Representantes de Ceplac e Biofábrica discutem inclusão de novos materiais genéticos em portifólio || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Biofábrica da Bahia e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) avançam nas discussões para ampliar o acordo de cooperação técnica entre as instituições. A agenda foi tratada pelo diretor-geral da Biofábrica, Thiago Guedes, e pela coordenadora de pesquisa da Ceplac, Monaliza Sales, e o diretor-geral da Biofábrica, Valdemir José.

Como parte desse alinhamento, o chefe do Serviço Regional de Bioeconomia e Tecnologia de Processamento do Cacau da Ceplac (Sebit), Ronaldo Cosme dos Santos Júnior, fez visita técnica às instalações da Biofábrica, na última quinta-feira (30), acompanhado do superintendente da Bahiater, Lanns Almeida, representante do Governo do Estado da Bahia. O objetivo foi avaliar a inclusão de novos materiais genéticos no portfólio para multiplicação de mudas clonais.

– Essa aproximação técnica ainda maior com a Ceplac é estratégica para fortalecer a cadeia do cacau no Sul da Bahia. Levar genética superior ao campo significa mais renda para o produtor e mais competitividade para o chocolate brasileiro – destacou o diretor-geral da Biofábrica, Valdemir José.

ESTRATÉGICO

A presença do Governo do Estado, por meio da Bahiater, reforça o caráter estratégico da ação para a agricultura familiar e a bioeconomia regional. Durante a visita, Ronaldo Cosme dos Santos Júnior e Lanns Almeida caminharam pela estrutura, laboratórios e casas de vegetação da instituição. Os próximos passos incluem a definição dos clones prioritários e o cronograma de introdução do novo material genético na rotina de produção de mudas.

Luiz Carlos Couto deixa exemplo de amor por Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itabuna perdeu um de seus grandes cidadãos. Nascido em Itaperuna (RJ) há mais de 81 anos, Luiz Carlos Bastos do Couto, adotou Itabuna como sua cidade do coração há mais de 60 anos e aqui construiu uma linda família. Teve participação ativa na vida da cidade e contribuiu para a evolução do município por meio de sua trajetória profissional e atuação filantrópica.

Couto faleceu aos 81 anos. Era aposentado, ex-funcionário do Banco do Brasil, membro do Lions Clube, do Rotary Clube de Itabuna e da Loja Maçônica Areópago Itabunense. Também era torcedor apaixonado do Fluminense, paixão que carregava com orgulho.

Ele deixa a esposa, Norma Couto, os filhos Márcio, Mauro e Raquel Couto, além dos netos Pedro e Rafael.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O corpo de Luiz Carlos Couto está sendo velado, desde as 7h da manhã de hoje, na Funerária FAS SAF Itabuna, localizada na Avenida Juca Leão, nº 272, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, no Centro.

O sepultamento está marcado para as 15h30min, no Cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Familiares e amigos lamentam profundamente sua partida e prestam solidariedade a todos os entes queridos neste momento de dor.

Time ilheense fez 3 a 1 na Seleção de Itabuna, neste domingo (3), no Estádio Mário Pessoa || Foto Wilian Uallace/Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus largou na frente nas quartas de final da Copa Cacau CDS Litoral Sul ao vencer Itabuna por 3 a 1, neste domingo (3), no Estádio Mário Pessoa. Com o resultado, a equipe abre vantagem no confronto e pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta para garantir vaga na semifinal.

O clássico regional colocou frente a frente duas seleções tradicionais, mas Ilhéus aproveitou o mando de campo e construiu o placar com mais eficiência. A partida de volta será no próximo domingo (10), às 15h, em Itabuna.

Nos outros jogos das quartas de final, não houve vencedores. Itacaré empatou em 1 a 1 com Itajuípe, Barro Preto ficou no 2 a 2 com Itapé, e Itapitanga empatou em 1 a 1 com Uruçuca. As partidas de volta também estão marcadas para o dia 10, às 15h.

