Moradores de Ipiaú contabilizam prejuízos com as chuvas || Foto Giro Ipiaú
Tempo de leitura: < 1 minuto

As chuvas que caíram nos últimos dias deixaram centenas de famílias desabrigadas ou desalojadas no sul da Bahia. Em Camacã, cerca de 2 mil pessoas em diferentes regiões do município foram atingidas com o temporal nos últimos dias, sendo que muitos moradores perderam praticamente tudo. No distrito Leoventura, por exemplo, dezenas de imóveis foram alagados e houve deslizamento de terra.

Moradores de bairros e região central de Camacã também contabilizam prejuízos com as chuvas, que caíram fortes e causaram inundações de casas e estabelecimentos comerciais. Muitas famílias só conseguiram salvar a roupa do corpo. Perderam móveis e eletrodomésticos em um dos maiores temporais registrados no município nos últimos anos.

Chuvas deixam desalojados em Ipiaú || Foto Giro Ipiaú

Outro município do sul da Bahia muito afetado com as chuvas dos últimos dias foi Ipiaú. O Rio Água Branca subiu muito rápido, na quarta-feira (4), e a água invadiu bairros, deixando dezenas de ruas alagadas. Muitas famílias tiveram que deixar seus imóveis às presas, levando consigo algumas peças de roupa. Outras insistiram em permanecer em locais de risco.

Em Itagibá, o Rio do Peixe subiu na última segunda-feira e alagou dezenas de casas e estabelecimentos comerciais. Outros municípios afetados pelas chuvas dos últimos dias foram Buerarema, Dário Meira, Itapé, Gandu e Pau Brasil. Os municípios ainda não divulgaram o levantamento com a quantidade de famílias desabrigadas ou desalojadas.

Trabalhador caiu de altura de quatro metros quando fazia serviço em igreja || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um pintor ficou ferido após sofrer acidente de trabalho durante a reforma de uma igreja, nesta quarta-feira (4), no Mangabinha, em Itabuna. De acordo com relatos de testemunhas, o trabalhador utilizava um equipamento para pintura quando o material teria encostado em um fio de alta tensão. A descarga elétrica provocou a queda do pintor, que despencou de uma altura aproximada de quatro metros.

Após o acidente, colegas de trabalho prestaram os primeiros socorros e levaram a vítima para uma unidade de saúde do município. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele.

A Neoenergia Coelba informou que não houve registro de ocorrência relacionada à rede elétrica da distribuidora. Segundo a concessionária, os sistemas de proteção não foram acionados, mas uma equipe técnica foi enviada ao local, onde constatou que a fiação estava íntegra e dentro dos padrões de segurança exigidos pela legislação.

Equipe do Reurb aborda morador do Salobrinho, em Ilhéus || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus iniciou o cadastramento de moradores do bairro Salobrinho para o programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb). A iniciativa prevê a entrega da escritura definitiva dos imóveis e a possibilidade de reforma em até 140 residências, com investimento de até R$ 15 mil por casa.

O trabalho ocorre em parceria com a empresa ABM Engenharia e com o Governo Federal, informa a Prefeitura. A regularização segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.465/2017, que estabelece mecanismos para garantir o direito à moradia e promover a inclusão social em áreas urbanas ocupadas de forma irregular.

Com a escritura, o morador passa a ser reconhecido legalmente como proprietário do imóvel, o que facilita o acesso a crédito e amplia a segurança jurídica do patrimônio familiar. No município, a ação envolve as secretarias de Promoção Social e Combate à Pobreza e de Desenvolvimento Econômico e Inovação.

CADASTRAMENTO

O cadastramento ocorre diretamente nas residências. Recenseadores identificados visitam as casas de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As inscrições são limitadas a 700 vagas. Para participar, os moradores devem apresentar RG, CPF, número do NIS e comprovante de compra e venda do imóvel. Segundo a Prefeitura, o objetivo é reduzir a informalidade urbana e garantir direitos habitacionais à população de baixa renda.

