Bancos e mesas destruídos na Praça da Piedade, bairro Califórnia || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Praça da Piedade, no bairro Califórnia, em Itabuna, sofreu atos de vandalismo durante as festividades de final de ano. Vândalos destruíram seis bancos de concreto armado, quatro aparelhos de ginástica ao ar livre e três brinquedos do parquinho infantil, comprometendo o uso do espaço público pela comunidade.

Na manhã desta terça-feira (6), a Prefeitura de Itabuna mobilizou equipes para retirar o material danificado e fazer a limpeza da praça. A ação ficou a cargo do Departamento de Limpeza Pública, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo (Siurb). Segundo a administração municipal, os ataques ao patrimônio público se repetem e atingem diretamente moradores que utilizam o local para lazer, especialmente crianças e idosos.

O diretor do Departamento de Limpeza Pública, José Alcântara Pellegrini, afirmou que a depredação não se limita ao Califórnia. De acordo com ele, praças recuperadas há pouco tempo também têm sido alvo de vandalismo, a exemplo dos equipamentos públicos do Conceição, Fátima, Mangabinha e Santo Antônio.

A Prefeitura ressaltou que o vandalismo contra bens públicos configura crime previsto no Código Penal Brasileiro. O artigo 163 enquadra a prática como crime de dano, com pena de detenção de um a seis meses ou multa. Quando o ataque ocorre contra o patrimônio público, a pena pode chegar a três anos de detenção, além de multa.

Ao comentar o tema, Lázaro Pellegrini fez um apelo à sociedade. “A população deve cooperar com o poder público denunciando autores deste crime contra o patrimônio”, afirmou. “O autor também pode ser obrigado a ressarcir os prejuízos causados ao município, incluindo custos de reparo e manutenção”, concluiu, ao lembrar que, a depender da gravidade do caso, outras infrações podem ser caracterizadas.

O Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne, na Av. Canavieira, em Ilhéus || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Educação de Ilhéus publicou portaria que estabelece regras, prazos e diretrizes para a matrícula, rematrícula e transferência de estudantes da rede municipal de ensino no ano letivo de 2026. O edital regulamenta o ingresso de alunos na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos (EJA), abrangendo escolas da rede direta, indireta e comunitária.

Publicado nesta segunda-feira (5), o documento define que a matrícula poderá ser feita presencialmente pelos pais ou responsáveis legais, ou pelo próprio aluno, no caso de maiores de 18 anos. Também está prevista matrícula on-line, conforme organização interna das unidades escolares, com divulgação prévia de links e orientações pelas escolas.

De acordo com a Seduc, um dos princípios que norteiam o processo é o de que “a nenhum educando será negado o direito à matrícula na Rede Municipal, mesmo que no ato não seja apresentada toda a documentação”, assegurando prazo de até 45 dias para regularização dos documentos exigidos. Caso não haja vaga na unidade escolhida, o município deverá garantir matrícula em outra escola, preferencialmente no mesmo bairro ou distrito.

CALENDÁRIO 

A renovação de matrícula de estudantes que já estavam na rede municipal em 2025 ocorreu de 10 de novembro a 5 de dezembro do ano passado. Já as transferências de concluintes e por interesse próprio começaram ontem (5) e seguem até sexta-feira (9).

As matrículas novas estão previstas para os dias 12 e 13 de janeiro, enquanto a entrega da documentação, após a matrícula on-line, deve ser feita entre 14 e 15 de janeiro na unidade escolar escolhida.

O documento também prevê a matrícula itinerante para comunidades do campo, com organização de cronogramas, divulgação de local e envolvimento direto das comunidades atendidas. Acesse a íntegra.

Confira detalhes da programação, que segue até domingo (11) || Foto Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta terça-feira (6), às 15h, o cortejo da Folia de Reis dá início à agenda cultural da Festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, em Olivença, litoral sul de Ilhéus, com saída do posto de saúde da sede do distrito.

O ato reunirá os Ternos de Reis de Olivença, com a participação do Boi Estrela, da Terra das Camponesas, de Os Mascarados, da Percussão Mini Kongo e dos terreiros Ilê de Logun Edé, Ilê Axé Ayrá Toniléfá e Axé Odêkaturá. O cortejo é organizado pelo Ponto de Cultura Machadeiros de Olivença, também responsável por toda a festa.

