Liminar proíbe demissões no Carrefour se não houver negociação || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Carrefour está proibido de demitir os funcionários da loja em Itabuna, que será fechada, se não promover negociação coletiva com o sindicato dos trabalhadores. A decisão é da 4ª Vara do Trabalho em Itabuna, que atendeu a pedido liminar do Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia.

A Procuradoria em Itabuna mostrou que a empresa se recusa a negociar com a entidade representativa dos funcionários, limitando-se a discutir o pagamento direto de valores aos trabalhadores da loja no Shopping Jequitibá. A decisão de primeira instância protege direitos dos trabalhadores diante do encerramento das atividades da empresa na cidade.

Na ação, assinada pelas procuradoras Flávia Villas Boas, Bradiane Ribeiro, Marselha Dellian e Carolina Novais, o MPT mostra a clara violação ao Tema 638 do Supremo Tribunal Federal (STF), que exige a intervenção sindical prévia em casos de dispensa em massa. Além disso, a empresa não forneceu ao sindicato as informações necessárias para a negociação e apresentou uma proposta contendo cláusula de quitação geral do contrato de trabalho, o que é considerado irregular e prejudicial aos trabalhadores.

O pedido de liminar do MPT foi aceito parcialmente pela juíza titular da 4ª Vara do Trabalho de Itabuna, Jeana Silva Sobral. Entre as medidas impostas ao Grupo Carrefour, estão a proibição de promover dispensa coletiva de trabalhadores antes da conclusão da negociação coletiva, a proibição de suspender o pagamento dos salários dos trabalhadores no mesmo período, assim como a proibição de propor a quitação geral do contrato de trabalho durante as negociações.

OBRIGAÇÕES E MULTA

O Carrefour terá de fornecer informações relevantes ao sindicato para as negociações e a tomada de decisões. Caso descumpra algum dos itens da decisão a empresa pagará multa de R$ 5 mil por obrigação, acrescida de R$ 1 mil por trabalhador lesionado.

A ação segue em julgamento do mérito e uma audiência de conciliação e justificação está agendada para 28 de agosto. O MPT segue acompanhando o cumprimento da decisão judicial para garantir que os direitos dos trabalhadores do Carrefour em Itabuna sejam integralmente protegidos.

Sob o comando de Cabrini, TV Record faz reportagem especial de triplo homicídio || Foto Ilhéus24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dos principais repórteres investigativos do país, Roberto Cabrini, da TV Record, está em Ilhéus desde ontem (20) para produzir reportagem sobre o assassinato de três mulheres na zona sul de Ilhéus. O material deverá ir ao ar no próximo domingo (24), no Domingo Espetacular, informa o Ilhéus 24h.

O triplo homicídio teve como vítimas as professoras Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41, mãe de Mariana Bastos da Silva, de 20. As três foram encontradas mortas numa área de vegetação da Praia do Sul, próximo à AAABB, no Bairro São Francisco.

Alexsandra, Maria Helena e Mariana saíram para uma caminhada, no final da tarde da última sexta-feira (15), acompanhadas por um cão de pequeno porte. Elas residiam no Condomínio Vog Acqua, na Praia dos Milionários. Os corpos foram localizados a cerca de três quilômetros da residência.

Soldador está entre as oportunidades de emprego hoje pelo SineBahia || Foto CasadoSoldador
Tempo de leitura: 8 minutos

Vagas de emprego para engenheiro eletricista, gerente operacional, consultor de vendas, técnico em nutrição, técnico em rede, salva-vidas,  motorista de caminhão-tanque, motorista de distribuição, coletor de resíduos hospitalares e auxiliar de marketing, além de vagas de estágio em engenharia civil são as oportunidades de hoje (21). 

Unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas têm mais de 290 ofertas de emprego e de estágio nesta quinta-feira (21). Os candidatos devem se dirigir ao órgão estadual – que funcionam nas estruturas do SAC – com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de escolaridade e de endereço ainda hoje.

De acordo com o SineBahia, há 124 vagas na unidade em Teixeira de Freitas, 74 em Ilhéus, 68 em Eunápolis e 30 em Itabuna nesta quinta-feira. Nestes municípios o atendimento vai até as 16h, mas a orientação é que os candidatos não deixem para a última hora, pois o preenchimento de vagas é dinâmico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

O SineBahia Itabuna está localizado no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, o atendimento é feito na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato, no Centro.

