Gabriele Souza foi aprovado no ensino superior || Foto Viviane Macêdo
Tempo de leitura: 3 minutos

Gabriele Souza Costa foi alfabetizada aos 11 anos. Mas aquela garota que teve dificuldades no processo inicial de aprendizagem escolar amadureceu e entendeu que seus esforços nos estudos seriam a porta de entrada para um futuro de oportunidades. Aos 21 anos, a estudante egressa do Colégio Estadual de Tempo Integral de Biritinga, no município homônimo do Território do Sisal, comemora, agora, seu ingresso no Ensino Superior.

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2026, a estudante assegurou uma vaga na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), no curso de Agronomia. Com a convicção de que a Educação amplia perspectivas e transforma vidas, Gabriele considera a conquista uma reviravolta positiva em sua caminhada.

Em casa, a avó Maria das Graças de Souza, a dona Gracinha, 72 anos, no alto da sabedoria simples de quem não teve a oportunidade de frequentar a escola, sempre semeou na cabeça dos netos a importância da educação formal. “Quando Gabriele engravidou, foi um susto para nós. Ela teve que parar um pouco os estudos e eu disse que não ia ajudar a cuidar do menino. Mas aí eu voltei atrás e fiquei incentivando que ela voltasse para a escola. Toda vida eu incentivei: ‘olha, minha filha, estude para Deus ajudar a conseguir um serviço melhor. Estude, porque sem os estudos a gente não é nada e tu não vai me achar por vida”.

Gabriele Souza (entre as ex-colegas de escola) || Foto
Viviane Macêdo

O incentivo de seus professores e do gestor do Colégio Estadual de Tempo Integral de Biritinga foi igualmente fundamental. “Eu só tenho elogios e gratidão aos educadores e à gestão. A escola teve um papel muito significativo na minha trajetória e os professores foram meus maiores incentivadores. Quando pensava em desistir, eles estavam ali prontos para me motivar, para tirar minhas dúvidas, me ensinar”.

A estudante lembra principalmente do incentivo do professor Mateus Tavares, de Sociologia. “El me acolheu desde o primeiro momento que voltei para o colégio, após a licença maternidade”, contou, acrescentando que sua rotina diária de estudos para entrar na universidade foi organizada por conta própria. “Quando voltava do colégio, tinha que dividir o tempo com os cuidados com meu filho, Miguel, e os afazeres de casa, mas dedicava duas horas para os estudos, por meio do celular e dos conteúdos da escola, pois não tinha condições de pagar um cursinho”.

Leia Mais

Clientes chegaram logo cedo para escolher uma unidade no Maunakai, em Ilhéus || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 3 minutos

Quem planeja morar a poucos metros da praia, de frente para o mar, em um imóvel de alto padrão, na zona sul de Ilhéus, não perdeu tempo neste sábado (7). Acordou cedo para escolher um dos 444 apartamentos disponibilizados pela VCA Construtora durante o lançamento do Maunakai Beach Tower, um empreendimento com duas torres numa das regiões mais disputada da cidade do sul da Bahia. As vendas começaram hoje e prosseguem neste domingo (8), no Cidadelle Praia do Sul.

Dentre as centenas de pessoas que adquiriram seu apartamento nesse primeiro dia de vendas, o PIMENTA encontrou a empresária Carla Sarafim, moradora de Ilhéus. Para ela, uma das boas opções de investimento nos últimos anos é o setor imobiliário na cidade sul-baiana. “É inegável que o setor imobiliário de Ilhéus tem crescido muito. Essa maré aponta uma rota boa e faz com que tenhamos esse desejo de fazer esse investimento”, contou.

A empresária Carla Serafim garantiu uma unidade no novo empreendimento || Foto PIMENTA

O mercado imobiliário em Ilhéus, avalia a empresária, está em franca expansão e e apontou os motivos. “Isso ocorre porque temos uma estrutura boa na área de saúde, um aeroporto a poucos metros, praticamente na porta; um comércio que tem se tornado cada vez mais forte e universidades e faculdades. Então, quem optar por imóvel na nossa cidade avalia tudo isso. Ficamos felizes com lançamento desse empreendimento e o crescimento de Ilhéus”.