Ainda hoje, às 16h30min, será a vez da lavagem da escadaria da Igreja de Nossa Senhora da Escada. No início da noite, às 18h, a banda Sambadila se apresenta na Praça Cláudio Magalhães. A programação segue até domingo (11), com a puxada do mastro no início da manhã. O evento tem o apoio da Prefeitura de Ilhéus.

Vítima teve 50% do corpo queimado em ataque no oeste baiano || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem em situação de rua permanece internado em estado grave no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador, após ter o corpo incendiado enquanto dormia em uma passarela, no município de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia.

Um adolescente foi apreendido ontem (5), na zona rural do mesmo município, apontado como suspeito da covardia cometida no sábado (27). Segundo a Polícia Civil, ele foi localizado em uma fazenda. Até o momento, não há informações sobre a motivação do ato infracional análogo à tentativa de homicídio.

De acordo com o delegado Orlando Corsino, responsável pela investigação, a vítima foi surpreendida enquanto estava deitada. “O suspeito jogou uma substância inflamável sobre o corpo da vítima e, em seguida, ateou fogo”, afirmou. Mesmo ferido, o homem caminhou cerca de 1 quilômetro até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento inicial. Depois, foi transferido de jatinho para o HGE devido à gravidade do quadro clínico.

AGRESSÃO ANTERIOR

O homem tem transtornos mentais e vivia em situação de rua há cerca de cinco anos. No mês passado, teria sido agredido na rua e chegou ferido à casa de uma tia.

A Polícia investiga se há relação entre a agressão anterior e o incêndio. “Ainda não sabemos exatamente se há uma ligação entre o primeiro fato e o ocorrido no final de semana. A informação que nos chegou é que havia, até pelo comportamento da vítima, algumas rixas com outros moradores de rua”, disse o delegado.

Decreto municipal explicita proibição de taxa de consumação mínima em barracas de praia || Foto Ilovetrip
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré anunciou a publicação do Decreto Municipal nº 296/2026, que reforça a proibição à cobrança de consumação mínima às pessoas que frequentam as barracas de praia do município. A vedação está prevista no inciso um do artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor. “É vedado ao fornecedor de produtos ou serviços, dentre outras práticas abusivas:  I – condicionar o fornecimento de produto ou de serviço ao fornecimento de outro produto ou serviço, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos”, diz a lei.

Isso significa que os estabelecimentos não podem condicionar a utilização de mesas, cadeiras, guarda-sóis, espreguiçadeiras e equipamentos similares a um valor mínimo de despesas do consumidor no local, detalhou a Prefeitura.

De acordo com o decreto, fica expressamente proibida a cobrança de qualquer taxa, multa ou valor compulsório pela ausência de consumo, bem como a imposição de consumo mínimo como condição para utilização do mobiliário disponível na faixa de areia. A norma assegura ao cidadão o direito de utilizar esses equipamentos sem obrigatoriedade de consumo.

O descumprimento do decreto, alerta a Prefeitura, sujeita os responsáveis às penalidades previstas na legislação municipal, que podem incluir multas, suspensão ou cassação do alvará de funcionamento, além da remoção e apreensão dos materiais utilizados em práticas irregulares, sem prejuízo de outras sanções aplicadas por órgãos de defesa do consumidor.

“A medida tem como objetivo garantir o livre acesso às praias, que são espaços públicos de uso comum do povo, além de assegurar o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor, que veda práticas abusivas como a venda casada e a imposição de valores mínimos obrigatórios para permanência em áreas públicas”, afirmou a gestão municipal, em nota.

UFSB oferece mais de 3,5 mil vagas em cursos de graduação|| Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) ofertará o total de 3.562 vagas em cursos de graduação neste ano, entre o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Processo Seletivo próprio da instituição. As oportunidades são para ingresso em cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo, nos campi do sul,  extremo-sul e sudoeste do estado.

Em Processo Seletivo Próprio da UFSB são 1.243 vagas em Cursos de Graduação para o período letivo 2026.1. As oportunidades são nos municípios de Coaraci, Eunápolis, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Medeiros Neto, Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália, Teixeira de Freitas e Nova Viçosa, nos distritos de Helvécia e Posto da Mata.

