Bell Marques é a principal atração da segunda noite de Carnaval Antecipado de Itabuna || Reprodução Instagram
Tempo de leitura: < 1 minuto

Das principais atrações do Carnaval Antecipado de Itabuna, Bell Marques se apresentará na segunda noite da folia, na sexta-feira (23), no Circuito Sabará, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. Por meio de vídeo, o cantor prometeu grande festa em Itabuna.

– Vou estar lá no meu habitat natural, o trio elétrico. Vamos fazer um grande Carnaval, em Itabuna, sexta-feira agora. Agora essa cidade, porque minha história se confunde com ela – disse o cantor que se consagrou ainda como vocalista e líder da Banda Chiclete com Banana.

Abaixo, confira o vídeo em que ele, também,  agradece ao convite do prefeito Augusto Castro (PSD).

 

ATRAÇÕES

O Carnaval Antecipado de Itabuna começa nesta quinta-feira (22), tendo como principais atrações da noite Léo Santana, Cláudia Leitte. A folia vai até o próximo domingo (25), contando, ainda, com Durval Lélys, Igor Kannário, Xanddy Harmonia, Timbalada, La Fúria, Trio da Huanna, Jau e Thiago Aquino.

TRANSMISSÃO NO PIMENTA

Numa parceria com os canais Zé Drone e Itabuna Oficial, o PIMENTA vai transmitir tudo o que rolar no Carnaval Antecipado de Itabuna 2026, a partir das 19h. No Circuito Sabará, repórteres, cinegrafistas e o voo rasante de Zé Drone vão mostrar o melhor da folia em Itabuna. A transmissão será coordenada por Zé Drone e Alisson Fagundes. Assista à transmissão no link abaixo.

Seu Maraú foi assassinado depois de ter a casa invadida
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, no Banco da Vitória, em Ilhéus, um homem de 50 anos, investigado por participação no crime de latrocínio, que é o roubo seguido de morte. A vítima foi identificada como Antônio Ferreira Mendes, “Seu Maraú”, de 81 anos, que teve a residência invadida por um grupo de homens, no dia 14 de outubro de 2024, na comunidade de Barramares, no litoral noite do município sul-baiano.

“Seu Maraú” foi agredido até a morte na frente de familiares, dentre os quais uma criança neta dele. A esposa do idoso foi agredida pelos bandidos. De acordo com investigações da polícia, ela recebeu, pelo menos, três coronhadas, além de amordaçada e ameaçada. Um veículo, aparelhos celulares e uma quantia em dinheiro foram subtraídos. A fuga dos criminosos no veículo de “Seu Maraú” foi flagrada por câmera de segurança.

O suspeito capturado exerceu a função de motorista do grupo criminoso, sendo responsável por conduzir os investigados até o local do crime e garantir a fuga após a prática criminosa, conforme investigações do Núcleo de Homicídios da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Ilhéus). O veículo utilizado na fuga foi localizado dias depois do crime em Itabuna.

O mandado de prisão contra o suspeito foi cumprido por policiais da 7ª Coorpin, juntamente com o Grupo de Apoio Técnico e Tático à Investigação (GATTI/Costa do Cacau). O acusado está à disposição da Justiça. Existem suspeitas de que, pelo menos, outros dois homens participaram do latrocínio.

Inscrições para o ProUni começam na próxima segunda-feira (26) || Foto Rafa Neddermeyer/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério da Educação abre, na próxima segunda-feira (26), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferta 594 mil bolsas na edição deste ano. Segundo a Pasta, trata-se um recorde desde a criação dessa política, em 2005.

Do total de bolsas, 274.819 são integrais  e 319.700 custeiam 50% da mensalidade. Administração (63.978) e Ciências Contábeis (41.864) somam o maior número de oportunidades. A maior parte da oferta é para cursos de bacharelado: 328.175 bolsas. Há ainda 253.597 para cursos tecnológicos e 12.747 para licenciatura.

As inscrições seguirão até 29 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Na página, os candidatos já podem consultar as vagas ofertadas por curso, turno, instituição e local.

A seleção é feita por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio. Para participar, o estudante deve ter completado o ensino médio ou participado das edições de 2024 ou 2025 do Enem. É necessário ainda ter nota mínima de 450 pontos na média das provas e não ter zerado a redação.