PROJETO DE ANTÔNIO CARAMELO

O projeto Maunakai Beach Tower buscou aliar conforto, luxo e as belezas naturais de Ilhéus, conforme a gestora regional da VCA, Michelle Rocha. “Esse é um empreendimento  assinado pelo renomado arquiteto Antônio Caramelo, que tem ganhado vários prêmios internacionais por causa de suas ideias geniais. É um empreendimento que tem o oceano como paisagem. Ele tem 60% dos apartamentos de frente para o mar”, explica.

Michelle Rocha destaca as facilidades de pagamento e qualidade do projeto || Foto PIMENTA

Na Praia dos Milionários, o Maunakai foi dividido em duas torres, com unidades nas opções em estúdio, apartamentos de um quarto e dois quartos e duplex, com tamanhos que variam de 28,99 a 62,88 metros quadrados.

Projeto do Maunakai, da VCA Construtora, contempla duas torres na área mais valorizada de Ilhéus, a Praia dos Milionários || Reprodução

“Aqui o cliente tem muitas opções para que possa avaliar e fazer o investimento que caiba em seu bolso. O Maunakai oferece uma infraestrutura completa, com academia, piscina com deck molhado, salão de jogos, espaços kids, quiosque gourmet e micro market, onde o cliente não precisa deslocar-se até um supermercado para adquirir determinados produtos”.

A construtora VCA lança o terceiro empreendimento em Ilhéus || Foto PIMENTA

Para adquirir o apartamento, o interessado precisa somente entrar com 10% do valor do imóvel e o restante do investimento pode ser parcelado em até 100 vezes. O prazo para entregar o Maunakai Beach Tower é de 48 meses. O atendimento neste domingo começa às 8h, no Cidadelle Praia do Sul.

Filho de baiana de acarajé, Davi Rocha foi aprovado na UFBA e UPS || Foto Douglas Amaral
Tempo de leitura: 2 minutos

Aprovado em Medicina na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade de São Paulo (USP), no Campus de Ribeirão Preto,  o estudante baiano Davi Rocha, de 19 anos, egresso da Rede Estadual de Ensino da Bahia, retornou à escola onde concluiu o Ensino Médio para reencontrar professores,  gestores e amigos.

Acompanhado dos pais, Davi esteve no Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador,  e viveu um momento de forte emoção, na quarta-feira (4). Ele é filho de uma vendedora de acarajé e um soldador .

A visita ocorreu durante a Jornada Pedagógica, que, neste ano, tem como tema “A educação com foco na soberania e na justiça social”. O encontro conectou o debate pedagógico à trajetória concreta de um ex-aluno, transformando a rotina formativa em um momento de reconhecimento, pertencimento, inspiração coletiva e potência da educação pública estadual.

Davi Rocha volta à escola estadual que lhe deu régua e compasso || Foto Douglas Amaral

Concluinte do Ensino Médio em 2024, Davi construiu sua caminhada com disciplina e constância, conciliando estudos, rotina familiar e cuidado com o equilíbrio físico e emocional. Ao falar sobre o percurso até as aprovações, ele destacou seu comportamento diante da vida. “As dificuldades fazem parte, mas o essencial é manter a postura, continuar lutando e não desistir”, afirmou.

Para a diretora Guilhermina Silva Souza, a presença do ex-aluno na escola tem um significado que ultrapassa o êxito individual. “A trajetória de Davi mostra que nossos estudantes são capazes”, ressaltou, ao destacar a escola pública como espaço de acolhimento, pertencimento e construção de projetos de vida.

