Jessé de Souza fala sobre raça e classe na abertura da 8ª FLI || Foto ICL Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Um bate-papo com o sociólogo e professor Jessé de Souza abre oficialmente, nesta terça-feira (29), às 18h, no Teatro Municipal, a 8ª Festa Literária de Ilhéus (FLI), que segue até quinta-feira (31). Com o título Brasil, mostra tua cara: lutas e labutas entre raça e classe, o encontro será mediado pelo professor Flávio Gonçalves, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Todas as atividades do evento são abertas ao público.

A cerimônia de abertura contará com a presença de autoridades públicas, a exemplo do prefeito Valderico Junior (UB); do reitor da Uesc, Alessandro Fernandes; e do do diretor-geral da Fundação Pedro Calmon (FPC), Sandro Magalhães

Com o tema A Literatura Centenária de Homens e Mulheres do Sul da Bahia, a FLI também vai lançar o Prêmio Sosígenes Costa de Poesia, com homenagens a personalidades da literatura e da cultura regional, como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio.

Além do Teatro Municipal, as atrações da FLI vão se concentrar na Academia de Letras de Ilhéus, Praça Pedro Mattos, Praça Dom Eduardo, Ilhéus Praia Hotel e A Parceria Contabilidade, no Centro Histórico.

O evento terá shows de Armandinho e Banda, Bomjuni, Laiô, Bia Berbert, Banda Pier 5 e Orquestra Gongombira de Percussão. Também se apresentam o Balé Afro Batukejeje e o Teatro Popular de Ilhéus, entre outras atrações. Confira, abaixo, a programação completa da FLI.

Leia Mais

Reitora Luzia Mota (de verde) lança pedra fundamental do IFBA em Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Luzia Mota, lançou nesta segunda-feira (28), em ato simbólico na Avenida Ibicaraí, a pedra fundamental do Campus Itabuna. A unidade será erguida em terreno adquirido pela Prefeitura e doado à instituição. O ato também contou com a presença do prefeito Augusto Castro (PSD) e de outras autoridades públicas.

Localizado no cruzamento da BR-415 com a BR-101, no bairro Nova Itabuna, o terreno de 50 mil metros quadrados pertenceu à antiga Fazenda Bananeiras. Nele, o Governo Federal vai erguer o primeiro campus do IFBA no município, que terá área construída de 6.217 metros quadrados. O campus contará com Pavilhão Administrativo e Pedagógico, dez salas de aula, sete laboratórios, quadra poliesportiva e refeitório que inclui cozinha industrial completa.

Ao centro, o terreno onde será erguido o campus do IFBA em Itabuna || Foto José Nazal

O ato fez parte das comemorações dos 115 anos da emancipação política de Itabuna, conquistada no dia 28 de julho de 1910. Para a reitora Luzia Mota, o futuro campus terá impacto regional. “Esse investimentos não são apenas para Itabuna, mas para os municípios regionais que também sonham com uma educação pública de qualidade, referenciada socialmente. O IFBA chega para somar e contribuir com o desenvolvimento regional”, declarou.

A reitora também ressaltou o empenho do Governo Augusto Castro para viabilizar o terreno do campus. “Não é toda cidade que temos esse reconhecimento e apoio da Prefeitura, por isto, o registro da importância de ter um prefeito, seu secretariado e uma Câmara de Vereadores que acreditam na educação como vetor de transformação”, concluiu.

SEMINÁRIO

O IFBA promove, nesta tarde de terça-feira (29), no auditório da Unex, Centro, o seminário A Expansão da Rede Federal de Educação Científica e Tecnológica: desafios da interiorização da educação profissional no Brasil. O evento começou às 13h e seguirá até as 19h.

Operação tapa-buracos na Soares Lopes || Foto Artur Alves
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil de Ilhéus intensificou operação tapa-buracos em localidades do município, informa a Prefeitura. O trabalho chegou, nesta segunda-feira (28), à Avenida Soares Lopes, nas imediações da Catedral de São Sebastião, Centro Histórico.  Também beneficiou as avenidas Oduvaldo Evaristo Bacelar e Nossa Senhora Aparecida, ambas no bairro São Francisco.

De acordo com a Prefeitura, os esforços visam à aceleração do cronograma contínuo de recuperação do asfalto da cidade. Ainda conforme a gestão, o serviço é uma das prioridades do município e tem o objetivo de minimizar os transtornos causados pelas chuvas e pelo desgaste natural das vias.

