Adolescente Gustavo Almeida foi levado pela onda na praia de Mamoan, em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Equipes do Corpo de Bombeiros retornaram, nesta segunda-feira (16), as buscas pelo corpo do turista Gustavo Silva Almeida, de 17 anos. Morador de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, o adolescente estava na Praia de Mamoan, na zona norte de Ilhéus, quando entrou no mar e foi levado por uma correnteza de retorno, por volta das 11h30min de domingo (15).

As buscas foram iniciadas pelo Corpo de Bombeiros logo depois do afogamento. Gustavo Silva Almeida chegou em Ilhéus na sexta-feira (14), acompanhado de familiares e amigos, para passar o carnaval na cidade sul-baiana. Gustavo tomava banho de mar quando foi surpreendido por uma onda e não mais foi visto.

SEGUNDO AFOGAMENTO

Foi a segunda ocorrência grave em praias de Ilhéus no domingo. Um morador de Itabuna foi resgatado por um salva-vidas depois de ser arrastado por uma corrente de retorno, na Praia do Batuba, na zona sul de Ilhéus, à tarde. Givanildo Vitório tinha encerrado o turno e estava a caminho de casa quando foi acionado e retornou para salvar a vida do jovem de 21 anos.

Ladrão furtou placa comemorativa da Igreja Matriz de São Jorge || Foto Portal Católico
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem furtou placa comemorativa da Igreja Matriz de São Jorge, no coração de Ilhéus. Fundada em 1556, a paróquia é considerada a terceira mais antiga do Brasil colônia, precedida apenas pelas de São Vicente (1532) e de Salvador (1552), informou o fotógrafo e memorialista José Nazal.

Placa comemorativa foi instalada na igreja em 1956 || Foto José Nazal

O crime ocorreu na noite de 7 de fevereiro passado, mas só veio a público no último final de semana, após divulgação de imagens de monitoramento. Nelas, é possível ver quando o ladrão chegou ao templo e, instantes depois, fugiu levando a placa. Até o momento, não há notícia do paradeiro do objeto e ninguém foi preso.

No relato, Nazal sugere que o autor do crime pode ter agido em busca de algum valor comercial, possivelmente para sustentar dependência química, mas ressalta que se trata de uma impressão pessoal.

O memorialista lamenta a perda do objeto histórico e afirma que, mesmo com a eventual reposição, a nova placa não terá o mesmo valor simbólico e patrimonial. “Lamentável a destruição de nossa história”, escreveu Nazal, ao destacar que o episódio expõe a fragilidade da preservação da memória local. Abaixo, assista ao vídeo do crime.

Há vagas para ingresso no IFBA em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) está com inscrições abertas no processo seletivo para ingresso no Programa PartiuIF, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) voltada à promoção da igualdade de oportunidades de acesso à Rede Federal de Educação Profissional. O programa oferta aulas e atividades voltadas à recuperação das aprendizagens de estudantes.

O PartiuIF foi criado para estudantes da rede pública do 9º ano que cursaram integralmente o ensino fundamental na rede pública de ensino, negros, quilombolas, indígenas ou que tenham deficiência e renda familiar per capita de até um salário-mínimo. O programa oferece a oportunidade de fortalecer competências essenciais para o ingresso e a permanência no ensino médio da Rede Federal.

O IFBA oferta 25 turmas com 40 vagas cada, nos municípios de Barreiras, Brumado, Camaçari, Campo Formoso, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jaguaquara, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Simões Filho, Ubaitaba, Valença e Vitória da Conquista.

O campus da capital baiana conta com 80 vagas e duas turmas. As aulas serão ministradas no campus Salvador, no bairro do Barbalho, e na Reitoria do Instituto, no Canela. Além da formação educacional gratuita, os estudantes selecionados receberão bolsa mensal no valor de R$ 200,00, pelo período de oito meses, como apoio à permanência no curso, contribuindo especialmente para despesas com transporte e alimentação.

Podem participar do processo seletivo estudantes que estejam matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental de Escola Pública e tenham cursado integralmente o Ensino Fundamental na Rede Pública de Ensino.

Os estudantes de escola pública poderão se inscrever por meio de reserva de vagas para famílias com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo, para autodeclarados pretos, pardos, indígenas ou quilombolas, e para pessoas com deficiência (PcD). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o próximo dia 6 de março.

Medida vale para a segunda-feira (16) e quarta (18), até as 12h || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito de Ilhéus, Valderico Junior (UB), decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira (16) e até as 12h da Quarta-feira de Cinzas (18), em razão do Carnaval.

