Flávio Dino proíbe saque em espécie em Emenda PIX || Foto Gustavo Moreno/STF
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu, nesta terça-feira (3), proibir a realização de saques em espécie de valores oriundos de emendas parlamentares. A medida também alcança recursos transferidos para contas de empresas beneficiárias dos recursos. A decisão foi tomada no processo da Corte que trata de medidas de transparência e rastreabilidade de emendas.

O ministro afirmou que a proibição de saques não impede a movimentação financeira para pagamento de fornecedores e prestadores de serviços. Segundo Dino, os repasses poderão ser feitos por meio de transferências eletrônicas, incluindo PIX.

Em agosto do ano passado, Flávio Dino determinou que o Banco do Brasil, a Caixa e o Banco do Nordeste adaptassem seus sistemas eletrônicos para impedir repasses das emendas por meio de contas de passagem e por meio de saques na boca do caixa. Contudo, foram constatadas que inconsistências ainda permanecem.

PRAZO DE 60 DIAS 

Dino também determinou que o Banco Central regulamente, no prazo de 60 dias, os saques de emendas. O Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) também deverá participar do trabalho.

Em 2024, após tomar posse no Supremo, Flávio Dino assumiu a condução dos processos que tratam da transparência no repasse das emendas.

Em fevereiro do ano passado, Dino homologou o plano de trabalho no qual o Congresso se comprometeu a identificar os deputados e senadores responsáveis pelas emendas ao Orçamento e os beneficiários dos repasses. A medida liberou o pagamento dos recursos, que chegaram a ser suspensos por falta de transparência. Da Agência Brasil.

Abertas as inscrições para Olimpíada de Sociologia || SEC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para a primeira edição da Olímpiada Brasileira de Sociologia (OBS). A competição está aberta a professores e estudantes do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio interessados na ciência humana que estuda a sociedade, os comportamentos sociais, a interação, a cultura e as estruturas sociais.

Durante a Olímpiada Brasileira de Sociologia, os participantes irão vivenciar, na prática, desafios reais, trabalhos em equipe e diversidade de ideias. A participação no evento é gratuita para equipes de escolas públicas. Veja no final do texto como fazer a inscrição.

A Olimpíada Brasileira de Sociologia é uma disputa criada para incentivar estudantes da Educação Básica a aprofundarem seus conhecimentos em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Ciência Política), a partir da atuação em equipes, de forma criativa e colaborativa.

COMPETIÇÃO EM FASES

A competição é estruturada em cinco fases, sendo as três primeiras virtuais e eliminatórias e as duas últimas presenciais e classificatórias, a serem realizadas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A Fase 1 é referente ao teste de conhecimentos; a Fase 2 é reservada para o envio de vídeos com a apresentação das equipes; e a Fase 3, para o envio de protótipo de jogo de tabuleiro elaborado pela equipe com conteúdo das Ciências Sociais. Já na Fase 4 vão acontecer as apresentações escrita e oral do projeto de lei; e na Fase 5 terão os jogos de tabuleiro.

O resultado das inscrições será publicado no dia 20 deste mês e a primeira fase da olimpíada tem início três dias depois. A cerimônia de premiação será em 20 de junho deste ano. Mais informações e o edital da OBS podem ser conferidos no site.

Acidente ocorreu no início da tarde desta terça-feira (3)
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ambulância e um caminhão baú bateram nesta terça-feira (3), na BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, entre o Salobrinho e a sede regional da Ceplac. Vítimas estão presas às ferragens dos dois veículos. Não há detalhes sobre o estado de saúde delas.

Segundo as primeiras informações, a ambulância seria do município de Ibirapitanga. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) e o Corpo de Bombeiros enviaram equipes ao local.

Veículos colidiram em uma curva da BR-415

Até as 12h50min, a via estava interditada parcialmente, e o trânsito flui com lentidão. O PIMENTA entrou em contato com a assessoria da Polícia Rodoviária Federal e aguarda retorno.

Ponte será interditada nesta terça-feira (3), das 13h às 15h || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna vai interromper temporariamente o tráfego de veículos na Ponte Miguel Calmon (Marabá) nesta terça-feira (3), das 13h às 15h. A medida é necessária para a remoção de vegetação e entulhos que ficaram encalhados após a cheia do Rio Cachoeira, provocada pelas chuvas dos últimos dias.

A ação será executada pelas secretarias municipais de Transportes e Trânsito (Settran) e de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb), com apoio de maquinário pesado e caçambas. Durante o período, agentes de trânsito estarão no local para orientar motoristas e indicar rotas alternativas nas vias adjacentes.

