Serviços não essenciais do estado não vão funcionar na véspera do Feriado de Tiradentes || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou em suas redes sociais, nesta terça-feira (14), que será ponto facultativo na próxima segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes, para o funcionalismo público estadual.

“Um final de semana estendido para descansar, curtir a família. Aproveitem”, disse o governador.

Serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, funcionarão normalmente, seguindo escalas previamente definidas. É o caso de hospitais e unidades policiais, por exemplo.

Mural vandalizado com ataques racistas contra negros || Foto DCE-Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) apura a origem de mensagens racistas direcionadas a estudantes negros da instituição. Escritas sobre um mural do Pavilhão de Educação Físicas, as ofensas vieram a público na segunda-feira (13), em denúncia do Diretório Central dos Estudantes Carlos Marighella.

A Gestão Superior da Universidade afirmou, em nota, que seguirá adotando medidas institucionais cabíveis para prevenir, apurar e coibir qualquer manifestação de discriminação.

“A Uesc não tolera condutas discriminatórias em seus espaços e reitera que atitudes dessa natureza ferem os princípios éticos e democráticos que sustentam a convivência acadêmica e social”, diz a nota de repúdio divulgada nesta terça-feira (14).

Corpos de amigas foram encontrados em cova rasa, numa área de vegetação, em Porto Seguro || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas jovens que desapareceram após saírem para um passeio foram encontradas mortas nesta terça-feira (14), em uma área de vegetação em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia. Os corpos de Elen Santos da Silva, de 21 anos, e Tamara Martins Guimarães, de 23, estavam uma cova rasa. Elas desapareceram na sexta-feira (10), quando foram vistas pela última vez na mesma cidade.

As duas moravam na Aldeia Xandó, localizada no distrito de Caraíva, e saíram de motocicleta para um trajeto que incluía Corumbau, Prado e Montinho. Segundo familiares, elas planejavam retornar a Porto Seguro, mas não mantiveram mais contato.

De acordo com a Polícia Civil, os corpos foram encaminhados ao Departamento de Polícia Técnica, onde passarão por necropsia. As circunstâncias das mortes ainda são investigadas pela Polícia Civil da Bahia, que não divulgou detalhes sobre possíveis suspeitos ou a causa do crime. Um celular encontrado perto dos corpos será periciado.

Durante o período de buscas, equipes contaram com apoio da Força Nacional de Segurança Pública, que atua na região devido a conflitos fundiários. Familiares afirmaram que nenhuma das jovens apresentava comportamento incomum antes do desaparecimento. Uma carta atribuída a Elen chegou a circular nas redes sociais, mas, segundo a família, o texto teria sido produzido em uma atividade de trabalho e não indicaria despedida.

“Mãe Bernadete” foi morta com 25 tiros|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 3 minutos

O Tribunal do Júri da Comarca de Salvador condenou, nesta terça-feira (14), dois homens pelo assassinato da ialorixá e líder quilombola Maria Bernadete Pacífico Moreira, conhecida como “Mãe Bernadete”. Foram condenados o executor do crime, Arielson da Conceição Santos, a 40 anos, 5 meses e 22 dias de prisão, e o mandante, Marílio dos Santos, a 29 anos e 9 meses de prisão. O julgamento ocorreu no Fórum Ruy Barbosa.

Os dois foram condenados pelo homicídio qualificado, cometido por motivo torpe, com emprego de meio cruel, mediante recurso que impossibilitou a defesa da vítima e com uso de arma de uso restrito. Na sentença, a juíza Gelzi Maria Almeida Souza Matos manteve a prisão preventiva de Arielson. Já em relação a Marílio, foi expedido mandado de prisão, que segue pendente de cumprimento. A acusação foi sustentada no júri pelos promotores de Justiça Raimundo Moinhos e Felipe Pazzola.

Durante o julgamento, os representantes do Ministério Público da Bahia destacaram a articulação criminosa e a motivação do assassinato, vinculada à atuação de Mãe Bernadete contra a expansão do tráfico de drogas no Quilombo Pitanga dos Palmares, no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

‘Desde a etapa de produção da prova até a chegada no julgamento, que iniciou no dia de ontem, o Ministério Público sempre esteve confiante pelo trabalho de investigação de excelência feita pela Polícia Civil da Bahia e pela atuação dos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco), que também participaram de toda a instrução desse processo”, relatou o promotor de Justiça Raimundo Moinhos.

