Acidente de carro mata cinco jovens || Fotomongem PS Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

Um acidente envolvendo um Fiat Toro e um Volkswagen Gol matou cinco jovens, no KM 398 da BR-324, no município de Nova Fátima, na região de Riachão do Jacuípe, no interior da Bahia. De acordo com testemunhas, os dois carros bateram de frente. O acidente ocorreu por volta das 23h desta sexta-feira (27), conforme informou a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Os cinco mortos no acidente estavam no Volkswagen Gol e eram moradores de Nova de Nova Fátima. Eles foram identificados como Anderson Ricardo da Silva Soares, de 28 anos, Samuel Ramos Carneiro Bisneto, 18, Ismael Pereira dos Santos, 25, além de Jeovanny Silva Marinho Lucena e Rafael de Carvalho dos Santos, que não tiveram as idades confirmadas.

Acidente em Nova Fátima deixou cinco mortos|| Fotomontagem radialista Ferreira Jr

A Prefeitura de Nova Fátima divulgou nota lamentando a tragédia e decretou luto. “Neste momento de imensa dor, nos solidarizamos com os familiares e amigos, rogando a Deus que conceda força, conforto e amparo a todos. A Prefeitura de Nova Fátima decreta luto de 3 dias, prestando suas mais sinceras condolências”, informou por meio de nota.

Os ocupantes do Fiat Toro eram o vereador de Juazeiro, Gleidson Azevedo (PP), e o pai dele, que não teve o nome divulgado. Com ferimentos leves, eles foram atendidos, inicialmente, numa Unidade Pronto Atendimento (UPA24h) na cidade de Ponto Novo, e depois transferidos para um hospital em Juazeiro. O vereador e o pai viajavam de Salvador para Juazeiro.

Medida é necessária para remoção de fios elétricos, informa Prefeitura || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus informa que o tráfego na Ponte Lomanto Júnior será parcialmente interrompido neste sábado (28), das 14h às 16h. A interrupção ocorrerá na faixa sentido Centro-Pontal. A intervenção é necessária para a retirada urgente de fiação elétrica que caiu na parte inferior da estrutura. Estes cabos representam um risco para as embarcações que navegam sob a ponte.

Para garantir a segurança das equipes de trabalho e dos cidadãos, os dois sentidos da ponte poderão eventualmente ser fechados durante a operação.

A força-tarefa conta com o apoio integrado do município, Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Guarda Civil Municipal, Sutram e Fiscalização de Postura.

A Prefeitura orienta que os motoristas planejem seus deslocamentos com antecedência ou utilizem a Ponte Jorge Amado como rota alternativa. O fluxo de veículos será totalmente liberado assim que o serviço de remoção for concluído.

Jerônimo Rodrigues anuncia um pacote de obras para o interior || Foto Joá Souza GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues anunciou, nesta sexta-feira (27), durante cerimônia no Parque de Exposições de Salvador, R$ 1,55 bilhão em investimentos para execução de 670 obras em 279 municípios baianos. As ações envolvem autorizações de ordens de serviço, licitações, convênios e consórcios, ampliando a presença de obras estruturantes em todas as regiões, conforme informou o chefe do Executivo Estadual.

No total, o pacote contempla 26 ordens de serviço, 121 licitações, 512 convênios firmados e 14 acordos consorciais. “Estamos de mãos dadas com cada prefeito e prefeita, trabalhando juntos para tirar do papel tudo aquilo que já foi debatido e, principalmente, atender o que o povo precisa de verdade. Seja na saúde, na educação, na infraestrutura, na cultura ou no desenvolvimento rural, nosso compromisso é fazer essas ações chegarem na vida das pessoas”, disse Jerônimo Rodrigues.

Na educação, segundo o governo, serão aplicados R$ 248,4 milhões em 97 convênios distribuídos por diversas regiões do estado, como a Chapada Diamantina, o Centro-Norte e o Oeste baiano. “Todo o recurso será destinado para a educação dos municípios no regime de colaboração como já fazemos nas nossas escolas estaduais, e agora seguindo o mesmo padrão para as unidades municipais e creches”, explicou a secretária da Educação, Rowenna Brito.

