Moradores de Ipiaú, Itabuna e Ilhéus entre os ganhadores da Nota Premiada Bahia || Foto Matheus Lens/Sefaz
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de Itabuna, Ipiaú, Ilhéus, Gandu e Itajuípe estão entre os 90 contemplados com R$ 10 mil no sorteio de julho da Nota Premiada Bahia. O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (31) pela Secretaria da Fazendo do Estado (Sefaz-Ba). O maior prêmio, de R$ 100 mil, foi para um morador de Salvador.

Outros 90 prêmios de R$ 10 mil foram sorteados para 54 moradores da capital e 36 do interior baiano. Juntas, as premiações somam R$ 1 milhão. Depois de Salvador, o município com maior número de ganhadores foi Lauro de Freitas, com cinco pessoas contempladas. Em seguida aparecem Ipiaú, Juazeiro e Vitória da Conquista, com três vencedores.

Irecê e Itabuna tiveram dois sortudos cada uma. Os municípios de Alagoinhas, Candeias, Castro Alves, Feira de Santana, Gandu, Guanambi, Ilhéus, Itajuípe, Jequié, Luís Eduardo Magalhães, Madre de Deus, Miguel Calmon, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Terra Nova, Tucano e Valença completam a lista com um ganhador cada. Acesse a lista de contemplados aqui.

O próximo sorteio da Nota Premiada Bahia será no dia 28 de agosto. Serão mais 91 prêmios, dos quais 90 de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil. Estarão concorrendo os inscritos na campanha que tenham colocado o CPF nas notas fiscais de compras feitas ao longo do mês de julho.

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário simples. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

Audiência será online, no dia 14 de agosto, às 9h30min || Foto Senai
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) marcou para o dia 14 de agosto, às 9h30min, audiência pública sobre soluções alternativas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário, individuais e coletivas. O debate será online, com o link divulgado no dia marcado.

De acordo com a Agersa, a audiência será a uma oportunidade para que a sociedade civil, instituições públicas e privadas e os cidadãos em geral possam contribuir para o aprimoramento das diretrizes regulatórias do setor, garantindo a participação popular na onstrução de soluções sustentáveis para o saneamento básico.

A atividade segue recomendação da Norma de Referência nº 08/2024, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), conforme a Agersa.

Derivados do cacau não estão protegidos por exceções tarifárias, diz Fieb
Tempo de leitura: 2 minutos

A medida anunciada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com validade a partir de 06 de agosto, elevando o valor da tarifa de importação de uma ampla gama de produtos brasileiros para 50%, gera impactos econômicos e sociais para o estado da Bahia. De acordo com a análise do Observatório da Indústria da Fieb, o cenário projeta uma retração de 0,27% no Produto Interno Bruto estadual, o que corresponde a uma perda estimada de R$ 1,3 bilhão, com base no valor do PIB baiano de 2024 (R$ 482,8 bilhões).

Embora uma parte das mercadorias tenha ficado de fora da medida, o que ameniza parcialmente os impactos, diversos segmentos relevantes permanecem expostos, com evidentes prejuízos à produção, ao emprego e à competitividade da indústria baiana.

Entre os setores mais atingidos estão os de produção de pneus (cerca de US$ 99,6 milhões exportados em 2024), produtos químicos, cacau e seus derivados, além de produtos não industriais como café, frutas (manga, uva, goiaba, dentre outras), peixes e mel, muito importantes para as economias de cidades do interior do estado.

DIPLOMACIA

No ano passado, as exportações da Bahia para os Estados Unidos alcançaram US$ 882 milhões, sendo a indústria o setor que representa a maior fatia com cerca de 90% do total. Com base na medida anunciada pelos EUA, do valor referente a produtos industriais baianos que saem com destino àquele país, apenas 37% foram excluídos das novas alíquotas, enquanto 63% mantiveram-se nas regras de restrição.

Para a Fieb, o momento exige diplomacia comercial, diálogo técnico e ação coordenada entre os entes federativos e a iniciativa privada. “Acreditamos que o caminho para a superação dessa adversidade não está na retaliação, mas na construção de soluções conjuntas e sustentáveis. Defender nossas exportações é proteger investimentos, empregos e renda para nossa população”, afirma o presidente da Federação, Carlos Henrique Passos.