FAMILIARES

Filho de uma baiana de acarajé e de um soldador, Davi cresceu em Arembepe acompanhando a rotina de trabalho da família e ajudando, desde cedo, na produção e na venda de acarajés. A mãe, Gerusa dos Santos Rocha, a Geu, associa a conquista ao acompanhamento familiar. “Sempre acompanhei a vida escolar dos meus filhos”, contou, ao destacar a importância da presença e do diálogo.

Davi Rocha ao lados dos pais|| Foto Douglas Amaral

O pai, Ednaldo Alves de Oliveira, relaciona a vitória do filho à própria história. Criado na zona rural de Mata de São João, com uma infância marcada pelo trabalho na roça e pouco acesso à escola, afirmou que nunca duvidou do potencial dos filhos. “Sempre acreditei que eles poderiam ir além”, disse, orgulhoso. Na escola, Davi sempre foi lembrado pelo perfil atento e participativo. Professor de Geografia, Rafael Mattos Araújo destacou a curiosidade intelectual do ex-aluno. “Ele sempre ia além do que era pedido”.

EMPREGOS HOJE - Fachada do Shopping Jequitibá, em Itabuna, onde funciona uma das unidades do SineBahia || Foto Ilhéus24h
Tempo de leitura: 5 minutos

Administrador de edifícios, musicoterapeuta, assistente administrativo, psicopedagogo, designer gráfico, supervisor de vendas, vendedor interno, montador de andaime, recepcionista de motel, camareira em motel estão dentre as vagas disponíveis hoje.

As unidades do SineBahia nos municípios de Itabuna, na região sul, e Jequié, no sudoeste do estado, têm mais de 330 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta sexta-feira (6). Há 251 vagas em Jequié e 80 em Itabuna, segundo o órgão estadual de intermediação de vagas e qualificação para o mercado de trabalho.

Os interessados devem procurar o SineBahia ainda hoje. A unidade de Itabuna atende até as 16h e a de Jequié funciona até as 17h. O atendimento é garantido a quem chega, pelo menos, 30 minutos antes do encerramento do expediente.

Para o cadastramento, necessário apresentar carteiras de Trabalho e de Identidade, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Se a vaga for exclusiva para pessoa com deficiência (PcD), deve-se apresentar, ainda, laudo médico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade do SineBahia em Itabuna funciona no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Já a unidade de Jequié fica na Avenida Octávio Mangabeira, proximidades da Policlínica Regional, no Mandacaru. Abaixo, confira as vagas por cidade.

Leia Mais

Ilhéus receberá ônibus elétricos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus, Porto Seguro e Jequié estão entre os municípios contemplados com ônibus elétricos e veículos com tecnologia Euro 6, que reduzem significativamente a emissão de gases poluentes. Os investimentos na renovação e modernização da frota são do Governo Federal, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Nesta etapa, na Bahia, dentre municípios, foram beneficiados somente Ilhéus, Porto Seguro e Jequié. O programa vai contemplar ainda Anápolis (GO), Duque de Caxias (RJ), Angra dos Reis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Teresópolis (RJ), Maranhão, João Pessoa (PB), Guarulhos (SP) e Maricá (RJ). O estado da Bahia também receberá ônibus elétricos.

De acordo com Ministério das Cidades, no total serão investidos mais de R$ 2,5 bilhões em projetos de mobilidade urbana e renovação da frota de transporte público em diferentes regiões do país. Os recursos têm objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, modernizar o transporte coletivo e reduzir a emissão de poluentes nas cidades brasileiras.

OBRAS EM MOBILIDADE

Segundo o Ministério das Cidades, quatro propostas foram habilitadas para receber investimentos de mais de R$ 459 milhões para obras de infraestrutura voltadas à mobilidade urbana, que vão impactar diretamente na fluidez e eficiência do transporte coletivo, beneficiando os municípios de Anápolis (GO), Imperatriz (MA), Campina Grande (PB) e Nossa Senhora do Socorro (SE).

As obras incluem a construção e requalificação de terminais, implantação de corredores exclusivos para o transporte coletivo, expansão de ciclovias, modernização de abrigos de passageiros e a implantação de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs).

