Jerônimo promove a agora coronela Ivana Teixeira || Foto Matheus Landim/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Pela primeira vez desde a sua criação, há dois séculos, a Polícia Militar da Bahia passou a ter uma mulher na patente de coronela. O marco histórico ocorreu nesta terça-feira (3), com a promoção da então tenente-coronela Ivana Teixeira, do Departamento de Saúde, durante solenidade em que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) assinou a ascensão de 130 oficiais da corporação.

Ao todo, sete oficiais foram promovidos ao posto de coronel. As promoções estão publicadas no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (4). Para Ivana Teixeira, a nova patente simboliza mais do que reconhecimento de uma trajetória profissional. “É um sentimento de felicidade por ter a carreira coroada pela promoção, mas também a responsabilidade de representar todas as mulheres da Polícia Militar”, afirmou.

Durante o ato, o governador destacou o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos oficiais promovidos e reforçou a confiança na corporação. Segundo Jerônimo Rodrigues, as nomeações refletem o compromisso do estado com a valorização da Polícia Militar e com o fortalecimento da segurança pública.

O comandante-geral da PM-BA, coronel Antônio Magalhães, ressaltou que as promoções integram conjunto de ações voltadas à valorização da tropa. Já o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que a medida recompõe o quadro de oficiais e fortalece uma instituição considerada patrimônio dos baianos.

Bloco Vunje vai tomar as ruas da Conquista na tarde de domingo (8) || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O primeiro bloco afro mirim de Ilhéus volta às ruas e transforma o Alto da Conquista em espaço de celebração da cultura afro-brasileira. O Bloco Afro Mirim Vunje desfila neste domingo (8), a partir das 15h, com concentração em frente ao Terreiro Matamba Tombenci Neto, na Avenida Brasil, levando cores, ritmos e ancestralidade ao bairro.

A iniciativa é da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania, que promove o desfile pelo terceiro ano consecutivo. Em 2026, o bloco apresenta o tema Cores da África: Raízes, Tambores e Máscaras, reforçando a identidade dos blocos afro por meio de fantasias, adereços, alegorias, música-tema e enredo.

O desfile contará com cerca de 160 integrantes, entre crianças e adolescentes do Projeto Vunje – Criança Fazendo Arte, além de educadores, familiares e participantes de diferentes bairros de Ilhéus. Criado em 2024, o Vunje é o primeiro bloco afro mirim do município e tem como missão resgatar e fortalecer uma tradição cultural que já marcou o Carnaval da cidade, hoje afetada pela perda de visibilidade e pela falta de apoio institucional.

O bloco é financiado de forma independente, com recursos próprios da Organização Gongombira, obtidos por meio de shows, eventos, receptivos e apoio de amigos e parceiros. “Apesar de não receber recursos do poder público, o Bloco Afro Mirim Vunje segue fortalecendo a cultura afro-brasileira em Ilhéus, com criatividade, dedicação e compromisso social”, constata o músico Marinho Rodrigues, presidente da organização.

O Carnaval do Vunje integra o planejamento pedagógico anual do projeto, iniciado no começo do ano e intensificado a partir de novembro, com o lançamento do tema e a escolha da rainha do bloco durante um evento de valorização da beleza negra promovido pela ONG Gongombira. Em dezembro, começa a confecção das fantasias, adereços e alegorias que dão forma ao desfile.

Apostadores de Ilhéus faturam R$ 105 mil na Mega-Sena
Tempo de leitura: < 1 minuto

Apostadores de Ilhéus ficaram a uma dezena do prêmio de R$ 127,9 milhões da Mega-Sena, sorteada na noite desta terça-feira (3), no Espaço de Loterias Caixa, em São Paulo. Os acertadores de cinco dos seis números adquiriram cotas de um bolão com 15 participantes, com um jogo com 7 dezenas. Eles irão dividir o prêmio de R$ 105.118,50.

Na Bahia, além de Ilhéus, apostadores de Bom Jesus da Lapa, Camaçari, Feira de Santana, Mucuri, Piatã e Retirolândia acertaram cinco dezenas. Os apostadores de Retirolândia participaram de um bolão com 8 dezenas e 37 cotas. Eles irão dividir o prêmio de R$ 157.677,72. O prêmio individual para os demais sortudos no estado será de R$ 52.559,29.

Em todo o país, o total de 82 apostadores acertaram cinco das seis dezenas. Cada um receberá R$ 52.559,29. Outros 6.705 pessoas acertaram a quadra e cada uma embolsará R$ 1.059,53. As dezenas sorteadas na noite desta terça-feira foram: 10, 11, 22, 26, 36 e 46.

