Saulo Pontes passa a responder interinamente pela Seinfra-BA || Foto iPolítica
Tempo de leitura: < 1 minuto

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) publicou hoje (11), no Diário Oficial do Estado, a nomeação do itabunense Saulo Filinto Pontes de Souza, de 72 anos, para o comando interino da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra-BA). Engenheiro civil e servidor de carreira da Pasta, ele substitui o agora ex-secretário Sergio Brito, que reassume o mandato de deputado federal de olho na reeleição pelo PSD-BA.

Saulo Pontes passou a acumular a responsabilidade pela Seinfra-BA com o cargo de superintendente de Infraestrutura de Transportes (SIT), que exerce desde 2011, quando o principal braço da Pasta era ainda chamado de Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba).

Graduado pela Universidade Federal da Bahia, em 1977, e pós-graduado em Engenharia Rodoviária, Saulo também atuou no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, de 2006 a 2010.

Outra mudança na Seinfra-BA foi a saída de Heber Santana da Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia, que passou ao comando de Osny Bomfim Santos. Atualizado às 16h20min.

A Praça da Revolução, em Havana, capital de Cuba || Foto Wikimedia Commons
Tempo de leitura: 2 minutos

O Governo da Bahia abriu 60 vagas para estudantes de baixa renda interessados em cursar Medicina em Cuba. O anúncio foi publicado nesta terça-feira (11), no Diário Oficial do Estado. As inscrições começam em 17 de novembro e seguem até 21 de novembro, exclusivamente no site de editais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

O programa é voltado para brasileiros de baixa renda, com prioridade para jovens de áreas rurais da Bahia que atuem ou tenham histórico de participação em movimentos sociais. Após a formação, os selecionados deverão trabalhar por pelo menos dois anos em localidades rurais do estado.

Com duração prevista de seis anos, o curso terá cobertura integral de matrícula, mensalidades, hospedagem, alimentação, seguro-saúde, passagens aéreas de ida e volta, material didático essencial e bolsa mensal para despesas pessoais.

No ato da inscrição, o candidato deve apresentar as notas do Ensino Médio ou o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção será conduzida pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos e a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

REQUISITOS

Para concorrer às bolsas é necessário ser brasileiro, preferencialmente residente em área rural da Bahia; ter concluído o Ensino Médio até a data da inscrição; ter cursado, preferencialmente, o Ensino Fundamental II e o Ensino Médio na rede pública; ter concluído, preferencialmente, o Ensino Médio por Exames Supletivos ou equivalente na rede pública; e ter 18 anos completos até a data da inscrição.

Também é obrigatório possuir passaporte válido; comprovar participação comunitária e/ou atuação social, por meio de Carta de Recomendação de Movimento Social; assumir formalmente o compromisso de atuar exclusivamente na comunidade de origem ou em áreas de difícil acesso e carência de médicos, por no mínimo dois anos após a validação do diploma no Brasil; e declarar-se pessoa de baixa renda.

Segundo o edital, a seleção será baseada na média geral do Ensino Médio considerando as notas de Português e Matemática, na validação dos documentos obrigatórios e na Carta de Intenção. As notas serão comparadas, e a partir delas os estudantes serão definidos.

Obras serão executadas em duas áreas de risco || Imagem ilustrativa/Conder-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder-BA) publicou hoje (11) o Contrato nº 094/2025, firmado com a STS Engenharia Ltda., para obras de contenção de encostas em duas áreas de risco em Itabuna e Ilhéus. O investimento é de R$ 3.848.887,64, com recursos do Novo PAC, programa do terceiro mandado do presidente Lula (PT).

As localidades contempladas são a Rua Vidal dos Santos, no Alto da Gamboa, no bairro Conquista, em Ilhéus, e a Rua Ladeirinha, no bairro Califórnia, em Itabuna. Moradores dos dois locais convivem com a ameaça de deslizamentos de terra, especialmente desde as chuvas intensas de dezembro de 2021. As duas áreas têm moradias à beira das encostas.

Segundo o Termo de Referência do contrato, as intervenções são essenciais para garantir segurança estrutural, redução de riscos e melhor qualidade de vida à população. As obras fazem parte do Lote A dos Grupos 5 e 6 do Novo Programa de Aceleração do Crescimento e têm prazo geral de nove meses, a partir da assinatura da ordem de serviço, que ainda não tem data marcada.

