Andréa Castro é pré-candidata à Assembleia Legislativa da Bahia || Fotos Redes Sociais e Alba
Tempo de leitura: 2 minutos

A advogada Andrea Castro, primeira-dama de Itabuna, ensaiou candidatura à Assembleia Legislativa da Bahia, em 2022, mas chegou à conclusão de que não era o melhor contexto para a estreia nas urnas.

Após a reeleição consagradora do prefeito Augusto Castro (PSD), a primeira de um chefe do Executivo itabunense, o grupo político que governa o município vê cenário favorável para nova investida eleitoral, com o protagonismo de Andréa na luta por uma cadeira na Alba. Desta vez, a construção da candidatura é processo irreversível, segundo declarou a advogada ao PIMENTA, nesta sexta-feira (23), durante o Carnaval Antecipado de Itabuna.

O martelo também já foi batido em relação à escolha do partido. Andrea optou pelo PSD e admitiu que entrará em um disputa competitiva: “Toda eleição é muito difícil”.

Nas eleições de 2022, o PSD elegeu nove dos 63 deputados estaduais da Bahia, incluindo os três mais votados, Ivana Bastos (atual presidente da Casa), Alex da Piatã e Adolfo Menezes. A linha de corte da legenda ficou nos 49.944 votos da deputada estadual Cláudia Oliveira, ex-prefeita de Porto Seguro. A seguir, leia o que disse Andrea Castro sobre a campanha que se avizinha.

PIMENTAA pré-candidatura é um projeto imparável?

ANDREA CASTRO – Com certeza! Estamos colocando nosso nome à disposição de toda a população, de toda a cidade de Itabuna, de toda a região, para ser a voz do sul da Bahia. A gente precisa fortalecer essa representatividade regional e feminina, principalmente. E eu vou me colocar à disposição para ser a voz do sul da Bahia.

O partido está definido?

Sim, PSD. Recebi o convite do senador Otto Alencar, uma pessoa muito querida por nós. O PSD é um partido democrático, forte, e ele me convidou para fortalecer ainda mais a bancada feminina do PSD.

Pela força do PSD no estado, será uma disputa desafiadora.

Com certeza. Toda eleição é muito difícil, mas a gente coloca o nome à disposição, apresenta um trabalho em favor dos municípios, em favor da população, e a população observa e escolhe quem pode representá-la melhor.

Tempo de leitura: < 1 minuto

A terceira noite do Carnaval Antecipado de Itabuna reserva outras grandes atrações. Durval Lelys, Psirico e Trio da Huanna são alguns dos nomes que vão agitar o Circuito Sabará, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre (Beira-Rio), no Góes Calmon, a partir das 19h.

O folião poderá acompanhar tudo, também, pelo celular em transmissão com os parceiros do PIMENTA no Carnaval Antecipado, o Canal Zé Drone, no YouTube, e o Itabuna Oficial, no Instagram.

Para assistir ao desfile do melhor da folia, basta clicar abaixo, no YouTube, ou conferir o @ItabunaFolia no Instagram, além do perfil do PIMENTA em dobradinha com o Central de Política.

A técnica de enfermagem morreu no acidente de hoje|| Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma colisão entre um caminhão e um ônibus, na BR-142, entre as cidades de Barra da Estiva e Ituaçu, no sudoeste da Bahia, matou duas pessoas e deixou outras 31 feridas. Depois da batida, o ônibus, que transportava 46 pessoas, tombou na pista, e deixou vários passageiros presos às ferragens. O acidente ocorreu no final da tarde desta sexta-feira (23).

As vítimas foram retiradas das ferragens e socorridas por equipes do Corpo de Bombeiros. Elas foram levadas para hospitais de Vitória da Conquista, Brumado e Barra da Estiva. Os dois mortos foram levados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). Um deles foi identificado como Francisco dos Santos Reis, de 64 anos, que morava em Barra da Estiva. O outro morto ainda aguarda identificação.

O ônibus havia saído de São Paulo, na manhã de quinta-feira (22), e seguia para Irecê, na região da Chapada Diamantina. O ônibus teria desviado de um caminhão quebrado na pista, numa subida, e acabou colidindo com um segundo caminhão, conforme relatos.