Crianças estavam sozinhas em imóvel em Serrinha; mãe é acusada de abandono de incapaz || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Três irmãos morreram carbonizados neste domingo (3) após um incêndio atingir uma casa no bairro Ginásio, em Serrinha, no interior da Bahia. As vítimas foram identificadas como Jeremias de Jesus Borges, de 6 anos; Samuel Nascimento de Almeida, de 4; e Ismael Nascimento de Jesus Borges, de 11 meses. Elas estavam dentro do imóvel quando o fogo começou.

Uma quarta criança, de 7 anos, também estava na residência. Segundo a Polícia Militar, ela tentou salvar os irmãos, mas não conseguiu e saiu gritando por socorro. A menina sofreu ferimentos leves e foi levada para uma unidade de saúde.

De acordo com a Polícia Civil, o incêndio começou após uma das crianças atear fogo em um colchão. As vítimas brincavam com um isqueiro dentro de casa. A mãe, de 27 anos, estava fora desde a noite anterior e, ao retornar, foi presa em flagrante por abandono de incapaz. Não há informações sobre o paradeiro do pai das crianças.

A Prefeitura de Serrinha lamentou as mortes e decretou luto oficial de três dias. A Polícia Civil segue com a investigação para esclarecer todas as circunstâncias do incêndio.

Brasil lança ofensiva pelo fim da escala 6x1 || Foto Tomaz Silva/Agência Brasil
Tempo de leitura: 3 minutos

O governo federal lançou neste domingo (3) uma campanha nacional pelo fim da escala de trabalho 6×1 sem redução de salário. O objetivo da proposta é “garantir mais tempo para a vida além do trabalho, tempo com a família, para o lazer, para a cultura e para o descanso”.

Pelo menos 37 milhões de trabalhadores podem ser beneficiados com a redução.

“Para fins de comparação, a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil/mês beneficiou cerca de 10 milhões de pessoas. A garantia do descanso ainda tem potencial impacto positivo sobre a economia, estando alinhada com uma visão moderna de desenvolvimento, que combina produtividade, bem-estar e inclusão social “, esclareceu a Secretaria de Comunicação Social (Secom).

A proposta do governo estabelece um novo limite de jornada em 40 horas semanais e mantém as oito horas diárias de trabalho (inclusive para trabalhadores em escalas especiais). Com isso, os trabalhadores terão assegurados dois dias de repouso semanal de 24 horas consecutivas, preferencialmente aos sábados e domingos.

O modelo de cinco dias de trabalho para dois dias de descanso poderá ser definido em negociação coletiva, respeitando as peculiaridades de cada atividade.

CAMPANHA

Com o slogan “Mais tempo para viver. Sem perder salário. Porque tempo não é um benefício. É um direito.”, a campanha pelo fim da escala 6×1 será veiculada em canais de mídia digital, televisão, rádio, jornais, cinema e na imprensa internacional.

“A proposta é conscientizar empregados e empregadores que reduzir a escala é defender o convívio do trabalhador com sua família, é defender a família brasileira, é valorizar o trabalho, mas, também, a vida além do trabalho” apontou a Secom.

O governo defende que a mudança dialoga com transformações recentes na economia, como o avanço tecnológico e os ganhos de produtividade. “Jornadas mais equilibradas tendem a reduzir afastamentos, melhorar o desempenho e diminuir a rotatividade”, diz a Secom.

No dia 14 de abril, o governo federal encaminhou ao Congresso um projeto de lei alterando a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). A proposta, que tramita com urgência constitucional, reduz o limite da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais, garante dois dias de descanso remunerado e proíbe qualquer redução salarial.

Na prática, o texto coloca fim à escala 6×1.A iniciativa tramita em conjunto com outras propostas no Congresso Nacional, que criou uma comissão especial para analisar uma proposta de Emenda à Constituição sobre o tema.

O colegiado foi instalado na quarta-feira (29). A comissão vai analisar a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 221/19 que trata do mesmo tema. O colegiado tem como presidente o deputado Alencar Santana (PT-SP). A relatoria caberá ao deputado Leo Prates (Republicanos-BA).

COMISSÃO

Composta por 38 membros titulares e de igual número de suplentes, a comissão terá o prazo de até 40 sessões para proferir seu parecer. A partir de amanhã, tem início o prazo para a apresentação das emendas, que é de 10 sessões.