Como não teve quem acertasse as seis dezenas, o prêmio principal subiu para R$ 144 milhões e será sorteado na quinta-feira (5). A aposta simples da Mega-Sena, com marcação de seis números, custa R$ 6,00 e pode ser feita em qualquer casa lotérica.

ônibus capotou e matou 15 romeiros, incluindo três crianças || Foto Governo de Alagoas
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) informou, nesta terça-feira (3), que o ônibus que capotou em São José da Tapera, no Sertão de Alagoas, realizava transporte clandestino de passageiros e operava de forma irregular. O veículo transportava cerca de 60 romeiros, e o sinistro de trânsito deixou 15 pessoas mortas.

A Agência Reguladora informa que o ônibus, de placa JJB3D75, não possuía habilitação na ANTT, certificado de Segurança Veicular (CSV) nem seguro de responsabilidade civil vigente. Além disso, não havia Licença de Viagem (LV) para o deslocamento realizado.

A ANTT disse ainda que acompanha o caso junto aos órgãos competentes e segue com as ações de fiscalização para coibir o transporte clandestino no país. O ônibus transportava romeiros de Juazeiro do Norte, no Ceará, para o município de Coité do Noia, em Alagoas.

LUTO

O Governo do Estado de Alagoas disse que mobilizou uma força-tarefa para o atendimento na rodovia AL-220, no povoado Caboclo, no município de São José da Tapera, que fica a mais de 200 quilômetros de Maceió. Também foi decretado luto oficial de três dias no estado.

Em nota, a prefeitura do município de Coité do Noia disse que mobilizou imediatamente suas equipes desde o momento em que tomou conhecimento do acidente.

A administração municipal afirma prestar toda a assistência necessária às vítimas e seus familiares, incluindo “suporte psicológico e social, auxílio no translado dos corpos e acompanhamento dos feridos”.

“Neste momento de dor imensurável, a Prefeitura de Coité do Noia se solidariza com as famílias e amigos das vítimas, colocando-se à inteira disposição para o que for necessário. Decretamos luto oficial no município como sinal de nosso profundo respeito e tristeza. Da Agência Brasil.

Divulgada a relação de sorteados em cursos técnicos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Educação da Bahia fez, nesta terça-feira (3), o sorteio eletrônico para 25.235 vagas em 59 cursos técnicos na forma subsequente ao Ensino Médio. As vagas são para os centros estaduais e centros territoriais de Educação Profissional, além de unidades ofertantes de cursos técnicos da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) na capital e em 200 municípios.

Em Itabuna, as vagas são no Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde nos cursos técnicos de Análise Clínica, Enfermagem, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho. São ofertadas ainda oportunidade nos cursos técnicos em Informática, Administração, Marketing e Serviços Jurídicos.

Em Ilhéus, as vagas são ofertadas no Colégio Estadual Professor Fábio Araripe Goulart, nos cursos de técnicos em Secretariado, Recursos Humanos e Segurança do Trabalho. Outros municípios com vagas no sul da Bahia são Barro Preto, Canavieiras, Gandu, Ipiaú, Jussari, Santa Luzia e Una.

O resultado do sorteio pode ser conferido no Portal da Educação ( www.bit.ly/4qlioTh.). As aulas para o período letivo de 2026.1 serão iniciadas no dia 9 de fevereiro.

DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA

Os candidatos selecionados deverão efetivar sua matrícula nas unidades escolares para a qual foram contemplados, nesta quarta (4) e quinta-feira (5), apresentando a seguinte documentação: original do histórico escolar; original e cópia legível do Registro Geral (RG); original e cópia legível do Cadastro de Pessoal Física (CPF).

Deve ainda apresentar original e cópia legível do comprovante de residência com data recente de emissão; e original e cópia da respectiva carteira de vacinação devidamente atualizada. A convocação dos candidatos do cadastro reserva começa nesta sexta (6) e prossegue até 9 de fevereiro.

O edital prevê que, caso existam vagas residuais por desistência, a unidade escolar poderá preenchê-las com candidatos inscritos, conforme regras de convocação do cadastro reserva. Também estabelece que, transcorridos 25% do período letivo, não será realizada matrícula de candidatos do sorteio, sejam contemplados ou da lista de reserva.

Ao centro, terreno onde será erguido o Campus do IFBA em Itabuna || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

O Ministério da Educação divulgou edital de concorrência pública para a construção do campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Itabuna. O investimento estimado chega a R$ 19,8 milhões.