SEGUNDO ACIDENTE

O outro acidente, uma colisão na BR-324, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, na manhã deste sábado (24), resultou na morte de uma técnica de enfermagem, 37 anos (foto em destaque na montagem). Ela foi identificada como Dailma Calixto Silva, moradora de Itabela, no extremo-sul da Bahia, e acompanhava a mãe para um tratamento de saúde, em Salvador.

A colisão envolveu um caminhão e um carro do Tratamento Fora de Domicílio (TFD), da Prefeitura de Itabela. Além da morte, o acidente deixou outras três pessoas gravemente feridas. Elas foram retidas das ferragens por equipes do Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital Geral do Estado, em Salvador.

Mestre Sabará é o convidado do "Central de Política" deste sábado, na Interativa FM || Foto Lucas Matos/PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O programa Central de Política, da Rádio Interativa FM (93,7), apresenta neste sábado (24) uma edição especial dedicada à cultura regional. A bancada recebe o músico e professor Adalmiro Leôncio da Silva, conhecido como Mestre Sabará. Ele é doutor honoris causa pela Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e um dos maiores expoentes da música no sul da Bahia.

Além da homenagem à trajetória do artista, o programa também abre espaço para o debate de temas atuais, com destaque para a avaliação do Carnaval Antecipado de Itabuna, que começou na quinta-feira (22) e termina amanhã (25). O repórter Geovani Lima estará nas ruas para ouvir a população e trazer ao vivo o termômetro da folia.

A TRAJETÓRIA DE MESTRE SABARÁ

Aos 91 anos, Mestre Sabará construiu trajetória marcada pela dedicação ao ensino e à formação musical. Nascido em Ilhéus e criado na Fazenda Brasileira, no distrito de Banco Central, zona rural do município, ele soma seis décadas de atuação como professor, tendo formado músicos que hoje se destacam em palcos nacionais e internacionais.

Reconhecido como um dos pilares da cultura sul-baiana, Mestre Sabará dá nome ao circuito do Carnaval Antecipado de Itabuna, formado pelas avenidas Aziz Maron e Mário Padre. Ao longo da carreira, recebeu diversas homenagens e prêmios, dentre eles títulos concedidos pela Academia Grapiúna de Letras (Agral), Clube do Poeta, Rotary Club, Unime e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), além do Troféu Jupará, Mandacaru de Ouro e o Troféu Jorge Amado de Cultura e Arte.

O CENTRAL DE POLÍTICA

Líder de audiência aos sábados, o Central de Política vai ao ar das 8h às 10h, com apresentação do radialista Neto Terra Branca, comentários do advogado Ruy Corrêa e produção do jornalista Gilvan Rodrigues. Os ouvintes podem participar do programa enviando perguntas pelo WhatsApp (73) 99861-6427 ou pelo telefone (73) 3617-4044. A transmissão é pela frequência 93,7 FM e também pelo aplicativo da emissora, disponível para Android e iOS.

Agências do INSS abrem nesta sábado para atendimento extra || Foto Marcelo Camargo/AB
Tempo de leitura: < 1 minuto

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em todo o país abrirão para atendimento presencial extra neste sábado (24) e domingo (25). O objetivo é antecipar agendamentos e compensar a suspensão dos serviços presenciais dos dias 28, 29 e 30 de janeiro.

O INSS informou que, nos casos em que o beneficiário preferir atendimento em um dia útil, será providenciado o reencaixe. Os canais remotos de atendimento como o Meu INSS, por site e aplicativo, e a central telefônica 135, funcionarão normalmente até o dia 27, com mais de 100 serviços disponíveis.

MANUTENÇÃO
Na próxima quarta-feira (28), quinta-feira (29) e sexta-feira (30) as agências do INSS em todo o país estarão fechadas para atendimento presencial em razão de melhorias programadas nos sistemas previdenciários da Dataprev, empresa responsável pela tecnologia da informação da Previdência Social.

Os canais remotos de atendimento Meu INSS (site e aplicativo) e a central telefônica 135 também ficarão indisponíveis a partir das 19h do dia 27 até o dia 31.

