Aumenta o número de trabalhadores por aplicativo || Foto Fernando Frazão/Agência Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

O número de pessoas trabalhando em aplicativos de transporte e de entrega aumenta a cada ano no Brasil. Entre 2015 e 2025, enquanto a população ocupada no país cresceu cerca de 10%, o número de trabalhadores por aplicativos aumentou 170%, passando de cerca de 770 mil para 2,1 milhões.

O Banco Central apresentou, nesta quinta-feira (25), cálculos que tentam descrever o impacto dos aplicativos no mercado e trabalho no Brasil, imaginando cenários com e sem as plataformas. A análise está no Relatório de Política Monetária referente ao terceiro trimestre de 2025. Os resultados sugerem que esse fenômeno do uso dos aplicativos teve impacto na taxa de participação na força de trabalho, no nível de ocupação e também na taxa de desocupação.

Um dos exercícios propõe três cenários, supondo que as plataformas não existissem: aqueles que hoje trabalham para os aplicativos teriam buscado emprego mas, sem sucesso, teriam se tornado desempregados. Essas pessoas não teriam sequer procurado uma ocupação e teriam passado diretamente para fora da força de trabalho. Uma situação intermediária: parte teria conseguido outra ocupação e parte não.

Nos três cenários, os níveis de ocupação são afetados. A taxa de desemprego aumentaria, por exemplo, entre 0,6 e 1,2 ponto percentual. Atualmente, a taxa de desemprego é 4,3%. Isso significa que, desconsiderados os aplicativos, o desemprego subiria para até 5,5%.

Um segundo exercício propõe um cálculo para estimar a relação entre o crescimento dos aplicativos e a evolução do nível de ocupação. As estimativas apresentadas pelo BC sugerem, nesse caso, que os aplicativos não tiraram trabalhadores das demais ocupações, e que a maioria dos seus trabalhadores estava fora do mercado de trabalho.

O BC conclui, então, que o advento do trabalho por meio de plataformas digitais “representa uma mudança estrutural no mercado de trabalho, que contribuiu para o maior ingresso de pessoas na força de trabalho e na ocupação, com efeitos positivos sobre os principais indicadores. O crescimento extraordinário da quantidade de trabalhadores por aplicativos resultou em elevação do nível de ocupação e da taxa de participação, além de uma redução da taxa de desocupação”, diz a análise.

PESO NA ECONOMIA

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) usados na análise mostram que, apesar do crescimento expressivo, a participação dos trabalhadores de aplicativos de transportes é relativamente pequena: passou de 0,8% para 2,1% da população ocupada, entre 2015 e 2025, e de 0,5% para 1,2% da população em idade de trabalhar (14 anos ou mais) no mesmo período.

O transporte por aplicativos, a partir de 2020, passou a fazer parte do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida de inflação usada como referência no sistema de meta para a inflação brasileira. Em agosto de 2025, o peso do subitem transporte por aplicativo no IPCA foi de 0,3%, enquanto, em comparação, o peso do subitem passagem aérea foi 0,6%.

“O uso de aplicativos de telefone e internet para contratação de serviços de transporte pessoal e de entrega surgiu cerca de uma década atrás e, desde então, tem crescido e se tornado relevante para a economia brasileira”, diz o BC.

PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Embora elevem os indicadores de ocupação, os aplicativos são responsáveis também pela precarização do trabalho. Relatório do Fairwork Brasil mostra que nenhum dos principais aplicativos conseguiram evidenciar o cumprimento de padrões mínimos de trabalho decente, como oferecer uma remuneração justa.

O estudo Plataformização e Precarização do Trabalho de Motoristas e Entregadores no Brasil, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), vai na mesma direção e mostra que o trabalho mediado por aplicativos resultou em jornadas de trabalho mais longas, menor contribuição previdenciária e forte queda da renda média destes trabalhadores.

Segundo a pesquisa, entre 2012 e 2015, enquanto o total de motoristas autônomos no setor de transporte de passageiros era cerca de 400 mil, o rendimento médio ficava em torno de R$ 3,1 mil. Em 2022, quando o total de ocupados se aproximava de 1 milhão, o rendimento médio era inferior a R$ 2,4 mil. A proporção desses trabalhadores com jornadas entre 49 e 60 horas semanais passou de 21,8% em 2012 para 27,3% em 2022.

