Veículos bateram de frente no semianel rodoviário || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um motociclista morreu após a colisão de seu veículo com uma ambulância, nesta sexta-feira (11), no semianel rodoviário, na região do bairro Nova Califórnia, em Itabuna. A vítima foi identificada como Emerson Gabriel, de 24 anos.

Funcionário da Socializa, Emerson Gabriel morreu no local do acidente || Foto Arquivo Pessoal

Imagens feitas no local mostram que Emerson e a moto foram arremessados para o mato às margens da rodovia. O impacto da batida destruiu a frente da moto e parte da dianteira da ambulância. Equipe do Samu tentou prestar socorro a Emerson, mas ele morreu ainda no local.

O acidente ocorreu por volta das 10h30min. Ao PIMENTA, a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) informou que o registro da ocorrência está em andamento. Ainda não há informações sobre as circunstâncias da colisão.

Emerson era funcionário da empresa Socializa, que administra o Conjunto Penal de Itabuna.

Atualizado às 15h32min para correção.

Luciano foi atropelado e morto por um ônibus no Malhado || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Familiares e amigos do ator e artista plástico Luciano Sabino Maciel, atropelado e morto por um ônibus no mês passado, em Ilhéus, vão se reunir para um ato público neste sábado (12), às 9h, na Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal, Centro Histórico. Eles cobram justiça e esclarecimentos da Polícia Civil sobre as investigações do caso.

Luciano, que deu vida ao Palhaço Pipoka, foi atingido por um ônibus do Resort Tororomba, na manhã de 11 de junho, quando trafegava de bicicleta na Avenida ACM, em frente ao Banco do Brasil, no Malhado.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) chegou a prestar socorro ao artista, mas ele não resistiu ao impacto do atropelamento e morreu na ambulância.

Testemunha ouvida pelo PIMENTA afirmou que o motorista do ônibus agiu de maneira imprudente ao tentar ultrapassar o ciclista, atingindo-o e o arremessando contra carros estacionados no local. O motorista prestou socorro à vítima (relembre). Luciano tinha 49 anos e deixou dois filhos.

Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que o inquérito policial segue em andamento para apurar a circunstâncias do fato. “Oitivas e diligências são realizadas na unidade policial responsável”, acrescentou a corporação em nota.

HOMENAGEM 

Os artistas plásticos Dado Loko e Rildo Foge, amigos e companheiros de arte de Luciano Maciel, prestaram homenagem à memória do artista com grafite pintado na pista de skate de Ilhéus, na Avenida Soares Lopes. Abaixo, confira registro da obra.

Grafite de Dado Loko e Rildo Foge em homenagem a Luciano Maciel || Foto Dado Loko

Atualizado às 15h22min para acréscimo de informações.

Conforme a Sesau, por dois anos, unidade ofertou apenas serviços emergenciais || Foto Sucom
Tempo de leitura: 2 minutos

A coordenadora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau), Louise Tainá, anunciou o retorno do atendimento odontológico regular na Estratégia Saúde da Família (ESF) Basílio. Conforme a gestora, nos últimos dois anos, os serviços da unidade atendiam apenas a casos emergenciais devido à falta de climatização adequada, que impedia o funcionamento contínuo do consultório.

“Estávamos há quase dois anos sem ar-condicionado, o que impedia o atendimento regular e limitava o serviço a demandas espontâneas. Agora, com a climatização restabelecida, os atendimentos voltaram normalmente e os pacientes já podem procurar a unidade para marcar suas consultas”, assegurou.

De acordo com a Sesau, a unidade voltou a fazer cirurgias odontológicas (exodontias), restaurações, limpezas e atendimento odontopediátrico.

ALTO DO COQUEIRO, TEOTÔNIO VILELA E CEO

Além da retomada no Basílio, a coordenadora Louise Tainá apontou melhorias em outras unidades de saúde do município. A sala odontológica do Nossa Senhora da Vitória, que também estava sem funcionamento há quase dois anos, foi reaberta para a comunidade, acrescentou. A Sesau também fez intervenções para garantir ambiente mais confortável nos postos de saúde do Teotônio Vilela.

