Cinco amigos estavam em um dos carros envolvidos em colisão na BA-148 || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Polícia Técnica da Bahia identificou as sete pessoas que morreram na colisão entre dois carros, neste domingo (19), na BA-148, entre os municípios de Boninal e Seabra, na Chapada Diamantina, região central do estado.

Os cinco amigos Maria Isabel Sales Santos, Itamara Matos Novais, Vanessa Fernandes Ferreira Rodrigues, Eli Elson da Silva Santos Filho e Flávia da Silva Oliveira estavam no carro que bateu de frente no veículo onde seguiam Hildete Celestina de Souza e Caíque Oliveira Souza.

O acidente também deixou três pessoas feridas: duas crianças, de 5 e 11 anos, e uma mulher de 18 anos. As crianças tiveram lesões graves. A mais nova sofreu fratura no fêmur e deve passar por cirurgia. A de 11 anos apresenta múltiplos ferimentos. Já a jovem deve receber alta ainda hoje. O caso foi registrado na Delegacia Territorial de Seabra.

A Prefeitura de Seabra decretou três dias de luto oficial e informou que presta apoio às famílias. O governador Jerônimo Rodrigues também lamentou o acidente e afirmou que equipes do Corpo de Bombeiros, da Polícia Técnica e da Secretaria da Saúde estão mobilizadas para atender as vítimas.

BAHIA: COLISÃO DEIXA SETE PESSOAS MORTAS NA CHAPADA DIAMANTINA

Time ilheense goleia Maraú e avança na Copa Cacau || Foto Wilian Uallace/Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus voltou a uma fase eliminatória após dez anos no futebol amador. A seleção do município goleou Maraú por 5 a 2, neste domingo (19), no Estádio Mário Pessoa, e garantiu vaga nas quartas de final da Copa Cacau CDS Litoral Sul. O jogo foi válido pela quinta rodada da fase de grupos.

Pitoco marcou duas vezes. Washington, Guilherme e Elvis completaram o placar. Com o resultado, Ilhéus chegou a sete pontos e igualou Uruçuca na liderança do grupo. As duas equipes já estão classificadas. Maraú segue sem pontuar e não tem mais chances de classificação. Os confrontos das quartas de final ainda serão definidos.

A última vez que Ilhéus disputou um mata-mata foi em 2016, no Campeonato Intermunicipal da Bahia. Na ocasião, a equipe enfrentou São José da Vitória e caiu na segunda fase. Desde então, não conseguiu passar da etapa inicial.

O prefeito Valderico Junior (UB) comemorou a classificação e atribuiu o resultado ao investimento no esporte. Segundo ele, a Prefeitura tem incentivado o futebol amador, com ações como a Copa Distrital de 2025 e a Copa Interbairros, que está em andamento.

Núbia Santos Oliveira é apontada como tesoureira de facção do extremo-sul da Bahia || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A segunda etapa da Operação Duas Rosas, deflagrada nesta segunda-feira (20), na cidade do Rio de Janeiro, prendeu Núbia Santos Oliveira, apontada como uma da principais operadoras financeiras da facção baiana Primeiro Comando de Eunápolis (PCE), ligada ao Comando Vermelho. Ela é investigada por lavagem de dinheiro e possuía dois mandados de prisão em aberto por tráfico de drogas e homicídio.

Núbia Santos Oliveira é esposa da Wallas Souza Soares, conhecido como ‘Patola’, um dos líderes da facção junto com Ednaldo Pereira dos Santos, conhecido como ‘Dada’, segundo o Ministério Público da Bahia, responsável pela força-tarefa em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) e com as Polícias Civis baiana e fluminense.

A suspeita foi detida na comunidade do Vidigal, onde os policiais também prenderam quatro homens cujos nomes não foram divulgados.

A operação de hoje (20), conforme o MP-BA, é resultado de um trabalho contínuo e integrado de investigação e monitoramento que visa à captura de 13 detentos que fugiram do Conjunto Penal de Eunápolis em dezembro de 2024. Os fugitivos estão escondidos na capital fluminense, sob a proteção do Comando Vermelho, ainda de cardo com o órgão.

As investigações apontam que os alvos da operação, mesmo foragidos, continuam exercendo papel de liderança e comando a distância, articulando ações criminosas e mantendo vínculos com o tráfico de drogas e outros delitos”, acrescentou o MP-BA, em nota.

PRISÃO DE EX-DEPUTADO FEDERAL

Na primeira fase da Operação Duas Rosas, na última quinta-feira (16), a força-tarefa prendeu o ex-deputado federal Uldurico Júnior (PSDB), que teria envolvimento na fuga dos detentos do Conjunto Penal de Eunápolis, segundo as investigações (leia mais aqui).