Já o percentual de motoristas de passageiros que contribuía com a previdência passou de 47,8%, em 2015, para 24,8%, em 2022, de acordo com o mesmo estudo. Da Agência Brasil.

Ministro Rui Costa fala sobre obras em Itabuna em entrevista ao radialista Fábio Ferreira || Fotos Fábio Pozzebon/ABr. e Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo Federal avalia proposta do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), para destravar a construção de 696 casas para famílias vítimas da enchente de dezembro de 2021. Segundo o ministro da Casa Civil, Rui Costa, a alternativa em estudo é complementar a fonte original dos recursos com aporte do Minha Casa, Minha Vida, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

“Vamos resolver esta pendência, quem sabe, utilizando as duas fontes, depois do diálogo com o prefeito Augusto Castro. Certamente, já em outubro, deve ser publicado o edital para as mais de 600 casas e outras 829 que estão sendo habilitadas pelo Minha Casa, Minha Vida”, revelou o ministro, nesta quinta-feira (25), em entrevista ao Jornal Interativa News, da Interativa FM 93.7, de Itabuna.

Rui Costa atribuiu ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a responsabilidade pela destinação de recursos insuficientes para a construção das moradias, relembrando que nenhuma empresa se habilitou para a primeira licitação lançada pelo município. A estimativa é de que um novo processo licitatório seja concluído até dezembro deste ano.

Na manhã desta quinta-feira (26), o alinhamento para a viabilização do projeto foi tema de reunião, via internet, com a participação do ecretário-executivo do Ministério das Cidades, Hailton Madureira; do prefeito Augusto Castro; do presidente da Emasa; Ivan Maia; e do superintendente Regional da Caixa Econômica; Lucas Ribeiro. Também participaram a secretária municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, a procuradora Jamile Seixas.

Prefeito Augusto Castro participa de reunião com representante do Ministério das Cidades || Foto PMI

INVESTIMENTOS DO NOVO PAC EM ITABUNA

Na entrevista desta quinta-feira (25), conduzida pelo radialista Fábio Ferreira, âncora do Interativa News, o ministro Rui Costa também antecipou informações sobre outros investimentos do Governo Federal em Itabuna, a exemplo de R$ 22 milhões para a terceira etapa do Projeto Mais Água para a Cidade, que vai tornar perene o abastecimento na região do bairro Califórnia. “Este dinheiro está garantido, e o prefeito deve iniciar esta obra nos próximos dias”, assegurou.

Itabuna captou recursos federais para gestão de resíduos sólidos, prevenção de desastres e encostas, construção de creche, drenagem urbana, regularização fundiária, duas unidades de saúde e um ônibus escolar. “Neste ano, vamos liberar R$ 31 milhões para drenagem urbana para prevenir alagamentos, como anunciado semana passada pelo presidente Lula. Agora, é o município fazer a licitação”, disse Rui.

O ministro citou investimentos no Samu, no tratamento oncológico e na educação público. “Tivemos, além das obras de consolidação do campus da Universidade Federal do Sul da Bahia, a construção do restaurante universitário, com 32% das obras em execução, um pavilhão de aulas e implantação de um Instituto Federal de Educação”.

Também saiu em defesa do legado dos governos do PT para a educação baiana. “No passado, a Bahia tinha apenas um instituto federal, a Escola Técnica Federal da Bahia, no Barbalho, em Salvador, onde estudei. Com muito orgulho,, digo que o presidente Lula criou 37 institutos federais no estado e agora anuncia a implantação de mais oito”.

Rota Transportes abre 20 vagas para motorista no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rota Transportes fará seleção de motoristas para operar em linhas que atendem o sul da Bahia. O teste prático será no próximo sábado (27), às 8h, na sede da empresa, no prolongamento da Avenida Amélia Amado, no Santo Antônio, em Itabuna.

Para a seleção, o motorista deverá apresentar carteiras de Trabalho e CNH Digital. Entre as exigências, o profissional deve ter experiência comprovada como motorista (rodoviário – caminhão ou urbano), CNH categoria D e curso de transporte de passageiros. Há vagas disponíveis para pessoas com deficiência, conforme a empresa.