Outro ponto de destaque, segundo Louise, foi a requalificação da unidade do Alto do Coqueiro, que passou por reforma estrutural, retirada de mofo e instalação de ar-condicionado. Já na Unidade Princesa Isabel (Santa Dulce dos Pobres), foi instalado um novo aparelho de ar com maior capacidade de climatização. Na unidade da Conquista, os atendimentos foram retomados após ajustes na refrigeração do ambiente.

O município também ampliou os serviços no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), que passou de duas para seis salas em funcionamento, todas climatizadas e com infraestrutura adequada, afirmou Louise Tainá.

A coordenadora da Saúde Bucal ressaltou ainda que novas melhorias estão agendadas. “Algumas salas da região norte do município também retomarão [o atendimento regular], e vamos seguir trabalhando para entregar o melhor da saúde bucal para todos.”

Itabunense fatura prêmio na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sorteio da Mega-Sena da noite desta quinta-feira (10), realizado no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo, têm quatro apostas feitas na Bahia entre as ganhadoras. Um delas foi feita numa casa lotérica, no bairro Conceição, em Itabuna, e faturou R$ 43.588,00. Os outros três sortudos no estado são moradores de Salvador. O prêmio principal da Mega acumulou em R$ 38 milhões.

Um dos apostadores da capital fez um jogo com oito dezenas e faturou R$ 130.764,00. Os outros dois fizeram aposta simples, com 6 dezenas, e cada receberá R$ 43.588,00. As dezenas sorteadas na noite de hoje foram: 02, 13,19,20, 55 e 59. Em todo o país, 61 apostadores acertaram cinco das seis dezenas.

Na quadra, foram 4.268 acertadores. Dentre as pessoas que acertaram quatro dezenas estão moradores dos municípios de Ilhéus, Ipiaú, Itabuna, Itajuípe, São José da Vitória, Ubaitaba, Jequié, Feira de Santana, Salvador, Porto Seguro e Teixeira de Freitas. Cada um receberá R$ 889,96. O próximo sorteio da Mega-Sena será no sábado (12). Com reajuste de preço desta semana, o jogo simples, com seis dezenas, passou de R$ 5,00 para R$ 6,00.

Entidades debatem atualização do Plano Diretor do Parque Estadual da Serra do Conduru || Foto Inema
Tempo de leitura: 3 minutos

Representantes das comunidades do entorno do Parque Estadual da Serra do Conduru, gestores públicos, empreendedores e pesquisadores participam até esta sexta-feira (11), em Itacaré, de oficinas para propor novas diretrizes que orientarão a gestão da unidade. Além da atualização do Plano de Manejo, será elaborado o Plano de Uso Público Simplificado, que definirá regras para o acesso e a visitação ao parque.

Durante as oficinas promovidas pela Secretaria do Meio Ambiente da Bahia (Sema) e pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), os participantes apontaram dois desafios prioritários: a regularização fundiária, que se refere à definição clara da posse e propriedade das terras dentro e no entorno da unidade, e a integração com a comunidade local.

Para responder a essas demandas, a revisão do plano, prevista no Termo de Compromisso Socioambiental (TCSA) do Porto Sul, busca tornar a gestão da unidade mais eficiente e estimular o envolvimento da população na sua preservação.

Para Poliana Gonçalves, coordenadora de Programas e Projetos da Sema, o contato direto com as comunidades tem sido importante para alinhar o planejamento às realidades locais. “As oficinas têm permitido validar demandas já identificadas e, ao mesmo tempo, ajustar estratégias com base nas prioridades apontadas pela população. A presença da equipe técnica da Sema e do Inema, com apoio técnico da consultoria Seleção Natural, garante esse diálogo e reforça o caráter participativo do processo”, destacou.