Já na frente de renovação de frota, foram habilitadas 14 propostas, com investimento aproximado de R$ 2,06 bilhões. A iniciativa prevê a substituição de veículos antigos por modelos mais modernos, eficientes e menos poluentes, reforçando a agenda de descarbonização do transporte público no Brasil.

Mestre Ney, da Sambadila, e Amparo Jr se apresentam neste domingo (8) em Ilhéus || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Coletivo Samba Amado promove, neste domingo (8), a primeira edição da Levada do Samba Amado Ilhéus, com desfile pela Avenida Soares Lopes, da Cidade Nova ao Centro. A festa integra as comemorações do recém-criado Dia Municipal do Samba e propõe ocupar o espaço público com música e celebração da cultura popular.

A programação começará às 14h, com concentração no estacionamento do Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, onde Amparo Jr. e banda se apresentam. A partir das 16h, a banda Sambadila vai puxar os foliões durante todo o percurso pela Avenida.

A Levada contará com trio elétrico, cordas, equipe de segurança e carro de apoio, garantindo estrutura para o evento, segundo Mestre Ney, fundador do Espaço Cultural Dilazenze e da Sambadila. A proposta, acrescenta, é reunir sambistas, admiradores do gênero e o público em geral numa festa gratuita.

O Dia Municipal do Samba foi instituído pela Lei nº 4.373, sancionada nesta quarta-feira (4). A nova legislação prevê que a data será comemorada sempre no segundo domingo de fevereiro. A iniciativa busca valorizar o samba como patrimônio cultural, reforçar suas raízes históricas e ampliar os espaços de lazer e vivência cultural na cidade, segundo o texto da lei.

O gerente de Abastecimento, Roberto Alves, conversa com o consumidor Jadson Santos || Foto Emasa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O abastecimento de água começou a ser normalizado em bairros da zona sul de Itabuna nesta quinta-feira (5), após interrupções provocadas por quedas no fornecimento de energia elétrica em unidades do sistema da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa). Equipes da Gerência de Abastecimento da empresa fizeram vistorias nos bairros Pedro Jerônimo e Maria Pinheiro, onde moradores relataram falta d’água e chegaram a protestar na manhã de quarta-feira (4), devido ao atraso no fornecimento.

Segundo a Emasa, as interrupções ocorreram em razão de sucessivas quedas de energia em estações essenciais ao sistema, como a unidade de captação no povoado Rio do Braço, em Ilhéus, e a estação elevatória no distrito de Mutuns, em Itabuna. As falhas impactaram diretamente o abastecimento em parte da zona sul do município.

Durante a vistoria, o gerente de Abastecimento da empresa, Roberto Alves, acompanhou os trabalhos e conversou com moradores, explicando as causas do problema. Ele afirmou que o fornecimento começou a ser restabelecido ainda na noite de quarta-feira e seguiu pela madrugada desta quinta.

Moradores da Rua Frei Joaquim Camelli, no bairro Pedro Jerônimo, confirmaram a retomada do abastecimento. Para o morador Judson Santos, a resposta atendeu à expectativa da comunidade. “Realizamos o protesto e o representante da Emasa garantiu que o problema seria resolvido. Agora estamos recebendo água, mas o transtorno foi grande, principalmente para quem não tem reservatório”, relatou.

De acordo com a empresa, áreas mais altas que ainda enfrentam dificuldades terão o abastecimento restabelecido de forma gradativa ao longo do dia. A Emasa informou ainda que estuda intervenções no sistema para reduzir os impactos de futuras quedas de energia e evitar longos períodos de interrupção no fornecimento.

Carro apreendido com homem e mulher detidos pela PM em Ilhéus || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma ação da Polícia Militar resultou em perseguição, apreensão de drogas e condução de dois suspeitos à delegacia, nesta quarta-feira (4), em Ilhéus, no sul da Bahia.