“E uma sensação de dever cumprido, de ter o Ministério Público atuado efetivamente pela defesa da vida e de termos conseguido a justiça que Mãe Bernadette e a família merece” acrescentou o promotor. Ele complementou que ‘todos os crimes impostos aos acusados foram reconhecidos pelo Conselho de Sentença e, portanto, houve a realização de justiça de forma completa. As penas, efetivamente, são condizentes e proporcionais à responsabilidade de cada um e, portanto, o Ministério Público sente-se com a sensação de que realmente tudo transcorreu dentro do devido processo legal’, disse.

JUSTIÇA FEITA

Para o filho de Mae Bernardete, Jurandir Pacifico, “foram dois dias cansativos, mas o que fica e a sensação da justiça sendo feita. Foi doloroso, um crime tão brutal que abalou não só a Bahia, mas o Brasil e o mundo. A defesa, como sempre, tentando defender o indefensável. Mas a gente tem que ter discernimento para ouvir e não absorver tudo isso. No final deu tudo certo. Se fez justiça”, destacou.

Mae Bernardete foi executada no dia 17 de agosto de 2023, no interior de sua residência, na sede da associação quilombola. Segundo as investigações da ‘Operação Pacific’, realizadas pela Polícia Civil com apoio do Gaeco e da 7ª Promotoria de Justiça de Simões Filho, a líder religiosa foi alvejada com 25 tiros de arma de fogo em várias partes do corpo, dentro da própria casa, onde estavam três netos dela, de 12, 13 e 18 anos.

Ela foi executada por se posicionar de maneira firme contra a expansão do tráfico no Quilombo e pela retirada da barraca de propriedade de Marílio dos Santos, conhecido como “Maquinista”, que era usada para comércio de drogas.

As investigações apontaram que o crime foi motivado pela oposição firme da vítima às atividades ilícitas na comunidade, especialmente à instalação de pontos de venda de drogas e ocupação irregular de áreas, o que gerou conflitos com integrantes de organização criminosa atuante na região.

Outros três denunciados, Sérgio Ferreira de Jesus, Josevan Dionísio dos Santos e Ydney Carlos dos Santos de Jesus, ainda serão submetidos a julgamento.

Bahia ganha um novo milionário
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma aposta simples, no valor de R$ 3,50, registrada na pequena cidade de Wenceslau Guimarães, no baixo sul da Bahia, foi uma das acertadoras das 15 dezenas do concurso 3661 da Lotofácil, na noite desta terça-feira (14). O sortudo ou sortuda, que registrou a aposta pelo site da Caixa Econômica Federal, faturou uma bolada de R$ 6.081.209,01.

A outra aposta vencedora foi um bolão, com 50 cotas, registrado na cidade de Ipiaçu, no interior de Santa Catarina. Os participantes, que fizeram um jogo com 18 dezenas, dividirão os outros R$ 6.081.209,01.

As dezenas sorteadas hoje foram 02, 03, 04, 05, 06, 07, 08, 10, 12, 14, 15, 19, 21, 23 e 24.

Outras 561 apostas acertaram 14 números. Cada contemplado receberá R$ 1.850,42. O próximo concurso da Lotofácil será sorteado nesta quarta-feira (15), no valor de R$ 2 milhões.

MEGA

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e deve sortear R$ 52 milhões na quinta-feira (16). Um apostador de Salvador “bateu na trave” e faturou R$ 25.112,52.

As dezenas sorteadas hoje foram 07, 09, 27, 38, 49 e 52.

O jogo simples da Mega-Sena custa R$ 6,00 e pode ser feito em qualquer lotérica do país.

Outra loteria da Caixa que acumulou foi a Quina. O prêmio subiu de R$ 15,5 milhões para R$ 17 milhões. O jogo simples custa R$ 3,00.

