Lílian Casas e Preta Gil, que faleceu ontem (20), aos 50 anos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora e jornalista itabunense Lílian Casas publicou, nesta segunda-feira (21), trecho de uma live em que cantou a música Azul, de Djavan, com a cantora e empresária Preta Gil, que faleceu neste domingo (20), nos Estados Unidos, aos 50 anos, após longa batalha contra um câncer no intestino.

Com o marido e companheiro de palco, Alex Félix, no violão, Lílian puxou a música, enquanto Preta tentava acompanhá-la driblando o atraso da conexão pela internet. Emocionada, Lílian caiu no choro durante a transmissão ao vivo. Assista.

Ao compartilhar a recordação do momento emocionante ao lado de Preta Gil, Lílian Casas escreveu sobre o sentimento diante da partida da filha de Gilberto Gil. “Eu sinto muito, muito mesmo! E continuarei agradecendo pela grata oportunidade de ter vivenciado um momento único com essa força em forma de mulher, que sempre ecoará na memória do meu coração, e pela luz que ela é e permanecerá sendo, principalmente, na vida de quem ela iluminou!”.

Portaria regulamenta como guardas civis de Itabuna devem usar armas e munições || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O titular da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop), Humberto Mattos, publicou portaria que regulamenta o uso de armas e munições pela Guarda Civil Municipal. Entre as regras, a previsão de que os guardas civis municipais serão submetidos, a cada dois anos, à avaliação da capacidade psicológica de portar arma de fogo.

A Portaria n º03/2025, publicada na sexta-feira (18), também estabeleceu os princípios que devem nortear o uso de armamento, como o que preconiza que o uso da arma de fogo deverá ocorrer somente quando estritamente necessário e na medida requerida para o desempenho das funções da Guarda Municipal.

Outro princípio é o de que o porte da arma de fogo tem como finalidade principal proteger e salvar vidas. Além disso, conforme a Portaria, sempre que possível, o emprego de meios não violentos deverá ser priorizado. Os guardas também deverão observar as regras técnicas de segurança, com atenção e zelo no manuseio de arma de fogo.

A Portaria determina que, quando houver disparo de arma de fogo, o guarda civil envolvido na ocorrência deverá isolar o local e, caso alguém seja ferido, prestar socorro à vítima, além de informar a ocorrência à base operacional. Outra obrigação prevista é notificar o caso à Polícia Civil e fornecer as informações solicitadas pelo comandante ou corregedor da Guarda.

A Portaria também foi assinada pelo comandante da Guarda Civil Municipal, Inácio Pereira do Nascimento, e pelo corregedor da instituição, Jairo Nunes do Santos.

Jovens foram mortos a tiros em Aurelino Leal || Foto aérea Moisés Silva/Wikipedia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Delegacia Territorial de Aurelino Leal registrou dois homicídios no município sul-baiano em menos de 24h. O primeiro deles ocorreu na noite de ontem (20), no Centro, onde Everaldo Mata Rodrigues Neto, de 24 anos, foi vítima de disparos de arma de fogo e morreu no local.

Já na manhã desta segunda-feira (21), no bairro São Cosme, o Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo de Jeiverson Felipe dos Santos, de 20 anos, também vítima de disparos de arma de fogo.

Não há informações que linguem os dois casos. A Polícia Civil faz diligências para desvendar os autores e as motivações dos crimes. Até o momento, ninguém foi preso.

Hospital Costa do Cacau executa mais de 80 mil procedimentos no primeiro semestre || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) encerrou o primeiro semestre de 2025 com total superior a 80 mil procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos. Os números foram divulgados pela Fundação Fabamed, responsável pela gestão da unidade da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

O Centro Cirúrgico do HRCC atingiu volume significativo de procedimentos, com um total de 3.072 cirurgias realizadas. Em janeiro, foram realizadas 447 cirurgias, seguido por um aumento em fevereiro, com 504. Março registrou 467, enquanto abril se destacou como o mês de maior produção, com 584 procedimentos cirúrgicos. Maio e junho mantiveram um ritmo elevado, com 542 e 528, respectivamente.