A unidade de Teixeira de Freitas atende no Shopping Pátio Mix, Avenida São Paulo, 2.575, no Vila Verde. Quem busca a unidade Eunápolis, deve se dirigir à Rua 5 de Novembro, no Centro. Confira abaixo, por cidade, as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Embarcações são parte de compensação ambiental pelos impactos do Porto Sul || Foto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bamin entregou dez canoas ecologicamente sustentáveis a famílias de pescadores da comunidade de Sambaituba, em Ilhéus, nesta terça-feira (19), alcançando total de 40 embarcações entregues em 2025 a comunidades pesqueiras do entorno do Porto Sul.

Juerana, Aritaguá e Urucutuca já haviam sido contempladas nos meses de fevereiro, abril e agosto, respectivamente. A cerimônia contou com a presença dos beneficiários, parceiros do projeto e lideranças locais.

A ação faz parte do Programa de Compensação da Atividade Pesqueira, desenvolvido pela Bamin em cumprimento ao Plano Básico Ambiental, e buscac fortalecer a estrutura da pesca artesanal em comunidades tradicionais, promovendo desenvolvimento sustentável e ampliando a autonomia das famílias envolvidas.

Todo o processo foi construído de forma participativa, com os próprios pescadores definindo, por meio do diálogo, as formas mais adequadas de apoio. Os beneficiários foram selecionados a partir do banco de dados do programa de monitoramento da atividade pesqueira da empresa.

Entrega de embarcações contou com participação de pescadores, parceiros do projeto e lideranças locais || Fotos Darana/Divulgação

SUSTENTABILIDADE

As embarcações entregues foram desenvolvidas com foco em sustentabilidade, combinando materiais de menor impacto ambiental e funcionalidades pensadas para as necessidades reais das comunidades ribeirinhas. Além disso, a ação reforça o compromisso da BAMIN com a valorização das culturas tradicionais e com a construção de um legado social positivo nos territórios onde atua.

“Essa iniciativa representa mais do que a entrega de embarcações: é um investimento no futuro das comunidades tradicionais e na valorização do modo de vida dos pescadores locais. Nosso compromisso é deixar um legado positivo, que fortaleça a autonomia dessas famílias e promova o desenvolvimento sustentável ao longo do tempo”, destacou o diretor de Sustentabilidade da Bamin, Marcelo Dultra.

Equipe do HRCC faz primeira nefrectomia por laparoscopia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, fez pela primeira vez uma nefrectomia total por laparoscopia. O procedimento, de alta complexidade, retirou um rim sem função de um paciente que sofria com dores crônicas. A cirurgia foi bem-sucedida e a recuperação rápida, pois o paciente recebeu alta em menos de 48 horas.

Segundo o médico Rafael Vivas, coordenador de cirurgia-geral do HRCC, a opção pela técnica minimamente invasiva trouxe vantagens em relação à cirurgia aberta. “Entre os benefícios, destacam-se a redução do tempo de internação, menor dor pós-operatória, cicatrizes menores e uma recuperação mais ágil”, ressalta.

A operação foi conduzida pela equipe de Urologia, formada pelos médicos Victor Pereira e Matheus Tannus. “O paciente se recuperou bem e pôde deixar o hospital em menos de dois dias, o que mostra a segurança do método e, em breve, retomará plenamente suas atividades cotidianas”, disse Erik Badaró, gerente de Enfermagem.

Para o diretor-geral da unidade, Julio Musse, o feito marca um avanço para o hospital. “Mostra que temos capacidade de oferecer tratamentos de ponta dentro do SUS”, afirmou. O HRCC é administrado pela Fundação Fabamed e integra a rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Feminicídio por arma de fogo registra aumento no Brasil || Foto Tânia Rego/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

Um levantamento do Instituto Fogo Cruzado em 57 municípios indica que pelo menos 29 mulheres foram vítimas de feminicídio ou tentativa de feminicídio praticado com arma de fogo em 2025, até a primeira quinzena de agosto. Na comparação com o mesmo período de 2024, houve crescimento de 45%.

Das 29 vítimas, 76% não sobreviveram, ou seja, 22 morreram. Em 2024, das 20 baleadas, 60% não sobreviveram: 12 mulheres morreram e oito ficaram feridas.