PROCESSO PARTICIPATIVO

O processo participativo iniciou-se em 2023, com visitas técnicas, produção de documentos e reuniões temáticas sobre a Unidade de Conservação. Desde então, vem sendo construído com a participação de gestores públicos, empreendedores, comunidades locais, equipes técnicas do Estado e representantes do Parque da Serra do Conduru.

Também participam dos debates representantes de APAs Costa de Itacaré/Serra Grande e Lagoa Encantada e Rio Almada, além do Parque da Ponta da Tulha. “Esse processo garante que os novos instrumentos de gestão reflitam as necessidades locais e as diretrizes de conservação”, destaca Poliana.

Leia Mais

Theo Rubia, Stella Laura e Thalles Roberto são atrações da Marcha para Jesus em Itacaré
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez, a Marcha para Jesus em Itacaré terá três dias de atividades, a partir desta sexta-feira (11) até domingo (13), reunindo igrejas, famílias e toda a comunidade para momentos de louvor, oração e unidade cristã.

Com uma programação diversificada, o evento na Praça São Miguel, diante da orla, contará com grandes nomes da música gospel nacional e local, além de atividades para o público infantil e apresentações de ministérios de louvor.

Nesta sexta-feira (11), a partir das 19h, a abertura da Marcha para Jesus 2025 terá a participação de Ministério de Louvor Sião, Mateus Carvalho, Lucas Oliveira, Ruan e Banda e Thalles Roberto.

No sábado (12), as atividades começarão às 16h, com uma marcha que sairá do Supermercado Smart, na entrada da cidade, em direção à orla central. Depois, a partir das 18h, subirão ao palco da Praça São Miguel o Ministério Infantil com Tio Kim e Tia Binha, Walkíria Nunes, Stella Laura, Banda Betel, Breno Oliveira, Joás e Banda, Márcio Torres e Stella Laura.

O domingo (13) de encerramento terá shows de Lucas Oliveira, Banda Betel, Ministério de Louvor Sião, Breno Oliveira e Theo Rubia.

Promovida pela Ordem dos Ministros Evangélicos de Itacaré (Omedi), a Marcha para Jesus 2025 tem apoio da Prefeitura de Itacaré, Câmara de Vereadores e Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Turismo do Estado. Também apoiam a o evento o prefeito Edson Arante, Nego de Saronga (PT), o deputado federal Márcio Marinho (Republicanos) e os deputados estaduais Jurailton Santos (Republicanos) e Kátia Oliveira (UB).

Unex lança 7 cursos de especialização na área da saúde || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unex, instituição que integra a Rede UniFTC, ampliou sua atuação na formação de especialistas na área da Saúde com o lançamento de sete novos programas de pós-graduação neste segundo semestre. Com inscrições abertas e início das aulas previsto para agosto de 2025, os cursos são ofertados no formato híbrido, que combina encontros presenciais e atividades online, e têm duração de 15 meses.

As especializações são em Psicomotricidade, Psicologia da Criança e do Adolescente, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, Nutrição Esportiva, Enfermagem de Urgência e Emergência, Enfermagem em UTI e Inovações no Ensino em Saúde.

“Os programas foram desenhados com base nas demandas reais do mercado e nas transformações em curso no setor da saúde”, afirma Rodrigo de Jesus, gerente da área da Saúde da Rede UniFTC. “Temos o compromisso de oferecer formações que gerem impacto concreto na prática profissional e na vida das pessoas atendidas por esses especialistas”, complementa.

De acordo com a Unex, os principais diferenciais dos cursos são o corpo docente formado por profissionais com sólida atuação no mercado, o uso de metodologias de ensino inovadoras, um ambiente virtual de aprendizagem moderno e intuitivo, e um currículo focado na aplicação prática do conhecimento.

As inscrições podem ser feitas em www.unex.edu.br. Mais informações podem ser obtidas no mesmo site. Na Bahia, além de Itabuna, a Unex tem unidades em Feira de Santana, Jequié e Vitória da Conquista.

