Certame oferece salários de até R$ 2.300 || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna abriu o Processo Seletivo Simplificado nº 003/2026 para contratação temporária de pessoal sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As inscrições serão feitas entre os dias 6 e 9 de abril, exclusivamente pela internet, no site oficial do município.

Ao todo, são oferecidas 167 vagas em funções como cuidador, auxiliar de serviços gerais, porteiro, cozinheiro e servente. Também haverá cadastro reserva para cargos como carpinteiro, motorista, pintor e roçador.

A inscrição só será confirmada após o pagamento da taxa de R$ 5. Cada candidato poderá se inscrever uma única vez. A seleção será feita por análise curricular, com base nos documentos apresentados no ato da inscrição.

Os salários variam entre R$ 1.621 e R$ 2.300, além de auxílio alimentação. O edital prevê reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos negros. O processo seletivo terá validade de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período. ACESSE O EDITAL.

Sesab licita construção de cinco unidades básicas de saúde em terra indígena || Imagem GovBR
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) abriu licitação para contratar empresa responsável pela construção de cinco Unidades Básicas de Saúde Indígena (UBSI) em Ilhéus. As obras fazem parte do Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado.

As unidades serão implantadas em aldeias ,localizadas no Acuípe de Baixo, Acuípe do Meio, Serra Negra, Sapucaeira e Santana, do povo tupinambá de Olivença. A contratação será feita em lote único, por meio de licitação pública nacional.

O processo integra o Prosus II e está vinculado ao contrato de empréstimo internacional nº 5870/OC-BR. Empresas interessadas devem apresentar propostas conforme as regras previstas no edital disponível neste link.

As propostas devem ser entregues até as 9h do dia 15 de maio, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador. A abertura dos envelopes ocorrerá na mesma data.

Lula e Alckmin vão tentar repetir dobradinha vitoriosa de 2022 || Foto Marcelo Camargo/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio da Silva (PT) anunciou hoje (31) que o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) continuará ao seu lado na chapa que disputará a reeleição neste ano. Alckmin deixará o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços para concorrer novamente ao cargo de vice-presidente da República.

O presidente da República e seu vice não precisam renunciar ao mandato para concorrer ao próximo pleito. Caso a candidatura fosse para outro cargo, a desincompatibilização seria necessária. Políticos que tem a intenção de ser candidatos têm até 4 de abril para deixar cargos atuais, seis meses antes do 1º turno das eleições, que ocorre em 4 de outubro.

Durante a reunião, Lula destacou ainda que não nomeará novos ministros e que as pastas serão ocupadas por membros da equipe atual, como o então secretário executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, que assumiu o comando após a saída do ministro Fernando Haddad.

“Temos confiança na equipe que vocês montaram”, disse Lula. “Temos muita coisa para concluir até o dia 31 de dezembro, e a obrigação de quem vai ficar é concluir, é fazer com que a máquina fique funcionando sem nenhuma paralisia. Não dá para começar a fazer um novo ministério faltando nove meses para terminar o nosso mandato”, acrescentou. Com Agência Brasil.

Inscrições para o certame começam nesta quarta-feira (1º) || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

A Secretaria de Educação de Ilhéus (Seduc) abriu processo seletivo simplificado com 25 vagas para o cargo de profissional de apoio à inclusão escolar. O objetivo, segundo a Pasta, é suprir a demanda nas escolas após desistências e ausência de candidatos aprovados em seleção anterior, em 2025.

Para concorrer, é necessário ter ensino médio completo e idade mínima de 18 anos. A carga horária é de 40h semanais, com remuneração de um salário mínimo (R$ 1.621,00).

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, entre os dias 1º e 8 de abril. A seleção ocorrerá por meio de análise curricular, com avaliação de títulos e experiência profissional. A contratação será temporária e válida até 31 de dezembro de 2026.

O resultado preliminar está previsto para 14 de abril, com divulgação no Diário Oficial do Município. Após a homologação, os aprovados serão convocados para assinatura de contrato e início das atividades nas unidades escolares. ACESSE O EDITAL.

