Rua 13 de Maio está fechada desde a manhã desta terça-feira (25) || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus informou o fechamento da Rua Laudelino Rezende Mendonça, antiga 13 de Maio, no Pontal, para obras de requalificação. A intervenção, conduzida pela Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil, terá início nesta quarta-feira (26), mas a via está fechada desde hoje. A Autarquia de Trânsito (Sutram) definiu a Rua Erotildes Melo, nos fundos da churrascaria Recanto Gaúcho, como desvio temporário, operando em mão dupla, após serviços de poda e recuperação do pavimento.

O estacionamento na via alternativa está vetado, e os pontos de ônibus serão remanejados durante o período de obras. Moradores e comerciantes precisam ficar atentos, pois veículos parados irregularmente poderão ser removidos. No esquema de tráfego, quem segue do Centro para a Zona Sul acessará a Rua Erotildes Melo e retornará próximo ao muro do aeroporto. No sentido inverso, motoristas vindos da Zona Sul entrarão diretamente na mesma via, sem passar pela antiga 13 de Maio.

As empresas responsáveis pela requalificação irão atua em dois turnos para dar celeridade aos serviços, informa a Prefeitura. A Sutram orienta que caminhões e carretas utilizem a Ponte Jorge Amado nos deslocamentos entre Centro e Zona Sul, ampliando a segurança e evitando retenções no trecho interditado.

Na manhã desta terça-feira (25), houve reunião de alinhamento com representantes da Atlântico Transportes e da Via Metro, concessionárias do transporte coletivo, além de integrantes da Casa Civil, Relações Institucionais, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Serviços Urbanos e Sutram. O encontro definiu ajustes operacionais para reduzir os impactos no trânsito e orientar a população sobre o novo fluxo.

Segundo os bombeiros, incidente não deixou feridos || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) enviou equipes à Rua São José, no São Caetano, em Itabuna, para combater incêndio que atingiu um sobrado na tarde desta terça-feira (25). Ao PIMENTA, a assessoria da corporação informou que o fogo já foi controlado e, até o momento, não há registro de vítima.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, duas guarnições ainda trabalham no rescaldo do incêndio. Uma escola funciona no térreo e no primeiro andar do imóvel. As chamas atingiram o segundo andar e o telhado do sobrado.

Fogo chegou até o telhado do imóvel || Fotos Redes Sociais

O incêndio chamou a atenção de pessoas que transitavam pelo bairro. “O fogo está aumentando, o telhado está destruindo”, disse um homem que testemunhou o incidente.

Atualizado às 15h44min para correção.

PF e CGU fizeram buscas na sede da Prefeitura || Foto PF/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itacaré emitiu nota sobre a Operação Gênesis, da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União (CGU), que, nesta terça-feira (25), cumpriram mandados de busca e apreensão em repartições do governo municipal. A gestão afirmou que colabora com as investigações e assegurou o cumprimento de todas as ordens judiciais.

A Operação Gênesis investiga a prática dos crimes de fraude em licitação, peculato, corrupção e lavagem de dinheiro relacionados a contratos de fornecimento de materiais de construção firmados pela Prefeitura (leia mais aqui).

O governo municipal acrescentou que disponibiliza todos os documentos e informações solicitadas pelos investigadores. Leia a nota.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Itacaré informa que tomou conhecimento da Operação Gênesis, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União nesta terça-feira, 25 de novembro de 2025, que cumpriu mandados de busca e apreensão em setores da administração municipal e no distrito de Taboquinhas. A ação apura possíveis irregularidades em atos públicos realizados entre os anos de 2018 a 2024.

A administração reforça seu compromisso com a transparência e segue colaborando integralmente com as autoridades competentes, disponibilizando todas as informações e documentos necessários ao andamento das investigações.
A Prefeitura confia no trabalho da Justiça e espera que os fatos sejam esclarecidos com responsabilidade, lisura e total rigor.

Todas as medidas judiciais determinadas serão imediatamente cumpridas, em respeito ao interesse público e à integridade da gestão.

A Prefeitura de Itacaré reafirma seu compromisso com a ética, a legalidade e a correta administração dos recursos públicos.