As vagas são ofertadas em cursos como Antropologia, Jornalismo, Oceanologia, Políticas Públicas, diversas Engenharias, cursos Interdisciplinares, licenciaturas e o curso de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate.

Os candidatos podem se inscrever utilizando notas obtidas em uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos últimos 10 anos. Além disso, o candidato que concluiu o Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) ou Egresso do Ensino Médio podem concorrer às vagas residuais. As inscrições devem ser feitas inclusivamente pela internet até o próximo dia 11.

SISU

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFSB ofertará 2.319 vagas em cursos de graduação, nos campi de Ilhéus, Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Jequié. As oportunidades são para as áreas de saúde, artes, engenharias, ciências ambientais, humanas e sociais. No novo campos de Jequié, no sudoeste da Bahia, as vagas são nos cursos de Administração, Agronomia, Bacharelados Interdisciplinares em Ciências e em Humanidades e Engenharia de Cibersegurança.

Outra novidade é o curso de Engenharia de Computação e Informação, no Campus Jorge Amado, em Ilhéus. Para concorrer a uma vaga, o candidato poderá utilizar notas do Enem das edições de 2023, 2024 e 2025. A inscrição é gratuita e o candidato poderá fazê-la no período de 19 a 23 de janeiro de 2026, pela internet, por meio do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. O candidato poderá se inscrever em até duas opções de curso. Acesse aqui a página do Sisu.

Suspeitos de crimes sexuais são presos em Eunápolis || Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais civis prenderam, nesta segunda-feira (5), no bairro de Santa Lúcia, em Eunápolis, no extremo-sul da Bahia, um casal investigado por crimes sexuais contra alunas de uma escola de vôlei no município. Um dos suspeitos atuava como professor na instituição de ensino esportivo, conforme informou a polícia. Os suspeitos têm 20 anos.

De acordo com o Núcleo Especializado de Atendimento à Mulher (Neam), da 1ª Delegacia Territorial (DT/Eunápolis), os investigados encaminhavam mensagens de conotação sexual às estudantes e também são suspeitos da prática do crime de estupro, ocorrido em maio de 2025. As vítimas e testemunhas teriam confirmado o crime. Além dos depoimentos, a polícia também obteve capturas de tela de aparelhos celulares dos suspeitos.

A Polícia Civil informou que as investigações continuam para apurar a existência de possíveis casos envolvendo novas vítimas. Dois mandados de prisão preventiva pelo crime de estupro de vulnerável foram cumpridos contra o casal, que segue custodiado, à disposição da justiça. Como os suspeitos não tiveram os nomes divulgados, o PIMENTA não conseguiu contato com a defesa deles.

Gabriel e Isaquias são dispensados pelo Flamengo || Foto CBCa
Tempo de leitura: < 1 minuto

Com faturamento superior a R$ 2 bilhões no ano passado, o Flamengo anunciou, nesta segunda-feira (5), a dispensa do maior atleta da canoagem brasileira. O Rubro-Negro Carioca acabou com a modalidade e encerrou o contrato de quase sete anos com Isaquias Queiroz, referência mundial no esporte. Também dispensou outros três canoístas do sul da Bahia.

Nascido em Ubaitaba, Isaquias Queiroz é dono de cinco medalhas em Olimpíadas. Ele foi prata no C1 1000m em Paris 2024, ouro, no C1 1000m em Tóquio, prata, no C1 1000m e no C2 1000m na Rio 2016, quando também levou o bronze no C1 200m. O canoísta do sul da Bahia ajudou na divulgação do esporte do Flamengo no mundo e o seu custo era considerado muito baixo para o clube.

Além de Isaquias, o Flamengo tinha em sua equipe de canoagem os atletas Gabriel Assunção Nascimento (Ubatã), Mateus Nunes dos Santos (Ubaitaba) e Valdenice Conceição do Nascimento (Itacaré).Esses estão entre os destaques da canoagem Brasileira. Gabriel e Mateus, por exemplo, conquistaram medalha de prata no Mundial Sub-23 de Canoagem Velocidade, no ano passado, em Portugal. Embora tivessem contrato com o Flamengo, os quatro atletas treinam em Lagoa Santa, em Minas Gerais.

