Convocação cumpre ordem judicial || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Valderico Junior (UB) convocou sete candidatos aprovados no concurso de 2016 da Prefeitura de Ilhéus para o cargo de guarda civil municipal. A convocação cumpre ordem da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, que constatou a existência de vagas reais além das sete previstas no edital do certame.

Os convocados são Adriana Maria Jesus dos Santos, Cássia Souza de Andrade, Silas do Ouro Silva, Carlos Henrique de Carvalho Figueiredo, Mailon Magalhães de Matos, Daniel Vital da Silva Carvalho e Daniela de Oliveira Rosa.

Publicado na edição de 14 de novembro do Diário Oficial do Município, o edital de convocação fixou prazo de cinco dias para que os nomeados compareçam ao setor de recursos humanos do município, no prédio anexo da Prefeitura, localizado na Rua Santos Dumont, 51, ao lado do Palácio Paranaguá, no Centro.

O edital determina que o município deve dar posse aos novos servidores em até 30 dias após a data da convocação. No ato, os profissionais deverão apresentar RG, CPF, título de eleitor, comprovante de votação nas eleições de 2024, certificado de reservista (para homens), certificado de ensino médio completo, certidões negativas criminais federal e estadual, comprovante de residência atualizado, declaração de não acumulação ilegal de cargos públicos, atestado de aptidão física e mental expedido pela Junta Médica Oficial do Município, PIS/Pasep (se houver) e fotografia 3×4 recente.

Acesse a íntegra aqui.

Prefeitura estabelece ponto facultativo após feriado da Consciência Negra || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) publicou ontem (17) o Decreto nº 16.629, que estabelece ponto facultativo em repartições da Prefeitura de Itabuna na próxima sexta-feira (21), dia seguinte ao feriado nacional da Consciência Negra.

De acordo com o decreto, o ponto facultativo não se aplica a serviços essenciais, a exemplo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu-192), Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e Unidade de Pronto-Atendimento 24h (UPA).

Ministro Ricardo Lewandowski assinou portarias nesta segunda (17), em Belém || Foto Robson Alves/MJSP
Tempo de leitura: 2 minutos

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, assinou hoje (17) as portarias declaratórias que reconhecem o direito de dez povos indígenas às terras que tradicionalmente ocupam. Duas delas ficam na Bahia, a Terra Indígena Tupinambá de Olivença, no sul do estado, e a Terra Indígena Comexatiba (Cahy-Pequi), em Prado, no extremo-sul, do povo pataxó.

Assinadas durante o Dia dos Povos Indígenas na COP30, em Belém (PA), as portarias também abrangem as terras indígenas Vista Alegre (AM), Ypoi Triunfo (MS), Sawre Ba’pim (PA), Pankará da Serra do Arapuá (PE), Sambaqui (PR), Ka’aguy Hovy (SP), Pakurity (SP) e Ka’aguy Mirim (SP).

Jéssica relata alegria na Serra do Padeiro: “muita emoção” || Foto Arquivo Pessoal

Moradora da Serra do Padeiro, aldeia tupinambá localizada nos limites dos municípios de Ilhéus e Buerarema, Jéssica Silva de Quadros, de 34 anos, falou ao PIMENTA sobre a recepção do ato administrativo do Governo Federal pela comunidade:

– É um momento de muita alegria e emoção. Foram mais de 23 anos lutando e pedindo: assine a nossa terra, ministro da Justiça; presidente Lula, queremos nossa terra demarcada. Foram tantos enfrentamentos, desafios, a gente lutou constantemente para viver.

Muitos tupinambás que fizeram parte da luta coletiva não puderam viver o dia de hoje, inclusive os que foram assassinados, ressaltou. “Nós vivemos uma realidade em que nossa identidade era negada. Éramos chamados de falsos índios. Meu tio e minha tia foram para a cadeia por causa da luta pelo território”, recordou Jéssica Silva, que é sobrinha do cacique Rosivaldo Ferreira da Silva, Babau Tupinambá, e da artista plástica Célia Tupinambá.

