Pré-candidato à Alba, Magno quer piso salarial baiano acima do nacional || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O advogado Magno Lavigne afirma que a Bahia tem condições de seguir o exemplo de outros grandes estados do País e estabelecer, em seu território, um salário mínimo acima do piso nacional, que hoje está em R$ 1.621.

“Em São Paulo, o salário é R$ 1.809. Por que a Bahia não pode ter R$ 1.800? Nós chamamos vários economistas, pessoas da universidade, vários técnicos, pegamos o PIB da Bahia, reviramos e chegamos à conclusão de que é possível pagar o salário mínimo baiano de R$ 1.800”, disse o pré-candidato a deputado estadual pela Rede, na sexta-feira (24), em entrevista ao Café IPolítica Podcast.

Com trajetória na luta sindical, Magno disse que, se for mesmo candidato à Assembleia Legislativa e, eventualmente, ocupar uma das cadeiras da Casa, levar a discussão do salário mínimo ao Executivo estadual será o primeiro ato no cargo. Caso a proposta seja debatida e aprovada, o valor do salário baiano seria fixado em um percentual acima do piso nacional, com renovação equivalente a cada ano, acrescentou.

FIM DA ESCALA 6X1

Um dos fundadores da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Magno Lavigne comandou a Secretaria de Qualificação, Emprego e Renda, do Ministério do Trabalho e Emprego, ao longo dos três primeiros anos do atual governo do presidente Lula (PT). Para ele, o chefe do Executivo acertou em aderir à pauta da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, no regime de cinco dias de trabalho por dois de descanso.

“A discussão sobre o fim da escala 6×1 é um acúmulo histórico do movimento sindical brasileiro, de que eu faço parte, sou um dirigente sindical. Também é muito importante a luta feita pela turma do Vida Além do Trabalho, VAT, que conseguiu comunicar [a reivindicação] além da bolha da esquerda”, relembrou.

O debate, avalia, está maduro para aprovação dos parlamentares brasileiros. “O presidente Lula comprou a tese e está correto, e acho que nós temos acúmulo no Congresso Nacional para aprovar essa legislação”. Assista à entrevista na íntegra.

Chamada pública abriu inscrições nesta segunda-feira (27) || Foto ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou o Aviso de Chamada Pública nº 01/2026 para aquisição de gêneros alimentícios da agricultura familiar destinados à merenda da rede municipal de ensino. A medida atende ao Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O credenciamento dos interessados está aberto e poderá ser feito até 18 de maio, sempre das 9h às 14h, no Setor de Licitações da Secretaria de Gestão e Inovação. O atendimento será na Avenida Aziz Maron, 1067, 2º andar, no bairro Jardim Vitória.

A sessão pública para abertura das propostas está marcada para o dia 19 de maio, às 9h. Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail itabunalicita@gmail.com. O edital também está disponível no portal oficial de licitações da Prefeitura.

Criado para fortalecer a segurança alimentar e estimular a economia local, o PNAE determina que, no mínimo, 30% dos recursos repassados pelo governo federal para a merenda sejam usados na compra de produtos da agricultura familiar. A regra prioriza pequenos produtores, assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas.

Manifestantes cobram recuperação de estradas vicinais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Moradores de comunidades do litoral sul de Ilhéus bloquearam a BA-001 nesta segunda-feira (27), na altura de Águas de Olivença. Os manifestantes cobram intervenções da Prefeitura de Ilhéus para a recuperação de estradas vicinais.

“Como escoar produção, frequentar escola e prestar socorro com estradas em calamidade?”, questiona faixa estendida pelos autores do protesto.

A interdição começou por volta das 7h e se estendia até as 10h44min, pelo menos. Apenas veículos de serviço de emergência, como ambulâncias, estão autorizados a passar. Pessoas que estão a caminho de unidades de saúde também são autorizadas a seguir, desde que apresentem documento comprovando essa situação.

O PIMENTA solicitou posicionamento da Superintendência de Comunicação de Ilhéus sobre a reivindicação dos manifestantes e aguarda retorno.

Carne foi apreendida em ação conjunta da Polícia Militar e Adab
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mais de 900 quilos de carne de abate clandestino foram apreendidos em Camacã, no sul da Bahia, neste domingo (26). De acordo com a Polícia Militar, o motorista do caminhão que levava os alimentos foi preso na ação, pois portava uma arma de fogo.

