Inscrições para o programa de estágio começam nesta quinta-feira (2) || Foto Amanda Ercilia/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) publicou hoje (1º), no Diário Oficial do Estado, o novo edital do programa Partiu Estágio, que oferece 4.728 vagas para alunos de 100 cursos de ensino superior sediados na Bahia. Os selecionados vão atuar em unidades vinculadas a 54 órgãos estaduais, instaladas em 385 municípios baianos.

Os interessados poderão se inscrever das 9h desta quinta-feira (2) até as 23h59min do próximo dia 31 de outubro, exclusivamente por meio do site ba.gov.br. Já o edital completo pode ser encontrado no site da Saeb.

O novo edital oferece 1.347 vagas para Salvador e 3.381 para os municípios do interior e região metropolitana. Para além da capital baiana, Feira de Santana e Vitória do Conquista são os municípios que irão receber mais estagiários, com a criação, respectivamente, de 132 e 80 vagas.

A maior parte das oportunidades contempla alunos dos cursos de Letras (767 vagas), Matemática (638) e Administração (508). Já os órgãos estaduais mais contemplados pelo edital são as secretarias de Educação (3.456 vagas) e Saúde (277), além da Procuradoria Geral do Estado – PGE (106).

BOLSAS

O Partiu Estágio oferece bolsa de R$ 607,00 aos estudantes, além de auxílio-transporte. O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando se tratar de pessoa com deficiência. A carga horária a ser cumprida pelos selecionados é de quatro horas diárias, com um total de 20h semanais.

Para se candidatar a uma vaga, o estudante precisa residir na Bahia e estar matriculado de forma regular em um curso de graduação com sede ou pólo no estado. Podem participar alunos de cursos presenciais, semipresenciais ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Além disso, o universitário deve ter idade mínima de 16 anos e já ter concluído 50% do curso.

O programa concede prioridade a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Também são prioritários universitários que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que estudaram com bolsa integral na rede privada. O Partiu Estágio prevê ainda 10% das vagas reservadas para alunos com deficiência, conforme estabelece a Lei Federal nº 11.788, de 25 de setembro de 2008.

Michel Hagge faleceu hoje (1º), em Vitória da Conquista || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nesta quarta-feira (1º), em Vitória da Conquista, o ex-deputado estadual e ex-prefeito de Itapetinga Michel José Hagge Filho, aos 97 anos. Por décadas, foi a maior liderança política do médio sudoeste baiano.

Michel Hagge governou Itapetinga por três vezes (1983-1988, 1993-1996 e 2005-2008). Também presidiu a Cooperativa Mista do Médio Rio de Contas (Coopardo) e integrou entidades sociais como a Maçonaria.

No cenário baiano, foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 1998, pelo PMDB, tendo sido reeleito, em 2002, com mais de 28 mil votos, tornando-se o mais votado do partido. Renunciou ao parlamento em 2004, quando venceu a terceira eleição majoritária em Itapetinga.

Precursor do poder político da família no município, viu o neto Rodrigo Hagge (MDB) governar Itapetinga por dois mandatos consecutivos (2016-2024). Hoje, a cidade é administrada por Eduardo Hagge (MDB), filho de Michel. “Um dia escuro, um vazio imenso”, disse o atual prefeito sobre a morte do pai.

Ainda não há informações sobre o velório e o sepultamento.

NOTA DE PESAR

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), manifestou pesar pela morte de Michel Hagge, a quem atribuiu o status de uma das maiores lideranças políticas do interior da Bahia. “Que o Bondoso Deus conforte seus familiares, amigos e correligionários e receba a alma do querido Michel Hagge na Glória Eterna”, escreveu o gestor grapiúna.

PF investiga origem de casos de intoxicação, diz o ministro Ricardo Lewandowski || Foto José Cruz/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa) foi notificada, nesta terça-feira (30), sobre três possíveis casos de intoxicação por metanol. Três homens foram atendidos no Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Dois morreram e o outro perdeu a visão. Os pacientes são dos municípios de Lajedo e João Alfredo.

“Assim que recebeu a notificação, a Apevisa iniciou a preparação de ações de fiscalização em distribuidoras de bebidas alcoólicas. A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) vai emitir orientações tanto para a população como para as vigilâncias sanitárias municipais. O objetivo principal é a intensificação das vistorias para evitar possíveis fraudes nos estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas”, diz a Agência, em nota.