Quando conversou com o PIMENTA, Jéssica havia acabado de chegar à Aldeia Serra do Padeiro, após viagem a Lisboa, Portugal, onde se encontrou com a antropóloga Suzana Matos Viegas, autora do estudo antropológico que fundamentou o processo de reconhecimento da etnia e da terra indígena do povo tupinambá de Olivença.

A pesquisadora mostrou à ativista fotografias que fez durante as suas estadias em Ilhéus, Una e Buerarema, no final da década de 1990 e no início dos anos 2000. Os 47 mil hectares da Terra Tupinambá se estendem nos limites dos três municípios.

ÚLTIMO ATO

A portaria declaratória não conclui a demarcação da terra indígena, mas é o penúltimo ato do processo administrativo. O último é a homologação da Presidência da República. Jéssica Silva recordou que a conclusão da demarcação da Terra Tupinambá de Olivença é compromisso de campanha de 2022 do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Projeto de LOA foi tema de audiência na Câmara, nesta segunda (17) || Foto CMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus prevê que, em 2026, a soma das receitas do município deve ultrapassar R$ 900 milhões. A de 2025 foi estimada em R$ 870 milhões. Para o ano que vem, as maiores fatias previstas são para as secretarias municipais de Educação (R$ 239 milhões), Saúde (R$ 180 milhões) e Infraestrutura/Defesa Civil (R$ 112 milhões).

Os dados são de relatório apresentado hoje (17) pela assessoria de Planejamento do Executivo, na Câmara de Vereadores, durante audiência pública sobre o projeto da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O vereador Alzimário Belmonte, Professor Gurita (PSD), presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviços Públicos, conduziu o debate.

“Estamos muito satisfeitos com a discussão. Os técnicos do município fizeram uma apresentação, as dúvidas [sobre o PL] foram dirimidas e sugestões foram feitas”, disse Gurita. Também participaram os vereadores Enilda Mendonça (PT), Neto da Saúde (PMB), Rúbia Carvalho (AGIR), Adilson José (PT), Josemar Cardoso (REP) e Odailson Aranha (PODE), além de representantes da sociedade civil.

A segunda audiência pública sobre o Projeto de Lei (PL) nº 182/2025 está marcada para o dia 1º de dezembro, às 9h, também na sede do Legislativo.

Policiais fazem primeiras rondas com bikes elétricas no município || Fotos 72ª CIPM
Tempo de leitura: 2 minutos

A 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) começou a testar bicicletas elétricas em rondas no município de Itacaré. O principal objetivo é facilitar o policiamento em locais onde outros veículos não podem trafegar, informou o major Jadson Carneiro da Silva, comandante da unidade.

Os testes tiveram início na sexta-feira (14), e as primeiras impressões são positivas. “Percebemos que elas vão bem nas trilhas, na faixa de areia da praia, na Pituba e no calçadão. Têm dado uma mobilidade muito boa para o policiamento”, afirmou o comandante ao PIMENTA. “O objetivo é que os policiais fiquem nos corredores turísticos, com melhor capacidade de deslocamento, cobrindo uma área maior do que o policiamento a pé”, acrescentou.

O oficial explica que as bicicletas têm velocidade limitada a até 32 quilômetros por hora, que é suficiente para o policiamento preventivo, e não serão utilizadas em atividades que exigem resposta mais rápida dos policiais, como perseguições.

Testes com bikes elétricas resultaram de parceria da PM com a iniciativa privada || Foto 72ª CIPM

Por enquanto, em Itacaré, a 72ª CIPM usa duas unidades emprestadas pela Bike E-store. Passada a fase de testes, o comandante avaliará a licitação para a compra de seis bikes elétricas. Também está no planejamento da Companhia a utilização dos veículos em outras áreas de atuação, como em Taboquinhas, na zona rural do município, e Maraú.