De acordo com a PM, policiais da 69ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) faziam patrulhamento de rotina quando avistaram um veículo com dois ocupantes. Ao perceberem a presença da viatura, os suspeitos fizeram manobra perigosa e fugiram em alta velocidade pela BA-001, em direção a Olivença.

Durante a perseguição, o condutor executou manobras e ultrapassagens arriscadas, colocando em perigo policiais e pedestres. O acompanhamento terminou às margens da BA-001, após o veículo usado pelos suspeitos sofrer danos em um dos pneus durante a tentativa de fuga.

Na abordagem e revista, os policiais encontraram com uma das suspeitas 10 comprimidos de êxtase, 15 pinos de cocaína e 15 papelotes de maconha. Além do carro, também apreenderam uma máquina de cartão, dois aparelhos celulares, uma balaclava, uma corrente prateada e grande quantidade de embalagens normalmente utilizadas para o tráfico de drogas.

Os dois ocupantes do veículo foram encaminhados, junto com o material apreendido, para a Delegacia Territorial de Ilhéus, onde o caso foi registrado e as medidas legais adotadas.

Thiago Fernandes fala em mesa no Fórum Econômico América Latina e Caribe, no Panamá || Foto Gabriel Pinheiro/CNI/Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

Os termos atuais do Acordo Mercosul-União Europeia podem inundar as prateleiras dos supermercados brasileiros com chocolates europeus sem a contrapartida em benefício dos produtos brasileiros, afirma o diretor-geral do Consórcio Cabruca, Thiago Fernandes, 39. Caso esse cenário se concretize, as marcas de chocolates finos do sul da Bahia vão sofrer com a concorrência de mercadorias importadas a baixo custo, alerta o especialista.

“Qual é o nosso grande problema no setor do chocolate artesanal? Com o desenho atual do Acordo, não vamos poder enviar o nosso chocolate fino com benefícios para torná-lo competitivo, mas vamos receber o chocolate da Europa na nossa prateleira, com os custos mais baixos, o que vai fazer o preço deles cair”, explicou ao PIMENTA o diretor do Consórcio Cabruca, que é dedicado à exportação de chocolates finos do sul da Bahia.

O Acordo Mercosul-UE não trará benefícios aos chocolates artesanais do sul-baiano porque eles ainda não têm Indicação Geográfica (IG), explica Thiago Fernandes. “É diferente do caso da cachaça, queijo canastra e café, por exemplo, que já têm indicações geográficas e vão entrar em melhores condições de competitividade no mercado europeu”, acrescenta.

O Cacau Bahia, beneficiado pela Indicação Geográfica, não terá o mesmo problema, pondera o especialista. “O nosso cacau entra nos benefícios do acordo, mas o chocolate, não”, reforça.

A IG é uma certificação de origem reconhecida por meio do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), assegurando que um produto tem as características típicas de determinado lugar, como ingredientes e modos de preparo.

VALOR AGREGADO

Segundo Thiago Fernandes, a certificação do Cacau Bahia pode facilitar o reconhecimento das peculiaridades dos chocolates artesanais do sul do estado pelo INPI. Esse o objeto de estudo dele no programa de mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano, da Universidade Salvador. “Minha pesquisa é sobre a Indicação Geográfica do chocolate da cabruca como upgrade socioambiental na cadeia global de valor. Inclusive, já há a demarcação por conta da indicação geográfica do Cacau da Bahia. A gente aproveita essa demarcação territorial do cacau para utilizar na indicação geográfica do chocolate”.

O valor socioambiental que a IG pode agregar ao chocolate fino do sul da Bahia está diretamente relacionado ao sistema agroflorestal da cabruca, em que o cacau é produzido com a conservação da Mata Atlântica, associado também à efetividade dos direitos dos trabalhadores empregados na lavoura.

Um dos objetivos do Consórcio Cabruca, explica Thiago Fernandes, é articular os fabricantes de chocolates que usam a matéria-prima proveniente das 83 cidades da Região Cacaueira para dar entrada no processo de reconhecimento da Indicação Geográfica desses produtos no INPI.