Conforme o decreto, a medida não se aplica aos serviços e atividades considerados essenciais, incluindo as áreas de saúde, educação, limpeza urbana, iluminação pública e segurança pública.

A secretária Roberta Santana durante entrega da nova Emergência do Hospital Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) inaugurou, nesta sexta-feira (13), a segunda etapa da reforma e ampliação da Emergência do Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Porto Seguro, no extremo-sul baiano. O investimento do Governo do Estado supera R$ 2,27 milhões, incluindo obras, equipamentos e mobiliário, segundo a Pasta. A entrega foi feita pela secretária da Saúde, Roberta Santana.

A nova estrutura inclui recepção reorganizada com classificação de risco, ampliação da sala vermelha com nove leitos de estabilização e áreas de observação masculina e feminina com seis leitos cada. As mudanças ampliam a capacidade de atendimento e qualificam a resposta a casos críticos, como traumas e acidentes, informa a Sesab.

O hospital concentra 87% das internações no município e dispõe de 152 leitos, incluindo 30 de UTI adulto. Nos últimos 12 meses, foram registradas mais de 8.500 internações.

A entrega integra uma série de investimentos na unidade. Em setembro de 2025, foram inauguradas a nova emergência obstétrica e a ampliação do centro obstétrico, com investimento de R$ 6,86 milhões. Em 2023, foram entregues a ampliação da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e da UTI adulta, além de melhorias nas áreas neonatais, totalizando R$ 18,3 milhões.

“Esse é um compromisso do governador Jerônimo Rodrigues com a região de Porto Seguro e municípios vizinhos. Estamos revitalizando o hospital e avançando na melhoria da estrutura e dos serviços oferecidos à população”, afirmou a secretária Roberta Santana.

Enfermeira e médico morrem em acidente no sul da Bahia || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Identificadas as três vítimas dos acidentes ocorridos no KM 545 da BR-101, no município de São José da Vitória, no sul da Bahia, nesta sexta-feira (13). Os mortos são o médico Ielson Júnior, de 35 anos, a enfermeira Josiane Lima e o indígena Felipe Bispo da Conceição. Eles viajavam numa ambulância que saiu de Porto Seguro com destino a Ilhéus, onde deixaria um paciente no Hospital Regional Costa do Cacau.

Caminhão envolvido no acidente teria sofrido pane elétrica || Foto Redes Sociais

De acordo com relatos, a ambulância colidiu com um caminhão, que estava estacionado no acostamento depois de apresentar uma pane elétrica. Ielson Júnior e Felipe Conceição morreram no interior do interior do veículo. A enfermeira faleceu minutos depois. Josiane Lima foi atropelada por um terceiro veículo, uma caminhonete, que seguia em direção a Itabuna. Ela estava no acostamento da rodovia e tentava buscar socorro para os demais ocupantes da ambulância.

Além dos três mortos, na ambulância também estavam o paciente João Cancela da Conceição, de 73 anos, e motorista, que tiveram ferimentos leves. O paciente e motorista do veículo foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e levados para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna.

ACIDENTE NO EXTREMO-SUL

Casal de influenciadores morre em acidente no extremo-sul da Bahia || Foto Redes Sociais

Um segundo acidente com mortes na BR-101, nesta sexta-feira (13), ocorreu em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. Um carro de passeio onde estavam o casal de influenciadores Vítor Araújo, mais conhecido como “Peru”, Kátia Araújo,”Katinha” e a filha dela, uma adolescente, colidiu com outro carro. Os três morreram no local do acidente. Eles saíram de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, com destino a Porto Seguro, onde passariam o carnaval.

 

COLISÃO ENTRE VEÍCULOS MATA DUAS PESSOAS NO SUL DA BAHIA; 3ª VÍTIMA MORRE ATROPELADA

Cena da peça "História de Lenços e Ventos - Ilo Krugli || Foto Renata Figueiredo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ao longo de quase todo o mês de março, a Casa Jonas & Pilar, em Buerarema, recebe a mostra Março em Cena, com programação dedicada ao teatro e ao circo. As atividades incluem leituras dramáticas, espetáculos teatrais e oficinas abertas ao público. As atrações se estendem entre o dia 4 e 29 do próximo mês.

Às quartas-feiras, o espaço recebe leituras dramáticas gratuitas de grupos da região, com textos de autores como Aldo Bastos, Bertolt Brecht, Padre Cícero e Domingos Pellegrini. Aos sábados e domingos, serão apresentados espetáculos infantojuvenis e adultos, com ingressos a preços populares.

