Encosta na Rua Amélia Nunes, em Ilhéus, será um dos locais beneficiados || Foto Ilhéus24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), empresa do Governo do Estado, publicou, nesta sexta-feira (8), processo licitatório para a construção de duas contenções de encosta, uma em Ilhéus e outra em Itabuna. As obras são uma parceria dos governos estadual e federal, financiadas pelo Novo PAC e Ministério das Cidades.

O Alto da Gamboa, na Conquista, em Ilhéus; e o Alto do Cuzcuz, entre o Fátima e o Califórnia, em Itabuna, receberão as obras, que devem beneficiar mais de 1.800 nas duas localidades. A estimativa do investimento é de quase R$ 4 milhões nas duas encostas, com a concorrência sendo decidida pelo menor preço.

A abertura das propostas está marcada para o dia 10 de outubro. Ilhéus tem ainda mais uma contenção a ser licitada pelo Novo PAC, na Rua Amélia Nunes, próximo à Ponte Lomanto Júnior. E Itabuna já teve uma obra concluída em julho deste ano, no do Alto Maron.

O Programa de Prevenção a Desastres Naturais, executado pela Conder, tem ao todo 59 obras de estabilização de encostas a serem licitadas, com recurso garantido pelo Novo PAC e tesouro estadual. Serão 18 municípios baianos beneficiados, serão cerca de R$166 milhões de investimento em obras que salvam vidas e tornam as cidades mais adaptadas aos eventos climáticos extremos.

Serão beneficiados os municípios de Aurelino Leal, Cachoeira, Cairu, Camacan, Camamu, Gandu, Ibicoara, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itamaraju, Lauro de Freitas, Medeiros Neto, Nova Canaã, Salvador, Saubara, Teolândia e Ubaitaba. O recurso do Governo do Estado totaliza R$12 milhões em nove obras, e o restante é proveniente da parceria Bahia-Brasil, por meio do Novo PAC.

Feira Praça das Artes está de volta neste Sábado e Domingo dos Pais || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A tradicional Feira de Artesanato e Gastronomia Praça das Artes está de volta a Itabuna com uma edição especial em homenagem ao Dia dos Pais. O evento será em dose dupla, neste sábado (9) e no domingo (10), a partir das 15h, no estacionamento da recém-inaugurada Praça Camacan (Octávio Mangabeira), no centro de Itabuna.

Organizada pela Associação de Artesanato Praça das Artes, a Feira reúne peças artesanais, gastronomia regional, música ao vivo com o cantor Léo Jorge, no sábado, e Fran Matos, no domingo, e sorteio de brindes para o público. A programação conta com a participação de artesãs de Itabuna e Ilhéus, oferecendo bordados, crochê, bijuterias, roupas e laços infantis, chaveiros, tapetes, bolsas e comidas típicas.

Ao longo do último ano, o evento se consolidou no calendário cultural da cidade, destacando-se também por promover ações voltadas à educação, saúde e bem-estar da comunidade.

A artesã e produtora cultural Flávia Oliveira, articuladora da associação, comemora o retorno da Feira:

– Estamos de volta com nossa feira cultural em homenagem ao Dia dos Pais. É uma oportunidade de lazer em família e de adquirir um presente especial. Nosso evento valoriza a arte, a cultura e a gastronomia local, reunindo talentos incríveis e sabores únicos. Estamos buscando fortalecer a feira cada vez mais e incentivar o empreendedorismo – afirma.

A iniciativa conta com apoio da Prefeitura de Itabuna e do vereador Erasmo Ávila. As edições mensais da feira seguem até dezembro deste ano. Atualizado às 20h23min para correção de informação.

A publicitária Manu Berbert vai falar sobre ecologia e comunicação || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A publicitária Manuela Berbert vai proferir a palestra de abertura da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, na próxima terça-feira (12), às 14h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Gestora de Comunicação do Instituto Biofábrica da Bahia, a palestrante abordará os desafios e oportunidades dos sistemas ecológico e digital no sul do estado.

“Estou muito feliz com o convite, que acontece justamente quando estamos apresentando a Cappacitah Capacitações e Eventos, que nasceu dessa alta demanda de qualificação técnica e inovação tecnológica no campo”, disse Manu Berbert. A inscrição é gratuita e deve ser feita neste link.