Augusto nomeia Erasmo para a Semps || Foto Pauta Blog
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) sancionou reforma administrativa e fez mudanças no secretariado. O vereador Erasmo Ávila (PSD), ex-presidente da Câmara de Itabuna, licenciou-se do Legislativo para administrar a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Ele substituiu o vice-prefeito Júnior Brandão (PV), remanejado para a Secretaria de Educação.

O agora ex-secretário de Educação Rosivaldo Pinheiro assume a recém-criada Secretaria de Relações Institucionais. Já o vereador Thales Silva (REP) retorna ao comando da Secretaria de Transporte e Trânsito, onde substitui Fernando Benigno.

As alterações na composição do Governo estão na edição desta terça-feira (3) do Diário Oficial do Município. Também criada na reforma administrativa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres ainda não tem designado(a).

As demais secretarias continuam com os mesmos titulares. A de Indústria, Comércio, Emprego e Renda foi transformada na Secretaria de Desenvolvimento Econômico e continua a cargo do secretário Mauro Ribeiro. Após o desmembramento do setor de Relações Institucionais, a Pasta de Comunicação permanece com o secretário Thiago Barra.

No mês passado, o prefeito já havia nomeado Roberto José para a Secretaria de Segurança e Ordem Pública, no lugar de Humberto Mattos, e Cleide Sousa para a Secretaria de Governo, substituindo Luciano Veiga.

MEC divulga a segunda chamada do Prouni
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (2), o resultado da segunda chamada do processo seletivo para o primeiro semestre de 2026 do Programa Universidade para Todos (Prouni). Os estudantes pré-selecionados precisam entregar a documentação na instituição de educação superior em que foram selecionados para comprovar as informações prestadas em sua inscrição até o dia 13 de março.

O candidato pode comparecer à instituição de educação superior ou encaminhar a documentação por meio eletrônico. Esta é a maior edição da história do Prouni, com a oferta de 594.519 bolsas, sendo 274.819 integrais (de 100%) e 319.700 parciais (de 50%).

Para participar da lista de espera do Prouni, o candidato deverá manifestar seu interesse por meio do Portal Acesso Único nos dias 25 e 26 de março. A lista estará disponível na página do Prouni, no mesmo portal, a partir do dia 31 de março, para consulta pelas instituições de educação superior e pelos candidatos. Acesse aqui para se inscrever.

Inscrições no concurso do TJ-BA podem ser feitas até abril || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) abriu, nesta segunda-feira (2), inscrições no concurso público para o cargo de Juiz Substituto. São ofertadas 100 vagas para o preenchimento imediato mais cadastro de reserva. Os candidatos têm até 2 de abril para garantir participação no concurso. A taxa é de R$ 319,75.

O concurso é dividido em cinco etapas: prova objetiva seletiva prevista para 24 de maio, provas escritas, discursiva e prática de sentença, nos dias 2 e 3 de agosto, exame de sanidade física e mental e avaliação psicológica, prova oral e avaliação de títulos. O salário é de R$ 31.975,77.

O concurso visa a preencher 100 vagas para o cargo de Juiz Substituto, sendo 60 destinadas a ampla concorrência, 30 para candidatos negros, 5 para pessoas com deficiência, 3 para candidatos indígenas e 2 para candidatos quilombolas. O concurso terá validade de 2 anos e pode ser prorrogado uma vez, por igual período. Acesse o edital aqui faça a sua inscrição.

Vacina é produzida pelo Instituto Butantan || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia começou a distribuir a primeira remessa da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan para os 417 municípios do estado. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e segue os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. Nesta etapa inicial, o estado recebeu cerca de 40 mil doses do imunizante, que utiliza tecnologia 100% nacional e tem aplicação em dose única.

O público-alvo, neste primeiro momento, é formado por profissionais da Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde, com idade entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias. A vacinação contempla médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, odontólogos, psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos e integrantes das equipes multiprofissionais.

A vacina pode ser aplicada tanto em pessoas que já tiveram dengue quanto naquelas que nunca foram infectadas. A única restrição é para quem já recebeu outro imunizante contra a doença. A aplicação ocorre por via subcutânea. Por se tratar de vacina com vírus atenuado, o novo imunizante passa a integrar a estratégia nacional de enfrentamento à doença.