ZONA RURAL

Recuperação de vias chega à zona rural || Foto Sucom

Já a recuperação de estradas da zona rural é tocada pela Secretaria de Interior em parceria com a Secretaria de Serviços Urbanos. As ações deste final de mês contemplaram as comunidades do Couto, Santo Antônio e Rio do Engenho, na porção sul do município.

As equipes executaram serviços de roçagem, patrolagem, cascalhamento, raspagem e pintura em diversos trechos. O trabalho também chegou à estrada que liga o bairro do Iguape às sedes dos distritos de Aritaguá e Sambaituba, na zona norte.

Projeto visa reforçar serviços de oncologia dos hospitais da Santa Casa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB) publicou a Resolução n. 541/2025, que aprova o projeto de modernização do Serviço de Radioterapia/Braquiterapia da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. A medida prevê a aquisição de um equipamento de braquiterapia, que será utilizado apenas em procedimentos em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o projeto, a compra será feita no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Atenção Oncológica (Pronon), do Ministério da Saúde. A Resolução foi publicada na edição de sexta-feira (26) do Diário Oficial do Estado.

O Hospital Calixto Midlej Filho concentra três dos cinco serviços da Unacon da Santa Casa, a Unidade de Quimioterapia; Oncologia Clínica e Cuidados Paliativos; e Oncologia Cirúrgica. Já o Ambulatório e a Unidade de Radioterapia com Braquiterapia funcionam no Hospital São Lucas e no Hospital Manoel Novaes, respectivamente.

A braquiterapia é um tipo de radioterapia utilizada no tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo os de cabeça e pescoço, mama, colo do útero, próstata e olho. Diferentemente da radioterapia externa, em que a radiação vem de fora do corpo, na braquiterapia, a fonte de radiação é colocada dentro ou perto do tumor.

Assaltantes roubaram carro e sequestraram motorista na BA-262, trecho Ilhéus-Uruçuca || Fotos Wipedia e Verdinho Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na noite desta segunda-feira (28), a Polícia Militar agiu rápido para interceptar veículo roubado na BA-262, trecho Ilhéus-Uruçuca, no sul da Bahia. O carro, um Fiat Siena, foi tomado de assalto por três homens armados, que também sequestraram o motorista do automóvel.

Com base no relato de testemunhas, os policiais alcançaram o Siena na mesma rodovia. Durante a perseguição, houve confronto, e o carro em que seguiam a vítima e os criminosos capotou. Dois dos sequestradores conseguiram fugir se escondendo na mata às margens da rodovia. Ferido, o terceiro criminoso faleceu no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.

A vítima precisou de atendimento médico e foi levada para o mesmo hospital. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela. Além do carro, os policiais apreenderam uma pistola, um revólver, munições e celulares.

A operação mobilizou equipes das três Companhias Independentes de Polícia Militar que atuam em Ilhéus, 68ª, 69ª e 70ª CIPMs. O caso é investigado pela Polícia Civil. Redação com Verdinho Itabuna.

Polícia resgatas vítimas de sequestro e prende um dos suspeitos || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: < 1 minuto

As polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal identificaram e prenderam um dos suspeitos de invadir uma fazenda, em São João de Panelinha, distrito de Camacan, no sul da Bahia. Três pessoas estavam dormindo quando os bandidos chegaram à propriedade rural na madrugada de sábado (26).

De acordo com a polícia, os bandidos espancaram o dono da propriedade e exigiram dinheiro. Como não havia nenhum valor no imóvel, levaram um aparelho televisor, duas espingardas, gêneros alimentícios e um veículo. O carro foi apreendido com o suspeito. Ele não teve o nome divulgado. Na fuga, os homens armados sequestraram duas mulheres (mãe e filha), mas deixaram o pai de uma delas no imóvel.

As duas mulheres foram liberadas pelos criminosos na BR-101, na região da Chame Pedreira, já em Itabuna. Sem ferimentos, mas muito assustadas com a violência dos bandidos com o dono da fazenda (pai da jovem e marido da senhora), as duas foram encontradas por policiais militares e levadas para a Delegacia da Polícia Civil, em Itabuna. A polícia ainda tenta prender os outros envolvidos na ação criminosa.

