Luana e Luan morreram atropelados na BA-120, em Ibirataia || Fotos Giro Ipiaú e PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu em flagrante um motorista de 34 anos que atropelou e matou dois irmãos na BA-120, em Ibirataia, no sul da Bahia. O caso ocorreu na noite de sábado (7). Segundo a Polícia, o condutor apresentava sinais de embriaguez.

As vítimas foram identificadas como Luana Novaes Silva, de 13 anos, e Luan Gabriel França Silva, de cinco. No momento da tragédia, os irmãos voltavam para a fazenda onde moravam junto com familiares. Eles seguiam pelo acostamento da rodovia, em bicicletas, quando foram atingidos pelo carro.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192) foram acionadas para prestar socorro e constataram a morte das crianças ainda no local do acidente.

Após o atropelamento, a polícia conduziu o motorista para a 1ª Delegacia Territorial de Jequié. Ele foi autuado por homicídio culposo, passou por exames legais e permanece custodiado à disposição da Justiça. Os corpos de Luana e Luan foram sepultados neste domingo (8), no Cemitério Municipal de Ibirataia.

Secretaria de Educação convoca aprovados para os programas Mãos que Cuidam e Itabuna Inclui || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou duas convocações de candidatos selecionados em programas vinculados à Secretaria Municipal da Educação. Os editais se referem ao Programa de Incentivo à Educação Infantil – Mãos que Cuidam e ao Programa de Incentivo à Educação Inclusiva – Itabuna Inclui. As listas estão publicadas na edição desta segunda-feira (9) do Diário Oficial do Município (acesse aqui).

No caso do programa Mãos que Cuidam, os convocados são candidatos selecionados para estágio em educação infantil, com cargas horárias de 20h e 30h semanais, nos turnos matutino e vespertino. Eles devem comparecer ao Departamento de Acompanhamento à Gestão (DAG) da Secretaria Municipal da Educação, no Centro de Itabuna, no prazo de até três dias úteis após a publicação, levando documentos pessoais e comprovação de matrícula no ensino superior.

Já o edital referente ao Programa Itabuna Inclui corresponde à segunda convocação de candidatos para atuar como apoio escolar de nível superior. Os selecionados também devem se apresentar no mesmo setor da Secretaria de Educação dentro do prazo estabelecido e entregar a documentação exigida para formalização do vínculo.

De acordo com os editais, o não comparecimento dentro do prazo será considerado desistência, o que permitirá a convocação de outros candidatos conforme a ordem de seleção do processo.

Equipes da Emasa fazem reparo em rede de abastecimento de água || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O rompimento em uma rede adutora de 200 milímetros, que atende parte da zona oeste de Itabuna, interrompeu, temporariamente, o fornecimento de água no bairro Jorge Amado e no condomínio residencial Itapoan neste domingo. Equipes da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) já estão atuando no conserto para a retomada do abastecimento, conforme informou a empresa.

Nos últimos dias, o abastecimento de água tem sido irregular em diversos bairros de Itabuna. De acordo com a Emasa, isso vem ocorrendo por causa de interrupção do fornecimento de energia elétrica na Estação de Captação de Água Bruta, no povoado de Rio do Braço, em Ilhéus. A falta de energia elétrica foi provocada pelas chuvas e fortes ventos.

INTERRUPÇÃO DE 14H

Uma das interrupções durou mais de 14 horas e comprometeu o fornecimento de água em Itabuna. A Emasa, conforme informou, está atuando para normalizar o abastecimento de água ainda neste domingo (8). Os bairros em abastecimento são Castália (parte baixa), Alto Maron e Mangabinha (parte alta), na área central; na zona norte, Califórnia (parte alta), Fátima (parte baixa), Parque Verde, Parque Boa Vista, Nova Califórnia e João Soares.

Já na zona leste, Pedro Jerônimo (parte alta) e Zizo. Na zona oeste, os bairros Manoel Leão, Campo Formoso e Odilon. O bairro Jorge Amado e o Condomínio Itapoan terão o fornecimento de água retomado, gradualmente, depois do conserto da rede rompida na manhã de hoje.

Os bairros da zona sul contemplados pelo reservatório do Mais Água, instalado no Novo Jaçanã, também estão sendo atendidos: São Caetano, Novo São Caetano, Jardim Primavera, Núcleo Habitacional da Ceplac, Vila Anália, Novo Vila Anália, Pedro Jerônimo (parte baixa) e Novo Jaçanã (1ª etapa), além da comunidade do Gogó da Ema.