Santana afirmou que o tempo para a análise da proposta é apertado e que o colegiado deverá realizar, inicialmente duas reuniões semanais, às terças e quartas-feiras para debater a matéria.

O colegiado analisará duas propostas de redução na jornada de trabalho. A primeira, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) reduz a jornada de trabalho de 44 horas para 36 horas semanais. A transição se daria ao longo de dez anos.

A outra proposta apensada (PEC 8/25), da deputada Erika Hilton (Psol-SP), prevê uma escala de quatro dias de trabalho por semana, com limite de 36 horas no período.

Na prática, as PECs acabam com a escala de seis dias de trabalho por um de descanso (6×1). Se aprovados na comissão especial irão depois para votação no plenário. Com informações d´Agência Brasil.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A Sexta-Feira do Trabalhador foi marcada por volume firme de chuva em quase todo o sul da Bahia. Itabuna registrou cerca de 40 milímetros de precipitação em intervalo de 24h, segundo a Defesa Civil local. Foi o suficiente para provocar alagamentos.

Combinado com ventania, o temporal provocou alguns incidentes. Na Praça Octávio Mangabeira (Praça Camacã), no Centro, galhos de árvore de grande porte caíram sobre estrutura de ponto de ônibus, na noite de sexta-feira (1º). No sábado, equipe da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Siurb) fez a remoção da vegetação.

Banda do sul da Bahia mistura ritmos para emplacar hit junino || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A banda Trio da Huanna entrou na disputa pelos hits do São João 2026 com o lançamento de Solinho da Sanfona, música que chega às plataformas digitais e ao YouTube com clipe em clima de arraiá. A aposta da banda mistura forró tradicional com arrocha e mira diretamente o público apaixonado pelos festejos juninos.

A estratégia não foge da fórmula que costuma dominar essa época do ano: refrão fácil, coreografia pensada para viralizar e identidade visual típica das festas nordestinas. O grupo, formado pelos irmãos Luizinho, Lúcio e Netto, tenta repetir um padrão já consolidado no mercado, em que músicas lançadas semanas antes do São João ganham força com desafios e circulação em paredões.

No material de divulgação, a banda destaca a energia dançante e a conexão com clássicos do forró como diferencial. Na prática, a proposta reforça uma tendência recente: a mistura de ritmos tradicionais com batidas mais comerciais, voltadas ao consumo rápido e à viralização digital.

“Solinho da Sanfona promete ser o sucesso do São João 2026”, afirma o tecladista e produtor musical Lúcio. Assista ao videoclipe.

Projeto Aquático receberá inscrições de 4 a 15 de maio || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna abriu novas matrículas para o Projeto Aquático, com aulas de natação e hidroginástica na Vila Olímpica Professor Everaldo Cardoso Silva, no bairro São Caetano. As inscrições serão feitas entre os dias 4 a 15 de maio, das 8h às 17h, no próprio local.

O projeto oferece aulas de natação para pessoas a partir de 8 anos e de hidroginástica para o público acima de 16 anos. A proposta é ampliar o acesso à prática esportiva e incentivar atividades voltadas à saúde e ao bem-estar.

Para garantir a vaga, os interessados devem apresentar a documentação exigida, incluindo relatório médico e foto 3×4. A orientação é que os candidatos procurem o atendimento dentro do período estabelecido.

A iniciativa integra as ações da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e busca fortalecer políticas públicas voltadas à qualidade de vida da população.

Obra foi iniciada em 2022 e paralisada no ano seguinte || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus abriu licitação para contratar empresa responsável pela conclusão da obra da segunda etapa do fechamento do Canal do Malhado. O aviso prevê a contratação por meio de concorrência pública, com critério de menor preço global.

A sessão de abertura das propostas está marcada para o dia 18 de maio, às 14h30min. A obra integra o convênio nº 398/2022, firmado com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), e trata da execução do trecho remanescente do projeto.

A segunda fase da cobertura do canal do Malhado começou em agosto de 2022, com previsão de término em setembro de 2023, a um custo de R$ 11,4 milhões, recursos provenientes de convênio entre o Governo da Bahia e a Prefeitura, que licitou a obra.