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria será uma das atividades da Semana de Inovação de Ilhéus 2025, de 11 a 15 de agosto, também no Centro de Convenções. Na terça-feira (12), a palestra de Manu Berbert vai anteceder a apresentação de casos de sucesso da indústria sul-baiana, como a Daten, do ramo de informática, e a Natucoa e Ju Arléo Chocolates, fabricantes de chocolates finos com reconhecimento internacional.

A Jornada Nacional de Inovação da Indústria percorre o Brasil com o propósito de conectar pessoas, ideias, tecnologia e meio ambiente, com foco na Transição Ecológica e Digital. Ilhéus será palco da primeira edição baiana. O evento é iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com Sebrae, Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia(Secti).

Pesquisa sonda humor do eleitorado ilheense em relação a Jerônimo Rodrigues e ACM Neto || Fotos Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, tem maior potencial de votos em Ilhéus do que o governador Jerônimo Rodrigues (PT), conforme pesquisa PMX/Rede Portal. Quando perguntados se votariam no ex-prefeito de Salvador para o Governo do Estado, 52% dos entrevistados responderam que sim; 31,43% disseram que não; e 16,57% não opinaram.

Diante da mesma pergunta em relação a Jerônimo Rodrigues, 24,7% afirmaram que votariam no governador, enquanto 61,43% rechaçaram o voto no petista. Outros 14% não opinaram.

MOTIVAÇÃO

Os pesquisadores também questionaram o que motiva a possibilidade de voto em Jerônimo Rodrigues e ACM Neto. Para 57,56% dos potenciais eleitores do governador, ele merece continuar no cargo, enquanto 22,67% atribuíram a motivação à experiência política do gestor.

Já 13,95% estão dispostos a votar no petista porque rejeitam outros possíveis candidatos. Outros motivos foram citados por 5,23%, e 0,58% disseram que votariam em Jerônimo por causa do Partido dos Trabalhadores.

Entre os potenciais eleitores de ACM Neto em Ilhéus, 42,03% responderam que votariam no ex-prefeito de Salvador devido às propostas dele para a Bahia, enquanto 41,48% apontaram a experiência política do dirigente partidário.

Para 11,54% dos entrevistados, o voto em Neto seria fruto de rejeição a outros possíveis candidatos. Apenas 0,55% veem a ligação com o prefeito Valderico Junior (UB) como razão para votar em ACM Neto. Outros 0,27% citaram a história do avô de Neto, Antônio Carlos Magalhães, como razão para votar no ex-prefeito da capital baiana. Somente 0,27% votariam dele por desejo de mudança.

Os pesquisadores foram a campo de 22 a 31 de julho e fizeram 700 entrevistas, abordando 65% das pessoas em casa, 16% no comércio e 19% na rua. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

PESQUISA PMX/REDE: GOVERNO VALDERICO ENCERRA 1º SEMESTRE COM 85% DE APROVAÇÃO

SAÚDE É MAIOR CARÊNCIA DA GESTÃO DE ILHÉUS PARA 35% DOS ENTREVISTADOS EM PESQUISA 

Construção avançou sobre área pública, segundo a Prefeitura || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

O Departamento de Controle e Ordenamento de Uso do Solo, órgão da Prefeitura de Itabuna, executou a demolição de duas construções irregulares e fechou uma fundação de imóvel ilegal, que avançaram sobre áreas públicas, nos bairros Lomanto, Mangabinha e São Roque.

De acordo com a agente de fiscalização Ana Paula Matos, a ação se baseou Código de Obras do Município, estabelecido pela Lei nº 2.344, de 30 de dezembro de 2015. A referida legislação protege Áreas Públicas, Áreas de Proteção Permanente e Áreas de Preservação e Recursos Naturais. A servidora explicou que, na hora de construir, os cidadãos devem ficar atentos aos limites legais e de suas propriedades.

“O problema é que, quando as pessoas constroem de forma aleatória, invadem a área pública como as ruas e terrenos de outras pessoas. Com isso, correm o risco de infringir a lei do município e acabam tendo o risco de sanções e penalidades especificadas na Lei”, acrescentou, citando os exemplos da ação da última quarta-feira (6).

