Governador Jerônimo Rodrigues entrega serviço oncológico em Teixeira de Freitas || Foto Feijão Almeida/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) entregou, nesta terça-feira (7), a Unidade Anexa do Serviço de Radioterapia do Hospital Estadual Costa das Baleias, em Teixeira de Freitas, no extremo-sul da Bahia. Com investimento de R$ 13,1 milhões, em parceria com o Governo Federal, a nova estrutura amplia a assistência oncológica e permite a execução de todas as etapas do tratamento na própria região, sem necessidade de deslocamento do paciente.

“A população do extremo-sul passa a contar, a partir desta quarta-feira, com o tratamento oncológico por radioterapia. Isso garante mais comodidade e evita que pacientes precisem ficar de 15 a 20 dias fora de casa”, afirmou Jerônimo.

Para muitas famílias, a nova unidade representa mais qualidade de vida e melhores condições durante o tratamento. O jornalista Neuzivaldo Santos, morador de Itabatã, distrito de Mucuri, acompanha o tratamento do pai, diagnosticado com câncer de bexiga há quase quatro anos e já em quimioterapia no Hospital. Até então, a radioterapia seria feita em Vitória, no Espírito Santo.

“Agora, com o serviço em Teixeira de Freitas, o tratamento fica muito mais próximo. Estamos a cerca de 60 quilômetros, o que evita uma viagem longa e desgastante para outro estado”, relatou o acompanhante.

O acelerador linear instalado no Hospital  amplia a capacidade de atendimento com tecnologia de alta precisão. Segundo a superintendente do Ministério da Saúde na Bahia, Joanna Paroli, cerca de 70% dos pacientes oncológicos necessitam de radioterapia em alguma fase do tratamento. “A tecnologia de ponta oferece um tratamento menos agressivo, com precisão elevada, menos efeitos colaterais, evitando as queimaduras na pele causadas pela radiação, além do atendimento humanizado na unidade”, explicou.

INTERIORIZAÇÃO DA SAÚDE

Desde sua abertura, em 2024, o Hospital Estadual Costa das Baleias tem ampliado a assistência à saúde no extremo-sul baiano, que abrange 21 municípios e cerca de 900 mil habitantes. Em 2025, a unidade já fez 370 mil exames e mais de 10 mil cirurgias, informa a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

Para a titular da Pasta, Roberta Santana, a implantação da radioterapia fortalece o cuidado integral ao paciente. “O objetivo é garantir que o tratamento, do diagnóstico às etapas finais, seja realizado próximo da família”, afirmou.

Nos últimos três anos, conforme a gestão estadual, a Bahia investiu R$ 38 bilhões em saúde, com a entrega de 12 hospitais e a implantação de mais de 5.500 leitos, entre unidades próprias e parcerias com redes privada, filantrópica e municipal. No mesmo período, 26 policlínicas regionais entraram em funcionamento, somando 9,6 milhões de atendimentos. Também foram entregues 1.571 veículos para fortalecimento da rede, incluindo 1.089 ambulâncias.

Na área de oncologia, a oferta de radioterapia tem sido ampliada. O estado passou de 12 para 25 aceleradores lineares, entre novos equipamentos e parcerias com a rede privada. A expansão contribui para a descentralização do atendimento, alcançando municípios como Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas, Barreiras, Irecê e Alagoinhas.

Hugo Motta anuncia acordo para analisar proposta de redução de jornada de trabalho || Foto divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta terça-feira (7) que o governo não vai mais encaminhar um projeto de lei com urgência para tratar do fim da escala de trabalho 6X1. Segundo ele, o debate ocorrerá por meio de uma proposta de Emenda à Constituição (PEC) que, atualmente, está em análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

“O governo não mais enviará, segundo o líder do governo [deputado José Guimarães], o projeto de lei com urgência, pactuando assim o entendimento já feito e determinado por essa presidência de que nos iremos analisar a matéria por Projeto de Emenda à Constituição”, disse Motta após reunião de líderes na residência oficial.

Atualmente, a Constituição estabelece que a carga de trabalho será de até oito horas diárias e até 44 horas semanais. A CCJ analisa os textos das PECs apresentadas pela deputada Érika Hilton (PSOL-SP) e pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). A expectativa é que o colegiado análise a admissibilidade da matéria na próxima semana.