Segundo o coordenador regional da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, Renato Sena, o motorista do caminhão foi parado pela polícia para inspeções de rotina. Durante a abordagem encontraram carnes sem qualquer armazenamento adequado e transportada em carroceria aberta, além de não possuir selo de inspeção.

Os alimentos tinham como origem um abatedouro fechado na cidade de Pau Brasil e iriam abastecer feira de Camacã.

O motorista foi preso, porque não tinha porte de arma. A carga foi levada para um abatedouro registrado com o Serviço de Inspeção Estadual (SIE), em Ilhéus, para incineração. Com informações do G1-BA.

Gestão municipal faz 12ª convocação de certame de 2025 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou a 12ª convocação de candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado nº 01/2025. A chamada consta no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (27) e contempla profissionais para atuação temporária na rede pública, sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

Nesta etapa, foram convocados candidatos classificados para a função de psicólogo, com atuação na Secretaria Municipal de Saúde. A convocação segue a ordem de classificação final homologada no certame, conforme a lista a seguir.

Kathigiane Barbosa Brito Faustino – 10º lugar
Amanda Fer Sousa Alcantara – 11º lugar
Mariana Carvalho Rabêlo de Souza – 12º lugar
Marcos Antonio dos Santos Viana – 13º lugar
Kelly Santos de Campos – 14º lugar

Os convocados devem comparecer ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura no prazo máximo de 10 dias úteis, contados a partir da publicação. O atendimento ocorre das 8h às 12h, no Jequitibá Trade Center, na Avenida Aziz Maron. É obrigatória a apresentação de toda a documentação exigida no edital (confira aqui).

De acordo com a portaria, o não comparecimento dentro do prazo ou a entrega incompleta dos documentos será considerado desistência, com perda do direito à contratação. Após essa etapa, os candidatos ainda passarão por avaliação médica antes da assinatura do contrato.

Baianos faturam R$ 128 mil na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma dezena separou dois baianos de um prêmio superior a R$ 100 milhões da Mega-Sena sorteada, na noite de sábado (25), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. Uma das apostas que “bateram na trave” para o prêmio principal foi registrada em Caravelas, no extremo-sul do estado. A outra foi feita em Salvador. Cada acertador dos cinco números embolsará R$ 64.627,76.

Em todo o país, foram registradas 65 apostas com acerto na quina na Mega-Sena. As dezenas sorteadas ontem foram: 22,23, 36, 40, 52 e 60. Na quadra, houve 5.255 acertadores em todo país, dentre eles moradores de Buerarema, Firmino Alves, Ilhéus, Itabuna, Itaju do Colônia e Una, no sul da Bahia. Cada acertador receberá R$ 1.317,67.

Como não houve acertador do prêmio principal, a Mega-Sena sorteará R$ 115 milhões na terça-feira (28). O jogo simples, com a marcação de seis dezenas, custa R$ 6,00. A aposta pode ser feita em qualquer casa lotérica do país e nos canais online da Caixa.

Projeto prevê a BA-649 (foto) e a BR-415 usadas com mão única || Imagem Zé Drone
Tempo de leitura: 3 minutos

Do PIMENTA

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA) manteve o projeto inicial do sistema viário que será formado pela BA-649 com a BR-415. Quando a nova rodovia for liberada, terá fluxo em mão única para Ilhéus. Já a BR-415 passará a ser usada somente sentido Itabuna.

“A passagem de veículos será em mão única nas duas rodovias a fim de absorver com segurança a passagem de veículo entre os municípios, que são o maior bi-polo populacional do interior do estado”, afirmou a Pasta ao PIMENTA, acrescentando que as duas rodovias serão integradas por quatro pontes e um viaduto (relembre a localização de cada um deles).

Para o advogado e proprietário rural Jader de Oliveira Tavares, a gestão estadual erra ao manter o projeto dessa forma. Segundo ele, a mudança na BR-415 trará dificuldades para quem vive nos bairros e comunidades ao longo da rodovia ou frequenta instituições como IFBA, UFSB e Uesc, por causa das distâncias percorridas entre os pontos de retorno. A distância entre uma ponte e outra é de aproximadamente quatro quilômetros.