O contrato segue o modelo de contratação semi-integrada, em que a empresa é responsável tanto pela elaboração dos projetos executivos quanto pela obra em si. Além da contenção das encostas, os serviços abrangem drenagem, urbanização e medidas de estabilização dos terrenos.

Armas e drogas estavam enterrados em área de mata do bairro da Conceição || Foto 15º BPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares apreenderam fuzil, espingarda e drogas após perseguição a um traficante, nesta segunda-feira (10), no bairro da Conceição, em Itabuna. De acordo com o 15º Batalhão de Polícia Militar, guarnições foram ao bairro para verificar denúncia de que membros de facção criminosa usavam área de vegetação para esconder armas e entorpecentes ilícitos.

Ao perceber a aproximação das viaturas, um traficante correu e entrou em uma casa. Os policiais vasculharam o imóvel, mas o criminoso conseguiu fugir. No local, os PMs encontraram maconha, crack, cocaína e lança-perfume. Depois, seguiram até a localidade apontada como ponto de esconderijo de armas e drogas pela denúncia anônima.

Lá, descobriram um fuzil AK-47, plataforma de AR-15, munições, uma espingarda artesanal, três balanças de precisão, quatro celulares, 1,4 quilo de maconha, cerca de 200 gramas de cocaína, sete comprimidos de ecstasy e 13 frascos de lança-perfume. Todo o material estava em um balde enterrado na área de vegetação.

Pasta vai contratar 227 profissionais || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Saúde de Ilhéus recebe inscrições para processo seletivo simplificado até esta quarta-feira (12). O certame preencherá 227 vagas temporárias e formará cadastro reserva. As oportunidades são para 34 profissões de níveis fundamental, médio, técnico e superior. Os salários variam de R$ 1.518 a R$ 5.600.

As vagas de nível superior são para enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, nutrição, assistência social, fisioterapia, educação física, psicologia, pedagogia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, farmácia, engenharia civil e gerente de unidade.

As de formação técnica são em enfermagem, análises clínicas, saúde bucal e radiologia. É exigido ensino médio para os cargos de auxiliar administrativo, auxiliar veterinário, artesão oficineiro, intérprete de Libras, motorista de ambulância, condutor de motolância, rádio operador, auxiliar de farmácia e almoxarife. Já as de nível fundamental são para auxiliar de serviços gerais, motorista e vaqueiro.

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

As inscrições começaram na segunda-feira (10), por meio do formulário eletrônico disponível neste link. A Secretaria irá selecionar os candidatos com base em análise de títulos e documentos.

O resultado está previsto para 7 de dezembro. A contratação será por um ano e poderá ser renovada por mais um, a critério da Pasta. Veja mais informações no edital.

Alerta de chuva para o sul da Bahia || Foto André Reis/Inema
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) emitiu, nesta segunda-feira (10), alerta para a ocorrência de chuvas em diversas regiões da Bahia nos próximos dias. Segundo a meteorologista do órgão, Cláudia Valéria, as condições meteorológicas atuais são resultado da atuação de um corredor de umidade e de uma frente fria sobre o litoral baiano, fenômenos que favorecem o aumento das precipitações no estado.

De acordo com Cláudia Valéria, o tempo deve seguir fechado principalmente nas regiões sudoeste e oeste da Bahia. O temporal nos últimos dias atinge cidades como Vitória da Conquista e Itambé, onde foi registrado chuva de granizo na semana passada. Em Vitória da Conquista houve alagamentos em diferentes regiões da cidade. Uma das vítimas do temporal foi o servidor público Gerald Saraiva.

No domingo (9), após submergir, ele foi arrastado pela água por cerca de 550 metros por debaixo de galerias. Gerald Saraiva foi resgatado sem ferimentos. O homem estava no teto do carro quando a enxurrada levou o veículo, que desapareceu numa galeria pluvial no bairro Jurema.

CHUVA NO SUL DA BAHIA

Nesta segunda-feira, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de acumulado de chuvas para mais de 140 cidades da Bahia. Nas próximas horas, deve chover muito em Salvador, Feira de Santana e Lauro de Freitas. No sul da Bahia, dentre as cidades com previsão de chuvas, estão Ilhéus, Ibirapitanga, Ibirataia, Itacaré, Ubaitaba, Ubatã e Uruçuca.