No total, a empresa abriu 20 vagas para esta seleção, informou a coordenadora de RH e Qualidade do Grupo Brasileiro, Jaciara Santos, ao PIMENTA.

A empresa oferece remuneração e benefícios compatíveis com o mercado. Ao comparecer à sede, na Amélia Amado, no sábado, os interessados devem procurar a equipe de Instrução. A Rota atua no transporte rodoviário de passageiros, encomendas, fretamento e turismo, com destaque na Bahia e nos estados de Sergipe, Alagoas, Paraíba e Pernambuco.

Criminosos atiraram da rua contra jovens dentro de escola em Sobral (CE) || Imagem G1
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois alunos foram mortos e três ficaram feridos após serem atingidos por tiros na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará, na manhã desta quinta-feira (25). Câmeras de segurança filmaram o momento em que dois suspeitos chegam de moto e se dirigem à escola. Eles abriram fogo do lado de fora. O pátio da escola estava cheio porque os alunos estavam no intervalo entre as aulas.

As vítimas tinham 16 e 17 anos e foram identificadas como Vitor Guilherme e Cláudio. Uma das linhas de investigação é de que os crimes tenham elo com uma possível disputa de organizações criminosas.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Ceará, os criminosos efetuaram os disparos de arma de fogo pela calçada da escola, atingindo as vítimas na instituição.

Na ocorrência, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública, uma quantidade de droga, balança de precisão e embalagens foi apreendida com uma das vítimas. “A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará informa que todos os esforços das Forças de Segurança estão sendo empregados neste momento para localizar e capturar os envolvidos nas mortes de dois adolescentes”, afirmou a pasta.

O governador do Ceará, Elmano de Freitas, disse que enviou a cúpula da Secretaria da Segurança para Sobral para reforçar a investigação do caso. “Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, disse.

A Secretaria da Educação do Ceará, em nota, lamentou o caso. Não haverá aula na unidade na sexta-feira (26). “A comunidade escolar também contará com suporte dos profissionais de Psicologia da Coordenadoria Regional no retorno às aulas, a partir de análise da escola e da própria Crede”, informou. Informações do G1.

Matheus Bidu foi visto pela última vez na terça-feira (23), em Ubaitaba || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil investiga o desaparecimento de um morador de Ubaitaba, no sul da Bahia, registrado na manhã de quarta-feira (24). Conforme relato da família aos policiais, Matheus de Jesus Bidu, de 25 anos, saiu de casa na noite de terça-feira (23) para buscar a esposa em um ponto de ônibus da Avenida Fernando Lona, na mesma cidade, e não retornou.

Ele não chegou a se encontrar com a companheira. Diligências investigativas e oitivas estão em andamento para localizá-lo. Informações sobre seu paradeiro podem ser repassadas, de forma sigilosa, por meio do Disque Denúncia 181 ou em qualquer unidade da Polícia Civil.

O caso foi registrado como desaparecimento, mas circula a hipótese de que o jovem pode ter sido sequestrado. No entanto, até o momento, os supostos sequestradores não fizeram contato com a família.

Muito conhecido em Ubaitaba, Matheus é sobrinho do vereador Cláudio Bidu e do ex-vice-prefeito Paulo Bidu.

Espetáculo terá duas sessões em Buerarema, neste sábado (27) e domingo (28), sempre às 19h
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Casa de Cultura Jonas & Pilar, em Buerarema, recebe o espetáculo As Estrelas do Orinoco, em duas sessões, neste sábado (27) e domingo (28), sempre às 19h. Do consagrado dramaturgo mexicano Emilio Carballido, considerado o patriarca da dramaturgia contemporânea em seu país, a obra ganhou versão brasileira com direção de Gideon Rosa.

No palco, as atrizes Larissa Profeta e Camilla Nobre interpretam Mina e Fifi, que viajam num navio à deriva em pleno rio Orinoco. Entre risos, canções, danças e lágrimas, elas revelam ao público vidas marcadas por sonhos, frustrações e perigos.