O maior número de casos ocorreu na região metropolitana do Recife: 31% de todos os casos registrados. Foram 13 vítimas (oito mortas e cinco feridas) em 2025. No ano passado, o número tinha sido de oito vítimas (seis mortas e duas feridas).

Na Grande Belém, houve dois registros de mortes em 2025. Em 2024, o número foi de uma ferida. Em Salvador e região metropolitana, o total de vítimas passou de duas mortas e duas feridas, para quatro mortas.

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, o número de vítimas subiu de sete (quatro mortas e três feridas) em 2024 para 10 (oito mortas e duas feridas) em 2025.

AMBIENTES E AGRESSORES

O principal lugar onde aconteceram os crimes foi o ambiente doméstico. Das 29 vítimas, 15 foram atingidas dentro de casa. Cinco foram baleadas dentro de bares.

Do total de vítimas, 25 foram atingidas por companheiros ou ex-companheiros, ou seja, 86% dos casos. Um quarto dos casos (7) teve como agressores agentes de segurança.

O Instituto Fogo Cruzado também divulgou a lista de feminicídio ou tentativas de feminicídio por municípios. Veja a lista completa:

● Recife (Pernambuco): 9 mulheres

● Rio de Janeiro (Rio de Janeiro): 4

● Jaboatão dos Guararapes (Pernambuco): 3

● Belém (Pará): 2

● Camaçari (Bahia): 2

● Duque de Caxias (Rio de Janeiro): 2

Simões Filho (Bahia): 2

● Abreu e Lima (Pernambuco) 1

● Magé (Rio de Janeiro): 1

● Maricá (Rio de Janeiro): 1

● Mesquita (Rio de Janeiro): 1

● Nova Iguaçu (Rio de Janeiro): 1

MP-BA está com inscrições abertas em concurso público || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia está com inscrições abertas para o concurso público que visa a contratação de promotor de Justiça substituto. São ofertadas 20 vagas, sendo 35% reservadas às pessoas que se autodeclaram negras, indígenas e quilombolas conforme os critérios do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 10% para candidatos com deficiência.

O salário inicial é de R$ 31.975,77. A taxa de inscrição é de R$ 340,00 e deverá ser paga por meio de boleto bancário até o dia 19 de setembro. Os candidatos que preencherem os requisitos para baixa renda podem solicitar a isenção da taxa até as 17h do dia 1º de setembro.

Organizado pela Fundação de Apoio à Educação e Desenvolvimento Tecnológico (Fundação Cefetbahia), o concurso contará de três fases, com avaliação dos candidatos por meio de prova escrita, dividida em objetiva e discursivas, de caráter eliminatório; prova oral, também de caráter eliminatório e análise e valorização de título, classificatória.

Para concorrer ao cargo de promotor de Justiça na Bahia, o candidato deverá comprovar, no mínimo, 3 anos de atividade jurídica, além de ter concluído curso de bacharelado em Direito em escola oficial ou reconhecida pelo Ministério da Educação.

A Prova Preambular será aplicada no dia 19 de outubro deste ano, no turno vespertino, em Salvador. Os portões serão abertos às 12h20min e fechado às 12h50min (horário de Brasília). A prova oral será aplicada nos dias 29 de julho e 11 de setembro do próximo ano. Acesse aqui a página do concurso.

Ivan Maia faz alerta e promete intensificar ações de cortes
Tempo de leitura: 2 minutos

Estabelecimentos comerciais de Itabuna respondem por 26,76% da dívida dos consumidores com a Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Do total de R$ 62.770.702,34 dos devedores, R$ 16.798,695,28 são de estabelecimentos comerciais.

Os números foram revelados pelo presidente da Empresa, Ivan Maia, durante encontro com o setor empresarial nesta segunda-feira (18), no auditório da Associação Comercial de Itabuna (ACI). “Dados que foram levantados no mês passado apontam uma inadimplência de quase R$ 17 milhões do comércio local para com a Emasa”, afirmou Ivan Maia na ACI.

No entendimento de Ivan, não há justificativa para atraso agora nem não renegociação após a Emasa, numa ação dos governos estadual e municipal, garantir água diariamente a 80% dos consumidores.