Diante dos impactos, a Fieb elaborou uma pauta com sugestões que serão discutidas, nos próximos dias, em reunião do Grupo de Trabalho criado com o Governo da Bahia para essa finalidade. Entre as propostas de apoio aos exportadores atingidos estão mecanismos de crédito e articulação com o governo federal para negociações que ampliem prazos e mercados.

Força-tarefa autuou 12 estabelecimentos por irregularidades || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Operação Combustível Legal executou nova etapa do trabalho contínuo de fiscalização de postos de combustíveis da Bahia. Dessa vez, a força-tarefa atuou em 72 estabelecimentos de Itabuna, Ilhéus e Buerarema, no sul do estado, e de Nilo Peçanha, Taperoá, Cairu e Valença, no baixo-sul baiano.

A ação mobiliza diferentes órgãos de fiscalização com o objetivo de aferir se os postos estão cumprindo os requisitos de qualidade e quantidade do combustível fornecido ao consumidor, entre diversos outros itens. Durante a operação, de 21 a 25 de julho, 12 postos foram autuados por irregularidades, como quantidade de combustível entregue pela bomba diferente daquela indicada no visor, bombas e bicos funcionando com defeito, incluindo vazamentos, além de lacres ou selos de segurança violados.

Os fiscais identificaram produtos vencidos ou sem preço, ausência da placa de razão de valor entre os preços dos combustíveis (gasolina e etanol), não exibição da placa de tributos e ausência do Código de Defesa do Consumidor. Além disso, três postos utilizaram máquinas de cartão de crédito e débito sem vínculo com o CNPJ da empresa. Também constaram casos de atraso no pagamento da taxa obrigatória do Fundo Especial de Aperfeiçoamento dos Serviços Policiais (Feaspol).

ATRIBUIÇÕES

Entre os órgãos participantes da força-tarefa, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) é responsável por avaliar se a quantidade do combustível entregue ao consumidor está de acordo com o registrado na bomba, além de checar o bom funcionamento de bombas e bicos de combustíveis.

Já a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-Ba) afere questões relativas ao direito do consumidor. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) faz a coleta dos combustíveis para análise local e laboratorial, e a Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) verifica a regularidade fiscal e cadastral das empresas.

A força-tarefa também inclui a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), que analisa aspectos relacionados à qualidade do produto comercializado, entre diversos outros itens, e a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-Ba), que dá suporte à operação por meio das polícias Civil e Militar, esta última representada pela Companhia Independente de Polícia Fazendária (CIPfaz). Já a Procuradoria Geral do Estado (PGE), se encarrega das questões de ordem jurídica.

DISQUE DENÚNCIA BAHIA

Os consumidores que identificarem suspeitas de irregularidades em postos de combustíveis localizados no Estado da Bahia podem encaminhar queixas à operação Posto Legal por meio do serviço Disque Denúncia Bahia, disponível nos telefones 71 3235-0000 (Salvador e RMS) e 181 (interior).

De acordo com o diretor do Procon-Ba, Iratan Vilas Boas, o estabelecimento no qual se constata algum tipo de irregularidade responde de acordo com a infração cometida. Cada órgão tem uma punição específica. Interdição de equipamentos, do estabelecimento como um todo e multas fazem parte do rol das penalidades que podem ser aplicadas.

Alcino Lins (à esq.) e Michel Mendonça no Pod Gusma desta quarta-feira (30) || Imagem Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com três décadas de experiência no mercado, o corretor de imóveis Alcino Lins causou surpresa ao afirmar que o metro quadrado mais valorizado de Ilhéus não está na cobiçada zona sul, principal vetor da expansão imobiliária do município. Também não é vista-mar nem pé na areia.

“O metro quadrado mais valorizado de Ilhéus, na minha opinião, é o box da Central de Abastecimento. Você não tem escritura, não tem registro. Simplesmente, você transfere a posse com alvará e paga R$ 70 mil num imóvel de 4×3, 12 metros quadrados, e não tem garantia”, declarou o profissional, nesta quarta-feira (30), no décimo episódio do podcast Pod Gusma.

A segunda área mais valorizada do município, na avaliação do corretor, também é comercial. “O segundo é o Shopping Popular [no Centro, próximo ao Terminal Urbano]. Uma lojinha ali é R$ 40 mil”.