Leia Mais

Intercorrência pode afetar abastecimento de água de Itabuna, segundo a Emasa || Foto de Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Chuvas e ventos fortes danificaram a rede de energia elétrica da Estação de Captação de Água Bruta da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa), no povoado de Rio do Braço, distrito de Banco do Pedro, em Ilhéus. O temporal ocorreu na madrugada desta quarta-feira (21) e provocou a paralisação da unidade, que faz parte do sistema de abastecimento de Itabuna.

Levantamento técnico da Emasa identificou danos em mais de 125 metros da rede elétrica. O impacto comprometeu quatro postes, quebrou três cruzetas e rompeu cabos de energia, o que inviabilizou o funcionamento da estação.

Segundo o superintendente de Extensão e Operação da Emasa, Anderson Alves, a empresa montou um plano de ação para recuperar a rede, que é mantida pela autarquia municipal. As equipes atuam de forma contínua, mas ainda não há prazo determinado para a conclusão dos serviços em razão da gravidade dos estragos.

O superintendente informou que o incidente ocorreu em um trecho aberto, sem interferência de galhos ou vegetação. Ele avalia que, além da força dos ventos, a queda de um raio pode ter contribuído para os danos, mesmo após a limpeza da faixa da rede, feita em dezembro.

Com a paralisação, a captação de água na unidade deve cair entre 15% e 20%, o que pode provocar atraso no abastecimento de Itabuna. A Emasa informa que a Estação de Captação de Nova Ferradas opera plenamente, garantindo o funcionamento da principal Estação de Tratamento de Água, no bairro São Lourenço.

A previsão da empresa é restabelecer a operação da estação afetada até o fim desta quarta-feira (21). Enquanto isso, a Emasa orienta a população a adotar o uso racional da água e evitar desperdícios.

Rua Amélia Nunes, em Ilhéus, receberá contenção de encosta || Foto Ilhéus 24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder-BA) homologou, nesta quarta-feira (21), o resultado da Licitação Presencial nº 073/25, Lote 2.1, para obras de contenção de encostas em Ilhéus, Camacã e Ubaitaba, no sul da Bahia; Medeiros Neto e Itamaraju, no extremo-sul; e Camamu, no baixo-sul do estado.

O Consórcio Ctvum, formado pelas empresas CTV Engenharia S.A. e Engeum Construções Ltda, venceu o certame pelo critério de menor preço, R$ 9.307.581,71.

Ao PIMENTA, a Conder detalhou que os serviços irão contemplar a Rua Amélia Nunes, antiga Rua das Oficinas, que liga a Praça Cairu à Ponte Lomanto Júnior, em Ilhéus; a Travessa Califórnia, no Centro de Camaçã; e o bairro Zitão, em Ubaitaba. Também vão beneficiar a Nova Conquista, em Camamu; bairro Planalto I, em Medeiros Neto; e Rua Grajaú, em Itamaraju.

Os projetos são provenientes de parceria dos governos estadual e federal, com financiamento pelo Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), via Ministério das Cidades.

Acidente envolveu carreta, caminhão, ônibus e carro || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Duas pessoas morreram e uma ficou ferida em acidente registrado na noite desta terça-feira (20), na BR-116, em Itatim, no Piemonte do Paraguaçu, interior da Bahia. A colisão ocorreu por volta das 20h40min, no km 527 da rodovia, envolvendo carreta, caminhão, ônibus e carro de passeio.

O Departamento de Polícia Técnica encaminhou os dois corpos para perícia e identificação no Instituto Médico Legal de Itaberada. A vítima sobrevivente recebeu os primeiros socorros no local e foi transferida para unidade de saúde da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.

O acidente provocou a interdição total da rodovia, que foi totalmente liberada por volta das 4h20min desta quarta-feira (21).

Thierry Lima agora é réu pelo latrocínio de Maria Helena, Alexsandra Suzart e Mariana Bastos || Montagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Vara Criminal de Ilhéus acolheu a denúncia do Ministério Público da Bahia contra Thierry Lima da Silva, acusado de assassinar as professoras Alexsandra Oliveira Suzart, de 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, de 41, e a estudante Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, no ano passado, na mesma cidade. A decisão torna Thierry o único réu do caso.

A Justiça também acatou pedido de prisão preventiva contra o réu, que já estava preso por tráfico de drogas. Agora, também irá responder pelo triplo latrocínio, roubo com efeito morte.