Com música original do grapiúna Mither Amorim, a montagem revela toda a força de uma obra que mistura humor, poesia e crítica social, convidando o público a embarcar numa travessia rumo ao desconhecido. O ingresso custa R$ 10 e pode ser adquirido na bilheteria da Casa de Cultura Jonas & Pilar.

A produção é do Instituto Macuco Jequitibá e tem aporte financeiro do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Governo da Bahia, além de apoio institucional da Prefeitura de Buerarema.

Viametro obteve crédito para a compra de 20 ônibus novos || Imagem de Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções 2025, do Governo Federal, assegurou recursos para reforçar o transporte coletivo e a saúde pública de Ilhéus, no sul da Bahia. A soma de crédito subsidiado e investimento direto, nas duas iniciativas, passa de R$ 18 milhões.

A Viametro, uma das concessionárias do transporte coletivo de Ilhéus, obteve condições especiais para o financiamento de 20 ônibus novos para o sistema municipal. O crédito de R$ 14.667.050 será facilitado pelo Novo PAC Seleções, segundo informou a vereadora Enilda Mendonça (PT). Os veículos serão do tipo Euro 6, que emitem menos poluentes, acrescentou a parlamentar.

SAÚDE

Ainda no âmbito do Novo PAC, o prefeito Valderico Junior (UB) anunciou que o município vai receber R$ 3,9 milhões para construir uma nova Unidade Básica de Saúde (UBS) tipo 4 no Teotônio Vilela.

O projeto padronizado da UBS 4, disponível no site do Ministério da Saúde, prevê 600 metros quadrados de área construída, com núcleos de acesso e acolhimento, sala para atividades coletivas e sete consultórios médicos, inclusive para atendimento ginecológico.

Outra característica do modelo é a expansão do atendimento odontológico e a ampliação da sala de medicamentos, que são mais adequadas para territórios populosos, como o do Teotônio Vilela, bairro com a maior população de Ilhéus, 17 mil habitantes.

Ilhéus sedia mais uma Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus mais uma vez será palco da Jornada de Cardiologia do Sul Bahia, que neste ano chega a sua XXI edição. A programação começa na manhã de sexta-feira (26), no hotel Praia do Sol, no bairro São Francisco, na zona sul da cidade. Durante todo dia serão ministradas palestras, mesas-redondas e seminários destinados a médicos, estudantes de medicina e outros profissionais da área de saúde.

A Jornada de Cardiologia será aberta às 8h30min, com a palestra do médico e presidente da SBC na Bahia, Cláudio das Virgens. Ele falará sobre os Desafios ao Exercício da Medicina no Século XXI. Em seguida, haverá a primeira mesa-redonda, com o tema Miscelânea do Consultório: desafios para o cardiologista geral. O moderador será o médico José Augusto.

Durante a sexta-feira ainda serão debatidos temas, como Insuficiência Cardíaca: além do quarteto fantástico; Obesidade e Cardiometabolismo: uma visão multidisciplinar para problemas complexos; Emergências em Cardiologia e Neurologia e Emergências em Cardiologia e Neurologia; além do simpósio Mudança de paradigma: O Papel da Tirzepatida no Tratamento Integrado Cardiometabólico.

“Será uma oportunidade para o estudante de Medicina e os profissionais da saúde mergulharem nos temas mais relevantes da cardiologia. Será um espaço para o profissional dividir experiência e aumentar os conhecimentos na área”, afirma a presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia Sul Bahia, médica Neila Rocha.

A programação da Jornada de Cardiologia do Sul da Bahia prossegue no sábado (27), com mesas-redondas sobre DAC Crônica: novos horizontes e desafios práticos e Avanços em Imagem Cardiovascular. O evento será encerrado com o workshop sobre inteligência artificial na cardiologia. As inscrições serão encerradas nesta quinta-feira (25). Faça a sua inscrição aqui.

Operação da Polícia Civil combate facção criminosa em Coaraci || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e facção criminosa morreu ao ser atingido durante um confronto com agentes da Polícia Civil, nesta quarta-feira (24), em Coaraci, no sul da Bahia. Ele foi identificado como Renato Santos Bispo, de 24 anos. O acusado chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Coaraci, mas não resistiu aos ferimentos.

