Porsche destruído após colisão no Jardim do Ó || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na madrugada deste sábado (26), o motorista de um Porsche perdeu o controle do veículo e invadiu a Praça Prefeito José de Almeida Alcântara (Jardim do Ó). O carro de luxo bateu forte nos canteiros e destruiu o pergolado em madeira nobre da praça. O automóvel também colidiu em um elevado de concreto.

O impacto da colisão destruiu o carro e arrancou uma das rodas do veículo.

Batida arrancou umas da rodas do carro || Foto Redes Sociais

Segundo as primeiras informações, o condutor, ainda não identificado, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levado para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. O estado de saúde dele é considerado grave.

Bahia é o terceiro estado com mais inscritos no Enem deste ano || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia contabilizou 428.019 inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. Uma novidade nessa edição foi a inscrição pré-preenchida de 136.284 estudantes concluintes do ensino médio da rede pública, dos quais 103.317 confirmaram a participação (75,81%). Do total de inscritos no estado, 319.518 são isentos e 108.501, pagantes.

De acordo com o levantamento do Ministério da Educação (MEC), a Bahia foi o terceiro estado com maior número de inscritos, atrás somente de Minas Gerais e São Paulo, que registraram 464.994 e 751.648, respectivamente. O número de estudantes nos dois estados do Sudoeste é bem maior que da Bahia. São Paulo e Minas Geral também são mais populosos.

Em todo o Brasil, conforme o MEC, foram registrados 4,8 milhões de inscritos no Enem deste ano, um aumento de 38% em relação a 2022 e de 11,22% em comparação com 2024. As provas do exame serão aplicadas pelo MEC nos 9 e 16 de novembro.

O MEC informou ainda que certificação para conclusão do ensino médio ou a proficiência parcial de estudantes maiores de 18 anos será utilizada por 98.558 inscritos nessa edição. Os participantes que desejem utilizar o exame para esses fins devem indicar a opção no ato da inscrição. Para obter a certificação, é necessário atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e o mínimo de 500 pontos na redação.

Conta de luz fica mais cara em agosto
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou, nesta sexta-feira (25), que a bandeira tarifária para o mês de agosto será vermelha patamar dois. Com isso, as tarifas dos consumidores serão acrescidas em R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A mudança já começa a valer nesta terça-feira (1º).

Segundo a Aneel, a alteração tarifária aconteceu devido ao cenário de afluências abaixo da média em todo o país, que teria reduzido a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas.

Para reduzir o consumo, as pessoas podem optar pela luz natural nos cômodos sempre que possível, abrindo portas e janelas. A companhia de energia elétrica recomenda que, quando for escolher as lâmpadas, o consumidor deve preferir as de LED, pois elas são capazes de proporcionar uma economia de até 78% se comparada com as halógenas.

SELO DO INMETRO

O consumidor deve também optar pelos modelos de eletrodomésticos mais eficientes, os que apresentam o Selo Procel ou tenham a classificação de consumo de energia “A” estabelecida pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). É importante comparar o consumo descrito na etiqueta, porque a variação de uma marca para outra pode ser de até 50% entre aparelhos com a mesma capacidade, conforme orienta a companhia de eletricidade que fornece energia na Bahia.

O consumidor deve evitar deixar a porta da geladeira aberta por mais tempo que o necessário, não colocar alimentos quentes dentro do refrigerador e a deixar afastada de fontes de calor, como fogão ou raios solares. Lembrando que a capacidade do refrigerador impacta no consumo de energia elétrica.

Quando usarem ar-condicionado e chuveiro elétrico, os clientes devem ficar atentos à temperatura. Para economizar no banho, podem passar menos tempo, desligar a torneira enquanto se ensaboam e deixar o chuveiro na posição “verão”, que consome até 30% menos de energia. Isso vale também para o ar-condicionado: quanto mais alta a temperatura do termostato, menor o consumo.

No banho, um minuto a menos no chuveiro elétrico de 5.500 W faz diferença no final do mês. Se a casa tiver quatro pessoas, a economia mensal será de aproximadamente R$ 10.

