Hospital anuncia implantação de nova residência médica || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, implementou a especialidade de Cardiologia no Programa de Residência Médica. A iniciativa amplia a formação de especialistas e reforça a assistência à saúde na região sul da Bahia, segundo a unidade.
A primeira turma é formada por duas médicas residentes, Jéssica Moraes e Paola Cardoso, e terá duração de dois anos. O programa inclui atuação em enfermaria, ambulatório, emergência, terapia intensiva e exames como ecocardiograma, eletrocardiograma, teste ergométrico, Mapa e Holter, além de atividades em hemodinâmica e cardiologia pediátrica.
Segundo a coordenadora da Residência, a cardiologista Milena Vasconcelos, o foco é a formação em Cardiologia Clínica. “O HRCC já oferece residência em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica e Medicina Intensiva, demonstrando sua vocação para a formação de profissionais de saúde qualificados”, afirmou.
De acordo com a direção da unidade, a ampliação do programa contribui para qualificar o atendimento e garantir maior oferta de serviços especializados à população.
Audiência será no plenário da Câmara de Vereadores || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
A Prefeitura de Itabuna promove, nesta terça-feira (14), às 10h, audiência pública para apresentação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2027. O encontro será no Plenário Raymundo Lima, na Câmara de Vereadores, com participação aberta à população.
A proposta foi construída com contribuição popular, de 23 de março a 10 de abril, quando moradores puderam enviar sugestões por meio do site oficial do município. A Secretaria de Fazenda e Orçamento coordenou o processo de escuta.
O formulário online reuniu 10 questões sobre áreas prioritárias, como infraestrutura, saúde, educação, assistência social, meio ambiente, desenvolvimento econômico, agricultura, esporte, cultura e turismo. O resultado dessas contribuições será apresentado durante a audiência.
De acordo com a Prefeitura, a audiência segue o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei nº 101/2000), que exige transparência na gestão pública e participação popular na elaboração de planos e orçamentos. O dispositivo também prevê a divulgação de relatórios fiscais e prestações de contas em linguagem acessível.
Abrigo São Vicente de Paulo precisa de doações para manter cuidado a idosos || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1minuto
O Abrigo São Vicente de Paulo, em Ilhéus, iniciou campanha para arrecadar alimentos e itens básicos para os idosos que vivem na unidade. A instituição depende de doações para manter se manter em funcionamento.
Entre os produtos solicitados estão açúcar, café, leite integral e óleo. As contribuições podem ser feitas também por Pix, pela chave CNPJ 14.173.181/0001-62. O Abrigo, que tem 110 anos de história, reforça que qualquer ajuda contribui para garantir a alimentação e o cuidado dos moradores.
A Prefeitura de Ilhéus convocou candidatos do cadastro de reserva do Processo Seletivo Simplificado nº 002/2025 para contratação temporária no cargo de cuidador. De acordo com o decreto, os convocados devem comparecer nos dias 13 e 14 de abril, das 9 às 14 horas, na sede da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, no bairro Boa Vista, para apresentação de documentos e encaminhamento da contratação .
A medida ocorre diante da necessidade de recompor as equipes da rede socioassistencial, especialmente na Unidade de Acolhimento Renascer. O município aponta que houve desistência de candidatos já convocados e que o quadro atual é insuficiente para atender à demanda, que inclui 24 acolhidos e exige número mínimo de profissionais por turno.
Ainda segundo a publicação, a convocação também atende a uma determinação judicial, que fixou prazo de 48h para o chamamento de novos cuidadores. Ao todo, foram chamados candidatos classificados entre a 50ª e a 63ª posição no cadastro de reserva .
Foram convocados: Siara Silva de Almeida (50º), Alana dos Santos Moreira (51º), João Vitor Sousa Tavares (52º), Andrea Nunes Pereira (53º), Débora Ramalho Gomes (54º), Joaquim Ferreira Souza (55º), Marsineia Santos Oliveira (56º), Jaqueline Sales Barreto da Silva (57º), Rita de Cássia Santos Santiago (58º), Lucia Helena Santos Teixeira (59º), Eliete de Jesus da Cunha Silva (60º), Ariana de Jesus Santos (61º), Marcia Rodrigues da Silva (62º) e Silmara da Silva Teles (63º).
Documento já foi assinado por mais de 160 pessoas || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1minuto
Um abaixo-assinado de membros da sociedade civil de Ilhéus manifesta oposição à construção da delegacia da Polícia Federal na Avenida Soares Lopes. O documento é direcionado ao prefeito Valderico Junior (UB), ao superintendente regional da Polícia Federal na Bahia, Flávio Márcio Albergaria Silva, e ao superintendente do Patrimônio da União na Bahia, Otávio Alexandre Freire. A destinação de área da Soares Lopes para a unidade da PF foi divulgada em matéria do PIMENTA (relembre).
