Polícia Civil já recuperou 68 veículos do estabelecimento comercial de Vitória da Conquista || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil recuperou 68 veículos desviados da frota de uma locadora em Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. A investigação aponta a existência de um esquema para retirar automóveis da unidade da empresa e revendê-los de forma irregular. O caso está sob responsabilidade da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) do município.

De acordo com a Polícia, o esquema teria começado em junho de 2025. Um ex-funcionário da locadora é suspeito de usar a função que exercia para simular contratos de locação, sem clientes reais vinculados, e liberar os veículos como se as retiradas fossem regulares.

Após a saída da frota, os automóveis eram repassados a outro investigado, apontado como responsável por intermediar e concluir as vendas a terceiros, segundo os investigadores. Os veículos eram negociados por valores abaixo do mercado para facilitar as vendas, ainda conforme a Polícia Civil. A apuração também identificou movimentações financeiras consideradas atípicas e indícios de adulteração em sistemas de rastreamento.

Durante as diligências, a maior parte dos carros já foi localizada e devolvida à empresa.  O inquérito prossegue para recuperar outros veículos, detalhar a participação de cada envolvido e reunir provas que sustentem a responsabilização dos suspeitos pelos crimes de estelionato e associação criminosa. O caso é investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos.

Falha reduziu captação de água em 50% na Estação de Rio do Braço || Foto Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) informou que uma pane na subestação de energia elétrica da Estação de Captação de Água Bruta, em Rio do Braço, zona rural de Ilhéus, reduziu em 50% a capacidade de captação de água para o sistema de abastecimento de Itabuna. A falha no equipamento ocorreu na noite de ontem (25).

Técnicos da Emasa trabalham no reparo da subestação desde as primeiras horas desta quinta-feira (26). A previsão é de que o serviço seja concluído até o final desta manhã, com a retomada de 100% da operação da estação. Diante do problema, a empresa reforçou a importância do consumo de água sem desperdício.

Temporais deixam rastro de destruição em Minas Gerais || Foto Tomaz Silva/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

O Corpo de Bombeiros de Minas Gerais (CBMG) informou, na noite desta quarta-feira (25), que o número de mortos nas enchentes e nos deslizamentos causados pelas chuvas que atingem a Zona da Mata subiu para 47. Ao todo, até o momento, foram recuperados 41 corpos de vítimas em Juiz de Fora e outros 6 em Ubá. O número de desaparecidos está em 20.

O efetivo empregado pelo Corpo de Bombeiros no trabalho de resgate e salvamento envolve cerca de 120 profissionais. De acordo com o coronel Joselito Oliveira de Paula, do 3º Comando Operacional de Bombeiros, em Juiz de Fora, uma das preocupações é que as famílias retiradas de áreas de risco não retornem aos locais.

“Pessoas que foram retiradas das áreas de risco voltaram, mas elas precisam desocupar essas áreas”, alertou em coletiva de imprensa para atualizar os números da operação, no Parque Jardim Burnier, uma das localidades mais atingidas da cidade mineira.

A previsão indica a continuidade de chuvas na Zona da Mata, segundo o Corpo de Bombeiros, mas elas devem ser moderadas, o que pode facilitar o trabalho de resgate, e também de restabelecimento de serviços essenciais, como água e fornecimento de energia elétrica.

DESABRIGADOS

Segundo a Defesa Civil estadual, mais de 400 pessoas estão desabrigadas em Juiz de Fora e outros 197 estão desalojados. Em Ubá, são 38 desabrigados e 321 desalojados. Mais de 200 pessoas já foram resgatadas de áreas de risco.

Desalojados são pessoas que deixaram suas casas por risco ou dano, mas têm para onde ir, como casa de parentes ou amigos. Já os desabrigados perderam ou não podem retornar às suas casas e dependem de abrigos públicos ou sociais.

Em visita à região, nesta quarta, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, informou que equipes enviadas pelo governo federal permanecerão no estado por tempo indeterminado, incluindo técnicos especialistas do Grupo de Apoio a Desastres (Gade), vinculado à pasta.

Equipes da Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e do Departamento de Emergências em Saúde Pública do Ministério da Saúde também atuam no atendimento à população.

CALAMIDADE PÚBLICA

A Defesa Civil Nacional reconheceu o estado de calamidade pública em Juiz de Fora e, de forma sumária, nas cidades de Ubá e Matias Barbosa. As portarias com os reconhecimentos foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento federal de situação de emergência ou estado de calamidade pública permite que os municípios solicitem recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para ações de defesa civil.

Executivo apresenta projeto de lei que institui Programa Vila do Servidor || Foto Guthierry Andrade/Secom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna encaminhou à Câmara de Vereadores projeto de lei que institui o Programa Habitacional Vila do Servidor, voltado à aquisição do primeiro imóvel por servidores municipais efetivos. A proposta consta na Mensagem nº 002/2026, assinada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), e estabelece a iniciativa como política pública permanente, com critérios definidos em lei.