SAC Móvel atende em Itabuna a partir de terça-feira (11) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Um pacote de serviços gratuitos estará à disposição dos moradores de Itabuna a partir de quarta-feira (11), quando equipes do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) começam o atendimento com uma unidade móvel na cidade. A carreta do SAC estará no estacionamento do Espaço Cultural Josué Brandão, no bairro da Conceição, prédio da Câmara Municipal de Vereadores.

Antes do atendimento na carreta, é importante que o cidadão faça o cadastro pelo portal https://www.ba.gov.br/ ou aplicativo ba.gov.br.  A distribuição de senhas e a organização do atendimento são de responsabilidade da equipe do SAC.

A unidade estará emitindo diversos documentos aos cidadãos, além de fornecer Antecedentes Criminais, cadastro ou atualização Planserv e Ouvidoria Geral do Estado. Os serviços estarão disponíveis para o cidadão itabunense até o dia 17 deste mês.

Um dos serviços ofertados será a emissão de Carteira de Identidade Nacional (CIN). Para isso, é necessário apresentar certidão de nascimento ou casamento original ou fotocópia autenticada em Cartório, conforme o estado civil, legível, sem rasuras, borrões, manchas ou emendas e do CPF.

DIA DOS IDOSOS

A Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) definiu que o dia 14 será, exclusivamente, para atendimento da população idosa pelo SAC, que promove o Projeto 60+.

Para a emissão da identidade de crianças menores de 3 anos, sugere-se apresentar uma foto 3×4 com fundo branco. Serão aceitas Certidões (nascimento/casamento) em formato eletrônico. No entanto, é necessário que seja apresentada uma cópia impressa deste documento durante o atendimento.

Documentos necessários para emissão da CIN: certidão de nascimento ou casamento original ou fotocópia autenticada em Cartório, conforme o estado civil, legível, sem rasuras, borrões, manchas ou emendas e do CPF. É opcional apresentação de Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Título de Eleitor; Identidade Funcional ou Carteira Profissional; Certificado Militar; Tipo sanguíneo e Fator RH; NIS/PIS/PASEP; Disposição a doar órgãos em caso de morte e condições específicas de saúde.

Luciana Seara é a nova titular da Secretaria das Mulheres || Foto
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro anunciou, neste domingo (8), Dia Internacional da Mulher, a assistente social e servidora pública concursada Luciana Seara para comandar a recém-criada Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres de Itabuna. É a primeira vez na história que o município sul-baiano terá uma secretaria específica voltada às políticas públicas para as mulheres.

Servidora de carreira do município, Luciana Seara é assistente social e possui trajetória consolidada na administração pública municipal, onde já ocupou diferentes funções ao longo dos anos. Ela acumula experiência na área social e na gestão de políticas públicas.

Ao longo da atual gestão, conforme o prefeito Augusto Castro, Itabuna tem avançado na implementação de ações voltadas à promoção e à proteção dos direitos das mulheres. Ele cita o fortalecimento da rede municipal de proteção e atendimento às mulheres, com destaque para o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) Isabela Seara, equipamento que atua no acolhimento, orientação e acompanhamento de mulheres em situação de violência.

O equipamento leva o nome da estudante Isabela Seara Nascimento, vítima de feminicídio no município no ano de 2005, um caso que marcou o sul da Bahia e reforçou a importância da ampliação de políticas públicas de proteção às mulheres. Isabela era prima da nova secretária, Luciana Seara.

AÇÕES PARA PROTEÇÃO DA MULHER

A criação da Secretaria de Políticas para as Mulheres representa um avanço na estrutura administrativa do município e permitirá ampliar ações voltadas à promoção de direitos, proteção, autonomia e valorização das mulheres itabunenses, além de fortalecer a articulação entre diferentes áreas da gestão municipal.

Além da criação da nova pasta, a atual gestão também tem ampliado a presença feminina em espaços estratégicos de decisão dentro da administração municipal, com mulheres à frente de secretarias e cargos de liderança, fortalecendo a participação feminina na construção e condução das políticas públicas da cidade.

Para o prefeito Augusto Castro, a criação da nova secretaria representa um passo importante na construção das políticas públicas voltadas às mulheres no município. “A criação dessa secretaria consolida um avanço importante para Itabuna. Estamos fortalecendo a rede de proteção, ampliando ações e garantindo uma estrutura própria dentro da gestão municipal para desenvolver políticas públicas voltadas às mulheres, com mais cuidado, atenção e compromisso”, afirmou o prefeito.

A primeira-dama Andréa Castro, que já ocupou o cargo de secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza e é uma defensora da pauta das mulheres, também tem atuado no fortalecimento de iniciativas voltadas à proteção, ao cuidado e à promoção da autonomia feminina no município.

