Prazo começará a valer quando Bolsonaro deixar hospital || Foto Valter Campanato/ABr.
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu nesta terça-feira (24) prisão domiciliar ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Moraes atendeu ao pedido feito pela defesa do ex-presidente. Segundo os advogados, Bolsonaro não tem condições de voltar para a prisão devido ao agravamento de seus problemas de saúde.

A domiciliar passará a ser cumprida após Bolsonaro receber alta do Hospital DF Star, em Brasília, onde recupera de um quadro de pneumonia bacteriana desde o dia 13. Conforme a decisão de Moraes, a domiciliar terá prazo inicial de 90 dias. Após o prazo, a manutenção do benefício deverá ser reanalisado pelo ministro, que poderá solicitar nova perícia médica.

Moraes também determinou que Bolsonaro voltará a ser monitorado por tornozeleira eletrônica. Em novembro do ano passado, antes de ser condenado pela trama golpista, o ex-presidente foi preso após tentar violar o equipamento. Pela decisão de Moraes, agentes da Polícia Militar deverão fazer a segurança da casa de Bolsonaro para evitar fuga.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão na ação penal da trama golpista e cumpria pena no 19° Batalhão da Polícia Militar, no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. O local é conhecido como Papudinha.

Leia Mais

Nas duas cidades, vouchers serão entregues nas unidades do Cras || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

As prefeituras de Itabuna e Ilhéus iniciam, nesta semana, a distribuição de vouchers para a retirada dos kits da Semana Santa destinados a famílias em situação de vulnerabilidade social. A entrega dos tíquetes ocorre na quinta (26) e sexta-feira (27), com atendimento organizado por ordem alfabética. Em Itabuna, o horário será das 8h às 16h. Em Ilhéus, das 8h às 13h.

Em Itabuna, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) coordena a ação nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Na quinta, recebem beneficiários com nomes iniciados de A a L. Na sexta, de M a Z. Têm direito ao kit famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) ou referenciadas pelo Cras, com renda per capita de até R$ 218. Famílias unipessoais também entram na lista. O responsável deve apresentar documento com foto no momento da retirada do voucher.

A distribuição dos vouchers em Itabuna ocorre em cinco unidades. O Cras I funciona no bairro Jardim Grapiúna e atende moradores de áreas como Centro Comercial, Mangabinha, Pontalzinho, Castália, São Roque e Jardim Alamar, além de condomínios como Pedro Fontes I e II e Itabuna Parque. O Cras II fica em Nova Ferradas e abrange localidades como Ferradas, Nova Esperança, Itamaracá, Rua de Palha e condomínios São José, Gabriela e Jubiabá.

O Cras IV está localizado no bairro São Caetano e atende regiões como Banco Raso, Maria Pinheiro, Pedro Jerônimo, Sarinha, São Caetano e Zizo. Já o Cras V funciona na Quadra do Ciso, no bairro de Fátima, com cobertura para bairros como Califórnia, Fátima, João Soares, Nova Califórnia, Parque Boa Vista e São Judas Tadeu. O Cras CEU, no bairro Sinval Palmeira, atende comunidades como Urbis IV, Nova Itabuna, Jorge Amado, Lomanto Júnior, Parque Santa Clara e Morumbi. Cada unidade atende bairros específicos para organizar o fluxo de beneficiários.

Os kits em Itabuna serão entregues na terça-feira (31) em cinco pontos: Vila Olímpica, no São Caetano; Escola Municipal Lourival Oliveira Soares, em Ferradas; Quadra do Ciso, no bairro de Fátima; Centro de Cultura Adonias Filho, no Centro; e Escola Municipal Frederico Smith Lima, no bairro Urbis IV. Cada família receberá peixe, arroz, feijão, leite de coco, dendê, mistura para vatapá e chocolate.

ILHÉUS

A campanha Esperança na Mesa, em Ilhéus, prevê a distribuição de 20 mil quilos de peixe, além de kits com alimentos como arroz, feijão, leite de coco, azeite de dendê, farofa e chocolate. O público-alvo segue os mesmos critérios: famílias inscritas no CadÚnico ou acompanhadas pelo Cras, com renda de até R$ 218 por pessoa. É obrigatório apresentar documento com foto, CPF e, se possível, comprovante de cadastro.