A AMF Engenharia e Serviços Ltda venceu a licitação da Prefeitura e iniciou a obra, mas não a concluiu até o fim do contrato, em dezembro de 2024, ainda na gestão do ex-prefeito Mário Alexandre, Marão (Avante). A empresa executou 35% dos serviços (relembre).

Leandro é conduzido por policial em Teixeira de Freitas || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi preso na quarta-feira (29), em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia, suspeito de estuprar uma mulher em Itamaraju, cidade da mesma região. O crime foi registrado no domingo (26).

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito foi identificado como Leandro de Paula Américo, de 42 anos. As investigações apontam que a vítima foi abordada, ameaçada e levada para uma área isolada, onde sofreu violência sexual.

A identificação ocorreu após análise de imagens de câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas. O homem foi encaminhado para a sede da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Teixeira de Freitas, onde permanece à disposição da Justiça.

Ainda segundo a polícia, o suspeito possui ao menos quatro registros por crimes semelhantes. Em um dos casos, ele ficou preso por mais de três anos em Minas Gerais por abuso contra uma menor. Durante interrogatório, ele confessou o crime. O material genético foi coletado pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e será analisado.

Marcos sofreu descarga elétrica quando fazia serviço em casa || Foto Eunanews
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem morreu nesta quarta-feira (29) após sofrer uma descarga elétrica enquanto fazia um serviço na rede de energia da própria casa, em Canavieiras, no sul da Bahia. O acidente ocorreu em um imóvel na Rua da Manguezal, na região da Praia da Costa.

A vítima foi identificada como José Marcos Almeida Santos, conhecido como Marcos Capeta. Segundo relatos de moradores, ele fazia uma manutenção quando recebeu o choque e caiu desacordado.

Vizinhos e familiares tentaram prestar socorro e acionaram equipes de emergência, mas o homem não resistiu. A morte foi confirmada ainda no local. Conhecido na região, José Marcos atuava no setor de bebidas em eventos e festas. Com Eunanews.

Celebração será no Centro de Convenções, a partir das 14h
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi) promove, nesta sexta-feira (1º), uma programação especial em comemoração ao Dia do Trabalhador. O evento começa às 14h, no Centro de Convenções de Ilhéus, com entrada gratuita.

A atividade reúne shows musicais e mobilização da categoria em torno de pautas trabalhistas, com destaque para a defesa do fim da escala 6×1. A direção do sindicato afirma que a proposta é celebrar conquistas históricas e reforçar a luta por melhores condições de trabalho.

Entre as atrações confirmadas estão Amparo Junior, Ricardo Lopes, Naian Dimes, Batuke Bom, SambaDila e Flor do Caribe. A organização informou que os cupons para participação serão distribuídos a partir das 14h30min.

O evento é organizado pelo Sinsepi e pela Força Sindical Bahia, com apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Governo do Estado. A entrada de coolers, garrafas e copos de metal será proibida.

Docentes criticam interrupção de negociações por parte do Governo do Estado || Foto Adusc
Tempo de leitura: < 1 minuto

Após nove meses sem reuniões com o Governo da Bahia, professores das universidades estaduais decidiram intensificar a mobilização e avançaram para um indicativo de paralisação em maio. A proposta foi definida pelo Fórum das Associações Docentes (FAD), que reúne representantes das quatro instituições estaduais, durante encontro na segunda-feira (27), em Ilhéus.

A paralisação está prevista para o dia 20 de maio, mas ainda depende de aprovação em assembleias da categoria nas próximas semanas. Antes disso, o movimento planeja atos nos principais campi. A decisão também pode ser revista caso o governo reabra a mesa de negociação, interrompida desde julho de 2025.

Segundo o FAD, a medida marca uma escalada na pressão por respostas às reivindicações dos docentes. Nos últimos dias, a entidade lançou a campanha “9 meses de vazio e silêncio”, com peças instaladas em espaços públicos, para chamar atenção à ausência de diálogo. A coordenadora do Fórum, Karina Sales, afirmou que a paralisação reflete o esgotamento das tentativas de negociação e cobra posicionamento do governo sobre direitos e condições de trabalho da categoria.