A medida, segundo o INSS, é necessária para a modernização dos sistemas, para assegurar maior estabilidade, segurança e eficiência dos serviços. Da Agência Brasil.

MP fiscaliza ações no carnaval de Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público Bahia está fiscalizando o funcionamento dos serviços públicos essenciais e atuando para assegurar a proteção de crianças, adolescentes, consumidores e demais grupos vulneráveis durante o Carnaval Antecipado de Itabuna. A folia começou na quinta-feira (22) e prossegue até a madrugada de segunda-feira (26). Durante esse período, o MP-BA terá plantão de 24h.

As equipes do MP-BA atuam diariamente no município sul baiano, das 8h às 20h, com fiscalizações presenciais nos circuitos oficiais, inspeções em postos de saúde e policiais integrados, palcos, trios elétricos, camarotes, áreas de acessibilidade, saídas de emergência, dentre outras estruturas utilizadas pelos foliões. Também acontecem visitas em espaços de atendimento a trabalhadores, como áreas destinadas a filhos de ambulantes e a catadores de materiais recicláveis.

Equipe do MP-BA atua em regime de plantão no carnaval || Foto Divulgação

Além disso, o MP-BA mantém o regime de plantão para análise de demandas urgentes, incluindo denúncias registradas no Disque 127, canal oficial de atendimento ao cidadão. As situações que exigem ação imediata receberão encaminhamento no próprio plantão, enquanto demais registros são analisados no plantão diurno seguinte.

A proteção de crianças e adolescentes é prioridade ao longo do festejo, tendo atuação conjunta das promotorias, do Conselho Tutelar e de agentes de proteção para prevenir violações como exploração sexual, trabalho infantil e a venda de bebidas alcoólicas a menores. Na segurança pública, será acompanhada a atuação policial e as condições de custódia para garantir a legalidade dos procedimentos.

O Ministério Público da Bahia está realizando monitoramento de serviços públicos essenciais, a exemplo da limpeza urbana, atendimento de urgência e acessibilidade.

A primeira-dama Andrea Castro e o prefeito Augusto Castro na abertura do Carnaval Antecipado || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Augusto Castro (PSD) avalia que as entregas do Governo do Estado em Itabuna podem abrir caminho para uma vitória do governador Jerônimo Rodrigues (PT) na cidade nas eleições deste ano. Seria um resultado diferente da disputa no município em 2022, quando o vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto, apesar da derrota no pleito, venceu a contenda local – e com folga.

Nos três primeiros anos do mandato, o Governo Jerônimo concluiu investimentos na saúde, educação e infraestrutura hídrica do município, a exemplo da reforma e ampliação do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Adeum Hilário Sauer e das duas primeiras etapas do Programa Mais Água para a Cidade, em parceria com a Prefeitura e com a Emasa. Neste ano, há expectativa pela conclusão de obras de infraestrutura de transporte, como a nova BA-649.

Para Augusto, são feitos políticos que o cidadão reconhece. “Quando a gente entrega [resultados], a população acaba reconhecendo e depositando a confiança no governador”, disse ao PIMENTA, na madrugada desta sexta-feira (23), no Circuito Sabará, palco do Carnaval Antecipado de Itabuna. Na entrevista a seguir, o prefeito também fala da festa e do retorno das especulações sobre uma suposta mudança brusca de rumo da montagem da chapa majoritária governista. Leia.

PIMENTAA retomada do Carnaval Antecipado é desejo antigo da gestão atual, que se concretiza agora. Como a Prefeitura reuniu as condições para promover a festa?

AUGUSTO CASTRO – Primeiro, a vontade e o nosso esforço, porque Itabuna tem a cultura na raiz do povo. Não foi fácil. Foi preciso buscar recursos. A Prefeitura não tinha condições de realizar uma festa como essa. São duas festas grandes agora, o ItaPedro e o Carnaval. Mas, eu tive coragem e ousadia [de fazer], com o apoio do Governo da Bahia. A festa gera emprego, fortalece a cultura. Tenho muita confiança que vamos continuar nos próximos anos.