OBRAS DE INFRAESTRUTURA

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) destinará R$ 55,1 milhões para a formalização de 56 convênios. As ações incluem reforma e requalificação de mercados municipais e construção de passagens molhadas, beneficiando municípios como Ibirapitanga, Ibititá e Itanagra.

Obras de infraestrutura também integram o pacote com 12 acordos consorciais, 39 licitações e seis ordens de serviço, totalizando R$ 437 milhões. Entre as ações previstas estão a pavimentação do acesso de Areal à BR-324, em Amélia Rodrigues; a construção de um novo terminal rodoviário em Araçás; e a recuperação do semianel em Eunápolis, no trecho do km 720 da BA-101, atendendo bairros como Urbis I, II e III.

“Quando somamos aos contratos já existentes, ultrapassamos a marca de 800 obras em andamento. Parte dessas obras já começa imediatamente, com ordens de serviço assinadas e acordos consorciais em execução. Outras entram agora na fase de licitação e devem ser iniciadas em até 60 dias”, destacou o secretário de Infraestrutura, Saulo Pontes.

SAÚDE E AÇÕES INTEGRADAS

Na saúde, o investimento prevê 76 convênios para a construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em municípios como Wanderley, Sítio do Mato e São Felipe, além da reforma do hospital maternidade de Rio Real, construção de Unidade de Saúde da Família (USF) em Ubaíra e requalificação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Seabra. A Casa Civil e as secretarias de Turismo, Esporte e Administração também participam do conjunto de ações.

Os benefícios para o município de Seabra, na Chapada Diamantina, vão contemplar a educação, saúde, infraestrutura e esporte. “A pavimentação de Seabra ao distrito de Jatobá vai melhorar a mobilidade e beneficiar cerca de 22 povoados, garantindo mais dignidade à população e fortalecendo o escoamento da agricultura familiar. Além disso, o município avança na educação, com nova escola, reforma de colégio e construção de creche”, comemorou o prefeito Neto da Pousada.

Homem comercializava água de poço contaminado com coliformes fecais || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil desarticulou, nesta sexta-feira (27), no município de Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, um esquema ilegal de comercialização de água contaminada por coliformes fecais. A ação identificou a venda de água imprópria para consumo humano, colocando em risco a saúde da população. Um homem foi preso.

A operação foi iniciada após denúncia anônima indicando a existência de um comércio irregular de água mineral. A operação para interditar a área de onde a água era retirada foi realizada por equipes da 1ª Delegacia Territorial de Porto Seguro em conjunto com a Vigilância Sanitária (VISA) da Secretaria de Saúde de Porto Seguro.

Durante as apurações, foram localizados 26 galões de água já prontos para comercialização. Após análise técnica realizada pela Vigilância Sanitária, foi constatado que a água estava imprópria para consumo humano, apresentando contaminação por coliformes fecais. Os locais utilizados para armazenamento e envase foram interditados.

As investigações apontaram que o responsável pela atividade era um homem de 64 anos. Ele fazia o enchimento dos garrafões em sua própria residência, utilizando um poço artesiano sem qualquer controle sanitário ou autorização dos órgãos competentes. O investigado foi conduzido à delegacia, onde prestou depoimento e responderá ao inquérito em liberdade. As diligências seguem para apurar a possível comercialização do produto irregular e verificar se existem outros envolvidos.

Conta de luz não terá cobrança extra em abril
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou, nesta sexta-feira (27), que a bandeira verde será mantida em abril. Isso significa que os consumidores não irão arcar com custos adicionais nas contas de energia elétrica. De acordo com a Agência Nacional, a manutenção da bandeira deve-se ao maior volume de chuvas observado em março, o que manteve o nível satisfatório dos reservatórios das usinas hidrelétricas.

A bandeira verde está vigorando desde janeiro, com o regime de chuvas em patamar favorável no primeiro trimestre. A situação permite que não seja necessário o acionamento mais intenso de termelétricas, que apresentam custo mais elevado, conforme Aneel.

O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 para indicar o custo real da energia. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, e o acionamento de fontes de geração.