Itacaré, 25 de novembro de 2025

Albert Queiroz

Secretário Municipal de Comunicação

Ederlan Santos, Weslen Pablo e Victor Gabriel serão julgados nesta terça-feira (25) :Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Começa nesta terça-feira (25), no Fórum Criminal de Dias D’Ávila, o julgamento de três acusados pelo assassinato da cantora gospel Sara Freitas Mariano. O crime aconteceu em 24 de outubro de 2023, na entrada do Povoado Leandrinho, no município da Região Metropolitana de Salvador.

Entre os acusados pelo assassinato estão o viúvo da cantora, Ederlan Santos Mariano, apontado como mentor do assassinato; Weslen Pablo Correia de Jesus e Victor Gabriel Oliveira Neves. Eles estão presos preventivamente e responderão por crimes de feminicídio executado por motivo torpe, meio cruel e sem possibilidade de defesa da vítima, de ocultação de cadáver e associação criminosa.

Sara Mariano foi morta em 2023 || Foto Redes Sociais

Segundo a denúncia do Ministério Público da Bahia (MP-BA, Sara Mariano foi assassinada com extrema violência. A vítima foi atraída sob falso convite para um evento religioso e executada com 22 golpes de faca, além de ter o corpo ocultado e queimado, segundo o MP-BA. As investigações apontaram que os acusados agiram de forma organizada, com divisão de tarefas, motivados por promessa de recompensa financeira e interesses ligados à carreira artística de um dos envolvidos.

Pelo crime, foi denunciado um total de quatro pessoas. Em 16 de abril deste ano, acatando a acusação do MP-BA, o Tribunal do Júri condenou Gideão Duarte de Lima a 20 anos, 4 meses e 20 dias de prisão pelos crimes de homicídio qualificado, ocultação de cadáver e associação criminosa. Ele foi o responsável por atrair a cantora até um local ermo, onde ela foi emboscada e assassinada.

Estado leiloa carros e outros itens || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Estado vai leiloar 180 lotes, compostos por itens como veículos, materiais eletrônicos, móveis de escritório, artigos de informática, além de trilhos ferroviários. O valor total dos bens foi avaliado em R$ 4,2 milhões. Os interessados em visitar os bens devem fazer agendamento prévio.

Os bens estão disponíveis para visitação em Ilhéus, Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras e Amélia Rodrigues. Os interessados devem conferir todas as informações sobre o Leilão no Edital 05/2025, disponível no portal ComprasNet.BA e no site do leiloeiro oficial.

A visita aos lotes poderá ser feita até o dia 5 de dezembro, apenas em dias úteis, nos horários estabelecidos no edital e mediante agendamento prévio pelo e-mail comissao.leilao@saeb.ba.gov.br ou pelos telefones (71) 98183-4104 e (71) 3117-8613. O Leilão está sendo organizado pela Secretaria da Administração (Saeb), por intermédio da Superintendência de Recursos Logísticos (SRL).

O leilão será realizado no dia 10 de dezembro, por meio do endereço eletrônico www.danielgarcialeiloes.com.br. Para participar do certame, os interessados devem realizar o credenciamento no mesmo site do leiloeiro. Propostas podem ser ofertadas antecipadamente, no ambiente virtual, sem prejuízo dos lances ofertados, no dia do certame.

Os vencedores devem efetuar o pagamento dos bens arrematados à vista, por pix, boleto, depósito ou transferência bancária, conforme orientações do leiloeiro. Também devem pagar ao leiloeiro, a título de comissão, 5% sobre o valor da arrematação.

Um dos destaques deste leilão são os veículos, que perfazem um total de 132 unidades, distribuídos entre carros, motos, caminhão, caminhonetes e até um trator. Os bens serão arrematados pelo maior lance ofertado. Os bens que serão leiloados não estavam mais sendo utilizados pelos órgãos públicos ou ultrapassaram o prazo máximo de utilização estabelecido pela legislação, como no caso dos veículos.

UFRB oferta vagas para curso a distância || Foto Luís sortes/MEC
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) abriu seleção para o novo curso de graduação em Sistemas de Informação na modalidade Educação a Distância (EaD). Os aprovados começarão a cursar no primeiro semestre do próximo ano.

São ofertadas 150 vagas nos polos de Feira de Santana (70 vagas), Ipirá (40 vagas) e Santo Amaro (40 vagas). As inscrições são gratuitas e vão até 10 de dezembro, por meio do preenchimento de formulário eletrônico, disponível aqui.