Idoso acusado de estupro de criança é preso em Ibirapitanga || Fotomontagem Rede Bahia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da Delegacia Territorial de Ibirapitanga prenderam, na tarde desta terça-feira (14), um homem, de 62 anos, acusado de estupro de vulnerável. Ele abusava, conforme investigações, de uma menina de 11 anos e foi detido por determinação da justiça. O suspeito era amigo da família e teria invadido o quarto da vítima durante uma visita aos pais dela.

De acordo com a polícia, os pais da menina tomaram conhecimento sobre o crime depois que a irmã mais velha da criança encontrou o diário da vítima, onde ela fazia os relatos sobre os abusos. O Conselho Tutelar de Ibirapitanga foi acionado, o que possibilitou a formalização da denúncia e o início das investigações para a localização do suspeito.

Após ser localizado, o homem foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Ibirapitanga, onde foi submetido aos exames de praxe e prestou depoimento. O suspeito de estuprar a criança não teve o nome divulgado. Ele permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Desde 2024, tramita uma acusação de um crime semelhante contra o mesmo homem, que teria abusado de uma adolescente de 13 anos. Os indícios de reiteração criminosa corroboraram a representação policial pela prisão preventiva, expedida pela Comarca local e cumprida pela Polícia Civil.

Ofensas dirigidas a alunos negros da Universidade || Foto DCE/Uesc
Tempo de leitura: < 1 minuto

Vândalos escreveram frases racistas no mural do Pavilhão de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus. As mensagens atingiram diretamente estudantes negros.

O crime veio a público nesta segunda-feira (13), quando o Diretório Central dos Estudantes Carlos Marighella reagiu e publicou nota de repúdio. O DCE também formalizou denúncia à reitoria e à ouvidoria da Uesc, junto com o Centro Acadêmico de Educação Física.

Na nota, o Diretório classificou o caso como grave e afirmou: “É inadmissível que o ambiente universitário seja palco para o racismo e o preconceito”. Também cobrou providências e disse que “atos criminosos como este não serão tolerados” e que a entidade exige “uma investigação rigorosa e a punição imediata dos responsáveis”.

Atendimento é ofertado às sextas no Materno-Infantil || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, retomou o atendimento especializado em endocrinologia no ambulatório. A unidade voltou a ofertar o serviço às sextas-feiras à tarde, após período sem atendimento por falta de especialistas credenciados.

Neste primeiro momento, o médico Marivã Viana Santos prioriza gestantes de alto risco com diabetes e a população trans. As consultas ocorrem em semanas alternadas, com foco no controle glicêmico durante a gestação e no acompanhamento hormonal do público trans.

A retomada atende demanda reprimida. Pacientes que já faziam tratamento voltaram a ser atendidas, com expectativa de regularidade no serviço e oferta de exames. A comunidade trans também conta com acompanhamento psicológico na unidade.

O hospital organiza a agenda das gestantes e entra em contato com as pacientes. A direção destaca que o serviço reforça o papel da unidade na Rede Alyne, voltada à redução da mortalidade materna e infantil, com atendimento especializado e integrado.

Edital prioriza organizações da sociedade civil || Foto Divulgação/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo da Bahia lançou um edital voltado à qualificação profissional e à geração de renda na agricultura familiar. A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), publicou o documento no Diário Oficial do Estado no sábado (11).

A iniciativa é direcionada a organizações da sociedade civil interessadas em capacitar beneficiários de cadeias produtivas nos territórios rurais. As formações devem combinar atividades teóricas e práticas, com carga mínima de 8h, sendo 70% presencial e 30% on-line.

O edital também incentiva o fortalecimento das organizações sociais e o protagonismo comunitário. As capacitações vão abordar diagnóstico participativo, elaboração e execução de projetos sociais e políticas públicas de desenvolvimento sustentável, com foco no combate à pobreza. O texto ainda prevê respeito às culturas tradicionais e estímulo à participação de mulheres e jovens.

As propostas podem ser enviadas pelos Correios até 29 de abril ou entregues presencialmente na sede da CAR, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, até 30 de abril, das 8h30min às 17h30min. Informações estão disponíveis no site oficial da CAR e pelo telefone (71) 3115-3936.