Na assistência ambulatorial, o HRCC executou vasta gama de procedimentos diagnósticos e clínicos, demonstrando a abrangência dos serviços oferecidos. Referente a procedimentos com finalidade diagnóstica no ambulatório foi registrado total de 58.732 atendimentos.

A evolução mensal foi notável, iniciando com 7.471 em janeiro e crescendo consistentemente para 13.199 em junho, “indicando uma crescente demanda e a confiança da população nos serviços de diagnóstico do hospital”. O que englobou atendimentos médicos e não médicos no ambulatório e na emergência totalizou 38.645 atendimentos no mesmo período.

Ainda foi mantida uma alta performance ao longo do semestre, com picos em março (7.693) e abril (8.426), refletindo a importância do HRCC no acompanhamento e tratamento de diversas condições clínicas.

Foram feitos 427 cirurgias ambulatoriais, conforme relatório. Embora o mês de janeiro não tenha registrado procedimentos, houve um crescimento significativo a partir de fevereiro (87), com o maior volume em maio (108), consolidando a capacidade do hospital em realizar intervenções cirúrgicas de menor complexidade em regime ambulatorial, otimizando o tempo de recuperação dos pacientes e a rotatividade dos leitos.

O Costa do Cacau ainda registrou, no período, 7 captações de múltiplos órgãos e 33 córneas. Cada doação captada pela equipe representa esperança de vida para aqueles que esperam na fila de transplante.

ALTA PRODUTIVIDADE

Para Julio Musse, diretor-geral do HRCC, os dados apresentados do primeiro semestre de 2025 reforçam o papel fundamental da unidade como pilar da saúde pública na Bahia. “Nossa alta produtividade em cirurgias e a vasta oferta de procedimentos ambulatoriais demonstram a dedicação e a competência das equipes do HRCC e da Fundação Fabamed na gestão hospitalar. O compromisso com a excelência no atendimento e a capacidade de resposta às demandas da população consolidam, cada vez mais, a nossa instituição como referência em saúde pública”, destacou.

Nota Premiada sorteou R$ 1 milhão em julho|| Foto Matheus Lens/Sefaz-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

“É a mesma coisa que ganhar na loteria. Não tenho o que falar. É muita alegria, muita emoção, nunca imaginei. É realmente ganhar na loteria. É inacreditável”, afirmou, com entusiasmo, a ganhadora do prêmio de R$ 1 milhão do sorteio especial da Nota Premiada Bahia de julho.

Moradora de Salvador, a ganhadora contou que, no momento da compra, sempre coloca o CPF na nota fiscal. “Mas, para falar a verdade, eu nunca tinha ficado na expectativa, conferindo”, ponderou. A ligação, após a homologação do sorteio, foi feita pelo auditor fiscal André Aguiar, que coordena o Programa de Educação Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba).

Sobre o que fazer com o dinheiro, a felizarda informou que vai ter paciência e “pé no chão” para decidir a melhor forma de investir o valor da premiação. “O nosso projeto não é sair gastando, mas sim aplicar, multiplicar esse dinheiro e poder colher mais e mais. Além disso, pretendemos comprar uma moradia boa, depois fazer algumas viagens, mas tudo no seu tempo”.

SÉTIMO SORTEIO DE 1 MILHÃO

Foi o sétimo sorteio de R$ 1 milhão desde o lançamento da Nota Premiada Bahia, em 2018. Apenas em 2020 não ocorreu a premiação, por causa da pandemia. Com o último resultado, a lista de vencedores soma quatro moradores da capital e três do interior do estado. O sorteio especial é realizado uma vez ao ano, contemplando um único participante.

A Nota Premiada Bahia faz ainda sorteios mensais regulares, sempre com uma premiação de R$ 100 mil e 90 de R$ 10 mil. Neste caso, valem somente as notas fiscais emitidas no mês anterior ao sorteio, que contenham o CPF do participante. O próximo sorteio regular terá resultado divulgado no dia 31 de julho. Para concorrer aos prêmios, basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br.