A Sesab orienta que os municípios organizem o cronograma de vacinação conforme o recebimento das doses, para evitar aglomerações e garantir cobertura ao público prioritário. A expectativa é de que, com o envio regular de novas remessas pelo Ministério da Saúde, a imunização seja ampliada para outros grupos da faixa etária de 15 a 59 anos nos próximos meses.

Suspeito de furtar hidrômetros em Itabuna || Imagem Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Câmeras de segurança flagraram, na madrugada de sábado (28), um suspeito de furtar hidrômetros na 1ª Travessa José Coelho, no bairro Santo Antônio, em Itabuna. As imagens registraram o rosto do homem, o que pode auxiliar as forças de segurança na identificação e prisão de um dos envolvidos na série de crimes que atinge diversos pontos da cidade. Assista.

De acordo com o gerente comercial da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), Mateus Cruz, até a sexta-feira (27), foram registrados 130 furtos de hidrômetros desde janeiro. Segundo ele, a empresa conta com o apoio das polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal para chegar aos autores e, principalmente, aos receptadores do material.

Além do prejuízo financeiro — cada equipamento custa R$ 128 — os furtos provocam desperdício de água, que em alguns casos pode se estender por longo período até que a situação seja identificada e regularizada. O hidrômetro é responsável por medir o consumo de água dos imóveis.

A empresa aponta que o crime é motivado pela venda da carcaça dos equipamentos a ferros-velhos, onde são extraídos materiais como ferro e cobre, de alto valor comercial. A população pode denunciar furtos ou movimentações suspeitas pelo telefone 190. A Emasa também disponibiliza os canais de atendimento pelo WhatsApp (73) 99912-0044 e pelo 0800 073 1195.

Pesquisa revela crescimento do percentual de mulheres que relatam medo de estupro || Foto Rovena Rosa/ABr
Tempo de leitura: 5 minutos

O percentual de mulheres que declararam ter medo de sofrer um estupro cresceu em uma pesquisa realizada pelo Instituto Patricia Galvão e pelo Instituto Locomotiva, que teve novos dados antecipados com exclusividade nesta segunda-feira (2) à Agência Brasil.

Em 2020, 78% das mulheres ouvidas pelos pesquisadores disseram ter “muito medo de ser vítimas de um estupro”. Esse percentual cresceu para 80%, em 2022, e chegou a 82% segundo os dados obtidos em 2025.

Além das que declararam ter muito medo, 15% disseram ter “um pouco de medo”, o que significa um total de 97% de mulheres que vivem com algum grau de temor da violência sexual.

Em dois grupos, a proporção das que sentem “muito medo” é ainda maior, chegando a 87% no caso das jovens, entre 16 e 24 anos, e 88% entre as mulheres negras.

A diretora de conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, Marisa Sanematsu, ressalta que além de o medo ser constante, nenhum espaço é considerado, de fato, seguro.

“O medo assombra as mulheres brasileiras o tempo todo, desde pequenas e em todos os lugares: a casa é insegura, assim como sair e voltar, esperar o transporte, enfrentar a condução lotada ou pedir um carro por aplicativo”, disse.

“Esse medo constante faz com que elas desenvolvam suas próprias estratégias de proteção: evitam sair à noite ou usar alguns tipos de roupas e acessórios, procuram estar sempre acompanhadas e até escolhem trajetos mais longos para se sentirem um pouco mais seguras”.

Violência dentro de casa
Os institutos divulgam, nesta segunda-feira (2), a segunda onda de dados da pesquisa de 2025. A primeira onda, publicada em setembro de 2025, já havia mostrado que 15% das entrevistadas eram sobreviventes de estupro, e oito em cada dez vítimas sofreu a violência com 13 anos ou menos.

Os dados divulgados hoje acrescentam que, entre as vítimas com até 13 anos, 72% foram violentadas dentro da própria casa. Em metade dos casos, o abusador foi um familiar e, em um terço dos relatos, foi um amigo ou conhecido da família.

No total, 84% dos estupros foram cometidos por um homem do círculo social da vítima.

Essa porcentagem diminui no caso das mulheres violentadas com 14 anos ou mais, porém os conhecidos ou membros da família se mantêm como a maioria: 76% dos abusadores eram pessoas conhecidas, incluindo amigos, parceiros íntimos, familiares e ex-companheiros. Além disso, 59% sofreram a violência dentro de casa.

APOIO ÀS VÍTIMAS

A pesquisa Percepções sobre direitos de meninas e mulheres grávidas pós-estupro teve a participação de 1,2 mil pessoas, homens e mulheres, de todas as regiões do país.