A entrega dos vouchers ocorrerá nas unidades do Cras distribuídas pela cidade. O Cras Norte fica na Avenida Raimundo Sá Barreto, nº 539, no Jardim Savóia. O Cras Vilela funciona na Rua Nova Esperança, nº 200, no bairro Teotônio Vilela. O Cras Sul está localizado na Rodovia Ilhéus–Buerarema, Km 1, no bairro Nossa Senhora da Vitória.

Também participam o Cras Salobrinho, na Rua Principal, nº 47, no Salobrinho; o Cras Banco da Vitória, na Rua Duque de Caxias, nº 154; e o Cras Olivença, na Praça Cláudio Magalhães, nº 8. Nos distritos, a entrega será itinerante. A orientação é que cada família procure a unidade de referência da sua localidade dentro do prazo para garantir o acesso ao benefício.

Carro tem rodas submersas durante alagamento na Cinquentenário, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A chuva que caiu de forma intensa por cerca de 20 minutos, na manhã de hoje (24), provocou alagamentos em várias regiões de Itabuna. A região central foi a mais castigada (confira mais abaixo). Há registro de pontos alagados nas avenidas do Cinquentenário, Amélia Amado, Ilhéus e Inácio Tosta Filho.

A água chegou a invadir agência da Caixa Econômica Federal da Cinquentenário que fica próximo à Praça José Almeida Alcântara (Jardim do Ó). As Avenidas Aziz Maron e Mário Padre e Praça Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon, também foram tomadas pela água.

De acordo com a Prefeitura, com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), o volume da chuva na região central chegou a 31 milímetros, equivalente a 31 litros por metro quadrado. Já a área de Ferradas e Nova Ferradas registrou 6 milímetros, e o Jardim Vitória, 22 milímetros.

Na avaliação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), a zona urbana de Itabuna suportou bem o elevado volume de chuvas. “Os problemas de vazão da rede de drenagem de águas pluviais foram pontuais, mas o escoamento aconteceu menos der 15 minutos depois dos picos de chuva”, afirmou a gestão municipal, em nota.

A Prefeitura também informa que mobilizou equipes para a desobstrução de bocas de lobo e bueiros para onde foram carreados lixos como bitucas de cigarro, embalagem de caramelos e de cigarros e até mesmo óleo de cozinha queimado, a exemplo do entorno da Praça Pastor Hélio Lourenço, no Góes Calmon.

Crime foi cometido em frente a uma faculdade localizada na Avenida J.S. Pinheiro || Foto ilustrativa PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma tentativa de homicídio gerou correria e pânico, nesta segunda-feira (23), em frente à Faculdade Anhanguera, na Avenida José Soares Pinheiro, em Itabuna. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que um homem armado chegou ao local e atirou contra um vendedor ambulante que trabalha em frente à instituição de ensino.

Ainda de acordo com a Polícia, não houve registro de feridos. “Guias periciais foram expedidas, e diligências estão em andamento para localizar o responsável, bem como esclarecer a motivação do crime”, acrescentou a corporação.

O crime ocorreu por volta das 21h40min e provocou medo em quem tentava deixar a Faculdade após o final das aulas. Segundo relatos de testemunhas, na tentativa de sair rápido do local, vários estudantes correram para dentro da Faculdade, e uma mulher teria caído e machucado um dos braços.

Presidente do PT da Bahia, Tássio Brito defende fim da escala 6x1 || Foto Fernanda Souza
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente do PT na Bahia, Tássio Brito, defendeu a redução da jornada de trabalho e o fim da escala 6×1 sem redução salarial, tema em debate no Congresso Nacional. A matéria será analisada nesta terça-feira (24), a partir das 14h, pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados.

Segundo o dirigente, a proposta busca enfrentar jornadas consideradas exaustivas, com impacto direto na qualidade de vida dos trabalhadores, especialmente das mulheres. Ele afirmou que a medida pode melhorar a saúde mental e garantir mais dignidade sem prejuízo à produtividade.

“Já foi comprovado, no exemplo de outros países e de empresas privadas brasileiras que adotaram o modelo, que o impacto é positivo, pois pessoas descansadas, com tempo para viver e relações mais equilibradas com o trabalho cometem menos erros, se afastam menos por questões de saúde e são mais engajadas, criativas e eficientes”, declarou.

A discussão envolve duas propostas de emenda à Constituição. A PEC 8/25, apresentada pela deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), propõe escala de quatro dias de trabalho por três de descanso. Já a PEC 221/19, do deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG), prevê a redução gradual da jornada semanal de 40h para 36h.