Rosivaldo Pinheiro, Lilian Lima e estudantes durante lançamento de coletânea na Flicacau || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Educação (MEC) reconheceu  o trabalho desenvolvido em Itabuna pelo ex-secretário municipal de Educação Rosivaldo Pinheiro e pela professora Lilian Lima. O documento agradece o envio do livro Pequenos Autores Grapiúnas: Quem Conta Um Conto, Aumenta Encontros, que reuniu produções literárias de estudantes da rede municipal.

O lançamento do livro integrou a programação da primeira Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau), em novembro de 2025, no Centro de Cultura Adonias Filho. A atividade contou com intervenções dos organizadores e de estudantes que fizeram parte da coletânea e compartilharam o significado da experiência para a formação deles.

Ofício do MEC para Rosivaldo Pinheiro e Lilian Lima || Foto Reprodução

O reconhecimento foi formalizado em ofício assinado pelo ministro da Educação, Camilo Santana. “A iniciativa revela-se de grande relevância para o fortalecimento da leitura, da escrita e da valorização da produção literária no contexto da educação municipal, ao incentivar o protagonismo estudantil e a formação leitora”, afirmou.

O ministro também fez referência direta ao trabalho da professora na produção editorial. “Parabenizo a Sra. Lilian Lima pela dedicação e sensibilidade na organização do projeto”, escreveu. No mesmo trecho, reconhece o apoio institucional da Secretaria Municipal de Educação de Itabuna às práticas pedagógicas que estimulam a criatividade e a identidade cultural dos estudantes.

Neste mês, Rosivaldo deixou a Secretaria de Educação e assumiu a nova Secretaria de Relações Institucionais de Itabuna. Agora, a Pasta da Educação está sob o comando do vice-prefeito Júnior Brandão (PV).

Acusado de matar comerciante com botijão foi preso hoje em São Paulo|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigadores da Polícia Civil da Bahia, com apoio da Polícia Militar de São Paulo, prenderam, nesta quarta-feira (4), em Campinas (SP), Rogério da Silva Matias, de 41 anos, acusado de assassinato em Ilhéus, no sul da Bahia. Binho Motoboy, como é mais conhecido, é suspeito de matar o comerciante Gerson Anunciação de Oliveira, 57 anos.

De acordo com investigações da Polícia Civil, Binho Motoboy agrediu Gerson Anunciação com socos e com um botijão de gás, no bairro Conquista, em Ilhéus, no dia 22 de novembro do ano passado. O homem detido hoje era procurado desde o dia em que foi registrado o crime. A prisão foi determinada pelo pelo titular da Vara do Júri e Execuções Penais de Ilhéus, o juiz Gustavo Henrique Almeida Lyra.

Conduzidas pelo Núcleo de Homicídios de Ilhéus, as investigações apontaram que o crime foi cometido de forma premeditada, uma vez que o suspeito já havia ameaçado a vítima em razão de antigos desentendimentos. Antes do homicídio, o suspeito também invadiu o imóvel pertencente a Gerson, onde funcionava uma mercearia, danificou objetos e destruiu câmeras de segurança, conforme a Polícia Civil.

O suspeito de assassinato foi localizado por homens do Núcleo de Homicídios de Ilhéus e, por meio da troca de informações entre as forças de segurança, preso pela Polícia Militar de São Paulo. O acusado foi conduzido a uma unidade policial, onde teve o mandado de prisão preventiva cumprido. Binho Motoboy está à disposição da Justiça e deve ser recambiado para o estado da Bahia nos próximos dias.

Justiça mantém prisão de Daniel Vorcaro || Foto Banco Master
Tempo de leitura: 2 minutos

A Justiça Federal em São Paulo manteve nesta quarta-feira (4) a prisão do banqueiro e empresário Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, e determinou que ele seja encaminhado diretamente ao sistema prisional estadual.

Depois de ter sido preso pela manhã e encaminhado à sede da superintendência da Polícia Federal em São Paulo, na capital paulista, Vorcaro e seu cunhado, Fabiano Zettel, passaram por uma audiência de custódia na Justiça Federal.

Eles deixaram a Superintendência da Polícia Federal em uma viatura descaracterizada, por volta das 14h, e foram encaminhados à Justiça Federal, onde o juiz avaliou a legalidade e a necessidade da prisão.