Incêndio causa pânico no bairro São Roque || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Moradores do bairro São Roque, em Itabuna, estão apreensivos com um incêndio que já dura mais de duas horas, numa área de difícil acesso, o que impossibilita o uso de carro pelo Corpo de Bombeiros. A queimada de uma enorme área, próximo à rua José Alves Franco, começou no final desta tarde e prossegue no início da noite desta segunda-feira (28). O incêndio ocorre debaixo de uma rede de alta tensão da companhia de eletricidade.

A queimada teve início no final da tarde desta segunda-feira || Foto PIMENTA

Usando galhos de árvores e baldes com água, moradores ainda tentaram controlar as chamas, que avançaram rapidamente, destruindo cercas e queimando plantações inteiras nos quintais de imóveis. Esse tipo de ocorrência é comum naquela região da cidade, conforme relatam moradores.

Um morador, que pediu para não ter o nome divulgado, afirmou ao PIMENTA ter certeza de que o incêndio desta segunda-feira foi provocado por algum vizinho tentando fazer limpeza de uma área. “Essa cultura de colocar fogo nesta área ainda vai nos custar caro. Isso pode provocar uma grande tragédia. O que ocorreu aqui hoje foi assustador”, relatou.

 

Ele relatou ser comum incêndios durante o verão, mas desta vez, mesmo o mato não estando tão seco, conseguiram provocar a queimada. “Ou as pessoas se conscientizam sobre o perigo que estamos expostos ou ainda seremos vítimas dessa ação absurda. Para complicar, não tem como o Corpo de Bombeiros acessar essa área. Precisamos de ter mais cuidado para não morremos queimados ou por inalação de fumaça enquanto dormimos”, finalizou.

 

Programa incentiva frequência escolar no ensino médio || Foto MEC/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Caixa Econômica inicia, nesta segunda-feira (28), o pagamento de nova parcela do Incentivo Frequência do Pé-de-Meia, programa do Ministério da Educação criado pelo Governo Federal no terceiro mandado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Neste calendário de pagamento, cerca de 3,3 milhões de estudantes receberão o incentivo.

A parcela será creditada em conta Poupança Caixa Tem, aberta automaticamente pela Caixa em nome dos estudantes, e os valores poderão ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem. Também é possível movimentar o recurso por meio de caixa de autoatendimento.

O pagamento é feito de forma escalonada, de acordo com o mês de nascimento do estudante. Hoje (28), recebem os nascidos em janeiro e fevereiro. Amanhã (29) será a vez de quem nasceu em março e abril. Na quarta-feira (30), o pagamento segue para os estudantes que nasceram em maio e junho e assim, sucessivamente, até o dia 4 de agosto.

O estudante poderá consultar informações escolares, regras do programa e status de pagamentos (rejeitados ou aprovados) por meio do aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação.

A Aventura de Mariá e Murici agita o público da Festa Literária de Ilhéus || Foto Yordan Bosco
Tempo de leitura: 2 minutos

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) marca presença na 8ª Festa Literária de Ilhéus (FLI) com duas apresentações do musical A Aventura de Mariá e Murici, nesta terça-feira (29) e quarta (30), sempre às 16h, na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, no Centro Histórico.

Voltado especialmente para o público infantil, mas encantador para todas as idades, o espetáculo é uma celebração da imaginação, da amizade e da relação harmoniosa com o meio ambiente. A história é contada por meio de uma envolvente narração e canções que embalam a trama, conduzindo o público por uma experiência sensorial e afetiva.

A peça acompanha Mariá, uma menina curiosa e corajosa, e seu inseparável amigo Murici, um esperto canário-da-terra amarelinho, em uma jornada repleta de descobertas, criaturas mágicas e mensagens que atravessam o universo da infância com delicadeza e poesia.

Na busca pela família do passarinho, os protagonistas — representados por bonecos — enfrentam desafios que exigem empatia, coragem e respeito à natureza, valores que se entrelaçam na história com leveza e encantamento.

“A gente quis construir um espetáculo que provocasse nas crianças, e também nos adultos, a vontade de imaginar e de sonhar. Mariá e Murici são como sementes que plantamos nos corações para cultivar a amizade, o cuidado com o outro e com o mundo”, afirma o dramaturgo Romualdo Lisboa, diretor do TPI.

FESTA LITERÁRIA

As apresentações integram a programação da 8ª FLI, que terá início amanhã (29) e seguirá até quita-feira (31), reunindo escritores, artistas e o público em geral em torno da literatura e suas conexões com educação, inclusão e liberdade.