De acordo com pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada no último dia 14, 71% dos brasileiros apoiam o fim da escala 6×1. No final de 2024, 64% eram a favor da redução da jornada, segundo pesquisa anterior.

Ilhéus firma pacto interinstitucional de enfrentamento à violência contra as mulheres || Foto Kauan Renault
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus formalizou, nesta segunda-feira (23), um acordo institucional para reforçar o enfrentamento à violência contra a mulher. A assinatura do Pacto Municipal Contra o Feminicídio ocorreu na Câmara de Vereadores e reuniu representantes de diferentes órgãos públicos e entidades.

O prefeito Valderico Junior (UB) afirmou que a adesão ao pacto vai além de uma medida formal. “Não é discurso, é compromisso com a vida”, declarou. Ele defendeu o fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção das mulheres e à construção de um ambiente mais seguro no município.

Durante o evento, a vice-prefeita Wanessa Gedeon, que também responde pela Secretaria de Políticas para Mulheres, afirmou que o município inicia uma nova etapa no enfrentamento à violência de gênero. Segundo ela, a efetividade das ações depende da articulação entre instituições e da mobilização contínua da rede de proteção.

A iniciativa estabelece uma atuação integrada entre Prefeitura, sistema de Justiça e forças de segurança. Participaram do ato integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e polícias Militar e Civil.

Homem foi assassinado a pauladas em Itabuna|| Fotomontagem OZITV
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi torturado até a morte, na tarde desta segunda-feira (23), na rua José Carlos, no bairro São Pedro, em Itabuna. Peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) constataram, ainda no local, que a vítima, identificada como Ronaldo da Silva Souza, de 41 anos, foi atacada a golpes de pau. Moradores contaram que o homem era morador do bairro Vila Anália, mas negaram ter presenciado o espancamento.

A Polícia Civil instaurou inquérito para investigar a motivação para o crime e não descarta nenhuma hipótese. Não foi informado se Ronaldo da Silva Souza tinha passagem pela polícia ou envolvimento com alguma facção criminosa. O corpo deve dele ser sepultado nesta terça-feira (24), no cemitério Campo Santo, em Itabuna.

Vacinação contra gripe começa no sábado (28) || Foto Leonardo Rattes/Sesab
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia se prepara para a vacinação contra a Influenza (Gripe). O Estado recebeu a primeira remessa de 1.336.000 doses do imunizante que começa ser aplicado no próximo sábado (28), início da Campanha Nacional de Vacinação 2026. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a Bahia receberá 6.022.574 doses ao longo da estratégia vacinal

A chegada das vacinas coincide com um cenário epidemiológico que reforça a urgência da imunização. Levantamento semanal, indica tendência de crescimento da demanda pediátrica no estado devido à Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

As solicitações de UTI pediátrica, que eram 55 na primeira semana de janeiro, chegaram a 141 entre 12 e 18 de março. No mesmo período, os pedidos de enfermaria pediátrica subiram de 44 para 102. O cenário acende um sinal importante para a necessidade de prevenção, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.

“A vacina contra a Influenza é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença e tem capacidade de reduzir agravamentos, internações e mortes, além de aliviar a pressão sobre os serviços de saúde”, alerta a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana. O imunizante faz parte do Calendário Nacional de Vacinação e é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os municípios com maior volume de doses nesta primeira remessa são Salvador (204.120), Feira de Santana (58.310), Vitória da Conquista (25.840), Porto Seguro (24.490) e Camaçari (18.520). A distribuição segue proporcionalmente ao público-alvo de cada localidade.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Devem ser levadas aos postos de vacinação crianças de 6 meses a menores de 6 anos. Também fazem parte do grupo prioritário pessoas com 60 anos ou mais, gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde e professores da educação básica e superior, povos indígenas, quilombolas e pessoas em situação de rua.

Além de pessoas com comorbidades ou deficiência permanente. Caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários e dos correios, profissionais das forças de segurança e das forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em medidas socioeducativas também fazem parte do público-alvo.

A meta nacional é vacinar pelo menos 90% dos grupos prioritários, que são crianças, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Os municípios devem concentrar esforços no primeiro mês de campanha, com ações extramuros, vacinação em escolas, unidades de saúde, instituições de longa permanência e locais de grande circulação.