O modelo do ferro de passar roupas também faz muita diferença. O consumo dobra quando é utilizado o ferro a vapor em relação ao ferro a seco. Caso use o vaporizador, esse consumo multiplica por seis vezes. O consumidor deve ainda ficar atento para o uso correto do micro-ondas. A utilização para descongelar alimentos aumenta o tempo de uso, como a potência do forno é alta, o consumo mensal é impactado.

Se for adquirir um equipamento novo de micro-ondas, prestar atenção no consumo na etiqueta do Inmetro, pois existem diferenças de potência de até 70% entre os modelos – quanto maior o volume, maior o consumo.

ANTT autoriza empresa a operar linha interestadual || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou a Rota Transportes a operar a linha Petrolina (PE)-Ilhéus(BA). Conforme a Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Passageiros, a autorização foi concedida em cumprimento de decisão judicial e continua sub judice. 

Publicada na edição de hoje (25) do Diário Oficial da União, a decisão da ANTT também autorizou a Rota Transportes a atuar nos trechos Itabuna-Petrolina; Ubaitaba-Petrolina; Capim Grosso-Petrolina; Jaguarari-Petrolina; Cruz das Almas-Petrolina; e Santo Antônio de Jesus-Petrolina.

A nova linha será uma mão na roda para quem sai do sul da Bahia com destino à cidade pernambucana. Sem ela, quem viaja de Itabuna a Petrolina, por exemplo, tem que descer em Feira de Santana e esperar horas para embarcar em outro ônibus rumo a Juazeiro e, depois, pegar mais um transporte.

A empresa ainda não anunciou quando a nova linha entrará em operação.

Vista parcial da cidade de Itabuna || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Itabuna divulgou, nesta sexta-feira (25), a programação completa do aniversário de 115 anos da emancipação política do município, conquistada oficialmente no dia 28 de junho de 1910. A programação tem entrega de obras, anúncio de investimentos, missa solene e shows de Pablo e Calcinha Preta.

A primeira atividade alusiva à data será a assinatura de ordem de serviço, pelo prefeito Augusto Castro (PSD), para a expansão de redes de água da Emasa nas comunidades rurais Roça do Povo, Horteiros, Alemita, Agrafam e Bela Flor. A solenidade será nesta sexta (25), às 15h, na Avenida Amélia Amado, às margens do Cachoeira.

No mesmo ato, o prefeito vai entregar o Mural Grapiúna, projeto artístico de 102 metros quadrados que reveste o muro da Estação Elevatória de Esgoto 5 da Emasa.

Na sequência, será a vez do Instituto de Educação Infantil Lúcia Oliveira, na Praça da Bandeira, que foi requalificado. A unidade escolar da Secretaria Municipal da Educação ganhou novo parque infantil e playground, climatização em 12 salas de aula e nova pintura na fachada.

Ainda no Lúcia Oliviera, o prefeito Augusto Castro e o secretário de Educação, Rosivaldo Pinheiro, vão anunciar para agosto mais três salas de aula e o projeto de construção de mais cinco, no próximo ano, garantindo mais vagas e espaço físico numa das mais tradicionais escolas de Itabuna. O Lúcia Oliveira foi transformado em escola-creche há quase 10 anos.

SÁBADO E DOMINGO

Nesta sábado (26), às 9h, no Jardim Grapiúna, haverá a entrega das novas instalações do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza.

Às 15h, está programada a assinatura da ordem de serviço para a construção da Praça da Emasa, na Rua Zildolina, no Mangabinha. Já às 16h, na Avenida Itajuípe, no Santo Antônio, será entregue o anexo da Escola Luiz Viana Filho.

No domingo (27), às 7h, haverá a largada da Corrida Rota 30 Anos, na Avenida Mário Padre. Já às 9h, entrega da 2ª etapa da nova Orla Beira-Rio e de três viaturas para a Secretaria de Transportes e Trânsito, no estacionamento da Câmara de Vereadores.