DOCUMENTO ENTREGUE AO PRESIDENTE LULA

Thiago Fernandes representou o Consórcio Cabruca no Fórum Econômico Internacional América Latina e Caribe, promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe (CAF), de 28 a 30 de janeiro, no Panamá. Na oportunidade, entregou ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) documento no qual fabricantes de chocolates finos do sul Bahia solicitaram empenho dos líderes brasileiro e de outros países da América do Sul na defesa dos interesses do segmento nas negociações do Acordo Mercosul-UE.

Jerônimo promoveu reunião com produtores e lideranças políticas da Região Cacaueira, hoje (4), em Salvador || Thuane Maria/GovBA
Tempo de leitura: 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu, nesta quarta-feira (4), com produtores de cacau, prefeitos e lideranças políticas para discutir a queda no preço da amêndoa e os impactos da importação sobre a renda no sul da Bahia. O encontro ocorreu na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, e resultou na criação de um grupo de trabalho para acompanhar o cenário do mercado e construir propostas de enfrentamento à crise no setor.

A reunião deu sequência às discussões iniciadas na última sexta-feira (30), em Gandu, quando o governador ouviu as primeiras reivindicações dos produtores e recebeu um documento com as principais demandas do segmento. Desta vez, o foco foi organizar as pautas apresentadas e definir um plano de trabalho voltado à proteção da produção cacaueira, com atenção especial aos pequenos agricultores, segundo a gestão estadual.

Durante o encontro, Jerônimo Rodrigues reconheceu que a desvalorização do cacau afeta diretamente quem depende da atividade como principal fonte de renda. “Estamos vivendo um momento de queda no preço do cacau que atinge diretamente o produtor, especialmente o pequeno. Agora, com essa comissão e um plano de trabalho, vamos aprofundar essas discussões, organizar as propostas e avançar nas decisões”, afirmou.

O grupo de trabalho será formado por representantes do governo estadual, dos municípios e de entidades do setor produtivo. A missão inclui sistematizar propostas, discutir medidas de curto e médio prazo e articular ações junto ao governo federal para fortalecer a cadeia produtiva do cacau na Bahia.

MEDIDAS DO GOVERNO FEDERAL

O Governo Federal já anunciou duas medidas em resposta às reivindicações dos produtores, como inspeções fitossanitárias do cacau importado e pedido de investigação sobre possível combinação de preço, por parte das indústrias moageiras, para desvalorizar o cacau no mercado interno, de maneira artificial, o chamado esquema de cartel (leia mais aqui).

Prefeita Magnólia Barreto assegura apoio institucional à Copa Cacau || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Uruçuca confirmou a participação do município na Copa Cacau, competição que retorna ao calendário do Litoral Sul com a proposta de fortalecer o esporte amador e impulsionar a economia regional. O tema foi debatido em encontro que reuniu gestores no âmbito do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS).

Para o diretor de Esportes de Uruçuca, Jacó Sena, a retomada da Copa Cacau amplia oportunidades para atletas de diferentes faixas etárias. Segundo ele, o torneio valoriza os esportistas locais e estimula a prática esportiva no município. “É uma competição que abrange públicos mais novos e mais experientes, valorizando as práticas esportivas da casa”, afirmou.

Também ressaltou o apoio da gestão municipal ao esporte e a parceria entre a Diretoria de Esportes e a Liga Desportiva. Lembrou ainda o bom desempenho recente de Uruçuca em competições regionais e avaliou que a Copa Cacau tem potencial para se consolidar como referência esportiva. “No ano passado ficamos entre as melhores seleções do território. Este ano, entramos na Copa Cacau porque ela movimenta não só a economia, mas também o esporte local”, disse.

A prefeita Magnólia Barreto (UB) reforçou a importância do torneio para a integração regional. Segundo a gestora, a competição envolve atletas de várias cidades e Uruçuca não poderia ficar de fora. “Temos excelentes jogadores da casa e, com certeza, será uma competição muito importante para Uruçuca e para toda a região”.