Vilma Leahy faleceu nesta segunda-feira (23) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Tarde triste em Itabuna com a perda de Dona Vilma Veloso Leahy. Viúva do médico John Leahy, Vilma faleceu na tarde desta segunda-feira (23), aos 96 anos. A causa da morte não foi informada.

Vilma deixa uma legião de amigos e também os filhos médicos Eduardo Leahy e John Leahy Filho; o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Itabuna, Carlos Leay, e Celina Leahy.

O corpo de Vilma Veloso Leahy será velado na Avenida Juca Leão, no SAF, no Centro, em frente ao Grapiúna Tênis Clube, a partir das 6h. O sepultamento está previsto ocorrer às 10h, no Cemitério Parque Jardim da Saúde, no Parque Verde, situado na margem esquerda do Semianel Rodoviário.

PESAR

A partida de Vilma Leahy provocou a manifestação institucional da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna e do prefeito Augusto Castro, que lembraram o legado de Vilma e manifestaram solidariedade a familiares e amigos.

O delegado José Carlos Mastique foi morto em abril de 2019, em Itabuna || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado da Bahia (Adpeb) divulgou nota em que cobra um julgamento justo no Tribunal do Júri sobre a morte do delegado José Carlos Mastique, nesta terça-feira (24), no Fórum de Itabuna. Policiais militares são réus do caso.

“A entidade considera o julgamento um marco para a categoria e intensificou a mobilização em torno do caso. Representantes do sindicato estarão presentes durante a sessão e reforçam a cobrança por justiça e responsabilização dos envolvidos”, afirmou a Adpeb, em nota. O presidente do Sindicato, Jesus Pablo Barbosa, estará presente no Tribunal do Júri.

O delegado foi morto na madrugada do dia 28 de abril de 2019, nas imediações de uma loja de conveniência e posto de combustível, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), depois de desentendimento entre a vítima e um PM lotado no 15º Batalhão da Polícia Militar.

DENÚNCIA

De acordo com investigações e denúncia oferecida à Justiça pelo Ministério Público da Bahia, o tiro contra o delegado teria sido feito pelo policial Cleomário de Jesus Figueiredo, que chegou a ser preso, mas acabou liberado para responder ao processo em liberdade.

Segundo investigações, o delegado, que visitava familiares em Itabuna, foi acionado por uma mulher, durante uma confusão entre um casal, nas proximidades de um posto de combustíveis. Um policial militar à paisana interveio, iniciando uma discussão com um dos envolvidos. O delegado e um investigador da Polícia Civil, que passavam pelo local,  também foram acionados e tentaram saber o que estava ocorrendo.

Durante a intervenção, houve um desentendimento entre o delegado e o policial militar. As cenas do desentendimento foram flagradas por câmeras (veja abaixo) de segurança, mas os disparos contra o delegado foram feitos fora do alcance dos equipamentos de filmagem. As imagens, no entanto, mostram que, antes de ser atingido, o delegado entregou uma arma e se afastou do local.

Um movimento de José Carlos Mastique teria sido interpretado como tentativa de sacar outra arma. Foi nesse momento, conforme investigações, que Cleomário de Jesus Figueiredo, fez o disparo. O delegado ainda chegou a ser levado para um hospital de Itabuna, mas faleceu minutos depois. Os nomes dos outros envolvidos na confusão não foram divulgados.

Alimentos, caixas de som e televisão foram levados de escola municipal || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia investiga o arrombamento da Escola Municipal São Paulo da Cruz, localizada no Alto da Lua, no bairro Mangabinha, em Itabuna. O crime ocorreu na madrugada de sábado (22) e resultou no furto de parte da alimentação escolar, além de caixas de som e um aparelho de televisão.

De acordo com o registro da ocorrência, a unidade foi invadida e teve itens essenciais ao funcionamento subtraídos, o que agravou a situação por envolver também a merenda dos alunos. O Departamento de Polícia Técnica fez perícia no local no domingo (22). A equipe busca identificar o autor ou os autores do crime a partir dos vestígios encontrados na escola.

Apesar dos prejuízos, as aulas foram mantidas nesta segunda-feira (23), informa a Prefeitura de Itabuna. A escola atende a cerca de 60 crianças, com idades entre quatro e cinco anos, em período integral.