Jorge Amado, Zélia Gattai, Simone Beauvoir, Jean Paul Sartre e convidados na Fazenda Progresso || Foto Diário de Itabuna
Tempo de leitura: 4 minutos

Como não poderia deixar de ser, no sábado, Jorge e Zélia Amado, Otoni Silva e Moisés Alves da Silva ciceronearam os filósofos Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir ao distrito de Ferradas.

 

Walmir Rosário

 

 

 

 

Era uma sexta-feira daquelas qualquer, que não prometia nada de especial ao Itabunense. Entretanto, o dia 19 de agosto de 1959 entrou na história do povo grapiúna. Logo pela manhã chega o voo de Salvador e descem quatro personagens internacionais. Naquele dia, nada de recepções, banda de música, charanga ou uma bela comissão de boas-vindas. Tudo normal, ou quase isso.

Assim que o avião estaciona no aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, apenas uma pessoa demonstrava nervosismo ao vislumbrar quatro passageiros assomarem a porta do aparelho e descerem a escada. Era Moisés Alves da Silva, um generoso mecenas, tido como grande amante das artes, incluída aí a literatura e a filosofia.

Assim que os dois ilustres casais pisam em solo grapiúna, trocam longos e afetuosos cumprimentos e efusivos abraços com Moisés. Pelo que se sabe, ele, Moisés, era o segundo itabunense a ter contato com o casal de filósofos franceses representantes do existencialismo, Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir. Eles mesmos, em carne e osso em solo grapiúna. Um sonho realizado.

Jean Paul Sartre e Jorge Amado na Fazenda Progresso || Foto Diário de Itabuna

O outro casal era bastante conhecido, sendo ele um itabunense da gema, nascido em Ferradas e considerado o mais lido romancista do mundo, portanto um conterrâneo de renome internacional. Ao seu lado, como esperado, sua esposa, Zélia Gattai, chamada pelos jornalistas do Diário de Itabuna de Zélia Amado, em respeito ao nome de família do esposo, nosso ídolo das letras.

Pelo que se comentou, a visita teria sido programada pelo deputado federal e líder do governo federal na Câmara, Aziz Maron. O silêncio em relação às visitas seria apenas uma estratégia para não transtornar a permanência dos visitantes com centenas ou milhares de pessoas de toda a região, tornando improdutiva a pesquisa que pretendiam fazer sobre a vida do homem do campo, mais exatamente na cacauicultura.

O casal Simone de Beauvoir e Sartre na Fazenda Progresso || Foto Diário de Itabuna

Do aeroporto direto para o Lord Hotel, onde foram acomodados por Nelson Muniz Barreto. Após uma rápida toilette e um lanche, partiram para a Fazenda Progresso, do Coronel Nicodemos Barreto, parte do grupo de fazendas que iria até Buerarema. Apesar de não contar com a presença do coronel e dos filhos, foram recebidos nababescamente na propriedade.

De início, beberam mel de cacau, chuparam a polpa das amêndoas, doces e ácidas, subiram nas barcaças onde secavam as amêndoas, não se amedrontaram e entraram nas plantações, apesar de serem alertados sobre os riscos de animais peçonhentos, cobras, inclusive. Conversaram com os trabalhadores rurais para conhecer de perto o “operário agrícola”, sua vida, família, moradia e salário.

Após agradecer a gentil e tradicional hospitalidade da família Barreto, almoçaram no Lord Hotel e rumaram para Ilhéus. Desta vez, a curiosidade de Sartre era conhecer a vida e o trabalho numa pequena fazenda de cacau, uma burara, como explicou Jorge Amado. Em Ilhéus visitaram amigos de Jorge, o porto e locais turísticos da cidade.

À noite novos compromissos, e já reservada para os visitantes receberem os intelectuais itabunenses e da região, uma considerável legião de admiradores, que colheram autógrafos dos filósofos franceses e do escritor conterrâneo em seus livros. De acordo com os jornalistas do Diário de Itabuna e da Rádio Clube de Itabuna, foi uma festa da inteligência, da elegância e do culto à ilustração.