Ao PIMENTA, ele citou o exemplo de quem reside no Parque Universitário, no Salobrinho, e estuda na Universidade Estadual de Santa Cruz. Quando o novo sistema viário estiver em uso, para chegar à Uesc em veículo motorizado, essa pessoa precisará seguir sentido Itabuna até a ponte 2, próximo ao restaurante Cabana do Vil, atravessar para a BA-649 e percorrer até a ponte 3, na altura do IFBA, retornando pela BR-415 até o campus Soane Nazaré de Andrade.

O percurso entre o Parque e a Uesc, segundo o advogado, aumentará de 800 metros para quase 10 quilômetros. “Sou testemunha das dificuldades das pessoas que moram, trabalham e frequentam as instituições de ensino irão ter nos deslocamentos diários. Os custos do dia a dia do transporte individual ou coletivo irão aumentar”, disse Jader, que é dono da Fazenda Aliança, localizada às margens da BR-415.

Também argumenta que as intervenções feitas pelo Governo Federal na BR-415, que ganhou trechos com faixas duplas, devem ser consideradas pela Seinfra-BA.

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

Na avaliação de Jader Tavares, falta informação à maioria das pessoas que serão impactadas pela mudança no fluxo da BR-415. Ele conta que, no ano passado, fez levantamento informal na frente do Parque Universitário, abordando pessoas que chegavam e saíam do condomínio. “Ninguém sabia das implicações do projeto”, relata, alegando que a Seinfra-BA não promoveu audiências públicas sobre as alterações projetadas.

A Secretaria afirma que houve e há discussão com a sociedade:

– Sobre a questão de audiências públicas, os encontros foram realizados preliminarmente nas cidades de Itabuna e Ilhéus, em locais como a Universidade Estadual de Santa Cruz UESC), quando houve a época de discussão do projeto pelo Governo Federal, que desistiu de aplicar recursos em 2021.

“Atualmente, também existe a comissão de acompanhamento da obra com a presença de representantes das prefeituras de Ilhéus e de Itabuna e da sociedade civil”, acrescentou a Pasta.

ÓRGÃOS FEDERAIS

Jader apresentou seus questionamentos à Seinfra-BA, por meio de ofício, e também solicitou posicionamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes sobre eventuais mudanças no tráfego na BR-415. De acordo com a resposta do DNIT à consulta dele, não há estudo no órgão federal para que a BR-415 passe a ser usada em mão única.

O advogado também protocolou notícia de fato no Ministério Público Federal, questionando eventuais mudanças no tráfego na BR-415. Como o próprio DNIT informou que não há projeto para essa mudança, a denúncia foi arquiva pelo MPF, informa Jader.

“ERRO DE MOBILIDADE”

Para a professora da Universidade Federal do Sul da Bahia, Peolla Paula Stein, a insistência do estado no sistema de mão única nas duas rodovias é equivocada. “É um erro de mobilidade muito grande. Já conversei com outros técnicos, e eles concordam em relação a isso, porque você tem grandes instituições que são polos geradores de viagens ao longo da BR-415. São milhares de viagens todos os dias”, disse a educadora em entrevista ao IPolítica. Mestre em Engenharia de Transportes pela USP, ela defende que as duas rodovias tenham mão dupla.

CRONOGRAMA

As obras do novo Sistema Viário da BA-649 estão em fase final, com previsão de entrega neste semestre. “Em relação à 1ª etapa da obra, a implantação dos 18 km no trecho entre Ilhéus e Itabuna já está 92% concluída. A construção das pontes 01 e 04 e do viaduto encontra-se em andamento e com 98%, 99% e 95% de execução, respectivamente. Sobre as pontes 02 e 03, correspondente a 2ª etapa da obra, ambas estão com 70% de execução”, detalhou a Seinfra-BA.

A Pasta também atualizou o andamento de outras intervenções. Os serviços de duplicação de 2,3 quilômetros do acesso a Itabuna, na BA-963, que fica na margem esquerda do Rio Cachoeira, já estão com 91% de execução. A implantação do trecho de 5,1 quilômetros do entroncamento da BA-693 até o acesso a Itabuna, na margem direita do Rio Cachoeira, tem 95% do trabalho executado.

Jovem teria sido sequestrado, morto e teve motocicleta roubada ||Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Começa na segunda-feira (27), a partir das 8h, no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, o julgamento de sete policiais militares denunciados pelo Ministério Público da Bahia pelo homicídio de Geovane Mascarenhas de Santana. Os policiais também são acusados atearam fogo no corpo da vítima para ocultar o cadáver.