Os signatários questionam a escolha da área, considerada um dos principais cartões-postais da cidade e espaço tradicional de lazer e convivência da população. Segundo o grupo, a instalação de uma estrutura institucional de grande porte contraria a vocação turística, ambiental e paisagística da orla.
O movimento também cita o processo participativo Minipúblico Orla Viva, de 2022, que reuniu contribuições populares em audiências públicas. De acordo com o abaixo-assinado, uma das conclusões da consulta popular foi a rejeição à implantação de grandes edificações institucionais na Soares Lopes, com defesa de um projeto urbanístico voltado ao lazer, sustentabilidade e valorização cultural.
Os organizadores afirmam ainda que a área é ambientalmente sensível e defendem que decisões sobre sua ocupação devem considerar planejamento técnico e participação social. Para o grupo, a definição do local ocorreu sem diálogo com a população e desconsidera diretrizes já estabelecidas para o desenvolvimento urbano da orla de Ilhéus. Acesse o documento aqui.
Posição semelhante foi adotada por 28 organizações da sociedade civil, que também se manifestaram contra a construção de unidade da PF na Soares Lopes (veja aqui).
Operação Artemis cumpre mandados de prisão na Bahia, em outros estados e na Bolívia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1minuto
A Polícia Federal prendeu 77 pessoas na nova fase da Operação Artemis, deflagrada na Bahia e em outros estados do país. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (13). A ação teve como alvo foragidos da Justiça envolvidos em crimes violentos e ligados a facções criminosas.
De acordo com a Polícia, os investigados eram procurados por homicídios, latrocínios, tráfico de drogas e atuação em organizações criminosas. As prisões foram resultado de ações de inteligência executadas entre fevereiro e abril, com participação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado na Bahia (Ficco/BA) e equipes de outros estados.
Na Bahia, os agentes cumpriram mandados de prisão em Salvador, Feira de Santana, Jequié, Camaçari, Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga, Ipiaú, Cruz das Almas, Santo Amaro, Canavieiras, Sento Sé e Alagoinhas. Também houve prisões em São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Ceará e Tocantins.
Um dos alvos foi localizado na Bolívia. A Polícia Federal não divulgou a identidade do preso nem o local exato da captura ou o crime investigado. Segundo a corporação, líderes de facções costumam fugir para outros estados para evitar a prisão, mas continuam comandando crimes a distância. Parte da operação teve como foco localizar suspeitos baianos que atuavam fora do estado.
José Roberto Reis morre durante corrida em Itapé || Foto Redes sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
Um homem sofreu mal súbito durante corrida de rua, na manhã deste domingo (12), na cidade de Itapé, no sul da Bahia. José Roberto Reis de Jesus, de 48 anos, ainda chegou a ser socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas faleceu a caminho do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.
De acordo com testemunhas, José Roberto Reis aparentava estar bem no início da corrida. Mas, durante o percurso, no último quilômetro da prova, sentiu-se mal. Ele era acostumado a participar de corridas amadoras no sul da Bahia. Ainda não foram divulgados informações sobre o velório e sepultamento do corpo, que deve ocorrer em Itabuna.
Um caminhão carregado com blocos (lajotas) para construção capotou, neste sábado (11), em Gandu, no baixo sul da Bahia. O acidente ocorreu no bairro Leonel, quando tentava acessa a BA-120, rodovia que liga o município a Ipiaú. Com ferimentos leves, o motorista foi levado para uma unidade de saúde, onde foi atendido e liberado horas depois.
De acordo com testemunhas, o motorista teria perdido controle dos freios do caminhão e não teria conseguido fazer a manobra. O veículo acabou capotando. Um vídeo flagrou o exato o momento do acidente, no meio de uma curva. Mostra o caminhão caindo numa ribanceira, em frente a um posto de combustíveis.
Amanda reforçou renda ao agregar serviços de podologia à atividade profissional depois da formação na Escola Profissionalizante
Tempo de leitura: 3minutos
Janeiro de 2021, ainda em plena pandemia da Covid-19, Augusto Castro (PSD), encontrou a Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Veloso com suas atividades reduzidas. Ao final de dezembro do mesmo ano, as chuvas e cheia do Rio Cachoeira destruíram equipamentos e móveis, levando à suspensão de todas as atividades e atendimentos.
A então secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps), Andrea Castro, coordenou o processo de completa reforma e requalificação da unidade escolar de formação profissional, que foi devolvida à comunidade com novos equipamentos e novos cursos, em agosto de 2022.