PAUTA

A pauta apresentada pelos professores foi protocolada em dezembro do ano passado e reúne demandas antigas, como pagamento de adicionais de insalubridade e periculosidade, regularização de anuênio e revisão de pontos da previdência estadual. O documento também inclui críticas ao atendimento do Planserv e defende a fixação de um orçamento mínimo de 7% da receita líquida de impostos para as universidades estaduais.

Durante a reunião em Ilhéus, representantes do FAD também discutiram a situação das instituições com o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e coordenador do Fórum de Reitores, Alessandro Fernandes. A intenção é ampliar o debate sobre financiamento, valorização docente e manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Gerado por IA
Tempo de leitura: 2 minutos

Apesar de o FC Barcelona ter sido posteriormente eliminada da UEFA Champions League pelo Atlético Madrid, a partida contra o Newcastle United em 18 de março de 2026 continua sendo um dos momentos mais marcantes daquela temporada.

GOLEADA HISTÓRICA E IMPACTO NO MOMENTO DA EQUIPE – Após um empate tenso de 1 a 1 na Inglaterra, poucos esperavam um resultado tão expressivo no jogo de volta. O primeiro tempo foi caótico, com cinco gols e duas viradas do Newcastle, liderado por Anthony Elanga. Ainda assim, um pênalti convertido por Lamine Yamal nos acréscimos do primeiro tempo mudou completamente o rumo da partida.

No segundo tempo, o Barcelona dominou totalmente o jogo. Fermín López marcou logo após o intervalo, enquanto Robert Lewandowski anotou dois gols em sequência rápida. Raphinha fechou o placar aos 72 minutos, após erro defensivo do time inglês. O 7 a 2 igualou uma das maiores vitórias do clube em fases eliminatórias da Champions League.

UM GRANDE MOMENTO, MAS DENTRO DE UMA CAMPANHA INCOMPLETA Apesar da atuação dominante, a campanha do Barcelona na competição terminou mais tarde com a eliminação para o Atlético de Madrid nas fases finais, com uma visão completa das análises e cotações disponíveis em sites de apostas. Ainda assim, o desempenho contra o Newcastle permaneceu como um dos pontos altos da temporada europeia do clube.

Jogue com responsabilidade. Apostar pode causar dependência. Apenas para maiores de 18 anos.

RECORDES INDIVIDUAIS NA PARTIDA – A goleada também trouxe marcos importantes. Lamine Yamal se tornou o jogador mais jovem a alcançar 10 gols na história da Champions League, superando marcas anteriores de Kylian Mbappé.

Robert Lewandowski, aos 37 anos, tornou-se um dos jogadores mais velhos a marcar múltiplos gols em uma partida eliminatória da competição, além de ampliar seu recorde de adversários diferentes já marcados na Champions.

Raphinha terminou o jogo com dois gols e duas assistências, consolidando sua importância no elenco durante a temporada europeia. Esses números, disponíveis no site oficial da UEFA Champions League, reforçam a dimensão do que aconteceu naquela noite em Barcelona.

A NOVA GERAÇÃO QUE IMPULSIONA O BARCELONA – Yamal, que completará 19 anos apenas em julho de 2027, já possui mais gols na Champions do que Messi e Cristiano Ronaldo tinham na mesma idade. A diferença é expressiva: nove gols a mais que Messi e dez a mais que Ronaldo. Acompanhar essa evolução tem sido tema central na cobertura da Champions League nesta temporada. Raphinha, aos 29 anos, funciona como elo entre as gerações, sendo capitão do time e somando números que o colocam ao lado de nomes como Neymar e Haaland em participações diretas em gols.

HANSI FLICK E O MOMENTO DO CLUBE – A declaração de Hansi Flick na véspera do jogo trouxe estabilidade ao projeto catalão. “A ideia de ir para outro lugar ou algo do tipo não passa pela minha cabeça. Estou aqui, este será meu último clube”, afirmou o técnico. O presidente Joan Laporta, reeleito no fim de semana anterior à partida, já sinalizou a intenção de renovar o contrato do alemão até 2028.