Os possíveis casos de intoxicação por metanol em Pernambuco vieram à tona no mesmo dia em que a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou cinco mortes relacionadas à ingestão do composto químico. Outras duas vítimas do estado tiveram a intoxicação confirmada e sofrem com sintomas parecidos, a exemplo da perda de visão. Mais 15 casos suspeitos estão em investigação.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, afirmou que a ocorrência de casos em mais de um estado levou a Polícia Federal a também investigar a origem das intoxicações. Todos os episódios têm em comum a ingestão de bebidas destiladas, como whisky, vodka e gin.

SINTOMAS

De acordo com o Governo de São Paulo, a pessoa que apresentar um quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, fazer exames laboratoriais e avaliação oftalmológica. Também é necessário notificar o quadro suspeito à Agência Nacional de Vigilância Sanitária, por meio do telefone 0800 722 6001. Com Agência Brasil.

Campanha de imunização segue diretrizes do Ministério da Saúde || Foto Fabio Pozzebon/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na próxima segunda-feira (6), a Secretaria de Saúde de Itabuna vai iniciar a Campanha de Multivacinação 2025, que seguirá até 31 de outubro. O objetivo é atualizar a Caderneta de Vacinação das crianças e adolescentes menores de 15 anos, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde.

A enfermeira Camila Brito, coordenadora da Rede Frio, afirma que os pais devem aproveitar a campanha para que seus filhos tenham o histórico de vacinas avaliado e, se necessário, recebam alguma vacina do plano nacional de imunização.

A coordenadora explica que mesmo os adolescentes e crianças vacinados devem ser levados para o lançamento das informações no sistema do Ministério da Saúde. Também ressalta a importância do resgate de adolescentes e jovens, com idade de 15 a 19 anos, que não foram vacinados contra o Papilomavírus Humano (HPV).

“Será uma oportunidade que teremos também de revisar o histórico de vacinação contra o sarampo daqueles que ainda não completaram o esquema vacinal”, acrescentou Camila Brito. A campanha estará presente em todas as unidades de saúde do município, segundo a Prefeitura.

Governo de São Paulo confirma cinco mortes por metanol|| Foto Shutterstock
Tempo de leitura: 2 minutos

O governo de São Paulo informou, nesta terça-feira (30), que cinco pessoas morreram após sete casos de intoxicação por metanol no estado. Uma das mortes foi comprovadamente causada por consumo de bebida alcoólica adulterada. As outras quatro são investigadas.

A apuração busca esclarecer se as ocorrências de intoxicação por metanol estão relacionadas ao consumo social de bebidas alcoólicas ou associadas à ingestão de álcool em postos de combustíveis por pessoas em extrema vulnerabilidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, além das sete intoxicações confirmadas, 15 casos suspeitos estão em investigação

Segundo o governo paulista, foram apreendidas nesta terça-feira, em diferentes pontos da capital, 112 garrafas de vodca que podem ser falsas; 17 delas foram encontradas no bairro da Mooca.

“Os investigadores agora concentram esforços em rastrear a origem das distribuidoras e os fluxos de pagamento. Os donos de estabelecimentos já prestaram esclarecimentos, e as operações avançam sobre a cadeia de distribuição, a partir das vítimas identificadas”, disse o governo de SP, em nota.

SINTOMAS

De acordo com o governo de SP, a pessoa que apresentar um quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

Os sintomas de alerta são dores abdominais intensas, tontura e confusão mental. O socorro em até seis horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento. Até seis horas após a ingestão, a pessoa intoxicada pode apresentar: dor abdominal intensa, sonolência, falta de coordenação, tontura, náuseas, vômitos, dor de cabeça, confusão mental, taquicardia e pressão arterial baixa;

Entre seis e 24 horas após a ingestão, a lista de sintomas inclui: visão turva, fotofobia, visão embaçada, pupilas dilatadas, perda da visão das cores, convulsões e coma. Em casos mais graves, o paciente pode evoluir para cegueira irreversível, choque, pancreatite, insuficiência renal, necrose de gânglios, tremor, rigidez, lentidão dos movimentos e chegar ao óbito.

EMERGÊNCIA MÉDICA 

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

É importante identificar e orientar possíveis contatos que tenham consumido a mesma bebida, recomendando que procurem imediatamente um serviço de saúde para avaliação e tratamento adequado. A demora no atendimento e na identificação da intoxicação aumenta a probabilidade do desfecho mais grave, com o óbito do paciente.