Prefeito Augusto Castro assina ordem de serviço do Programa Pavimenta Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) assinou, nesta segunda-feira (13), a ordem de serviço que autoriza o início das obras do Programa Pavimenta Itabuna (PPI) no bairro Fonseca. O ato ocorreu na Rua Eduardo Fonseca, durante visita a moradores e lideranças. O programa prevê a pavimentação e requalificação de mais de 200 ruas em 23 bairros.

Nesta etapa inicial, equipes da Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (SIURB) fazem a retirada de lixo e entulhos e executam a operação tapa-buracos em cerca de 800 metros do principal corredor de tráfego do bairro, entre a rotatória do Pedro Jerônimo e a Praça da Alegria. A ação mobiliza operários, caçambas e máquinas pesadas. Vias secundárias também serão recuperadas.

Segundo o prefeito, a prioridade é melhorar a trafegabilidade, com foco nos corredores por onde circulam ônibus do transporte público, além de veículos e caminhões que atendem às comunidades. Ele afirmou que a iniciativa amplia os investimentos em infraestrutura urbana e busca dar mais mobilidade à população.

De acordo com a secretária de Infraestrutura, Sônia Fontes, o programa inclui o recapeamento de vias com pavimentação desgastada, onde a operação tapa-buracos já não resolve. O investimento ultrapassa R$ 25 milhões, com recursos próprios e parcerias, e pretende atender demandas antigas em diferentes regiões da cidade.

Órgão restringe uso de ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) proibiu a passagem de caminhões e carretas de qualquer modelo pela ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661 da BR-101, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. A restrição começou a valer às 8h de hoje (14).

Segundo o órgão, a travessia continua liberada apenas para veículos leves, vans, micro-ônibus e ônibus. Também será implantado controle obrigatório de peso nos dois lados de acesso à estrutura.

Para os veículos de carga, o DNIT orienta o uso de rotas alternativas, como a BR-116 e o desvio da Veracel, que passa pelas rodovias BA-274, BA-982, BA-658, BA-275 e BA-687.

A restrição é temporária e ficará em vigor até a conclusão das obras da nova ponte, podendo ser modificada a qualquer momento, conforme avaliação técnica. O descumprimento das regras, alerta o DNIT, pode resultar em penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro e em normas complementares do Conselho Nacional de Trânsito.

Presidente confirma que tentará quarto mandato || Foto Marcelo Camargo/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os agentes do mercado financeiro sempre terão divergência com seu modo de governar o País. Por isso, segundo ele, manifestam preferência por outros presidenciáveis em detrimento de seu nome.

“Se você analisar o mercado e a Faria Lima, eles sempre vão querer outro candidato, porque eles não querem política de inclusão social. Eles querem política para pagar a taxa de juros deles. E eu quero fazer política de inclusão social. Então, a gente vai ter sempre uma divergência. Muita divergência”, afirmou o presidente, nesta terça-feira (14), em entrevista a três veículos de imprensa (Revista Fórum, Brasil 247 e DCM) no Palácio do Planalto.

“Eles não sabem que nós vamos fazer muito mais investimentos em política de inclusão social, porque o povo brasileiro merece um pouco mais do que tem”, acrescentou.

As especulações de que poderia desistir de tentar a reeleição foram atiçadas pelo próprio Lula, no último dia 8, em entrevista ao ICL Notícias. Hoje (14), o presidente reafirmou sua pré-candidatura ao quarto mandato.

Ônibus seguia de Ilhéus para Ubaitaba, no sul da Bahia, quando ocorreu o incidente || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um ônibus da Rota Transportes que fazia a linha Ilhéus-Ubaitava pegou fogo, por volta das 6h30min desta terça-feira (14), no quilômetro 27 da BA-262, em Uruçuca. Havia 15 passageiros e o motorista dentro do veículo no momento do incidente. Não há registro de feridos.

Todos os ocupantes desembarcaram do ônibus quando notado o princípio de incêndio. O ônibus, assinala a Rota Transportes, foi estacionado em local seguro e os passageiros “foram desembarcados com total segurança, sem registro de feridos”. Eles seguiram viagem em outro veículo da empresa. “Todas as medidas adotadas seguiram rigorosamente esses procedimentos [de segurança]”, observa em nota.