Nas sextas-feiras, nos dias 13, 20 e 27, haverá oficina de mágica para participantes a partir dos 7 anos, com inscrições abertas on-line. A programação completa será divulgada nas redes sociais da instituição.

Os eventos ocorrem no teatro da Casa Jonas & Pilar, localizado na Praça Domingos Cabral, no centro de Buerarema. O espaço tem capacidade para cerca de 80 pessoas, é climatizado e conta com rampa de acesso.

A mostra é capitaneada pelo Instituto Macuco Jequitibá, com apoio institucional da Prefeitura de Buerarema e financiamento do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, por meio das secretarias estaduais da Fazenda e da Cultura.

Programação oficial começa hoje (13) e segue até quarta-feira (18)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cidade de Itacaré, no sul da Bahia, tem programação intensa para o Carnaval 2026, de hoje (13) e a quarta-feira (18), na orla. A festa reúne dezenas de blocos carnavalescos, atrações musicais de diferentes estilos e estrutura voltada para moradores e turistas.

A programação de shows começa nesta sexta-feira (13), com apresentações de Larissa Gomes (21h), Toque Dez (23h), Guiga Meyra (1h) e Cássio, o General (3h). No sábado (14), sobem ao palco Netto Brito (22h), Raneychas (0h), Alex Maxx (2h) e Mambolada (4h).

No domingo (15), a agenda inclui Vina Calmon (20h), Boteco das Amigas (22h), Cia do Kaprixxo (0h), Karamba na Kara (2h) e Xella (4h). Na segunda-feira (16), se apresentam Uipe Gama (20h), Adão Negro (22h), Simone Morena (0h), The Play (2h) e Patrulha do Samba (4h).

A terça-feira (17) terá shows de Rogério D’Lucca (20h), Filipinho (22h), Madalafaia (0h), PH10 (2h) e Lu Costa (4h). A programação se encerra na quarta-feira (18) com Pipoca da La Fúria, às 15h, no circuito da orla.

A Prefeitura de Itacaré afirma que o Carnaval 2026 valoriza a cultura local, movimenta a economia e fortalece o turismo, com apoio da Câmara de Vereadores, do Governo da Bahia e do Governo Federal.

Profissionais convocados deve se apresentar à Prefeitura a partir desta sexta-feira (13) || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Itabuna convocou candidatos aprovados no Processo Seletivo nº 02/2025 para se apresentarem no Departamento de Acompanhamento à Gestão (DAG), localizado na Rua Francisco da Silva Rocha, nº 100, 2º andar, no Centro. O atendimento começou nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h.

Os convocados têm três dias úteis para apresentação, com cronograma também na quarta-feira (18), das 14h às 16h, e na quinta-feira (19), das 9h às 17h. A convocação contempla 52 professores para os cargos de Educação Infantil e Ensino Fundamental (anos iniciais). A ausência no prazo será interpretada como desistência, com chamada do próximo classificado.

Os candidatos devem apresentar documento oficial com foto, CPF, comprovantes de quitação eleitoral e militar (para homens), comprovante de residência, Carteira de Trabalho e Previdência Social, certidão do INSS (consta/nada consta) e Atestado de Saúde Ocupacional, sem prejuízo de avaliação por junta médica.

CHAMADA EMERGENCIAL

A Secretaria Municipal da Educação também convocou 41 candidatos selecionados no Chamamento Público Emergencial nº 01/2026 para os cargos de zelador, porteiro e merendeira. Eles devem se apresentar nesta sexta-feira (13), no DAG, com a mesma documentação exigida para os professores.

Bloco do Zé Pereira tem mais de quatro décadas de história || Foto Clodoaldo Ribeiro
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com mais de quatro décadas de história, o tradicional Bloco do Zé Pereira vai tomar as ruas do Pontal, em Ilhéus, na virada da noite desta sexta-feira (13) para sábado (14). A concentração será a partir das 22h, em frente ao Bar do Jorginho, próximo à Praça São João Batista.

Ao PIMENTA, a coordenadora do bloco, Joana Angélica, informou que o abadá custa R$ 70 e dá direito a sete latas de cerveja. Interessados podem garantir a camisa por meio do WhatsApp 73 9 9961-5482. Restam poucas unidades.

Para quem gosta de aquecer os motores mais cedo, o Badauê, na Praça Rui Barbosa, Centro, terá a Pipoca do Rasta, com DJ Múcio, nesta sexta-feira (13), a partir das 19h. Entrada franca.