Biofábrica e Cappacitah promovem capacitação em cacauicultura || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A capacitação técnica surge como uma das principais estratégias para garantir produtividade, qualidade e sustentabilidade no campo ao produtor de cacau em tempos de preços cada vez mais baixos e importação de amêndoas. Dados recentes apontam que a cadeia produtiva vem exigindo dos agricultores maior eficiência na produção. investir em formação técnica não é mais um diferencial, mas uma necessidade, e o domínio de técnicas modernas — como produção de mudas de alto valor agronômico, manejo adequado e uso de tecnologias — permite ao produtor reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar a qualidade do cacau.

Instituições como o Instituto Biofábrica da Bahia e o Instituto Cappacitah têm desempenhado papel fundamental nesse processo, promovendo cursos voltados à transferência de conhecimento e inovação no campo. A Biofábrica, reconhecida nacionalmente pela excelência na produção de mudas clonais, vem ampliando sua atuação na formação de produtores e técnicos rurais.

As capacitações oferecidas combinam teoria e prática, permitindo que os participantes vivenciem todas as etapas do processo produtivo — desde o preparo até o manejo das mudas em campo. Essa abordagem tem sido essencial para garantir a aplicação efetiva do conhecimento nas propriedades rurais.

– Iniciativas desse tipo ajudam não apenas a melhorar a produção individual, mas também fortalecem toda a cadeia produtiva do cacau, promovendo desenvolvimento regional e sustentabilidade – explica Valdemir José, Diretor da Biofábrica.

CURSOS EM ABRIL

O Instituto Biofábrica da Bahia e o Instituto Cappacitah promoverão, no próximo dia 17 de abril, a Capacitação em Produção de Mudas de Cacau por Enraizamento, ministrado por Kaleandra Sena, especialista reconhecida na área e responsável técnica da instituição, com ampla experiência em genética, biotecnologia e produção vegetal.

A formação é voltada para produtores, técnicos e profissionais do setor que desejam aprimorar seus conhecimentos e aplicar técnicas modernas na produção de mudas, e as informações e inscrições podem ser acessadas através do site www.cappacitah.com.br/enraizadas.

Suspeito foi preso na Bolívia || Foto Polícia da Bolívia
Tempo de leitura: < 1 minuto

Preso nesta segunda-feira (30), na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, o suspeito de ser uma das principais lideranças de uma facção criminosa na Bahia. Trata-se de João Vítor Santos Souza, “Nanã”, que é acusado de ter planejado e ordenado o sequestro do presidente do Partido Verde, Ivanilson Gomes. O crime ocorreu no mês de março do ano passado, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

O suspeito foi capturado em uma ação conjunta da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia, da Polícia Civil e da Polícia Federal da Bolívia. João Vítor era o último alvo da Operação Elo Quebrado, deflagrada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC) da Polícia Civl.

A investigação apontou que o criminoso, escondido na cidade boliviana de Santa Cruz de La Sierra, planejou e foi o mandante do sequestro de Ivanilson Gomes, segundo a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA). Ele também estaria envolvido no roubo de 60 mil dólares de uma vinícola na Bolívia.

“Com esta prisão, coordenada pela FICCO Bahia, alcançamos o último integrante de facção envolvido na extorsão contra o presidente do Partido Verde. No total, sete traficantes participaram do crime”, explicou o diretor do DEIC, delegado Thomas Galdino. O acusado usava uma identidade falsa e estria praticando crimes na Bolívia.

Estado adere à articulação federal contra aumento do preço do combustível || Foto José Cruz/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia vai aderir ao esforço político articulado pelo governo federal para conter a alta do diesel, fortemente impactado pela guerra iniciada por Estados Unidos e Israel contra o Irã, conforme anunciou nesta segunda-feira (30) o governador Jerônimo Rodrigues (PT). “Determinei que a Bahia participe desse esforço, assumindo metade do custo da subvenção, em alinhamento com o governo do presidente Lula e com o compromisso de proteger a economia da nossa população”, afirmou.

O estado arcará com sua parte na política de estabilização, dividindo com o governo federal o subsídio de até R$ 1,20 por litro do diesel importado. Com isso, caberá à União o pagamento de R$ 0,60 por litro, enquanto o estado assumirá os outros R$ 0,60.