O Flamengo alegou que atualmente, tanto Isaquias Queiroz como Gabriel Assunção, Mateus dos Santos e Valdenice do Nascimento não residem nem realizam seus treinamentos no Rio de Janeiro. “Esse contexto inviabiliza a consolidação de um trabalho estruturado de base e a formação de novos talentos, pilares fundamentais do projeto esportivo do Flamengo e parte essencial do seu DNA histórico”, afirmou em nota. O Rubro-Negro também agradeceu aos atletas.

Praia do São Miguel, no litoral norte de Ilhéus || Foto Márcio Filho/Ministério do Turismo
Tempo de leitura: 2 minutos

Não sei se o cantor e compositor Jorge Ben Jor conhece a região norte de Ilhéus, porque o local parece ter servido de inspiração para a canção País Tropical, composta em 1969.

 

Cláudio Rodrigues

 

 

 

 

Os governos estadual e municipal mantêm um completo descaso com o Litoral Norte de Ilhéus. Frequento essa região desde 1989, há exatos 37 anos, e o cenário nesse período só piorou.

O descaso por parte do Governo do Estado está relacionado à segurança pública e à Embasa.

O policiamento é inexistente e as casas são frequentemente arrombadas e furtadas. A zona norte de Ilhéus não conta com saneamento básico, as pessoas utilizam água de poços e o esgoto é descartado em fossas.

Alguns hotéis e pousadas jogam dejetos nas áreas de mangue e no mar em flagrante crime ambiental, sem que os órgãos responsáveis pelas políticas relacionadas ao meio ambiente façam algo para coibir esse crime.

A Prefeitura de Ilhéus não investe um mísero centavo na faixa litorânea de dezenas de quilômetros, com extensa área de Mata Atlântica, belos coqueirais e margeada pelo Rio Almada.

Nas vilas de Barramares, Mar e Sol, Joia do Atlântico, Ponta da Tulha, Ponta do Ramo, Mamoan e Luzimares, o lixo é descartado de forma irregular, acumulando ao longo da BA-001 e também na foz de rios e outros corpos d’água.

A Prefeitura de Ilhéus não tem um esquema especial para a coleta do lixo na alta estação nessas localidades. Como pode um paraíso, com belas praias e natureza exuberante, ser o retrato do descaso dos poderes constituídos?

É uma tradição da concessionária Neoenergia Coelba brindar moradores, veranistas e turistas com constantes faltas e quedas de energia elétrica em toda a alta temporada. O que causa prejuízos, como queima de equipamentos eletroeletrônicos e prejuízos aos médios e pequenos comerciantes.

Não sei se o cantor e compositor Jorge Ben Jor conhece a região norte de Ilhéus, porque o local parece ter servido de inspiração para a canção País Tropical, composta em 1969. Um trecho da música diz: “Moro num país tropical / Abençoado por Deus / E bonito por natureza, mas que beleza”.

Caso Ben Jor não conheça, sugiro que visite esse local de extrema beleza antes que a ação do homem e o descaso das autoridades acabem com esse paraíso para sempre.

Cláudio Rodrigues é jornalista e assessor de Comunicação da Empresa Municipal de Águas e Saneamento de Itabuna.

Caminhoneiros fecharam rodovia em protesto contra restrições em ponte || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Caminhoneiros encerraram, no início da tarde desta segunda-feira (5), a manifestação que bloqueou a BR-101 entre os municípios de Eunápolis e Itagimirim, no extremo-sul da Bahia. O ato começou por volta das 6h e se estendeu até as 12h30min. Os manifestantes cobraram o fim da restrição ao tráfego de veículos pesados com carga na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi.

Desde a interdição parcial, caminhões e carretas estão proibidos de atravessar a ponte e são obrigados a utilizar um desvio de cerca de 70 quilômetros, conhecido como “desvio da Veracel”. O trajeto passa por estradas estaduais sem pavimentação e, de acordo com caminhoneiros e moradores da região, apresenta trechos com lama, buracos e risco constante de atolamento, principalmente em períodos chuvosos.