Além de perguntar para as mulheres sobre suas próprias experiências com a violência sexual, as entrevistas também ouviram a percepção geral dos entrevistados sobre o assunto.

Nas respostas, foi praticamente unânime o entendimento de que as mulheres têm medo de estupro: 99% dos entrevistados concordam.

Apesar disso, 80% das pessoas acreditam que as vítimas nunca, ou quase nunca, revelam para outras pessoas a violência sofrida, principalmente por sofrer ameaças do agressor, por terem medo de não serem ouvidas ou por sentirem vergonha.

Os resultados gerais se assemelham ao que foi dito pelas entrevistadas que relataram ter sido vítimas, conforme a primeira divulgação da pesquisa.

Cerca de 60% das mulheres que foram vítimas antes dos 14 anos não contaram para ninguém sobre o abuso. Além disso, apenas 15% foram levadas a uma delegacia, e 9%, a uma unidade de saúde.

O apoio a políticas de apoio às vítimas também foi amplo: 93% concordam que o Estado deve fornecer acompanhamento psicológico imediato para meninas e mulheres vítimas de estupro, e a mesma porcentagem acredita que as prefeituras e governos devem aumentar a divulgação de serviços de saúde que atendem vítimas.

Leia Mais

Prêmio da Mega-Sena sobe para R$ 160 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Não foi desta vez que o apostador acertou as seis dezenas e levou o prêmio milionário da Mega-Sena. No sorteio realizado na noite de sábado (28), 129 pessoas “bateram na trave”, dentre elas moradores de Guanambi (dois acertadores), Capim Grosso (um), Santa Maria da Vitória (uma) e Vitória da Conquista (um), na Bahia. Cada um receberá R$ 38.181,97. As dezenas sorteadas ontem foram: 06, 09, 13, 20, 42 e 50.

Como ninguém acertou as seis dezenas no concurso 2978, o prêmio principal da Mega-Sena subiu de R$ 145 milhões para R$ 160 milhões. O próximo sorteio será nesta terça-feira (3).A aposta simples custa R$ 6,00 e pode ser feita em qualquer casa lotérica do país.

O sorteio de sábado teve, em todo o país, 9.449 acertadores na quadra e cada um apostador receberá R$ 859,23. No sul da Bahia, houve ganhadores em Canavieiras, Ilhéus, Ipiaú, Itabuna e Ubaitaba.

Escultura do poeta Tema Padilha || Foto Wamir Rosário
Tempo de leitura: 4 minutos

 

 

 

Tristão de Athayde, Raquel de Queiroz, Mário Quintana, Jorge Amado, Carlos Drumond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, dentre outros os citam como um dos mais importantes poetas líricos do Brasil.

 

Walmir Rosário

Ainda em tempo Itabuna sai do rol dos inadimplentes ao prestar uma justa homenagem ao poeta itabunense Telmo Fontes Padilha. Dívida antiga, mas que começa a ser honrada, do jeito que merece o “poetinha”, como carinhosamente o chamávamos. Um intelectual que gostava do povo, de sua cidade e que muito contribuiu para a arte e cultura.

Nesta quinta-feira (26), finalmente, foi inaugurado o Palco da Poesia, com um mosaico de 150 poetas de Itabuna, e a peça central é uma escultura concebida e executada pelo escultor Diovane Tavares, homenageando o poeta Telmo Padilha. A obra foi construída numa parceria entre o Clube do Poeta (que administrará a área) e a Prefeitura de Itabuna, na Orla do Berilo, um dos points da boemia itabunense, com a presença da família do poeta.

Nascido em Ferradas (antigo distrito e hoje bairro de Itabuna) em 05 de maio de 1930, Telmo Padilha nos deixou em 17 de julho de 1997, num trágico acidente na BR-101, entre Buerarema e Itabuna. Nesses 67 anos fez acontecer como pessoa, menino, gente grande, poeta, jornalista, um amigo daqueles que gostamos do fundo do peito. E a recíproca era verdadeira, com toda a sua elegante simplicidade.

Apesar de nos deixar drasticamente, continuou sendo aquela figura inesquecível, sempre a nos brindar com sua poesia, sua prosa, textos jornalísticos irretocáveis, de tamanha elegância e graça, como exaltava Onaldo Xavier. Não sei se cabe aqui ressaltar que em Telmo Padilha a vida e a arte eram uma só, sem imitações.