Podem concorrer candidatos que tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) em uma das seguintes edições: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023 e 2024 e, cumulativamente, tenham obtido nota acima de zero na prova de redação e demais áreas de conhecimento.

SELEÇÃO

A seleção dos candidatos será feita com base na média das notas obtidas em uma das edições do ENEM, entre os anos de 2015 e 2024, por curso. O resultado da seleção está programado para ser divulgado no dia 17 de dezembro de 2025, no site do PROSEL. Permanecendo vagas não preenchidas, a UFRB poderá fazer convocações adicionais, seguindo a ordem de classificação.

Para os candidatos convocados, a matrícula compreenderá duas etapas: a pré-matrícula, destinada ao envio dos documentos exigidos para ingresso na UFRB, via sistema online, e a confirmação de matrícula, destinada à obtenção do número de matrícula, também pelo sistema, no período de 26 de fevereiro a 2 de março de 2026.

As aulas estão previstas para começar em 16 de março de 2026. O curso será oferecido na modalidade EaD, com a realização de até 30% de atividades presenciais obrigatórias, desenvolvidas nos Polos de Apoio Presencial, de acordo com o planejamento e o Projeto Pedagógico. Acesse aqui o edital.

Incidente registrado hoje (24) na BR-415
Tempo de leitura: < 1 minuto

O rompimento de uma adutora lançou forte jato d’água em direção à pista da BR-415, trecho Ilhéus-Itabuna, nesta segunda-feira (24). O incidente ocorreu à tarde, próximo ao Eco Baba, e exigiu atenção redobrada de motoristas e motociclistas.

Ao PIMENTA, a Embasa afirmou que o rompimento foi provocado durante serviço de limpeza executado pela Prefeitura de Ilhéus. Equipe da concessionária esteve no local e já conteve o vazamento de água.

Instalação de equipamentos segue recomendação da Arsepi || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Tecgold Sistemas Ltda., responsável pela operação da Zona Azul em Itabuna, instalou parquímetros em cinco pontos do Centro para ampliar as opções de pagamento da tarifa, informou o superintendente da Arsepi, José Humberto Ramos Martins. A medida atende a uma determinação da Agência, motivada por reclamações de usuários sobre a falta de monitores suficientes para atender à demanda.

Segundo a Arsepi, os novos equipamentos reduzem transtornos, garantem maior autonomia ao motorista e modernizam a gestão do estacionamento rotativo. O órgão destacou ainda que os parquímetros podem ser integrados a sistemas digitais e aplicativos, ampliando as formas de pagamento e fiscalização.

O sistema oferece atualmente 1.350 vagas, das quais 70 são destinadas a idosos, 30 a pessoas com deficiência e 123 a motociclistas. Os parquímetros já estão em funcionamento na Avenida do Cinquentenário (números 193 e 1.295), Rua Almirante Barroso (892), Rua Mariá Ferreira (175) e Rua Adolfo Maron (67).

De acordo com o coordenador da Park Gold, Andrerlan Viana, o uso dos equipamentos é simples, com orientações afixadas nos próprios totens. O pagamento pode ser feito com cartão de débito, cartão de crédito ou moedas.

STF decide manter prisão de Bolsonaro || Foto Fábio Pozzebom/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal votou, nesta segunda-feira (24), pela manutenção da prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi detido no sábado (22), na casa dele em Brasília, após tentativa de violação de tornozeleira eletrônica e de convocação de ato público em frente ao condomínio onde reside, feita pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Responsável pela ordem de prisão, o ministro Alexandre de Moraes solicitou sessão extraordinária e submeteu o voto aos pares da 1ª Turma, hoje formada pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia. Todos acompanharam o voto do relator.

De acordo com Moraes, a pretexto de promover vigília em frente ao condomínio onde Bolsonaro mora, Flávio voltou a insuflar apoiadores do ex-presidente contra o Poder Judiciário, colocando em risco o iminente início do cumprimento da pena imposta pela recente condenação de Bolsonaro e aliados por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Para o ministro, eventual aglomeração em frente ao condomínio poderia suscitar risco de fuga.

“O conteúdo da convocação para a referida “vigília” indica a possível tentativa da utilização de apoiadores do réu JAIR MESSIAS BOLSONARO, em aglomeração a ser realizada no local de cumprimento de sua prisão domiciliar, com a finalidade de obstruir a fiscalização das medidas cautelares e da prisão domiciliar pela Polícia Federal e pela Polícia Polícia Penal do Distrito Federal”, escreveu Alexandre de Moraes.