Em caso de identificação dos sintomas, é preciso buscar imediatamente os serviços de emergência médica e ligar para Anvisa: 0800 722 6001. Da Agência Brasil.

Ex-prefeito de Ilhéus tem contas rejeitadas pelo TCE || Foto Divulgação/PSD
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE) decidiu, por unanimidade, nesta terça-feira (30), pela desaprovação da prestação de contas do convênio 011/2022, firmado pela Prefeitura de Ilhéus com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O órgão de fiscalização também multou o ex-prefeito Mário Alexandre em R$ 2 mil.

O convênio com a CAR teve como objeto o apoio financeiro para a recuperação emergencial das estradas vicinais, na zona rural de Ilhéus, para viabilizar o escoamento da produção agropecuária. Mas segundo o TCE, o ex-prefeito Mário Alexandre não cumpriu o que estava previsto no contrato. Ele não executou as melhorias previstas, segundo o órgão de fiscalização.

Não houve aplicação, nem justificativa razoável, para a destinação dos recursos públicos estaduais transferidos, “comprometendo a satisfação do interesse público que motivou a celebração do convênio”, conforme o Tribunal de Contas do Estado da Bahia.

Os conselheiros ainda aprovaram a expedição de recomendação aos atuais gestores da CAR para que aprimorem os controles da companhia, sobretudo em relação ao acompanhamento sistemático e tempestivo quanto à gestão financeira e de execução das obras e serviços, assim como evitem atraso na instauração de tomada de contas e no encaminhamento ao TCE-BA.

A escritora Goretti Carneiro transformou memórias dolorosas em literatura || Foto Bruno Lima/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Transformar a dor em arte é um dos caminhos mais poderosos da escrita literária. Foi exatamente isso que fez a escritora Goretti Carneiro, que lança seu primeiro livro, a autobiografia Julgue-me se for Capaz, baseada em experiências pessoais marcadas por momentos traumáticos. O lançamento da obra será na próxima sexta-feira (3), às 19h, na livraria O Badauê, localizada na Praça Rui Barbosa, na avenida Soares Lopes, em Ilhéus.

Engenheira Ambiental por formação, Goretti nasceu no semiárido da Bahia, em condições precárias, e foi vítima de abuso sexual na infância, cometido pelo irmão mais velho. Após ter sobrevivido a incontáveis situações de risco — inclusive de morte — a retomada dessas memórias, somada ao diagnóstico de Transtorno de Personalidade Borderline, tornou-se combustível para uma jornada de superação diária, marcada pelo desejo de não mais provocar dor nem sofrimento.

Com uma escrita sensível e intensa, a autora mergulha em lembranças difíceis e, ao mesmo tempo, propõe reflexões sobre resiliência, superação e a força do autoconhecimento. O livro apresenta relatos ficcionais inspirados em episódios reais, revelando como a palavra pode se tornar uma ferramenta de cura e de conexão com outras pessoas que enfrentaram situações semelhantes.

“Escrever foi a forma que encontrei de dar novo sentido às dores que vivi. Quero que os leitores — especialmente mulheres diagnosticadas com o mesmo transtorno e que, muitas vezes, sequer percebem isso — entendam a importância do autoconhecimento, do auto perdão e da autossuperação. Mais do que tudo, quero que saibam que não estão sozinhos em suas batalhas”, enfatiza a escritora.

Reno Heinz morreu em represa de unidade de conservação || Fotos Redes Sociais e Ilhéus24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O estudante Reno Heinz Conceição Mota, de 15 anos, que estava desaparecido desde domingo (28), foi encontrado morto nesta segunda-feira (29), na represa do Parque Municipal da Boa Esperança, em Ilhéus.

Reno teria caído na represa quando brincava com amigos, na tarde de domingo (28). As buscas pelo adolescente começaram no mesmo dia e terminaram no final da tarde de ontem (29), com a localização do corpo por bombeiros mergulhadores.

O Departamento de Polícia Técnica (DPT) recolheu o corpo para necrópsia, e a Polícia Civil instaurou inquérito para apurar as circunstâncias da morte do adolescente.

O prefeito Valderico Junior (UB) e a secretária de Educação de Ilhéus, Evani Cavalcante, emitiram nota de pesar pelo falecimento de Reno, que era aluno da Escola Municipal Rotary. Os gestores se solidarizam com os familiares e amigos da vítima.