HERNANI SÁ E TEOTÔNIO VILELA

O Carnaval de Ilhéus também reunirá atrações nos bairros Hernani Sá e Teotônio Vilela, de sábado (14) a segunda (16), sempre a partir das 17h, com apoio da Prefeitura. Abaixo, confira a programação.

Teotônio Vilela

Sábado 14/02

Tryfarol
Léo Silveira
Naian Dimes
Sinho Ferrary
Zouk Mania

Domingo 15/02

Top Gan
Axé Beach
Luan Costa
Patrulha do Samba
Oz Polêmicos

Segunda 16/02

Fogo Latino
Tony Canabrava
Raneychas
Simone Lessa
Banda Realce

Hernani Sá

Sábado 14/02

Mikelly
Sammbe Vip
Benner Show
Axé Beach
Andinho

Domingo 15/02

Amanda Andrade
Conde Chan
Pipoco do Trovão
Cris Mel
Via de Acesso

Segunda 16/02

O Black
Amparo Jr
Boteco das Amigas
Pierre Onassis
Nado Costa

Descanso vale para trabalhadores de Itabuna e outros 16 municípios
Tempo de leitura: < 1 minuto

O comércio não vai funcionar na segunda (16) e na terça-feira (17) de Carnaval em Itabuna e outros 16 municípios do sul da Bahia, informa o Sindicato dos Comerciários. A suspensão das atividades segue a Convenção Coletiva Regional de Trabalho 2025–2026 dos comerciários, acrescentou a entidade de classe, em nota.

A medida também vale para Aiquara, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Buerarema, Canavieiras, Dário Meira, Gongogi, Itagi, Itagibá, Itaju do Colônia, Itapé, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia e São José da Vitória.

De acordo com o Sindicato, o fechamento dos estabelecimentos comerciais garante o direito ao descanso da categoria. Empresas que abrirem nesses dias podem sofrer penalidades previstas no acordo coletivo e na legislação trabalhista, alerta a representação trabalhista.

“Solicitamos aos comerciários e comerciárias que forem convocados a trabalhar nos dias 16 e 17 de fevereiro de 2026 que entrem imediatamente em contato com o Sindicato, a fim de denunciar possíveis irregularidades e garantir o cumprimento de seus direitos”, declarou a presidente do Sindicato, Amanda Santos.

Ambulância foi um dois veículos envolvidos no acidente || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um acidente envolvendo caminhão e ambulância tirou a vida de duas pessoas, na madrugada desta sexta-feira (13), na BR-101, em São José da Vitória, no sul da Bahia. Após a colisão, um terceira vítima morreu atropelada no mesmo local.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a tragédia ocorreu por volta das 4h, na altura do quilômetro 545. Segundo as primeiras informações, o caminhão estava parado no acostamento e foi atingido pela ambulância.

As duas primeiras mortes foram de pessoas que estavam no veículo do serviço de saúde. Na sequência, uma pessoa que havia descido da ambulância acabou atropelada por uma caminhonete e também faleceu.

Ao menos uma vítima sobrevivente precisou de atendimento médico e foi levada para o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

O Departamento de Polícia Técnica enviou equipes ao local e recolheu os corpos para necropsia. Procurado, o DPT ainda não informou a identidade das vítimas que vieram a óbito.

Acusação ressalta depoimento de testemunha e detalhe técnico que, segundo a promotoria, só o autor poderia saber || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

A denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA) contra Thierry Lima da Silva, acusado de triplo latrocínio na Praia do Sul, em Ilhéus, afirma que ele revelou, na confissão, um detalhe técnico confirmado pela perícia. Também menciona uma testemunha que situou o suspeito nas imediações do local do crime.

Thierry já é réu no processo pela morte das professoras Alexsandra Oliveira Suzart, 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, 41, e da estudante Mariana Bastos da Silva, 20, filha de Maria Helena, mas o conteúdo integral da acusação não havia sido detalhado até agora.

De acordo com a Promotoria de Justiça, uma testemunha disse ter visto um homem com características físicas compatíveis com o acusado próximo ao local e no horário do crime, por volta das 17h do dia 15 de agosto de 2025. Naquela tarde, a testemunha trabalhava em um casamento celebrado na Praia do Sul e, em depoimento à Polícia Civil, afirmou ter reconhecido o suspeito ao ver sua imagem na imprensa.