O primeiro acaba com a escala 6×1, de seis dias de trabalho e um de descanso e limita a duração do trabalho normal a 36 horas semanais. O texto ainda faculta a compensação de horas e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho. Pela proposta, a nova jornada entra em vigor 360 dias após a data da sua publicação.

O segundo projeto também reduz a jornada de trabalho para 36 horas semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, nos mesmos termos da proposta anterior. A matéria, entretanto, prevê que a nova jornada entre em vigor 10 anos após a data de sua publicação.

URGÊNCIA
O governo avaliava enviar um projeto de lei com urgência para o Congresso Nacional, caso as discussões que tratam sobre a jornada de trabalho considerados como prioritários não caminhassem com a “velocidade desejada”. A urgência impõe que tanto a Câmara dos Deputados quanto o Senado tenham 45 dias para deliberar o tema, sob pena de trancamento da pauta.

Motta disse que após a aprovação na CCJ, encaminhará a criação de uma comissão especial para debater e deliberar sobre a matéria. Segundo o presidente da Câmara, a intenção é que o texto seja votado nessa comissão especial ainda em maio para posteriormente ser levado para ao plenário.

“Imediatamente [após a aprovação na CCJ] criaremos a Comissão Especial para trabalharmos a votação em plenário até o final do mês de maio, dando a oportunidade de que todos os setores possam se manifestar acerca dessa proposta que é importante para a classe trabalhadora do país, pois nós estamos tratando da redução da jornada de trabalho sem prejuízo salarial”, afirmou.

Leia Mais

Estudantes desenvolvem chocolates para diabéticos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pensando numa forma segura e saudável de permitir o consumo de chocolate por pessoas com diabetes, os estudantes Adígena Brandão, Elias Dantas e Lívia Bispo, do Centro Territorial de Educação Profissional Médio Rio das Contas, no município de Ipiaú, no sul da Bahia, desenvolveram o ChocoMed, que une ingredientes com baixo valor glicêmico.

A proposta, orientada pelo professor Lucas Santos, surge a partir da integração entre conhecimentos da ciência de alimentos, biotecnologia e saúde, buscando desenvolver um produto alimentício que alie sabor, valor nutricional e benefícios funcionais à saúde humana.

O produto, explica o professor, se baseia na utilização de chocolate com alto teor de cacau, cerca de 70%, associado a ingredientes naturais com propriedades bioativas, como o melão-de-São-Caetano (Momordica charantia) e sementes de abóbora (curcubita).

“Esses componentes apresentam compostos bioativos que, segundo estudos científicos, podem contribuir para a regulação metabólica e auxiliar no controle dos níveis de glicose no sangue, além de fornecer nutrientes importantes ao organismo”, afirma.

De acordo com os estudantes Adígena Brandão, Elias Dantas e Lívia Bispo, o projeto valoriza uma cultura agrícola tradicional e economicamente significativa na Bahia, que é a cacaueira. “Parte dos ingredientes utilizados, como o cacau, é abundante na região do Médio Rio das Contas, o que fortalece a proposta de valorização territorial. Além disso, foram explorados ingredientes alternativos com potencial funcional, ampliando o valor nutricional do produto”, dizem.

Desenvolvida no âmbito do Programa Ciência na Escola, da Secretaria da Educação, a pesquisa conta com parceria da Escola de Pesquisadores da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), fortalecendo o vínculo entre universidade e escola na formação de jovens cientistas.

Advogada Poliane Gomes é suspensa pela OAB-BA || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A advogada Poliane França Gomes, conhecida como “Rainha do Sul”, teve o registro suspenso pela Ordem dos Advogados do Brasil na Bahia (OAB-BA). Apontada pelas investigações como integrante de uma facção criminosa e um dos nomes mais influentes do tráfico no Nordeste, ela está presa desde novembro de 2025, em Salvador, junto com outros 13 suspeitos alvos de uma operação policial.

De acordo com a Polícia Civil, o inquérito foi concluído em janeiro deste ano, com pedido de manutenção das prisões ao Ministério Público da Bahia, que ofereceu denúncia à Justiça. Em nota, a seccional baiana da OAB informou que o Tribunal de Ética e Disciplina não pode comentar processos sob sigilo até o trânsito em julgado.