“Para a Escola Profissionalizante, vale o ditado popular: ‘depois da tempestade, vem a bonança’. Entregamos uma nova escola completamente requalificada e com novos cursos, pela qual passaram, depois da reinauguração até dezembro do ano passado, 3,3 mil alunos diplomados”, relembra a primeira-dama Andrea Castro, que comandou a Semps de 2021 a 2023.
Amanda Florence, 37 anos, trabalha como manicure e resolveu cursar Podologia na Escola Profissionalizante Maria de Lurdes Veloso para agregar mais uma especialidade ao seu currículo e assegurar mais uma fonte de renda. Atualmente, trabalhando no Torres Centro de Estética, região central de Itabuna. Ela também atende, em domicílio, clientes com comorbidades, acamados ou com dificuldade de locomoção.
– Depois da conclusão do curso de Podologia na Escola Profissionalizante, minha vida mudou bastante. Já atuava como manicure e a nova formação somou mais uma especialidade, ampliando minha renda. Além do salão, tenho clientela fidelizada, já que atendo em domicílio pessoas com comorbidades, acamadas ou com dificuldade de locomoção – afirma Amanda.
Aos 66 anos, Dona Maria Neldes cursa Informática: “novos horizontes”
SEM BICHO-PAPÃO
Quem também espera uma mudança de vida futura é a aluna do Curso de Informática, Maria Neldes Santos, 66 anos, que atesta que computador não é bicho de outro mundo.
– O curso tem me ajudado bastante. Alguns ainda pensam que computador é bicho-papão. Ao contrário, abre novos horizontes. Por isso, convido outras pessoas da melhor idade a se matricularem e participarem das aulas. Sempre incentivo quem conheço para se matricular. Até porque, nos tempos atuais, temos que conhecer a informática – afirma Maria Neldes.
Andrea Castro não esconde uma ponta de orgulho, alegria e contentamento com os benefícios gerados na comunidade itabunense pela Escola Profissionalizante, proporcionando a melhoria de vida de alunos e ex-alunos. “A política pública da gestão Augusto Castro proporciona ferramentas de transformação social e econômica. Fico muito feliz em ver que a Escola Profissionalizante cumpre esse papel de melhorar a vida de pessoas que buscam aprimorar conhecimentos. É muito bom saber que participamos desse processo de evolução de alunos e ex-alunos”, comemora.
APOSTA NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
O prefeito Augusto Castro vem apostando na formação profissional dos cidadãos e cidadãs de Itabuna. Além da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro, fez gestões junto ao Governo Federal para que o município fosse contemplado com um campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFBA). As obras já foram autorizadas.
“Desde o primeiro dia de mandato como prefeito, assumi o compromisso de cuidar da gente de Itabuna. E, graças a Deus e aos apoios que temos estamos alcançando, com equipamentos como a Escola Profissionalizante, o IFBA e, brevemente, a unidade do Senac, que são instrumentos de mudança de vidas, vamos alcançar esse objetivo”, diz o prefeito Augusto Castro.
ESCOLA OFERECE 18 CURSOS
O diretor da Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Veloso, Sandro Matos, afirma que no atual semestre, a unidade escolar de formação profissional da Semps conta com 788 alunos matriculados, divididos em 18 cursos.
São oferecidos os cursos de Barbeiro, Cabelo Feminino, Confeiteira, Corte e Costura Industrial, Corte e Costura Praia e Fitness, Crochê, Cuidador de Idoso, Culinária Fitness, Customização, Depilação, Desing de Sobrancelhas, Extensão de Cílios, Informática, Manicure, Massoterapia Avançada, Panificação, Podologia e Unha em Gel.
“Para as novas turmas que foram matriculadas no início deste mês, foram oferecidos novos cursos nas áreas de Técnico de Manutenção em Ar-Condicionado, além de Trancista, Micropigmentação e Videomaker, cursos com boa aceitação no mercado de trabalho”, acrescenta o diretor Sandro Matos.
Censo mostra cotistas mais determinados que os demais estudantes || Foto Sam Balye/Unsplash
Tempo de leitura: 2minutos
O Censo da Educação Superior (2024), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que 49% dos alunos que ingressaram por meio da reserva de vagas em universidades federais e em instituições da rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica concluíram a graduação – índice superior ao registrado entre os demais ingressantes, que foi de 42%.