Os PMs Cláudio Bonfim Borges, Jesimiel da Silva Resende, Daniel Pereira de Sousa Santos, Alan Morais Galiza dos Santos, Alex Santos Caetano, Roberto dos Santos Oliveira e Jailson Gomes Oliveira serão julgados por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe e com uso de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Os policiais também serão julgados por roubo qualificado pelas circunstâncias e, a exceção de Jailson Gomes Oliveira, por ocultação de cadáver. De acordo com denúncia do MP-BA, o crime ocorreu no dia 2 de agosto de 2014. Naquele dia, Geovane Mascarenhas de Santana pilotava sua motocicleta, quando foi abordado por uma guarnição da Polícia Militar da Bahia.

Segundo o Ministério Público da Bahia, os policiais conduziram Geovane Mascarenhas na viatura, juntamente com sua motocicleta, até a Rua Luiz Maria, de onde teria seguido para o local em que o assassinaram. Ainda, conforme denúncia do MP-BA, os PMs atearam fogo no corpo para ocultar o cadáver e o abandonaram no Parque São Bartolomeu, subtraindo a motocicleta e o aparelho celular da vítima.

Os policiais militares “sequestraram e mataram quem por eles foi eleito para morrer”, afirma a denúncia do MP-BA, registrando que os denunciados agiram de forma a impossibilitar qualquer defesa por parte da vítima, que foi surpreendida, sem nenhuma justificativa legal, presa e mantida sob a guarda dos PMs, quando então foi morta.

Conta de luz ficará mais cara em maio
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica anunciou, nesta sexta-feira (24), que será amarela a bandeira tarifária no mês de maio. Com isso, os consumidores de energia elétrica terão custo adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos. De acordo com a Aneel, a medida ocorre devido à redução de chuvas, o que leva a uma geração hidrelétrica menor e ao acionamento de usinas termelétricas, com custo mais elevado.

De janeiro a abril deste ano, a bandeira tarifária permaneceu verde, refletindo as condições favoráveis de geração, conforme informou a Agência Nacional. Adotado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias é uma ferramenta essencial de transparência, permitindo que os consumidores acompanhem, mês a mês, as condições de geração de energia no País.

Infrator usava perfil falso para se passar pelo secretário Marcelo Werner, segundo a Polícia Civil || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil apreendeu um adolescente nesta sexta-feira (24), em Barro Preto, durante operação que investiga o uso de um perfil falso em rede social com o nome e a imagem do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner.

As equipes cumpriram três mandados de busca e apreensão, sendo dois em Barro Preto e um em Itabuna, por determinação da 1ª Vara das Garantias da Comarca de Salvador. A investigação começou em dezembro de 2025.

Segundo a Polícia, o adolescente usava a falsa identidade para ofender pessoas e enviar mensagens imorais em grupos de discussão política. Ele também mantinha outros perfis falsos, incluindo um com o nome do prefeito de Barro Preto, Juraci da Saúde (Avante).

Os agentes apreenderam o celular do investigado, que passará por perícia no Departamento de Polícia Técnica (DPT). O caso será encaminhado à Delegacia Especializada do Adolescente Infrator, e o jovem responderá por atos infracionais análogos aos crimes de difamação qualificada em rede social e falsa identidade.

Encontro será na segunda-feira (27), às 18h, no Hotel Aldeia da Praia || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus recebe, na próxima segunda-feira (27), às 18h, mais uma etapa do programa Finep pelo Brasil, voltado à promoção da inovação e ao fortalecimento do ecossistema científico e empresarial. O encontro será no Hotel Aldeia da Praia e deve reunir empresas, cooperativas, startups e instituições de ciência e tecnologia.

Organizado pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em parceria com Sebrae, Cepedi e Sinec, o evento vai apresentar editais de apoio à inovação. Ao todo, o programa prevê mais de R$ 3,3 bilhões em recursos não reembolsáveis, além de linhas de crédito e financiamento para projetos e instituições.

A programação inclui atendimento direto da Financiadora de Inovação e Pesquisa (Finep) e de agentes financeiros, com orientação técnica para quem busca acessar os recursos. A ação faz parte de uma agenda nacional iniciada em fevereiro de 2026, que percorre cerca de 100 cidades.

Executado em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o programa busca ampliar o acesso ao financiamento, reduzir desigualdades regionais e incentivar projetos ligados à sustentabilidade e à reindustrialização.