Obras violaram legislação municipal, afirma Prefeitura || Foto Pedro Augusto

Também agente de fiscalização, Jailton Neves esclareceu que o Código de Obras é o principal instrumento legal que estabelece regras para a construção, reforma e demolição de edificações no município.“A execução do Código de Obras é de responsabilidade da Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, e tem o objetivo de garantir o ordenamento do espaço urbano, a segurança das construções e o bem-estar da população”.

Titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fonte alerta que, para não perder investimentos, as pessoas devem evitar a compra de terrenos que não estejam legalizados. “O Departamento está melhorando e ampliado a fiscalização e com isso está se deparando com muitas obras ilegais, muitas vezes por falta de conhecimento por parte da população. Por isso, alertamos para que sempre procurem o órgão competente”, concluiu.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Shopping Jequitibá, onde funciona a unidade do SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

Sexta-feira (8) com total de 245 vagas de estágio remunerado e de emprego em Itabuna, Ilhéus e Jequié pelo SineBahia. São vagas para profissionais farmacêuticos, atendente de farmácia (hospital), recepcionista bilíngue, técnico de enfermagem, técnico de Segurança do Trabalho e operador de empilhadeira, dentre outras.

De acordo com o SineBahia, há 179 vagas em Jequié, 42 em Itabuna e 24 em Ilhéus nesta sexta-feira. Os candidatos devem comparecer no órgão estadual com carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade em mãos. O atendimento vai até as 16h em Itabuna e Ilhéus. Em Jequié, encerra-se às 17h.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A de Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Em Jequié, o atendimento é na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru. Confira abaixo as vagas por cidade.

Leia Mais

Professora Rita Messias deixa muitas lembranças boas
Tempo de leitura: < 1 minuto

Faleceu nesta quinta-feira (7) a escrivã da Polícia Civil da Bahia e professora Rita Messias Barreto, de 66 anos. Internada no mês passado no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, a servidora lutava contra um câncer. Chegou a ser tratada com quimioterapia e foi submetida a procedimento cirúrgico, mas não evoluiu. No final do mês passado, os médicos deram mais 10 dias de vida. Ela lutou bravamente e conseguiu resistir por dois dias além do previsto.

Rita Messias Barreto é de uma família de professoras em Itajuípe, onde lecionou. Formada em Biologia, foi professora também na cidade de Itapitanga. Era funcionária concursada do Estado da Bahia, lotada como escrivã na Secretaria de Segurança Pública. Estava atuando no município de Valença, no baixo-sul do estado, até o aparecimento dos primeiros sintomas da doença.

Rita Messias deixa muitas histórias para serem contadas por seus familiares e amigos. Não havia tristeza onde ela estava. Dona de um coração enorme, tinha facilidade de fazer amizade e gostava de convidar os amigos mais próximos para uma moqueca de peixe, que comprava em Valença. A resenha e muita risada não faltavam por onde ela passava.

A servidora pública era uma mulher dedicada à família, conforme relata sua sobrinha, a professora Tânia Regina. “Era tão querida que recebeu visita todos os dias em que esteve internada em Itabuna. Para se ter uma ideia, nesse curto período, foi visitada por mais de 30 sobrinhos no hospital. Ela lutou como pôde. Deixa esse legado de defender a família, gostar da união entre nós”, contou Tânia Regina, muito emocionada.

O corpo de Rita Messias é velado na Rua Alcino Nascimento, número 307, centro de Itajuípe. O sepultamento está previsto para acontecer nesta sexta-feira (8), a partir das 16h30min, no cemitério local.

Bel Santos perdeu batalha contra um câncer || Foto Arquivo Pessoal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus perdeu o ex-controlador-geral do Município Roberval Alves Santos. Bel, como era conhecido, faleceu nesta quarta-feira (6), aos 60 anos, vítima de um câncer no estômago, que também atingiu o fígado. Ele morreu menos de quatro meses depois de descobrir o tumor maligno.