Além de homenagens a importantes nomes da cultura regional como Elvira Foeppel, Jorge Medauar, Adonias Filho, André Rosa e Mestre Virgílio, a Festa também celebra o lançamento do Prêmio Sosígenes Costa de Poesia.

Com atividades distribuídas por diversos espaços do Centro Histórico de Ilhéus, como o Teatro Municipal, a Academia de Letras, a Rua Jorge Amado e a Praça Pedro Mattos, a FLI reafirma seu papel como um dos mais importantes encontros culturais da Bahia, promovendo o diálogo entre tradição e contemporaneidade.

Leandro foi encontrado morto na Península de Maraú || Fotos Arquivo Pessoal e Barra Grande 24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil investiga as circunstâncias da morte de um turista em Maraú, no sul da Bahia. Ele foi identificado como Leandro Cesar Ferreira, de 33 anos.

Natural de Patrocínio, em Minas Gerais, o homem estava hospedado em uma pousada na localidade de Piracanga e desapareceu no sábado (26). O corpo dele foi encontrado neste domingo (27), na Praia de Aibim, na Península de Maraú.

O Departamento de Polícia Técnica, unidade de Ilhéus, fez o levantamento cadavérico para investigar a causa da morte. Como não havia sinais de violência no corpo, a suspeita é de afogamento.

Nova convocação contempla 11 professores do Ensino Fundamental || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou a quarta lista de convocação do processo seletivo simplificado regido pelo Edital n. 02/2025, da Secretaria Municipal de Educação. A nova relação tem 11 convocados, todos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Acesse aqui (a partir da página 88).

Publicada na sexta-feira (25), no Diário Oficial do Município, a chamada estabeleceu prazo de três dias úteis para que os profissionais se apresentem ao Departamento de Acompanhamento a Gestão, na sede da Secretaria, localizada na Rua Francisco Silva Rocha, 100, no Centro, lateral da agência da Caixa Econômica, próximo ao Jardim do Ó.

Os documentos necessários são original e cópia do CPF, comprovante de residência atual, comprovante de quitação eleitoral, Certidão do INSS, Certidão Previdenciária do Estado da Bahia, cópia e original da Carteira de Trabalho com número de inscrição no PIS ou Paseb, comprovantes referentes aos requisitos do cargo. Aos homens, também será exigido certificado de reservista ou dispensa militar.

Após a lotação nos cargos, os profissionais terão prazo de dez dias úteis para a entrega do Atestado de Saúde Ocupacional.

O não comparecimento no prazo estipulado será interpretado como desistência tácita, implicando na desclassificação do candidato e na convocação de novos aprovados.

Vítima foi atacada por dois homens no Banco da Vitória || Fotos Fábio Roberto Notícias e José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil instaurou inquérito para apurar ataque sofrido por um homem, neste domingo (27), na BR-415, na altura do Banco da Vitória, em Ilhéus. Vitor Castro Cunha, de 43 anos, estava de bicicleta e foi interceptado por dois homens. Um dos agressores atingiu o ciclista com um golpe de enxada na cabeça.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que o caso é investigado como tentativa de homicídio. Uma enxada recolhida no local do crime foi encaminhada para a perícia. “As guias periciais foram expedidas e oitivas e diligências estão em curso para elucidar o caso”, acrescentou a corporação, em nota. Até o momento, nenhum dos agressores foi preso.

Morador de Itabuna, Vitor sofreu ferimentos no rosto e na parte de trás da cabeça. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e levado para o Hospital Regional Costa do Cacau. Não há informações sobre o estado de saúde dele. Redação do PIMENTA com Fábio Roberto Notícias.

Carlos Antônio, Leila Lima e Robson morreram no acidente || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente automobilístico, na noite de domingo (27), na BA-046, em Santo Antônio de Jesus, no recôncavo da Bahia, deixou três pessoas mortas. A colisão foi entre um carro de passeio e o ônibus da banda do cantor Netto Brito. As vítimas foram identificadas como Robson Carvalho Galvão de Jesus, de 33 anos, Carlos Antônio Souza Ramos, 42 anos, e Leila Lima Santos.

De acordo com as primeiras informações, Robson foi arremessado para fora do carro, e Leila ficou presa às ferragens. Já Carlos Antônio, que era integrante da banda e estava no ônibus, chegou a ser socorrido. Levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, ele não resistiu aos ferimentos. Uma quarta vítima, identificada como Gerson Santos Santana, de 41 anos, está internada em estado grave.