Voltou a circular a hipótese do ministro Rui Costa ser candidato ao Governo da Bahia. O senhor avalia que existe alguma possibilidade desse movimento se concretizar?

Eu não acredito. Rui é pré-candidato ao Senado da República. Jerônimo Rodrigues é o governador, que foi eleito e vai buscar a reeleição. Tem o nosso apoio, tem o apoio da maioria dos municípios da Bahia. E eu tenho certeza que, com o alinhamento do Governo Lula com o Governo Jerônimo, vamos eleger os senadores e reeleger o governador e deputados.

Como fica a equalização com o PSD para a montagem da chapa majoritária?

O senador Otto Alencar conduz o PSD com toda a capacidade de articulação. O senador Angelo Coronel é um querido amigo. Torço muito pela composição de uma chapa para que a gente venha ganhar a eleição. Mas, o destino, claro, é destino. No momento certo, os partidos, PSD, PT e os outros aliados, vão se reunir para escolher os nomes. Tenho certeza que Coronel é um nome forte.

Na vitória eleitoral de 2022, Jerônimo enfrentou dificuldades nos maiores centros urbanos. Não foi uma particularidade de Itabuna, mas a derrota na cidade foi significativa. Qual é o cenário deste ano para a disputa do Governo do Estado em Itabuna?

A disputa nas cidades grande tem vários fatores. Confio muito na vitória de Jerônimo em Itabuna, como em outros centros importantes da Bahia, através de ações, de entregas. E aqui tem entregas. Quando a gente entrega [resultados], a população acaba reconhecendo e depositando a confiança no governador.

Aparelhos estavam escondidos dentro de sacola no bairro São Judas || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil recuperou 32 celulares furtados no primeiro dia do Carnaval de Itabuna, entre a noite de ontem (22) e a madrugada desta sexta-feira (23). A ação envolveu a Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) , com apoio da 6ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (6ª Coorpin). Os investigadores agiram após receber denúncia anônima sobre o paradeiro dos aparelhos.

As equipes seguiram até um canteiro de obras no bairro São Judas. No local, encontraram os celulares escondidos em uma área de matagal. Os aparelhos estavam acondicionados dentro de uma sacola plástica.

Segundo a coordenadora regional da 6ª Coorpin, delegada Magda Suely Figueiredo, o cruzamento de registros de ocorrência com o trabalho investigativo permitiu localizar grande parte dos itens furtados durante a festa. A polícia agora inicia o processo de identificação dos proprietários.

Os celulares serão catalogados e as vítimas serão contatadas pelos telefones informados nos boletins de ocorrência. Quem teve o aparelho furtado também pode procurar o Complexo Policial de Itabuna a partir da próxima segunda-feira (26), no turno da tarde.

Tempo de leitura: 4 minutos

Defender jornalistas é defender o direito de todos à verdade. Em um país marcado por desigualdades, corrupção e desinformação, silenciar a imprensa é um retrocesso que o Brasil não pode aceitar.

Fábio Costa Pinto

Em 13 de janeiro de 2025, em Lauro de Freitas, Bahia, um incidente me levou a retomar meus artigos e a denunciar o que venho enfrentando há anos: a perseguição e a estupidez coletiva, sem falar na inveja e no medo do que eu poderia revelar.

Bem, a atitude dessa perseguição e a estupidez coletiva, encontrei explicação nas reflexões de dois grandes intelectuais. Primeiro, o historiador italiano Carlo Cipolla, para quem “os estúpidos são mais perigosos que os bandidos e os malvados”, porque causam perdas a outros sem obter qualquer ganho para si mesmos. Em seguida, a reflexão do filósofo Dietrich Bonhoeffer, membro da resistência alemã antinazista, que na prisão tentou entender como um povo tão culto pôde apoiar Hitler. Ele concluiu que a Alemanha foi vítima de uma “estupidez coletiva”, que não é um defeito psicológico, mas um fenômeno sociológico e contagioso.