Ancorado pelo jornalista Emílio Gusmão em parceria com o repórter Thiago Dias, o Pod Gusma vai ao ar às quartas-feiras, às 19h, no Canal do Gusmão no YouTube. Clique aqui para assistir ao episódio citado, que abordou os desafios e perspectivas do mercado imobiliário ilheense e também contou com a participação do advogado Michel Mendonça, especialista em Direito Imobiliário e ex-procurador-geral do município.

Tijolo ecológico reaproveita bagaço de cana e economiza areia || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, recebe a Etapa Territorial do Encontro Estudantil da Rede Estadual de Educação. Iniciado ontem (30), o evento segue até o final desta quinta-feira (31), com a exposição de projetos desenvolvidos por estudantes da rede pública. Focados na inovação e sustentabilidade, os trabalhos propõem soluções criativas para problemas reais do cotidiano.

Uma dessas soluções é o projeto Tijolo Ecológico: Bagaço de Cana na Construção Civil, desenvolvido pelos estudantes Thayná Silva e Gustavo Santos, do Centro Territorial de Educação Profissional de Medeiros Neto. Orientados pelo professor Xisto França, os jovens encontraram no bagaço da cana-de-açúcar uma alternativa para a fabricação de tijolos com menor custo e impacto ambiental.

“Na nossa cidade, temos uma usina de cana-de-açúcar que produz toneladas de bagaço. Em uma visita ao local, percebi que esse subproduto não estava sendo aproveitado e daí surgiu a ideia do tijolo”, explicou Thayá. Segundo os estudantes, a proposta permite uma economia de até 50% na quantidade de areia utilizada, resultando em significativa redução nos custos da construção civil.

Outro projeto que chama a atenção pela originalidade é o trabalho Geleia de beterraba: Alternativa para o Consumo de Vegetais na Alimentação Escolar, das estudantes Caline Oliveira e Mariângela Campos, do Colégio Estadual de Tempo Integral de Itambé. As jovens, que fazem o curso técnico em Nutrição e Dietética, criaram uma geleia nutritiva e saborosa a partir da beterraba, com o objetivo de reduzir o desperdício e incentivar hábitos alimentares mais saudáveis entre os estudantes.

Geleia facilita inserção de beterraba no cardápio escolar || Foto Mateus Pereira/GovBA

A professora Samaimana Santos, que orientou a dupla, relatou que a ideia surgiu da observação do cotidiano escolar. “Percebemos o desperdício de beterraba na merenda e desenvolvemos a geleia para reaproveitar o alimento como sobremesa. Além disso, aproveitamos a casca para produzir uma farinha usada em barras de cereal. Usamos 100% da beterraba”.

MAIS DE 50 ESCOLAS REPRESENTADAS

Ao todo, são apresentados 125 projetos estudantis, contemplando os Seminários Territoriais Estudantis, a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia e o Educa+ Bahia, reunindo produções de 56 escolas da rede estadual localizadas em 30 municípios pertencentes a quatro Territórios de Identidade: Baixo Sul, Extremo Sul, Médio Sudoeste da Bahia e Sudoeste Baiano.

Para a superintendente de Políticas para a Educação Básica, Helaine Souza, os trabalhos refletem os investimentos da Secretaria da Educação do Estado da Bahia na rede pública de ensino. “A gente percebe muito fortemente que o investimento do Governo do Estado nas escolas, na infraestrutura e na gestão da aprendizagem tem chegado aos estudantes. Ano após ano, presenciamos uma qualificação cada vez maior nos projetos. É a escola pública produzindo ciência a partir das condições que vêm sendo ofertadas”.

Operação apreendeu fuzil, pistola, colete balístico, munições e drogas || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) deflagrou, nesta quarta-feira (30), operação contra o tráfico de drogas no Ilhéus II, zona sul de Ilhéus. Durante cerco a um grupo de criminosos armados, houve confronto e um traficante morreu, informa a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). O restante do bando conseguiu escapar se escondendo numa área de manguezal.

Após o confronto, os policiais apreenderam um fuzil, munições, uma pistola com kit rajada pertencente à Polícia Militar de São Paulo, carregadores, colete balístico, dinheiro em espécie e porções de maconha, cocaína e crack. O material foi apresentado à 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin).