DIA DA CIDADE

Na segunda-feira (28), Dia da Cidade, a programação começará às 9h, com a celebração de Missa em Ação de Graças na Catedral de São José, oficiada pelo bispo diocesano Dom Jailton de Oliveira Lino, que pela primeira vez presidirá o ato litúrgico, depois de sua posse em abril deste ano. A solenidade deverá contar com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

Às 11h, haverá a cerimônia de lançamento da pedra fundamental do novo campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), na Avenida Ibicaraí, Nova Itabuna (próximo à Afya).

Às 15h, assinatura de ordens de serviço para a construção da unidade de saúde dos condomínios residenciais Jubiabá e Gabriela, autorização para editais de licitação da revitalização da Avenida Amélia Amado e do parque linear. A solenidade será no local das obras do Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPs IA), na Rua Laurinda Fontes, Centro, próximo à agência executiva do INSS.

Às 16h, o prefeito entregará a reforma da Escola Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, na travessa Santa Rita, Califórnia.

Calcinha Preta é uma das atrações do aniversário de Itabuna, na segunda (28) || Foto Divulgação

SHOWS E SEMINÁRIO

Ainda na segunda-feira (28), a partir das 19h30min, a Arena Zé Cachoeira, no Banco Raso, receberá os shows de Rian & Girotto, Calcinha Preta, Pablo e Sammbe Vip.

A programação prossegue na terça-feira (29), às 13h, com o seminário A Expansão da Rede Federal de Educação, Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da Educação Profissional no Brasil, no auditório da UNEX, promovido pela Reitoria do IFBA e pela Prefeitura de Itabuna.

Com inscrições gratuitas neste link, o evento é aberto à sociedade civil, representantes de movimentos sociais, empresários, políticos e estudantes (a partir de 16 anos), .

Clóvis Loiola é preso pela 3ª vez em seis anos || Foto de Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares prenderam, na noite desta quinta-feira (24), o ex-presidente da Câmara de Itabuna Clóvis Loiola de Freitas, em cumprimento de mandado de prisão expedido pela 1ª Vara Crime de Itabuna.

O ex-vereador foi detido na Avenida Inácio Tosta Filho, no Centro, e apresentado à 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (6ª Coorpin), segundo informação da Polícia Civil ao PIMENTA.

Ao PIMENTA, o Tribunal de Justiça da Bahia informou que o mandado de prisão foi expedido após condenação recente contra o ex-vereador, que foi sentenciado a quatro anos e seis meses de reclusão, pelo crime de peculato. Após exames periciais, Clóvis Loiola foi encaminhado para o Conjunto Penal de Itabuna.

O ex-presidente da Câmara já havia sido preso, em julho de 2019, após ser condenado por crimes atribuídos à sua gestão na presidência da Câmara de Itabuna, no biênio 2009-2010. Também foi detido, em dezembro de 2023, acusado de atrasar pensão alimentícia.

Atualizado às 15h17min para acréscimo de informação.

Momento em que homem agride mulher no bairro Urbis IV || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-servidor público municipal flagrado por câmeras agredindo covardemente a ex-namorada, na última segunda-feira (21), na Urbis IV, em Itabuna, apresentou-se à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, no final da tarde desta quinta-feira (24). José Eduardo de Souza Filho prestou depoimento por pouco mais de uma hora e foi liberado por já estar fora de flagrante.

José Eduardo não aceitava o fim do relacionamento e decidiu perseguir e desferir dezenas de socos por todo o corpo da vítima. As agressões foram gravadas por câmeras de sistema de videomonitoramento de residências em uma das vias da Urbis IV. José Eduardo somente parou a sequência de socos e pontapés na vítima, quando vizinhos ameaçaram chamar a polícia.

Mulher espancada em Itabuna precisou de atendimento médico

Na última terça-feira (22), a mulher relatou o que teria motivado as agressões. José Eduardo ouviu, novamente, um não e decidiu correr atrás da vítima, na Urbis IV, e começou a golpeá-la. “Ele é uma pessoa forte e eu não tinha forças para tentar revidar. Eu só tentei proteger meu rosto, porque eu via que ele só queria bater no meu rosto”, relatou a ex-namorada.

O relacionamento durou cerca de três anos. Num áudio que circulou em redes sociais, atribuído ao agressor, o homem aparece pedindo “desculpas” pelos ataques covardes. José Eduardo trabalhava desde 2021 na Secretaria Municipal de Saúde. Assim que as imagens começaram a circular nas redes sociais e o caso ganhou grande repercussão, a Prefeitura de Itabuna identificou o agressor e anunciou a demissão sumária do contratado.