Concurso para professor da Uesc tem concorrência alta || Foto Jonildo Glória
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira etapa do Concurso Público da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) para contratar professores contou com a participação de 1.750 candidatos neste domingo (8). O certame visa o preenchimento de 29 vagas para os cargos de Professor Auxiliar e Professor Assistente, nível “A”.

Do total de vagas ofertadas, nove são reservadas para candidatos autodeclarados pretos ou pardos e uma para pessoa com deficiência, em conformidade com as políticas de inclusão e equidade no serviço público. Participam do concurso candidatos portadores de diploma ou equivalente de graduação, especialização, mestrado ou doutorado, conforme as exigências estabelecidas em edital.

O concurso público é composto por quatro etapas, sendo a primeira de prova escrita. As demais etapas são prova didática (aula pública), apresentação de plano de trabalho e prova de títulos.

O reitor da Uesc, professor Alessandro Fernandes, destacou a relevância do concurso para o fortalecimento institucional da Universidade. Segundo ele, a ampliação do quadro docente representa investimento direto na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão desenvolvidos pela instituição.

Itabuna investe R$ 20 milhões em saneamento básico || Foto Divulgação/Emasa
Tempo de leitura: 2 minutos

A Prefeitura de Itabuna está ampliando os investimentos em saneamento básico. Numa das frentes, o município iniciou a construção de Estação Elevatória de Esgoto (EEE) e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com a supervisão da Empresa Municipal de Água e Saneamento (Emasa), no Daniel Gomes.

O bairro será beneficiado com redes coletoras, interceptor, ligações domiciliares, estação elevatória, casa do gerador, Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) com Digestor Anaeróbio de Fluxo Ascendente (DAFA) e leito de secagem, caixa partidora de vazão, terraplanagem e desvio de córrego.

Segundo a engenheira Erica Leite, da Construtora Alves Carvalho Ltda., os esforços estão concentrados na fundação e montagem das ferragens da ETE no atua estágio das obras. “Estamos trabalhando na fundação e na ferragem da Estação de Tratamento de Esgoto, que terá 1.083 metros quadrados. Porém, as chuvas e o solo rochoso têm atrapalhado um pouco. Esperamos o tempo estabilizar para acelerar os trabalhos”, disse.

MARCO LEGAL

O prefeito Augusto Castro (PSD) enxerga nos investimentos na ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Itabuna promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida dos moradores da cidade, além de perseguir os índices estabelecidos pelo Novo Marco Legal do Saneamento Básico.

“A Prefeitura, junto com a Emasa, vem priorizando o saneamento básico, com o Projeto Mais Água para a Cidade I e II e com a execução de obras de esgotamento sanitário em diversos bairros. A nossa meta é atender o que determina o Novo Marco Legal do Saneamento”, assegura.

TIRANDO DO PAPEL

Tauan Sampaio, presidente da Emasa, prevê avanços ainda mais significativos no sistema de esgotamento sanitário nos próximos anos. “A Emasa está tirando do papel projetos estruturantes que visam a ampliação da rede de esgotamento. Em parceria com a Prefeitura, estamos com frentes de trabalho no Daniel Gomes, Novo Lomanto e Nova Califórnia para atender também bairros adjacentes”, destaca.

A secretária de Infraestrutura e Urbanismo, Sônia Fontes, lembra que os projetos de esgotamento sanitário em execução somente foram possíveis, porque o prefeito Augusto Castro trabalhou junto a alguns ministérios (da Integração e Desenvolvimento Regional, por exemplo), em Brasília, e Caixa Econômica Federal para retomar convênios com a União que, por problemas na execução em gestões passadas, estavam praticamente cancelados.

“Ao todo são quase R$ 20 milhões em recursos que estão sendo investidos nas três frentes de trabalho de ampliação e implantação do sistema de esgoto. Somente no Daniel Gomes estão sendo aplicados quase R$ 3,5 milhões. São investimentos que o município por pouco não perdeu, por problemas na execução dos serviços em gestões passadas”, recorda a secretária.

Inscrições para o programa de preparação de vestibulandos começam na terça-feira (10) | Foto Danilo Oliveira/Uneb
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o Programa Universidade Para Todos (UPT) começam na próxima terça-feira (10) e seguem até 19 de março. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela internet, no site upt.educacao.ba.gov.br. O edital foi publicado neste sábado (7) no Diário Oficial do Estado.

Neste ano, o programa vai ofertar 20.110 vagas distribuídas nos 27 Territórios de Identidade da Bahia, com atividades em 231 municípios e 384 polos de funcionamento. As aulas estão previstas para começar em 6 de abril. O governo estadual anunciou investimento de cerca de R$ 20 milhões nesta edição.

