação do resultado das propostas do Novo PAC Seleções, programa voltado para obras de macrodrenagem e contenção de encostas. O município do sul da Bahia foi contemplado com R$ 31 milhões, segundo o prefeito.

Durante cerimônia em Brasília, o presidente Lula anunciou recursos da ordem de R$ 10,3 bilhões para obras de drenagem urbana sustentável e manejo de águas pluviais. Na modalidade Drenagem Urbana Sustentável, foram aprovadas 182 propostas de 174 municípios com situações críticas e recorrentes de inundações, enxurradas e alagamentos.

Jerônimo, Augusto e Rui Costa em Brasília || Reprodução

Do valor total, R$ 4,7 bilhões sairão do Orçamento Geral da União (OGU) e R$ 5,6 bilhões de financiamentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).  Do valor global, serão repassados R$ 1,3 bilhão para a realização de intervenções em 29 municípios baianos. No sul da Bahia, além de Itabuna, são contemplados os municípios de Camacã, Ipiaú, Ilhéus, Dario Meira, Gandu, Ibicaraí e Pau Brasil.

MAIS INVESTIMENTOS

O prefeito Augusto Castro destacou a importância da parceria com os governos estadual e federal para a conquista de novos investimentos para obras estruturantes em Itabuna. “Primeiro, agradecer ao ministro Rui Costa e ao governador Jerônimo Rodrigues pelos investimentos do Governo do Estado e investimentos do Governo Federal. Hoje, o presidente Lula anuncia recursos do PAC Seleções para drenagem, investimentos que mudam a realidade da nossa cidade”, afirmou o prefeito.

Augusto Castro aproveitou a audiência com Rui Costa para apresentar o projeto de construção de um aeroporto em Itabuna, reforçou o pedido de duplicação de trecho da BR-415,na zona urbana, da Nova Itabuna até Nova Ferradas, e solicitou a construção de novas casas populares.

O PAC Seleções contemplou, além dos municípios do sul da Bahia, Ubaíra, Itororó, Mundo Novo, Candeias, Vitória da Conquista, Medeiros Neto, Itapetinga, Porto Seguro, Bom Jesus da Lapa, Santa Cruz Cabrália, Valença, Nazaré, Nilo Peçanha, Simões Filho e Teolândia.

DJ Bel, Dr. Imbira e Alien Punch se apresentam neste sábado (20), às 19h, na Praça Rui Barbosa, em Ilhéus || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma volta em dose dupla. A Dr. Imbira e o Projeto Sábado Sim, duas crias da cena cultural de Ilhéus, retornaram aos palcos. Neste sábado (20), a partir das 19h, a Praça Rui Barbosa, na avenida Soares Lopes, recebe show especial da banda de rock, num oferecimento do coletivo Chocolate Groove e da livraria O Badauê.

Criado em 2011, o Sábado Sim já deixou sua marca em mais de 50 eventos na Terra da Gabriela e, após longa hibernação, voltou a agitar a cidade no último dia 6, com o reggae da Quizila. Já no próximo final de semana, será a vez do retorno da Dr. Imbira, que também passou um tempo na geladeira.

Registro do retorno do Projeto Sábado Sim, no último dia 6 || Foto Chocolate Groove

Da antiga formação, a banda mantém o cantor e compositor Cabeça Isidoro nos vocais. No show do próximo sábado, ele terá a companhia de Lula Soares Lopes na bateria; Ismera Rock na guitarra; e Danilo Ornelas no contrabaixo. A noite terá ainda apresentação de DJ Bel, com um set recheado de sucessos do sul da Bahia, e participação especial da banda Alien Punch.

O Projeto Sábado Sim foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Ilhéus e tem apoio financeiro da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Major Penalva acompanha pronunciamento de Paulo Rezende || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Num gesto de reconhecimento da atuação da 70ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM), comunidades do litoral norte de Ilhéus promoveram, nesta quinta-feira (18), no Joia do Atlântico, recepção de boas-vindas ao Major Ricardo Penalva da Silva, novo comandante da unidade responsável pelo policiamento da região. A reunião atraiu representantes de 14 localidades.

“Nosso propósito foi reunir as comunidades para que o comandante tivesse uma visão clara das nossas necessidades. Acreditamos que a aproximação é o melhor caminho para encontrar soluções conjuntas”, explicou o presidente da Associação de Moradores da Vila Barramares, Paulo Rezende, Paulão.

O comandante reafirmou o empenho da 70ª CIPM em defesa da segurança pública de Ilhéus. “Estamos à disposição para servir com compromisso, eficiência e proximidade. Conhecer de perto os desafios enfrentados pelas comunidades é fundamental para direcionar nossas ações e melhorar a sensação de segurança”, acrescentou o oficial, que assumiu a Companhia neste mês.

O ato também contou com a participação do diretor do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia, Roberto Cerqueira; do comandante da Guarda Municipal de Ilhéus, Victor Farias; e da presidente do Comitê de Acompanhamento do Programa de Reorientação Turística do Litoral Norte de Ilhéus, Telma Nanci. Todos reforçaram a importância de afinar a cooperação entre as forças de segurança pública, os conselhos comunitários e a sociedade civil organizada, em prol de um município mais seguro.

Iago Costa Amaral foi visto pela última vez em 5 de setembro, no Monte Cristo || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um morador do bairro Monte Cristo, em Itabuna, está desaparecido há quase duas semanas. Iago Costa Amaral, de 29 anos, saiu de casa na noite de 5 de setembro, por volta das 19h, informando aos pais que iria ao encontro de uma mulher no bairro Teotônio Vilela, em Ilhéus. Desde então, não fez contato com a família.