A adesão à proposta ocorre após a União apresentar uma alternativa à isenção do ICMS sobre a importação do diesel, diante de entraves legais. Para Jerônimo, a solução construída é viável e necessária diante do cenário atual. “Estamos em condições de dar essa contribuição, que é um esforço fiscal responsável para proteger a economia popular e garantir o abastecimento”, reforçou.

Além disso, o estado afirma que vai intensificar a fiscalização sobre a cadeia de distribuição e comercialização de combustíveis, com o objetivo de coibir práticas abusivas e assegurar que a redução chegue efetivamente ao consumidor final.

Lucas Lima é principal suspeito da morte de Manuela Silva || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia prendeu, nesta segunda-feira (30), um homem suspeito de matar Manuela Vieira Matos Silva, de 23 anos, em Vitória da Conquista. O crime veio à tona no domingo (29), quando o corpo da vítima foi encontrado dentro de um congelador em uma casa na cidade do sudoeste da Bahia.

O suspeito foi identificado como Lucas Santos Lima, de 29 anos. Ele foi localizado e detido nesta segunda-feira (30), em Ilhéus, no sul do estado.

Policiais militares chegaram ao imóvel após acionamento do Centro Integrado de Comunicações. A equipe encontrou a casa aberta e, durante a verificação, localizou o corpo da jovem congelado. O Departamento de Polícia Técnica fez a perícia do local.

Uma mulher que esteve no imóvel relatou que se mudaria para o local com Lucas. Ela disse que estranhou objetos femininos na casa e encontrou o corpo ao procurar o homem, que estava desaparecido. A Polícia ainda apura a relação entre Lucas e Manuela.

Unidade de Saúde da Família teve porta arrombada e objetos furtados || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Unidade de Saúde da Família (USF) Isolina Guimarães foi arrombada na madrugada desta segunda-feira (30), no bairro Zildolândia, em Itabuna. Do local, foram furtados dois monitores do consultório de enfermagem, fios de cobre da condensadora e um botijão de gás de 13 quilos.

De acordo com a Polícia Civil, o caso é investigado pela Delegacia de Furtos e Roubos da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior. A ocorrência foi identificada pela equipe da unidade de saúde na manhã desta segunda (30), que acionou a Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal para preservação da cena do crime.

Os danos incluem a destruição de uma porta nos fundos da unidade. A unidade suspendeu todos os atendimentos desta segunda-feira (30).

Manuela Matos Silva foi encontrada morta em Vitória da Conquista || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Manuela Matos Silva, de 23 anos, foi encontrada morta na tarde de domingo (29), no bairro Alto Maron, em Vitória da Conquista. O corpo estava dentro de um freezer no primeiro andar de um sobrado localizado na Rua Monte Castelo. Ela estava desaparecida desde a última quarta-feira (25).

De acordo com familiares, Manuela foi vista pela última vez na região central da cidade. Testemunhas relataram que ela estava na companhia de um homem de aproximadamente 45 anos, nas proximidades de uma agência da Caixa Econômica Federal, na Praça Barão do Rio Branco.

Após o desaparecimento, familiares e amigos iniciaram buscas e divulgaram informações nas redes sociais. O corpo foi localizado no imóvel indicado. O caso é investigado pela Polícia Civil.

Seminário debate enfrentamento à violência contra a mulher
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) promove, nesta terça-feira (31), às 9h, o seminário Amurc em Defesa das Mulheres: Feminicídio Zero, uma Luta Coletiva. O evento será no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Itabuna, e marcará o encerramento das atividades do Março Mulher.

O encontro reúne representantes dos governos municipal, estadual e federal. Entre as presenças confirmadas estão a tenente-coronela Denice Santiago, superintendente de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública da Bahia, além de Natália Lima e Melina de Lima, do Ministério da Igualdade Racial.

O seminário também reúne prefeitos, prefeitas, secretários municipais de Assistência Social e representantes de organismos públicos de mulheres. Durante o evento, a Amurc formaliza o pacto intermunicipal Feminicídio Zero, com a assinatura de um termo de compromisso entre os participantes.