Na contramão da violência em geral, feminicídios crescem || Foto Joédson Alves/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2025, divulgado nesta quinta-feira (24), informa que, em 2024, o Brasil registrou 44.127 mortes violentas intencionais. É o menor patamar da série histórica iniciada em 2012. Também representa redução de 5,4% na comparação com os 46.441 casos de 2023.

No ano passado, a taxa de mortes violentas por 100 mil habitantes foi de 20,8, também a menor desde o início da série histórica da publicação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O País registrou a taxa mais alta em 2017, de 31,2 por 100 mil. O indicador mantém tendência de queda desde 2018.

No texto que pondera os dados do Anuário, os pesquisadores responsáveis relembram que, em 2017, as duas maiores facções criminosas do País, Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho, entraram em guerra no sistema penitenciário.

“A violência rapidamente ultrapassou os muros dos presídios, espalhando-se pelas ruas, especialmente nos estados das regiões Norte e Nordeste. Em 2017, os estados do Nordeste registraram uma taxa média de MVI [Mortes Violentas Intencionais] de 49,0 por 100 mil
habitantes, enquanto, no ano seguinte, a taxa na região Norte atingiu 45,4 por 100 mil.

DESAPARECIMENTOS

Conforme o Anuário, a taxa de registros de desaparecimentos cresceu 4,9% no Brasil em 2024, totalizando 81.873 casos notificados às Polícias Civis de todo o País.

“Após uma queda acentuada nos anos de 2020 e 2021, período da pandemia de Covid-19, os registros voltaram a subir, atingindo, no último ano, o maior número desde 2018. Considerando as estatísticas recentes, foram realizadas, em média, quatro notificações de desaparecimento por hora às autoridades policiais”.

No sul da Bahia, um dos desaparecimentos registrados no ano passado foi o de Alan Carlos Nascimento Santos, de 14 anos, visto pela última vez na tarde de 13 de julho de 2024, quando pedalava às margens da BA-001, no São Domingos, zona norte de Ilhéus. O adolescente continua desaparecido (relembre detalhes).

VIOLÊNCIA RECUA NA BAHIA, MAS ESTADO AINDA É O MAIS LETAL 

A Bahia registrou 6.036 mortes intencionais em 2024, 8,4% a menos do que em 2023 (6.579). Apesar da redução, o estado ainda é o mais letal do País em números absolutos, muito à frente do segundo colocado, Rio de Janeiro, que teve 3.809 mortes desse tipo no ano passado.

Já a maior taxa de letalidade por 100 mil habitantes é do Amapá (45,1), seguido por Bahia (40,6), Ceará (37,5) e Alagoas (35,4). A menor é a de São Paulo (8,2).

Pelo terceiro ano seguido, as polícias baianas foram as mais letais do Brasil em números absolutos, com 1.556 mortes. No ano passado, uma em cada quatro mortes no estado resultou de ação policial. Em termos proporcionais, a liderança nesse quesito é do Amapá.

FEMINICÍDIOS EM ALTA

O Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta tendência de alta da violência de gênero no País, na contramão dos índices de violência em geral. O Brasil registrou 1.492 feminicídios em 2024, maior número desde o início da tipificação do crime, em 2015, e 0,7% acima do registrado em 2023 (1.475).

Atualizado às 19h05min para correção.

Em carta, estudantes falam em "desmonte silencioso" do curso || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta tarde de quinta-feira (24), manifestação de estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) ocupa, de forma intermitente, a BR-415 em frente ao Campus Soane Nazaré de Andrade, no Salobrinho, em Ilhéus. Eles denunciam falta de professores e reivindicam melhorias em áreas como os campos de prática (relembre).

Os estudantes anunciaram o protesto com antecedência. No ato público, que teve início por volta das 13h30min, bloqueiam a rodovia por alguns instantes e exibem cartazes. Depois, liberam o fluxo de veículos nos dois sentidos. Apitos e instrumentos de percussão embalam as palavras de ordem.