O programa contempla servidores ocupantes de cargo efetivo vinculados à administração direta e indireta dos poderes Executivo e Legislativo. A matéria tem como relatores, nas comissões técnicas, os vereadores Babá Cearense (PP), Ronaldo Geraldo (REP) e Eldon Orea (Avante).

De acordo com o texto, os beneficiários deverão se enquadrar nas faixas de renda do Programa Minha Casa Minha Vida, conforme a renda bruta familiar mensal prevista na legislação federal. A medida busca alinhar o programa municipal às políticas habitacionais já consolidadas no país e garantir critérios objetivos e transparentes na seleção, segundo a Prefeitura.

A prioridade será para servidores que não possuam imóvel residencial. A participação de quem já tem imóvel ou financiamento ativo será admitida se não houver interessados habilitados ou restarem unidades disponíveis. Segundo a Prefeitura, a proposta atende a uma demanda histórica do funcionalismo e integra o conjunto de ações adotadas após a implantação dos Planos de Cargos, Carreiras e Remuneração.

Veículo tombado próximo à sede do município de Aurelino Leal || Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma carreta se envolveu em acidente nesta quarta-feira (25), na BR-101, no trecho de Aurelino Leal, no sul da Bahia. O veículo tombou, interditando parte da rodovia.

Motorista precisou de atendimento médico e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192). Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o acidente ocorreu por volta das 11h, na altura do quilômetro 455, próximo à sede do município.  Até as 13h, a carreta permanecia no local do acidente. Equipe da PRF atua para orientar quem trafega pela rodovia.

Curso é voltado para estudantes da rede pública que desejam ingressar no ensino profissional e tecnológico || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) abriu inscrições para 560 vagas no curso preparatório Partiu IF, voltado a estudantes da rede pública que desejam ingressar na educação profissional e tecnológica. A oferta contempla 14 campi no estado, incluindo o de Uruçuca, no sul da Bahia, com 40 vagas por unidade.

Além de Uruçuca, as vagas são para os campi de Alagoinhas, Bom Jesus da Lapa, Catu, Governador Mangabeira, Guanambi, Itaberaba, Itapetinga, Santa Inês, Senhor do Bonfim, Serrinha, Teixeira de Freitas, Valença e Xique-Xique.

O curso é gratuito, presencial e tem carga de 320h, distribuídas ao longo de oito meses. As aulas ocorrerão no turno vespertino, com dias definidos por cada campus. A matriz curricular inclui Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Práticas Suplementares. A participação não garante vaga automática em cursos técnicos ou no Ensino Médio do IF Baiano, cujo ingresso ocorre por processo seletivo próprio.

Podem se inscrever estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental em escola pública. O público prioritário inclui candidatos em situação de vulnerabilidade social, com renda familiar per capita de até um salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, além de pessoas com deficiência.

As inscrições são feitas via formulário online, com envio de histórico escolar ou declaração de conclusão do Ensino Fundamental em escola pública e documentos comprobatórios para vagas reservadas. A seleção ocorrerá por sorteio eletrônico, com transmissão no canal oficial do IF Baiano no YouTube. Os sorteados dentro do número de vagas serão considerados aprovados, e os demais formarão cadastro de reserva.

Os estudantes selecionados receberão bolsa-auxílio de R$ 1.600, paga em oito parcelas mensais de R$ 200, para custeio de transporte e alimentação. O pagamento será feito pela Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern), mediante depósito em conta bancária. Para receber o valor integral, é exigida frequência mínima de 75%.

Máquina em ação na estrada entre Coutos e Santo Antônio || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus informou o andamento de reparos em trechos das estradas vicinais que ligam a BA-262 a Ribeira das Pedras e Castelo Novo, com 50% do trabalho executado. Já na estrada entre a sede do distrito de Coutos e o povoado de Santo Antônio, a manutenção foi concluída, segundo a gestão.

A ação mobilizou as secretarias de Serviços Urbanos; Infraestrutura e Defesa Civil; e Interior. De acordo com o governo, o município está na segunda etapa do mutirão iniciado no último dia 6. No início deste mês, os serviços de manutenção beneficiaram as principais ruas da Vila Juerana, Joia do Atlântico e Ponta da Tulha, no litoral norte.

O secretário de Interior, José Victor Pessoa, afirmou que o mutirão é quinzenal. “As melhorias contribuem para o escoamento da produção agrícola, o acesso a serviços essenciais e a mobilidade”, enfatizou.

Veículos se envolveram em colisão frontal na BA-001 || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Dois veículos de passeio colidiram na manhã desta quarta-feira (25), na BA-001, na altura da Praia dos Milionários, zona sul de Ilhéus. Segundo as primeiras informações, apesar do forte impacto, o acidente não deixou feridos.