SOCIAL

O marido da ganhadora ressaltou que o casal fica feliz em participar da Nota Premiada também pelo lado social. “Além de ganhar esse prêmio, nós contribuímos para beneficiar instituições sociais e de saúde da Bahia”. Na opinião dele, o programa é muito rico, interessante e necessário. “Vale a pena pedir para inserir o CPF na nota fiscal no ato da compra, porque realmente é algo sério e toda a sociedade acaba ganhando”, destacou.

A ganhadora complementou: “sabemos que as instituições precisam desse apoio, que elas recebem muitos pacientes, que de fato necessitam de um bom atendimento, de procedimentos, de exames, de cirurgias, de acolhimento, de conforto. E ficamos alegres em saber que as instituições que cadastramos, que são de Salvador e do interior, vão ser beneficiadas também.

Ao se cadastrar na campanha, o participante também passa a apoiar entidades filantrópicas inscritas no Programa Sua Nota é um Show de Solidariedade. Toda vez que o participante insere o CPF na nota, as entidades por ele escolhidas recebem pontos a serem revertidos em repasses financeiros. A cada quatro meses, as notas compartilhadas transformam-se em recursos para as mais de 500 filantrópicas ativas e regulares no programa. O valor distribuído a cada quadrimestre é de R$ 5 milhões.

Viação Novo Horizonte tem operações suspensas na Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) suspendeu a operação da Viação Novo Horizonte nas linhas entre os municípios da Bahia por falta de cumprimentos de acordos com o órgão.

De acordo com a decisão publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (16), a empresa deverá encerrar definitivamente suas atividades no dia 16 de agosto.

ITABUNA, PORTO SEGURO E OUTRAS CIDADES

No total, 141 linhas e 121 municípios são atendidos pela empresa Viação Novo Horizonte, a exemplo de Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Porto Seguro, Itabuna e Bom Jesus da Lapa.

Segundo a Agerba, a Viação Novo Horizonte não atendeu aos requisitos regulatórios, como a apresentação de certidões negativas, descumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em dezembro com o Ministério Público da Bahia (MP-BA), apresentação de condições operacionais deficientes, com histórico de acidentes e 486 reclamações em 24 meses.

Com o objetivo de não prejudicar os passageiros, a Agerba abriu um chamamento público, em caráter emergencial, para que novas empresas assumam as linhas até 22 de julho. Elas vão atuar até 31 de maio de 2027 ou até que ocorra uma licitação definitiva. Além da Viação Novo Horizonte, outras 14 empresas terão as atividades suspensas.

Conforme a Agerba, a longo do processo, a Viação Novo Horizonte foi notificada formalmente e teve oportunidade de apresentar defesa e regularizar sua situação, inclusive com prorrogação de prazos.

No entanto, mesmo após esses procedimentos, a comissão da Agerba concluiu que as exigências não foram atendidas de forma satisfatória. O descumprimento das cláusulas contratuais e das normas estabelecidas pelo Decreto Estadual nº 11.832/2009 reforçou o entendimento da Agerba de que não havia mais fundamento para manter a Viação Novo Horizonte no sistema. Do G1.

Segundo a Adep-BA, apenas um terço das comarcas baianas tem defensor público || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A Associação das Defensoras e Defensores Públicos da Bahia (Adep-BA) se mobiliza para garantir a ampliação do orçamento da Defensoria Pública do Estado da Bahia no exercício de 2026. A entidade tem intensificado o diálogo com representantes do governo estadual e do Poder Legislativo argumentando que, sem o devido investimento, milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade continuarão sem acesso pleno à Justiça.

Com 203 comarcas em todo o estado, 68 são contempladas com defensores titulares ou por meio de substituição, quando defensores de outras comarcas atendem de forma pontual ou virtual. Isso significa que um terço das comarcas do estado é assistida por defensoras e defensores públicos.