Manifestação começou no início da tarde desta quinta-feira (24) || Imagem Redes Sociais

Ao PIMENTA, a assessoria da Universidade informou ontem (23) que o vice-reitor Maurício Moreau está aberto ao diálogo com os estudantes. Além disso, na próxima terça-feira (29), quando retornar ao cargo, o reitor Alessandro Fernandes promoverá reunião com representantes dos estudantes e dos professores do curso.

Interdição temporária vai permitir retirada de cabos elétricos || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus, será interditada parcialmente, nesta sexta-feira (25), a partir das 9h, informa a Prefeitura. A medida será necessária para a remoção de cabos elétricos que estão pendurados e em contato com a foz do Rio Cachoeira. Além da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), a retirada dos fios vai mobilizar equipes da Marinha do Brasil e da Neoenergia Coelba.

Ao PIMENTA, a Superintendência de Comunicação do Município (Sucom) esclareceu que, durante o serviço, o tráfego sobre a ponte será regulado com sistema pare e siga. A previsão é de que o trabalho seja concluído ainda nesta sexta (25).

Apesar da interdição ser parcial, a Sutram recomenda que os motoristas usem a Ponte Jorge Amado como rota alternativa para trafegar entre o Centro e a zona sul da cidade.

Ainda segundo a Prefeitura, a interdição temporária é medida preventiva e essencial para evitar acidentes. Por isso, é solicitada a compreensão da população para que o serviço seja executado com segurança e agilidade.

Ministro Renan Filho faz anúncio em reunião virtual com Jerônimo e Rui || Imagem GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

Nesta quinta-feira (24), o ministro dos Transportes, Renan Filho, assinou ordem de serviço para obras emergenciais na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. O investimento de R$ 104,78 milhões abrange o reforço paliativo da ponte atual, que teve o tráfego interditado em maio deste ano, e a elaboração dos projetos de engenharia e construção de uma nova ponte.

Segundo Renan Filho, a obra será iniciada imediatamente, e a entrega da ponte nova ocorrerá em 2026. O ministro dos Transportes anunciou as medidas em reunião virtual com a participação do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e do ministro da Casa Civil, Rui Costa.

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi

“Agradeço ao ministro Rui Costa, que, na Casa Civil, tem garantido as condições necessárias para que o Ministério dos Transportes possa atuar com agilidade na busca de soluções para os problemas que o Brasil enfrenta devido à falta de manutenção. O teto de gastos reduziu muito os investimentos no país ao longo dos últimos anos, e agora estamos retomando esses investimentos. Precisamos, ao mesmo tempo, fazer obras novas e corrigir o que deixou de receber investimentos no passado”, completou Renan.

NOVA PONTE

A nova ponte terá 510 metros de extensão e faixas duplicadas. A contratação inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, sinalização e construção de Obras de Arte Especiais (OAE), que englobam infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A ponte contará com sensores de vibração que farão o monitoramento ininterrupto da movimentação de tráfego no local. A tecnologia irá auxiliar na avaliação de segurança da estrutura para a população que passa por ali diariamente.

ÚLTIMAS AÇÕES

A ponte atual foi totalmente interditada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), no dia 5 de maio, após avaliação técnica apontar risco estrutural. Desde então, o tráfego da chamada Rota 3 – entre Itabuna e Eunápolis – foi redirecionado para rotas alternativas, usadas por veículos leves, viaturas, ambulâncias e caminhões de abastecimento.

Em 20 de maio, a Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) concluiu a instalação da rede elétrica nos acessos da Rota 3, permitindo à Polícia Rodoviária Estadual (PRE) o controle do tráfego local. No mês passado, o governador Jerônimo Rodrigues e o ministro Renan Filho anunciaram a reabertura parcial da ponte, em sistema de pare e siga, exclusiva para veículos leves e vans, medida que entrou em vigor em 18 de junho.

Funcionários dos Correios têm atendimento suspenso em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Os funcionários dos Correios e seus dependentes estão com o atendimento suspenso nos hospitais Calixto Midlej Filho e Manoel Novaes. O anúncio de suspensão dos serviços para os beneficiários da operadora Postal Saúde foi feito na tarde desta quarta-feira (23), pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, responsável pela gestão das duas principais unidades particulares de saúde no sul da Bahia.