O Parque Municipal da Boa Esperança é uma Unidade de Conservação desde maio de 2016. Com mais de 430 hectares, é considerado o segundo maior território de Mata Atlântica em área urbana do Brasil, atrás apenas da Floresta da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro. A unidade ilheense não é aberta à visitação.

Sesab amplia coleta de exames laboratoriais || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) informou que o serviço de coleta de exames laboratoriais nas unidades de saúde do município foi ampliada. A medida, que teve início em setembro, contemplava inicialmente apenas as sextas-feiras em duas unidades. A partir de outubro, a população passará a contar com coletas em diferentes dias da semana, a depender da organização de cada unidade (confira na imagem ao final do texto).

De acordo com a diretora da Atenção Básica, Rosany Borges, a decisão foi tomada após a avaliação positiva do projeto piloto, que revelou grande aceitação da população e contribuiu para reduzir a demanda reprimida por pedidos de exames na central de regulação do município. “Conseguimos ampliar o convênio com o laboratório parceiro, o que garante mais dias de coleta e facilita o acesso da comunidade. Isso reflete em melhor assistência e no fortalecimento da Atenção Básica”, afirmou.

O atendimento médico nas unidades de saúde segue normalmente, sem alterações, informa a Sesau. Os pacientes acompanhados nas unidades terão seus exames agendados pela equipe de recepção. Já os moradores do bairro que possuem requisição médica emitida pelo SUS e cartão do SUS também poderão fazer a coleta no dia definido.

Confira, abaixo, o novo cronograma de coleta de exames laboratoriais.

Novo cronograma de coleta de exames laboratoriais || Fonte Sesau
Confira a relação completa de ganhadores do sorteio deste mês || Foto Matheus Lens
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itabuna, Ilhéus e Ubatã estão entre os 90 sortudos que faturam prêmios de R$ 10 mil cada no último sorteio da Nota Premiada Bahia. O prêmio principal deste mês, de R$ 100 mil, foi para um morador de Salvador. Clique aqui para ver a relação completa de ganhadores.

No sorteio do último dia 25, a Nota Premiada Bahia tinha 874.399 participantes inscritos. Para participar da campanha, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br, e, após essa etapa, pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra feita em estabelecimentos comerciais de toda a Bahia. Quantos mais compras feitas com o número do CPF, maiores as chances de ganhar.

O participante, no ato do cadastro, escolhe até duas instituições filantrópicas que integram o programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, uma da área social e outra da área de saúde, para doar as suas notas eletrônicas.

Nova gestora assumirá hospital, informa Sesab || Foto Leonardo Rattes/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) anunciou nesta terça-feira (30) o encerramento do contrato com o Instituto de Gestão e Humanização (IGH), responsável pela administração do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. Segundo a Pasta, a medida ocorre diante de dificuldades da organização social em assegurar a plena capacidade operacional da unidade frente à alta demanda assistencial.

Com 152 leitos e mais de 900 funcionários, o Hospital é uma das referências em média e alta complexidade para o extremo-sul baiano. A unidade reúne serviços de urgência e emergência clínica, cirúrgica, obstétrica, oncológica e ortopédica, além de internações e atendimentos ambulatoriais.

SUPERLOTAÇÃO

Ainda conforme a Sesab, relatórios de monitoramento apontaram superlotação frequente na emergência, atrasos em procedimentos cirúrgicos, carência de insumos e medicamentos, fatores que comprometeram a resolutividade dos serviços.

De acordo com a classificação de risco dos pacientes acolhidos na emergência, em média, 52% dos casos poderiam ser resolvidos na Atenção Primária dos municípios. Desses atendimentos, a maior abrangência prevaleceu dos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz de Cabrália.

SUBSTITUTO

Diante desse cenário, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) convocou o Instituto Setes, organização social que figurou como segunda colocada no último certame, para assumir a gestão a partir de 1º de novembro. O procedimento segue a legislação vigente, preservando a continuidade da assistência.

A transição ocorrerá de 1º a 31 de outubro, com o objetivo de assegurar não apenas a estabilização da unidade, mas também a ampliação da qualidade assistencial, informa a Sesab. A nova gestão deve implementar medidas imediatas para reorganizar fluxos internos, reduzir a superlotação, garantir o fornecimento de insumos e adotar práticas que reforcem a resolutividade do hospital. Durante esse período, o funcionamento da unidade será monitorado por uma comissão técnica.