As investigações apontam que Poliane mantinha relacionamento com Leandro de Conceição Santos Fonseca, conhecido como “Shantaram”, apontado como chefe da facção e preso desde 2013 no presídio de segurança máxima de Serrinha. Segundo a polícia, ela atuava como elo entre lideranças internas e externas, sendo responsável por transmitir ordens, reorganizar territórios e articular cobranças do grupo criminoso.

Durante o cumprimento dos mandados, os policiais apreenderam R$ 190 mil em espécie, uma máquina de contar dinheiro e joias avaliadas em cerca de R$ 1 milhão, incluindo colares com inscrições ligadas à facção.

Ao todo, a operação cumpriu 14 mandados de prisão e 25 de busca em estados como Bahia, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, além de bloquear aproximadamente R$ 100 milhões em contas e impedir o uso de bens como veículos, uma moto aquática, um haras e uma usina de energia solar.

Evento prestará homenagem à memória e à obra de Luiz Gonzaga || Foto Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania abriu inscrições para o concurso que vai escolher a música-tema do Ita Pedro 2026. Podem participar compositores cadastrados na Plataforma Cadculti. Para se inscrever, é ncessário preencher formulário disponível no site de editais da Ficc. O prazo começou nesta segunda-feira (6) e segue até 22 de abril.

De acordo com a Prefeitura de Itabuna, o concurso tem como objetivo valorizar os compositores locais e fortalecer a cultura nordestina, incentivando a criação de uma obra inédita que represente, em versos e melodia, toda a alegria e identidade dos festejos juninos.

Neste ano, o Ita Pedro presta uma homenagem especial a Luiz Gonzaga (1912-1989), ícone da música popular brasileira e símbolo maior do forró. Sua trajetória, marcada pela sanfona e pelos ritmos como baião, xote e xaxado, inspira o tema do festival.

CRITÉRIOS DE ESCOLHA

A escolha da música-tema será feita por uma comissão avaliadora, que atribui notas de 0 a 100 com base em quatro critérios: originalidade, qualidade da letra, musicalidade e adequação ao tema do Ita Pedro 2026. A originalidade e a letra têm maior peso, com até 30 pontos cada, enquanto musicalidade e relação com a cultura junina somam até 20 pontos cada.

Vence a composição que alcançar a maior pontuação total, desde que atinja pelo menos 50 pontos. Em caso de empate, a decisão segue a ordem de prioridade: originalidade, letra, musicalidade e, por último, adequação ao tema. ACESSE O EDITAL.

Veículo é retirado de rodovia após tombar na região de Ubaitaba || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) a liberação completa do tráfego na BR-101, que havia sido interditada parcialmente, na manhã desta terça-feira (7), após um caminhão-tanque tombar na região de Ubaitaba, no sul da Bahia.

O acidente ocorreu por volta das 8h45min, causando a interdição parcial da rodovia. Após a remoção do veículo, a pista foi liberada às 11h. Não houve registro de feridos.

Buracolândia: moradores da região do Alto Brasileiro cobram respostas da Prefeitura || Fotomontagem
Tempo de leitura: 2 minutos

A Rua Alto Brasileiro, acesso à Mangabinha e ao Zildolândia, em Itabuna, sofre com a buraqueira constante, apesar de ser ligação e desafogo para quem, por exemplo, quer evitar o centro ao se deslocar para regiões como a do São Caetano, J.S. Pinheiro e Centro Comercial em horários de pico. A rua faz ligação do trecho que vai do antigo escritório local da Ceplac à nova praça da Emasa.

Moradores dizem que o descaso é antigo. “O que antes eram pequenos defeitos no asfalto se transformaram em crateras, dificultando o tráfego de carros e motos”, narra um morador e vítima do abandono.

O descaso gera prejuízos devido a necessidade de consertos e até compromete o acesso a serviços essenciais. “Em dias de chuva, a rua fica tomada por lama e o trânsito fica lento e perigoso”.

DESVALORIZAÇÃO IMOBILIÁRIA

Além das perdas financeiras com manutenção de veículos, há ainda a desvalorização dos imóveis da região, apesar do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) alto. “A estrutura não acompanha o custo [alto]”, aponta morador da Travessa Rosenaide Guimarães, uma das transversais da Alto Brasileiro.

– Casas bem estruturadas e localizadas em uma área valorizada acabam sendo prejudicadas pelas más-condições das vias, o que afeta diretamente o mercado imobiliário local.