– Então, não há desculpas para [que] os compromissos com a Emasa não sejam honrados pela classe empresarial. Aprimoramos a gerência comercial da empresa e CNPJs inadimplentes serão protestados, e também vamos intensificar as ações de corte – alertou.

COMO RENEGOCIAR?

O dirigente apelou ao segmento empresarial para aderir ao programa de renegociação de dívida, o Emasa Legal, que concede descontos de até 40% no valor principal da dívida, com a eliminação de juros e multas e de descontos de 20% para quem desejar parcelar o débito em até 60 vezes.

– Mesmo com um programa de renegociação de dívidas ousado, implantado no mês de junho e que vai até 30 de setembro, até o momento dos 224 contratos firmados, somente 21 dizem respeito ao comércio.

Ainda na reunião, Erivaldo Benevides, presidente da ACI, comprometeu-se a buscar convencer donos de 1.137 comércios inadimplentes para regularizar situação com a Emasa.

AS CONSEQUÊNCIAS DA CULTURA DO CAMINHÃO-PIPA

O presidente ainda fez alerta para o consumo de água de qualidade. Com a crise hídrica de 2015 e 2016, quando Itabuna recorreu a caminhões-pipa para abastecer residências e comércios, a cultura do carro-pipa persistiu até os dias atuais.

Segundo ele, comerciantes abrem mão da água potável da Emasa por água sem procedência. “Através de uma denúncia anônima para a Ouvidoria do Município, a Vigilância Sanitária de Itabuna, constatou a presença de coliformes fecais em um edifício comercial, no centro da cidade, que abriga clínicas médicas e odontológicas”, disse Ivan Maia.

Segunda etapa da cobertura do canal do Malhado vai completar dois anos de atraso || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

A paralisação e o atraso de quase dois anos da segunda fase do tamponamento do canal do Malhado, em Ilhéus, se devem às pendências herdadas do governo anterior, do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD), segundo a Prefeitura. “Foi identificada uma inconsistência em relação ao recurso pago à empresa e a execução dos serviços, o que inviabiliza, no momento, a continuidade das obras”, afirma a gestão municipal, em nota enviada ao PIMENTA (leia a íntegra ao final da matéria).

O caso, acrescenta, é apurado pela Procuradoria-Geral do Município e será submetido ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). “Desde o início do mandato, a Prefeitura tem enviado ofícios ao Governo da Bahia, além de realizar uma reunião com a Conder, buscando solucionar o impasse e garantir a retomada da obra”, conclui.

A segunda fase da cobertura do canal do Malhado começou em agosto de 2022, com previsão de término em setembro de 2023, a um custo de R$ 11,4 milhões, recursos provenientes de convênio entre o Governo da Bahia e a Prefeitura, que licitou a obra.

O QUE DIZ A CONDER?

A AMF Engenharia e Serviços Ltda venceu a licitação da Prefeitura e iniciou a obra, mas não a concluiu até o fim do contrato, em dezembro de 2024, informou ao PIMENTA a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), representante da gestão estadual no convênio e responsável pela fiscalização dos recursos.

A AMF executou 35% das obras, segundo a Conder. Agora, será necessária nova licitação para a retomada dos trabalhos. A Companhia entrou em acordo com o município, estabelecendo que a Prefeitura vai apresentar os documentos do novo processo licitatório ainda neste mês, com o objetivo de abrir a concorrência em setembro.

Enquanto município e estado reajustam o convênio, a dinâmica social e econômica da Avenida Lindolfo Collor, no coração do Malhado e diante da Central de Abastecimento do bairro, foi – e ainda é – severamente prejudicada pelo atraso da intervenção urbana, que exigiu a interdição da maior parte da via.

Leia a nota da Prefeitura de Ilhéus.

Nota Oficial sobre a obra do canal do Malhado

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, informa que a segunda etapa da cobertura do canal do bairro Malhado encontra-se paralisada devido a pendências da gestão municipal anterior.

Foi identificada uma inconsistência em relação ao recurso pago à empresa e a execução dos serviços, o que inviabiliza, no momento, a continuidade das obras.

A atual gestão está apurando os fatos junto à Procuradoria-Geral do Município, procedimento que envolverá o Ministério Público, a fim de esclarecer a situação e adotar as medidas cabíveis.