Além de policiais militares, federais e civis que integram a Ficco, a ação mobilizou equipes especializadas da Polícia Militar, a exemplo da Rondesp Sul e da Polícia Rodoviária Estadual. Também participaram guarnições das Companhias 62ª, 68ª e 69ª.

ÁREA COBIÇADA PELO TRÁFICO

Segundo relato de testemunha ao PIMENTA, o confronto ocorreu no final da tarde desta quarta-feira (30) e deixou moradores do Ilhéus II apreensivos. Após a ação, pais de alunos de uma escola infantil foram orientados a buscar as crianças em grupo, de uma só vez.

O bairro, conforme a testemunha, é cobiçado por facções que disputam território para o tráfico de drogas, especialmente por causa do manguezal, que é usado como rota de fuga e esconderijo durante abordagens policiais como a de ontem.

Exportadores querem excluir café da taxação de Trump || Foto Marcello Casal JR/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) defende a inclusão do café na lista de produtos brasileiros que vão ficar de fora da taxação imposta pelos Estados Unidos em 50%.

Mais cedo, o presidente norte-americano, Donald Trump, oficializou a proposta de taxação de produtos brasileiros comercializados com o país, com o café incluído nos produtos a serem tributados. A Ordem Executiva traz cerca de 700 exceções, como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.

O Cecafé diz que seguirá em tratativas com seus pares dos Estados Unidos, como a National Coffee Association (NCA), para que o produto passe a integrar a lista de exceções elaborada pelo governo americano. “O ato implicará elevação desmedida de preços e inflação, uma vez que esses tributos serão repassados à população americana no ato da compra”, diz o comunicado assinado pelo presidente do Conselho Deliberativo do Cecafé, Márcio Ferreira, e o diretor-geral da entidade, Marcos Matos.

Segundo a entidade, a relação cafeeira entre Estados Unidos e Brasil é “imprescindível uma à outra”, sendo que o café brasileiro representa mais de 30% do mercado norte-americano. O Brasil é o principal exportador de café aos Estados Unidos.

16% DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS

O conselho afirmou ainda que os Estados Unidos respondem por 16% das exportações brasileiras do produto, ressaltando a relevância da relação com os Estados Unidos. “O café também é de suma relevância aos Estados Unidos, haja vista que 76% do povo norte-americano consome a bebida; a população gasta cerca de US$ 110 bilhões em café e itens relacionados (US$ 301 milhões por dia) ao ano”.

Segundo a Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) diz que a medida impactará a comunidade do café especial e os segmentos envolvidos com cafés de qualidade em todo o mundo, principalmente o Brasil.

Os Estados Unidos são o principal mercado importador dos cafés especiais do Brasil, adquirindo aproximadamente 2 milhões de sacas desse produto, a uma receita superior a US$ 550 milhões ao ano. Da Agência do Brasil.

Mutirão Rua Pop será no prédio do Centro de Atenção à Mulher || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Pela primeira vez, Itabuna será sede de um Mutirão Pop Rua Jud, nos dias 19 e 20 de agosto, das 9h às 17h, no Centro de Atenção à Mulher (CAM), na Praça José Bastos, no centro (antigo SESP). O evento é promovido pelo Ministério Público Federal (MPF) em Ilhéus e Justiça Federal, em parceria com a Prefeitura de Itabuna e diversos órgãos públicos.

O mutirão busca garantir o amplo acesso à justiça e a serviços essenciais, com base na Resolução nº 425 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A intenção é promover o exercício pleno da cidadania por meio da regularização de documentos, acesso a benefícios assistenciais, atendimento jurídico gratuito, serviços públicos e cuidados básicos de saúde. A população em situação de rua contará com preferência no atendimento. O evento também objetiva alcançar outros públicos em situação de vulnerabilidade.

De acordo com os coordenadores do evento, que integram o Sistema de Justiça, o projeto visa construir pontes entre o Estado e as pessoas que, historicamente, têm seus direitos mais básicos negligenciados. “O Mutirão Pop Rua Jud é uma oportunidade de atuação conjunta e coordenada para oferecer dignidade e perspectiva a quem mais precisa”, destacam.

