Atletas remam no Rio de Contas, em Ubaitaba || Foto ACC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Competindo em casa, a Associação Cacaueira de Canoagem (ACC), de Ubaitaba, marcou 140 pontos e foi a campeã geral da 4ª Etapa do Campeonato Baiano de Canoagem e Paracanoagem 2025, disputada neste domingo (3), nas águas do Rio de Contas. O segundo lugar ficou com a Associação de Canoagem de Itacaré (ACI), com 120 pontos. A Associação Preserve o Rio de Contas (Órico) teve o terceiro melhor desempenho.

A etapa em Ubaitaba reuniu 130 atletas de idades que variam de 8 a 45 anos. Além dos atletas locais e de Itacaré, também participaram canoístas de Ubatã, São Félix, Itajuípe e Maraú.

Organizada pela Federação Baiana de Canoagem (Febac), a competição tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

FORMAÇÃO 

Cerca de 80% do público participante é oriundo do projeto social Remando em Águas Baianas, integralmente apoiado pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, e em execução desde 2017. O programa teve início com núcleos de iniciação esportiva em Ubaitaba, Ubatã e Itacaré, mas hoje já chega em mais quatro municípios: Camamu, Itajuípe, Maraú e São Félix.

Ainda em 2025, a Sudesb entregará os núcleos de canoagem de Ibotirama, Maraú e Santo Estêvão, com investimento de R$ 3,6 milhões na construção desses três últimos equipamentos.

Indígenas retomaram área de antiga fazenda há 23 anos || Foto Cimi
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) reconheceu o direito do povo Pataxó à posse da área da Fazenda Paraíso, localizada na Terra Indígena Barra Velha do Monte Pascoal, em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia.

No acórdão, o TRF1 rejeitou recurso do fazendeiro expulso da propriedade em 2002, que ajuizou ação de reintegração de posse contra a União, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e a Comunidade Indígena Pataxó. Ele alegou posse legítima da Fazenda Paraíso por aproximadamente 17 anos.

O TRF1, no entanto, reconheceu que o imóvel está em área tradicionalmente ocupada pelos povos originários Pataxós, conforme laudo pericial homologado, tornando ilegal a sua posse por terceiros.

O Relatório Circunstanciado de Identificação e Delimitação da Terra Indígena foi publicado há mais de dez anos. Hoje, dormita no Ministério da Justiça e Segurança Pública, responsável por emitir ou negar a portaria declaratória de reconhecimento da Terra Indígena. A declaração é o penúltimo passo antes da homologação. Já esta última é prerrogativa da Presidência da República.

Segunda etapa da cobertura do canal deveria ter sido entregue em 2023 || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Ilhéus tem contas a prestar à Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) sobre o Convênio Nº 398/22, destinado às obras da segunda etapa da cobertura do canal do Malhado, na Avenida Lindolfo Collor, que está parada. O passivo é um legado do governo do ex-prefeito Mário Alexandre (PSD), que licitou o contrato com a AMF Engenharia e Serviços Ltda, em 2022. A empresa abandonou a obra no ano passado.

A prestação de contas pendente desde o governo passado deverá ser feita pela gestão atual, como requisito para a retomada do Convênio com a Conder, empresa pública ligada à Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA).

No sábado (2), a Prefeitura de Ilhéus informou que o secretário municipal de Infraestrutura e Defesa Civil, Gabriel Andrade, se reuniu, na sede da Conder, em Salvador, com a diretora de Equipamentos e Qualificação Urbanística da empresa, Larissa Dantas de Melo Britto, para tratar da retomada das obras. O deputado estadual Pedro Tavares (UB) também participou da reunião.

“Durante a reunião, foram discutidos o andamento do convênio e os próximos passos para a continuidade da obra. A equipe técnica destacou que já foram identificadas e estão sendo corrigidas algumas irregularidades construtivas, etapa necessária para garantir a retomada integral dos trabalhos”, afirmou a Prefeitura, em nota. O cronograma do trabalho ainda não foi divulgado.