Podem participar estudantes da rede pública da Bahia que estejam matriculados em 2026 no 3º ano do Ensino Médio ou no 4º ano da Educação Profissional integrada ao Ensino Médio, além de egressos do Ensino Médio da rede estadual ou municipal. No momento da inscrição, o candidato deve escolher o município, o turno, a modalidade das aulas e o local de funcionamento, podendo indicar até duas opções.

A seleção ocorrerá por sorteio eletrônico no dia 24 de março, por meio do sistema da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). O resultado será divulgado em 31 de março no mesmo site das inscrições.

O programa oferece preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros processos seletivos de acesso ao Ensino Superior, com aulas de segunda a sexta-feira ministradas por universidades públicas parceiras, entre elas a Universidade do Estado da Bahia, Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Estadual de Feira de Santana, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Universidade Federal do Sul da Bahia, Universidade Federal do Oeste da Bahia e a Universidade Federal da Bahia.

Golpistas faturam como gerentes de banco || Foto Bruno Peres/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

Clientes de bancos devem ficar atentos a um novo golpe que vem ocorrendo por telefone, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Os criminosos ligam para os clientes e se passam por gerentes de instituições financeiras.

Eles pedem senhas e outros dados bancários para dar o golpe. Geralmente, o golpista mascara o número de origem da ligação, fazendo parecer que a chamada é feita do próprio banco ou agência do cliente.

Ao fingir ser funcionário do banco, ele alega que foram feitos descontos indevidos na conta-corrente do cliente ou que o cartão foi clonado. Alegam que há necessidade de fazer atualização de segurança. Quando o cliente passa os dados e senhas aos criminosos, essas informações são usadas para o golpe.

FUNCOINÁRIOS NÃO FAZEM LIGAÇÕES

A instituição alerta que nenhum funcionário de banco liga para clientes a fim de pedir dados financeiros. Por isso, ao receber uma ligação desse tipo, o cliente deve desligar o telefone. E, caso tenha dúvidas, ele mesmo deve procurar os canais oficiais do banco.

“Nenhum gerente ou funcionário de banco pede senhas, dados financeiros e muito menos que ele faça uma transação bancária para resolver supostos problemas na conta. Se receber este tipo de contato, encerre-o na hora. Se tiver dúvidas, contate os canais oficiais do banco”, disse Raphael Mielle, diretor de Serviços e Segurança da Febraban.

Segundo a Febraban, o cliente deve estar sempre alerta, porque os bancos nunca solicitam dados pessoais, senhas, atualizações de sistemas, chaves de segurança, pagamentos ou estornos de transações.

Além disso, a entidade orienta que senhas pessoais, códigos ou tokens são de uso pessoal, intransferível e exclusivo do cliente e não devem ser compartilhados com outras pessoas. Essas informações nunca devem ser digitadas ou fornecidas durante uma ligação ou em mensagens de e-mails ou links.

Caso tenha sido vítima de algum crime, o cliente deve notificar imediatamente o seu banco para que medidas de segurança sejam adotadas, como o bloqueio do aplicativo ou de sua senha de acesso. Também é importante registrar um boletim de ocorrência. Da Agência Brasil.

Município adota medidas contra risco de alagamentos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca iniciou obras de drenagem na região da Baixada com o objetivo de melhorar o escoamento das águas da chuva e reduzir os riscos de alagamentos na localidade. De acordo com a administração municipal, a intervenção prevê a implantação de 60 manilhas para reforçar o sistema de drenagem da área, considerada um dos pontos mais sensíveis durante períodos de chuva intensa.

A iniciativa, conforme a gestão, integra um conjunto de ações preventivas voltadas à infraestrutura urbana, com foco em diminuir transtornos para moradores e aumentar a segurança nas áreas afetadas pelas enxurradas.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o serviço também faz parte da estratégia de manutenção e melhoria das estruturas de drenagem do município, priorizando regiões que apresentam maior necessidade de intervenção.

Investimento é destinado a trecho da Fiol 2 entre Caetité e Guanambi || Foto Ministério dos Transportes
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Valec publicou, nesta quinta-feira (5), contrato de R$ 467.970.011,11 para as obras remanescentes de trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre Caetité e Guanambi, no interior da Bahia.

O Consórcio A.Gaspar/Vipetro venceu o certame para elaborar e executar os projetos daquele trecho da estrada de ferro, que terá 35 quilômetros, com previsão de entrega em até quatro anos.