O descaso na Alto Brasileiro também reflete nas transversais e paralelas, como as ruas São Marcelo e Carlos Eduardo Guimarães, vias que possuem imóveis de alto padrão, mas as condições das vias os tornam “áreas rurais, devido à quantidade de buracos e lama”.

“SOLUÇÕES URGENTES”

Os moradores cobram do prefeito Augusto Castro, que já foi morador da região, não apenas visitas, mas soluções urgentes. Segundo um morador, solicitação de providências foi entregue à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), porém não houve retorno até o momento.

Vítimas do descaso, os moradores da região que abrange os bairros Mangabinha e Zildolândia cobram uma operação tapa-buracos emergencial, recapeamento completo das vias e planejamento de manutenção contínua. A Prefeitura, opinam, precisa agir com mais rapidez e eficiência.

OUTRO LADO 

A Prefeitura de Itabuna respondeu, por meio de nota, com a promessa não de tapa-buracos, mas de recapeamento das vias citadas, principalmente Alto Brasileiro e Rosenaide Guimarães, na Mangabinha. A recuperação, segundo o município, já está prevista no Programa Acelera Itabuna (PAI), que entra em execução agora em abril e beneficiará “cerca de 350 ruas onde o asfalto está danificado”.

O governo municipal explica que, a exemplo da Alto Brasileiro, “há vias na cidade onde não é recomendada a execução da Operação Tapa-Buracos diante de graves problemas no concreto asfáltico velho ou quebrado por infiltração ou umidade do solo ou outras intercorrências”.

Rede municipal de ensino avançou 19 pontos percentuais no Indicador Criança Alfabetizada || Foto Inep/MEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A alfabetização de crianças na idade acerta avançou 19 pontos percentuais na rede municipal de ensino de Ilhéus, saindo de 26% em 2024 para 45% no ano seguinte, conforme o Indicador Criança Alfabetizada, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), vinculado ao Ministério da Educação.

O Indicador é formado a partir de um teste para alunos do segundo ano do Ensino Fundamental, em que o estudante responde a 16 itens de múltipla escolha e três de resposta construída, sendo uma produção textual. A prova avalia se a criança é capaz de ler palavras, frases e textos curtos, além de localizar informações explícitas e inferir sentidos em textos que mesclam linguagem verbal e não verbal.

Apesar do resultado positivo na comparação com 2024, o município não conseguiu atingir a meta de 2025, que era de 47% das crianças de 7 anos da rede municipal com desempenho satisfatório no Indicador.

Para 2026, a meta de Ilhéus é de 54%. “Para alcançar o objetivo, o município mantém o acompanhamento pedagógico e o suporte constante às escolas, assegurando o direito de cada criança aprender a ler e escrever na fase correspondente”, afirmou a Prefeitura, em nota.

Caminhão tombado na BR-101, em Ubaitaba || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um caminhão-tanque tombou na BR-101, nesta terça-feira (7), e provocou a interdição parcial da rodovia na altura do município de Ubaitaba, no sul da Bahia.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que enviou equipe ao local, o acidente aconteceu por volta das 8h15min. Até o as 10h20min, o veículo permanecia na pista. Até o momento, não há informações sobre feridos.

APÓS ACIDENTE COM CAMINHÃO, PRF LIBERA BR-101 NO SUL DA BAHIA

EMPREGOS HOJE - Motorista de ônibus está entre as vagas disponíveis hoje pelo SineBahia
Tempo de leitura: 7 minutos

Controlador de serviços de produção, controlador de frota, psicopedagogo, auxiliar de faturamento, técnico em Nutrição, estoquista, auxiliar contábil, auxiliar de pessoal, auxiliar de logística, auxiliar de linha de produção e pedreiro estão dentre as vagas de hoje.

Municípios das regiões sul, baixo-sul e sudoeste do Estado ofertam mais de 360 vagas de emprego, estágio e Jovem Aprendiz nesta terça-feira (7) por meio do SineBahia. Há 199 vagas em Jequié, 128 em Itabuna e 40 em Valença.

O cadastramento é feito somente nas unidades do SineBahia nestes municípios. Todas elas funcionam nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) e têm horários diferente de atendimento. A de Valença encerra às 14h, a de Itabuna vai até as 16h e a de Jequié estica até as 17h.