Os irmãos João Vitor e Vinícius foram mortos a tiros em Banco Central || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminosos armados invadiram uma casa e mataram dois irmãos a tiros, na madrugada desta sexta-feira (24), no assentamento Demétrio Rocha, na Fazenda Lajedão, em Banco Central, distrito de Ilhéus.

De acordo com a repórter Silmara Sousa, da Interativa FM 93.7, as vítimas foram identificadas como João Vitor Oliveira dos Santos, de 19 anos, e Vinicius Oliveira dos Santos, de 22. Segundo familiares, três homens encapuzados entraram no imóvel e atiraram várias vezes contra os jovens. Um deles foi decapitado.

Após o crime, os suspeitos fugiram. A Polícia Civil investiga o caso.

Evento musical está marcado para 16 de maio, no Centro de Cultura Adonias Filho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O sul da Bahia ganha um novo espaço para a música e a cultura com o Festival Pérola Negra, marcado para o dia 16 de maio, a partir das 14h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. A proposta é valorizar a diversidade cultural e dar visibilidade a artistas da região, com forte influência afro-brasileira.

O evento surge como resposta às dificuldades enfrentadas por músicos do interior, que muitas vezes não encontram espaço para divulgar seus trabalhos. A iniciativa aposta em estrutura profissional e incentivo à cena regional, fortalecendo a produção cultural do sul do estado.

A programação reúne seis bandas: Quizila e Javali Blues, de Ilhéus; Big Roots e Jamaica Roots, com integrantes de Itacaré e Itabuna; além de Ize Duque e Bilão e Os Burundanga. A abertura ficará por conta da DJ Nahraujo. O festival também contará com exposição de produtos culturais, em parceria com o Cesol e o Oca, além de intérprete de Libras.

A entrada será solidária, com a doação de um quilo de alimento não perecível para a Fundação Dr. Baldoíno Lopes de Azevêdo. A expectativa é de público de até mil pessoas. O evento terá esquema de segurança, com detector de metais e bombeiros civis, e seguirá até as 22h.

Prefeito Valderico Junior recebeu ACM Neto e outros aliados em festa religiosa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto(UB), participou nesta quinta-feira (23) das celebrações em homenagem a São Jorge, padroeiro de Ilhéus. Ele acompanhou a programação ao lado do prefeito Valderico Junior (UB). A festa religiosa também marcou os 470 anos de fundação da Paróquia de São Jorge.

Durante a procissão, Neto destacou o significado da celebração para o município. “A gente fica feliz de ver as pessoas na rua nessa expressão tão própria da cidade, que é a sua fé, a sua religiosidade. Sempre é uma emoção para mim estar aqui, mas também é a renovação de um compromisso de trabalho com Ilhéus e com toda a região”, afirmou.

Ao comentar o cenário político, o pré-candidato criticou a gestão estadual. “O tema principal é a vida das pessoas. Segurança pública, saúde, o drama da regulação, educação, falta de emprego e promessas não realizadas”, disparou.

Também cobrou a conclusão de obras estruturantes no sul da Bahia. “A Fiol parada, o Porto Sul que não saiu do papel. São obras prometidas durante 20 anos e que até agora não foram entregues”, disse.

“Vamos apresentar um plano de governo, enfrentando os principais desafios e sobretudo sinalizando para o futuro, essa expectativa que os baianos têm de mudança. Eu acho que hoje o sentimento dominante é esse de mudança”, concluiu.

A depender da faixa de renda, limite vai de R$ 275 mil a R$ 600 mil para compra de imóvel
Tempo de leitura: < 1 minuto
As atualizações do Minha Casa Minha Vida trazem novas oportunidades para quem deseja conquistar a casa própria. Com aumento das faixas de renda, melhores condições de financiamento e redução de juros, o programa se torna mais acessível para famílias de baixa e média renda.

As mudanças também impactam positivamente o setor da construção civil, estimulando novos investimentos e ampliando a oferta de imóveis dentro dos critérios do programa.

O limite de financiamento agora sobe para até R$ 600 mil, a depender da faixa de renda.

Nesse cenário, a VCA Construtora se destaca por oferecer empreendimentos que já atendem às novas regras, com opções que unem qualidade, localização e condições facilitadas.

A empresa também se coloca como fonte para esclarecer dúvidas sobre financiamento e orientar quem deseja aproveitar o momento.

A expectativa é de aumento na procura por imóveis nos próximos meses, reforçando o papel do programa como motor do mercado habitacional.