Motoristas relatam atrasos nas entregas, aumento dos custos operacionais, prejuízos à cadeia logística e riscos à segurança.

Além de reforçar a estrutura da ponte, o Ministério dos Transportes deu início à construção de novo elo para a BR-101 sobre o Rio Jequitinhonha.

Vinícius Vieira morreu vítima de intoxicação por metanol na Bahia || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Um homem foi preso na manhã desta segunda-feira (5), em Feira de Santana, no interior da Bahia, suspeito de vender bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. As investigações indicam que ele atuava na comercialização dos produtos em diferentes cidades do estado.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), a intoxicação por metanol já resultou em sete casos confirmados e uma morte no estado (relembre).

A confirmação dos primeiros casos ocorreu em 31 de dezembro de 2025, após laudo do Departamento de Polícia Técnica identificar a presença de metanol em bebidas apreendidas em Ribeira do Pombal e em amostras de sangue de pacientes hospitalizados. A Polícia Civil e a Vigilância Sanitária do município lacraram o depósito onde as bebidas foram compradas, e outros dois estabelecimentos da cidade também tiveram produtos apreendidos.

As investigações apontaram que todas as bebidas responsáveis pela intoxicação foram adquiridas no mesmo depósito. Seis vítimas consumiram vodca durante uma festa de noivado, enquanto Vinícius ingeriu a bebida no dia anterior ao evento.

Após a confirmação da contaminação, a Prefeitura de Ribeira do Pombal proibiu temporariamente a comercialização, distribuição e consumo de bebidas alcoólicas destiladas.

Caminhoneiros cobram fim de restrição ao tráfego na ponte sobre o Rio Jequitinhonha || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Caminhoneiros bloquearam, na manhã desta segunda-feira (5), trecho da BR-101 nas proximidades do trevo de acesso à Veracel Celulose, no extremo-sul da Bahia. A manifestação ocorre em protesto contra a interdição parcial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha e a obrigatoriedade do uso de um desvio considerado precário para o transporte de cargas.

O protesto começou no início da manhã e persiste, sem previsão de liberação da via, informa a Polícia Rodoviária Federal. Os manifestantes cobram a reabertura total da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, localizada no km 661,72 da BR-101, no município de Itapebi. A estrutura segue com restrições de tráfego há vários meses, após a identificação de problemas estruturais, o que levou ao início de obras de reforço e à construção de uma nova travessia.

Desde a interdição parcial, caminhões e carretas estão proibidos de atravessar a ponte e são obrigados a utilizar um desvio alternativo de cerca de 70 quilômetros, conhecido como “desvio da Veracel”. O trajeto passa por estradas estaduais sem pavimentação e, de acordo com caminhoneiros e moradores da região, apresenta trechos com lama, buracos e risco constante de atolamento, principalmente em períodos chuvosos.

Os motoristas relatam atrasos nas entregas, aumento dos custos operacionais, prejuízos à cadeia logística e riscos à segurança. Até o momento, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) não se pronunciou oficialmente sobre as reivindicações.

Há vagas para os CPMs de Itabuna e Ilhéus || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria da Educação da Bahia e o Comando-Geral da Polícia Militar abriram hoje (5) inscrições para a seleção de novos alunos dos Colégios da Polícia Militar (CPMs). A inscrição deve ser feita no site oficial da PM até a próxima sexta-feira (9). Há vagas para as escolas de Itabuna, Ilhéus, Alagoinhas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Feira de Santana, Jequié, Juazeiro, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

De acordo com o edital, os colégios reservam 50% das vagas para filhos de servidores — policiais militares, bombeiros militares e servidores civis da PM e do Corpo de Bombeiros — e 50% para outros cidadãos.

SORTEIO

A seleção será feita por sorteio eletrônico, marcado para o dia 16 de janeiro de 2026, às 10h, em Salvador, sob coordenação da Polícia Militar, com acompanhamento de representantes de órgãos públicos e entidades da sociedade civil. Ao final, será divulgada a lista de candidatos contemplados, além de listas de suplentes para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

Os candidatos sorteados deverão efetivar a matrícula entre 19 e 22 de janeiro de 2026, diretamente na unidade escolhida no ato da inscrição, apresentando documentação exigida no edital, como comprovante de escolaridade, documentos pessoais e, quando for o caso, comprovação de vínculo com o grupo de servidores. O edital estabelece que o estudante deverá ingressar na série imediatamente subsequente à cursada no ano anterior.