A Companhia já encaminhou as primeiras informações dos testes ao alto comando da PM, que analisa a possibilidade de utilizar as bicicletas elétricas em outros municípios do estado, concluiu Jadson Carneiro.

Espetáculo Distração tem apresentação única em Itabuna nesta quinta-feira (20) || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

No feriado da próxima quinta-feira (20), às 18h30min, o Teatro Municipal Candinha Doria, em Itabuna, recebe o espetáculo Distração, da renomada Companhia Jeová Nissi. Conhecido por suas produções impactantes e pela forma sensível com que aborda temas atuais, o grupo promete emocionar o público e provocar reflexões profundas.

Distração narra desafios da vida moderna, mostrando como excesso de informações, ritmo acelerado e influências externas podem nos afastar daquilo que realmente importa. Com uma combinação de teatro, música e expressão corporal, conduz o espectador por momentos de intensidade, emoção e aprendizado.

A classificação indicativa é livre. O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido neste link.

Primeira leva de pagamentos contemplou oito instituições || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Secretaria de Cultura de Ilhéus efetuou o pagamento de R$ 336 mil a oito projetos mantidos por pontos e pontões de cultura no município, todos contemplados pelo Edital nº 03/2025, do Programa Cultura Viva e da Política Nacional de Fomento à Cultura Aldir Blanc (Pnab).

“O pagamento dos pontos e pontões de cultura é um gesto de reconhecimento ao trabalho de quem transforma a arte em instrumento de cidadania, inclusão e pertencimento. A gestão do prefeito Valderico Junior entende que investir em cultura é investir nas pessoas e no desenvolvimento da nossa cidade”, afirmou a secretária de Cultura, Anarleide Menezes.

Os pagamentos foram concluídos no último dia 13. O edital ainda prevê mais R$ 159 mil, valor que será distribuído para coletivos reconhecidos como pontos de cultura em novo certame.

Impacto da colisão destruiu caminhonete || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma pessoa morreu e outra ficou gravemente ferida após colisão entre carreta e caminhonete, no sábado (15), na BR-101, em Alagoinhas, no interior da Bahia. Câmera de monitoramento registrou o acidente.

As imagens mostram a carreta (um caminhão cegonha carregado) na contramão, ultrapassando outro veículo e batendo de frente com a caminhonete. O passageiro da caminhonete, identificado como Antônio Caetano Santos da Silva, de 51 anos, morreu na hora, e o motorista ficou em estado grave. Já o condutor da carreta saiu ileso. Assista.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, a batida ocorreu no trevo de Boa União, às 5h40min. A pista foi interditada nos dois sentidos, o que provocou congestionamento.

PIX completa cinco anos com movimentos trilionários || Foto Bruno Peres/AB
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste domingo (16), o Pix completa cinco anos como o principal método de pagamento do país. Lançado pelo Banco Central (BC) em novembro de 2020, o meio de pagamentos digital movimentou R$ 26,4 trilhões no ano passado. Isso equivale a quase duas vezes o produto interno bruto (PIB) do Brasil em 2024. Neste ano de 2025, foram R$ 28 trilhões em transações via Pix até outubro, conforme o BC.

O diretor de organização do sistema financeiro e resolução do Banco Central, Renato Gomes, avaliou em uma transmissão online que a plataforma incluiu mais pessoas no sistema bancário. “Por um lado, teve essa redução de custo de distribuição de dinheiro. Por outro lado teve, vamos dizer assim, esse aumento da fatia de clientes e do consumo dos clientes e, obviamente, como o Pix trouxe muita concorrência com o sistema de pagamentos, acabou havendo uma redução de tarifas assim”, disse.

O Pix foi criado primeiramente para facilitar transações entre pessoas com transferências instantâneas. Com o tempo novas funcionalidades foram adicionadas. Como o Pix, cobrança, que faz o papel do boleto, e o Pix automático, que equivale ao débito automático.