Tomo a cumplicidade de Onaldo Xavier para expor o que disse no Prefácio de Canto de Amor e Ódio a Itabuna: “A poesia de Telmo é seu retrato por inteiro e ele poetizava para todo o mundo, e sua terra, como um eterno poema, não poderia ser esquecida. No poema de abertura, tal qual um épico camoniano, o autor discorre em momentos belíssimos, coroados com sentimentos diversos de amor, alegria, beleza, raiva, incompreensão e compaixão sobre sua cidade, como a querer prestar contas com ela…”, ressaltou.

“As raízes deste poema estavam dentro de mim

e eu o escrevia ou ele me arrebentava, era preciso

expulsá-lo como invasor intruso de fundas

lembranças e mágoas passadas e presentes, e a

úlcera untei de unguento para não soçobrar em

seu curso, e palavras amotinei para domá-lo, e

as rédeas ele me tomou como negro cavalo de crinas

eriçadas e nervosos cascos, e já não era eu

em mim mas a cidade em meu corpo, estuário de

incandescentes larvas, ciclotímico rio de quedas e

remansos, na direção de um tempo incontrolável e

sem fronteiras.”

É a Itabuna de Ferradas, onde nasceu, cujas pessoas conservam a pureza no modo de andar, na forma como olham as pessoas. É a Ferradas quem mantém a casinha de poucos cômodos onde nasceu. Colada à igreja. Aos quatro anos veio para Itabuna, a sede do município, exatamente para a rua da Jaqueira (hoje Fernando Cordier), em frente ao rio Cachoeira.

A mesma rua da Jaqueira cheia de árvores frutíferas – com mangas, laranjas, pitangas, jambos, sapotis nos galhos. A primeira morada, por sinal, é bem pertinho da atual “Orla do Berilo”, ali na cabeceira da ponte Lacerda, onde o poeta Telmo Padilha pousa de estátua. Um local onde se reúne a boemia, os artistas de todas as vertentes culturais a declamarem poesias.

Mas o Telmo não é só poesia, é prosa, é jornalista em busca de reportagens em Ilhéus e Itabuna, com uma passagem relevante em jornais e revistas no Rio de Janeiro, ao lado dos conterrâneos grapiúnas Adonias Filho e Hélio Pólvora. Na terra carioca poetou, participou de eventos literários, construiu amigos importantes e letrados.

Tristão de Athayde, Raquel de Queiroz, Mário Quintana, Jorge Amado, Carlos Drumond de Andrade, João Cabral de Melo Neto, dentre outros os citam como um dos mais importantes poetas líricos do Brasil. Publicou 38 livros, deixou outros 11 ainda inéditos, e suas obras correram o mundo em português, inglês, francês, italiano, alemão, espanhol e japonês.

Ganhou prêmios importantes como o Jabuti de Poesia, foi feito Doutor Honoris Causa pela hoje Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), que ajudou a implantar, descobriu e despertou talentos. Contratado pela Ceplac dirigiu o PACCE – Projeto Artístico e Cultural Cacau Europa, com a participação do Conselho Nacional dos Produtores de Cacau (CCPC) e o Sistema Coopercacau – Cooperativa Central do Cacau.

E Telmo Padilha chacoalhou a cultura do Sul da Bahia com lançamento de livros de novos escritores, vernissages e demais eventos culturais aqui no planeta cacau e até na Suíça. Em 23 de agosto de 1987 Telmo Padilha morre um pouco com o passamento do seu filho Paulo, e escreve Provação – Solidão – Angústia – Saudade – Lágrima. Poemas Póstumos.

Telmo Padilha foi casado com Ecy Padilha, com quem teve os filhos Luísa, Fernanda, Cláudia, Clara e Paulo (in memoriam).

Walmir Rosário é radialista, jornalista e advogado e autor de  autor de livros como O Berimbau – Valhacouto de boêmios, disponível na Amazon.

Cláudia da Silva lamenta as perdas em Minas Gerais || Foto Rovena Rosa/Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

Em uma tenda improvisada no bairro Parque Jardim Burnier, em Juiz de Fora, Cláudia da Silva oferece alimentos e bebidas para todos que passam pelo local. Ela está ali há cinco dias ajudando moradores, bombeiros, voluntários e profissionais da imprensa. É difícil acreditar que, por trás de todo esse empenho, ela viva um luto recente.

“Perdi quase 20 pessoas da minha família. Vários sobrinhos, cunhada, muita gente”, conta. Cláudia tem 71 anos e sempre morou no bairro. Enquanto uma das sobrinhas continuava desaparecida nos escombros de uma casa ao lado, a cunhada era enterrada no cemitério da cidade.