A licitação ocorre na modalidade eletrônica, com critério de menor preço. Empresas de engenharia interessadas podem disputar o contrato em item único. A sessão pública está marcada para 11 de fevereiro, às 14h, no sistema de compras do Governo Federal. A contratação seguirá as regras da nova Lei de Licitações.

ESTRUTURA E LOCALIZAÇÃO

O projeto prevê a construção de uma estrutura acadêmica completa, com 10 salas de aula, sete laboratórios, Pavilhão Administrativo e Pedagógico, quadra poliesportiva e refeitório com cozinha industrial completa. Serão 6.217,50 metros quadrados de área construída.

O novo campus do IFBA será erguido no terreno localizado na Fazenda Bananeiras, bairro Lomanto Júnior, cruzamento da BR-415 com a BR-101, na zona urbana de Itabuna.

A nova unidade de ensino do IFBA faz parte da Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, anunciada em março de 2024 pelo Governo Federal, em que a Bahia contará com oito novos campi de Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs).

O IFBA, que tem 24 campi, ganhará mais quatro novos. Além de Itabuna, as unidades vão beneficiar Macaúbas, Poções e Salvador (no bairro de Cajazeiras).

Balaios de flores entregues em oferenda à Rainha do Mar || Foto Secom-Itacaré
Tempo de leitura: 2 minutos

A tradicional Festa de Iemanjá movimentou Itacaré no domingo (1º) e nesta segunda-feira (2), dia da Rainha do Mar. A celebração reuniu moradores e turistas e reforçou o turismo cultural e religioso no município, segundo a Prefeitura, que apoiou a celebração.

Celebração atraiu moradores e turistas à orla da cidade || Foto Secom-Itacaré

Desde as primeiras horas da manhã desta segunda-feira (2), a orla e as praças concentraram fiéis, grupos culturais e visitantes. Foram momentos marcados por manifestações da cultura afro-brasileira, com cortejos, saída de barcos ao mar, capoeira e outras expressões tradicionais.

Festa de Iemanjá começou domingo e terminou nesta segunda (2) || Foto Secom-Itacaré

A maior presença de turistas refletiu na economia local. Hotéis, bares, restaurantes e serviços turísticos registraram aumento na movimentação durante o período da festa, afirma a gestão municipal.

Festejo teve a tradicional roda de capoeira à beira-mar || Foto Secom-Itacaré

Para o secretário municipal de Cultura, Genilson Souza, a celebração simboliza a identidade de Itacaré. “Representa a força da nossa cultura e o respeito à ancestralidade”, afirmou.

Barcos levam oferendas para Iemanjá || Foto Secom-Itacaré
Unidade começa a funcionar em novo endereço nesta quarta-feira (4) || Foto Sesau
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus inaugura, nesta quarta-feira (4), às 8h, a nova sede do Pronto Atendimento da Zona Sul, no bairro Nossa Senhora da Vitória. A unidade reforça a rede de urgência e emergência do município, com atendimento 24h, de domingo a domingo, para adultos e crianças, informa a Secretaria Municipal de Saúde.

O equipamento reúne recepção, triagem infantil e adulta, consultórios, observação para adultos e crianças, sala de inalação infantil, curativo e sutura, além de sala vermelha para casos graves. O espaço inclui áreas de apoio para equipes, segurança com a Guarda Civil Municipal e sanitários acessíveis para pessoas com deficiência.

Segundo a secretária de Saúde, Sonilda Mello, a gestão priorizou acolhimento e qualidade. “Quem vier ser atendido aqui vai encontrar respeito e conforto. Teremos clínica médica, pediatria, sutura, curativo e a sala de urgência, com equipamentos modernos”, afirmou.

A principal novidade é o atendimento pediátrico, demanda antiga da região, que não era ofertado na unidade anterior. O Pronto Atendimento funcionará com equipes completas e atenderá moradores de toda a cidade, ressalta a Secretaria. A unidade inicia os atendimentos imediatamente após a inauguração.

Previsão de chuva para Itabuna|| Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (2), um alerta de chuvas fortes para Itabuna, Ilhéus e mais 179 municípios baianos. O instituto prevê que chova até 50 mm/dia, de zero hora e 23h59min dessa terça-feira (3). Há ainda, conforme a previsão, grande possibilidade de ventos entre 40 e 60 km/h, que são considerados fortes.

No sul da Bahia, além de Itabuna e Ilhéus, segundo Inmet, existe a possibilidade de chuvas fortes para Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Canavieiras, Coaraci, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Ipiaú, Itacaré, Itagibá e Itajuípe. O temporal pode atingir ainda Itapé, Itapitanga, Maraú, Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Uruçuca e Una.