“Ao tomar conhecimento de matérias jornalísticas que noticiavam a prisão de Thierry, pela prática dos crimes de tráfico de drogas e homicídio, a testemunha reconheceu a imagem divulgada, afirmando, de forma segura, tratar-se da mesma pessoa que havia observado naquele dia, horário e local”, escreveu a promotora de Justiça  Silvia Corrêa de Almeida.

O PIMENTA teve acesso à denúncia e decidiu preservar a identidade da testemunha destacada na acusação. Além dela, outras 23 testemunhas foram listadas pelo MP.

LAUDO REFORÇA CONFISSÃO

Outro ponto destacado pelo Ministério Público é um trecho da confissão do acusado durante o interrogatório policial. Conforme o MP, ao confessar, Thierry detalhou um ferimento que ele teria provocado ao golpear com faca uma das pernas de Mariana Bastos. A necropsia confirmou o ferimento, segundo a promotora de Justiça.

“Um detalhe essencial que somente o autor [do crime] poderia conhecer: a lesão na perna da vítima mais jovem”, reforçou a denúncia.

DINÂMICA DO TRIPLO LATROCÍNIO, SEGUNDO O MP

O Ministério Público afirma que o réu abordou as mulheres na praia, nas imediações da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Ele portava uma faca e agarrou Maria Helena pelo braço, aplicando-lhe uma gravata. As outras duas mulheres tentaram intervir, e as três acabaram atingidas por sucessivos golpes de faca em regiões vitais, como o pescoço, acrescentou a acusação.

“As agressões resultaram na morte das vítimas, revelando extrema violência, elevada periculosidade do agente e absoluto desprezo pela vida humana”, afirmou a promotora de Justiça. Após o ataque, o réu teria roubado cerca de R$ 30.

A denúncia também sustenta que Thierry seguiu até o Morro de Pernambuco, no Pontal, onde ateou fogo à bermuda que usava, pois a roupa estava suja de sangue. Segundo o MP, a perícia coletou vestígios de tecido queimado no local indicado pelo réu.

OUTROS CRIMES

Thierry Lima da Silva, 24 anos, foi preso no dia 24 de agosto de 2025, nove dias após o crime, em Ilhéus, acusado de tráfico de drogas. A Justiça o absolveu dessa acusação, enquadrando-o como usuário. Ele continua detido, de forma preventiva, investigado pelo homicídio de Lucas dos Santos Nascimento, com quem teria mantido relacionamento afetivo.

Custodiado no Conjunto Penal de Itabuna, também é alvo de inquérito por violência contra a mulher, em Vitória da Conquista, onde nasceu e residia antes de chegar ao sul da Bahia. Como não constituiu advogado, a defesa dele será feita pela Defensoria Pública do Estado.

Área isolada após incidente || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Parte de estrutura afixada à fachada de agência do Banco do Brasil desabou, nesta quinta-feira (12), no Calçadão da Marquês de Paranaguá, no Centro de Ilhéus. Ela serve de suporte para o letreiro do nome da estatal.

Suporte de letreiro do BB caiu na manhã desta quinta-feira (12) || Foto PIMENTA

O incidente não deixou feridos, mas deu um susto em quem passava pelo Calçadão, segundo testemunha ouvida pelo PIMENTA no local. A área onde o suporte caiu está isolada, o que não impede a entrada e saída de clientes e funcionários da agência.

Encontro será nos dias 27 e 28 deste mês, no Ceep Nelson Schaun || Foto Amanda Ercília/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus vai promover, nos dias 27 e 28 de fevereiro, a 1ª Conferência para Elaboração do Plano Municipal de Assistência Social. A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza e o Conselho Municipal de Assistência Social organizam o encontro, que será no Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun, localizado na Avenida ACM, no bairro Malhado.

O evento vai reunir gestores públicos, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social, representantes de entidades socioassistenciais, usuários dos serviços e membros da comunidade. A proposta é ampliar a participação social na definição das diretrizes da política municipal, segundo a gestão. Para participar, é necessário se inscrever no formulário eletrônico disponível neste link. O prazo de inscrição está aberto e termina no próximo dia 24.

Durante a conferência, os participantes vão avaliar a situação atual da assistência social em Ilhéus, apontar demandas e discutir desafios da rede de proteção social. As propostas aprovadas vão integrar o Plano Municipal de Assistência Social, que orienta a organização de serviços, programas e benefícios para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade.

O documento vai nortear o planejamento e a execução das ações do setor no município. A Prefeitura afirma que a iniciativa busca qualificar o atendimento e garantir direitos previstos na política de assistência social.