Manifestação interdita os dois sentidos da BR-101 em Ibirapitanga || Foto Informe 73
Tempo de leitura: 2 minutos

A série de protestos contra a importação de amêndoas de cacau e a queda do preço da commodity ganhou novo capítulo nesta quarta-feira (4), em Ibirapitanga, no sul da Bahia, onde produtores rurais bloquearam a BR-101. A manifestação começou por volta das 8h e terminou às 12h15min, quando a pista foi liberada, segundo informação da Polícia Rodoviária Federal.

Cacauicultores fizeram atos semelhantes em outras cidades da região, a exemplo de Ilhéus, onde ocuparam a Avenida Soares Lopes, em frente ao Porto Internacional. Eles defendem medidas como a revogação de instrução normativa que, em 2021, afrouxou o controle fitossanitário sobre a importação de cacau. Também reivindicam fixação de preço mínimo para o produto e o fim do deságio que, de acordo com o segmento, é imposto pela indústria moageira (leia mais na reportagem do PIMENTA).

RUI COSTA FALA SOBRE MEDIDAS ADOTADAS PELO GOVERNO FEDERAL

Durante visita a Gandu, na sexta-feira passada (30), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, anunciou medidas adotadas pelo Governo Federal, após ouvir as demandas dos cacauicultores. “Pedimos ao Ministério da Agricultura para fazer a avaliação técnica, mandar as equipes para fazer as inspeções técnicas necessárias. Seja no produto que está chegando, seja nas fazendas onde esses produtos estão sendo produzidos em outros países”, declarou, em entrevista ao Cacau News, referindo-se ao risco fitossanitário alegado pelos manifestantes.

Também afirmou que a Casa Civil, o Ministério da Agricultura e a Advocacia-Geral da União vão acionar o Conselho Administrativo de Defesa Econômica. O objetivo, segundo Rui Costa, é investigar se as grandes empresas do setor agem para desvalorizar o cacau no mercado interno, de modo artificial, por meio de um cartel. “Vamos fazer uma representação ao Cade para que ele possa abrir um processo e investigar se, de fato, as empresas estão depreciando excessivamente o preço de compra, de forma combinada, porque isso a lei proíbe”, alertou.

Na mesma ocasião, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) recebeu um documento com as principais reivindicações dos produtores e assumiu o compromisso de se reunir com representantes do segmento, até o final desta semana, em Salvador.

Atualizado às 13h55min para acréscimo de informação.

Reeducandos vão estudar na UFSB e em faculdade privada || Foto Domingos Mattos/Socializa
Tempo de leitura: 2 minutos

O Conjunto Penal de Itabuna registrou 71 internos aprovados para o ensino superior em 2026. Do total, 62 reeducandos conquistaram vagas na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), enquanto outros nove obtiveram bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni), que facilita o acesso a instituições privadas.

Na UFSB, os aprovados irão cursar graduações em áreas como engenharias Ambiental e Florestal, Produção Cultural, Letras e cursos interdisciplinares. Já os bolsistas do Prouni ingressarão em cursos de gestão financeira, recursos humanos e negócios imobiliários na Unopar, na modalidade de ensino a distância.

O resultado amplia o histórico recente da unidade. Em 2024, 74 internos foram aprovados pelo Sisu, sendo 72 na UFSB e dois na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Na ocasião, 66% dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) conseguiram vagas no ensino superior.

Segundo a direção do Conjunto Penal, o desempenho é resultado de um trabalho pedagógico contínuo desenvolvido dentro da unidade e integrado ao Programa de Ressocialização (Prores), executado pela empresa cogestora Socializa. O programa reúne ações voltadas à educação, saúde, assistência social e apoio jurídico aos internos e familiares.

A unidade conta com 10 salas de aula e mantém duas escolas anexas — Lourival Oliveira, da rede municipal, e Adonias Filho, da rede estadual — que atendem aos reeducandos. Atualmente, cerca de 450 internos estão matriculados no ensino formal e aproximadamente 600 participam de oficinas de leitura. Outros 12 estudantes já cursam graduação dentro do presídio.