Há quatro anos, venho denunciando e cobrando das autoridades policiais e jurídicas a apuração e punição de crimes contra jornalistas, radialistas e profissionais da imprensa, além de povos originários, quilombolas, negros, mulheres, crianças e idosos, ou seria perseguição política? O que eu tenho vivenciado, imagino, é uma reação direta a essa atuação. Venho sendo seguido na rua, em mercados, farmácias, bancos e nas redes sociais, numa tentativa de prejudicar meu trabalho digno e ético. “Que mal faz uma pessoa de bem?”, pergunto, diante de tanta perversidade.

Minha atuação é uma resposta a esse cenário. Não sou apenas um jornalista, sou um ativista. Membro do Conselho Deliberativo da ABI e de comissões de direitos humanos e liberdade de imprensa, escrevo artigos como colaborador em vários sites e portais como Brasil 247, Tribuna da Imprensa Livre, portal de notícias IBI, Jornal Brasil Popular, entre outros, para dar voz aos invisíveis.

Minha luta é um lembrete constante de que a impunidade não é mais suportável em um país com esperanças. Diante da estupidez e da covardia, devemos sempre registrar um boletim de ocorrência, saber quem são os incomodados, ou quem é o mandante ou se é só um criminoso. Já registrei dois, na delegacia virtual. A luta para que a justiça prevaleça será a consequência.

Leia Mais

Mestre Sabará no circuito do Carnaval Antecipado, que leva seu nome || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Durante o Carnaval Antecipado de Itabuna, que teve início ontem (22) e segue até domingo (25), as avenidas Aziz Maron e Mário Padre, na Beira-Rio, formam o Circuito Sabará, nome escolhido em homenagem ao grande mestre da música grapiúna.

Aos 91 anos, Adalmiro Leôncio da Silva, Mestre Sabará, recebeu a escolha de seu nome para o circuito como gesto de reconhecimento à sua trajetória e ao legado de gerações do mundo da arte em Itabuna.

“É uma homenagem muito importante. É preciso que aconteça uma coisa dessa natureza com os artistas da cidade, porque isso representa até um desagravo a tantos valores especiais que por aqui passaram”, disse o mestre ao PIMENTA, na madrugada desta sexta-feira (23), quando ainda aproveitava a noite de abertura do Carnaval acompanhado por familiares.

Confira aqui a programação completa do evento, com o horário de saída de cada trio.

Maria Clara Moretti recebe chave do veículo das mãos de Iran Lima, do Itão
Tempo de leitura: < 1 minuto

A quarta-feira (21) foi de emoção para Maria Clara Almeida Moretti e família. Moradora do centro de Itabuna, ela levou o prêmio principal da campanha 65 Anos Mega Aniversário Itão, o Hyundai Creta Platinum zerinho.  Maria Clara não se conteve ao receber a chave do veículo, no estacionamento da loja Itão do Centro Comercial, em Itabuna.

Analista judiciária, casada e mãe de dois filhos, Maria Clara contou que ficou sabendo do sorteio por uma amiga que assistia à live do Itão. “Foi um misto de felicidade e gratidão a Deus. Eu gritava tanto que só conseguia dizer ‘carro’ e ‘Itão’. Meu marido demorou a entender o que estava acontecendo!”, relembrou, ainda emocionada.

Cliente fiel do Itão há muitos anos, ela revelou que a relação com o supermercado vem desde a infância. “Eu ia com meus avós aos domingos fazer compras, e hoje repito esse ritual com meus filhos. Venho quase todos os dias, porque aqui encontro tudo que minha família precisa”.

RELAÇÃO ANTIGA

Segundo ela, a relação da família com a sorte nas campanhas do Itão vem de longe: o avô de Maria Clara já foi premiado em outra promoção da rede, ganhando uma camisa oficial da Seleção Brasileira em 2006.

Agora, foi a vez dela realizar um grande sonho. Ela confirmou que vai ficar com o carro. “Meu carro atual já estava pequeno e desconfortável. Esse era o carro que eu sonhava, e Deus providenciou para minha família”, afirmou Maria Clara.

A entrega contou com a presença de seus familiares, a sua melhor amiga e colaboradores do Itão. A história de Maria Clara reforça a tradição da rede em premiar seus clientes com seriedade, respeito e confiança, como destacou o gerente Iran Lima, responsável pela entrega das chaves à ganhadora.