No baixo-sul, a previsão é de chuva para os municípios de Gandu, Igrapiúna, Camamu, Taperoá, Teolândia, Teofilândia, Valença e Wenceslau Guimarães. Existe possibilidade de chover entre 20 a 50 mm por dia, conforme alerta do Inmet. Há risco de alamentos e deslizamentos de terra nas cidades atingidas pelo temporal.

Sufista Gato de Botas é destaque em competição nos Estados Unidos || Foto Jersson Barboza
Tempo de leitura: 2 minutos

Morador de Ilhéus e atleta do Bolsa Esporte da Praia do Norte, o surfista Dijackson Santos, de 30 anos, mais conhecido como Gato de Botas, conquistou o vice-campeonato do ISA World Parasurfing Championship 2025 em Oceanside, na Califórnia, nos Estados Unidos. Com uma diferença de um centésimo na pontuação final, o baiano perdeu apenas para o galês Llywelyn Williams na categoria men’s kneel.

Considerado um dos melhores da modalidade no país, Dijackson ajudou a colocar o Brasil na terceira posição geral, atrás apenas da França e dos Estados Unidos, com um resultado marcante na carreira. O vice-campeonato de Gatos de Botas foi conquistado na última sexta-feira (7).

O presidente da Federação Baiana de Surf (FBSurf), Marcelo Barros, destaca que desde a sua primeira participação na seletiva para o mundial em 2023, Gato de Botas já mostrava seu potencial. Naquele ano, o atleta consagrou-se campeão brasileiro em Cabedelo, na Paraíba, seu maior título. O sufista do sul da Bahia conquistou mais um troféu brasileiro nesta temporada, o qual o credenciou a retornar à disputa internacional.

“Gato de Botas sagrou-se campeão brasileiro e cravou sua vaga para o mundial da ISA na Califórnia, onde, de forma arrasadora, chegou à final. arrancando muitos elogios dos organizadores do evento. Ele passou em primeiro lugar em todas as suas baterias, perdendo por um décimo na última bateria. Ele, agora, retorna ao Brasil para uma série de treinamentos, visando melhorar sua performance para o próximo circuito brasileiro, em 2026, e mais um mundial” comentou Barros.

De acordo com Marcelo Barros, esse trabalho é fruto de uma parceria entre a FBSurf e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), que, desde o primeiro campeonato, vem sendo o grande apoio do parasurf. Sem o apoio da Sudesb, não seria possível conseguirmos as passagens aéreas e terrestre que foram determinantes para a participação, além de Gato de Botas, de Lucas Santos, que ficou na segunda colocação, e João Lessa, que também foi campeão brasileiro na sua categoria, porém, infelizmente, sem garantir a vaga para o mundial. Ano que vem, vamos com uma equipe ainda mais forte em busca do bi mundial”, finaliza Marcelo.

Município vai distribuir cestas de alimentos no Natal || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna publicou hoje (10) edital de licitação para a compra de 10 mil cestas natalinas que serão distribuídas a famílias carentes do município, em dezembro. Cada cesta será composta por 12 itens: frango congelado, milho verde em conserva, panetone, farofa de mandioca, goiabada, macarrão, suco de uva integral, arroz, feijão, açúcar, leite em pó e caixa de bombons sortidos de chocolate.

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza é responsável pelo processo licitatório, que tem sessão de disputa marcada para o próximo dia 24, às 9h. O critério de julgamento será o de menor preço global. O edital assegura tratamento favorecido a microempresas, empresas de pequeno porte, cooperativas e microempreendedores individuais.

Para participar do pregão eletrônico, é necessário ter cadastro no site da Licitanet, plataforma de compras do setor público. Poderão todas as empresas ou sociedades regularmente estabelecidas no país, que sejam especializadas e credenciadas no objeto da licitação. É vedada a participação de pessoa jurídica vinculada a agente público da Prefeitura de Itabuna.