Entre as iniciativas educacionais, destaca-se o programa de remição de pena pela leitura, que permite a redução do tempo de condenação mediante a produção de relatórios sobre obras literárias. Parte dos aprovados concluiu o ensino médio dentro da unidade com apoio desse projeto.

TRABALHO CONJUNTO

O diretor do Conjunto Penal de Itabuna, José Fabiano Barbosa Carvalho, atribui os resultados à atuação conjunta entre estado, Socializa, profissionais da educação, secretarias estadual e municipal de Educação e órgãos do sistema de Justiça. Para ele, o acesso ao ensino contribui para que os reeducandos projetem novas perspectivas de vida após o cumprimento da pena.

Jerônimo promove a agora coronela Ivana Teixeira || Foto Matheus Landim/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez desde a sua criação, há dois séculos, a Polícia Militar da Bahia passou a ter uma mulher na patente de coronela. O marco histórico ocorreu nesta terça-feira (3), com a promoção da então tenente-coronela Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde, durante solenidade em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou a ascensão de 130 oficiais da corporação.

Ao todo, sete oficiais foram promovidos ao posto de coronel. As promoções estão publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4). Para Ivana Teixeira, a nova patente simboliza mais do que reconhecimento de uma trajetória profissional. “É um sentimento de felicidade por ter a carreira coroada pela promoção, mas também a responsabilidade de representar todas as mulheres da Polícia Militar”, afirmou.

Durante o ato, o governador destacou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos oficiais promovidos e reforçou a confiança na corporação. Segundo Jerônimo Rodrigues, as nomeações refletem o compromisso do estado com a valorização da Polícia Militar e com o fortalecimento da segurança pública.

O comandante-geral da PM-BA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou que as promoções integram conjunto de ações voltadas à valorização da tropa. Já o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que a medida recompõe o quadro de oficiais e fortalece uma instituição considerada patrimônio dos baianos.

Bloco Vunje vai tomar as ruas da Conquista na tarde de domingo (8) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro bloco afro mirim de Ilhéus volta às ruas e transforma o Alto da Conquista em espaço de celebração da cultura afro-brasileira. O Bloco Afro Mirim Vunje desfila neste domingo (8), a partir das 15h, com concentração em frente ao Terreiro Matamba Tombenci Neto, na Avenida Brasil, levando cores, ritmos e ancestralidade ao bairro.

A iniciativa é da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, que promove o desfile pelo terceiro ano consecutivo. Em 2026, o bloco apresenta o tema Cores da África: Raízes, Tambores e Máscaras, reforçando a identidade dos blocos afro por meio de fantasias, adereços, alegorias, música-tema e enredo.

O desfile contará com cerca de 160 integrantes, entre crianças e adolescentes do Projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, além de educadores, familiares e participantes de diferentes bairros de Ilhéus. Criado em 2024, o Vunje é o primeiro bloco afro mirim do município e tem como missão resgatar e fortalecer uma tradição cultural que já marcou o Carnaval da cidade, hoje afetada pela perda de visibilidade e pela falta de apoio institucional.

O bloco é financiado de forma independente, com recursos próprios da Organização Gongombira, obtidos por meio de shows, eventos, receptivos e apoio de amigos e parceiros. “Apesar de não receber recursos do poder público, o Bloco Afro Mirim Vunje segue fortalecendo a cultura afro-brasileira em Ilhéus, com criatividade, dedicação e compromisso social”, constata o músico Marinho Rodrigues, presidente da organização.

O Carnaval do Vunje integra o planejamento pedagógico anual do projeto, iniciado no começo do ano e intensificado a partir de novembro, com o lançamento do tema e a escolha da rainha do bloco durante um evento de valorização da beleza negra promovido pela ONG Gongombira. Em dezembro, começa a confecção das fantasias, adereços e alegorias que dão forma ao desfile.