De acordo com a acusação, Thierry teria matado as três mulheres a golpes de faca durante tentativa de assalto, no dia 15 de agosto de 2025, em uma praia no litoral sul de Ilhéus. Os corpos das vítimas foram encontrados no dia seguinte.

Responsável pelas investigações, a Polícia Civil terminou o inquérito no dia 19 de dezembro, mas só o divulgou quase um mês depois, no último dia 15 (veja aqui), quando o Ministério Público já havia oferecido denúncia contra Thierry Lima da Silva.

REPERCUSSÃO E MEDO

O assassinato das três mulheres ganhou repercussão nacional e gerou medo nas pessoas que frequentam as praias de Ilhéus, especialmente o público feminino. Marina Helena e Alexsandra Suzart eram amigas de longa data e frequentavam a mesma igreja. Mariana era filha de Maria Helena e estudava Engenharia Ambiental.

Município também vai investigar execução do contrato com o BK Bank || Foto Sucom
Tempo de leitura: < 1 minuto

O secretário de Gestão de Ilhéus, Cristiano Carvalho, formalizou, nesta terça-feira (20), a suspensão do contrato da Prefeitura com o BK Bank, que era responsável pelos cartões magnéticos do vale-alimentação dos servidores municipais.

No ano passado, a empresa de tecnologia financeira (fintech) teve recursos bloqueados pela Justiça Federal no curso de investigações sobre esquema de lavagem de dinheiro do Primeiro Comando da Capital (PCC), desdobramento da Operação Carbono Oculto, da Polícia Federal.

Após o bloqueio dos recursos do BK Bank, supermercados de Ilhéus deixaram de receber o vale-alimentação dos servidores municipais. Funcionários da Câmara Municipal foram afetados pelo problema, pois o Legislativo também tinha contrato com a fintech para a prestação do mesmo serviço.

Ainda no ano passado, em setembro, uma nova lei municipal autorizou a Prefeitura a pagar o vale-alimentação em dinheiro (relembre). A Câmara buscou solução semelhante em acordo com os servidores do Legislativo.

PRÓXIMOS PASSOS

Além de suspensão formal do serviço, o secretário Cristiano Carvalho determinou que a Corregedoria-Geral do Município investigue se o BK Bank cometeu infrações na execução do Contrato nº: 049/2023, que foi herdado do Governo Marão (2017-2024).

Também ordenou que a Secretaria de Gestão adote medidas para proteger o interesse público e reduzir os prejuízos aos servidores, incluindo a avaliação de soluções alternativas para assegurar a continuidade do benefício-alimentação. Acesse a íntegra aqui.

Inscrições em processo seletivo na Prefeitura de Canavieiras se encerram dia 26 || Foto Fotodiariojr/PMC
Tempo de leitura: 3 minutos

A Prefeitura de Canavieiras abriu, nesta terça-feira (20), inscrições no processo seletivo visando a contratação de profissionais para áreas de saúde e educação. De acordo com o edital, o objetivo é preencher 464 vagas com profissionais de níveis de escolaridade fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico e superior. Além disso, há cadastro de reserva.

As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 26, pela internet, no site do IBEC. Acesse o link mais abaixo. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 100,00. Quem se enquadra no critério de baixa renda deve correr, pois o prazo para solicitar a isenção se encerra nesta quarta-feira (21). A prova objetiva para todos os cargos será aplicada no dia 8 de fevereiro.

O processo seletivo terá validade de um ano e pode ser prorrogado por igual período. O salário varia de R$ 1.621,00 a R$ 2.500,00. Os valores para enfermeiros e técnico de enfermagem estão abaixo do piso da categoria, o que deve ser motivo de questionamento na Justiça. O salário de enfermeiro é de R$ 4.750,00 e o técnico de enfermagem tem piso de R$ 3.325, conforme a Lei 14.434/2022 . Acesse aqui para se inscrever.

AS VAGAS NA ÁREA DE SAÚDE

Na área de saúde, as vagas são para enfermeiro emergencista (12 vagas + 4 cadastros de reserva), enfermeiro obstetra (2 vagas + 1 reserva), enfermeiro de atenção Primária à Saúde/Generalista (21 vagas + 4 reserva), técnico de enfermagem (48 vagas + 8 reserva), técnico de enfermagem socorrista (SAMU) (5 vagas + 2 reserva), farmacêutico (3 vagas + 1 reserva) e odontólogo (10 vagas + 2 reserva).