Desde o início do mandato, a Prefeitura tem enviado ofícios ao Governo da Bahia, além de realizar uma reunião com a Conder, buscando solucionar o impasse e garantir a retomada da obra.

Ilhéus-BA, 13 de agosto de 2025

Prefeitura de Ilhéus

Aula está marcada para sexta (22), às 9h, no Pavilhão Waldir Pires || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus, promove, na próxima sexta-feira (22), às 9h, a aula aberta Violência Contra a Mulher e a Segurança Pública. Responsável pela iniciativa, o Colegiado de Direito informa que a atividade é uma resposta aos recentes episódios de violência contra mulheres na cidade, a exemplo do triplo homicídio registrado no sábado (16) e do estupro coletivo denunciado ontem (18).

Aula, que ocupará o auditório Professor Altamirando Marques, no Pavilhão Waldir Pires, será ministrada por três professoras do curso de Direito da Uesc, Aline Setenta, Natália Silveira e Katiana Amorim. Além de docente, Katiana é titular da unidade itabunense da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). A atividade terá a mediação das pesquisadoras Beatriz Figueiredo e Rebeka Lima.

De acordo com a Universidade, o objetivo central do evento é discutir as ações e políticas institucionais de enfrentamento e erradicação da violência contra a mulher no âmbito da segurança pública. Para a Uesc, esse tipo de formação reforça seu papel como agente de transformação social, capaz de promover o debate necessário e buscar soluções para problemas que afetam diretamente a sociedade.

Artistas lançam a semente da Associação de Músicos de Itabuna (Amui) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Músicos deram início a movimento para discutir as demandas da categoria, fortalecer sua atuação coletiva e criar a Associação de Músicos de Itabuna (Amui). O coletivo deu seus primeiros passos com uma atividade formativa, ministrada pelo advogado e professor Santo Ádamo, diretor da Faculdade Anhanguera de Itabuna.

Ádamo ressaltou que a categoria precisa atuar de forma associada para reforçar o reconhecimento social do seu papel para a cultura e a economia do município. O encontro teve ainda apresentação de videoclipe que recuperou a história de artistas itabunenses, desde os veteranos aos jovens talentos da cidade.

Feita na última semana, no Centro de Cultura Adonias Filho, a reunião foi apenas o primeiro passo de uma caminhada que promete fortalecer ainda mais o setor musical em Itabuna, afirma a cantora Carla Valéria. A artista articula o movimento em parceria com Uiara Oliveira, Juba Gonzaga e Aline Kaliu, segundo explicou ao PIMENTA. O coletivo divulgará, em breve, as próximas atividades para a criação da Amui.

Desembargador João Augusto Alves de Oliveira Pinto faleceu na madrugada de hoje
Tempo de leitura: < 1 minuto

Desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), o itabunense João Augusto Alves de Oliveira Pinto faleceu na madrugada desta terça-feira (19), em Salvador. O magistrado lutava contra as complicações de um Acidente Vascular Cerebral (AVC), sofrido em 2024.

O TJ-BA informou que velório e sepultamento do desembargador baiano ocorrerão às 14h desta terça-feira, na Capela A do Cemitério Jardim da Saudade, na capital baiana.

João Augusto Pinto tinha 72 anos. O desembargador formou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e chegou a exercer mandato de vereador em Ibicaraí, no sul da Bahia, nos anos 1980, quando deixou a carreira política para ingressar na magistratura.

Como juiz, atuou em várias comarcas, dentre elas a da sua cidade natal. Há dois anos, foi agraciado com o título de cidadão ilheense. O magistrado ingressou no Tribunal de Justiça da Bahia em 2013.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 5 minutos

Supervisor comercial, vendedor, técnico em Segurança do Trabalho, armador, salva-vidas, eletricista, auxiliar de engenheiro civil, fiscal de prevenção de perdas, motorista de caminhão-tanque, camareira de hotel são algumas das vagas de emprego, além de estágio remunerado na área da engenharia civil.

 

Itabuna e Ilhéus, no sul do estado, Eunápolis, no extremo-sul, e Jequié, no sudoeste, oferecem 330 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta terça-feira (19) pelo SineBahia, o órgão estadual de qualificação e de intermediação de oportunidades no mercado de trabalho. As oportunidades são encontradas em vários setores da economia.