Outros municípios baianos que podem enfrentar temporal são, Abaré, Água Fria, Alagoinhas, Amélia Rodrigues, Andorinha, Anguera, Antônio Cardoso, Antônio Gonçalves, Apuarema, Araci, Aramari, Aratuípe, Baixa Grande, Barra do Rocha, Barrocas, Belmonte, Brejões, Cabaceiras do Paraguaçu, Cachoeira, Caém, Cairu, Caldeirão Grande, Camaçari, Camamu, Campo Formoso, Candeal, Candeias, Cansanção, Capela do Alto Alegre, Capim Grosso e Casa Nova.

Leia Mais

Estudante é aprovado em curso de Medicina da UfBA || Foto Arquivo Pessoal
Tempo de leitura: 2 minutos

Os últimos dias têm sido de celebração para a família do estudante Davi Rocha, de 19 anos. Egresso do Colégio Estadual Professora Nadir Araújo Copque, em Arembepe, Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, o estudante ficou em primeiro lugar na modalidade LI-EP, que garante uma vaga no curso de Medicina, o mais concorrido da Universidade Federal da Bahia (UFBA), para estudantes oriundos de escola pública, independentemente de renda familiar.

Filho de um soldador e de uma baiana de acarajé, Davi acompanhou de perto a rotina de trabalho dos pais, aprendendo, desde cedo, o valor da resistência e do trabalho. O jovem estudante transformou a própria história em um exemplo de como a educação pública pode abrir caminhos e transformar vidas.

Davi Rocha concluiu o Ensino Médio em 2024 e guarda recordações de professores que sempre o apoiaram. Naquele ano, sua nota no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) não foi suficiente para passar em Medicina. Ele persistiu e, com a base adquirida na escola, estudou sozinho durante todo o ano de 2025, alcançando a nota que lhe garantiu a vaga tão sonhada no Sistema de Seleção Unificada (SISU) de 2026.

PROFISSÃO QUE DESAFIA

O interesse pela Medicina nasceu ainda na escola e foi alimentado pelo gosto pelos estudos e por um desejo de evolução constante. “Queria uma profissão que me desafiasse e me fizesse evoluir sempre. A Medicina me motiva a estudar, pesquisar e ir além”, afirmou.

A rotina disciplinada incluiu estudo diário, prática de atividades físicas para manter o equilíbrio emocional e apoio constante à família. Nos fins de semana, Davi ajudava os pais na venda de acarajé, em Arembepe.  Experiência que reforçou a responsabilidade e a determinação para seguir firme no objetivo acadêmico.

Na escola, o comprometimento sempre foi evidente. A diretora Guilhermina Silva Souza destaca a trajetória do ex-aluno. “Davi sempre foi dedicado e tranquilo. A aprovação em Medicina, um curso tão concorrido, reflete o esforço pessoal, o apoio familiar e o trabalho da escola pública, que forma jovens capazes de transformar a própria realidade e a da comunidade”, destacou.

Concurso da Adab oferta 200 vagas em Salvador e no interior || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Publicado no sábado (31), no Diário Oficial do Estado, o edital do concurso público da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB). São 200 vagas previstas para o quadro de pessoal da autarquia. Os salários variam de R$ 2.924,39 a R$ 7.445,86 para jornada de 40 horas semanais de trabalho.

De acordo com o edital, são 80 vagas para médicos veterinários, 80 engenheiros agrônomos, além de 40 destinadas a técnicos em agropecuária, técnicos em agricultura, técnicos em agroecologia, técnicos em zootecnia, técnicos florestais e técnicos em agroindústria.

As vagas estão distribuídas entre os cargos de Fiscal Estadual Agropecuário e Técnico em Fiscalização Agropecuária e têm como finalidade o provimento de cargos efetivos. As inscrições poderão feitas a partir de sexta-feira (6) e serão encerradas no dia 25 deste mês, exclusivamente pela internet, conforme o cronograma estabelecido no edital.

O concurso será composto por provas objetivas e discursivas para todos os cargos, além de prova de títulos para Fiscal Estadual Agropecuário. As provas serão aplicadas em Salvador, Juazeiro, Barreiras, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas, no dia 26 de abril.

A taxa de inscrição é de R$ 190,00 para quem vai concorrer ao cargo de Fiscal Estadual Agropecuário e de R$ 120,00 para Técnico em Fiscalização Agropecuária. Mas o candidato que se enquadrar no perfil de família de baixa renda, cadastrado no CadÚnico, poderá solicitar a isenção da taxa. O período para isso é de 6 a 8 deste mês. Acesse aqui para se inscrever.