Tempo de leitura: 4 minutos

Mesmo não valorizado e devidamente protegido, o patrimônio histórico e cultural da cidade é vasto.

 

Efson Lima | efsonlima@gmail.com

O município de Ilhéus será reconhecido, em breve, como a Capital Nacional da Rota do Cacau e do Chocolate. No Congresso Nacional tramita o Projeto de Lei nº 4.402/2023, de autoria da deputada federal Lídice da Mata (PSB-BA). Na Câmara Federal, o projeto recebeu parecer favorável do deputado Bacelar e, no Senado Federal, o senador Ângelo Coronel, relator da matéria, destacou a experiência da economia solidária, arranjo de agricultores familiares em torno da fábrica–escola Chocosol, implantada pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia na Uesc.

Na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, no Senado Federal, houve aprovação à unanimidade do projeto, e o prazo para recurso encerrou em 19/11/25, não havendo objeção de senadores. Agora, segue para a sanção presidencial. Portanto, a cidade de Ilhéus será contemplada com o título.

Não se pode negar que a existência de uma Rota do Cacau e do Chocolate permitiu a concessão do título a Ilhéus, mas o próprio nome evidencia que é uma estratégia coletiva da região que muito poderá favorecer a consolidação do turismo, especialmente, ao longo da BA 262 – “Estrada do Chocolate”, que liga Ilhéus a Uruçuca, uma rodovia que possui diversas fazendas de cacau e ainda parte de mata atlântica exuberante. Essas fazendas têm aberto suas porteiras para receberem turistas e visitantes.

Elas evidenciam o passado, mas também sinalizam para a produção de chocolate crescente na região, inclusive, reunindo mais de cem pequenas unidades produtivas e alcançando diversos municípios. Sendo assim, o Título de Capital da Rota do Cacau e do Chocolate põe em relevo a trajetória exitosa de uma rede de pessoas, empresas e instituições que enxergaram no cacau e nos seus derivados, como o chocolate de origem, um caminho criativo, sustentável e transformador para toda a Região, que durante anos produz e cada vez com mais profissionalismo e expertise, conforme aponta Alderacy Pereira da Silva Júnior, jornalista e filho do proprietário da Fazenda Esperança.

A concessão desse título impõe à necessidade de colocar em pleno funcionamento o Museu do Cacau, no centro de Ilhéus. Nele se fazem imprescindíveis investimentos dos governos estadual e federal para que o equipamento possa servir de atração turística e ser um espaço de estudo e valorização da identidade regional.

Ainda na “Estrada do Chocolate” se encontra- a Biofábrica de Cacau, que é símbolo de revitalização da lavoura do cacau, servindo de produção de mudas resistentes ao fungo da vassoura de bruxa. Por sinal, foi a primeira experiência no mundo voltada para a produção contínua e em larga escala de clones de cacaueiros. O Festival de Chocolate promovido anualmente na Princesa do Sul, no mês de julho, também se tornou um atrativo importante. Espera-se também um museu do chocolate que muito colaborará para o ecossistema turístico da região.

A Praça do Cacau, no bairro Cidade Nova, em Ilhéus, inclusive, tem uma plantação de cacau, precisa urgentemente ser recuperada. Quiçá, reproduzir nela, em miniatura, uma fazenda de cacau, como anteriormente havia e para onde diversos turistas eram levados pelas agências de viagens. Não se pode também deixar de citar as fazendas às margens da BR–415, inclusive, com a Uesc e a Ceplac. Essa última, como luta para sobreviver, poderia ser um espaço de constante visitação. Afinal, já foi um dos espaços de referência para a lavoura do cacau.

Ilhéus, internacionalmente, é conhecida como a cidade do cacau, cuja fama foi alargada e projetada pela vasta produção literária de Jorge Amado, que colaborou para internacionalizar o modo de produção da lavoura do cacau, o cultivo, as lutas pelas ocupações das terras e o progresso do sul da Bahia, especialmente, da Princesinha do Sul. Mesmo não valorizado e devidamente protegido, o patrimônio histórico e cultural da cidade é vasto, é possível visitar estruturas coloniais, como a Igreja Matriz de São Jorge, a Capela de Santana no Rio do Engenho e a Igreja de Nossa Senhora da Escada em Olivença. A cidade foi abençoada pela natureza: rios, praias e matas.

