Augusto anuncia Kannário, Pedro Sampaio e Tomate no Antecipado || Imagem gerada com IA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro usou as redes sociais para confirmar o nome de três novas atrações para o Carnaval Antecipado de Itabuna. A festa começa no próximo dia 22 e reunirá nomes como Bell Marques, Durval Lélys, Leo Santana e Cláudia Leite.

Por meio de suas redes e utiizando recursos de Inteligência Artificial (IA), o prefeito anunciou, na noite desta quarta-feira (14), os nomes de Tomate, Igor Kannário e Pedro Sampaio para a festa que chega a 48 atrações confirmadas.

Serão quatro dias de festa. Começa na quinta-feira (22) e vai até o domingo (25), no Circuito Sabará, formado pelas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, orla da Beira-Rio, bairros Jardim Vitória e Góes Calmon.

Antes haverá um “esquenta” para o Carnaval Antecipado. No próximo sábado (17) tem Lavagem do Beco do Fuxico, no Centro, reunindo várias atrações musicais e blocos como o Maria Rosa. Confira o vídeo aqui.

Homem foi detido em Camacã, 14 anos após o crime || Foto ilustrativa/PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam um homem de 35 anos acusado de assassinar a mãe. Emília Oliveira Souza morreu asfixiada e teve o corpo carbonizado, em dezembro de 2011, no município de Potiraguá, no sudoeste baiano. Foragido da Justiça desde então, o filho da vítima foi detido na terça-feira (13), em Camacã, sul da Bahia.

A prisão decorreu de investigações da 21ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Itapetinga), que identificou o paradeiro do acusado, capturado por policiais civis da Delegacia Territorial de Camacã. Agora, o suspeito de matricídio está à disposição do Judiciário.

Márcia, funcionária da Buriti, morreu no local do acidente || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma batida entre dois veículos deixou três pessoas mortas, nesta quinta-feira (15), na BR-415, trecho Itabuna-Itapé. A colisão ocorreu por volta das 6h, na Curva do Boi, conhecida por histórico de acidentes graves.

As duas vítimas já identificadas são Márcia Maria Souza Cruz, de 49 anos, e Renata Terêncio do Amor. Elas estavam em um Volkswagen Gol dirigido por um homem ainda não identificado, que também faleceu. A Polícia Rodoviária Federal confirmou os três óbitos.

Renata participaria de uma live, nesta quinta (15), em Itabuna || Foto Redes Sociais

O trio viajava de Ibicaraí para Itabuna. Márcia era funcionária da Buriti, e Renata, das Óticas Technol. A pessoa que estava no outro veículo, um Toyota Prius vermelho, sofreu lesões leves, segundo a PRF. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) também enviou equipe ao local.

Ainda de acordo com a PRF, a colisão foi transversal, com a frente do Prius atingindo a lateral direita do Gol.

Lei que proíbe fogos com estampido é sancionada em Ilhéus || Foto ilustrativa/Secom-RJ
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) sancionou a Lei Municipal nº 4372/2026, que proíbe o uso de fogos de artifício, rojões e outros artefatos pirotécnicos que produzam estampido ou ruído de alta intensidade. A medida já está em vigor e vale para todo o território de Ilhéus.

De acordo com o texto, permanecem permitidos apenas os fogos de artifício que produzam efeitos exclusivamente visuais, sem emissão de ruídos. A legislação considera ruidosos os artefatos que emitam sons acima de 70 decibéis, medidos a uma distância de 10 metros do ponto de detonação.

A lei abre exceção para festas religiosas, festejos juninos, réveillon e eventos promovidos ou autorizados pele Prefeitura. Nessas situações, será permitido o uso de fogos com intensidade sonora de até 120 decibéis.

A fiscalização ficará a cargo dos órgãos municipais competentes, como a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a Guarda Municipal, podendo haver apoio de instituições estaduais ou federais, se necessário.

O descumprimento da norma prevê advertência por escrito na primeira ocorrência. Em caso de reincidência, será aplicada multa correspondente a um quinto do salário mínimo vigente, com correção anual pelo Índice Geral de Preços do Mercado (IGPM). Os recursos arrecadados serão destinados a ações de proteção e bem-estar animal e a programas de apoio a pessoas com Transtorno do Espectro Autista no município.

Publicada na terça-feira (13), a lei fixou prazo de 45 dias para o que o Executivo regulamente como as regras serão aplicadas.

IF Baiano abre inscrições para cursos técnicos || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Federal Baiano (IF Baiano) em Uruçuca está com inscrições abertas em Processo Seletivo de Vagas Remanescentes para o ingresso de estudantes nos Cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio, na forma subsequente ao Ensino Médio, nas modalidades presencial e a distância (EaD), com ingresso previsto para o ano letivo de 2026. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de março.