O ônibus tinha como destino o município de Salinas da Margarida, onde a banda feria um show no aniversário do município. Netto Brito estava no ônibus, mas não sofreu ferimentos. Cantor de arrocha, ele faz sucesso no interior da Bahia.

Enamed tem prorrogação das inscrições até a próxima quarta-feira (30) || Foto Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

Inscrições para o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) podem ser feitas até as 23h59min (horário de Brasília) da quarta-feira (30). No último dia 18, o prazo foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e de tratamento por nome social para pessoas trans.

As provas serão aplicadas no dia 19 de outubro.

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet no Sistema Enamed.

O Enamed substitui o Enade para os cursos de medicina e passa, em 2025, a ser aplicado anualmente.

A iniciativa do MEC, conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em colaboração com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), tem o objetivo de melhorar a formação médica no Brasil.

QUEM PARTICIPA

Enamed é obrigatório para estudantes concluintes de medicina no Brasil, sendo requisito para a colação de grau.

O estudante deve estar habilitado como formando da graduação em medicina e inscrito no Enade 2025, pelo coordenador do curso na instituição de ensino onde estuda.

Para médicos já formados, a participação é opcional, restrita aos que desejarem concorrer a programas de residência médica de acesso direto pelo Exame Nacional de Residência (Enare).

CRONOGRAMA

De acordo com edital de retificação, o Enamed 2025 cumprirá o seguinte cronograma:

  • inscrição: 7 a 30 de julho;
  • solicitação de tratamento pelo nome social e atendimento especializado: 7 a 30 de julho;
  • resultado das solicitações: 11 de agosto;
  • recurso: 11 a 15 de agosto;
  • resultado do recurso: 20 de agosto.
  • preenchimento do questionário do estudante: 18 de agosto a 18 de outubro;
  • aplicação das provas: 19 de outubro.

PROVAS DO ENAMED

As provas do Enamed cobram dos participantes os conteúdos, habilidades e competências das seguintes áreas: clínica médica; cirurgia; ginecologia e obstetrícia; pediatria; medicina da família e comunidade; saúde coletiva e saúde mental.

A avaliação é baseada nos critérios definidos para o Enade, observados os currículos, normas e as legislações de regulamentação do exercício da profissão de médico no Brasil.

O exame terá 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com quantidade idêntica para cada uma das áreas da medicina abordadas. Os estudantes concluintes do curso de medicina inscrito no Enade também deverão responder obrigatoriamente a um questionário.

ENARE

O Exame Nacional de Residência (Enare) é um processo seletivo unificado nacional para ingresso em programas de residência médica e de residência multiprofissional e na área profissional da saúde.

Nesta edição, serão ofertadas 11.388 vagas de residência médica, uniprofissional e multiprofissional, em 237 instituições participantes.

O total de vagas representa aproximadamente 28% a mais de vagas oferecidas, comparado com a última edição.

Corrida dos bares reuniu amigos de matatonista || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste sábado (26), quem transitou pelas ruas da região central de Jequié, no sudoeste da Bahia, parou para tentar saber o que alguns jovens uniformizados de corredores estavam fazendo. Muita gente demorou a entender os motivos pelos quais, a cada trecho percorrido, os participantes de uma “maratona” tinham que parar em um bar para bater uma  resenha e, claro, tomar uma cerveja geladinha.

A cada parada uma rodada de cerveja

Essa foi a escolha da maratonista e blogueira Lizandra Santos para celebrar o aniversário. Ela convidou um grupo de amigos para o desafio. E eles não decepcionaram. Percorreram cinco quilômetros correndo e, cada parada em um bar da cidade, bebendo cerveja e ouvindo música. Tudo muito bem organizado para evitar acidentes no percurso. Foram cinco bares visitados pelos “maratonistas” até o final da prova.

A maratonista Lizandra Santos promoveu a corrida aos bares

Os “maratonistas do dia” ficaram encantados com a receptividade e incentivo do público por onde passaram. A corrida de rua foi tão bem organizada que os participantes tiveram direito a camisa  do evento e, quem chegou ao final da prova, recebeu medalha. Além disso, no encerramento do desafio, teve muita cerveja e o tradicional parabéns para Lizandra Santos, maratonista nascida no município de Igaporã.