A programação encerra uma série de ações do Março Mulher. Ao longo do mês, a Amurc participou de mobilizações em defesa das mulheres, promoveu encontros com colaboradores e fez visitas institucionais a gestoras municipais, com foco na valorização da liderança feminina e no fortalecimento de políticas públicas.

Inscrições começaram hoje (30) e seguem até 19 de abril || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca lançou editais da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab), com investimento superior a R$ 100 mil para fortalecer a produção cultural no município. A iniciativa busca apoiar artistas, grupos e produtores locais.

As inscrições começaram hoje (30) e seguem até 19 de abril de 2026. Os interessados podem se inscrever via formulário digital, por e-mail ( pnaburucuca@gmail.com) ou na Diretoria de Cultura do Município, localizada na R. Rui Barbosa, 34.

A ação integra a política federal de incentivo ao setor cultural e amplia o acesso a recursos. O objetivo é estimular a criação artística e valorizar as manifestações culturais locais.

Segundo a gestão municipal, o investimento reforça o apoio aos agentes culturais e impulsiona a economia criativa em Uruçuca. ACESSE O EDITAL.

Mulher picada por cobra em Tijuipe deixa hospital || Foto blog do Léo Santos
Tempo de leitura: < 1 minuto

O último sábado de março de 2026 foi de muita festa na casa de dona Suede Miranda Souza, de 40 anos, vítima de ataque de uma cobra venenosa no dia 20 de dezembro do ano passado, na Cachoeira de Tijuipe, um dos atrativos mais visitados no sul da Bahia. Sob aplausos de familiares, amigos e profissionais de saúde que acompanharam parte de uma jornada de apreensão e incertezas, a mulher deixou o hospital em Vitória da Conquista, ontem 29.

Moradora de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, a turista Suede Miranda estava, com o marido, a passeio no sul do estado, quando decidiram mergulhar nas águas da Cachoeira de Tijuipe, no distrito de Serra Grande, no município de Uruçuca. O que deveria ser diversão tornou-se um pesadelo para a família, pois a mulher saiu em estado grave depois de ser picada por uma cobra jararaca, também conhecida como boca-podre.

Suede Miranda ficou internada, em estado grave, no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, onde foi intubada numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e passou pelos primeiros procedimentos. Durante o internamento, sofreu paradas cardíacas e precisou ser reanimada pelas equipes médicas. Depois de longos dias internadas no Costa, Suede foi transferida para um hospital em Vitória da Conquista, mais perto da família.

Suede Miranda carrega consigo as marcas da agressividade do veneno da cobra: a amputação de uma das pernas e marcas no pescoço, resultado de uma traqueostomia, procedimento por ter ficado muito tempo intubada. Fica a lição de uma mulher guerreira que nunca desistiu de lutar pela vida. Ela deixou o hospital vestida numa camiseta com uma fase que resume a história de sua vida nos últimos 100 dias: o milagre sou eu!

Ataque a tiros deixa mortos em Canavieiras || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Um ataque a tiros, na noite de sábado (28), na região do Cubículo, em Canavieiras, no sul da Bahia, deixou duas pessoas mortas e uma ferida. Um dos mortos foi o empresário Ocimar Guimarães da Cruz, de 43 anos, que, segundo os primeiros relatos, seria o alvo do atirador. Mazinho, como era mais conhecido, estava numa cavalgada quando foi atingido e morreu no local.

A outra pessoa atingida com os disparos e que não resistiu aos ferimentos foi identificada como Isamara Guimarães da Cruz, de 27 anos,  servidora pública municipal, lotada Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A funcionária da Prefeitura de Canavieiras estava na companhia do empresário quando ocorreu o ataque. A Polícia Civil não informou qual o exatamente a relação de parentesco entre as vítimas.

Os primeiros relatos são de que Mazinho foi atacado a tiros depois de desentendimento com um homem, que seria da etnia cigana.  Uma terceira pessoa também foi atingida, mas sobreviveu. Ela foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levada para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus. Não foi informado o estado de saúde da terceira vítima.

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Canavieiras, por meio de nota, lamentou a tragédia. “É com profundo pesar que lamentamos o falecimento da servidora municipal lsamara Duarte, que exercia com dedicação e compromisso suas funções no Creas. Isamara deixa um legado de cuidado, responsabilidade e amor ao próximo, tendo contribuído de forma significativa para o acolhimento e assistência de inúmeras famílias em situação de vulnerabilidade em nosso município”.