O magistrado também verificou, como é o costume em uma audiência de custódia, se houve sinais de tortura e maus-tratos. Nessa audiência, que terminou por volta das 16h, o juiz manteve a prisão de ambos, e eles foram encaminhados para o Centro de Detenção Provisória (CDP) 2 de Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo.

A transferência de Vorcaro para um presídio estadual foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), atendendo a pedido da PF. De acordo com a corporação, as instalações de sua superintendência na capital paulista, onde ele estava detido, não tinham estrutura para manter presos preventivamente e servem apenas como unidade de trânsito de detentos.

Leia Mais

Sobrinho é acusado de zerar conta de tio com jogos de azar || Foto Alberto Maraux/SSP
Tempo de leitura: < 1 minuto

Investigadores da Delegacia Territorial (DT) de Ubaitaba, no sul da Bahia, cumpriram, na terça-feira (3), um mandado de prisão contra um homem investigado pelo crime de furto qualificado, mediante fraude e abuso de confiança, praticado contra um agricultor de 66 anos. O idoso teve a quantia de R$ 156 mil subtraída de sua conta bancária.

De acordo com a investigação, o suspeito, que é sobrinho da vítima e servidor público municipal, tirou proveito da relação de parentesco e da confiança do tio para ter acesso às suas credenciais bancárias e instalar o aplicativo da instituição financeira em seu celular. Assim, passou a administrar a conta.

A análise técnica dos extratos bancários revelou que os desvios ocorreram entre agosto de 2025 e janeiro de 2026, quando dezenas de transferências, via PIX, zeraram a reserva financeira da vítima. O dinheiro foi utilizado em diversas modalidades de apostas esportivas, além do repasse de valores a terceiros e agiotas.

De acordo com a Polícia Civil, o suspeito confessou ter cometido o crime. Ele foi submetido aos exames legais e segue custodiado à disposição da Justiça. O acusado responderá por furto qualificado pelo abuso de confiança e mediante fraude, praticado contra pessoa idosa, em contexto de continuidade delitiva.

As investigações seguem com o objetivo de identificar possíveis coautores ou beneficiários das transferências realizadas e esclarecer completamente o caso.

Renovação gratuita de CNH já contemplou mais de 1,1 milhão|| Foto divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Sem necessidade de agendamento ou pagamento de taxas, 1.151.811 motoristas já tiveram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) renovada automaticamente em pouco menos de três meses após a publicação da Medida Provisória nº 1.327/2025, também conhecida como MP do Bom Condutor. A iniciativa simplifica o processo e elimina etapas presenciais para os condutores que atendem aos critérios estabelecidos.

A ação é destinada a motoristas que não cometeram infrações sujeitas à pontuação nos últimos 12 meses, dentre outras restrições. A renovação está sendo realizada, neste momento, por meio de processamento em lotes, observando o prazo legal de até 30 dias depois que o documento vence, período em que o condutor pode circular regularmente.

O modelo de renovação automática diária, com atualização no exato momento do vencimento, está sendo desenvolvido e será implementado em breve. A versão digital da CNH passa a ter validade imediata, com possibilidade de emissão do documento físico mediante solicitação.

Conforme estabelece a MP do Bom Condutor, o benefício não se aplica a motoristas com 70 anos ou mais, a condutores com restrições médicas que reduzam o prazo de validade da habilitação, nem àqueles com o documento vencido há mais de 30 dias. Para pessoas com idade entre 50 e 69 anos, a renovação automática poderá ser utilizada uma única vez.

As regiões Sudeste e Sul concentram o maior volume de renovações automáticas da CNH registradas até o momento. Entre os estados, São Paulo lidera o ranking, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Ao reduzir burocracias e custos, a CNH do Brasil amplia o acesso à habilitação e contribui para diminuir o número de pessoas que dirigem sem carteira. Desde 9 de dezembro de 2025, mais de 16 mil condutores emitiram o documento no formato digital.

Armas apreendidas em imóvel no bairro Manoel Leão, nesta terça (3) || Foto Rondesp-Sul
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um imóvel usado como ponto clandestino de venda de combustível terminou fechado após uma ação da Polícia Militar, nesta terça-feira (3), no bairro Manoel Leão, em Itabuna. No local, os policiais encontraram não apenas cerca de 2 mil litros de combustível armazenados de forma irregular, mas também um arsenal com armas e centenas de munições. Um homem foi preso em flagrante.