O trecho faz parte da Fiol 2, que vai de Caetité a Barreiras, no extremo-oeste da Bahia. A Valec é uma estatal ligada ao Ministério dos Transportes e está encarregada do trecho 2 da Fiol porque ele ainda não foi concedido à iniciativa privada.

Já o trecho 1, de Ilhéus a Caetité, faz parte das concessões vinculadas à exploração da mina Pedra de Ferro, na cidade do interior, e ao Porto Sul, no litoral sul do estado, sob a responsabilidade da Bahia Mineração (Bamin), que paralisou as duas obras no ano passado e busca investidores para retomá-las.

Operação combate furto e receptação de hidrômetros || Imagem Sesop
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Segurança e Ordem Pública de Itabuna (Sesop) iniciou, nesta quinta-feira (5), a Operação Hidrômetro. A ação ocorreu em conjunto com a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos. O objetivo é combater furtos e a receptação de hidrômetros no município.

Equipes fiscalizaram sete ferros-velhos em diferentes pontos da cidade. Segundo a Sesop, esses locais costumam receber materiais furtados para venda irregular. Durante a operação, agentes encontraram três hidrômetros furtados abandonados em uma via nas imediações da rodoviária. O material foi apreendido e devolvido à Emasa, responsável pelo abastecimento de água na cidade.

De acordo com a Secretaria, a ação também avançou na possível identificação de um dos autores dos furtos. A operação marca a primeira fase de uma série de ações integradas que devem continuar com novas fiscalizações e investigações. A população pode denunciar pelos telefones 190, da Polícia Militar, e 197, da Polícia Civil.

Construtora mantém capital fechado e amplia estrutura de governança || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A VCA Construtora formalizou sua transformação em sociedade anônima (S.A.). De acordo com a empresa, a mudança é parte da estratégia de fortalecimento institucional e de ampliação da estrutura de governança e gestão. O novo formato não implica em abertura de capital nem negociação de ações em bolsa. A companhia permanece como sociedade de capital fechado.

Na avaliação da construtora, o novo modelo de sociedade permite aprimorar processos administrativos, controles internos e a organização corporativa. A medida, conforme a VCA, acompanha o crescimento das operações e prepara a estrutura para novos ciclos de expansão.

A construtora anunciou a adoção de balanços auditados pela KPMG, uma das maiores organizações globais de auditoria e consultoria. A iniciativa, de acordo com a VCA, aumentou a credibilidade junto a instituições financeiras, fornecedores e parceiros. A companhia também se juntou à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), que reúne empresas do setor em todo o país.

Armas apreendidas após confronto em Buerarema || Foto Rondesp-Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Confronto entre policiais militares e criminosos terminou em duas mortes, nesta quinta-feira (5), em Buerarema, no sul da Bahia. De acordo com a Polícia Militar, equipes da Rondesp-Sul faziam patrulhamento na cidade quando foram recebidas a tiros.

Os policiais revidaram e balearam os dois agressores. Socorridos e levados para uma unidade de saúde do município, eles não resistiram aos ferimentos.

Os militares apreenderam duas pistolas, 400 gramas de maconha, quatro rádios transmissores, duas bases carregadoras de rádio e munições. Todo o material foi apresentado na Delegacia Territorial de Itabuna.

Município afirma que medida é emergencial || Foto ilustrativa Prefeitura de Marília
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus iniciou o credenciamento de clínicas veterinárias para castração de cães e gatos no município. A iniciativa tem caráter emergencial e busca conter o crescimento da população de animais abandonados e não castrados na cidade, informa a gestão.

De acordo com a Prefeitura, a atual gestão encontrou a Unidade de Vigilância em Zoonoses sem a execução regular de procedimentos de castração. A situação contribuiu para o aumento da população animal nos últimos meses. O credenciamento vai funcionar enquanto o Centro de Zoonoses passa por reforma, que inclui a reconstrução do centro cirúrgico.

A secretária municipal de Saúde, Sonilda Mello, afirmou que a medida atende a uma demanda antiga da população e foi determinada pelo prefeito Valderico Junior (UB). De acordo com a gestora, o objetivo é ampliar o acesso às castrações, com prioridade para animais de famílias de baixa renda e também para aqueles em situação de rua.

O encaminhamento dos animais será feito por veterinários que atuam no Centro de Vigilância em Zoonoses. A prefeitura também vai estruturar um fluxo de atendimento que inclui desde a triagem até os cuidados no pós-operatório, com foco no bem-estar dos animais. Paralelamente, o município trabalha na elaboração de um projeto mais amplo voltado à proteção e ao cuidado com os animais, informa a Prefeitura.