PREJUÍZOS À SOCIEDADE

Originalmente, a segunda etapa da cobertura do canal do Malhado deveria ser entregue em setembro de 2023, com investimento de R$ 10.505.878,93 do Governo do Estado e contrapartida de R$ 784.733,18 da Prefeitura. Após reajuste de 12,73%, em 2024, o valor total subiu de R$11.290.612,11 para R$12.727.427,14.

Com a paralisação das obras e o atraso de dois anos, o maior prejuízo recai sobre os moradores e comerciantes da Lindolfo Collor. No trecho da segunda etapa da cobertura do canal, a avenida foi destruída, o que inviabiliza o acesso de veículos a lojas e residências. O problema também dificulta o acesso à Central de Abastecimento do Malhado, sem falar no cenário de terra arrasada em um dos principais centro comerciais da região.

Policiais apreendem 45 quilos de cacau || Foto 70ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

A movimentação de um homem chamou a atenção de moradores do Salobrinho, em Ilhéus. Eles suspeitaram que o indivíduo estaria furtando amêndoas de cacau e escondendo o material em sua residência, no mesmo bairro.

Neste domingo (3), após ser acionada por denúncia anônima, a 70ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) enviou equipe ao local indicado. Durante inspeção no fundo do imóvel, os policiais encontraram aproximadamente 45 quilos de amêndoas de cacau em um saco. Pela cotação da manhã desta segunda-feira (4), a carga está avaliada em R$ 1.710,00 nas praças de Ilhéus e Itabuna.

Não havia ninguém no imóvel no momento da apreensão. A carga foi levada para a Polícia Civil, que instaurou inquérito sobre o caso.

Nego de Saronga e Fernando Brito assumem comando do Consórcio Interfederativo
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Itacaré, Edson Arante, Nego de Saronga (PT), foi eleito por aclamação para presidir o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Ilhéus, que administra a Policlínica Regional do mesmo microterritório. Já o vice-presidente eleito é o prefeito Fernando Brito (Avante), de Santa Luzia.

Além de Ilhéus e Itacaré, o Consórcio é formado pelos municípios de Canavieiras, Coaraci, Gongogi, Maraú, Ubaitaba, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Segundo o novo presidente, a prioridade da nova gestão é ampliar o acesso às consultas com especialistas e aos exames de saúde.

“Assumimos com o compromisso de fortalecer a saúde regional, trabalhando em união com todos os prefeitos para que nossa população tenha cada vez mais acesso a serviços de qualidade”, afirmou Nego de Saronga, após a eleição da última sexta-feira (1º). O gestor substitui o ex-prefeito de Itacaré Antônio de Anízio, também do Partido dos Trabalhadores.

Momento em que vítima é atingida por Chevrolet Onix branco || Imagem FRN
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um carro de passeio atropelou uma mulher que atravessava a Avenida Itabuna, em Ilhéus, sobre uma faixa de pedestres. Câmera de videomonitoramento gravou o acidente.

Nas imagens, é possível ver a mulher olhando para os dois lados enquanto atravessa a Avenida, umas das mais movimentadas da cidade. No meio da travessia, quando olhava para o lado direito, foi surpreendida e atingida por um Chevrolet Onix branco que vinha do lado oposto.

O motorista chegou a frear o automóvel, mas o impacto foi forte o suficiente para arremessar a vítima a metros do local onde foi atingida. Na sequência, o motorista saiu pela contramão e parou o carro à frente. Consciente, a mulher ergueu o tronco e ficou sentada no meio da pista.

O acidente ocorreu na manhã de sexta-feira (1º), próximo à ladeira da Tapera, e a gravação veio a público por meio do Fábio Roberto Notícias. Conforme o site, o motorista permaneceu no local e prestou socorro à vítima, que recebeu os primeiros socorros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau. Assista ao flagrante do atropelamento (imagens fortes).

Mega-Sena acumula e sobe para R$ 100 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma dezena separou um apostador do interior da Bahia do prêmio de R$ 85 milhões do concurso 2896 da Mega-Sena, sorteado na noite deste sábado (2), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. O morador de Morro do Chapéu foi um dos 78 apostadores em todo o Brasil que “bateram na trave”. Eles acertaram cinco das seis dezenas e cada um receberá R$ 47.035,94. As dezenas sorteadas ontem foram: 8, 9, 12, 16, 43 e 53.