Colisão provoca sete mortes na Chapada Diamantina, na Bahia || Foto Achei Sudoeste
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sete pessoas morreram após uma batida entre dois carros na noite de domingo (19), na BA-148, em um trecho que liga as cidades de Boninal e Seabra, na Chapada Diamantina.

De acordo com a Polícia Civil, ainda não há informações sobre as causas do acidente. Os dois veículos colidiram de frente.

Os corpos das vítimas foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região. Os nomes ainda não foram divulgados.

O caso foi registrado na 1ª Delegacia Territorial (DT) de Seabra.

Nas redes sociais, a Prefeitura de Seabra lamentou o ocorrido, se solidarizou com os familiares das vítimas e informou que está à disposição para prestar apoio às famílias. Com informações do G1-BA.

Mega-Sena acumula mais uma vez
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e o prêmio principal subiu de R$ 60 milhões para R$ 70 milhões. Houve 48 acertadores das cinco das seis dezenas do concurso sorteado, na noite de sábado (18), e cada um receberá R$ 55.256,40. Dentre os contemplados estão dois moradores da Bahia, um de Salvador e outro de Feira de Santana. As dezenas sorteadas ontem foram: 15, 18, 28, 31, 52 e 58.

Na quadra, foram 3.695 acertadores, dentre os quais moradores de Itabuna, Ilhéus, Itapetinga, Feira de Santana, Alagoinhas, Teixeira de Freitas, Valença, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália, Salvador, Eunápolis, Camaçari e Barreiras. Cada apostador receberá R$ 1.183,20. Por causa do feriado de Tiradentes, não haverá sorteio da Mega-Sena na terça-feira (21).Será na próxima quinta-feira (23). O jogo simples custa R$ 6,00.

Mega-Sena sorteia R$ 60 milhões neste sábado (18).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Três das loterias mais conhecidas da Caixa sorteiam, neste sábado (18), prêmios estimados em R$ 107 milhões. O maior volume de dinheiro é da Mega-Sena, que tem o prêmio principal no valor de R$ 60 milhões para logo mais, às 21h. A aposta simples custa R$ 6,00 e pode ser feita até as 20.

Outra loteria acumulada é a Quina, que tem prêmio estimado em R$ 27 milhões. O sorteio também será às 21h de hoje. O jogo simples custa R$ 3,00. Mas quem sonha em ficar milionário na noite deste sábado ainda tem a opção de tentar a sorte na Timemania, que está acumulada em R$ 20 milhões. A aposta simples custa R$ 3,50.

Ponte Jorge Amado é um dos locais que terão tráfego suspenso durante a prova || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motoristas que circularem por Ilhéus na tarde e noite deste sábado (18) devem redobrar a atenção. A Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) vai interditar temporariamente algumas ruas e avenidas da cidade para a uma corrida, das 16h às 21h.

Segundo a Prefeitura, o bloqueio vai atingir a Rua Madre Thaís, na altura da Igreja da Piedade; a Rua Teresópolis; a Ladeira José Lourenço, próximo ao Santuário das Vitórias; e a Ladeira Teresópolis. Agentes de trânsito estarão nos pontos de interdição para orientar condutores e organizar o fluxo de veículos.

Também serão fechadas as ruas Araújo Pinho, em frente à Prefeitura; Conselheiro Dantas, na região da Matriz de São Jorge; Padre Luiz Palmeira; e Marambaia. O esquema inclui ainda a Praça Rui Barbosa, a Avenida Soares Lopes e a Ponte Jorge Amado.

A orientação da prefeitura é que os motoristas saiam com antecedência e busquem rotas alternativas durante o evento. A previsão é de que o trânsito seja normalizado logo após o fim da corrida, às 21h.

Categoria também vai decidir sobre desmembramento de sindicato || Foto Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Sul e Extremo Sul da Bahia convocou assembleia geral para discutir mudanças na estrutura da entidade. O encontro está marcado para o dia 11 de maio, em Itabuna, no Recanto dos Comerciários, no bairro da Conceição.

A primeira chamada será às 8h, com exigência de maioria absoluta dos associados quites, e a segunda às 9h, com os presentes. Podem participar trabalhadores da categoria em dezenas de municípios do sul e extremo-sul do estado, incluindo Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Ibicaraí e Porto Seguro.

Entre os principais pontos da pauta está a exclusão de Porto Seguro da base territorial e a inclusão de cidades como Barra do Rocha, Barro Preto, Canavieiras, Ibicuí, Iguaí, Itajú do Colônia, Nova Canaã, Potiraguá e Ubatã. A assembleia também vai discutir a ampliação da categoria para incluir agentes de combate às endemias.