Equipes da Rondesp-Sul chegaram ao endereço durante patrulhamento tático. A suspeita inicial era de comércio ilegal de combustível. Ao entrar no imóvel, os militares confirmaram a denúncia e localizaram armamento de grosso calibre espalhado pelo espaço. Foram apreendidas três pistolas e duas espingardas calibre 12. A polícia recolheu ainda 435 munições calibre 12, 74 munições calibre .380 e 56 munições calibre 9 milímetros.

No mesmo imóvel, os policiais encontraram R$ 2.595 em espécie. O suspeito e todo o material foram apresentados na Delegacia Territorial de Itabuna. A investigação vai apurar a origem das armas e verificar se o combustível comercializado tem ligação com roubo de carga ou desvio de dutos.

Praia de São Domingos é um dos locais afetados pelo avanço do mar em Ilhéus || Foto arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) declarou vencedora da Licitação nº 90005/2025 a empresa Infras Engenharia Ltda. O resultado foi publicado na edição desta quarta-feira (4) do Diário Oficial da União. Um dos objetos do contrato é a elaboração de estudo para engordamento das praias de São Domingos e São Miguel, no litoral norte de Ilhéus.

A contratação prevê ainda a execução de levantamentos, estudos e elaboração de projetos básicos para a dragagem de aprofundamento do canal do Porto de Ilhéus e aterro da retroárea do terminal portuário, além de balizamento e sinalização náutica provisórios e definitivos.

Responsável pelo Porto de Ilhéus, a Codeba é ré de ação civil pública do Ministério Público Federal, que reivindica medidas eficazes da empresa pública para conter o avanço do mar no São Miguel e no São Domingos, bairros vizinhos. Uma das possibilidades em estudo é o uso da areia removida pela dragagem do canal do porto no engordamento das praias do norte.

Tempo de leitura: 4 minutos

Tempestades com grande incidência de raios são comuns em várias regiões do Brasil, especialmente durante os meses mais quentes do ano. Além dos riscos diretos para pessoas e construções, as descargas elétricas representam uma ameaça significativa para aparelhos eletrônicos domésticos. Televisores, roteadores, celulares e computadores podem ser danificados em poucos segundos por variações bruscas na rede elétrica provocadas por um raio.

Muitas vezes, o prejuízo não acontece por um impacto direto na residência. O mais comum é que a descarga ocorra na rede elétrica ou nas proximidades, causando picos de tensão capazes de atingir equipamentos conectados às tomadas. Esse tipo de evento pode reduzir a vida útil dos aparelhos ou provocar danos permanentes.

Entender os riscos e adotar medidas preventivas simples pode fazer toda a diferença para proteger equipamentos e evitar gastos inesperados.

COMO OS RAIOS AFFETAM OS APARELHOS ELETRÔNICOS

Quando um raio atinge a rede elétrica ou áreas próximas, ocorre uma descarga extremamente poderosa. Essa energia pode se propagar pelos cabos e chegar até as residências em forma de sobretensão elétrica.

Mesmo que o impacto dure apenas uma fração de segundo, a intensidade é suficiente para queimar circuitos internos. Aparelhos modernos são especialmente sensíveis, pois possuem componentes eletrônicos delicados.

Fontes de alimentação, placas eletrônicas e chips podem ser danificados com facilidade. Muitas vezes, o equipamento até volta a funcionar depois da tempestade, mas pode apresentar falhas semanas ou meses depois.

Dispositivos móveis também não estão totalmente protegidos. Um celular, como o modelo S20 FE, conectado à tomada durante uma tempestade pode sofrer danos se houver variação elétrica. Por isso, especialistas recomendam atenção especial ao uso de carregadores em períodos de instabilidade climática.

O PERIGO DAS SOBRETENSÕES ELÉTRICAS

A sobretensão é uma das principais causas de danos durante tempestades com raios. Ela acontece quando a rede elétrica recebe uma carga acima do normal.