Na manhã seguinte, um sábado, 20 de agosto, Jorge Amado, Sartre e Simone concederam a prometida entrevista à Rádio Clube de Itabuna, capitaneado pelo diretor Otoni Silva, coadjuvado pelo advogado Wilde Oliveira Lima e o jornalista Cristóvão Colombo Crispim de Carvalho. A esperada entrevista foi anunciada para ir ao ar nos próximos dias, em data e horário exaustivamente anunciados.

Como não poderia deixar de ser, no sábado, Jorge e Zélia Amado, Otoni Silva e Moisés Alves da Silva ciceronearam os filósofos Jean Paul Sartre e Simone de Beauvoir ao distrito de Ferradas, berço de Jorge Amado. Posaram para fotos em frente à casa do escritor, num preito de gratidão e reconhecimento à terra natal de Jorge Amado.

Em seguida, seguiram para o aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em Itabuna, e tomaram o primeiro voo com destino a Salvador, onde os aguardavam vários círculos da mais fina intelectualidade baiana. E assim Itabuna viveu dois dias como sendo a capital do existencialismo da liberdade individual, embora eu não conheci o prometido estudo do trabalhador do cacau.

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado e autor de livros como O Berimbau – Valhacouto de boêmios, disponível na Amazon.

Polícia Civil avança em investigações sobre roubo de cargas no sul do estado || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um quarto suspeito de envolvimento em esquema de roubou de cargas se apresentou à Polícia Civil, nesta quinta-feira (26), em Aurelino Leal, no sul da Bahia. Ele foi autuado e detido por roubo majorado e associação criminosa.

As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de três homens na quarta-feira (24). Parte de uma carga de feijão e milho, bem como um veículo, foi recuperada com o trio logo após o roubo.

As equipes identificaram que outra parte da carga já estava sendo comercializada em um mercadinho, em Aurelino Leal. Durante as apurações, suspeitaram que o proprietário do estabelecimento teria adquirido a mercadoria de grãos de forma ilícita de um membro do grupo que atuou no roubo em Ubaitaba. O empresário foi autuado e responderá em liberdade pelo crime de receptação qualificada.

Os policiais também chegaram a um imóvel utilizado pelo suspeito que vendeu a carga roubada ao comerciante, no bairro Escorrega. Outro homem que estava no local fugiu ao perceber a aproximação das viaturas.

No imóvel, os investigadores encontraram e apreenderam mais uma quantidade de fardos de feijão, além de diversas caixas de calçados novos sem documentação fiscal. Análise técnica identificou que os itens são provenientes de um roubo ocorrido em setembro de 2024, cuja carga foi avaliada em aproximadamente R$ 900 mil, informa a Polícia Civil.

Outros envolvidos na organização criminosa, cujas condutas são apuradas no inquérito policial, já foram identificados pela Polícia Civil, que faz diligências para prendê-los.

Casa de Cultura Jonas e Pilar convida público para o último final de semana do Mês do Teatro e do Circo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Casa de Cultura Jonas&Pilar, em Buerarema, entra no último final de semana do Mês do Teatro e do Circo com eventos gratuitos e opções a preços populares. A programação começa hoje (27), às 19h, com a oficina de mágica Efeito Cartola. O arte-educador Gustavo Britto sobe ao palco com seus alunos e apresenta números inspirados no universo circense. A atividade é gratuita.

Neste sábado (28), às 19h, o espaço recebe a exibição de dois documentários sobre a cidade. O primeiro é Conhecendo Buerarema, dirigido por Júlia Vale, que aborda aspectos históricos, ambientais e urbanísticos do município. Na sequência, será exibido O Voo do Macuco, dirigido por José Delmo, que apresenta a trajetória do Grupo de Artes Macuco a partir de elementos ficcionais. A entrada é gratuita.

A programação termina no domingo (29), às 19h30min, com o espetáculo A Fala do Santo. A montagem é baseada na obra do professor, poeta e babalorixá Ruy Póvoas e traz histórias com ensinamentos sobre a vida em sociedade, inspiradas em contos (itans) do candomblé. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).

As atividades são promovidas pelo Instituto Macuco Jequitibá, com apoio da Prefeitura de Buerarema e do Governo da Bahia.