Com 170 vagas na área industrial, Jequié lidera a oferta de vagas de emprego hoje. O município do sudoeste baiano oferta, nesta terça-feira, total de 185 vagas pelo SineBahia. É seguido por Eunápolis, com 64, e Ilhéus, com 62. Itabuna tem apenas 19 vagas.

Os candidatos podem conferir as vagas abertas em cada município. Todas foram anunciadas pelo SineBahia. Para se cadastrar e concorrer, os interessados devem procurar o serviço estadual ainda hoje, munidos de carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

Se você reside ou apenas busca emprego em Itabuna, o SineBahia funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade de Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, no Centro.

O SineBahia em Ilhéus está situado na Rua Eustáquio Bastos, ao lado do Mercado do Artesanato e em frente à Praça Cairu, no Centro. A unidade de Jequié opera na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Aeroporto de Ilhéus receberá 148 voos extras || Foto Patrícia Lanini/Socicam
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Turismo do Estado da Bahia (Setur-BA) anunciou, nesta segunda-feira (18), que Ilhéus e Salvador contarão com novos voos durante o verão 2025/2026. Entre 13 de dezembro deste ano e 1º de fevereiro de 2026, a Azul Linhas Aéreas programou 580 voos extras para os dois destinos turísticos, totalizando 85 mil assentos adicionais no período.

Em Ilhéus, serão 148 voos extras e 20,1 mil assentos adicionais, representando um aumento de 56% nas decolagens e 62% na oferta de assentos. A cidade contará com uma nova rota sazonal para Congonhas (SP), além de operações extras para Confins (Belo Horizonte). Os voos regulares para Goiânia, Campinas, Salvador e Confins serão mantidos, com destaque para o mercado de Confins, que terá um crescimento de 22% nas decolagens e 25% na oferta de assentos em relação à operação regular.

No mesmo período, Salvador receberá 432 voos extras operados pela Azul, o que representa um aumento de 22% no número de decolagens e 25% na oferta de assentos, em comparação ao período regular. No total, serão 64,9 mil assentos adicionais. A capital baiana também ganhará novas rotas sazonais, com voos diretos a partir de Congonhas (SP), Goiânia (GO), Ribeirão Preto (SP), São José do Rio Preto (SP) e Uberlândia (MG), facilitando o acesso de turistas de diversas regiões do país.

CONECTANDO ILHÉUS A SÃO PAULO E MINAS GERAIS

A nova rota sazonal para Congonhas representa uma conquista importante para o turismo regional, conectando Ilhéus diretamente ao principal aeroporto urbano de São Paulo. As operações extras para Confins também contribuem para aumentar o fluxo de visitantes vindos de Minas Gerais, um dos mercados emissores mais relevantes para o destino.

a expectativa é de alta demanda nos voos para Ilhéus, com taxas de ocupação superiores a 85% durante o período, conforme informou a Azul. Para a Setur-BA, a ampliação da malha aérea é estratégica para o fortalecimento da economia do turismo no estado, especialmente no verão, quando a procura por destinos litorâneos e culturais aumenta significativamente.

O reforço da conectividade aérea vai gerar impactos positivos na ocupação hoteleira, no comércio, na gastronomia e na geração de empregos temporários, beneficiando diretamente as comunidades locais. A expectativa é que a medida contribua para o crescimento do número de visitantes, superando os resultados da temporada anterior e reafirmando a Bahia como um dos destinos mais procurados do Brasil durante o verão.

Salvador, com sua rica herança cultural e atrativos históricos, e Ilhéus, com suas paisagens paradisíacas e importância literária, se consolidam como grandes protagonistas dessa expansão turística.

Tiago (de branco) foi campeão em Juazeiro || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Karen Póvoas

Com talento que une técnica, musicalidade e uma presença marcante dentro e fora da roda, Tiago Amorim Silva, o Tiago Ninjinha, desponta como um dos grandes nomes da nova geração da capoeira. Aos 30 anos, o contramestre, atleta e agente cultural de Itabuna conquistou seu lugar entre os 16 melhores capoeiristas selecionados para disputar o evento internacional Red Bull Paranauê 2025.