É importante destacar a luta do povo Tupinambá pela demarcação, que fez aparecer nos livros de história essa comunidade remanescente de povos originários, cujos apagamentos foram por diversas vezes tentados contra eles. Somam-se ainda comunidades quilombolas e terreiros de candomblé, respectivamente, Morro do Miriqui e o Matamba Tombeci Neto, de 1885; ou o abandonado Terreiro de Odé, no alto do Basílio, que possui quase dois hectares de mata no meio urbano. Então, Ilhéus tem uma vasto conjunto de elementos que podem ser explorados turisticamente, sem perder de vista a sustentabilidade e o respeito aos moradores.

Tudo isso permite reconhecer a cidade de Ilhéus, que, ao longo do século XX, foi a maior produtora de cacau do Brasil. Talvez, somente agora, esteja atenta para o que defendeu Milton Santos, no seu livro “Zona do Cacau”, em 1957: “A Bahia ainda não soube compreender a riqueza que tem e como poderia multiplicá-la, se convenientemente explorada.”

A Zona do Cacau respondia por mais da metade das receitas do Estado da Bahia e foi uma região agroexportadora, entretanto, a partir de 1995, precisou importar amêndoas de cacau para subsidiar a produção industrial local, e o Porto do Malhado se tornou um canal de importação. Infelizmente, a lavoura foi atacada pelo fungo da vassoura de bruxa, impactando negativamente no cultivo de cacau.

Efson Lima é doutor em Direito pela UFBA e membro da Academia de Letras de Ilhéus e da Academia Grapiúna de Artes e Letras.

Servidores aprovam greve durante assembleia || Foto Sindiacs/ace
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta segunda-feira (24), agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Itabuna decidiram que irão entrar em greve, por tempo indeterminado, a partir da próxima sexta-feira (28).

De acordo com o Sindiacs/ace, , a decisão unânime da assembleia “reflete a insatisfação da categoria diante da postura desrespeitosa da Prefeitura de Itabuna, que insiste em ignorar problemas básicos e urgentes enfrentados pelos trabalhadores”.

O Sindicato afirmou, em nota, que os principais problemas que motivaram a decisão pela greve são ausência de fornecimento de fardamento; recusa da Prefeitura em continuar a negociação do plano de cargos, carreiras e remuneração da categoria; e falta de equipamentos de proteção individual.

“O Sindiacs/ace reafirma sua disposição ao diálogo e espera que a Prefeitura de Itabuna retome imediatamente as negociações e apresente soluções efetivas para os problemas apresentados”, concluiu a entidade.

O PIMENTA entrou em contato com a Prefeitura de Itabuna e aguarda retorno. A matéria será atualizada para acrescentar as informações da gestão municipal, caso ela se manifeste.

Gerson Anunciação foi morto na Conquista, no sábado (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Delegacia Territorial de Ilhéus investiga a morte de Gerson Anunciação de Oliveira, de 57 anos, agredido na noite do último sábado (22), no bairro da Conquista. Segundo apurado, o autor do crime desferiu golpes na cabeça da vítima usando como arma um botijão de gás. Ao PIMENTA, a Polícia Civil informou que faz diligências para identificar o autor e a motivação do crime.

De acordo com o site Fábio Roberto Notícias, o principal suspeito do homicídio é um homem chamado Rogério Matias, conhecido como Binho Motoboy, que teria se envolvido em desavenças com a vítima.

IBGE abre inscrições em processo seletivo com vagas para Itabuna e Ilhéus || Foto Tânia Rêgo/A Brasil
Tempo de leitura: 2 minutos

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu inscrições para 9.590 vagas temporárias de trabalho para atuação nas pesquisas domiciliares, econômicas e geocientíficas. Para a Bahia, são 534 vagas para os cargos de Agente de Pesquisas e Mapeamento (APM) e Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ). A remuneração varia de R$ 2.676,24 a R$ 3.379, além de benefícios.