A presidente da Adep-BA, Bethânia Ferreira, reforça que a Defensoria vai muito além da atuação individual em processos judiciais.  “Além de representar quem não tem condições de contratar um advogado, as defensoras e defensores também atuam coletivamente, propõem ações estruturais e constroem soluções extrajudiciais que impactam diretamente a vida de comunidades inteiras”, explica.

A realidade, no entanto, é de sobrecarga e precariedade, conforme a Associação. Em muitas regiões, um único defensor é responsável por atender a mais de uma comarca, o que compromete a qualidade do serviço e fragiliza o acesso à Justiça, acrescenta. Além da escassez de pessoal, há falta de estrutura física, ausência de um quadro efetivo de servidores e unidades funcionando em espaços emprestados do Judiciário, o que compromete a autonomia funcional da instituição, denuncia.

Bethânia aponta que a solução para esse cenário passa, obrigatoriamente, pela ampliação do orçamento. “Sem orçamento, sem a defensoria pública em todos os espaços, não podemos dizer que os baianos e as baianas estão tendo seus direitos respeitados. Sem estrutura, os direitos deixam de ser garantidos e quando isso acontece, quem mais sofre é a população vulnerabilizada, a exemplo das mulheres vítimas de violência, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes em risco, vítimas de racismo e LGBTfobia.”

Líder do Governo Lula, Wagner defende equilíbrio que não enforque o social || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 1 minuto

Do PIMENTA

O senador Jaques Wagner (PT-BA) avalia que o Regime Fiscal Sustentável melhorou a gestão orçamentária da União, se comparado ao teto de gastos criado pela Emenda Constitucional 95/2016, que vigorou até agosto de 2023, quando foi substituído pelo novo arcabouço fiscal.

Apesar dessa avaliação, o líder do Governo Lula no Senado considera que o regime fiscal pode ser melhorado, desde que isso não implique em desequilíbrio das contas públicas, conforme disse ao PIMENTA, nesta quinta-feira (17), durante visita ao Chocolat Festival 2025, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, no sul da Bahia.

Para Wagner, o País precisa crescer e se desenvolver respeitando limites semelhantes aos enfrentados por uma família no manejo do orçamento doméstico. “Não podemos enforcar o social, mas também não podemos desandar com a economia”, acrescentou. Leia.

PIMENTA – Num momento em que o Governo Lula faz um esforço de reconstrução nacional e de defesa da soberania nacional, o arcabouço fiscal não impõe limitações muitos severas a esse projeto? 

JAQUES WAGNER –  A gente tem que aprender a crescer e desenvolver, mas também respeitar o equilíbrio fiscal. Isso é na família ou é no Estado brasileiro. Na verdade, criamos um sistema que pode ser aperfeiçoado, mas que faz o Brasil ser respeitado e é óbvio que a gente tem sempre que ampliar a capacidade de investimento. Quando temos projetos prioritários, a gente coloca ele fora do arcabouço fiscal, para que tenha mais liberdade para crescer. Mas, repare, a gente não pode relaxar o equilíbrio da economia. Não podemos enforcar o social, mas também não podemos desandar com a economia. A ideia do arcabouço, ao invés do teto de gastos como existia, foi uma evolução.

Assista à declaração do senador.

Palestra de Flávia Buechler dá início às atividades deste semestre do Foro Psicanalítico
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Foro Psicanalítico do Sul da Bahia dá início, nesta sexta-feira (18), às 18h, às atividades do segundo semestre deste ano com a palestra Posição e Ação do Analista: Desafios Atuais, da psicóloga e psicanalista Flávia Tridapalli Buechler. Aberto ao público, o encontro será online, por meio do Google Meet (acesse aqui).

Flávia Tridapalli Buechler é mestre em Psicanálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e cursa doutorado em Psicologia na Universidade Federal Fluminense. Atua como pesquisadora nos laboratórios Litorais (UFRGS) e Laço Social (UFF), com publicações sobre psicanálise e laços sociais.

Conforme a organização, a palestra abordará os efeitos dos discursos de gênero e de superprodutividade nas narrativas dos analisandos, nos seus corpos e nos modos como se relacionam com o outro. Também percorrerá as dificuldades e os questionamentos que essas dimensões da vida impõem ao analista.