DESTAQUE DA TEMPORADA DO BARCELONA CONTRA O NEWCASTLE – Mesmo sem a continuidade na UEFA Champions League, a goleada sobre o Newcastle permaneceu como um dos jogos mais simbólicos da temporada. A atuação reforçou o potencial do elenco e marcou um dos momentos mais memoráveis da passagem recente do Barcelona pelo cenário europeu.

Letícia realiza o sonho de amamentar após seis gestações || Foto Maurício Maron/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Maurício Maron

Por seis gestações, Letícia Lima voltou para casa com os braços cheios de amor, mas com um vazio no peito: o sonho de amamentar não havia sido possível. Sem estímulo ou orientação, ela acreditava que esse gesto sublime não era para ela. Mas o destino, aliado ao cuidado especializado, reservou um capítulo diferente para a chegada do pequeno Samuel, no último dia 24, no Hospital Materno-Infantil de Ilhéus, unidade do Governo da Bahia administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).

Entre o medo de reviver as frustrações do passado e a rotina fria das bombas de extração, Letícia encontrou algo diferente: braços abertos. A equipe multidisciplinar do HMIJS não olhou apenas para o prontuário, mas para a história de Letícia. Com apoio, técnica e, acima de tudo, paciência, o improvável aconteceu: o contato pele a pele, o calor do corpo e, finalmente, Samuel ao seio. Uma cena que ela garante jamais esquecer.

BOSQUE DE ALEITAMENTO

Letícia é um dos exemplos vitoriosos do projeto Bosque de Aleitamento, que passou a funcionar na unidade nos últimos dias. Trata-se de uma intervenção ambiental não farmacológica e de baixo custo, com a criação de um espaço acolhedor, dedicado ao cuidado, à vida e ao fortalecimento do vínculo entre mãe, bebê e o ato da amamentação.

Por meio de orientações qualificadas, acolhimento e incentivo às mães e famílias, o bosque pretende fortalecer uma rede de solidariedade que salva vidas, especialmente de recém-nascidos prematuros e de baixo peso. A equipe do hospital passou por capacitação técnica e realizou visitas a outros espaços semelhantes em Salvador.

RECUPERAÇÃO MAIS RÁPIDA

Com a iniciativa, as idealizadoras e enfermeiras Bárbara Kruschewsky e Viviane Barreto esperam reduzir quadros de ansiedade materna, aumentar a capacidade de ejeção láctea, elevar a satisfação das mães e estimular a adesão a práticas culturalmente inclusivas. Pesquisas indicam que o tempo de recuperação pós-parto tende a ser reduzido nesse contexto. Letícia, por exemplo, recebeu alta ontem (28).

“Eu já estava preparada para chegar em casa e passar pelo mesmo processo dos outros filhos, comprar uma bombinha e alimentar Samuel. Mas a equipe me disse: ‘você pode, você consegue’”, lembra Letícia. “É uma conexão inexplicável. Tudo é recompensado e se resume a este momento. É lindo”, completa, emocionada.

ACOLHIMENTO E HUMANIZAÇÃO

A diretora-geral do Materno-Infantil, enfermeira Renata Lordêlo, destaca que, para a equipe do hospital, cuidar de gente vai muito além do protocolo clínico. “É saber acolher, ouvir os silêncios e transformar histórias por meio da humanização”, afirma.

O Projeto Bosque de Aleitamento apresenta um modelo “impactante e inovador” pelas características que reúne. As duas enfermeiras foram convidadas a apresentar relatos de experiência durante o “1º Congresso Internacional Mame Bem”, evento que tem como propósito “mudar o mundo pela amamentação”. O congresso será realizado no Porto, em Portugal, de 8 a 10 de outubro.

REFERÊNCIA

O Hospital Materno-Infantil é a única maternidade 100% SUS da região. Possui porta aberta, leitos de UTI neonatal, unidade semi-intensiva e método canguru, além de uma ala pediátrica com 23 leitos clínicos e 10 leitos de UTI pediátrica, todos regulados.