O confronto ocorreu no bairro bairro Bela Vista, um dos mais violentos da cidade. Renato Santos tinha mandado de prisão em aberto por suspeita de diversos crimes, conforme a polícia. Com o acusado, os policiais apreenderam uma pistola, uma balança de precisão, além de crack e maconha.

Em outro imóvel no centro de Coaraci, a Polícia Civil efetuou a prisão em flagrante de uma mulher, de 20 anos, pelos crimes de tráfico de drogas e associação ao tráfico. No total, os policiais da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itabuna) saíram para cumprir cinco mandados de busca e apreensão, no âmbito da operação “Terra do Sol”.

A operação desta quarta-feira contou com a participação do Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Sul) e unidades da 6ª Coorpin, além da Polícia Militar, por meio do 15º Batalhão da Polícia Militar de Itabuna e Cipe/Cacaueira. Os mandados de busca e apreensão foram autorizados pela justiça de Coaraci.

Preço do "fruto de ouro" em queda livre || Foto Helene Santos/GovCE
Tempo de leitura: < 1 minuto

A arroba do cacau fechou esta quarta-feira (24) vendida a R$ 380 na praça de Ilhéus, no sul da Bahia. O valor é 58,01% menor do que o registrado há exatos oito meses, em 24 de janeiro deste ano, R$ 905, conforme levantamento do PIMENTA com dados do site Mercado do Cacau.

Preço do cacau em 24 de janeiro de 2025 e hoje (24)|| Fonte Mercado do Cacau

Até meados de dezembro de 2024, a arroba era vendida acima de R$ 1.000 (relembre). A queda vertiginosa dos preços internos segue tendência do mercado futuro de cacau em Nova Iorque, segundo a análise do site especializado.

A desvalorização da commodity se dá num contexto de variáveis climáticas favoráveis ao aumento da produção de cacau na Costa do Marfim, maior produtora do mundo, conciliado com a diminuição da demanda da indústria moageira.

“A atenção do mercado se volta agora para os números de moagem e para os próximos relatórios de produção da Costa do Marfim, que podem determinar se a atual tendência de baixa se consolida ou se encontra um piso nas próximas semanas”, aponta o Mercado do Cacau (leia a íntegra aqui).

Todos os 27 senadores da Comissão votaram contra a PEC || Foto Lula Marques/ABr.
Tempo de leitura: 4 minutos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem. Todos os 27 senadores da CCJ votaram para rejeitar completamente a PEC.

A proposta previa autorização prévia da Câmara ou do Senado, por meio de voto secreto, para processar criminalmente deputados e senadores. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), informou que o relatório aprovado, rejeitando a PEC, deve ir ao plenário da Casa ainda nesta quarta-feira para que o texto seja deliberado por todos os 81 senadores.

“Vamos ao Plenário, com compromisso do presidente Davi Alcolumbre [União-AP], de encerrar hoje essa votação e, sem dúvida nenhuma, rejeitar essa Proposta”, revelou.

VOTAÇÃO NA CÂMARA

Aprovada por maioria de 353 votos no primeiro turno de votação no Plenário da Câmara, nenhum senador defendeu a PEC 3/2021 na CCJ do Senado. Mais de 20 senadores se inscreveram para falar contra a PEC, que foi alvo de protestos massivos no último domingo (21), tendo sido apelidada de “PEC da Bandidagem”.

Leia Mais

Homem foi detido em flagrante por equipe da Deam || Foto PCBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam em flagrante um homem acusado de perseguir, ameaçar e tentar constranger sua companheira, de 31 anos, em Ilhéus. Segundo a Polícia Civil, ele foi detido nesta terça-feira (23), quando tentava coagir a vítima a não prestar depoimento na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), localizada na avenida Vereador Marcus Paiva, no bairro Cidade Nova.

A vítima havia registrado boletim de ocorrência contra o companheiro na manhã de ontem (23), relatando ameaças. “Durante a tarde, enquanto se preparava para retornar à Deam para prestar depoimento, a mulher foi surpreendida no local de trabalho pelo suspeito, que entrou sem autorização, passou a intimidá-la e a impediu de sair”, informou a Polícia Civil, em nota.