Bel foi controlador-geral do município nos governos dos ex-prefeitos Newton Lima e Mário Alexandre (PSD). Marão usou as redes sociais para comentar o falecimento do ex-colaborador, de quem era amigo. “É difícil encontrar palavras num momento como esse. A dor da partida é imensa, mas a gratidão por ter vivido tantos momentos ao seu lado é ainda maior”, escreveu o ex-prefeito.

Bel deixou a esposa, Fabíola Gil, e três filhos. O corpo dele foi velado no SAF, na Conquista, e sepultado hoje (7), às 16h, no Cemitério São João Batista, zona sul da cidade.

Policiais apreenderam armas, drogas e veículos || Fotos Ficco/Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado deflagrou operação, nesta quinta-feira (7), em Ilhéus, para cumprir mandados de prisão e de busca e apreensão contra um grupo acusado de tráfico de drogas e outros crimes. Durante incursão em localidades na zona rural do município, os policiais entraram em confronto com os traficantes.

Ferido, um dos criminosos morreu. Outros três foram presos. Com eles, os policiais apreenderam submetralhadoras, espingardas, pistola e drogas, informa a Ficco/Ilhéus.

Ainda segundo a Força Integrada, que reúne policiais militares, civis e federais, as investigações começaram no ano passado e apontaram que, além do tráfico de drogas e de armas, o grupo é envolvido com homicídios, lavagem de dinheiro, roubo e corrupção de menores.

Com o apoio de um cão farejador, os policiais encontraram tabletes de maconha prensada escondidos sob o banco traseiro de um carro. O automóvel onde a droga estava e motocicletas também foram apreendidos.

Moradores de Itabuna (foto) e outras cidades podem responder à Consulta Pública
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul da Bahia (CDS Litoral Sul) deu início à Consulta Pública da Parceria Público-Privada (PPP) que visa modernizar todo o parque de iluminação pública de Barro Preto, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Maraú e Ubaitaba.

Essa etapa é uma oportunidade para que toda a sociedade, empresas interessadas e especialistas possam conhecer os documentos do projeto e contribuir com sugestões e esclarecimentos antes da publicação do edital definitivo.

A Consulta Pública ficará aberta até o dia 13 de setembro, e os documentos estão disponíveis no site oficial do projeto. As contribuições podem ser enviadas por formulário disponível no mesmo endereço eletrônico.

ABRANGÊNCIA

O projeto contempla a substituição de mais de 44 mil pontos de iluminação por lâmpadas de LED, a instalação de iluminação especial em 56 locais de destaque — como praças, monumentos e áreas turísticas — e a implantação de um sistema de telegestão nas vias principais, que permite o controle e monitoramento remoto da iluminação pública.

Estão previstos investimentos de aproximadamente R$ 217 milhões ao longo de 15 anos, com impacto direto na qualidade de vida de mais de 460 mil habitantes.

A PPP é estruturada com apoio técnico da Caixa tem aporte financeiro do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessões e PPPs, com apoio institucional do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. Além da melhoria dos serviços de iluminação pública, o projeto promete reforçar a segurança, reduzir acidentes de trânsito, valorizar espaços urbanos e promover a sustentabilidade ambiental e a inclusão de tecnologias inteligentes nas cidades do Litoral Sul da Bahia.

Comércio itabunense terá horário especial neste sábado (9) | Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nas duas maiores cidade do sul da Bahia, Ilhéus e Itabuna, os consumidores terão a oportunidade de ir às lojas do comércio em horário estendido para as compras do Dia dos Pais, celebrado no próximo domingo (10).

De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Itabuna (CDL), o Sindicom e a Associação Comercial e Empresarial, neste sábado (9), as lojas da cidade vão funcionar das 9h às 16h.

Já em Ilhéus, o Sindicato do Comércio Varejista anunciou que as lojas vão abrir às 9h e fechar às 20h nesta quinta-feira (7) e amanhã (8). No sábado (9), ficarão abertas das 9h às 18h.

Conforme a entidade patronal, para compensar as horas extras de trabalho, os funcionários terão folga excepcional na sexta-feira da próxima semana, 15 de agosto, dia de uma das padroeiras de Ilhéus, Nossa Senhora das Vitórias, quando o comércio da cidade ficará fechado.