Criado em 2022, em Ilhéus, o Foro Psicanalítico do Sul da Bahia é um grupo de estudo com atividades online e presenciais. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (73) 9 9191-4571 e 9 9199-7779.

Decisão foi comunicada a funcionários da unidade, conforme sindicatos || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Carrefour fechará as portas da loja que mantém no Shopping Jequitibá, em Itabuna, segundo informação do Sindicato dos Comerciários de Itabuna e Região e do Sindicato dos Trabalhadores em Supermercados de Itabuna. O fechamento estaria previsto para o próximo mês. O conglomerado ainda não anunciou a decisão oficialmente, mas a comunicou aos funcionários da unidade.

Os sindicatos repudiaram o encerramento das atividades da loja e afirmaram que a medida resultará na demissão de dezenas de trabalhadores. Para as entidades de classe, a decisão da empresa vai na contramão da expansão do segmento supermercadista, que faturou R$ 1,067 trilhão em 2024 e respondeu por 9,12% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano passado.

De acordo com o Ranking da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) 2025, o Grupo Carrefour Brasil liderou o segmento pelo nono ano consecutivo, com faturamento de R$ 120,59 bilhões em 2024, bem à frente do segundo colocado, o Assaí Atacadista, que faturou R$ 80,57 bilhões.

Para os sindicatos, o grupo econômico não levou em consideração os efeitos sociais da medida. “O fechamento da unidade de Itabuna expõe um modelo de gestão perverso, que prioriza os ganhos dos acionistas em detrimento do compromisso social e do respeito à força de trabalho que sustenta esses lucros”.

Flagra de uma das ações criminosas em mercearia do Banco Raso
Tempo de leitura: < 1 minuto

Câmera de monitoramento de um mercadinho no Banco Raso, em Itabuna, flagrou dois furtos cometidos por um homem no mesmo dia. Na primeira ação, ele chegou ao estabelecimento às 16h56min desta quinta-feira (17), fingiu que avaliava produtos e saiu com três embalagens de café escondidas na bermuda. Retornou ao local à noite, às 19h47min, e repetiu o crime, saindo com mais três pacotes de café.

A movimentação criminosa chamou a atenção do proprietário do mercadinho localizado na Travessa Alfredo Benevides, nas imediações do restaurante Codornas, mas ele não abordou o suspeito, que viria a ser descoberto com a reprodução das imagens da câmera. Assista aos dois flagrantes.

Operação prende líderes de facção no extremo-sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Uma operação deflagrada na manhã desta quinta-feira (17), na região de Contagem, Minas Gerais, prendeu dois líderes da organização criminosa Primeiro Comando de Eunápolis, município do extremo-sul da Bahia. A facção é ligada ao Comando Vermelho, conforme o Ministério Público da Bahia (MP-BA).

A esposa de um dos traficantes e um comparsa acabaram presos em flagrantes. Os mandados de prisão temporária foram cumpridos contra C.M.C.A. e C.L.B.R., que são responsáveis por ordenar ataques contra agentes do Estado, coordenar homicídios e comandar redes de tráfico de de drogas no extremo-sul da Bahia.

Durante a abordagem policial, foram apreendidas duas submetralhadoras. Um dos presos é acusado de ser o responsável pela logística de distribuição de drogas da organização criminosa, enquanto o outro figura como líder operacional da facção nos bairros Gusmão e Centro, em Eunápolis, além de possuir histórico de envolvimento em homicídio qualificado com morte de uma criança em 2019, segundo o MP-BA.

APREENSÃO DE ARMAS

Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão domiciliar. Nas residências foram encontrados aparelhos celulares, dispositivos eletrônicos, armas e mais de 100 munições. As investigações tiveram início após operação deflagrada em 30 de maio de 2025, em Eunápolis.

Na oportunidade foram apreendidos 1,108 kg de maconha, 528g de haxixe, balança de precisão, duas máquinas de cartão, caderno de anotações, comprovantes bancários, HD com imagens de segurança, diversos pinos de eppendorf e radiocomunicadores. Os presos na operação de hoje permanecem à disposição da Justiça, e novas fases da operação não são descartadas.