A organizadora do concurso é o Instituto de Desenvolvimento e Capacitação (IDCAP). Conforme edital, o concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período. Acesse aqui o edital.

Manifestantes protestaram contra instalação de radares de velocidade em Ilhéus || Fotos Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus divulgou balanço que aponta redução de acidentes de trânsito no primeiro mês deste ano, na comparação com o mesmo período de anos anteriores. A gestão municipal apresentou os dados após a manifestação contra a instalação de radares de velocidade, no último sábado (31), com a presença de motociclistas e motoristas da cidade.

De acordo com a Prefeitura, levantamento do Sinan Net–Bahia mostra que os hospitais, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Pronto Atendimento (PA) da Zona Sul receberam um número significativamente menor de vítimas em janeiro de 2026, em comparação com os três anos anteriores.

Segundo os registros, foram contabilizados 506 atendimentos em 2023, 1.061 em 2024 e 347 em 2025. Já em janeiro de 2026, o número caiu para 20 atendimentos. Quando comparada com a média mensal dos três anos anteriores, a redução chega a aproximadamente 62,2%, acrescentou o governo municipal.

Na avaliação da gestão, há relação direta entre as intervenções no trânsito do município e a redução de acidentes com vítimas hospitalizadas. “A Prefeitura, por meio da Autarquia de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram), vem adotando uma série de medidas para tornar o tráfego mais seguro, como os radares de controle de velocidade, monitoramento eletrônico, coibição de avanço de sinal vermelho, além de blitz educativas e ações de conscientização”, afirmou o governo, em nota.

Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de combate às Endemias de Ibirapitanga conquistam vitória judicial || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça da Bahia garantiu aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) de Ibirapitanga, no sul do estado, o adicional de insalubridade em grau máximo, equivalente a 40%, durante a pandemia da Covid-19. A decisão assegura o pagamento retroativo.

A sentença foi proferida na Ação Civil Coletiva nº 8001724-92.2025.8.05.0265, movida pelo Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias (Sindiacs/Ace). O processo foi conduzido pelos advogados Davi Pedreira e Emilli Dorea e abrange o período de 10 de março de 2020 a 5 de maio de 2023.

O Judiciário reconheceu que os agentes mantiveram atividades presenciais durante a crise sanitária, com visitas domiciliares e contato direto com a população. Para a Justiça, esse cenário configurou exposição permanente a agentes biológicos infectocontagiosos.

A decisão também afastou a exigência de perícia técnica individual. O magistrado considerou a pandemia um fato público e notório e levou em conta a natureza das funções exercidas pelos ACS e ACE.

Com a condenação, a Prefeitura de Ibirapitanga deverá pagar a diferença entre o adicional em grau médio, de 20%, e o grau máximo, de 40%. Os valores incluem reflexos em férias, 13º salário e demais verbas de caráter salarial.

O presidente do Sindiacs/Ace, Roberto Lima, afirmou que a sentença representa uma conquista da categoria. “Os agentes estiveram nos territórios, expostos a riscos reais. O sindicato buscou a Justiça e garantiu o reconhecimento de um direito que havia sido negado durante a pandemia”, declarou.

Assinada ordem de serviço para construção de campi de UFSB || Foto Thuane Maria/GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

O governador Jerônimo Rodrigues e ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, assinaram ordem de serviço para a construção do novo campus da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Jequié, no sudoeste do estado. A solenidade contou com a participação do prefeito de Jequié, Zé Cocá, do senador Jaques Wagner e da reitora Joana Angélica Guimarães. Ainda foi autorizada a construção do centro comunitário esportivo – Arena Brasil, no município.

O novo campus contará com 39 salas de aula, 16 salas multiuso, 24 gabinetes para docentes, dois laboratórios de informática, três salas de estudo, cinco salas administrativas e três salas de tecnologia da informação. A estrutura inclui ainda auditório, biblioteca, enfermaria, salas de psicologia e assistência social, cantina, copa, área de descanso e almoxarifado. A previsão é que a obra seja concluída em 2028.

Jerônimo Rodrigues destacou que a implantação do campus da UFSB em Jequié amplia o acesso ao ensino superior público, fortalece a formação de jovens do interior e contribui para o desenvolvimento socioeducacional do Médio Rio de Contas. Estão previstos seis cursos de graduação. O investimento total é de R$ 34,3 milhões, por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).

Para o ministro Rui Costa, a chegada da universidade federal consolida o papel de Jequié como polo regional. “A educação transforma vidas. Jequié, além de polo de saúde, fortalece-se como polo educacional, somando a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e agora a Universidade Federal, ampliando oportunidades para toda a região”, destacou.

Leia Mais