Primeira edição do projeto Viver Bem Mulher será neste sábado (28), no estacionamento da Igreja, no Conceição || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (28), das 7h30min, a Igreja Batista Teosópolis, executa a primeira edição do projeto Viver Bem Mulher. A ação oferece atendimentos médicos e serviços de bem-estar gratuitos para mulheres a partir dos 15 anos, no estacionamento da Igreja, ao lado do Ambulatório Teosópolis, no bairro Conceição.

A equipe vai oferecer consultas em especialidades como dermatologia, cardiologia, alergologia, clínica geral, mastologia e citologia. Também haverá testes de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional e atendimento psicológico. O público ainda terá acesso a serviços de estética, como corte de cabelo, limpeza de pele e depilação.

“Contaremos com uma estrutura multidisciplinar envolvendo nove médicas de diversas especialidades, garantindo um acolhimento qualificado”, afirmou a coordenadora Antônia Ferreira. Para participar, é necessário apresentar documento oficial com foto no local.

A iniciativa integra a programação do Mês da Mulher e marca as comemorações pelos 70 anos da instituição no município. Os ministérios de Ação Social, Déboras e Mulheres em Missão organizam a atividade.

Armas e drogas apreendidas com suspeitos presos no bairro Nova Ferradas || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois suspeitos colidiram a motocicleta em que estavam numa viatura da Polícia Militar e acabaram presos, nesta quinta-feira (26), durante a Operação Força Total, no bairro Nova Ferradas, em Itabuna.

Policiais do 15º Batalhão da Polícia Militar faziam rondas na região quando identificaram a dupla em atitude suspeita. Ao perceber a aproximação da viatura, os homens tentaram fugir e a moto colidiu com o veículo policial, segundo a PM.

Na abordagem, os policiais apreenderam quatro revólveres calibre 38, cerca de 1,5 quilo de cocaína, um quilo de maconha, três celulares, uma balança de precisão e um relógio.

Prefeito Valderico Junior recebe prêmio de Ilhéus na categoria Gestão Inovadora || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus foi premiada na categoria Gestão Inovadora no programa Cidades Empreendedoras, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A cerimônia ocorreu na noite de quarta-feira (25), no Centro de Convenções de Salvador. O reconhecimento ressalta ações da gestão municipal voltadas ao desenvolvimento econômico.

O prêmio valoriza iniciativas de modernização da gestão pública e estímulo ao empreendedorismo. Ilhéus concorreu com cidades como Salvador e Feira de Santana. As ações premiadas buscam fortalecer o ambiente de negócios e atrair investimentos para o município.

O prefeito Valderico Junior (UB) participou do evento ao lado do secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Ganem. A comitiva representou a cidade na cerimônia, que reuniu gestores de várias regiões da Bahia.

“Esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo, investindo em inovação e no fortalecimento do ambiente de negócios”, afirmou Valderico. Segundo a gestão municipal, as políticas públicas priorizam apoio a pequenos empreendedores e incentivo à geração de emprego e renda.

Certame formará cadastro reserva para todas as comarcas do estado || Foto TJ-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) iniciou processo seletivo para formação de cadastro reserva de estagiários de graduação e pós-graduação em todas as comarcas do estado.

O edital contempla estudantes de diversas áreas do conhecimento. Para graduação, há vagas para cursos como Direito, Administração, Ciências Contábeis, Economia, Comunicação Social, Tecnologia da Informação, Psicologia, Serviço Social, Arquitetura e Urbanismo e Engenharias e áreas correlatas. Já para a pós-graduação, o foco principal é na área jurídica, especialmente para estudantes de Direito.

Para estudantes de graduação, a jornada será de 4h diárias, totalizando 20h semanais, com bolsa de R$ 1.296,80, equivalente a 80% do salário mínimo atual. Já para os alunos de pós-graduação, a carga horária será de 6h por dia, com bolsa mensal de dois salários mínimos (R$ 3.242). Nos dois casos, haverá pagamento de auxílio-transporte.

Os candidatos aprovados serão convocados conforme a necessidade do tribunal. O processo inclui prova online com 25 questões objetivas, além de etapas como análise curricular e, em alguns casos, entrevista ou avaliação prática. Para aprovação, é necessário alcançar pelo menos 60% de acertos.