A Operação Conexão mobilizou cerca de 50 agentes de uma força-tarefa formada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), Polícia Federal (PF), Polícia Militar da Bahia (PMBA), Polícia Civil da Bahia (PCBA) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Participaram da operação o Gaeco Sul/MPBA, Polícia Rodoviária Federal (PRF-MG), Força-Tarefa da PF em Porto Seguro, 23ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin)/PCBA, Companhia de Policiamento Regional – Extremo Sul (CPR-Extremo-Sul), PM-BA e PM-MG, por meio do Departamento de Inteligência (DINT) e 2º Batalhão de Policiamento Especializado.

A ação integrada faz parte das operações coordenadas com foco na preservação da ordem pública e combate às facções criminosas no extremo-sul da Bahia, reafirmando o compromisso das forças de segurança pública no combate às organizações criminosas que ameaçam agentes do Estado e a população civil.

Município chama mais 118 profissionais para a Secretaria de Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna convocou mais 118 candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025, que ofereceu vagas em diferentes áreas da Secretaria de Saúde. A lista dos novos convocados está disponível na edição de hoje (17) do Diário Oficial do Município (acesse aqui).

Os convocados deverão comparecer, no prazo de cinco dias úteis, ao Departamento de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde de Itabuna, localizado na Avenida Comendador Firmino Alves, nº 110, Centro. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A lista de documentos necessários está no Anexo I da portaria de convocação.

ÁREAS CONTEMPLADAS

As vagas de Ensino Médio completo foram para as funções de apoio técnico-administrativo, Agente de Combate às Endemias, Brinquedista e Oficineiro. As de nível técnico foram para Auxiliar de Saúde Bucal, Técnico de Informática, Técnico de Enfermagem, Técnico de Laboratório e Técnico em Radiologia.

Já as de nível superior contemplaram as áreas de Contabilidade, Cálculo Judicial, Arte-Educação, Engenharia Florestal, Assistência Social, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Neuropsicologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Psicomotricidade, Saúde Pública e Terapia Ocupacional.

Os salários variam de R$ 1.519 a R$ 4.750, a depender do cargo e da jornada de trabalho, que será de 30h ou 40h por semana. Firmados em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), os contratos terão validade de 24 meses e poderão ser prorrogados pelo mesmo período.

Estado retoma projeto da Vila Gastronômica do Banco da Vitória || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Banco da Vitória é referência da boa culinária em Ilhéus. Churrasco, pescados e mel de cacau são alguns dos atrativos do bairro, que fica a cerca de oito quilômetros da região central da cidade, às margens da BR-415 (Ilhéus-Itabuna), a Rodovia Jorge Amado. De olho nesse potencial, o Governo da Bahia desengavetou o projeto da Vila Gastronômica, que chegou a ser lançado em 2019, mas não saiu do papel.

Conforme apuração do PIMENTA, as secretarias estaduais de Infraestrutura e de Turismo firmaram convênio com a Caixa Econômica Federal para revitalizar área de 1.461,89 metros quadrados no Banco da Vitória. O investimento previsto é de R$ 2 milhões.

Ao site, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) antecipou que o projeto abrange a construção de passeios, estacionamento e praça, além da implantação de acostamento junto com recuperação da pavimentação intertravada do local. “Os serviços contribuirão no desenvolvimento econômico da região, possibilitando a atração de novos negócios com um espaço requalificado e modernizado”, promete a Pasta.

O processo de licitação está aberto a propostas e será concluído até o final deste mês, com sessão pública marcada para o dia 31, a partir das 9h30min.