Os dados do Censo demonstram que, entre 2013 e 2024, mais de 1,4 milhão de pessoas ingressaram em instituições federais de ensino por meio de políticas de reserva de vagas, o que ampliou a presença, especialmente nas universidades federais, de grupos historicamente excluídos desses espaços. Somente em 2024, esse número foi de 133.078 estudantes. A maior parte das matrículas ocorreu em universidades, que registraram 110.196 alunos cotistas, enquanto 22.587 foram contabilizados em instituições da rede federal.
Nos processos seletivos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), cerca de 2 milhões de cotistas ingressaram em cursos de graduação desde a adoção desses mecanismos. A implementação da modalidade no Sisu surge com a criação da Lei de Cotas. Regras específicas também foram criadas para o Prouni e, mais recentemente, para o Fies.
Com o Sisu, mais de 790,1 mil estudantes conseguiram ingressar em universidades públicas por meio da Lei de Cotas. Somente de 2023 a 2026, esse número alcançou a marca de 307.545 estudantes.
PROUNI
O Prouni foi pioneiro na implementação de ações afirmativas e, desde a sua primeira edição, em 2005, até o ano passado, já beneficiou mais de 1,1 milhão de autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Em 2024, foi a vez do Fies também passar a ofertar vagas para cotistas, garantindo o ingresso de 29,6 mil estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.
A Lei de Cotas, obrigatória para as instituições federais, passou por atualizações no ano de 2023, sendo aprimorada com a criação de cota específica para quilombolas. Além disso, ampliou as oportunidades para a população de menor renda, ao diminuir de 1,5 para um salário mínimo o limite da renda mínima per capta para quem opta por cotas que exigem a comprovação do critério econômico.
Outro destaque foi a preservação do critério de origem escolar, com a exigência de que os três anos do ensino médio tenham sido cursados em escola pública para todos os tipos de cotas. Além de valorizar mais a escola pública, essa medida contempla um espelhamento da diversidade existente nas redes públicas de educação básica, que anteriormente não se refletia nas universidades. Da Agência Brasil.
Manoel Novaes não terá atendimento obstétrico no domingo || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1minuto
Quem buscar o serviço de obstetrícia do Hospital Materno-Infantil Manoel Novaes, em Itabuna, não encontrará um único plantonista na especialidade, no domingo (12). Além de Itabuna, a ausência do profissional compromete o atendimento a moradoras dos municípios pactuados, os que têm acesso “porta aberta” e que não possuem hospital.
O comunicado, informando a falta de ginecologista/obstetra para a cobertura do plantão de 24 horas, foi publicado, no final da tarde desta sexta-feira (10), pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, responsável pelo Hospital Manoel Novaes. A Instituição informou que a “situação decorre de limitações na composição da escala médica”.
A Santa Casa disse ainda que “segue adotando medidas para a regularização do serviço e vem buscando, continuamente, profissionais especialistas interessados em atuar em regime de plantão em emergência”. A instituição alega que a dificuldade para contratar o especialista é um desafio enfrentado por serviços de saúde em todo o país.
Com a suspensão do serviço de obstetrícia no domingo, as pacientes de Itabuna devem buscar atendimento na Maternidade Otaciana Pinto, no loteamento Nossa Senhora das Graças, na região do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães; ou na Unidade de Pronto Atendimento (24 horas), no bairro Monte Cristo. As moradoras dos demais municípios do sul da Bahia devem procurar uma UPA mais próxima.
Esta não é a primeira vez, nos últimos meses, que o hospital Manoel Novaes fica sem plantonistas no final de semana. No final de semana do dia de 13 do mês passado, a unidade precisou reduzir o atendimento porque conseguiu disponibilizar apenas um profissional.
Jerônimo autoriza edital do Bolsa Esporte 2026 || Foto Thuane Maria/GovBA
Tempo de leitura: < 1minuto
Atletas baianos interessados em receber apoio financeiro para treinamento e participação em competições já podem acessar o edital do Programa Estadual para Apoio à Prática do Esporte – Bolsa Esporte 2026. O programa está entre o pacote das políticas públicas do esporte que acontecem neste ano com investimento de cerca de R$ 120 milhões.
O anúncio foi feito ontem (9), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), no ato que reuniu mais de 600 atletas, dirigentes de federações esportivas, alunos de projetos sociais e familiares no Centro de Boxe e Artes Marciais Waldemar Santana, no Largo de Roma, Salvador.
O Programa Bolsa Esporte, direcionado a atletas das modalidades olímpicas e paralímpicas, é uma iniciativa do Governo do Estado criado em 2011, por meio da Setre e da Sudesb. O investimento total é de R$ 4,3 milhões e está dividido em seis categorias, com valores que variam de R$ 3.800,00 a R$ 800,00. Tem como objetivo fortalecer a trajetória esportiva de atletas residentes na Bahia, contribuindo para treinamentos e participação em competições regionais, nacionais e internacionais de até 60 modalidades esportivas.