As discussões para a criação do meio de pagamento que conquistou o país começaram oficialmente em 2016, com os requisitos fundamentais da ferramenta sendo lançados em 2018 pelo Banco Central. Em agosto de 2019, o BC comunicou que desenvolveu a base de dados e assumiu a administração do sistema de pagamentos instantâneos, que ganhou o nome Pix em fevereiro de 2020.

O Pix foi lançado, em caráter de teste, em 3 de novembro de 2020, para uma fatia entre 1% e 5% dos clientes de bancos e em horários especiais. O lançamento oficial, com funcionamento 24 horas e para todos os clientes que criarem chaves Pix, só ocorreu duas semanas mais tarde, em 16 de novembro de 2020.

ALVO DE TRUMP

No contexto das medidas tomadas pelo governo dos Estados Unidos como pressão contra o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro por uma tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022, o meio de pagamento desenvolvido por servidores públicos brasileiros se tornou alvo de uma investigação comercial.

O governo Trump iniciou a investigação apontando que o Pix poderia prejudicar empresas financeiras americanas. Em uma resposta oficial enviada ao Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), o Brasil afirmou que o Pix visa à segurança do sistema financeiro, sem discriminar empresas estrangeiras. Da Agência Brasil.

Incêndio destrói lojas no centro de Ubatã || Foto Ubatã Notícias
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia investiga as causas do incêndio que destruiu duas lojas, depósito de uma delas e atingiu o terraço de uma farmácia, na tarde de sábado (15), na Avenida Salgado Filho, no centro de Ubatã, no sul da Bahia. De acordo com as primeiras informações, as chamas começaram numa perfumaria e se alastraram rapidamente para outros estabelecimentos comerciais.

Lojas foi completamente destruída pelas chamas || Foto Ubatã Notícias

Os prejuízos só não foram maiores porque comerciantes e moradores ajudaram na retirada de mercadorias e atuaram no combate ao incêndio, usando mangueiras e extintores. O Corpo de Bombeiros fez o rescaldo, informa o Ubatã Notícias. Existem informações de que as chamas se espalharam rapidamente porque um dos estabelecimentos comercializava produtos inflamáveis. Informação ainda não confirmada pelas autoridades.

Os comerciantes ainda estão calculando o valor do prejuízo. Eles não confirmaram se têm seguro, mas adiantaram que terão que buscar empréstimo para recomeçar. Dois dos estabelecimentos atingidos foram completamente destruídos. Ninguém ficou ferido, mas causou desespero nos comerciantes e trabalhadores das lojas. A polícia investiga o que causou o incêndio

Indígenas venezuelanos decidem deixar Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) de Itabuna informou ter atendido a um pedido de indígenas venezuelanos que quiseram deixar o município do sul da Bahia. Os caciques Amario Mata, Daniel Rattia, Renes Rattia, Juancito Cardia, Rattia, Angelio Rattia e Santuario Rattia decidiram, na quarta-feira (12), que o grupo deveria migrar para Montes Claros (MG) e se juntar a outros parentes, que também deixaram Vitória da Conquista rumo ao município mineiro.

Os indígenas, que estavam desde junho na casa abrigo no bairro de Fátima, o Pop Acolhimento, solicitaram à Prefeitura a cessão de um ônibus para que o grupo, composto por sete famílias, num total de 41 pessoas, sendo sete homens, sete mulheres e 27 crianças, fizesse a viagem para o estado de Minas Gerais. Além disso, pediram mantimentos e fraldas para a jornada à cidade mineira. Eles deixaram Itabuna rumo a Montes Claros por volta das 15h da quinta-feira (13).

Este foi o terceiro grupo de indígenas venezuelanos que chegaram a Itabuna, onde, segundo o município, receberam acolhimento e assistência à saúde e à educação. Com o apoio do Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público da Bahia (MP-BA) e Delegacia da Polícia Federal, em Ilhéus, eles tiveram o desarquivamento dos processos de refúgio no Brasil no Sisconare, inclusive com a expedição da Carteira de Registro Nacional Migratório, visando à legalidade do documento para a continuidade do acesso às políticas públicas e garantia de documentação.