Fiat Palio danificado após acidente na BA-001 || Imagem Redes Sociais

Ocorrida por volta das 6h30min, a batida envolveu um Fiat Palio vermelho e um carro tipo SUV branco, que já foram removidos da pista. Procurada pelo PIMENTA, a Polícia Rodoviária Estadual respondeu que, até as 10h, ainda não havia registro da ocorrência. Atualizado às 10h07min para acréscimo de informação.

Mega-Sena acumula mais uma vez
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Mega-Sena acumulou mais uma vez e passou para R$ 130 milhões, um dos maiores prêmios da loteria neste ano. No sorteio do concurso 2976, na noite desta terça-feira (24), quatro apostas feitas na Bahia, três em Salvador e uma em Santo Antônio de Jesus, “bateram na trave”. Cada sortudo receberá R$ 27.292,50. As dezenas sorteadas hoje foram: 07, 9, 10,  21, 28 e 43.

Em todo país, foram registradas 136 apostas com cinco acertos. Na quadra, houve 8.973 contemplados, sendo que dentre eles moradores de Buerarema, Coaraci, Ilhéus, Itabuna, Una, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Feira de Santana e Vitória da Conquista. Cada apostador receberá R$ 681,85. O próximo sorteio da Mega-Sena será na quinta-feira (25). A aposta simples custa R$ 6,00 e pode ser feita feita qualquer casa lotérica.

Temporal inundou Camacã nesta terça-feira || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O temporal que atingiu algumas cidades do sul da Bahia, nesta terça-feira (24),  provocou inundações, destruiu móveis e ruas em Camacã. De acordo com moradores, em pouco tempo, várias ruas  foram tomadas pela água da chuva misturada com água de esgoto. Vários imóveis ficaram alagados. Um deles foi o Centro de Ensino Ana Viana (Ceav), na rua Ana Nery, onde algumas pessoas se arriscaram, no meio da água suja, para tentar salvar alguma coisa.

A rua Ana Nery parecia um um rio, com forte correnteza que desceu, destruindo e levando o que estava pela frente. Surpreendidos com o volume de água da chuva, muitos moradores só tiveram tempo de sair de casa levando algumas peças de roupa. A Prefeitura de Camacã ainda não divulgou quantas pessoas foram afetadas. Por isso, não se sabe a quantidade de desabrigados e desalojados na cidade sul-baiana.

A previsão, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é de chuva para todo o sul da Bahia até quinta-feira. Deve chover entre 30 a 100 milímetros nas próximas horas. Além de Camacã, devem ficar em alerta na região cidades como; Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Canavieiras, Coaraci, Itabuna e Ilhéus.

O alerta do  Inmet serve também para quem mora nos municípios de Ibicaraí, Ibirapitanga, Gongogi, Gandu, Itajuípe, Itagibá, Itapé, Itaju do Colônia, Jussari, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã e Una. Pode chover até quinta-feira (27)) nessas cidades.

 

Anvisa autorizou 1ª fase de teste de segurança da polilaminina em humanos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polilaminina, substância pesquisada há quase três décadas no Brasil como possível tratamento para lesões na medula espinhal, entrou em fase inicial de testes clínicos em humanos em janeiro deste ano. A autorização partiu da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que liberou um estudo piloto com foco exclusivo em segurança e tolerabilidade.

O ensaio envolve apenas cinco pacientes com lesão medular torácica completa e recente. Nesta etapa, chamada de fase 1, os pesquisadores avaliam riscos, efeitos adversos e dose segura. A eficácia terapêutica ainda não é objeto da pesquisa, o que impede qualquer conclusão sobre recuperação de movimentos ou sensibilidade.

A polilaminina é uma forma polimérica da laminina, proteína presente no organismo humano que participa da estrutura dos tecidos. A hipótese científica é que a substância forme uma espécie de ponte biológica no local da lesão, favorecendo a reconexão de fibras nervosas. Resultados pré-clínicos em animais e relatos preliminares em humanos motivaram o início do estudo, mas sem comprovação robusta.

Até o momento, não há evidências clínicas de alta qualidade que confirmem benefício em pacientes com lesão medular. Especialistas alertam que recuperações parciais podem ocorrer espontaneamente após o trauma, o que exige estudos controlados para diferenciar efeito do tratamento de evolução natural.

A substância também gerou controvérsia após decisões judiciais autorizarem seu uso em pacientes fora de protocolos científicos, o que levantou questionamentos éticos e preocupações sobre segurança. A Anvisa reforça que o uso fora de pesquisa clínica aprovada não é recomendado.

Se a fase 1 confirmar segurança, a próxima etapa será a fase 2, com maior número de pacientes e foco em eficácia. A fase 3, necessária para registro como medicamento, costuma levar anos e exige estudos multicêntricos.