Um dos presos era alvo de três mandados de prisão em outro estado || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu em flagrante três investigados por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de arma de fogo, nesta quinta-feira (10), em Buerarema, no sul da Bahia. Um dos homens detidos era alvo de três mandados de prisão expedidos pela Comarca de Brusque, em Santa Catarina, dois por roubo e um por dívida de pensão alimentícia.

Durante a operação, os policiais também cumpriram mandados de busca e apreensão nos bairros São Bento e Santa Helena. Nas diligências, a Polícia apreendeu 46 pinos de cocaína, 56 pedras de crack, 15 buchas de maconha, um revólver 38 e 23 munições do mesmo calibre.

O titular da Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Itabuna, Luciano Medeiros, informou que a operação é resultado de seis meses de investigações. “Trabalhamos de forma integrada com outras unidades das forças de segurança pública para identificar os principais pontos de atuação do grupo criminoso e reunir provas robustas para os pedidos judiciais”, disse o delegado.

A operação foi coordenada pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes de Itabuna, com apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação, da Delegacia de Buerarema, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher e da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior.

Ayram Leahy, ao centro, é a nova presidente da Casa da Amizade || Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ayram Mara Leahy é a nova presidente da Casa da Amizade para o período 2025/2026. Ela assumiu o cargo em noite de posse conjunta também das presidências do Rotary Club de Itabuna e do Rotaract Club Itabuna Universitários, na última terça-feira (8). A Casa da Amizade é uma instituição vinculada ao Rotary Club de Itabuna.

Composta pelas esposas de rotarianos, é responsável por promover ações sociais e filantrópicas e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas por seu respectivo Rotary Club. De acordo com seu estatuto, busca auxiliar as instituições que se dedicam à proteção da infância, sem faltar com a assistência a outras obras sociais.

Durante a solenidade, a presidente da Casa da Amizade ano 2024/2025, Isabela Fontes, passou o cargo a Ayram Leahy. “Sempre que somos chamadas a servir, somos mãos acolhedoras e luz na vida de tantas pessoas. Vamos seguir levando amor e cuidado. Unidas, vamos continuar fazendo o bem!”, afirmou Ayram, esposa do novo presidente do Rotary Club Itabuna, Carlos Leahy, que também comanda a CDL Itabuna e é diretor da Morena FM.

DESPEDIDA

Na despedida, Isabela honrou o apoio da vice-presidente Maristela Santana e agradeceu a cada companheira pelo empenho e carinho durante a condução das ações realizadas. “Hoje é dia de agradecer ao Pai Celestial por nos ter dado a oportunidade de servir ao próximo, às instituições que nos receberam e às nossas famílias pelo apoio. Quero desejar sucesso a Ayram e sua diretoria”, afirmou.

Prefeito Augusto Castro faz nova chamada do Edital 02/2025 da Educação || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro publicou, nesta quinta-feira (10), a segunda convocação do processo seletivo simplificado da Secretaria de Educação de Itabuna. A relação traz 111 aprovados no certame (confira aqui). O Edital 02/2025 vai preencher vagas do Programa de Educação de Tempo Integral do município.

A nova chamada abrange professores da educação infantil e do ensino fundamental, articulares, educadores sociais, manipuladores de alimentos, auxiliares de copa, zeladores, porteiros, motorista, eletricista e roçadores.

Munidos dos documentos exigidos no Edital, os novos convocados têm prazo de três dias úteis para se apresentar ao Departamento de Acompanhamento a Gestão, na sede da Secretaria, localizada na Rua Francisco Silva Rocha, 100, no Centro, lateral da agência da Caixa Econômica, próximo ao Jardim do Ó.

Os documentos necessários são original e cópia do CPF, comprovante de residência atual, comprovante de quitação eleitoral, Certidão do INSS, Certidão Previdenciária do Estado da Bahia, cópia e original da Carteira de Trabalho com número de inscrição no PIS ou Paseb, comprovantes referentes aos requisitos do cargo. Aos homens, também será exigido certificado de reservista ou dispensa militar.