Tiago Ninjinha é o único representante do sul da Bahia no evento, no próximo sábado (23), na icônica Praça da Cruz Caída, no Pelourinho, em Salvador. Nascido em Itabuna, ele vem conquistando visibilidade nacional não apenas pelas acrobacias e precisão técnica, mas por motivar, com autenticidade, uma juventude que transforma disciplina, fé e cultura em vitória.

Em seu perfil no Instagram, com 34 mil seguidores, Tiago também vem se destacando com vídeos compartilhados por grandes páginas como o perfil do Metrópoles e atraindo parcerias com grandes marcas brasileiras, como Dux Human Health – empresa de suplementos e alimentos.

Tiago ao lado do pai e mestre Ninja || Foto Divulgação

Seu talento chamou atenção em abril ao se tornar campeão na 2ª Copa Velho Chico Capoeira, em Juazeiro. A competição reuniu grandes nomes da capoeira do Brasil, principalmente do Nordeste. O resultado consolida o nome de Tiago Ninjinha entre os grandes da capoeira contemporânea e o posicionou com destaque no ranking da Volta do Mundo Bambas (VMB) — uma das maiores competições do segmento, abrindo portas para convites internacionais e representações oficiais.

A vitória na Copa Velho Chico não foi a primeira de sua carreira. Tiago também conquistou o 1º lugar no Torneio Movimento da Ginga, em 2023, no Teatro Candinha Dórea, em Itabuna. E acumula outros títulos em campeonatos regionais e nacionais, inclusive no Muay Thai, modalidade na qual também se destacou, provando sua versatilidade e preparo físico.

Mas é na capoeira que ele encontra sua missão de preservar a cultura, transformar vidas e seguir escrevendo uma história com propósito, inspirando futuras gerações e sendo exemplo para seu filho Ravi de 7 anos. “Quero que o Ravi cresça com orgulho do pai. Cada conquista minha é uma forma de mostrar a ele que, com fé, disciplina e caráter, é possível chegar longe”, afirmou, emocionado.

A CAPOEIRA CORRE NO SANGUE

Tiago Ninjinha não chegou longe por acaso. A capoeira corre em seu sangue e pulsa em sua alma. Filho do renomado Mestre Ninja, fundador do Grupo Celeiro de Bamba, sediado em Itabuna, Tiago cresceu cercado por berimbaus, atabaques e histórias de resistência.

Tiago fazendo o que mais gosta || Foto Divulgação

O Celeiro de Bamba é um dos coletivos culturais mais ativos da Bahia, referência em formação cidadã e ações sociais por meio da capoeira. Foi ali que, ainda menino, ele acompanhava o pai nas rodas e nas atividades do projeto de inclusão social “Capoeira para Todos”, que transforma vidas de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade.

Aos 15 anos, Tiago já ensinava com a responsabilidade e disciplina de um veterano. Sua trajetória já o levou a representar o Brasil em diversos estados e também na Rússia, levando o nome de Itabuna para o mundo.

Itabuna, aliás, é reconhecida como um celeiro de capoeiristas, exportando talentos que levam essa arte-luta a diferentes países. Tiago é um desses representantes que honram suas origens, mas seguem expandindo horizontes. Ele é um capoeirista completo, pois ensina com respeito, canta com presença, domina instrumentos, executa acrobacias impressionantes, joga com estratégia e mantém viva a essência da capoeira como patrimônio cultural e instrumento de defesa pessoal.

FORÇA DA CAPOEIRA DO SUL DA BAHIA

Agora, ele se prepara para competir no Red Bull Paranauê. Para Tiago, participar desse evento é representar a força da capoeira de Itabuna e região. É motivar a valorização de empresas regionais em contribuir para o fortalecimento da nossa cultura. “Eu quero incentivar a todos que treinam capoeira, que podemos viver dela, realizar conquistas inimagináveis e, principalmente, transformar vidas através do bom exemplo e incentivo”, finaliza.

Mais do que um atleta, Tiago é um influenciador do bem, um exemplo para a juventude em tempos em que boas referências são urgentes. Ele que dá aulas para crianças e jovens e tem três irmãos, Bruna de 24 anos, Nikolas de 17 e Yuri de 10, inspira a sonhar grande, sem abrir mão da sua essência, suas raízes, dos valores, da disciplina e da fé. Contato com o capoeirista pode ser feito pelo telefone (73) 99118-8919, Instagram: @tiagoninjinha | @escolaceleirodebamba.