Como não houve acertador das seis dezenas, o prêmio principal da Mega-Sena subiu de R$ 86 milhões para R$ 100 milhões. O próximo sorteio será nesta terça-feira (5). No concurso de sábado, além dos 78 acertadores da quina, houve 6.363 apostas premidas na quadra.

No sul da Bahia, na quadra, foram premiados moradores de Coaraci, Gandu, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna e Itagibá. Cada acertador receberá R$ 950,41. O jogo da Mega-Sena custa R$ 6,00 e pode ser feito em qualquer casa lotérica do país.

Medicamentos para emagrecer são apreendidos pela PRF || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) da Polícia Rodoviária Federal em Jequié apreenderam, no km 677 da BR-116, em Jequié, no sudoeste da Bahia, 22 ampolas de medicamentos controlados, transportadas sem nota fiscal. Os remédios eram transportados no bagageiro de um ônibus da linha Campo Grande (MS) x Recife (PE).

Os policiais encontraram as ampolas dos medicamentos tirzepatida e semaglutida, ambos utilizados para emagrecimento, escondidas em uma das bagagens. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, os remédios seriam comercializados clandestinamente em Jequié.

As embalagens apresentavam rótulos em idioma espanhol, com características de qualidade e quantidade duvidosas. A encomenda não estava acompanhada de Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica (DANFE), apenas de um Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico (DACTE), sem descrição do produto.

Os medicamentos, embora aprovados pela Anvisa para o tratamento de diabetes tipo 2, têm sido utilizados de forma off-label, para perda de peso, e sua venda no mercado brasileiro é proibida sem a devida regularização.

Os medicamentos apreendidos foram encaminhados à Receita Federal em Vitória da Conquista. Os policiais não conseguiram identificar quem fazia o transporte clandestino.

Mais de 20 quilos de maconha e haxixe são apreendidos em Ibicuí || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu em flagrante três pessoas por tráfico de drogas durante operação em Ibicuí. Com os suspeitos, foram apreendidos mais de 18 quilos de maconha, dois quilos de haxixe, 14 porções de maconha, uma de cocaína e três de crack. Além das drogas, foram encontrados uma pistola calibre 9 mm de origem estrangeira, 18 munições, uma balança de precisão e cinco aparelhos celulares.

O material foi localizado em três endereços distintos, onde os suspeitos mantinham atividades relacionadas ao tráfico de entorpecentes. De acordo com as investigações, a equipe foi acionada após denúncias sobre um casal que estaria comercializando drogas em um bar. Durante a abordagem, pequenas porções de drogas foram encontradas com uma das mulheres, mas o casal tentou fugir, sendo contidos pela equipe policial.

As diligências levaram os policiais a outras residências ligadas ao grupo, onde foram encontrados as drogas e a arma de fogo. Na última localidade averiguada, outros três indivíduos foram encontrados, entre eles um homem posteriormente identificado como integrante do grupo criminoso. Dois suspeitos conseguiram fugir, e as investigações seguem em andamento para localizá-los.

Os presos foram autuados em flagrante por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Após os procedimentos legais, foram encaminhados ao Complexo Policial de Itapetinga, onde permanecem custodiados à disposição da Justiça.

Centro Pedagógico do Campus Paulo Freire || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) está com inscrições abertas para o mestrado acadêmico do Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade (PPGSAB). As inscrições poderão ser feitas pela internet até o dia 28 deste mês, com pagamento de taxa de R$ 50,00.

São ofertadas 24 vagas para o campus Paulo Freire, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. A seleção do mestrado constará de três etapas: 1) Prova de suficiência em língua inglesa e construção da carta de intenção (classificatória); 2) Arguição e avaliação da carta de intenção (classificatória); 3) Análise de Currículo Lattes (classificatória).

Os candidatos cotistas terão ainda a etapa de verificação étnico-racial (eliminatória). Do total de 24 vagas, sendo que 20 numerárias e quatro vagas supranumerárias (destinadas a servidores da UFSB e candidatos estrangeiros). Acesse aqui para se inscrever.