Na mesma nota,  a prefeitura se solidariza com os familiares e amigos. “Neste momento de dor, nos solidarizamos com seus familiares, amigos e colegas de trabalho, desejando força, e contorto para enfrentar essa perda irreparável. Que sua memória permaneça viva em todos que tiveram o privilégio de conviver com sua presença e seu trabalho”.

Almadina assina adesão a projeto do MP-BA || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 4 minutos

O Ministério Público da Bahia promoveu, nos dias 25 e 26, o sexto ciclo do projeto ‘Raízes da Cidadania’, com visitas técnicas e audiências públicas com a população e representantes dos municípios de Almadina, Buerarema, Itororó e Santa Cruz da Vitória, que já formalizaram a adesão ao projeto. A iniciativa busca aproximar a atuação institucional da realidade local, com foco na promoção de direitos fundamentais e no fortalecimento de políticas públicas.

Estruturado em três etapas, incluindo implantação, execução e monitoramento, o projeto utiliza dados sociais para identificar demandas prioritárias e construir soluções em parceria com gestores públicos e a sociedade civil. “A etapa de implantação estabelece o início da atuação direcionada dos órgãos finalísticos do Ministério Público, com o objetivo de promover transformação social nas áreas de atuação do projeto – saúde, educação, meio ambiente, defesa da criança e do adolescente e direitos humanos”, afirmou a promotora de Justiça Patrícia Medrado, coordenadora da Gestão Estratégica (CGE).

Durante o lançamento do projeto em Almadina, o promotor de Justiça Inocêncio Oliveira destacou que a escolha do município ocorreu justamente em razão da fragilidade dos indicadores sociais. Segundo ele, a “proposta é estabelecer parceria com o poder público local para promover melhorias concretas na qualidade de vida da população, com foco em áreas como saúde, educação e meio ambiente”.

O coordenador do Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (Ceama), promotor de Justiça Augusto Matos, afirmou que a iniciativa se baseia em dados reais para orientar a atuação institucional e fomentar soluções construídas de forma participativa, envolvendo gestores e sociedade civil. “Hoje é um dia bastante exitoso em Almadina, pois o MP junto com toda a sociedade civil e poderes constituídos, de forma orgânica e uniforme, congregou esforços para esse grande objetivo comum que é a assinatura do termo de adesão do projeto Raizes, de forma a trazer melhorias significativas para o desenvolvimento social da população”, contou.

Na área ambiental, o município ainda mantém um lixão a céu aberto distante a pouco mais de um quilômetro da sede. Indicadores relacionados à infância e adolescência também chamam atenção, como a taxa de mortalidade infantil de 26,32 por mil nascidos vivos em 2023 e a ausência de um Plano Municipal da Primeira Infância.

BUERAREMA

Em Buerarema, o diagnóstico aponta avanços na educação, com universalização do acesso à pré-escola para crianças de 4 e 5 anos. Apesar disso, persistem desafios na saúde, especialmente na baixa cobertura da avaliação do pé diabético em equipes de Saúde da Família. A situação da segurança alimentar é considerada crítica, com mais da metade da população cadastrada no CadÚnico em situação de pobreza e ausência de adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A taxa de mortalidade infantil alcançou 48,39 por mil nascidos vivos em 2023, e o município ainda não possui um Plano da Primeira Infância.

A apresentação do projeto ‘Raízes da Cidadania foi feito pelas promotoras de Justiça Rocio Matos, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Cesau), e Renata Lazzarini. Foram visitados o Grupo Escolar Juarez Alves, que possui 250 alunos de 3 a 5 anos; e a Unidade de Saúde da Família Professor Ernandi Lins.

“Hoje tivemos uma reunião ampliada para a apresentação do projeto, que foi bem recebido pelo poder público e pela sociedade civil organizada. Estaremos a médio prazo acompanhando os indicadores do Município e, consequentemente melhorando a qualidade de vida da população”, disse a promotora de Justiça Renata Lazzarini.

Leia Mais