O edital exige que o transporte dos alimentos seja feito em veículo em conformidade com as regras da Vigilância Sanitária. O frango, cuja unidade não poderá ter menos de 2,5 quilos, deverá ser transportado em caminhão refrigerado. A Prefeitura ainda não divulgou a data de distribuição das cestas natalinas.

Veículos colidiram próximo à ladeira do Canecão || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Motocicleta e carro de passeio colidiram na manhã desta segunda-feira (10), na avenida Itabuna, em Ilhéus. No momento do acidente, a moto trafegava sentido Centro e o outro veículo deixava a ladeira do Canecão, que liga a avenida ao alto da Conquista, próximo ao Gabriela Center.

A batida ocorreu por volta das 7h30min e deixou o trânsito lento nos dois sentidos da via. O veículos já foram removidos. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde das pessoas envolvidas.

O PIMENTA entrou em contato com a Superintendência de Comunicação do Município, em busca de informações da Autarquia de Trânsito (Sutram), e aguarda retorno.

A performer Génova Alvarado, idealizadora do Festival Perforfeminas || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Serra Grande, distrito turístico de Uruçuca, recebe nesta semana o terceiro Festival Perforfeminas, que abre espaço para o protagonismo de mulheres artistas. De 13 a 23 de novembro, as atrações do evento vão circular por espaços como o Flores Astrais, Centro Cultural Casa Serpente, Casa Cais, Feirinha Saberes e Sabores e Feira de Produtores na Represa. Todas as apresentações serão abertas ao público.

Idealizadora e uma das curadoras do evento, a artista venezuelana Génova Alvarado afirma que o Festival transformará a vila de Serra Grande em uma passarela a céu aberto, com intervenções inspiradas no tema deste ano, Afropindorâmicas, termo cunhado pelo líder quilombola e filósofo Antônio Bispo dos Santos, Nego Bispo (1959-2023).

De acordo com Ailime, o elo entre as performances será a integração de linguagens que traduzem as realidades multifacetadas do mundo atual, com ênfase na força das mulheres negras, indígenas, quilombolas, marisqueiras, periféricas, migrantes e marginais.  “Uma celebração da pluralidade do ser mulher, com dignidade de remuneração e trabalho”, acrescenta.

NOITE DE ABERTURA

Nesta quinta-feira (13), no Espaço Flores Astrais, a partir das 18h, a abertura do Festival terá exibição da videoperformance Perder el origen, da artista chilena Paula Coñoepan, de descendência indígena mapuche, seguida de calorosa recepção em sopro de palavras da curadoria, as anfitriãs da casa.

A noite seguirá com a performance Assar beiju na palha para você levar pra viagem, de Jeisiekê de Lundu, seguida do show da cantora e compositora Tainara Takua, que reúne canções no idioma da etnia Guarani Mbya. Confira a programação completa aqui.

O projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Centenas de ciclistas participaram da Pedalada Azul deste ano || Foto Pedro Augusto
Tempo de leitura: 2 minutos

Itabuna “se pintou” de azul, neste domingo (99), para a tracional Pedalaza Azul, com centenas de ciclistas em um percurso de cerca de 7 quilômetros pelas principais ruas da região do São Caetano e do centro da cidade. A Pedalada abriu a programação do Mutirão do Diabetes 2025 – que ocorrerá no próximo sábado (15) – e celebrou o Novembro Azul.

A galera do pedal se concentrou na Praça Rio Cachoeira, com café da manhã, alongamento comandado pelos professores Marcus Mucugê e Sussu, dando a largada às 8h em um grande ato de mobilização social que uniu esporte, solidariedade e conscientização.

A animação musical ficou por conta dos DJs André Mix, de Salvador, e Nadinho, de Itabuna, que garantiram o ritmo e a energia do evento. Já a diversão da criançada teve um toque especial com a Karine Juca Kids, que levou o personagem Sonic, arrancando sorrisos e garantindo momentos de pura alegria para os pequenos.

Idealizador do projeto, o oftalmologista Rafael Andrade destacou o papel da Pedalada Azul como símbolo de engajamento comunitário. “A Pedalada Azul é um dos momentos mais bonitos do Mutirão. Ela mostra que a prevenção começa com atitudes simples, como o exercício e o cuidado com a saúde. Ver a cidade colorida de azul, com famílias inteiras pedalando juntas, é a maior prova de que a conscientização pode ser leve e inspiradora”, afirmou.