INSCRIÇÕES

No ato de inscrição, é necessário ter cadastro ativo no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE). As inscrições começaram nesta quinta-feira (26) e seguem até 27 de abril no site do CIEE, onde o candidato também fará a prova.

Nota Premiada de março tem ganhadores de Itabuna e Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Divulgado nesta quinta-feira (26) o resultado do sorteio da Nota Premiada Bahia deste mês de março. Dos 90 prêmios de R$ 10 mil, 50 ficaram com participantes de Salvador e outros 40 no interior, com destaque para Jequié e Lauro de Freitas, com quatro premiados cada, e Feira de Santana, com três contemplados. O prêmio principal de R$ 100 mil foi destinado a uma moradora de Salvador. No sul da Bahia, são três ganhadores, dois em Itabuna e um em Ilhéus.

A lista de ganhadores traz também moradores de Alagoinhas, Cruz das Almas, Eunápolis, Mata de São João, Porto Seguro, Simões Filho e Teixeira de Freitas, com dois sortudos cada. Com um contemplado, completam a lista os municípios de Aporá, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Candeias, Conceição do Coité, Governador Mangabeira, Itaberaba, Itororó, Luís Eduardo Magalhães, Maracás e Valença.

Localizada na região leste da Bahia, a 190 quilômetros de Salvador, Aporá teve, pela primeira vez, um morador premiado na campanha Nota Premiada Bahia, assim como Governador Mangabeira, no Recôncavo da Bahia, que também registrou seu primeiro ganhador. Acesse aqui a relação de ganhadores na noite desta quinta-feira.

Motos foram furtadas na BR-101, em Ibirapitanga, e recuperadas nesta quarta (25) || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil recuperou, nesta quarta-feira (25), quatro motocicletas furtadas na BR-101, em Ibirapitanga, no sul da Bahia. Os veículos fazem parte de uma carga subtraída na segunda-feira (23), às margens da rodovia, nas proximidades do distrito de Itamarati.

Durante as diligências, os policiais localizaram duas motocicletas escondidas em uma plantação de cacau, próximo ao local do crime. De acordo com a Polícia, o motorista havia saído de Belém no dia 19 de fevereiro de 2026, com destino aos municípios de Feira de Santana e Itabuna, onde faria a entrega da carga.

No trajeto, o caminhão apresentou problemas mecânicos e precisou parar no acostamento, na região de Ibirapitanga. Ao retornar após buscar ajuda, o condutor encontrou o baú arrombado e constatou o furto de seis motocicletas, de um total de 40 transportadas. As investigações continuam para localizar os veículos restantes e identificar os responsáveis pelo crime.

Ministro Silvio Costa Filho anunciou investimento ao lado do senador Jaques Wagner e do ministro da Casa Civil, Rui Costa || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo Federal vai investir R$ 70 milhões na requalificação do Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, segundo anunciou nesta quinta-feira (26) o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que cumpre agenda no sul da Bahia. “É uma melhoria na segurança aérea, que será fundamental para fortalecer o Aeroporto de Ilhéus. Um investimento de R$ 70 milhões”, declarou.

De acordo com o ministro, o terminal ganhará sistema de segurança aeroportuária conhecido pela sigla em inglês Emas (Engineered Material Arresting System), mecanismo de frenagem usado para desacelerar aviões que ultrapassam a área regular de pouso. A estrutura é feita com blocos de concreto celular, que são esmagados com o peso da aeronave, garantido segurança na parada.

Silvio Costa Filho fez o anúncio no Aeroporto Jorge Amado, ao lado do ministro da Casa Civil, Rui Costa, e do líder do Governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT). “É o presidente Lula cuidando de Ilhéus, de Itabuna, da região sul, cuidando do turismo, do desenvolvimento, do emprego e da renda”, afirmou Rui.

“Ministro, obrigado. Obrigado, presidente Lula. São R$ 70 milhões de investimento no aeroporto de Ilhéus. Parabéns, Ilhéus! Mais um investimento melhorando o turismo”, disse Wagner.