Essas oscilações podem ocorrer de forma quase imperceptível para os moradores, mas são suficientes para comprometer equipamentos eletrônicos.

Os efeitos mais comuns incluem:

  • queima de fontes de energia;
  • danos a placas eletrônicas;
  • travamentos inesperados;
  • redução da vida útil dos aparelhos;
  • e perda de dados armazenados

Em muitos casos, o equipamento para de funcionar imediatamente. Em outros, os problemas surgem gradualmente, dificultando a identificação da causa.

Equipamentos conectados diretamente à rede elétrica são os mais vulneráveis, especialmente quando não há sistemas de proteção instalados.

TIRAR DA TOMADA AINDA É A MELHOR PROTEÇÃO

Apesar do avanço da tecnologia, desligar os aparelhos da tomada continua sendo uma das medidas mais eficientes durante tempestades com raios.

Leia Mais

Comissão liberou projeto de lei sobre funcionamento de bancos para votação no Plenário || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos da Câmara de Ilhéus deu parecer favorável ao Projeto de Lei nº 02/2026, que estabelece novas diretrizes para a prestação de serviços bancários no município. O colegiado se reuniu nesta terça-feira (3) e liberou a matéria para votação em Plenário.

O texto, de autoria do Poder Executivo, prevê sanções mais rigorosas em casos de descumprimento das regras, principalmente quanto ao tempo de espera nas agências. As penalidades incluem advertência na primeira infração, multa de R$ 1 mil na segunda e multa de R$ 20 mil a partir da terceira reincidência. O projeto também estabelece suspensão das atividades por seis meses na quinta reincidência e cassação do alvará em caso de reincidência contumaz.

A proposta amplia ainda as exigências de acessibilidade. As agências e postos de atendimento deverão manter, durante todo o expediente, funcionário identificado e qualificado para auxiliar idosos e pessoas com deficiência nos terminais de autoatendimento. O objetivo é garantir orientação desde a abertura até o encerramento das atividades bancárias, segundo o texto em discussão.

O projeto também prevê que os valores arrecadados com multas sejam destinados ao Tesouro Municipal. A comissão é presidida pelo vereador Professor Gurita (PSD) e tem como membros Rúbia Carvalho (Agir) e Nal do Detran (UB).

Secult-BA lançou editais nesta terça (3), em Salvador || Foto Caio Diniz/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo do Estado vai investir R$ 10,1 milhões em ações culturais por meio do Ciclo II dos Editais Cultura Viva Bahia. O pacote reúne seis editais e prevê a seleção de 149 propostas entre premiações e fomento direto a Pontos e Pontões de Cultura, coletivos e entidades. As inscrições começaram hoje (4) e seguem até 31 de março. Após essa etapa, os projetos passam por análise técnica e documental antes da liberação dos recursos.

O programa é executado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA) e integra a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (Pnab), iniciativa do Governo Federal em parceria com estados e municípios. A proposta assegura investimento contínuo no setor e fortalece iniciativas já existentes nos territórios.

Durante o lançamento, em Cajazeiras, Salvador, o secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, defendeu a democratização do acesso aos recursos. Ele afirmou que a cultura deixou de ser privilégio de poucos e destacou o caráter territorial da política pública. Segundo o secretário, a Bahia reúne cerca de 1.600 Pontos de Cultura certificados e 700 escolas de tempo integral, que passam a integrar o eixo estratégico do novo ciclo.

Um dos focos é aproximar cultura e educação. O edital Cultura e Educação Ponto a Ponto vai financiar atividades culturais em escolas estaduais de tempo integral, com ênfase na formação cultural e socioambiental. Já o Cultura Viva na Bahia – Ano II apoia ações continuadas por 12 meses nos territórios, enquanto o QualiCultura Viva fortalece Pontões responsáveis por articular redes regionais.

INDÍGENAS E LGBTQIAPN+

O ciclo também cria recortes específicos. O Prêmio Pontos de Cultura Indígena contempla iniciativas em territórios indígenas, certificadas ou não. A superintendente de Políticas para Povos Indígenas da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Patrícia Pataxó, afirmou que a medida fortalece tradições e garante que os recursos cheguem às comunidades. Ela lembrou que o estado abriga mais de 34 povos indígenas.