“Eu não tenho condições psicológicas de ir aos enterros. A gente vê isso em outras cidades e não acredita que vai acontecer com a gente. Eu prefiro ficar aqui mesmo, tentando contribuir com as pessoas. Só vou em casa para tomar banho e volto”, diz a moradora.

Ela reclama da falta de apoio das autoridades municipais e estaduais. Alimentos e bebidas oferecidos na tenda chegaram por meio de doações da própria população. “Tudo aqui é voluntário. Vemos os políticos subindo aqui, fazendo vídeos para as redes sociais, mas ainda não chegou nenhum centavo para as famílias”, diz Cláudia.

Tragédia em Minas Gerais || Foto Rovena Rosa/Agência Brasil

MORTOS

As chuvas que atingem a Zona da Mata mineira desde a última segunda-feira (23) deixaram pelo menos 65 mortos, sendo 59 em Juiz de Fora e seis em Ubá, e provocaram deslizamentos em diferentes pontos da região. O número de desabrigados e de desalojados é superior a 4,2 mil.

Em Juiz de Fora, os bombeiros ainda estão mobilizados em três frentes de trabalho: bairros Paineiras, Parque Jardim Burnier e Linhares. Nesta quinta-feira (26), houve um novo deslizamento, que atingiu três casas, no Bairro Bom Clima, em Juiz de Fora, com o registro de uma vítima desaparecida.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém o alerta de perigo para chuvas intensas até as 23h59min desta sexta-feira na Zona da Mata, com chuva entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia e ventos intensos (60 a 100 quilômetros por hora). Permanece o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Da Agência Brasil.

Mega-Sena sorteia R$ 145 milhões neste sábado (28).
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os prêmios milionários da Mega-Sena despertam o sonho de brasileiros em todos os cantos do país. No sul da Bahia, em cidades como Buerarema, Camacan, Coaraci, Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Itacaré, Itajuípe, Ibicaraí e Ubaitaba, a ida a uma lotérica mais próxima começou logo cedo. Muita gente tentando acertar as seis dezenas para faturar a bolada acumulada há vários concursos. A estimativa para este sábado (28) é que seja pago o prêmio de R$ 145 milhões ao sortudo ou sortuda.

No último sorteio, na quinta-feira, quatro apostas da Bahia “bateram na trave”. São moradores de Cruz das Almas, Feira de Santana e Salvador. Em Feira de Santana foram duas apostas que acertaram cinco das seis dezenas, sendo uma delas um bolão com 36 participantes. A aposta da capital também foi um bolão. Nesses casos, os participantes de cada bolão dividiram o prêmio de R$ 67.021,56. O jogo simples da Mega-Sena custa R$ 6,00 e pode ser feita em qualquer casa lotérica do país.

Operação apreendeu dinheiro e armas || Foto MP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Quatro policiais militares foram presos, nesta sexta-feira (27), durante uma operação do Ministério Público da Bahia e da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Os PMs são investigados por suspeita de integrar uma milícia na região de Ipirá. Três policiais foram presos preventivamente e um em flagrante nos municípios de Ipirá e Feira de Santana, na operação “Banda Suja”.

Também foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão nos endereços residenciais dos agentes investigados e nas sedes da 98ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Leste, localizados nos municípios de Ipirá e Feira de Santana. As buscas resultaram na apreensão de armas de fogo, R$ 70 mil e celulares.

As medidas cautelares foram deferidas pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador e estão vinculadas a procedimento investigatório conduzido pelo Ministério Público da Bahia, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco).

Armas não registradas foram encontradas com os suspeitos || Foto MP-BA

As investigações apontam a existência de grupo estruturalmente organizado com atuação reiterada na prática de delitos graves, entre eles violações de domicílio, abuso de autoridade, extorsões, subtrações de bens, tortura, associação para o tráfico e tráfico de drogas, além de outros crimes praticados mediante o aproveitamento de funções públicas e do aparato estatal.

Também foi identificado um padrão de atuação sistemático, com divisão de tarefas, emprego de violência ou intimidação e utilização de instrumentos institucionais como meio de facilitação das condutas ilícitas, evidenciando risco concreto à ordem pública e à adequada colheita de provas.

A operação foi realizada pelo Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force-SSP) e Corregedoria da Polícia Militar, da Secretaria de Segurança Pública (SSP).