Para o grupo deixar Itabuna, os caciques assinaram Termo de Declaração junto à equipe técnica do POP Acolhimento do Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) confirmando o desligamento voluntário e por demanda espontânea. Todos do grupo Warao possuem documentação em mãos e recebiam benefícios de transferência de renda ou Benefício de Prestação Continuada (BPC) ou Bolsa Família, cujos recursos eram empregados no plano de acolhimento sob acompanhamento do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS).

Maria Helena, Alexsandra e Mariana foram mortas a facadas || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil pediu, pela segunda vez, a prorrogação do tempo para a conclusão da investigação dos assassinatos da estudante Mariana Bastos da Silva, de 20 anos, e das professoras Alexsandra Oliveira Suzart, 45 anos, e Maria Helena do Nascimento Bastos, 41. Desta vez, a polícia solicitou mais 30 dias para conclusão do inquérito. As mulheres foram mortas a facada na Praia dos Milionários, na Zona Sul de Ilhéus.

Esta é a segunda vez que a Polícia Civil pede a prorrogação do prazo para a conclusão do inquérito. Em setembro, foi solicitada a prorrogação do prazo de entrega do inquérito do crime por 60 dias e a justiça concedeu. Mas, conforme a polícia, ainda hoje são aguardados resultados de perícia para melhor esclarecer o triplo homicídio.

As vítimas saíram de casa, no bairro São Francisco, na mesma região do crime, para caminhar, no final da tarde do dia 15, uma sexta-feira. Os corpos das três foram encontrados no dia seguinte, em um matagal, próximo à Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), por amigos da família, que acionaram à polícia. Um cachorrinho de uma das vítimas foi deixado amarrado, ao lado dos corpos.

No decorrer das investigações, um homem em condição de morador de rua foi preso por outro crime e teria confessado o triplo homicídio. Thierry Lima da Silva contou que, numa tentativa de assalto, matou as três mulheres. Mas faltam provas técnicas consistentes que confirmem o homem na cena do crime. Além disso, a polícia não descarta a participação de outras pessoas no triplo homicídio. Thierry Lima está detido no Conjunto Penal de Itabuna.

MULHERES DESAPARECIDAS SÃO ENCONTRADAS MORTAS NA ZONA SUL DE ILHÉUS

Jovem foi atingida com bala de fuzil em agosto deste ano || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A polícia prendeu, nesta sexta-feira (14), em Porto Seguro, no extremo-sul da Bahia, duas pessoas apontadas como responsáveis pelo assassinato de uma mulher, na noite de 18 de agosto deste ano, no distrito de Nova Caraíva. A vítima foi identificada como Raiane Bispo Santana, de 30 ano. A jovem, que trabalhava como auxiliar de cozinha em um restaurante, foi perseguida e assassinada, a tiros, segundo investigações.

Os acusados pelo crime são uma mulher, de 33 anos, e um homem, de 23 anos. Eles foram presos por determinação da justiça de Porto Seguro. As prisões ocorreram em Itabela e no distrito de Trancoso, em Porto Seguro. O trabalho investigativo teve início após a notificação do crime pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Trancoso para onde a vítima foi levada.

Raiane morava em Trancoso havia menos de um ano, mantinha comportamento social reservado e não possuía envolvimento com atividades ilícitas, segundo relatos de familiares. No local do crime, os policiais constataram múltiplos impactos de disparos na parte externa da casa, na janela e na parede interna do quarto onde a vítima dormia, indicando o uso de mais de uma arma de fogo.

Evidências reunidas pela equipe levaram à adoção de medidas cautelares urgentes e à expedição dos mandados, cumpridos durante a Operação Vita, deflagrada pela 3ª Delegacia Territorial de Porto Seguro, com apoio do Grupo de Apoio Tático e Técnico à Investigação (GATTI/Depin). As investigações continuam para identificar outros envolvidos e esclarecer a motivação do crime.