Para o cargo de Agente de Pesquisas e Mapeamento, há vagas para municípios como Ilhéus, Itabuna, Ipiaú, Itamaraju, Jequié, Juazeiro, Poções, Porto Seguro, Salvador, Senhor do Bomfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista. Para a função de Supervisor de Coleta e Qualidade, as oportunidades são para municípios como Barreiras, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Ipiaú, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

De acordo com o edital, além da remuneração, os contratados receberão auxílio alimentação (no valor de R$ 1.175); auxílio transporte; auxílio pré-escolar; férias proporcionais e 13º salário proporcional. A contratação deve ser pelo período de até um ano, mas ser prorrogada.

Os interessados podem se inscrever pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV) até as 23h59min do dia 11 de dezembro de 2025. A seleção envolve prova objetiva de múltipla escolha, que será aplicada no dia 22 de fevereiro de 2026, em todos os municípios em que há oferta de vagas. Pela manhã, será aplicada a prova para a função de APM e, à tarde, para a de SCQ.

Em todo o país, são 8.480 vagas para Agente de Pesquisas e Mapeamento, sendo 5.512 delas destinadas à Ampla Concorrência, 2.120 às pessoas autodeclaradas pretas ou pardas (25%), 254 às indígenas (3%), 170 aos quilombolas (2%) e 424 às pessoas com deficiência (5%). A remuneração é de R$ 2.676,24.

Já para Supervisor de Coleta e Qualidade (SCQ), são ofertadas 1.110 vagas temporárias. São 715 vagas destinadas à Ampla Concorrência, 275 às pessoas autodeclaradas pretas ou pardas (25%), 33 às indígenas (3%), 22 aos quilombolas (2%) e 55 às pessoas com deficiência (5%). A remuneração é de R$ 3.379. Acesse aqui para se inscrever.

Prorrogadas as inscrições em programa de habitação rural na Bahia || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Governo do Estado prorrogou para até o dia 28 deste mês de novembro as inscrições no edital que contempla a construção de 3 mil casas rurais na Bahia. As propostas devem ser inscritas por Organizações da Sociedade Civil no endereço eletrônico data.car.ba.gov.br/smi.

De acordo com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), as casas terão cerca de 64 m², com três quartos, sala-cozinha, banheiro, área de serviço e varanda, além de soluções de abastecimento de água e energia. As construções serão acompanhadas de um Projeto de Trabalho Social (PTS), que irá apoiar as famílias beneficiárias na gestão do empreendimento e no fortalecimento comunitário.

O edital integra o Programa Estadual de Habitação Rural Minha Casa Minha Vida – Bahia (MCMV-BA), criado em 2024 com o objetivo de ampliar o acesso à moradia digna para famílias do campo, reduzir o déficit habitacional, melhorar a qualidade de vida e fortalecer a permanência das comunidades em seus territórios tradicionais.

As Organizações da Sociedade Civil (OSC) selecionadas irão firmar Termos de Fomento com a CAR. Cada proposta poderá contemplar até 30 unidades habitacionais, sendo vedada a seleção de uma única entidade para executar mais de 150 casas. As propostas deverão incluir o projeto de engenharia e o plano de trabalho social.

O resultado preliminar da seleção será divulgado em 24 de janeiro de 2026. O edital completo, com anexos e modelos necessários para a inscrição, está disponível no site da CAR: www.car.ba.gov.br.

Novos preços de pedágios começam a valer neste sábado (22)
Tempo de leitura: < 1 minuto

As tarifas de pedágio da BA-099 serão reajustadas em 5,13% a partir deste sábado (22), segundo a Concessionária Litoral Norte (CLN). O ajuste anual foi calculado com base no Índice de Preços ao Consumidor (IPCA) e passa a valer em todo o trecho de 217 quilômetros administrado pela empresa, entre Lauro de Freitas e Jandaíra, na divisa com Sergipe.

As tarifas variam conforme o tipo de veículo. Com a atualização, o valor para carros de passeio sobe para R$ 9,80 em dias úteis e R$ 14,70 em feriados e fins de semana. Motocicletas pagarão R$ 4,90 e R$ 7,40, respectivamente.

Caminhões leves, ônibus, caminhão-trator e furgões pagarão R$ 19,70 nos dias úteis e R$ 29,50 nos feriados. Veículos com reboque ou semi-reboque e caminhões de maior porte terão valores entre R$ 14,70 e R$ 59 nos dias úteis, chegando a R$ 88,50 nos períodos de maior fluxo.

A CLN afirma que o reajuste segue o contrato de concessão e busca manter o equilíbrio econômico da operação, responsável pela manutenção e serviços oferecidos na rodovia.