Uesc oferta mais de 1.800 vagas em curso de graduação || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Estudantes interessados em ingressar na educação superior pública por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) precisam se apressar. O prazo final de inscrições se encerra às 23h59min (horário de Brasília) desta sexta-feira (23). A inscrição é gratuita e deve ser feita pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Dentre as instituições com oferta de vagas no sul, extremo-sul e sudoeste baianos, o destaque é a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A instituição está disponibilizando 2.319 vagas em mais de 50 cursos de graduação e nos campi de Ilhéus (755 vagas), Porto Seguro (857), Teixeira de Freitas (507) e Jequié (200).

Outra instituição pública com oportunidade de acesso ao ensino superior é a Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), com 1.874 vagas em 35 cursos de graduação, em diversas áreas do conhecimento. São 868 vagas destinadas à modalidade ampla concorrência e 1.006 na modalidade de reserva de vagas em ações afirmativas.

Para o bacharelado, as vagas são nos cursos de Administração, Agronomia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Física, Geografia, Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais, Medicina, Medicina Veterinária, Matemática, Psicologia e Química.

Para licenciatura, as oportunidades são para os cursos de Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras (Português-Espanhol), Letras (Português – Inglês), Matemática, Pedagogia e Química.

O candidato pode escolher até duas opções de curso, acompanhar as notas de corte e alterar as escolhas quantas vezes desejar, sendo considerada válida a última opção registrada no sistema até o encerramento do prazo. O resultado da única chamada regular será divulgado no dia 29 deste mês. Acesse aqui para se inscrever.

VAGAS EM TODO O PAÍS

Neste ano, o Sisu oferta mais de 274 mil vagas em cursos de graduação de instituições públicas de educação superior em todo o país. Do total, 148,9 mil vagas — o que corresponde a 54,3% — são disponibilizadas por meio da Lei de Cotas e outras ações afirmativas próprias das instituições de ensino.

As universidades federais ofertam 106,3 mil vagas para ações afirmativas, e os institutos federais (IFs), 23,3 mil. As universidades estaduais disponibilizam 17,3 mil oportunidades em vagas de ações afirmativas, e os centros federais de educação tecnológica (Cefets) oferecem 1,5 mil vagas.

Há uma novidade no processo seletivo de 2026. O Ministério da Educação passou a considerar a classificação e seleção dos candidatos, os resultados das três últimas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) — 2023, 2024 e 2025. A seleção levará em conta a nota que resulte na melhor média ponderada, de acordo com a opção de curso escolhida pelo candidato, desde que o participante não tenha sido inscrito como treineiro.

Carnaval Antecipado terá transmissão todos os dias, a partir das 19h || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

O leitor do PIMENTA poderá curtir o melhor do Carnaval Antecipado de Itabuna mesmo se não for ao circuito da folia, nas avenidas Aziz Maron e Mário Padre, na Beira-Rio. A partir das 19h desta quinta-feira (22) começa a transmissão da folia, via YouTube, numa parceria com o Canal ZéDrone e o @ItabunaOficial.

Durante as quatro noites da festa e a partir das 19h até o próximo domingo (25), profissionais vão levar ao internauta imagens ao vivo, entrevistas e bastidores do maior Carnaval Antecipado do Brasil. E a cobertura ainda terá os voos rasantes com as imagens de luxo de Zé Drone, que coordena a transmissão junto com Alisson Fagundes.

Zé Drone fará imagens aéreas especiais nas quatro noites de festa || Reprodução

O Carnaval de Itabuna será aberto hoje (22) por atrações de peso. Cláudia Leite, Léo Santana, Filhos de Jorge e O Kanalha, além de Pedro Sampaio. Amanhã, quem desfila pela avenida é Bell Marques, além de Igor Kannário, Timbalada, Fantasmão e Araketu, dentre outras atrações.

Confira tudo dando um play abaixo, a partir das 19h.

Bairro ganhará UBS Tipo 4, projetada para territórios populosos || Imagem Ministério da Saúde
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus abriu concorrência pública para contratar a empresa responsável pela construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Teotônio Vilela. A licitação ocorre na modalidade eletrônica, com abertura das propostas marcada para 4 de fevereiro, às 9h.