Em nota, a instituição informou que a medida foi adotada depois de reiterados descumprimentos contratuais por parte da operadora de autogestão de planos para funcionários dos Correios. Cita “atrasos significativos nos repasses financeiros e a aplicação de glosas indevidas, que comprometem de 10% a 15% do faturamento dos serviços realizados”.

De acordo com a Santa Casa de Itabuna, esses fatores têm inviabilizado a continuidade do atendimento com a qualidade e a segurança que os beneficiários do plano merecem. ” Lamentamos profundamente pelos transtornos que essa suspensão possa causar e sugerimos que os beneficiários desse plano procurem contato com a operadora, pois só ela poderá resolver o imbróglio”, diz um trecho da nota.

A operadora Postal Saúde foi fundada em 2013 e, até o início do ano, possuía cerca de 200.000 beneficiários, entre funcionários dos Correios e dependentes. A operadora depende dos repasses dos Correios para pagar os contratos, mas a estatal estaria com dificuldades de honrar seus compromissos dia. Com o pagamento em atraso, hospitais de referência no país têm suspendido o atendimento dos beneficiários da Postal Saúde.

LEIA A ÍNTEGRA DA NOTA DA SANTA CASA

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna tem como prioridade a excelência no atendimento e o compromisso com a saúde e o bem-estar de todos que confiam em nossos serviços.

No entanto, diante de circunstâncias alheias à nossa vontade, fomos levados a tomar uma decisão difícil, mas necessária para preservar a sustentabilidade da instituição e a qualidade da assistência prestada.

Informamos que, a partir desta quarta-feira, 23 de julho de 2025, os atendimentos aos beneficiários da Postal Saúde Correios estarão suspensos em nossa unidade.

Essa medida decorre de reiterados descumprimentos contratuais por parte da operadora, incluindo atrasos significativos nos repasses financeiros e a aplicação de glosas indevidas, que comprometem de 10% a 15% do faturamento dos serviços realizados. Tais fatores têm inviabilizado a continuidade do atendimento com a qualidade e a segurança que prezamos – e que vocês merecem.

Lamentamos profundamente pelos transtornos que essa suspensão possa causar e sugerimos que os beneficiários desse plano procure contato com a operadora, pois só ela poderá resolver o imbróglio.

Agradecemos a compreensão e a confiança de sempre. Reafirmamos nosso compromisso com a saúde da comunidade e seguimos trabalhando para garantir um atendimento digno, ético e de excelência para todos.

Atenciosamente, Santa Casa de Misericórdia de Itabuna

Inscritos já podem consultar resultados dos programas || Foto GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia publicou as listas dos selecionados nos programas CNH da Gente e CNH na Escola. Juntos, eles ofertaram 12 mil vagas,  sendo duas mil para estudantes do ensino médio da rede pública estadual, cinco mil para estudantes com 18 anos ou mais inscritos no programa Bolsa Presença, mil para jovens do programa Bahia pela Paz e 50 vagas para atendimento às famílias vítimas da explosão na fábrica de fogos em Santo Antônio de Jesus, além de 3.950 vagas para a população cadastrada no CadÚnico.

Acesse as listas aqui. Os contemplados também serão informados via WhatsApp.

Na última segunda-feira (21) Departamento de Trânsito da Bahia apresentou ao Ministério Público da Bahia (MPBA), ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) e à Auditoria Geral do Estado (AGE) os critérios técnicos, que constam nos respectivos editais, para seleção e escolha dos beneficiários dos programas CNH da Gente e CNH na Escola.

Esses são os primeiros editais do programa e a previsão é de que mais vagas sejam disponibilizadas para a população. Mulheres representam mais de 70% do total de aprovados.

PRÓXIMA ETAPA

Agora, o próximo passo é o início do processo de habilitação nas categorias A ou B, agendado para o dia 31 de julho.