Os candidatos também podem concorrer às vagas para fisioterapeuta (8 vagas + 2 reserva), assistente social (2 vagas + 1 reserva), nutricionista (2 vagas + 1 reserva), auxiliar de farmácia (8 vagas + 2 reserva), assistente administrativo (5 vagas + 3 reserva), condutor socorrista (SAMU) (5 vagas + 2 reserva), psicólogo (2 vagas + 1 ), neuropsicólogo (1 vaga + 1 reserva) e Psicopedagogo (1 vaga + 1 reserva) e auxiliar de saúde bucal UBS (9 vagas + 2 reserva).

AS VAGAS NA SAÚDE

Na educação, há oportunidades para professor/pedagogia (sede) (55 vagas + 50 reserva), professor/pedagogia (campo) (35 vagas + 20 reserva), professor de Língua Portuguesa/sede) (4 vagas + 3 reserva), professor de Língua Portuguesa/campo (2 vagas + 1 reserva), professor de Língua Inglesa (3 vagas + 3 reserva), professor de Educação Física/sede (10 vagas + 5 reserva), professor de Educação Física/campo, (3 vagas + 2reserva) e professor de Artes (2 vagas + 1 reserva).

Além de professores de Matemática (5 vagas + 3 reserva), História (5 vagas + 3 reserva), Geografia (4 vagas + 3 reserva), Ciências (4 vagas + 2 reserva), Ensino Religioso (2 vagas + 1 reserva), Auxiliar de Serviços Gerais, na sede, (35 vagas + 25 reserva); auxiliar de serviços gerais/campo, (12 vagas + 8 reserva), merendeira/sede, (15 vagas + 15 reserva); merendeira/campo (10 vagas + 5 reserva). Acesse aqui o edital.

Leia Mais

Estado divulga Balanço da Segurança Pública com dados de 2025 || Foto Alan Dantas/SSP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Bahia teve redução de 13,1% nas mortes violentas em 2025, alcançando o melhor resultado dos últimos 19 anos, segundo o Balanço da Segurança Pública divulgado pelo Governo do Estado nesta terça-feira (20). De acordo com o levantamento, o total de mortes violentas caiu de 4.472, em 2024, para 3.884 em 2025. Foi o quarto ano consecutivo de queda nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), informa a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA).

Na capital, a redução foi de 22,9%, o menor número dos últimos 25 anos. Na Região Metropolitana de Salvador (RMS), a queda chegou a 21,2%. No interior do estado, o recuo foi de 8,9%.

Os registros de feminicídio também apresentaram redução. Foram 103 casos em 2025, contra 110 no ano anterior, queda de 6,3%.

Nos crimes contra o patrimônio, houve diminuição de 7,7% nos casos de roubo e furto de veículos. Os roubos em ônibus caíram 45,4%. O balanço aponta ainda zero ocorrência de roubo a banco em 2025.

PRISÕES, APREENSÕES E BLOQUEIOS DE BENS

As forças de segurança efetuaram 33.723 prisões ao longo do ano, aumento de 22,6% na comparação com 2024. O número de armas apreendidas chegou a 7.585, crescimento de 19,7%, incluindo 138 fuzis.

O uso de tecnologias de monitoramento resultou na prisão de 2.060 pessoas por meio do reconhecimento facial em 2025. Desde a implantação da ferramenta, 4.524 foragidos foram capturados. O reconhecimento de placas veiculares possibilitou a recuperação de 486 veículos no ano.

No enfrentamento ao tráfico de drogas, foram apreendidas 20 toneladas de entorpecentes, desarticulados 27 laboratórios e erradicados 22 milhões de pés de maconha. As operações levaram ao bloqueio de R$ 6,7 bilhões relacionados à lavagem de dinheiro.

Em 2025, o estado contratou 2.500 policiais e bombeiros, totalizando 8.500 novos profissionais na atual gestão, acrescenta o balanço, que pode ser acessado na íntegra aqui.

Fila de carros sentido Ilhéus começa no Banco da Vitória || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motoristas enfrentam congestionamento para entrar na zona urbana de Ilhéus pela BR-415. No início da tarde desta terça-feira (20), a fila de carros chegou ao Banco da Vitória, que fica a cerca de seis quilômetros da entrada da cidade.