De acordo com editais, as vagas são destinadas aos cursos técnicos presenciais de Agrimensura, Agropecuária e Alimentos, no campus Uruçuca, e aos cursos técnicos EaD de Vendas, Secretaria Escolar e Informática, nos polos de Uruçuca, Buerarema e Itacaré. Em Buerarema, na modalidade a distância, são 73 vagas, sendo 35 no curso de Técnico em Vendas, 20 em Técnico em Secretaria Escolar e 18 Técnico de Informática.

Em Itacaré, na modalidade a distancia, são 70 vagas distribuídas entre os cursos de Técnico em Vendas (33), Secretaria Escolar (19) e no curso de Informática (18). Para Uruçuca, são 17 vagas no Curso de Técnico em Vendas. Além disso, para este município estão disponibilizadas outras 22 vagas nos cursos presenciais de Agrimensura, Agropecuária e Alimentos.

A inscrição pode ser feita presencialmente, nos polos EaD das cidades de Uruçuca, Buerarema ou Itacaré e na Secretaria do IF Baiano – Campus Uruçuca. Pode ser feita ainda por meio do envio da documentação exigida para o e-mail: secretaria@urucuca.ifbaiano.edu.br.

Aldenor Garcia lidera projeto de dança em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do projeto Dançando com Aldenor Garcia, que oferece aulas gratuitas de dança de salão em Itabuna. A iniciativa atende crianças, jovens, adultos e idosos, com foco na inclusão social, no bem-estar e no fortalecimento dos vínculos comunitários.

As atividades serão conduzidas pelo professor, coreógrafo e artista Aldenor Garcia, que acumula décadas de atuação na dança de salão, no teatro e em projetos socioculturais da região. Ao longo do curso, os participantes terão contato com ritmos como forró, samba, bolero, tango e salsa, combinando aprendizado técnico, expressão corporal e convivência intergeracional.

De acordo com o idealizador, o projeto nasceu a partir da demanda da própria comunidade, que enfrenta dificuldades de acesso a atividades culturais gratuitas e continuadas. A proposta, segundo Aldenor Garcia, busca ampliar o acesso à cultura e valorizar a diversidade artístico-cultural do território. A programação prevê ainda uma mostra pública de encerramento, aberta à comunidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pela internet, por meio do formulário disponível neste link. As vagas são limitadas.

INÍCIO DAS AULAS

As aulas começam no dia 20 de janeiro e seguem até 7 de março de 2026, na Casa do Vovô, localizada na Rua Professor Alício de Queiroz, nº 210, no centro de Itabuna.

O projeto foi contemplado pelos editais da Política Nacional Aldir Blanc em Itabuna e conta com apoio financeiro da Prefeitura, por meio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, com recursos do Ministério da Cultura – Governo do Brasil.

Estação de Tratamento de Água ficou mais de 10h sem energia, segundo a Emasa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Interrupção do fornecimento de energia à principal Estação de Tratamento de Água da Emasa, no São Lourenço, pode atrasar o abastecimento de Itabuna. Segundo a Empresa Municipal, a unidade ficou sem luz do início da madrugada de hoje (14) até as 10h35min, quando o serviço foi restabelecido, mas ainda com instabilidade.

“Ficamos por mais de 10 horas com a produção e distribuição de água completamente paralisadas”, constatou o gerente de Abastecimento da Emasa, Roberto Alves.

Devido à possibilidade de atraso da distribuição, a Emasa recomenda uso racional da água, sem desperdício. “Os sistemas voltarão a operar gradativamente, assim que a energia for restabelecida por completo, sem oscilações”, acrescentou a concessionária municipal, em nota.

OUTRO LADO

Ao PIMENTA, a Neoenergia Coelba afirmou que o fornecimento de energia para a unidade da Emasa foi normaliza por volta das 10h desta quarta-feira (14). “Desde o início da situação, a distribuidora priorizou a ocorrência devido à essencialidade do serviço prestado pela unidade. A Neoenergia Coelba avalia as causas e se mantém à disposição”, concluiu a concessionária.

Atualizado às 18h06min para acréscimo de informações.

Decisão judicial acolhe pedido de sindicato || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Justiça do Trabalho obrigou a Prefeitura de Itabuna a garantir o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. Provisória, a decisão da 4ª Vara do Trabalho de Itabuna acolheu pedido do sindicato que representa os trabalhadores (Sindiacs/ace).

De acordo com a juíza Jeana Silva Sobral, o município não pode alegar limitações orçamentárias para se esquivar da obrigação de fornecer os materiais. A lista inclui protetor solar com reposição mensal; uniformes completos com proteção contra raios ultravioletas e crachás oficiais.

Para os agentes de combate às endemias, o município deve assegurar também luvas nitrílicas, máscaras com filtro, botas, cinto de segurança e dispositivos de ancoragem para trabalho em altura.