Prefeitura publicou edital de processo licitatório nesta terça-feira (24) || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou licitação para contratar empresa responsável por obras de reforma e ampliação em 25 unidades escolares da rede municipal. O aviso foi divulgado na edição desta terça-feira (24) do Diário Oficial do Município.

A concorrência será eletrônica e seguirá as regras da Lei nº 14.133/2021 e normas municipais. A sessão de disputa está marcada para 12 de março, às 10h. As propostas devem ser enviadas pelo sistema Licitanet. O edital completo está disponível no portal de licitações do município e na plataforma eletrônica da disputa.

Jerônimo celebra suspensão de importação de cacau da Costa do Marfim || Foto Fidelis Melo/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) celebrou a decisão do Ministério da Agricultura e Pecuária de suspender, de forma imediata, a importação de amêndoas fermentadas e secas de cacau da Costa do Marfim, por risco fitossanitário. A medida foi oficializada por meio de despacho publicado nesta terça-feira (24) e atende a uma reivindicação de produtores e entidades da cadeia do cacau.

“Recebi, ao lado do ministro Rui Costa, uma comissão em Gandu, depois no meu gabinete. Nesta segunda-feira [23], um grupo chegou a Brasília, se reuniu com os quatro ministérios envolvidos, e foi publicado hoje. Foi uma demanda concreta do movimento”, afirmou o governador, que retorna hoje (24) de missão internacional ao lado do presidente Lula (PT).

Jerônimo acrescentou que a suspensão é uma vitória para a lavoura cacaueira e para os trabalhadores do setor. “Celebramos essa conquista. Existem outros pontos de pauta que estamos tratando e, com certeza, daremos resposta concreta”.

Também agradeceu ao governo federal e às lideranças que participaram da articulação na capital do País. “Quero agradecer ao governo do presidente Lula, a todos os ministros envolvidos, mas principalmente ao movimento que se juntou e foi até Brasília”, afirmou. “Viva a nossa lavoura cacaueira!”, concluiu.

Universidade elenca benfeitorias entregues antes do início do ano letivo || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Estadual de Santa Cruz  confirmou que promoverá concurso público para cargos de nível técnico ainda neste semestre. Ao PIMENTA, a assessoria da Uesc informou que o lançamento do edital está previsto para abril. No semestre passado, a instituição publicou edital de concurso para professores (relembre).

Com o início do ano letivo marcado para a próxima segunda-feira (2), a Universidade elencou investimentos na infraestrutura física e tecnológica do Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus. As intervenções incluem restauração da pintura dos pavilhões, recuperação do Pavilhão de Educação Física, revitalização do Parque Desportivo e instalação de novo painel eletrônico para atividades esportivas.

Também mencionou a construção de prédios para ampliar laboratórios de pesquisa e a implantação do novo Auditório Jorge Amado, após a reorganização dos gabinetes administrativos. Banheiros dos pavilhões Adonias Filho e Jorge Amado passaram por reforma e ampliação, com adequações de acessibilidade, fraldários e substituição de redes elétrica e hidrossanitária. O entorno do Campus recebeu melhorias urbanísticas, como novas calçadas, vagas de estacionamento e intervenções paisagísticas.

INTERNET E SISTEMA DE GESTÃO

Na área digital, a Uesc ampliou a cobertura da rede Wi-Fi no campus, dobrando a capacidade de conexão sem fio, como parte de um projeto de atualização dos servidores e equipamentos de rede. A universidade também está implantando o Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (SIGAA), para automatizar processos acadêmicos e administrativos e ampliar a transparência institucional.

Desembargador aposentado Carlo Cintra também presidiu TRE-BA || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desembargador aposentado Carlos Alberto Dultra Cintra, ex-presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), morreu na madrugada desta terça-feira (24), aos 82 anos. A família não informou as circunstâncias da morte. O sepultamento está marcado para as 15h de quarta-feira (25), no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Natural de Ipirá, no interior da Bahia, Carlos Cintra ingressou na carreira jurídica como promotor de Justiça em 1969, na Comarca de Ubatã, no sul do estado. Depois, atuou nas comarcas de Catu e Salvador, onde passou a trabalhar na Curadoria Geral da Quarta Vara de Assistência Judiciária.

Ao longo da trajetória no Ministério Público da Bahia, ocupou o cargo de procurador de Justiça, integrou o Conselho Superior do órgão e chefiou gabinete até 1990. Em 1991, foi eleito procurador-geral da Justiça e reeleito em 1993. No ano seguinte, assumiu como desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia.

No Judiciário, integrou o Conselho da Magistratura e presidiu o Tribunal de Justiça entre 2002 e 2004. Também presidiu o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia e exerceu a vice-presidência em dois mandatos, entre 2006 e 2008 e de 2010 a 2012.