UNIDOS NA PREVENÇÃO

Vários grupos de pedais de Itabuna participaram do evento, dentre eles, o Selva do Pedal, representado por Anna Sales, que também atua como voluntária do Mutirão do Diabetes. “A gente pedala por um propósito. Cada volta de pedal é um lembrete de que o movimento é saúde. Estar aqui é ajudar a espalhar essa mensagem e mostrar que todos nós podemos fazer parte dessa corrente do bem”, disse Anna.

Integrante do grupo Pedal dos Peixes, Paulo Ramos também ressaltou o espírito de união que o evento proporciona. “É uma festa linda. O que mais emociona é ver pessoas de todas as idades participando, pedalando juntas. Isso mostra o quanto o esporte é capaz de unir e transformar vidas”, declarou.

Juliano Santos foi assassinado no Sol e Mar, neste domingo (9) || Foto Ilhéus24h
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Delegacia Territorial de Ilhéus investiga o assassinato de um homem ocorrido na noite deste domingo (9), no residencial Sol e Mar, zona sul da cidade. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que a vítima foi identificada como Juliano Santos de Sena, de 42 anos.

De acordo com as informações obtidas pela Polícia, Juliano se envolveu em uma briga com dois homens, um de 20 anos e outro de 37, em um bar. Feridos, mas sem risco de morte, os dois homens não identificados foram levados para o Hospital Regional Costa do Cacau.

Após a briga, Juliano teria se refugiado em outro estabelecimento, quando atiradores invadiram o local e cometeram o assassinato. O Departamento de Polícia Técnica recolheu o corpo da vítima para necrópsia. A vítima era conhecida como Juliano da Lotação, porque trabalhava com transporte alternativo.

Caliane com o rebento, Iara Ágatha, bebê de número 12 mil do Materno-Infantil de Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Iara Ághata é o nome do bebê de número 12 mil nascido no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio (HMIJS), em Ilhéus. A menina nasceu de parto cesariana, às 23h59min do sábado (8), filha de Caliane Carvalho Santos, de 18 anos. Iara, cujo nome significa “Mãe da Água”, e Ághata, “mulher virtuosa”, nasceu com 49 centímetros e pesa 3 quilos e 585 gramas.

Moradora do Condomínio Sol e Mar, na zona sul de Ilhéus, Caliane é mãe solo e trabalha como guardadora de carros na Avenida 2 de Julho, no Centro Histórico da cidade. Mãe de primeira viagem, ela elogiou o acolhimento recebido no hospital e destacou a tranquilidade do parto, que contou com a presença de uma amiga, a quem define como seu “anjo da guarda”.

No domingo pela manhã, poucas horas após o parto, Iara Ághata recebeu as primeiras doses de vacina: BCG e Hepatite B. “Dói na gente, né. Mas é importante. É pra saúde dela”, comentou a mãe.

Mãe e filha devem receber alta na próxima terça-feira (11). Caso houvesse alguma intercorrência e a bebê precisasse de cuidados intensivos, o atendimento seria feito no próprio hospital, que dispõe de leitos de UTI neonatal.

QUATRO ANOS DE FUNCIONAMENTO

No dia 6 de dezembro, o Hospital Materno-Infantil completa quatro anos de funcionamento. Construída pelo Governo do Estado e administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS), é a primeira maternidade 100% SUS da região sul da Bahia. O

Referência em saúde pública para toda a região, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio tem um projeto baseado na humanização do cuidado, nos direitos da mulher e da criança e na consolidação do Sistema Único de Saúde.

Leia Mais

Técnico (a) em Segurança do Trabalho é uma das vagas a serem preenchidas em Itabuna || Foto Senai
Tempo de leitura: 5 minutos

Gerente de vendas, vistoriador veicular, técnico em Segurança do Trabalho, supervisor de atendimento ao cliente, fiscal de loja, preparador de calçados (indústria), camareira, fonoaudiólogo (a), salgadeira e pintor de veículos são algumas das vagas de hoje.

A semana começa com oferta de 161 vagas de emprego e de estágio pelo SineBahia em municípios das regiões sul e sudoeste nesta segunda-feira (10). Metade das vagas é ofertada em Itabuna. São 81 oportunidades de emprego e de estágio remunerado. Jequié tem outras 43 e Ilhéus traz mais 37.