Segundo as primeiras informações, a instalação de radar de velocidade nas proximidades da ponte sobre o Rio Itacanoeira, a Ponte do Fundão, teria exigido a interdição parcial da rodovia na entrada da cidade e provocado a lentidão no trânsito.

Equipe de saneamento da Emasa em ação no Circuito Sabará || Foto Henrique Junior
Tempo de leitura: 2 minutos

Quem vai curtir o Carnaval Antecipado de Itabuna, desta quinta-feira (22) a domingo (25), contará com reforço nos serviços de água, saneamento e hidratação ao longo do circuito oficial da festa. A Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) atuará no Circuito Sabará, que compreende as avenidas Mário Padre e Aziz Maron, com equipes técnicas e a instalação de Estações de Hidratação para atender os foliões.

Antes do início da programação, a empresa faz a revisão das redes de água e esgoto e a implantação de ramais provisórios para garantir o funcionamento de estandes de serviços públicos e estruturas montadas para o evento. Entre os pontos atendidos estão bases do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), das polícias Militar e Civil, do Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar, da Guarda Civil Municipal, unidades de saúde, além de camarotes e barracas de comercialização de alimentos e bebidas.

Segundo o gerente de Abastecimento da Emasa, Roberto Alves, a empresa manterá atuação permanente durante todo o período da folia. “Estamos atuando com equipes antes do Carnaval, vamos manter pessoal de plantão durante a festa para resolver qualquer intercorrência e depois para desmontar as instalações implantadas apenas para atender o Carnaval Antecipado”, afirmou.

Na área de saneamento, os trabalhos incluem a retificação da rede de esgotamento sanitário no entorno e no circuito da festa. De acordo com o coordenador de Saneamento, Ailson Sousa, além da revisão da rede coletora, são instalados ramais específicos para atender estandes e camarotes. “Existe a preocupação por parte da Emasa em relação à coleta e descarte do esgoto. Em alguns pontos, estão sendo ligados à rede existente no circuito e arredores para que o folião brinque com todo conforto”, explicou.

ESTAÇÕES DE HIDRATAÇÃO

Além do abastecimento de água e dos serviços de esgotamento, a Emasa vai disponibilizar Estações de Hidratação em diversos pontos do circuito. A iniciativa busca garantir que o público tenha acesso gratuito à água potável durante os dias de festa, especialmente diante das altas temperaturas.

O presidente da Emasa, Ivan Maia, ressaltou a importância da ação. “Água é sinônimo de vida e saúde. Em diversos pontos das avenidas Mário Padre e Aziz Maron, o folião encontrará Estações de Hidratação para matar a sede e amenizar o calor”, assegurou.

Interessados(as) podem se inscrever até 6 de fevereiro || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A edição de 2026 do programa Bolsa Atleta do Governo Federal está com inscrições abertas até o dia 06 de fevereiro. O programa beneficia com pagamentos mensais, por um ano, atletas de diversas categorias que tenham obtido resultados em competições no ano anterior.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente de forma online, por meio do portal gov.br, com envio de formulário e documentação comprobatória diretamente no Sistema Bolsa Atleta. Todas as informações, modelos de documentos e orientações estão disponíveis no site do Ministério do Esporte.

O edital do Bolsa Atleta 2026 prevê seis categorias: atleta olímpico, paralímpico ou surdolímpico, atleta internacional, atleta nacional, atleta de base e atleta estudantil, além do Bolsa Pódio, principal categoria do programa. O valor das bolsas mensais varia de R$ 410 a R$ 16.629. Os valores são pagos com recursos do Ministério dos Esportes.

No ano passado, o Bolsa Atleta bateu recorde de beneficiários, com 9.207 atletas registrados, mais que os 8.739 contemplados no ano anterior. Podem pleitear a ajuda financeira praticantes de todas as modalidades esportivas consideradas olímpicas, paralímpicas ou surdolímpicas.

A prioridade é para atletas de esportes que compõem os programas dos Jogos Olímpicos e dos Jogos Paralímpicos. Em seguida, o benefício se destina a atletas de modalidades chamadas não olímpicas – que compõem o programa dos Jogos Pan-Americanos e outras que não fazem parte dessas competições.