Para o cadastramento são exigidos CPF, carteiras de Trabalho e de Identidade e comprovantes de residência e de escolaridade. Se a vaga for exclusiva para pessoas com deficiência (PCD), também levar laudo médico.

ENDEREÇOS DO SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Valença atende na Antônio Carlos Magalhães, no Novo Horizonte. A unidade Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Aziz Maron (Beira-Rio), enquanto a unidade Jequié opera na Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru.

Abaixo, confira as vagas anunciadas para hoje (7).

Leia Mais

Governo anuncia pacote de medidas para tentar conter aumento de preços || Foto AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo Federal anunciou, nesta segunda-feira (6), um pacote de medidas na tentativa de conter o aumento nos preços dos combustíveis, causado pela guerra no Irã. As medidas atingem as cadeias de fornecimento de óleo diesel, gás liquefeito de petróleo (GLP) e o setor aéreo. Foram criadas duas novas subvenções ao óleo diesel. A primeira, de R$ 1,20 por litro, incide sobre o produto importado e conta com a participação dos estados.

A medida tem vigência prevista para os meses de abril e maio de 2026. O custo total está limitado a R$ 4 bilhões, sendo R$ 2 bilhões da União e R$ 2 bilhões dos estados. O impacto fiscal federal será compensado por aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre cigarros.

A segunda subvenção da nova MP beneficia o diesel produzido no Brasil. O valor de R$ 0,80 por litro será custeado integralmente com recursos federais. O pagamento será feito com recursos federais já previstos na Medida Provisória nº 1.340, que reservou R$ 10 bilhões para a medida.

A MP também cria um mecanismo para reduzir oscilações de preços e evitar aumentos bruscos ao consumidor, distribuindo ao longo do tempo os efeitos de variações externas. A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) poderá aplicar penalidades mais severas em casos de aumento abusivo de preços ou recusa de fornecimento em situações de conflito ou calamidade.

O texto também ajusta o imposto de exportação de diesel, com exclusão do produto destinado ao uso marítimo da alíquota prevista anteriormente, e amplia as condicionalidades para acesso à subvenção, com exigência de disponibilização de volumes ao mercado e comprovação de que os preços incorporam os descontos ao longo da cadeia.

GLP E AVIAÇÃO

A MP também traz subvenção para o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP). Neste caso, a subvenção será de R$ 850 por tonelada de produto importado, válida até 31 de maio, e limitada a R$ 330 milhões. O valor corresponde a cerca de R$ 11 por botijão de 13 quilos.

Para o setor aéreo, a MP cria duas linhas de financiamento para empresas que operam voos regulares: uma com recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), de até R$ 2,5 bilhões por mutuário, e outra de curto prazo, no valor de R$ 1 bilhão, com condições a serem definidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e garantia da União. Também está prevista a postergação das tarifas de navegação aérea de abril, maio e junho para dezembro.

Abertas as inscrições para cursos profissionalizantes || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza de Itabuna abriu, nesta segunda-feira (6), as inscrições para 20 cursos na Escola Profissionalizante Maria de Lourdes Monteiro. As inscrições prosseguem até as 15h do dia 10 deste mês. O candidato precisa ter, no mínimo, 16 anos, apresentar RG, CPF, comprovante de residência, NIS, e título de eleitor.

A Escola Profissionalizante fica na Rua São Vicente de Paulo, centro de Itabuna. Neste ano, a novidade é a formação em Técnico de Manutenção em Ar Condicionado, além de Trancista, Micropigmentação, Videomaker e Cuidador de Idosos. “Esses cursos foram pedidos pela própria comunidade, que muitas vezes ia se inscrever e dava a sugestão de áreas que abrem portas no mercado de trabalho”, afirmou Alessandro Santana, diretor da Escola.

São oferecidas, em média, 50 vagas por curso. As de Unha em gel, Podologia, Confeitaria, Técnico de Manutenção em Ar Condicionado e Trancista são as mais procuradas. Alguns cursos estão com um número maior de vagas. O curso de Barbeiro, por exemplo, passou de 70 para 140 vagas.

O chefe de escritório Moacir da Silva não perdeu a chance e já se inscreveu no curso de Manutenção de Ar Condicionado. “É um aprendizado a mais e a gente acaba aproveitando as oportunidades. Sem falar que é uma área que está crescendo”, contou.