A nova unidade seguirá o padrão UBS tipo 4, modelo definido pelo Ministério da Saúde para atender territórios com maior densidade populacional, caso do Teotônio Vilela, bairro com a maior população de Ilhéus (relembre). Segundo as diretrizes federais, esse tipo de equipamento amplia a capacidade de atendimento ao abrigar ao menos quatro equipes de Saúde da Família e contar com área construída superior a 600 metros quadrados.

O projeto prioriza critérios de acessibilidade, sustentabilidade e humanização. Entre os espaços previstos estão área de espera ampliada, sanitários adicionais — incluindo banheiro acessível e privativo para usuários em situação de vulnerabilidade — e ambientes mais adequados para acolhimento da população.

A estrutura também contempla uma sala maior para práticas coletivas, voltada a ações comunitárias, educação popular e promoção da saúde. No eixo assistencial, a UBS tipo 4 prevê sete consultórios médicos, com salas específicas para atendimento ginecológico, além da ampliação do atendimento odontológico e da sala de medicamentos.

Na parte administrativa, o projeto inclui melhorias nas áreas de apoio aos trabalhadores e nos espaços de gestão, dimensionados para comportar o aumento das equipes em relação aos projetos menores de UBS. O Ministério da Saúde aponta que o modelo busca manter os princípios das UBS de menor porte, mas com um layout mais amplo e funcional, capaz de ampliar a resolutividade do atendimento.

Segundo a Prefeitura, todas as fases da concorrência, incluindo eventuais atos posteriores, serão divulgadas no Diário Oficial do Município. Informações adicionais podem ser obtidas junto ao Setor de Licitações e Contratos da administração municipal.

Fernanda Orfali foi morta por Sérgio Nahas em maio de 2002, segundo a Justiça de SP || Foto Reprodução
Tempo de leitura: 2 minutos

A Polícia Militar prendeu o empresário Sérgio Nahas em Praia do Forte, destino turístico do município de Mata de São João, no litoral norte da Bahia, a 80 quilômetros de Salvador. Condenado pelo assassinato da esposa, a estilista Fernanda Orfali, de 28 anos, ocorrido em 2002, ele era considerado foragido desde 25 de junho passado, após o trânsito em julgado da sentença a oito anos e dois meses de prisão em regime fechado.

Desde então, a foto e o nome do condenado apareciam na Difusão Vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol), mecanismo usado para localizar foragidos. O sistema de reconhecimento facial da Secretaria da Segurança Pública da Bahia ajudou na localização de Nahas, que foi capturado no sábado (17), em um condomínio de luxo.

De acordo com a Polícia Militar, os agentes apreenderam com o empresário 13 pinos de cocaína, três celulares, cartões de crédito, medicamentos de uso contínuo e um carro modelo Audi.

O CRIME

O crime ocorreu em maio de 2002, no apartamento do casal, em Higienópolis, bairro nobre de São Paulo. Segundo o Ministério Público daquele estado, Nahas matou a esposa após se sentir ameaçado ao ser confrontado por traições e pelo uso de drogas. Acatada pela Justiça, a acusação sustentou que ele temia a divisão de bens em caso de separação.

Ainda conforme a denúncia, Fernanda tentou se proteger ao se trancar em um closet, mas Nahas arrombou a porta e efetuou dois disparos. Laudo da Polícia Técnico-Científica apontou que o primeiro tiro atingiu a vítima. O segundo saiu pela janela. A perícia não encontrou resíduos de pólvora nas mãos de Fernanda.

A ausência do material contrariou a alegação de que a mulher teria atentado contra a própria vida, conforme alegado pela defesa do empresário com o argumento de que a pistola apreendida no local do crime não deixa vestígios de pólvora nas mãos de quem a utiliza.

Após o crime, Nahas chegou a ser preso por porte ilegal da arma, mas deixou a prisão após 37 dias, por decisão da Justiça. Em 2018, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) o condenou a sete anos de prisão em regime semiaberto. A defesa recorreu, o processo chegou ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, a pedido do Ministério Público, a pena foi aumentada. Com G1.