Roger e Padre entre os demitidos pela Rede Bahia|| Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Neste final de ano, o clima natalino foi substituído pela apreensão na TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia. Nesta segunda-feira (1º), funcionários, alguns com mais de 20 anos de empresa, foram comunicados sobre desligamentos. Entre os demitidos estão o repórter e apresentador Roger Sarmento e o cinegrafista Edilson Padre, dois profissionais dos mais antigos do grupo de comunicação.

Profissional muito competente e ético, o jornalista Roger Sarmento estava na TV Santa Cruz há 22 anos. Com mais de 50 anos de idade, ele estava em contagem regressiva para se aposentar. Foi surpreendido meses depois de ter o rosto estampado em outdoors na campanha institucional da TV para promover os telejornais no sul e extremo-sul da Bahia.

Roger Sarmento começou a carreira no rádio, com passagens por jornal impresso em Itabuna e emissoras de TV, como Cabrália e Sul Bahia. Ele era titular absoluto do BA-TV, mas atuava também no Bahia Meio Dia e fazia matérias de rua e reportagens especiais.

Roger Sarmento se despediu da TV Santa Cruz com poucas palavras. “Com honra e sentimento de dever cumprido que hoje encerro o ciclo profissional mais longo vivido por mim, até aqui. Foram 22 anos como repórter e apresentador da TV Santa Cruz. Mas todo final é também um recomeço. É desse jeito minha disposição para vida. E com Jesus, tudo que é bom a gente alcança”. Também agradeceu a parceria com a responsável pelo jornalismo na Santa Cruz, Rinara Luz.

O jornalista recebeu palavras de apoio e reconhecimento de colegas de profissão, como Olga Amaral, Luísa Couto, Alanna Sousa, Aracelly Romão, Nanci Macedo e Wadson Santos. “A nossa ficha vai custar a cair. Mas eu tenho certeza que sua nova jornada vai ser próspera! Você é uma pessoa iluminada, inteligente demais e desenrolado. Você vai dar conta do que vier e Deus vai continuar te conduzindo. Espero que esteja com o coração em paz. Te admiro muito e desejo sucesso”, escreveu a apresentadora Aracelly Romão.

MAIS DEMITIDOS

Dentre os demitidos nesta segunda-feira também estão o repórter e editor de texto Abel Dias, que havia sido recontratado há pouco mais de 2 anos, e o competente e correto Edilson Padre, um dos mais antigos cinegrafista da TV Santa Cruz. Muito querido pelos colegas, Padre já estava aposentado.

A onda de demissões na Rede Bahia começou em abril deste ano, com os desligamentos das repórteres Taísa Moura e Kátia Petersen, que estavam na empresa desde 2010 e 2011, respectivamente. Elas atuavam no extremo-sul da Bahia, cobrindo principalmente Eunápolis, Porto Seguro, Itamaraju e Teixeira de Freitas. Novas demissões voltaram a ocorrer em outubro, novembro e, agora, em dezembro. Foram, pelo menos, 10 desligamentos neste ano.

O clima é de apreensão nos bastidores da TV Santa Cruz, com os rumores de mais desligamentos nos próximos dias, quase véspera do Natal. Um final de ano bem triste para a comunicação do sul da Bahia.

Previsão de pancadas de chuva para Itabuna nas próximas horas || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira (1º), alerta de possibilidade de chuvas para o sul, extremo-sul e sudoeste da Bahia. De acordo com a previsão, pode chover até 50 milímetros nesta terça-feira (2) em municípios, como Almadina, Aurelino Leal, Ilhéus, Arataca, Barro Preto, Buerarema, Camacã e São José da Vitória.

Ainda no sul da Bahia, pode ocorrer pancadas de chuvas em Canavieiras, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Ibicaraí, Ipiaú, Itabuna, Itagibá, Itaju do Colônia, Itajuípe, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia e Una. No extremo-sul do estado, deve chover em Alcobaça, Belmonte, Caravelas, Eunápolis, Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itamaraju, Porto Seguro e Teixeira de Freitas.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê chuvas também para o sudoeste, em municípios de Brumado, Itambé, Itarantim, Jequié, Jucuruçu e Santa Maria da Vitória. A previsão é que o volume de chuva não deve causar grandes alagamentos, mas a população deve ficar atenta. Caso de necessidade, deve acionar a Defesa Civil de seu município.

Empresa asfaltará ruas que dão acesso à Feira do São Caetano, em Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna homologou, nesta segunda-feira (1º), o resultado da Concorrência Eletrônica nº 0006/2025, destinada à contratação de empresa especializada para execução de obras de recapeamento asfáltico no município. O serviço será executados nas ruas em torno da Feira do São Caetano, que passa por requalificação e deverá ser entregue até o final deste ano, pela Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pela reforma do equipamento público.

De acordo com o Termo de Adjudicação e Homologação, publicado pela Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo, o processo administrativo (169.506/2025) foi conduzido com base na Lei nº 14.133/2021 e teve como vencedora a Construtora Alves Carvalho Ltda. O contrato ficou em R$ 300 mil.

A decisão levou em consideração o relatório da Comissão Especial de Contratação de Obras e Serviços de Engenharia, que analisou proposta de preço e documentação de habilitação da empresa. Não houve registro de recursos administrativos contra o resultado do julgamento. Com a homologação, a Secretaria de Infraestrutura deve agora convocar a construtora para assinatura do contrato e início da execução.