Após a lotação nos cargos, os profissionais terão prazo de dez dias úteis para a entrega do Atestado de Saúde Ocupacional.

Abertura de novo escritório da Apex foi assegurada durante reunião em Brasília || Foto Eduardo Aiache/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) vai abrir escritório em Salvador. Será o primeiro da Bahia e o segundo do Nordeste. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (9), após alinhamento do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com o presidente da Agência, Jorge Viana. Para o gestor baiano, trata-se de oportunidade de aumentar as exportações de mercadorias com maior valor agregado.

“Tenho muita clareza sobre o papel fundamental que a Agência desempenha para nós. A retomada do presidente Lula significa reestabelecer novos formatos de exportação. Nós queremos sair da lógica de exportar apenas commodities, e sim produtos com valor agregado, como chocolate, tecidos e alimentos processados”, afirmou Jerônimo durante o encontro com Jorge Viana, em Brasília.

A nova unidade da ApexBrasil irá oferecer suporte direto às empresas baianas que desejam iniciar ou ampliar suas exportações. Entre os setores de destaque apontados pelo governador estão as energias renováveis, a agricultura e a indústria. Com a nova estrutura em Salvador, o Governo da Bahia pretende também ampliar a articulação regional por meio do Consórcio Nordeste.

QUALIFICAÇÃO PARA EXPORTAÇÃO

Além da instalação do escritório, a Agência e o Governo do Estado confirmaram o lançamento do Programa de Qualificação para Exportação, que atenderá a 350 empresas nos polos de Salvador, Ilhéus e Vitória da Conquista. O programa oferecerá consultoria gratuita e especializada para empresários que desejam se inserir no comércio exterior.

Outro destaque foi a apresentação do estudo ‘Oportunidades de Exportações e Investimentos da Bahia’, elaborado em parceria com a ApexBrasil. O material traça um panorama estratégico do estado e será a base para um plano de ação conjunta, envolvendo o governo baiano, a Agência e entidades locais, com foco na prospecção de mercados, capacitação e organização de missões internacionais.

Durante a agenda, Jorge Viana também anunciou a intenção de promover na Bahia o maior evento nacional voltado para cooperativas exportadoras, com apoio do Sebrae e da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), reunindo até 2 mil cooperativas de todo o País.

Município sul-baiano fatura R$ 11,3 milhões do FPM || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (10), o Tesouro Nacional liberou a primeira das duas cotas extras anuais e a parcela do primeiro decêndio de julho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Juntas, somam R$ 12,3 bilhões. Maior economia sul-baiana, Itabuna recebeu R$ 11.386.914, mesmo valor destinado a Ilhéus.

Também no sul do estado, Camacan, Santa Luzia e Canavieiras faturaram R$ 2,9 milhões, cada; enquanto Ibirapitanga e Itacaré tiveram direito a transferências de R$ 2,5 milhões. Já os municípios de Una, Uruçuca, Coaraci, Itajuípe, Ibicaraí e Ubaitaba receberam cotas de R$ 2,2 milhões.

A lista tem ainda Buerarema, com R$ 2,1 milhões, e Barro Preto, com R$ 1,6 milhão. Floresta Azul, Pau Brasil, Aurelino Leal e Arataca ficaram com R$ 1,4 milhão para cada, e Itapé ganhou R$ 1,2 milhão.

SEQUÊNCIA DE ALTA INTERROMPIDA 

A parcela do primeiro decêndio de julho do FPM foi de R$ 3,2 bilhões, 8% menor que a do mesmo período de 2024 (R$ 3,4 bi). A variação negativa interrompeu a série de sete repasses com alta.

Já a cota extra do FPM, de R$ 9,1 bilhões, superou em 12% a transferência de julho passado. O segundo repasse extra do Fundo de Participação dos Municípios será feito em dezembro.