REUNIÕES PRÉVIAS

Além do MPF, da Justiça Federal e da Prefeitura  de Itabuna, estão confirmadas as presenças da Justiça do Trabalho, Ministério Público do Estado da Bahia, Ministério Público do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Receita Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Caixa Econômica Federal, além de diversos órgãos da administração pública, especialmente das áreas de saúde, assistência social e cidadania.

A atuação do MPF em Itabuna dá continuidade ao trabalho iniciado no mutirão Pop Rua Jud realizado em Salvador, nos dias 10 e 11 de julho. Na capital baiana, o órgão participou das ações com base no Roteiro para Atuação do MPF nos Mutirões Pop Rua Jud, lançado na sede da instituição no início do mês.

A Prefeitura de Itabuna está realizando, previamente, a triagem e análise das situações que envolvem percepção de benefício do INSS, a fim de selecionar os casos em que as documentações necessárias para exame do benefício já estejam adiantadas (encaminhando para demais atendimentos as hipóteses em que ainda se dependa da realização de exames).

Os interessados nos benefícios do INSS, que estejam em situação de rua ou vulnerabilidade, deverão comparecer à UNEX (sala de Núcleo de Apoio Jurídico), em um dos seguintes dias: I) dias 4 e 5 de agosto, das 8h às 12 e das 14h às 17h), dia 6, das 8h às 12h. Haverá ações também nos dias 19 e 20.

Agentes comunitários e de combate às endemias cobram reajuste e retroativo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias alega que a Prefeitura de Ilhéus descumpriu acordo firmado no último dia 11. Segundo a entidade, na ocasião, o Governo Valderico assumiu o compromisso de efetivar o reajuste salarial da categoria no pagamento do salário referente ao mês de julho, que vencerá no quinto dia útil de agosto.

No entanto, conforme o Sindicato, o Executivo não enviou o projeto de lei à Câmara em tempo hábil para honrar o compromisso. Agora, na melhor das hipóteses, o reajuste e o retroativo só poderão ser pagos com uma folha complementar para julho ou junto com os vencimentos de agosto, acrescenta a representação de classe.

“Tal atitude representa um grave desrespeito com a categoria, que já acumula anos de luta por valorização e reconhecimento, e fere o princípio da boa-fé nas negociações com os representantes dos trabalhadores”, afirmou o Sindicato, em nota de repúdio divulgada nesta terça-feira (29).

A representação sindical afirma que adotará todas as providências legais e políticas para assegurar o direito econômico dos trabalhos, caso o Governo não contorne a situação nos próximos dias.

OUTRO LADO

Ao PIMENTA, a Prefeitura de Ilhéus afirmou que o Projeto de Lei referente ao reajuste salarial dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias foi encaminhado à Câmara Municipal para votação na semana passada.

“O pagamento do residual do reajuste, bem como o retroativo referente ao mês de junho, será realizado após aprovação e sanção da lei, em folha complementar”, acrescentou.

“Ressaltamos que a Prefeitura vem adotando uma politica de respeito com os servidores públicos, antecipando a folha de pagamentos e reafirmando o compromisso com a valorização das categorias”, concluiu a gestão. Atualizado às 16h08min.

Busto do fundador da cidade foi arrancado de monumento da Praça Santo Antônio || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Guarda Civil Municipal (GCM) recuperou em um ferro velho o busto do Comendador Firmino Alves (1852-1941), fundador de Itabuna. Feita de cobre, a peça foi danificada ao ser furtada de monumento da Praça Santo Antônio. Junto com ela, a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) encontrou parte das letras do nome de Firmino Alves no mesmo estabelecimento, que fica no Parque Boa Vista.

Os guardas municipais agiram rápido. O furto ocorreu na madrugada de terça-feira (29), e as peças foram recuperadas na noite do mesmo dia. A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar os crimes de furto, dano ao patrimônio público e receptação.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, inaugurado em 28 de julho de 1962, o monumento tem alto valor simbólico para os moradores da cidade, pela homenagem ao vulto histórico que teve papel central na emancipação política e administrativa do município.

A gestão também recordou, em nota, que o monumento da Praça Santo Antônio foi recuperado, em agosto de 2023, pela Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), junto com a requalificação do espaço público.