A Secretaria da Educação da Bahia e a Polícia Militar informam que todas as regras, prazos, critérios de idade e quantitativo de vagas por unidade estão disponíveis no edital do processo seletivo 2026, acessível no site oficial da PM-BA.

Ministério nomeia aprovados em Concurso Nacional || Foto Percio Campos/Mapa
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou, Diário Oficial da União (DOU), as Portarias 2.038 e 2.039 com a nomeação dos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU). Os aprovados são para os cargos de auditores fiscais agropecuários, agentes de atividades agropecuárias e de inspeção sanitária e industrial de Produtos de Origem Animal, técnicos de laboratório, analista em ciência e tecnologia e tecnologista.

Foram nomeados 180 candidatos. Desse total, 53 vagas são para o cargo de agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal; 41 para agente de Atividade Agropecuária; 14 para técnico de laboratório; e 9 para auditor fiscal agropecuário, nas áreas de engenharia agronômica e química.

Também foram contemplados outros cargos, como Tecnologista, com 31 vagas, e Analista em Ciência e Tecnologia, com 32 vagas, destinadas a profissionais de Engenharia Elétrica ou Eletrônica, Tecnologia da Informação e de qualquer área do conhecimento.

PRAZO PARA POSSE 

Os nomeados terão até 30 dias, contados a partir da publicação da Portaria, para tomar posse. Após a posse, o início do exercício no cargo deverá ocorrer no prazo máximo de 15 dias. Toda a documentação necessária para a posse deve ser enviada por meio da plataforma SOUGOV.BR, conforme as orientações do Manual do Ingressante.

A lotação e o exercício dos servidores ocorrerão nas localidades definidas pelo Ministério. Os empossados nos cargos de Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Agente de Atividades Agropecuárias e Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal deverão se apresentar à Superintendência de Agricultura e Pecuária do estado de sua vaga ou, em caso de lotação em Brasília, à sede do Mapa. Já os Técnicos de Laboratório deverão comparecer ao respectivo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA).

Os nomeados para os cargos de Tecnologista e de Analista em Ciência e Tecnologia, nas áreas de Engenharia Elétrica ou Eletrônica, bem como de qualquer área do conhecimento, terão exercício na sede do Instituto Nacional de Meteorologia, vinculada à Secretaria-Executiva do Ministério da Agricultura e Pecuária, em Brasília (DF).

Já os nomeados para o cargo de Analista em Ciência e Tecnologia, na área de Tecnologia da Informação, terão exercício na Subsecretaria de Tecnologia da Informação da Secretaria-Executiva do Mapa, em Brasília (DF). Acesse aqui e acesse aqui.

Material apreendido com acusada de golpe imobiliário|| Foto PC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil prendeu, neste sábado (3), numa residência no bairro da Muchila, em Feira de Santana, uma mulher suspeita de envolvimento em golpes imobiliários que causaram prejuízo superior a R$ 2,5 milhões às vítimas. A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandado expedido pela justiça, no contexto da Operação Arizona.

Outras duas investigações em andamento, realizadas pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana, indicam o envolvimento da mulher, de 52 anos, em um prejuízo adicional estimado em cerca de R$ 1 milhão às vítimas. A acusada atuava em parceria, segundo as investigações, com uma corretora de imóveis.

Durante a ação, foram apreendidos sete aparelhos celulares, duas máquinas de cartão de crédito, diversos cheques e chaves de imóveis. As apurações indicam que parte dos valores obtidos de forma ilícita teria sido direcionada a uma pessoa jurídica vinculada a uma contadora suspeita, presa pela Polícia Civil, em dezembro de 2025.

Por representação da Polícia Civil, houve bloqueio judicial de contas bancárias relacionadas as investigadas. A mulher permanece à disposição do Poder Judiciário. Oitivas e diligências seguem em andamento para a completa elucidação do caso.

A prisão foi realizada de forma integrada pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos , vinculada ao Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), em conjunto com a 1ª Delegacia Territorial de Feira de Santana, com apoio de equipes do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).