Município vai contratar profissionais para o Cejusqui
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna vai contratar conciliadores para o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). A unidade será instalada no município em parceria com o Tribunal de Justiça da Bahia e o Centro Universitário Unex. O processo seletivo oferece duas vagas.

Para concorrer, é necessário ter graduação superior em qualquer área de conhecimento, desde que a formação tenha sido concluída há, pelo menos, dois anos. Também é exigido certificado em Mediação Judicial, além de inscrição ativa no Sistema de Controle de Ações de Capacitação em Mediação e Conciliação do Conselho Nacional de Justiça.

As inscrições estarão abertas entre os dias 12 e 17 deste mês, pelo site processoseletivo.itabuna.ba.gov.br. Segundo a Prefeitura, o Centro Judiciário de Solução Consensual vai facilitar o acesso à Justiça e fortalecer a promoção da cultura de paz.

O Edital completo e demais informações do processo seletivo estão disponíveis no site oficial da Prefeitura de Itabuna e no Diário Oficial do Município.

VAGAS DE EMPREGOS HOJE - Vista parcial do Shopping Jequitibá, onde fica o SineBahia em Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

Técnico em Segurança do Trabalho, vendedor, auxiliar administrativo, auxiliar de engenheiro civil, operador de caixa, desenhista gráfico industrial, atendente de farmácia, gerente de mercado e estágio em engenharia civil estão entre as oportunidades desta quinta-feira.

O SineBahia  oferece mais de 260 vagas de estágio remunerado e de emprego em três municípios das regiões sul, extremo-sul e sudoeste nesta quinta-feira (7). São oportunidades nos municípios de Itabuna, Eunápolis e Jequié para quem pode se cadastrar ainda hoje em uma das unidades do serviço estadual de qualificação e seleção para o mercado de trabalho.

Há 181 vagas em Jequié, 43 em Itabuna e 40 em Eunápolis nesta quarta-feira. Os candidatos devem se apresenar no SineBahia com carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade em mãos.

O atendimento em Itabuna e Eunápolis vai até as 16h e em Jequié encerra-se às 17h. Como o preenchimento das vagas é dinâmico e de acordo com a demanda , a orientação é não deixar para a última hora.

ONDE FICA O SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Já a unidade de Eunápolis está situada na Rua 5 de Novembro, no Centro. Em Jequié, o SineBahia atende na Avenida Octávio Mangabeira, próximo à Policlínica Regional, no Mandacaru. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Secultba abre processo seletivo para contratação temporária || Foto Fernando Vivas/GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) abriu, nesta quarta-feira (6), inscrições para quatro editais de contratação temporária por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os interessados devem se inscrever até o próximo dia 12 pela internet. Veja o endereço no final do texto.

Em Salvador,  há vagas para níveis médio e superior. Quem possui graduação pode concorrer às vagas em Gestão Cultural (14), Orçamento e Finanças (10), Administração (6), Ciências Jurídicas (5), Jornalismo (3), Economia (3), Design Gráfico (3), Desenvolvedor TI (1), Suporte TI (1), Arquivista (1) e RH (1).

Com exigência de nível médio, as vagas são em Edificações (1) e Segurança do Trabalho (1). Os salários para os cargos de ensino médio e superior variam de R$ 2.806,56 a R$ 3.373,21 para carga horária de 40 horas semanais. Os aprovados terão ainda auxílio-transporte, auxílio-refeição (R$ 20/dia útil) e assistência médica opcional.

Ainda em Salvador, para atuar na sede da Funceb, Teatro Castro Alves (TCA/BTCA) e Centro de Formação em Artes (CFA), as vagas são para Apoio Administrativo (médio e superior) (19), Contabilidade (3), Comunicação Social (2) e Assistente de arquivo (1), Bailarino (8), Professores de Dança (Afro, Moderna, Contemporânea, Populares) (5) e Teatro e Música (2), Cenografia (1), Camareira (01), Costureiro (1), Maquinista (2), Técnico de Som (1) e Eletricista de Espetáculo (4). O salário varia de R$ 2.161,87 a R$ 3.373,21.