Espetáculo [Sem] Drama será apresentado nos dias 1 e 2 de agosto, no Terreiro Matamba Tombenci Neto || Foto Alan Garfo/Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Tacila Mendes

O espetáculo intimista [sem] Drama estará em cartaz em Ilhéus nos dias 1 e 2 de agosto, no Terreiro Matamba Tombenci Neto, na Avenida Brasil, bairro da Conquista. Vista por mais de mil pessoas em Salvador e indicada ao Prêmio Bahia Aplaude 22/23 nas categorias de Melhor Espetáculo Adulto, Melhor Texto e Melhor Direção, a produção promete entregar ao público enredo que aproxima ficção e realidade com humor, tensão e estranhamento. O texto é assinado por Caio Rodrigo, que atua e dirige a obra ao lado de Gordo Neto.

Estreado em 2022, o espetáculo parte do conto A Casa Tomada, de Julio Cortázar, para construir uma metáfora instigante sobre desaparecimentos simbólicos e materiais. Na trama, dois irmãos confinados observam o progressivo desaparecimento dos cômodos da casa em que vivem. Esse ambiente de estranhamento, imobilidade e rendição silenciosa ao desconhecido ecoa no espetáculo, que transforma o conto em um dispositivo cênico para explorar as tensões entre ficção e realidade, vida e linguagem, dialogando com a crise política e sanitária da pandemia — da censura às artes à experiência de reclusão.

Desde sua estreia, [sem] Drama tem se afirmado como uma obra em constante estado de reinvenção, em que cada nova apresentação reflete o amadurecimento de sua cena e oferece ao público a oportunidade de revisitar, sob diferentes olhares e contextos, temas como o isolamento, a reclusão e a fragilidade do tecido social, no momento de crise pandêmica e política.

Mais do que um espetáculo em circulação, a montagem se apresenta como um organismo em expansão, que incorpora em si a experiência acumulada ao longo do tempo, reafirmando o teatro como um campo de resistência, transformação e persistência criativa, em que o tempo atua não como limite, mas aliado do fazer artístico.

EQUIPE E INGRESSOS

O espetáculo conta com Erick Saboya na direção de arte, Pedro Dultra Benevides na iluminação, arte gráfica de Caique Chaves e produção de Raquel Bosi e Victor Gonçalves. A produção local é de Elson Rosário (Celeiro Cultural Produções Artísticas) e tem o apoio institucional da Gongombira Serviços Culturais e Terreiro Matamba Tombenci Neto.

Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na loja virtual Teatro Terceira Margem ou no perfil do Instagram do Teatro Terceira Margem (@teatroterceiramargem) e no Terreiro Matamba Tombenci Neto, situado na Av. Brasil, 485, bairro da Conquista, em Ilhéus.

OFICINA GRATUITA

Além das apresentações da obra teatral, artistas, estudantes e grupos de teatro locais poderão participar da oficina gratuita Processo [sem] Drama: entre escrita, encenação e atuação. A ação formativa propõe uma imersão no processo criativo do espetáculo e está marcada para o dia 2 de agosto, das 9h às 16h, também no Terreiro Matamba Tombenci Neto. São ofertadas 20 vagas gratuitas, que podem ser garantidas por meio de inscrição na bio do Instagram @teatroterceiramargem ou neste link.

Ministrada por Caio Rodrigo e Gordo Neto, a oficina parte do conceito de drama como dispositivo para investigação cênica, percorrendo as conexões entre dramaturgia, atuação e encenação. Para isso, os criadores trabalharão com relatos de experiência e construção de exercícios práticos. O objetivo é levantar elementos peculiares a cada etapa do processo e investigar possíveis deslocamentos, tensões e intersecções que resultem numa desestabilização de uma pré-determinada concepção de ação dramática.

CIRCULAÇÃO

O espetáculo está em circulação e ocupa novas casas pelo interior da Bahia. O projeto Espetáculo [sem] Drama de Leste a Oeste, levará, de 1 a 22 de agosto, a montagem às cidades de Ilhéus, Jacobina, Santo Antônio de Jesus e Salvador, em um percurso que atravessa quatro territórios culturais distintos do estado. Ao todo, serão oito apresentações, duas em cada município.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal. A Paulo Gustavo Bahia (PGBA) foi criada para a efetivação das ações emergenciais de apoio ao setor cultural, visando cumprir a Lei Complementar no 195, de 8 de julho de 2022.