A vendedora Andressa Moraes se inscreveu no curso de Depilação, pois acredita ser a área que está em alta. “Quando concluir, pretendo formar uma sociedade com umas amigas e abrir um espaço para atendimento. Essa escola é muito boa, principalmente para quem não tem condições de pagar o curso”, disse.

Ônibus atingiu pessoas em ponto de apoio rodoviário, nesta segunda (6), em Itambé || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ônibus envolvido no atropelamento que matou duas pessoas e deixou outras três feridas, nesta segunda-feira (6), em Itambé, no sudoeste baiano, não apresentou falha mecânica nem de freio, segundo afirmou a Rota Transportes, em nota.

“Registra-se que o veículo envolvido no acidente é novo, ano/modelo: 2025/Volvo Paradiso R, com todas as vistorias em dia, com todos os
certificados válidos, que atestam a regularidade para a operação de transporte de passageiros”, sustentou a empresa.

A perícia técnica, segundo a companhia, também não encontrou indícios de problemas mecânicos no ônibus. A Rota Transportes avalia a possibilidade de falha humana:

“De acordo com o levantamento realizado, por meio da análise dos vídeos de monitoramento e de oitiva das testemunhas, o ônibus já se encontrava parado no ponto de apoio quando o motorista retornou ao veículo para reposicioná-lo mais próximo à plataforma de embarque. Nesse momento, houve um acionamento indevido do acelerador, circunstância que está sendo considerada na apuração como determinante para a ocorrência do acidente”.

Duas mulheres atropeladas pelo veículo morreram no local do acidente, Janete Silva Oliveira, de 51 anos, e Daniele Jheniffer Ramos Santana, 20. Ficaram feridos Vitória Régia Brandão Matias e os irmãos Danilson Ramos Santana e Danildo Ramos Santana. A Rota Transportes afirmou que presta assistência integral às vítimas e seus familiares, além de colaborar com as autoridades responsáveis pela investigação.

Luana e Luan morreram atropelados na BA-120, em Ibirataia || Fotos Giro Ipiaú e PM
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou à Justiça Júlio de Almeida Sandes Neto pelo homicídio qualificado de dois irmãos em Ibirataia. A denúncia foi apresentada pela promotora de Justiça Caroline Vianna Longhi. O crime ocorreu no dia 7 de março, após o acusado ingerir bebida alcoólica. Luana Novaes Silva, de 13 anos, e Luan Gabriel França Silva, 5, morreram no local (relembre).

As investigações apontam que o homem dirigia em velocidade incompatível com a via. O caso aconteceu por volta das 21h, na rodovia BA-120, na saída de Ibirataia em direção ao distrito de Algodão. Segundo a denúncia, o carro invadiu a lateral da pista e atingiu as vítimas, que estavam de bicicleta no acostamento, acompanhadas de familiares.

O Ministério Público sustenta que o crime ocorreu com recurso que dificultou a defesa das vítimas. O impacto foi violento e causou a morte imediata dos irmãos. A promotoria enquadrou a conduta como homicídio qualificado.

Após o atropelamento, o acusado deixou o local sem prestar socorro. De acordo com as apurações, ele seguiu para um bar próximo e consumiu mais bebida alcoólica. A promotora também solicitou à Justiça a manutenção da prisão preventiva do denunciado.

Vítimas foram atropeladas por ônibus desgovernado, nesta segunda-feira (6) || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento de Polícia Técnica formalizou a identificação das duas mulheres que morreram atropeladas por um ônibus desgovernado, nesta segunda-feira (6), na rodoviária de Itambé, sudoeste da Bahia. Janete Silva Oliveira, de 51 anos, e Daniele Jheniffer Ramos Santana, 20, faleceram no local.

Janete e Daniele estavam no ponto de apoio atingido pelo veículo. O acidente ocorreu por volta das 6h38min, conforme registro de câmera de monitoramento (confira ao final do texto). O ônibus da empresa Rota Transportes fazia a linha Vitória da Conquista-Itabuna.

Além das vítimas que perderam a vida, dois homens ficaram gravemente feridos. Moradores de Itapetinga e irmãos, eles têm 42 e 49 anos e foram levados para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

A Rota Transportes emitiu nota sobre o acidente e manifestou condolências aos familiares e amigos das vítimas. “A empresa permanece com suas equipes mobilizadas, prestando assistência às vítimas e seus familiares, bem como acompanhando a situação de perto”, acrescentou.