O Programa de Pós-graduação em Saúde, Ambiente e Biodiversidade tem como área de concentração Saúde, Ambiente e Biodiversidade e busca articular as implicações ambientais, clínicas, epidemiológicas e sociais do processo saúde-doença, exigindo a proposição de estudos e soluções em duas linhas de pesquisas integradas: Biodiversidade e Sociedade e Saúde e Ambiente

Prêmio com nova regra está acumulado em R$ 85 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os apostadores que acertarem as seis dezenas da Mega-Sena vão receber uma fatia maior do prêmio. Uma portaria da Secretaria de Prêmios e Apostas do Ministério da Fazenda elevou de 35% para 45% o total destinado ao prêmio principal.

A novidade vale desde o Concurso 2.895, sorteado na quinta-feira (31) à noite. No entanto, como ninguém acertou os seis números, o primeiro prêmio principal com as novas regras, estimado em R$ 85 milhões, será pago no sábado (1º), caso alguém acerte todas as dezenas.

Com o aumento nos preços principais, as faixas inferiores pagarão prêmios menores. O prêmio da quina (cinco dezenas certas) caiu de 19% para 13% do valor destinado a premiações. O total destinado à quadra (quatro acertos) recuou de 19% para 15%.

MEGA DA VIRADA

A portaria também mudou os percentuais da Mega da Virada, sorteio especial de fim de ano. Para essa loteria, 90% do total destinado a prêmios será para a sena, contra 62% anteriores. A quina e a quadra receberão, cada uma, 5% da premiação.

O percentual da arrecadação dos concursos regulares destinado à Mega da Virada dobrou de 5% para 10%.

A Mega-Sena tem sorteios três vezes por semana, às terças, às quintas e aos sábados. A aposta mínima custa R$ 6 e pode ser feita até as 19h do dia do sorteio, tanto nas casas lotéricas quanto no site oficial da Caixa Econômica Federal. D’Agência Brasil

Carros e moto apreendidos pela Operação Sobre Rodas, em Itamaraju || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil localizou uma moto e sete carros com restrição de roubo, nesta quinta-feira (31), em Itamaraju, extremo-sul da Bahia. A Operação Sobre Rodas prendeu dois investigados em flagrante. De acordo com a Polícia, os dois homens fazem parte de uma quadrilha especializada em vender veículos adulterados.

As investigações apontaram que motos e carros eram roubados ou furtados em outras cidades e tinham as numerações de identificação remarcadas. Novas placas e documentos eram confeccionados, e os veículos vendidos como regulares.

Os suspeitos seguem custodiados à disposição da Justiça. Após a perícia, os veículos serão devolvidos aos proprietários.

Estabelecimento foi fechado nesta semana || Imagem ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) determinou a paralisação das atividades do frigorífico Itacarne, no Banco da Vitória, em Ilhéus. A empresa teria violado a legislação sanitária no manejo dos produtos que oferta ao mercado.

O estabelecimento foi interditado nesta quarta-feira (30). Ao PIMENTA, o diretor de Inspeção da Adab, José Ramos, afirmou que os fiscais da Agência avaliam todo o processo de produção de mercadorias e as condições estruturais de funcionamento das unidades.

“Uma vez que se detecte situação que possa impor risco à saúde pública, com não atendimento das normas sanitárias, nossas equipes adotam, de prontidão, todas as medidas cabíveis para evitar qualquer situação que incorra, por exemplo, em impacto ambiental e aos produtos gerados ali”, afirmou,

O site tentou entrar em contato com o frigorífico por meio de números telefônicos divulgados na internet, mas não conseguiu. Até o momento, a empresa não se manifestou sobre a interdição.

O barracão do nascimento da Paróquia São Judas Tadeu, em 1975 || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

Neste domingo (3), a Paróquia São Judas Tadeu vai celebrar duas missas em ação de graças pelos 50 anos de história

Franciele Caetano

A Paróquia São Judas Tadeu nasceu da fé e da mobilização de um povo que sonhava com uma igreja mais próxima. Na década de 1970, moradores da região se articularam para garantir um espaço de celebração no bairro, já que os fiéis precisavam se deslocar até outras comunidades para participar das missas.