Rota Transportes abre vagas para motorista de ônibus em Itabuna, Ilhéus e Vitória da Conquista || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Rota Transportes vai selecionar motoristas de ônibus rodoviário e de fretamento com testes práticos em Itabuna e Vitória da Conquista, a partir das 8h deste sábado (15). As vagas para as cidades de Itabuna e Ilhéus serão para motorista rodoviário e as de Vitória da Cqonusita para motoristas de fretamento.

O teste prático em Itabuna será na garagem da Rota Transportes, na Avenida Amélia Amado, Santo Antônio. Já em Vitória da Conquista, os interessados devem se dirigir à garagem localizada na Rua Xavantes, nº 36, Bairro Patagônia.

Os candidatos precisam comprovar experiência prévia como motorista – seja rodoviário, de caminhão ou urbano – para concorrer à vaga de motorista rodoviário em Itabuna. Já em Vitória da Conquista, a exigência é experiência em qualquer dessas funções ou como motorista de van.

DOCUMENTAÇÃO

É imprescindível apresentar documentos pessoais e Carteira Nacional de Habilitação (CNH); em Vitória da Conquista é necessário possuir categoria D ou E, e em Itabuna, categoria D. O curso de transporte de passageiros também é obrigatório.

A empresa afirma oferecer salário e benefícios alinhados ao mercado, além de vagas para pessoas com deficiência (PcD). Ao chegarem nas garagens, tanto em Itabuna quanto em Vitória da Conquista, os participantes devem procurar a equipe de Instrução.

Conforme a Sesau, proprietária de imóvel violou ordem do Tribunal de Justiça || Foto PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria de Saúde de Ilhéus (Sesau) questionou a legalidade de decisão da proprietária do prédio onde funciona a administração da Pasta, que, nesta sexta-feira (14), impediu a entrada de servidores municipais no imóvel, incluindo a secretária Sonilda Mello.

De acordo com a Secretaria, decisão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) assegura a posse legítima do imóvel à Pasta até o final do processo em que a operadora Claro, dona do prédio, cobra aluguéis atrasados e solicita o despejo da Secretaria.

A gestão municipal também afirma, em nota, que o impedimento do acesso dos servidores ao prédio será objeto de ação judicial, “para apuração de responsabilidades e reparação dos danos causados”.

Ao PIMENTA, a secretária Sonilda Mello informou que o prefeito Valderico Junior (UB) entrou em contato com a gerência da proprietária do prédio e solicitou a liberação do imóvel. De acordo com a gestora, a sede da Pasta será reaberta aos servidores.

Leia a nota divulgada pela Secretaria.

Nota Oficial

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, torna público que, em um ato de natureza questionável, prepostos da empresa proprietária do imóvel onde funciona esta unidade gestora, impediram o acesso de servidores ao interior do prédio, inviabilizando o exercício das atividades institucionais, incluindo reuniões de trabalho e atendimentos de programas essenciais, entre eles serviços voltados à assistência a idosos.

O referido ato será devidamente levado à esfera judicial para apuração de responsabilidades e reparação dos danos causados. Além disso, a conduta em questão afronta e viola a decisão do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, proferida pelo Relator Desembargador Raimundo Nonato Borges Braga, no âmbito da 2ª Câmara Cível, nos autos do processo nº 8005660-68.2021.8.05.0103. A decisão confere efeito suspensivo ao recurso, assegurando plena legitimidade à posse da Secretaria de Saúde até o desfecho do referido processo.

A Prefeitura de Ilhéus reafirma seu compromisso com a legalidade, com a transparência e, sobretudo, com a continuidade dos serviços essenciais prestados à população ilheense.

Ilhéus-BA, 14 de novembro de 2025
Secretaria Municipal de Saúde
Prefeitura de Ilhéus

Atualizado às 13h11min para informar a liberação da entrada dos servidores no prédio.