O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, em Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) e a secretária da Educação da Bahia (SEC), Rowenna Brito, assinaram o Termo de Cooperação n. 182/2025, que tem como objeto avaliação externa de desempenho dos estudantes da educação básica, do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental regular, na rede municipal de ensino de Ilhéus.

A SEC publicou resumo do termo na edição de hoje (30) do Diário Oficial do Estado. Conforme o Plano de Trabalho, a parceria visa o fortalecimento do processo de ensino e de aprendizagem nas escolas municipais. A vigência prevista é de 12 meses, com a possibilidade de ser prorrogada por até 36 meses.

A publicação oficial também trouxe os resumos de termos de cooperação da SEC com outros municípios baianos (acesse a lista aqui, a partir da página 41).

Vista panorâmica de Itabuna || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O aquecimento do mercado de trabalho formal no Brasil colabora para a manutenção da tendência de alta do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Com a taxa de desemprego de 6,2%, a menor desde 2012, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o país viu crescer a arrecadação do Imposto de Renda (IR), uma das fontes das receitas do FPM junto com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

Nesta quarta-feira (30), os municípios brasileiros partilham a terceira parcela de julho do FPM, de R$ 4,6 bilhões, 9% maior do que os R$ 4,2 bilhões distribuídos no mesmo período do ano passado. No sul da Bahia, as maiores fatias são para Itabuna e Ilhéus, que recebem R$ 4.156.772, cada.

Ainda na região, Canavieiras tem direito a R$ 1.111.439, e Camacan, a R$ 1.047.605. Depois, vem Itacaré, com R$ 972 mil. Na sequência, estão Uruçuca, Itajuípe, Coaraci, Una, Ibirataia e Ibicaraí, com R$ 833 mil para cada. Já Buerarema fatura R$ 799 mil.

Arataca, Floresta Azul e Itapé vão receber R$ 555 mil, cada. Na prateleira dos municípios com menor população do sul do estado, estão Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Itaju do Colônia, Barro Preto e Jussari, que faturam R$ 416 mil.

O FPM é a principal fonte de receita de cerca de 80% dos municípios do país. A Constituição Federal prevê que o repasse corresponde a 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda e com Imposto sobre Produtos Industrializados. O total recebido pelos municípios muda de acordo o número de habitantes e a renda per capta média dos estados. Os repasses são efetuados, em regra, nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.

Ufob abre inscrições para contratação de professores || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) está com inscrições abertas para o processo seletivo que visa a contratação de professores substitutos para os campi de Barreiras (10), Bom Jesus da Lapa (1) e Luís Eduardo Magalhães (1). Deste total, 20% são reservados para pessoas negras e 5% para pessoas com deficiência.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até quinta-feira (31) no site da Ufob. As provas serão aplicadas em agosto, em locais a serem informados em editais internos de cada Centro. O contrato do aprovado terá duração inicial de um semestre, com a possibilidade de renovação por até 18 meses.

Os aprovados terão de cumprir jornada de trabalho de 20 e 40 horas semanais. Os salários podem chega a R$ 6,3 mil, a depender da titulação e do regime de trabalho. Acesse aqui a página do processo seletivo aqui.

Treze anos após remake de Gabriela, Juliana Paes descansa em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A atriz Juliana Paes escolheu o litoral de Ilhéus para viagem em família. Nesta terça-feira (29), a artista, que protagonizou os remakes de Gabriela (2012) e Renascer (2024), ambas da TV Globo, compartilhou fotos dos dias de descanso ao lado dos filhos e do marido, o empresário Carlos Eduardo Baptista, e amigos.

A família se hospedou no Canabrava Resort, no litoral sul do município. Nas redes sociais, Juliana mostrou os momentos de lazer com o caçula, Antonio, que fez 12 anos no último dia 22, e com o mais velho, Pedro, 14. “Ilhéus, Mel de Cacau, Surf, Amores, Antonio 12 e mais…”, escreveu a atriz.

Segundo apuração do PIMENTA, durante a estadia no litoral sul-baiana, Juliana e família também se hospedaram no Txai Resort, em Itacaré. Confira imagens.

A atriz em momento de lazer com a família || Foto Redes Sociais
Juliana Paes e Carlos Eduardo aproveitam dia ensolarado no inverno baiano || Foto Redes Sociais

Leia Mais