As inscrições do Bolsa Esporte 2026 estarão abertas de 20 de abril a 20 de maio de 2026 e deverão ser feitas pelo e-mail
editalbolsaesporte@setre.ba.gov.br. Entre os principais documentos exigidos estão: ficha de inscrição preenchida; cópia de documento de identidade e CPF; comprovante de residência no estado da Bahia; documentos que comprovem resultados esportivos em competições oficiais.
O documento e todos os anexos necessários para inscrição já estão disponíveis no site da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.
Elo entre o Centro e o São Caetano sofre interdição parcial || Fotos PMI
Tempo de leitura: < 1minuto
A Prefeitura de Itabuna informou que a pista no sentido centro–São Caetano da Ponte Cesar Borges (Ponte do São Caetano) será interditada nesta sexta-feira (10), das 14h às 15h. A medida ocorre para a remoção de um poste metálico danificado após um acidente registrado durante a madrugada.
Segundo o município, a interdição será necessária para garantir a segurança de pedestres e motoristas que utilizam a ponte. O equipamento avariado fica na cabeceira da estrutura, no bairro Banco Raso.
A orientação é que os condutores utilizem rotas alternativas durante o período do serviço emergencial. A ação será coordenada pelas equipes da Secretaria de Infraestrutura e da Secretaria de Transportes e Trânsito.
Daniel Sandro é principal suspeito da morte de Samara Lago || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1minuto
A Polícia Civil investiga como feminicídio o assassinato de Samara da Silva Lago, 42, morta a golpes de faca em Ilhéus. A mulher estava desaparecida desde segunda-feira (6), quando foi vista pela última vez com Daniel Sandro Souza Matos, de 29 anos, com quem manteve relacionamento.
“O corpo da vítima foi localizado, na quinta-feira (9), com sinais de ferimentos compatíveis com arma perfurocortante”, informou a corporação ao PIMENTA.
Daniel Sandro foi encontrado morto na Praia de São Domingos, na terça-feira (7). “A morte do homem foi registrada como suicídio e não informamos detalhes em situações desta natureza”, acrescentou a Polícia, em nota.
Os investigadores recolheram imagens de câmeras de monitoramento do São Domingos, bairro onde o corpo da mulher foi encontrado. “Oitivas estão em andamento e laudos periciais de necropsia são aguardados para conclusão do inquérito policial”, concluiu a Polícia Civil.
Familiares e amigos de Samara fizeram manifestação cobrando justiça pela vítima, nesta sexta-feira (10), na zona norte da cidade.
Com bolsa de R$ 300, curso é voltado para mulheres jovens
Tempo de leitura: 2minutos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), campus avançado de Ubaitaba, abriu inscrições para o curso gratuito de Formação Inicial e Continuada (FIC) em edição de vídeo, dentro do programa Asas para o Futuro, do Ministério das Mulheres. Ao todo, são ofertadas 60 vagas para aulas presenciais em Itabuna, com direito a auxílio financeiro para as estudantes.
As inscrições seguem até o dia 12 de abril e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico. Podem participar mulheres com idade de 15 a 29 anos, com ensino fundamental completo. Além disso, é necessário atender a pelo menos um critério social, como estar inscrita no Cadastro Único, morar em área periférica ou rural, ser mãe de criança de até 10 anos ou pertencer a grupos como negras, indígenas ou quilombolas.
O processo seletivo não terá prova. A classificação será feita com base na ordem de inscrição e na validação das informações prestadas pelas candidatas. O edital também prevê reserva de vagas para estudantes de escola pública, pessoas com deficiência, mulheres trans e candidatas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e quilombolas, seguindo a legislação federal.
As aulas serão ministradas em dois turnos, com turmas vespertinas, das 16h às 20h, e noturnas, das 18h às 22h. O curso terá duração aproximada de quatro meses, com carga horária total de 200h. O início das atividades está previsto para o dia 25 de maio.
BOLSA
As estudantes matriculadas poderão receber um auxílio mensal de R$ 300 para custear alimentação e transporte, desde que mantenham frequência regular nas aulas. Ao final do curso, quem cumprir pelo menos 75% de presença e alcançar nota mínima de 6 terá direito ao certificado emitido pelo IFBA.
A formação inclui conteúdos de edição de vídeo e imagem, linguagem visual, áudio, plataformas digitais e noções de mercado de trabalho, além de temas como cidadania, direitos das mulheres e inclusão digital. A iniciativa busca ampliar a presença feminina em áreas tecnológicas e fortalecer a autonomia econômica de mulheres jovens.