Mesmo antes da construção da igreja, a ação pastoral já era presente na comunidade: romarias pelas ruas, envio de ministros aos doentes, encontros de oração. Com esforço coletivo, os fiéis adquiriram o terreno, onde incialmente construíram, sozinhos, um barracão para as missas, orações e reuniões.

Quando a estrutura rústica já não comportava a quantidade de fieis, os moradores do bairro construíram o templo de tijolo e alvenaria. Estava erguida ali a igreja matriz da Paroquia São Judas Tadeu.

A Paróquia antes da reforma de 2023 || Foto Divulgação

Com o tempo, vieram os avanços estruturais, a paróquia passou por reformas importantes e fortaleceu sua rede de apoio, por meio de visitas e eventos que ajudaram a arrecadar recursos.

Durante essas cinco décadas, vários padres conduziram os trabalhos pastorais, cada um deixando sua marca na história da comunidade:

• Padre Francisco Xavier Cardoso (1975 a 1978) (in memoriam)
• Padre Frei Faustino Tiburzi (1978 a 1985) (in memoriam)
• Padre Joselito Sales Luz (1985 a 1989) (in memoriam)
• Padre Simeón Ibarra Torres (1989)
• Padre José Clóvis Damasceno (1989 a 1991)
• Padre Moisés de Souza (1991 a 1993)
• Padre Edvaldo Borges Marques (1993 a 2006)
• Monsenhor Osmar Raimundo Mateus (2006 a 2017)
• Padre Acássio Alves (desde 2018 até os dias atuais)

A IGREJA HOJE

A arquitetura atual da igreja || Foto Divulgação

Durante a gestão de Padre Acássio, a paróquia vive uma nova fase de crescimento e dinamismo, com importantes iniciativa, a exemplo da reforma da Igreja Matriz, do Santuário, a criação da Corrida São Judas Tadeu (em sua 5ª edição), duas edições do Congresso das Mulheres, a reforma do Centro de Pastoral com a construção do auditório, a estruturação do Encontro de Jovens com Cristo, além de ações pastorais e eventos que fortalecem a fé e a comunhão da comunidade.

Hoje, além da Igreja Matriz, a Paróquia São Judas Tadeu também administra a Comunidade Rainha da Paz, no bairro Novo Horizonte, e o Santuário de Santo Antônio, na Avenida do Cinquentenário. A paróquia São Judas Tadeu é formada por 19 movimentos e pastorais e, ao longo da semana, celebra oito missas em diferentes dias e horários.

O território canônico da Paróquia abrange a Avenida Ilhéus, Alto Mirante e Maron, Avenida do Cinquentenário (até o Beco do Fuxico), Avenida Amélia Amado (até a altura do Colégio AFI), Castália, Pontalzinho, Parque São João, Novo Horizonte, São Lourenço, Avenida Juraci Magalhães (até o Hospital Manoel Novais) e Monte Líbano.

Uma história construída a muitas mãos, guiada pela fé e marcada pela participação ativa da comunidade — desde o tempo do barracão de tábuas até os dias de hoje.

JUBILEU DE OURO NESTE DOMINGO (3)

Neste domingo (3), a Paróquia São Judas Tadeu vai celebrar duas missas em ação de graças pelos 50 anos de história, o Jubileu de Ouro. A primeira está marcada para as 7h e a segunda, às 19h.

Médico é preso por dívida alimentícia de R$ 40 mil
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um médico de 43 anos foi preso, na quarta-feira (30), em Feira de Santana, por falta de pagamento de pensão alimentícia. A ordem judicial foi expedida pelo Juízo da 1ª Vara de Família do município e tem como base o inadimplemento do pagamento, com o valor de quase R$ 40 mil.

O profissional foi localizado e detido em seu local de trabalho, um consultório médico situado na Avenida João Durval Carneiro, no centro da cidade. O mandado de prisão foi cumprido por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR), unidade vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC/1ª Coorpin). Ele permanece à disposição da Justiça.