De 31 de julho a 29 de agosto, os contemplados deverão buscar presencialmente o posto de atendimento do Detran-BA mais próximo de sua residência (posto ou SAC), com os documentos mencionados no ato da inscrição: Documento oficial de identificação com foto (se for a CIN digital é necessário levar um cópia), CPF e comprovante de residência dos últimos 90 dias.

Já para os contemplados pelo CNH na Escola, a dinâmica é mais simples. Basta procurar a coordenação da escola no mesmo período para informações sobre aulas extracurriculares. As aulas teóricas serão ministradas na própria unidade escolar.

Produtos não têm registro da Anvisa, segundo a Prefeitura || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Itabuna apreendeu mais de 600 vidros de perfume em um estabelecimento comercial especializado em produtos importados. Segundo a Prefeitura, os produtos não tinham registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão divulgou a apreensão nesta quarta-feira (23).

Uma denúncia anônima levou os fiscais até o endereço, que não foi divulgado pelo município. De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária, Iêda Silva, os perfumes também não tinham número de lote e apresentavam erro na grafia da data de fabricação.

A coordenadora informou que a Vigilância Sanitária não tem competência legal para investigar a falsificação de produtos, mas pode agir em casos como esse, já que as mercadorias não tinham o registro da Anvisa, uma exigência legal para a comercialização no País.

A coordenadora ressaltou que não é papel da Vigilância afirmar se os produtos são falsos ou não, mas a ausência do registro da Anvisa é o bastante para tirá-los de circulação.

Ainda conforme Iêda Silva, o alvará do estabelecimento não autoriza a venda de perfumes. O caso foi encaminhado para investigação da Polícia Civil.

Estudantes vão protestar nesta quinta (24), às 13h, em frente à Universidade || Foto Uesc
Tempo de leitura: 2 minutos

Estudantes de Medicina da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) afirmam que a graduação enfrenta “crise estrutural, pedagógica e administrativa, comprometendo a qualidade da formação médica pública e o atendimento à população”.

Numa carta aberta à comunidade acadêmica, sugerem que a alegada precarização não seria resultado de contingências orçamentárias ou administrativas, mas de ação deliberada: “Em um momento no qual a sociedade exige profissionais da saúde bem preparados, é inadmissível que o curso de Medicina da Uesc enfrente um processo de desmonte silencioso“.

“A situação já compromete seriamente nossa formação e impacta diretamente a população que deveria ser beneficiada pelos serviços prestados no processo de ensino-aprendizagem”, acrescentam.

Elencaram os problemas em quatro tópicos, a começar pela falta de professores especializados em áreas como Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia. Também apontam dificuldades nos campos de práticas, as unidades de saúde onde os futuros médicos começam a atuar como parte de sua formação, sob a supervisão de profissionais.

“O ambulatório clínico da Universidade, previsto institucionalmente, segue inativo, mesmo podendo servir como alternativa viável de prática supervisionada”, lamentam. Outro problema, segundo os alunos, é a condição inadequada de laboratórios e equipamentos. Tudo isso, concluem, compromete a qualidade da formação profissional e a credibilidade institucional.

Para dar mais visibilidade às reivindicações, farão ato público nesta quinta-feira (24), às 13h, em frente ao Campus Soane Nazaré de Andrade, às margens da BR-415, em Ilhéus. Acesse a carta.

OUTRO LADO

Procurada pelo PIMENTA, a Universidade respondeu sobre um dos problemas citados pelos estudantes, a falta de professores. Por meio da assessoria, informou que, em maio, cinco professores foram desligados do curso de Medicina.

A saída dos docentes foi tema de reunião no dia 6 de junho, com a presença de professores e da Pró-Reitoria de Graduação. No mesmo dia, em contato com a Secretaria da Educação do Estado (SEC), a Universidade solicitou a contratação de novos professores, por meio de processo seletivo.

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) aprovou a demanda e determinou que o setor responsável encaminhe a seleção.

O reitor Alessandro Fernandes, que está em viagem, retornará à Uesc na próxima terça-feira (29), quando se reunirá com professores e estudantes do curso, informa a instituição. Também por meio da assessoria, o vice-reitor Maurício Moreau disse estar aberto ao diálogo com os estudantes, caso eles aceitem conversar nesta quinta-feira (24).