Outro tema é a mudança do nome da entidade, que passará a se chamar Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias do Sul da Bahia. Os associados ainda vão deliberar sobre alterações no estatuto e o desmembramento da entidade em relação a sindicatos estaduais e regionais da categoria.

Coaraci faz concurso para contratação de médicos
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Coaraci, no sul da Bahia, está com inscrições abertas para o concurso público que visa o preenchimento de 29 vagas para cargos de nível superior na área de saúde. As oportunidades são para médicos de diferentes especialidades. O salário pode chegar a R$ 6.685,70, mais benefícios e gratificações.

As vagas são para cardiologista, clínico geral, médico do trabalho, geriatra, ginecologista, neurologista, neuropediatra, pediatra, médico plantonista, psiquiatra, ultrassonografista e urologista. Os contratados terão que cumprir jornadas que variam de 20 a 40 horas semanais. O prazo do concurso será de dois anos e poderá ser renovado por igual período.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.objetivas.com.br até o dia 6 de maio. Os candidatos terão que responder a questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Legislação e Conhecimentos Específicos. A taxa de inscrição é de R$ 150,00. A prova objetiva do concurso será no dia 14 de junho. Será exigida ainda prova de títulos para os aprovados na primeira etapa. Acesse aqui a página do concurso.

Maior nome do basquete brasileiro, a lenda mundial Oscar faleceu hoje (17) || Reprodução/Instagram
Tempo de leitura: 2 minutos

Um dos maiores nomes da história do basquete mundial, Oscar Schmidt faleceu nesta sexta-feira (17), em Santana de Parnaíba (SP). O atleta enfrentou um tumor cerebral por cerca de 15 anos.

– Reconhecido por sua trajetória brilhante dentro das quadras e por sua personalidade marcante fora delas, Oscar deixa um legado que transcende o esporte e inspira gerações de atletas e admiradores no Brasil e no mundo – disse a assessoria do jogador, em nota.

Segundo a assessoria, a despedida se dará de forma reservada, restrita aos familiares, em respeito ao desejo da família por um momento íntimo de recolhimento.

De acordo com a Prefeitura de Santana de Parnaíba (SP), onde o ex-jogador morreu, Oscar passou mal em sua residência e foi encaminhado ao Hospital e Maternidade Municipal Santa Ana (HMSA) pelo Serviço de Resgate, “já em parada cardiorrespiratória (PCR), chegando à unidade sem vida”.

TRAJETÓRIA DO ÍDOLO

Oscar Daniel Bezerra Schmidt nasceu no dia 16 de fevereiro de 1958, na cidade de Natal, no Rio Grande do Norte.

Começou a se interessar por basquete aos 13 anos, após se mudar para Brasília, por influência de seu técnico Zezão, que o incentivou a procurar o Clube Vizinhança, que era treinado pelo técnico Laurindo Miura.

Em 1974, aos 16 anos, Oscar mudou-se para São Paulo, para iniciar a carreira no infanto-juvenil do Palmeiras. Foi convocado para a seleção juvenil de basquete em 1977 e eleito melhor pivô do sul-americano juvenil.

Na seleção principal de basquete do Brasil, foi campeão sul-americano e ganhou medalha de bronze.

Em 1979, ganhou um dos títulos mais importantes de sua carreira: a Copa William Jones, o mundial interclubes de basquete. No ano seguinte, disputou sua primeira Olimpíada, em Moscou.

Disputou outras quatro olimpíadas: Los Angeles (1984), Seul (1988), Barcelona (1992) e Atlanta (1996), sempre se destacando como cestinha da competição.

Oscar jogou 11 temporadas na Itália, 8 pelo Juvecaserta e 3 pelo Pavia

Em 1995, Oscar decidiu retornar para o Brasil, passando a jogar no Corinthians, onde ganhou, em 1996, o oitavo título brasileiro de sua carreira.

​​No Brasil, Oscar ainda jogou pelo Banco Bandeirantes, entre 1997 e 1998, Mackenzie, entre 1998 e 1999 e Flamengo, entre 1999 e 2003.

No rubro-negro, alcançou uma das marcas mais expressivas de sua carreira: maior cestinha da história do basquete, com 49,737 pontos. Até então, esse posto pertencia a Kareem Abdul-Jabbar, com 46.725 pontos.

Em 1991, Oscar foi nomeado um dos 50 Maiores Jogadores de Basquete pela Fédération Internationale de Basketball (Fiba). Também integrou o Hall da Fama da NBA,

Em 2003, Oscar se aposentou das quadras.