Presidente do sindicato, Roberto Lima considera a decisão liminar uma vitória da luta coletiva. “É uma conquista importante da categoria e mostra que nossa luta é justa”, afirmou.

O QUE DIZ A PREFEITURA

Ao PIMENTA, a Prefeitura de Itabuna informou que o município ainda não foi citado pela Justiça do Trabalho. “Quando for, adotará as medidas processuais cabíveis”, concluiu, em nota.

Festa será neste sábado (17), às 9h, no Centro Histórico || Foto Nadson Carvalho
Tempo de leitura: < 1 minuto

O afoxé Filhos de Gandhy marcará presença na Lavagem da Escadaria da Catedral de São Sebastião, no próximo sábado (17), no Centro Histórico de Ilhéus. A atração foi anunciada pelo prefeito Valderico Junior (UB). “Quero ver todo mundo acompanhando com a gente, porque vai ter muita coisa boa”, afirmou, nesta terça (13), em vídeo publicado nas redes sociais.

Promovida pelo Sindicato dos Estivadores de Ilhéus e Região, a festa é das mais tradicionais da cidade. Anualmente, reúne comunidades de terreiros, blocos afros e grupos de capoeira na Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral.

A concentração está marcada para as 9h, na sede do Sindicato dos Estivadores, localizada na Avenida 2 de Julho. A saída do cortejo rumo à Catedral será às 10h.

VAGAS DE EMPREGO -Unidade do SineBahia Itabuna fica no segundo piso do Shopping Jequitibá || Foto A Região
Tempo de leitura: 4 minutos

O SineBahia oferece total de 186 vagas de emprego e de estágio remunerado nesta quarta-feira (14) em Itabuna e Ilhéus. São vagas para vários níveis de escolaridade em vários setores da economia dos dois mais populosos municípios do sul da Bahia.

De acordo com o SineBahia, há 133 vagas em Itabuna hoje, além de 53 em Ilhéus. O atendimento para os interessados nas vagas é feito nas próprias unidades do SineBahia, até as 16h.

Para o cadastramento, o interessado deve apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade. Nas vagas para pessoas com deficiência (PcD), deve-se apresentar, ainda, laudo médico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade do SineBahia em Itabuna atende no segundo piso no Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, a unidade fica na Rua Eustáquio Bastos, em frente à Praça Cairu, no Centro. Confira abaixo as vagas disponíveis.

Leia Mais

Lula nomeia baiano para o Ministério da Justiça || Foto Ricardo Stuckert/PR
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ex-procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia, Wellington César Lima e Silva é o novo ministro da Justiça e Segurança Pública. Ele substitui o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que deixou o cargo na semana passada. A confirmação do nome do baiano de Salvador ocorreu logo depois de reunião, no Palácio do Planalto, na tarde desta terça-feira (13), com a participação do então ministro interino Manoel Carlos de Almeida Neto.

Wellington César vinha atuando como advogado-geral da Petrobras. Antes, ocupou o cargo de secretário Especial para Assuntos Jurídicos da Presidência da República do atual governo. Foi ministro da Justiça no Governo Dilma Rousseff, procurador-geral de Justiça do Estado da Bahia e procurador-geral de Justiça Adjunto para Assuntos Jurídicos.

Wellington César possui Mestrado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Cândido Mendes (RJ) e integralizou os créditos do Doutorado em Direito Penal e Criminologia pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha/Espanha). Além disso, atuou como professor de Direito Penal em cursos de Graduação e Pós-Graduação.

Estão subordinados ao Ministério da Justiça a Polícia Federal (PF), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Força Nacional. Esta última é acionada para operações especiais para reforçar a segurança pública em situações de crise nos estados.

O Ministério da Justiça vinha sendo ocupado interinamente pelo jurista ilheense Manoel Carlos de Almeida Neto, que deve seguir como Secretário Executivo, o número dois da pasta. Atualizado às 7h27min (14.jan) para acréscimo de informação.

Lucas, Jorge e Danilo não resistiram aos ferimentos || Fotomontagem Pimenta
Tempo de leitura: < 1 minuto

Subiu para três o número de pessoas que não resistiram às queimaduras causadas por um incêndio que destruiu o Restaurante Tempero Baiano, em Serra Grande, distrito de Uruçuca, no sul da Bahia. Nesta terça-feira (13) foram confirmadas mais duas mortes de vítimas que estavam internadas em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador. O incêndio ocorreu no dia 2 deste mês e foi causado por um botijão de gás.

As vítimas que morreram hoje foram identificadas como Lucas Querino Alves e Danilo Santana Mendes. Danilo era morador do bairro Odilon, em Itabuna. Não foram divulgados os detalhes sobre velório e sepultamento dos corpos dos dois homens. Com as duas mortes de hoje, subiu para três o número de pessoas que não resistiram aos ferimentos.