A resposta imediata do motorista foi elogiada por quem assistiu à cena e passageiros. Corpo de Bombeiros e polícia técnica foram acionados para debelar o incêndio e iniciar o trabalho de perícia para identificar as causas do incêndio.

Morador de Ilhéus fica a uma dezena do prêmio milionário
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Lotofácil sorteia, nesta terça-feira (14), um dos maiores prêmios deste ano. O valor do prêmio principal subiu para R$ 13 milhões porque não houve acertador das 15 dezenas sorteadas na noite de hoje, no Espaço das Loterias Caixa, em São Paulo. Um apostador de Ilhéus “bateu na trave”, ficando a uma dezena de tornar-se milionário. Ele não faturou os R$ 7 milhões, mas receberá R$ 2.258,21.

Em todo o país, 488 apostadores acertaram 14 das 15 dezenas. Na Bahia, além de Ilhéus, moradores de Alcobaça, Barreiras, Feira de Santana, Itapetinga, Jequié, Pojuca, Porto Seguro, Ribeira do Pombal, Salvador, Santo Antônio de Jesus, São José do Jacuipe, São Felix do Caribe e Vera Cruz foram contemplados.

As dezenas sorteadas na noite desta segunda-feira foram 01, 02, 05, 06, 07, 08, 10, 11, 12, 14, 17, 18, 22,23 e 24. O jogo simples da Lotofácil custa R$ 3,50 e pode ser feito em qualquer Casa Lotérica do país. Além da Lotofácil, estão com prêmios acumulados a Mega-Sena, que sorteia R$ 45 milhões nesta terça; a Quina, com prêmio de R$ 15,5 milhões; e a Timemania, com 18,7 milhões.

Bahia registra 247 feminicídios em um ano || Imagem MP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Duzentas e quarenta e sete vozes brutalmente silenciadas e sonhos apagados pela violência do homem. Esse é o total de crimes cruéis que foram denunciados pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) à Justiça no período que vai de março de 2025 a março de 2026. A média foi de 20,5 mulheres assassinadas no período de um ano.

O número revela uma realidade ampla e preocupante. No período de 12 meses, o MP-BA denunciou mais de 10 mil casos de violência doméstica à Justiça, quase duas mil denúncias a mais do que o períododo de março de 2024 a março de 2025, que registrou um total de 8.106, sendo a grande as mulheres maioria das vítimas.

O MP-BA busca responsabilizar os autores dos crimes e oferecer uma resposta institucional à violência extrema contra mulheres. Muitas delas, vítimas de agressões físicas, psicológicas, morais e patrimoniais dentro de suas próprias casas, espaços que deveriam ser de proteção, mas que, para muitas, tornaram-se locais de medo.

PEDIDOS DE MEDIDAS PROTETIVAS

De março de 2025 a março de 2026, o Ministério Público da Bahia se manifestou em 27.916 pedidos de medida protetiva. O Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres do MP-BA (Nevid) realizou, em 2025, mais de mil atendimentos a mulheres vítimas de violência doméstica.

– Os números são alarmantes, sobretudo quando observamos que cada número ali dentro das estatísticas se refere a vidas ceifadas, sonhos rompidos, crianças que são levadas à orfandade”. “Uma tragédia acontece quando ocorre uma morte brutal de uma mulher pelo simples fato de ser mulher, pelo fato de recusar um relacionamento abusivo, que inclusive tem sido o maior mote desses assassinatos – pontuou a coordenadora do Nevid, promotora de Justiça Sara Gama.

PARA ALÉM DA SEARA CRIMINAL

A atuação do Ministério Público, segundo a promotora, ultrapassa a seara criminal. “O que mais precisamos é fomentar o diálogo, o debate, a conscientização de toda a sociedade”. E completou: “Isso o MP da Bahia faz diariamente, seja por meio de campanhas ou de material didático, divulgados e distribuídos em escolas, em ambientes que tratam da saúde da mulher, dentre outros”.

Para ela, a mudança de paradigma é necessária e significa uma transformação social que pode modificar a forma como a civilização humana lida com as questões de gênero. “O trabalho árduo e depende de muitas mãos”, complementou Sara Gama, afirmando que tanto o trabalho quanto resultados positivos são possíveis.