VIVENDO INTENSAMENTE

Em 2022, à época com 64 anos, Oscar recebeu a equipe do Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, em sua casa em São Paulo. Em meio a uma sala lotada de medalhas e troféus, ele relembrou a carreira e falou sobre a atuação como palestrante, atividade que assumiu após se aposentar das quadras.

“Eu não acho que eu tenho 64 anos. Eu vivo minha vida intensamente, mas por outro lado, calmamente”, declarou.

“Eu adoro fazer palestra que eu vejo os olhos das pessoas olhando assim para mim, batendo palma. E eu estou contando a minha história para eles. Isso repõe, em parte, tudo aquilo que eu perdi parando de jogar”.

Personalidades baianas serão homenageadas em cerimônia na Universidade
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove, no dia 28 de abril, às 9h, reunião especial do Conselho Universitário (Consu) em comemoração aos 52 anos do campus Professor Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus. Aberta ao públicou, a solenidade será no auditório do Centro de Arte e Cultura.

O evento terá a concessão de títulos de Doutor Honoris Causa e Professor Honoris Causa, principais distinções acadêmicas da instituição. O destaque é a homenagem inédita a duas lideranças indígenas: a cacique tupinambá Maria Valdelice Amaral de Jesus (Jamapoty) e a anciã  Maura Rosa Vieira Titiah, do povo Pataxó Hã Hã Hãe.

Também receberá o título de Doutor Honoris Causa o médico Silvio Porto de Oliveira, com atuação destacada na neurocirurgia, no ensino e na pesquisa. Já o título de Professor Honoris Causa será concedido a José Bites de Carvalho, Evandro Nascimento Silva e Luiz Otávio de Magalhães, ex-reitores de universidades estaduais baianas.

A Universidade ressalta que as homenagens reconhecem trajetórias que contribuíram para a educação pública, a ciência e a valorização dos saberes tradicionais, reforçando o compromisso institucional com a diversidade e o desenvolvimento social.

Medida não afeta serviços considerados essenciais || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) decretou ponto facultativo nos órgãos da Administração Pública Municipal de Itabuna na próxima segunda-feira (20), véspera do feriado de Tiradentes. A suspensão do expediente não se aplica aos serviços considerados essenciais.

Permanecem em funcionamento a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães.

Também seguem operando, em regime de plantão, as casas de acolhimento, o Conselho Tutelar e os serviços voltados à população em situação de vulnerabilidade, além da Guarda Civil Municipal e da Defesa Civil.

O decreto ainda garante a continuidade das atividades de fiscalização e controle, como as desempenhadas por auditores fiscais, agentes de trânsito e equipes da Vigilância Sanitária.

Ministério da Justiça e Segurança Pública formalizou prorrogação nesta sexta-feira (17)
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prorrogou por mais 90 dias o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) na Bahia. A medida foi publicada nesta sexta-feira (17), no Diário Oficial da União.

A atuação ocorre nas terras indígenas dos povos Pataxó e Pataxó Hã Hã Hãe, no extremo-sul do estado, com foco na preservação da ordem pública e na segurança de pessoas e do patrimônio. O novo prazo vai de 22 de abril a 20 de julho de 2026.

De acordo com a portaria, o apoio logístico ficará sob responsabilidade da Funai, enquanto o contingente será definido pela Diretoria da Força Nacional, vinculada à Secretaria Nacional de Segurança Pública. A operação será desenvolvida em articulação com os órgãos de segurança da Bahia e sob coordenação da Polícia Federal.

Famílias interessadas podem se inscrever online entre 27 de abril e 27 de maio
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus abriu edital de chamamento público para cadastro de famílias interessadas em participar do Programa Família Acolhedora. A iniciativa busca ampliar o número de lares aptos a receber, de forma temporária, crianças e adolescentes afastados da família de origem por medida protetiva.

O acolhimento familiar é priorizado em relação ao acolhimento institucional e atende pessoas de até 18 anos, podendo chegar a 21 em casos excepcionais. As famílias selecionadas passam por capacitação e acompanhamento técnico durante todo o período de acolhimento.

Para participar, é necessário ter mais de 21 anos, residir em Ilhéus, possuir disponibilidade de tempo e obter parecer psicossocial favorável. O processo inclui análise documental, avaliação técnica, formação obrigatória e inclusão em banco de dados do município.

As inscrições serão feitas de forma online entre 27 de abril e 27 de maio, por meio do formulário eletrônico disponível neste link.
As famílias habilitadas poderão receber bolsa-auxílio equivalente a um salário mínimo durante o período de acolhimento, sem vínculo empregatício com o município.