Segundo Tribunal, presidente Maria do Carmo firmou contratos sem autorização da diretoria do Sindicato || Foto Simpi
Tempo de leitura: 2 minutos

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) anulou contratos do Sindicato do Magistério Municipal Público de Itabuna (Simpi) firmados pela presidente Maria do Carmo Souza Oliveira sem a anuência da diretoria da entidade, como determinado em estatuto.

Publicada na última sexta-feira (26), a decisão unânime da Quinta Câmara Cível do TJ-BA deu provimento a recurso interposto por Danielle Gomes dos Santos Magalhães, Gillis Lisboa, Ionae Silva Santos e Normagnolândia Guimarães Sant’Ana contra decisão da 3ª Vara dos Feitos de Relações de Consumo Cíveis Comerciais e Acidentes de Trabalho de Itabuna, que havia negado a anulação dos contratos no julgamento em primeira instância.

A anulação determinada pelo Tribunal afetou contratos do Simpi com o escritório Antônio Neto e Oliveira Advogados Associados; com as estagiárias Michelle Silva Souza e Carine Louise de Souza Quinto; e com o calculista Carlos Allan da Silva Negrão.

“Foram praticados atos pela Presidente do Sindicato sem que houvesse previamente realização de reunião da Diretoria Sindical deliberando sobre a demissão e contratação de novos prestadores de serviços/funcionários, na medida em que são atribuições da Diretoria”, escreveu o desembargador Josevando Souza Andrade, relator da apelação na Quinta Câmara Cível.

O QUE DIZ O SINDICATO

Procurado pelo PIMENTA, o Sindicato afirmou que a decisão do Tribunal, apesar de proferida na última semana, já havia perdido seu objeto jurídico, pois a nova gestão da Simpi efetuou novas contratações, de forma legítima, com aval da diretoria. Leia a íntegra.

Referente à ação de anulação de contratos, a Diretoria do SIMPI afirma que essa questão diz respeito à demanda interna do sindicato havida na gestão anterior, quando no período pandêmico, a assembleia da categoria autorizou a prorrogação do mandato em virtude da impossibilidade da realização de eleição.

O processo em questão é de 2021, período em que a diretoria estava fragmentada. Com a realização da eleição sindical em 2022, a nova diretoria, eleita com mais de 75% de aprovação pela categoria, teve acesso aos contratos e os ratificou. Sendo assim, a decisão recente, de um processo movido por uma chapa opositora, perdeu seu objeto jurídico a partir do momento que uma nova diretoria assumiu a gestão sindical e, de forma legítima, realizou novas contratações de prestadores de serviços necessários ao funcionamento da entidade sindical.

Ressalta-se que a presente ação já transitou em julgado e não traz qualquer interferência ao trabalho desenvolvido pela atual diretoria do SIMPI. Além disso, vale ainda mencionar que as contas do referido período foram aprovadas pelo Conselho Fiscal e pela própria categoria em assembleia.

André Portnoi, reitor da Unex Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

A Rede UniFTC/Unex completará 26 anos de atividades agora em outubro e celebra uma trajetória marcada pelo pioneirismo e pela interiorização do ensino superior na Bahia. Fundada em 1999, com a instalação da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), a instituição foi a primeira faculdade privada do município e se tornou referência para outros centros no interior do estado. Ao longo de mais de duas décadas, a rede alcançou Salvador, Jequié, Itabuna e Vitória da Conquista, além de Petrolina (PE), somando hoje mais de 90 mil profissionais formados em diferentes áreas, incluindo mais de 1.200 médicos.

A Rede se organiza sob duas marcas principais voltadas ao ensino superior generalista e ao ensino médico: Unex e UnexMED. A marca Unex congrega as unidades de ensino superior da rede em Feira de Santana, Itabuna, Jequié e Vitória da Conquista, oferecendo ampla gama de cursos, enquanto UnexMED é a designação específica para os cursos de Medicina nessas mesmas cidades.

A expansão do curso de Medicina tornou-se um marco nessa trajetória. Em 2022, a UnexMED iniciou a oferta em Feira de Santana, chegando a Itabuna em 2023. A implantação em Jequié e Vitória da Conquista ocorreu no ano passado.

Unex caminha para completar 26 anos de atividades na Bahia e Pernambuco || Foto Divulgação

Todos os cursos receberam nota máxima do MEC. “Ao autorizarmos Medicina nas quatro unidades com nota máxima, entendemos que estamos entregando mais do que títulos: estamos oferecendo uma formação que transforma vidas”, afirma Márcia Hiromi Sakai, diretora de Medicina da UniFTC.