A denunciante deixou o local de trabalho, no Centro de Ilhéus, com a ajuda de testemunha, outra mulher, que a acompanhou até a Deam. “Em seguida, o homem, que trabalha como representante comercial, perseguiu as duas até a delegacia, na tentativa de coagir a companheira, mas acabou detido em flagrante pelos crimes de perseguição, ameaça e tentativa de constrangimento ilegal”, acrescentou a Polícia.

MEDIDA PROTETIVA

A vítima obteve, em ocasião anterior, medida protetiva que impedia o investigado de se aproximar dela, mas ela decidiu abrir mão da cautelar judicial, conforme a Polícia. Agora, a Deam voltou a solicitar que a Justiça proíba o homem de manter contato com a mulher.

Fila de carros sentido Itabuna-Ilhéus, hoje (24), na BR-415 || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A remoção de caminhão envolvido em acidente ocorrido ontem (23) exigiu a interdição temporária da BR-415, sentido Itabuna-Ilhéus, nas imediações da Ceplac, na manhã desta quarta-feira (24). O trabalho para a retirada do veículo começou por volta das 10h40min e durou cerca de uma hora. A rodovia já está liberada.

O acidente envolveu dois caminhões e um carro de passeio e deixou, ao menos, três pessoas feridas, que foram levadas para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

Caminhão envolvido em acidente na BR-415, nesta terça-feira (23) || Foto Redes Sociais

A pista chegou a ser bloqueada após o acidente e liberada ainda ontem (23), mas, hoje, nova interdição foi necessária para a manobra de remoção de um dos caminhões, que foi parar às margens da rodovia e bateu em uma árvore.

Objetivo é conter avanço do mar no São Domingos (foto) e São Miguel || Imagem de Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

A viabilidade de intervenção para engordamento das praias de São Miguel e São Domingos, em Ilhéus, é objeto de estudo da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). A empresa federal publicou nesta terça-feira (23) a Licitação 90005/2025, por meio da qual vai contratar projetos para a dragagem de aprofundamento do Porto de Ilhéus e o alargamento da faixa de areia do início do litoral norte do município, que sofre erosão provocada pelo avanço do mar.

Aviso de licitação publicado ontem (23), pela Codeba, no Diário Oficial da União

É pacificado no debate científico que a construção do Porto de Ilhéus, inaugurado em 1971, impactou severamente a dinâmica de sedimentos na costa do município, conforme explicou ao PIMENTA o oceanógrafo Lucio Figueiredo de Rezende, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

A Praia da Avenida, em registros de 1957 e 2020 || Acervo José Nazal

Uma das consequências, segundo o especialista, foi a intensificação do acúmulo de sedimentos ao sul do porto, que alargou a Praia da Avenida, enquanto as praias do litoral norte sofreram com a diminuição progressiva da faixa de areia (relembre).

Responsável pelo Porto de Ilhéus, a Codeba é ré de ação civil pública do Ministério Público Federal, que reivindica medidas eficazes da empresa para conter o avanço do mar no São Miguel e no São Domingos, bairros vizinhos. Uma das possibilidades em estudo é o uso da areia removida pela dragagem do canal do porto no engordamento das praias do norte.

VAGAS DE EMPREGOS HOJE - Vista parcial do Shopping Jequitibá, onde fica o SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

Nutricionista, supervisor de manutenção, fiscal de prevenção de perdas, depilador (a), motorista rodoviário, recepcionista de hospital, assistente administrativo, desenhista industrial e assistente administrativo são algumas das vagas disponíveis hoje.

Nesta quarta-feira (24), o SineBahia tem mais de uma centena de vagas de emprego e de estágio remunerado em municípios das regiões sul e extremo-sul do Estado. São 53 vagas em Itabuna, 28 em Eunápolis, 13 em Mucuri e 12 em Ilhéus hoje.

Os candidatos devem procurar o SineBahia, preferencialmente pela manhã, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. O atendimento vai até as 16h, exceto em Mucuri, onde o expediente encerra um pouco mais cedo, às 14h.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro.

Para quem procura emprego na unidade Eunápolis, o SineBahia fica na Rua 5 de Novembro, no Centro. Já em Mucuri, o atendimento é na Rua Almenara, 111, no Centro. Abaixo, as vagas disponíveis e anunciadas pelo SineBahia por cidade.

Leia Mais