Para atletas olímpicos, por exemplo, que se preparam para as Olimpíadas de Los Angeles em 2028 e demais ciclos olímpicos, paralímpicos ou surdolímpicos, o critério para o recebimento da bolsa é ter integrado a equipe brasileira nos Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de verão em Paris 2024, Jogos Olímpicos ou Paralímpicos de Inverno em Beijing 2022, Jogos Surdolímpicos de verão em Tóquio 2025 ou Jogos Surdolímpicos de inverno em Erzurum 2022.

O edital completo com todos os detalhes pode ser encontrado no Diário Oficial da União. A publicação da primeira lista está prevista para os dias 23 a 27 de março, enquanto a lista oficial entre 20 e 24 de abril. O edital também detalha as etapas do processo seletivo, desde a inscrição no Sistema Bolsa Atleta, a análise documental, os critérios de prioridade conforme a disponibilidade orçamentária, até a assinatura do Termo de Adesão e o pagamento das parcelas mensais do benefício, concedido pelo prazo de até 12 meses.

Prazo de adesão teve início hoje (20) e segue até março || Foto GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A adesão ao acordo que garante o pagamento do Piso Nacional do Magistério a professores da rede estadual da Bahia começa nesta terça-feira (20) e envolve diretamente a situação salarial de milhares de servidores ativos, aposentados e pensionistas. O prazo para assinatura segue até 31 de março.

O acordo é resultado de uma mediação entre o Governo do Estado e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Bahia (APLB), com apoio da Procuradoria Geral do Estado (PGE), após uma decisão judicial. A medida permite que profissionais que recebem vencimento ou subsídio abaixo do piso nacional passem a ter complementação salarial.

Segundo o Governo, cerca de 22 mil aposentados e pensionistas e aproximadamente mil servidores ativos da rede estadual serão beneficiados. A partir de maio de 2026, o estado prevê o repasse anual de R$ 75 milhões para o rateio dos salários dos aderentes, até que seja alcançado o valor do piso nacional vigente.

Podem aderir ao acordo professores e coordenadores pedagógicos da Educação Básica da rede estadual, integrantes da carreira do magistério que exerçam funções de suporte pedagógico — como direção, coordenação, supervisão, orientação e inspeção — além de aposentados e pensionistas com direito à paridade e à integralidade. O critério é receber vencimento básico ou subsídio inferior ao Piso Nacional do Magistério.

COMO ADERIR

A adesão será individual, mediante requerimento formal. Servidores ativos poderão fazer o procedimento nos SAC Educação e nos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs). Aposentados e pensionistas devem procurar o SAC/Ceprev.

Também será possível aderir por meio da Procuradoria Geral do Estado, pelo e-mail cda@pge.ba.gov.br, com o assunto “Acordo Piso Magistério”. O pedido pode ser feito diretamente pelo interessado ou por advogado com poderes específicos. Entidades sindicais e escritórios de advocacia poderão protocolar listas de adesão, desde que acompanhadas das autorizações individuais.

Colisão entre veículos também deixou 20 pessoas feridas || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

A viagem de volta de pacientes de Ipiaú que buscaram atendimento médico em Salvador terminou em tragédia na noite desta segunda-feira (19). Um micro-ônibus do programa Tratamento Fora do Domicílio (TFD) se envolveu em um grave acidente na BR-116, no Vale do Jiquiriçá, deixando duas pessoas mortas e 20 feridas.

A colisão ocorreu por volta das 23h, no km 597 da rodovia, no trecho do município de Irajuba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que confirmou os óbitos, o veículo saiu da pista, atingiu um barranco e, em seguida, foi atingido por uma carreta que trafegava pela via.

No micro-ônibus estavam 22 ocupantes, entre pacientes, acompanhantes e motoristas. Duas pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram ainda no local. Uma das vítimas foi identificada como Antônio Eduardo Santos da Paixão, de 66 anos. A outra vítima que faleceu, uma mulher, ainda não foi identificada.

As vítimas foram socorridas por equipes de emergência e encaminhadas ao Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, unidade de referência para atendimentos de alta complexidade na região.

Os corpos foram levados para o Instituto Médico Legal (IML) de Jequié. Durante o atendimento e a retirada dos veículos, a BR-116 operou com interdição parcial.

A Prefeitura de Ipiaú informou, em nota, que equipes da Secretaria Municipal de Saúde foram mobilizadas desde os primeiros momentos e que todas as providências necessárias estão sendo adotadas. O município manifestou solidariedade aos familiares das vítimas e lamentou as mortes.