Casal foi morto em 2018 no extremo-sul da Bahia || Foto redes sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil cumpriu, nesta quarta-feira (9), mandado de prisão preventiva contra um homem de 35 anos, indiciado em inquéritos policiais nos municípios de Porto Seguro e Itabela, no extremo-sul da Bahia, por crimes como roubo, receptação e duplo homicídio. O nome do acusado não informado.

O suspeito foi localizado no bairro Santiago, em Arraial d’Ajuda, em Porto Seguro, após monitoramento realizado por equipes da Polícia Civil. No momento da abordagem, ele tentou ocultar sua identidade, mas foi conduzido à unidade policial, onde teve o mandado cumprido.

Além de roubos a estabelecimentos comerciais no distrito, o homem é apontado como coautor de um duplo homicídio ocorrido em 2018, no bairro Triunfo, no município de Itabela, também no extremo-sul da Bahia. As vítimas, o casal Beatriz Pereira Machado e Jucélio Brito Lima, foram atingidos com mais de 20 tiros, no interior de um veículo. O duplo homicídio estaria relacionado ao tráfico de drogas.

A operação para prender o suspeito foi realizada pela 2ª Delegacia Territorial de Arraial d’Ajuda, com apoio da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI/Descobrimento) e da 23ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Eunápolis).

Carne é apreendida em abetes clandestinos no sul da Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 1 minuto

Milhares de pessoas do sul da Bahia estavam consumindo carne de origem duvidosa e colocando a saúde em risco, segundo a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). A descoberta ocorreu durante uma operação que resultou na apreensão de cerca de 1,5 tonelada de produtos provenientes de abates clandestinos em quatro municípios.

A operação foi deflagrada a partir de denúncias anônimas que indicaram abates irregulares em propriedades não autorizadas. Os agentes de fiscalização identificaram pontos de abate clandestino e armazenamentos inadequados de produtos de origem animal nos municípios de Aurelino Leal, Itapitanga, Canavieiras e Una.

De acordo com a médica veterinária da Adab, Lorena Silva, foram encontrados cerca de 1.500 quilos de carnes e vísceras de bovinos em condições impróprias para o consumo humano. “Os produtos estavam sendo manipulados e armazenados sem qualquer controle sanitário, em ambientes insalubres e sem refrigeração adequada, o que representa grave ameaça à saúde da população”, afirmou.

CRIME AMBIENTAL

Além das irregularidades sanitárias, a equipe de fiscalização flagrou o descarte inadequado de resíduos provenientes dos abates às margens de um curso d’água. O responsável foi detido em flagrante pelas autoridades e conduzido à delegacia onde foi indiciado por crime ambiental.

Segundo o órgão, operações como essa são fundamentais para coibir atividades ilícitas que comprometem a segurança alimentar e o equilíbrio ambiental. A Adab reforça a importância da denúncia por parte da população e alerta sobre os riscos do consumo de carnes adquiridas em estabelecimentos irregulares e sem o selo de inspeção municipal, estadual ou federal.

A carne apreendida foi destruída nas graxarias em dois matadouros, conforme os protocolos sanitários vigentes. A ADAB informou que seguirá com ações de fiscalização em toda a região para garantir alimentos seguros e preservar a saúde pública. A ação de combate ao abate clandestino recebeu o apoio da Polícia Militar.

Caminhão destrói casa em Ipiaú|| Foto Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de uma casa na Rua do Honório, no bairro Euclides Neto, em Ipiaú, no sul da Bahia, levaram um grande susto na tarde desta quarta-feira (9). Um caminhão desgovernado invadiu e destruiu o imóvel, onde estavam três pessoas, uma senhora e duas crianças.

O caminhão colidiu com a frente da casa. Apesar da destruição do imóvel, os moradores não sofreram ferimentos. Duas pessoas que estavam no veículo também saíram sem ferimentos. O motorista relatou que perdeu o controle da direção depois que o caminhão apresentou problemas mecânico.