A relação completa das vagas anunciadas para hoje (10) pode ser conferida ao final do texto. Os interessados devem procurar o SineBahia, preferencialmente ainda pela manhã. O atendimento em Ilhéus e Itabuna vai até as 16h e encerra-se às 17h em Jequié.

A documentação para cadastramento inclui CPF, comprovantes de residência e de escolaridade e carteiras de Trabalho e de Identidade. Pessoa com deficiência deve apresentar laudo médico.

ENDEREÇO DO SINEBAHIA

A unidade Itabuna do SineBahia fica no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. A unidade Ilhéus está situada na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. Quem procura o SineBahia Jequié, deve se dirigir à Avenida Octávio Mangabeira, no Mandacaru, próximo à Policliínica Regional de Saúde. Abaixo, todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

Avanço das facções no interior do Brasil || Foto Fernando Frazão/AB
Tempo de leitura: 3 minutos

A desconcentração da violência letal nas grandes cidades, com a interiorização do crime e o avanço das facções para médias e pequenas cidades do país é destacada pelo Atlas da Violência 2025 – Retrato dos municípios brasileiros e dinâmica regional do crime organizado, divulgado nesta sexta-feira (7). O levantamento foi elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

O relatório evidencia dois motivos para esse fenômeno. “Em primeiro lugar, as cidades que eram mais violentas há 10 anos conseguiram reduzir a letalidade. Por outro aspecto, em face da interiorização do crime, muitas cidades menores passaram a vivenciar em maior número a violência letal”.

De acordo com o Atlas, as capitais como Fortaleza, São Luís, Goiânia, Cuiabá e o Distrito Federal registraram “reduções superiores a 60% nas taxas de homicídios entre 2013 e 2023”. Fato que contrasta com “o avanço da criminalidade e das disputas entre facções em municípios médios e interiores, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, que passaram a concentrar episódios de violência antes restritos às metrópoles”.

DIMINUIÇÃO DOS HOMICÍDOS

Mesmo com a ampliação territorial das facções criminosas, o levantamento mostra uma continuada redução dos homicídios no país, tendência que se observa desde 2018.

“Em alguns estados, o processo começou muito antes, como é o caso de São Paulo, estado onde as mortes por causas violentas vêm diminuindo de forma contínua há mais de duas décadas”.

EXPANSÃO DAS FACÇÕES

O relatório indica também que as facções criminosas estão presentes em todas as unidades da Federação, mas de maneira desigual. “Em alguns estados, a presença de vários grupos alimenta disputas territoriais intensas e letais, como ocorre na Bahia, onde atuam o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) em aliança com facções locais, como o Bonde do Maluco e o Comando da Paz”.

A mesma disputa por território ocorre também em Pernambuco, o estado abriga pelo menos 12 facções em conflito. Elas são responsáveis por impulsionar as altas taxas de homicídios no estado.

“No Amazonas e no Amapá, as guerras entre CV, PCC e organizações regionais, como a Família Terror do Amapá e o Cartel do Norte, têm provocado escaladas de violência em cidades médias e portuárias estratégicas”, aponta o Atlas.

Já em outras regiões, os conflitos por domínio de territórios são de baixa intensidade, revelando uma convivência relativamente estável entre grupos rivais. “É o caso de São Paulo, onde prevalece uma espécie de pacificação, resultante do domínio de mercados ilegais por uma única e poderosa organização criminosa, o PCC”.

O mesmo acontece também em Minas Gerais. O estado também “abriga diversas facções fragmentadas, mas com menor grau de conflito aberto, e Santa Catarina, cuja atuação do Primeiro Grupo Catarinense (PGC) ocorre em um cenário de violência mais controlada e pontual”.

O Atlas da Violência 2025 também destaca para o que chama de “diversidade de estratégias entre os grupos criminosos”.  Segundo o documento, os grupos criminosos com “estruturas mais estáveis e voltadas ao lucro tendem a conter o uso da violência ostensiva, enquanto organizações menores e fragmentadas recorrem com mais frequência a confrontos armados para afirmar poder e manter o controle territorial”.

Leia Mais