A carga horária mínima de 7.200 horas e a estrutura que inclui aulas práticas desde o primeiro semestre, clínicas-escolas, laboratórios modernos, simulação e estágios em diversas especialidades evidenciam o compromisso da rede com a qualidade e a inovação pedagógica.

A Unex adota um modelo de ensino baseado em currículos por competências, metodologias ativas, interprofissionalismo e interdisciplinaridade. Essa abordagem, segundo a reitora Marcly Amorim Pizzani, reflete a visão de futuro da instituição. “Nos 26 anos da Rede UniFTC, cada passo de expansão, cada autorização de curso e cada alteração no currículo não foi para exibir marcos, mas para garantir que nossos estudantes estejam prontos para responder às demandas reais da sociedade e cumprir seu papel social”, diz.

DESENVOLVIMENTO SOCIAL E ECONÔMICO

A rede reforça seu compromisso social por meio de políticas de bolsas, financiamento estudantil via FIES e parcerias com instituições financeiras para que estudantes de diferentes perfis possam acessar cursos como Medicina. A interiorização dos cursos permite que jovens de regiões historicamente carentes de oportunidades estudem e se formem sem precisar migrar para capitais.

Para o professor André Portnoi, reitor da UNEX Itabuna, esse movimento é um divisor de águas:

– Ao longo de quase 24 anos na instituição pude testemunhar como a rede se consolidou como pioneira e referência no interior da Bahia. Ao levar cursos de alta qualidade, como Medicina, para cidades como Itabuna, Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista, não oferecemos apenas ensino superior, mas também desenvolvimento social e econômico para toda a região – destaca.

O aniversário de 26 anos, comemorado em 29 de outubro, marca uma nova etapa para a Rede UniFTC. Com mais de 100 cursos distribuídos em suas unidades, presença em vários estados e resultados reconhecidos pelo MEC, a instituição reafirma seu papel de protagonista no ensino superior privado da Bahia e do Nordeste. Para Marcly Amorim Pizzani, o momento é de celebração e renovação de compromisso. “Cada aluno, cada curso, cada unidade representa nosso compromisso não apenas com a educação, mas com a transformação das vidas e das comunidades onde atuamos”, destaca.

Caminhão desgovernado destrói muro e portões de residências no Castália || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão desgovernado transportando madeira causou acidente com destruição de parte de dois imóveis residenciais no bairro Castália, em Itabuna. O acidente ocorreu por volta das 8h30min desta terça-feira (30), na ladeira da Segunda Travessa Henrique Alves.

O veículo perdeu tração e, desgovernado, voltou de ré já na metade da ladeira. O caminhão somente parou quando atingiu o muro e arrancou portão de dois imóveis residenciais.

Uma equipe da Secretaria de Transporte e Trânisto (Settran) foi acionada para registro da ocorrência e ordenar o tráfego no local. O acidente não deixou feridos, causando apenas prejuízos materiais.

Prefeitura de Itabuna terá que demitir mais de 300 servidores não concursados || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna anunciou, nesta segunda-feira (29), o desligamento de 316 servidores lotados na Secretaria Municipal de Saúde. Eles ingressaram no serviço público sem processo seletivo ou concurso, contrariando a lei. A medida atende a uma determinação da 1ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Itabuna, nos autos de Execução nº 8007899-10.2024.8.05.0113.

A justiça determinou o encerramento dos contratos temporários a pedido do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que renovou a Recomendação Administrativa n.º 005/2025. O MP-BA já havia recomendado a nomeação dos candidatos aprovados em Concurso Público Municipal, bem como a substituição dos contratos precários por contratos regularizados por meio da realização do processo seletivo simplificado, especialmente no âmbito da Secretaria de Saúde.

Além disso, o Ministério Público fez advertência de que, dentre outras penalidades, o não cumprimento da Recomendação poderá ensejar a propositura de ação civil por ato de improbidade administrativa contra o prefeito Augusto Castro (PSD). O Decreto nº 16.589 determinando o desligamento dos contratados foi publicado na edição eletrônica do Diário Oficial do Município  desta segunda-feira.

No decreto, o prefeito Augusto Castro estabelece que as funções que necessitarem de preenchimento após a rescisão das contratações temporárias, deverão ser imediatamente comunicadas à Secretaria de Gestão e Inovação. A pasta avaliará a prioridade para regular preenchimento por meio das convocações do cadastro reserva do Processo Seletivo n.º 001/2025”. Acesse o Diário Oficial do Município aqui.