Iago teria ido a encontro com mulher em Ilhéus

Iago deixou a casa da família em uma moto Honda CG Titan Fan 160, 2024, cinza escuro, com placa GTN-7G11. Vestia um capote preto. Os pais não conseguem estabelecer contato com o jovem por meio do telefone dele. Segundo Givaldo de Jesus Amaral, o filho não tem o hábito de se ausentar sem dar notícia à família.

O desaparecimento é investigado pela Polícia Civil. Informações que ajudem os investigadores e a família a obter notícia de Iago Costa Amaral podem ser enviadas pelos telefones (73) 9 8892-2309 e 9 8849-0664.

UFSB oferece novo curso de bacharelado no campus de Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) anunciou a criação do curso de Bacharelado em Engenharia de Computação e Informação no Campus Jorge Amado, na Rodovia Ilhéus-Itabuna. A proposta foi aprovada, por unanimidade, na última reunião do Conselho Universitário, ontem (17).

A previsão é que o curso comece a ser ofertado já no primeiro semestre letivo de 2026, com ingresso exclusivo pelo SISU. Após a primeira entrada, ainda em 2026, haverá participação nos editais de transferência interna e externa, ampliando as possibilidades de acesso.

O curso terá duração mínima de 4 anos e meio. A proposta pedagógica destaca metodologias ativas, como equipes de aprendizagem, sala de aula invertida e aprendizagem baseada em problemas, valorizando o protagonismo do estudante.

Segundo a reitoria da UFSB, a iniciativa vem sendo maturada desde 2019 pelo Centro de Formação em Tecno-Ciências e Inovação, construída com alto rigor acadêmico e visão estratégica. Ela atende a uma demanda regional identificada em consultas públicas e pesquisas feitas pela universidade. O curso se propõe a preencher lacunas formativas no setor tecnológico e a fortalecer o polo industrial e tecnológico do sul da Bahia, contribuindo para a inovação, a geração de empregos e o desenvolvimento sustentável.

“O desenho curricular foi concebido para se integrar de forma interdisciplinar com cursos já implantados na UFSB, além de fortalecer as cadeias produtivas locais, contribuindo para a competitividade do ecossistema industrial e de inovação do Sul da Bahia, ao mesmo tempo em que prepara o egresso para atuar em cenários nacionais e internacionais por meio de conteúdos atualizados, aderentes às melhores práticas e às tecnologias emergentes”, afirma o coordenador do curso, Edcarllos Santos.

DIFERENTE DA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

Diferentemente da Ciência da Computação, a Engenharia de Computação e Informação da UFSB é uma engenharia de fato. Ela é baseada em matemática e física aplicadas, com integração de hardware e software.

Estruturada em três eixos temáticos (engenharia de software, inteligência artificial e sistemas embarcados), a proposta, explica Edcarllos, consolida competências para entregar produtos ciberfísicos robustos, garantir operação em tempo real, além de aplicar inteligência artificial com eficiência energética, atendendo assim as demandas da Indústria 4.0.

MERCADO DE TRABALHO

Na leitura da UFSB, os egressos terão um mercado diversificado e em expansão, com destaque para sistemas embarcados e inteligência artificial aplicados à manufatura, eletroeletrônicos, mobilidade, energia e saúde.

Na região, o ecossistema formado pelo Cepei, pela Daten e pela Positivo Tecnologia impulsiona a demanda por profissionais qualificados em hardware, firmware, testes, validação e integração de IA. Nacional e internacionalmente, o curso abre portas em áreas como internet das coisas, visão computacional e aprendizado de máquina em tempo real.

Ainda, segundo o coordenador, o campus Jorge Amado foi escolhido para a criação desse novo curso por reunir condições ideais para receber o curso: já conta com formações na área de Tecnologia da Informação, favorecendo sinergia curricular e compartilhamento de laboratórios; dispõe de corpo docente aderente às áreas do curso; e está localizado em um território com forte presença industrial e tecnológica, especialmente no eixo Ilhéus-Itabuna.

– Ao lançar esta graduação, a UFSB reafirma seu compromisso de acompanhar as inovações tecnológicas e as demandas do mercado, convertendo esse alinhamento em currículos atuais, formação de qualidade e em oportunidades concretas para os estudantes e para a região – afirma Edcarllos Santos.

Prefeito Valderico Junior publica lei que flexibiliza pagamento de auxílio || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) sancionou a Lei 4353/2025, que autoriza a Prefeitura de Ilhéus a pagar o vale-alimentação dos servidores municipais em dinheiro, de forma extraordinária, enquanto houver impedimento ao uso do cartão magnético destinado a este fim. A legislação foi publicada na edição desta quarta-feira (17) do Diário Oficial do Município.

A nova lei assegura que o pagamento de modo excepcional, em dinheiro, não altera a natureza indenizatória do auxílio-alimentação. Significa que o valor não será computado para efeitos de tributação e contribuição previdenciária, por exemplo.

A Prefeitura adotou a alternativa após o BK Bank, que prestava o serviço de pagamento do vale-alimentação, ter recursos bloqueados pela Justiça Federal no curso da Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal, Polícia Civil de São Paulo e Receita Federal. A instituição financeira é investigada por, supostamente, ter sido usada para lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). A empresa nega.

Após o bloqueio das contas do BK Bank, supermercados de Ilhéus deixaram de receber o cartão usado pelos servidores da Prefeitura e da Câmara de Vereadores. No caso do Legislativo, o contrato com a fornecedora foi rescindido. O Executivo ainda não anunciou se vai manter o vínculo com a empresa ou encerrá-lo.