Outra novidade é o Prêmio Orgulho LGBTQIAPN+, voltado a iniciativas de organização de paradas e ações de visibilidade. No lançamento, realizado na sede da Associação de Arte e Cultura Social (Cajaarte), o diretor Wilson Amorim Júnior destacou o papel das ações culturais na proteção da juventude em contextos de vulnerabilidade. Para o secretário Bruno Monteiro, a ampliação dos editais busca enfrentar desigualdades históricas e ampliar o alcance das políticas culturais em todo o estado.

Municípios trabalham juntos para impedir chegada de baronesas ao litoral ilheense || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: < 1 minuto

As prefeituras de Itabuna e de Ilhéus iniciaram, nesta terça-feira (3), ação integrada para retirar baronesas e entulhos acumulados na Ponte Miguel Calmon (Ponte do Marabá), sobre o Rio Cachoeira, em Itabuna. O trabalho mobiliza servidores, máquinas e caçambas das duas cidades e conta com o apoio da empresa responsável pelo aterro sanitário que recebe o material recolhido.

Até as 17h, as equipes executaram 12 viagens entre o centro da cidade e o aterro sanitário. Nove caçambas participaram do serviço. Duas foram cedidas por Ilhéus. Itabuna disponibilizou sete veículos e uma máquina pesada. A ação cumpre Termo de Cooperação firmado em outubro do ano passado, após diálogo entre os prefeitos Augusto Castro (PSD) e Valderico Junior (UB).

Augusto Castro afirmou que a medida evita que as baronesas avancem em direção às praias e à Baía do Pontal, em Ilhéus. Já o secretário de Serviços Urbanos do município litorâneo, Carlos Machado (Cacá Colchões), agradeceu a parceria e destacou a importância da união entre as duas cidades.

Para viabilizar a retirada, ainda no ano passado, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itabuna publicou a Portaria nº 005/2025, que autorizou, em caráter emergencial e temporário, a remoção da espécie Eichornia crassipes. A medida atende determinações judiciais estabelecidas na Ação Civil Pública nº 8009435-27.2022.8.05.0113. A Procuradoria-Geral do Município anexou ao processo a portaria, o Termo de Cooperação entre as cidades e a anuência da concessionária responsável pelo aterro.

Últimos dias para contestação de desconto do INSS || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Procon de Ilhéus está alertando aposentados e pensionistas do município para o prazo de contestação de descontos indevidos no benefício do INSS. O prazo para solicitação termina no dia 20 deste mês. O órgão orienta o cidadão que faça o pedido dentro deste período para garantir a reparação de forma mais rápida e simples.

O Procon alerta que quem perde o prazo deixa de participar do acordo administrativo simplificado e pode enfrentar mais dificuldade para recuperar o dinheiro. A falta de contestação pode obrigar o segurado a entrar com novos pedidos administrativos ou até com ações na Justiça, tornando a devolução muito mais lenta. Além disso, o desconto pode continuar acontecendo mensalmente enquanto não houver o questionamento oficial.

O procedimento de contestação é gratuito e deve ser feito apenas pelos canais oficiais do Governo Federal. O cidadão pode utilizar o aplicativo ou o site oficial meu.inss.gov.br ou procurar uma agência dos Correios.

Para alguns grupos específicos, como idosos com 80 anos ou mais, indígenas e quilombolas, a devolução do dinheiro acontece de forma automática e não exige nenhuma ação do segurado. O Procon reforça que o tempo é um fator importante para evitar prejuízos e garantir que o direito do consumidor seja respeitado sem complicações extras.

GOLPES

O Procon de Ilhéus também alerta sobre o risco de golpes com a proximidade da data final. Criminosos costumam enviar mensagens falsas pedindo dados pessoais ou cobrando taxas para liberar o dinheiro. O INSS não solicita senhas nem cobra valores para realizar a devolução das quantias descontadas.

A orientação é não fornecer informações a desconhecidos e não clicar em links suspeitos enviados por celular. Em caso de dúvida, o cidadão deve procurar diretamente os canais oficiais do INSS ou o atendimento do Procon de Ilhéus para receber orientação segura e gratuita.