A primeira vítima da tragédia a não resistir aos ferimentos foi Jorge Valério Jesus do Nascimento, de 42 anos. Assim como Lucas e Danilo, Jorge também estava internado no Hospital Geral do Estado. Ele faleceu na sexta-feira (9). Outras três pessoas seguem internadas no hospital especializado em queimaduras em Salvador. Não foram divulgadas informações sobre elas.

Venda de carros novos deve crescer 3% em 2026, projeta Federação || Foto Rafa Neddermeyer/ Agência Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O licenciamento de carros e veículos comerciais leves, como picapes e furgões, deve crescer cerca de 3% neste ano, com a venda de mais de 2,6 milhões de unidades, projeta a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).

No ano passado, a venda de automóveis e veículos comerciais novos teve um desempenho positivo, com aumento de 2,58% em relação ao ano anterior, com 2,5 milhões de unidades comercializadas.

Quando se soma os resultados esperados para os segmentos de caminhões e ônibus, a expectativa para este ano é de crescimento de 3,02%, com quase 2,8 milhões de unidades vendidas. No ano passado, todos esses segmentos somados – automóveis, veículos leves, ônibus e caminhões – cresceram 2,08%, com o licenciamento de 2,7 milhões de unidades.

No entanto, esse setor poderia estar crescendo ainda mais, avalia Tereza Fernandez, economista da Fenabrave.

“Nós estamos longe inclusive de atingir o pico de 2011 [quando foram vendidas 3,4 milhões de unidades de automóveis e comerciais leves e 3,6 milhões de unidades englobando caminhões e ônibus]. Mas as condições macroeconômicas estão impedindo que a gente cresça mais. Nós estamos com um nível de endividamento das famílias muito alto e os juros não devem cair na velocidade esperada. Então isso tudo é impeditivo para você ter um crescimento maior no setor”, explicou.

SEGMENTOS SOMADOS

Para todo o setor, o que englobaria os segmentos somados (automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motocicletas, implementos rodoviários e outros veículos), a federação projeta crescimento de 6,10 % para este ano, puxado principalmente pelo segmento de motocicletas, cujo crescimento é esperado em torno de 10%.

No ano passado, todos os segmentos somados fecharam com um aumento de 8%, com 5,1 milhões de unidades emplacadas.

Já o segmento de caminhões, que teve um desempenho bem aquém em 2025 por causa das dificuldades de crédito e do endividamento de empresas do setor agropecuário, a expectativa é para um crescimento em torno de 3%. No entanto, lembrou a economista da Fenabrave, esse crescimento se dará sobre uma base negativa, uma vez que o segmento de caminhões fechou o ano de 2025 com queda de 8,65%.

Leia Mais

Alunos do Caic vão estudar em imóvel alugado || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Ilhéus publicou chamamento público para futura locação de imóvel urbano. O espaço deverá abrigar salas de aula da Escola Municipal Professora Horizontina Conceição e do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente – Darcy Ribeiro (Caic).

O chamamento tem caráter exploratório e busca reunir propostas técnicas de imóveis residenciais urbanos que atendam aos requisitos mínimos definidos no edital e em seus anexos. As especificações estabelecem parâmetros básicos, sem restringir outras possibilidades que possam ser apresentadas pelos interessados.

As manifestações de interesse devem ser encaminhadas para o e-mail licitacao@ilheus.ba.gov.br. O prazo começou hoje (13) e segue até segunda-feira (19).

O edital pode ser solicitado pelo mesmo endereço eletrônico, consultado no portal da transparência do município ou retirado presencialmente no Setor de Licitações e Contratos.

As demais publicações e atos relacionados ao chamamento serão divulgados no Diário Oficial do Município. Outras informações também podem ser obtidas junto ao Setor de Licitações e Contratos da Prefeitura.

Cantora faz show aberto ao público no dia 31 de janeiro, no Adonias Filho || Foto Secult-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc) detalhou a programação do Celebra Matrizes, que vai ocupar o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, no próximo dia 31, um sábado. Aberto ao público, evento terá como principal atração show da cantora e compositora Mariene de Castro.

A cerimônia de abertura será às 15h, seguida de roda de conversa sobre racismo e intolerância religiosa, às 16h, com foco no enfrentamento às discriminações e na defesa do respeito à liberdade de crença, direito fundamental assegurado pela Constituição de 1988.

A programação também prevê a entrega, às 17h30min, de placas de honra ao mérito a líderes das comunidades tradicionais de matrizes africanas, em reconhecimento à atuação social, cultural e religiosa desses representantes. A lista de homenageados ainda não foi divulgada.

As apresentações artísticas começarão às 18h30min, com destaque para os shows da Orquestra Gongombira e de Mariene de Castro.