Na Fundação Pedro Calmon, em em Salvador, Lençóis e Itaparica, as oportunidades são em Jornalismo (1), Biblioteconomia (4), Pedagogia (01), Administração (1), Arquivologia (1), Museologia (2), História (1), Ciências Contábeis (1), Ciências Jurídicas (1), Design Gráfico (1), Sistemas de Informação (1). Os salários variam entre R$ 2.806,56 e R$ 3.373,21).

Para atuar nos 27 territórios de identidade, no interior, as 31 vagas são para articulação e suporte técnico às políticas culturais da SecultBA nos municípios. É necessário que o candidato possua residência no território e formação superior em áreas como História, Ciências Humanas, Produção Cultural e Artes.

Para quem possui ensino técnico, as vagas são para Cenografia (01), Camareira (01), Costureiro (1), Maquinista (2), Técnico de Som (1) e Eletricista de Espetáculo (4). O salário é de R$ 3.373,21, além de de auxílio-refeição (R$ 20/dia útil), transporte e assistência médica opcional. A jornada é de 30 horas semanais. O contrato terá validade 24 meses. O candidato pode se inscrever aqui.

Bebê de Bruna Martins ficou 98 dias internado em hospital de Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O pequeno Benjamin já está com a família em Jaguaquara, no sudoeste da Bahia. O bebê recebeu alta médica no final da tarde de terça-feira (5) depois de ficar 98 dias em um leito da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal do Hospital Manoel Novaes. Parte desse tempo, 41 dias, em estado gravíssimo, entubado. A criança nasceu com atresia do esôfago (malformação congênita rara) e, em menos de 30 dias, foi submetido a três procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Prematuro de 30 semanas, Benjamin nasceu no dia 25 de abril em Jaguaquara e, um dia depois, em estado gravíssimo, foi transferido, via regulação da Secretaria de Saúde da Bahia, para o Hospital Manoel Novaes. “Benjamin tem uma história desafiadora. Ele passou por várias cirurgias e passará por outras. A situação era grave, com perda de peso porque não conseguia ingerir o leite por causa da malformação”, conta a Bruna Martins dos Santos, mãe da criança.

Mãe também de uma menina de 2 anos, Bruna Martins sempre confiou, segundo relata, que sairia do hospital com o filho nos braços. “Sei que a batalha está somente no começo, mas estou muito feliz com a evolução apresentada pelo meu filho. Ele ganhou peso, não parece aquele bebê dos primeiros dias de nascimento. Só quem é mãe sabe a sensação que senti ao vê-lo sem conseguir se alimentar, entubado, lutando pela vida”, relatou Bruna Martins.

Depois de mais de três meses longe da filha e do marido, Bruna Martins contava os minutos para reunir a família novamente. “Foi um tempo longo e muito difícil, mas superei com apoio da minha sogra e carinho dos profissionais da UTI. Eles me acolheram, entenderam os meus momentos de desespero e cuidaram de nós nos momentos mais difíceis das nossas vidas. O choro de hoje é de gratidão e felicidade”, narrou antes de deixar o hospital com seu pequeno Benjamin.

ESÔFAGO COM FÍSTULA TRAQUEOESOFÁGICA

De acordo com a pediatra e diretora técnica do Hospital Manoel Novaes, Fabiane Chávez, o paciente nasceu com atresia do esôfago com fístula traqueoesofágica. “Por isso, a saliva ia para os pulmões. O tipo de atresia do esôfago detectado no paciente foi uma das mais graves. Ao invés do esôfago levar ao estômago, existia uma fístula para os pulmões”, detalhou.

Os médicos fizeram três procedimentos para que o bebê pudesse se alimentar. Criaram um canal para introdução do leite materno. Entre o dia 2 de maio e 31 de junho, o paciente foi submetido aos procedimentos cirúrgicos. “E o fator que dificultou foi a prematuridade extrema. Nunca tivemos aqui, no hospital, um caso desses num bebê tão pequeno”, afirmou Fabiana Chávez.

O bebê foi internado no Manoel Novaes pesando 1,3 quilo e recebeu alta médica com mais de 3 quilos. “Ele segue precisando de cuidados especiais, acompanhado pelos nossos profissionais. O nosso esforço é para que tenha um desenvolvimento normal”, contou a médica.