Grupo terá foco nos futuros beneficiários do Mirante Almada 1 e 2, que será construído no Iguape || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus instituiu, por meio do Decreto nº 80/2026, o Grupo Institucional do Poder Público (GIPP) para coordenar ações voltadas às famílias beneficiárias de programas de habitação social no município. A medida inclui, de forma específica, os empreendimentos Mirante do Almada I e II, do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.

O grupo reúne representantes de diversas secretarias municipais, como Promoção Social, Saúde, Educação, Infraestrutura e Serviços Urbanos. A coordenação ficará sob responsabilidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, por meio do setor de habitação.

Entre as atribuições do GIPP estão a articulação entre órgãos municipais, a proposição de ações integradas e o acompanhamento de políticas públicas destinadas aos moradores dos conjuntos habitacionais, que está em construção no Iguape. O grupo também poderá convidar outros órgãos e entidades para colaborar com as atividades.

As reuniões ocorrerão conforme a necessidade, com apresentação das demandas e das providências adotadas por cada secretaria. Segundo o decreto, o objetivo é garantir atendimento contínuo às famílias e assegurar condições adequadas de moradia, conforme diretrizes federais para programas habitacionais.

Palestra será ministrada nesta terça (24), no auditório da Torre Administrativa da Uesc || Foto Júlia Barreto
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pesquisadores e estudantes interessados em ampliar o acesso a financiamento internacional terão a oportunidade de participar de uma palestra gratuita, nesta terça-feira (24), às 13h, no Auditório da Torre Administrativa da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus.

Com o tema Como Acessar Financiamento do Programa Horizonte Europa, a atividade será conduzida por Dhallys Mota Nunes, que atua como oficial de Políticas em Ciência, Tecnologia e Inovação da União Europeia no Brasil. A proposta é apresentar caminhos para participação em editais internacionais, além de detalhar modalidades de financiamento e oportunidades de cooperação científica com países europeus.

Voltado a docentes, pesquisadores e estudantes de pós-graduação, o encontro busca incentivar a internacionalização da produção científica e o acesso a recursos nas áreas de inovação, ciência e tecnologia.

A iniciativa é promovida pela Assessoria de Relações Internacionais da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em parceria com a assessoria da própria Uesc. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio de formulário online.

Detran-BA é obrigado a levantar sigilo genérico sobre processos de cassação e suspensão de CNH || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça Federal declarou ilegal o ato do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) que impunha sigilo a todos os processos administrativos de suspensão e cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A decisão atende a uma Ação Civil Pública movida pela Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA).

A sentença é do juiz federal Marcel Peres, da 6ª Vara Cível da Seção Judiciária da Bahia. O magistrado entendeu que o sigilo não pode ser aplicado de forma genérica, pois a confidencialidade deve ser analisada caso a caso, com justificativa específica.

O juiz seguiu entendimento do Supremo Tribunal Federal, firmado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade 5371. A Corte considera inconstitucional a imposição de sigilo amplo sobre uma categoria inteira de processos.

Na decisão, o magistrado também apontou que o Detran-BA utilizou a Lei Geral de Proteção de Dados para restringir o acesso aos autos. Ele ressaltou que o Estatuto da Advocacia garante aos advogados o direito de consultar processos administrativos, mesmo sem procuração, salvo quando houver sigilo específico.

Além de suspender o ato, a Justiça determinou que o Detran-BA implemente, em até 180 dias, um sistema de acesso identificado aos processos. A ferramenta deverá registrar quem consulta os processos e manter o controle dos acessos, conforme normas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Inscrições podem ser feitas até quinta-feira (26), pela internet || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Campus Ilhéus, abriu inscrições para o Processo Seletivo Simplificado que oferta vagas remanescentes no curso superior de Engenharia Sanitária e Ambiental. Os interessados têm até quinta-feira (26) para se inscrever. As aulas estão previstas para começar em abril de 2026.

A seleção será feita com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos cinco anos. O candidato poderá utilizar a maior pontuação obtida no período para concorrer a uma das vagas.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio de formulário eletrônico disponível neste link. O processo também prevê reserva de vagas, conforme a legislação, para estudantes de escolas públicas, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Os candidatos aprovados poderão ser convocados para bancas de verificação e, posteriormente, para matrícula, seguindo a ordem de classificação. A efetivação da matrícula depende da comprovação dos requisitos e da apresentação da documentação exigida em edital, que está disponível no site oficial do IFBA Ilhéus.