Conselho extingue obrigatoriedade de autoescola para CNH || Foto Antonio Cruz/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou, nesta segunda-feira (1º), mudança no processo para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Com a nova resolução, o candidato deixa de ser obrigado a frequentar aulas em autoescola para fazer os exames exigidos para a CNH. A medida começará a valer após publicação no Diário Oficial da União.

Mesmo com a flexibilização, continuam obrigatórias as avaliações teórica e prática para concessão do documento. O texto prevê ainda oferta de curso teórico gratuito e on-line, abrindo caminho para diferentes formas de preparação do candidato. Quem desejar permanecer no modelo tradicional poderá recorrer às autoescolas normalmente.

O Ministério dos Transportes aposta na mudança como forma de facilitar o acesso à habilitação. Levantamento da Secretaria Nacional de Trânsito aponta que cerca de 20 milhões de pessoas dirigem sem autorização legal e outras 30 milhões, mesmo aptas pela idade, deixam de tirar o documento devido ao custo considerado alto no modelo vigente.

Com a resolução, Governo Lula projeta redução no valor final do processo e maior alcance para quem está fora do sistema formal de formação de condutores. A proposta vinha sendo discutida desde o primeiro semestre e agora segue para implementação nacional.

Previsão é de que ordem de serviço para obras de abastecimento de água seja assinada em janeiro || Foto Sucom Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

O processo para implantação do Sistema de Abastecimento de Água tratada nos distritos de Inema e Pimenteira, em Ilhéus, chegou à fase de revisão do estudo hidrológico, etapa necessária para que a Embasa emita a Ordem de Serviço. A previsão é de que a autorização oficial para o início da execução do projeto seja publicada até 26 de janeiro de 2026.

A contratação do projeto básico ocorreu em 8 de fevereiro de 2025 e foi publicada no Diário Oficial do Estado em 11 de fevereiro. O serviço, orçado em R$ 177.116,09, ficou sob responsabilidade da empresa Jota Barros Projetos e Assessoria Técnica Ltda., com prazo de até 300 dias para conclusão. O sistema de abastecimento de água tratada é uma reivindicação antiga das comunidades rurais de Ilhéus, especialmente de regiões mais afastadas.

A articulação para garantir o avanço dessa obra integra a atuação da vereadora ilheense Enilda Mendonça (PT), que tem acompanhado de perto cada etapa do processo, em parceria com o deputado federal Josias Gomes (PT) e a deputada estadual Fátima Nunes (PT). O trabalho conjunto também contempla o sistema de abastecimento para Banco do Pedro e Castelo Novo, que beneficiará cerca de 900 famílias. Em Banco do Pedro, a primeira etapa da obra está em fase de conclusão, com o cadastramento das novas ligações de água em andamento.

Para a vereadora Enilda Mendonça, a atualização do estudo hidrológico e a previsão da Ordem de Serviço representam passos concretos rumo à universalização do acesso à água tratada nas comunidades rurais. Segundo ela, garantir esse direito essencial é prioridade e resultado de uma articulação contínua com o Governo do Estado e seus mandatos parceiros.

Paloma Amado, Elisa Oliveira e Bela Gil durante conversa na Flicacau || Foto Márcio Araújo/Divulgação
Tempo de leitura: 3 minutos

A escritora Paloma Jorge Amado e a nutricionista e chef de cozinha Bela Gil participaram, neste sábado (29), da roda de conversa Narrativas de uma cozinha afetiva, com mediação da professora, escritora e filósofa Elisa Oliveira. O bate-papo foi um dos pontos altos da Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau), que ocupou por três dias o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna.

Filha de Jorge Amado (1912-2001), mestre da literatura universal, Paloma tem dois livros dedicados às comidas que aparecem nas obras do pai: A comida baiana de Jorge Amado (1994) e As frutas de Jorge Amado (1997). Neles, além de compilar receitas, discutiu o papel dos alimentos na prosa amadiana. “Jorge Amado fez seus personagens comerem a melhor comida, a comida com mais saudade, ou, nos casos de tristeza profunda, a falta da comida e o não comer”, disse a autora.

O mestre itabunense, segundo a filha, sempre dizia que a melhor forma de expressar o amor é dar de comer. “É a expressão primária do amor. Você pega seu bebê no colo, leva ao peito e dá de comer. Começam daí as nossas boas memórias do paladar”, disse Paloma.

MEMÓRIAS COMUNS

A conversa permitiu que Paloma Amado e Bela Gil descobrissem que têm mais comum do que imaginavam. Além de filhas de dois dos maiores artistas que já pisaram na Terra, ambas descendem de avós maternas de origem italiana.

“Descobri que temos uma similaridade em relação à ancestralidade, que é essa mistura da Bahia com a Itália”, disse Bela. “Também cresci numa casa com muita comida baiana, de candomblé e muita comida italiana, que minha avó fazia bastante. A macarronada do domingo e o capelete do final de ano se misturavam ali no acarajé, vatapá, caruru”, complementou.

Também descobriram que têm em comum a paixão por pitanga. “É minha fruta preferida da vida”, revelou Bela Gil. Paloma contou que, em visita recente à Casa do Rio Vermelho, em Salvador, onde morou com os pais, pediu que a administração do espaço – hoje um museu – plantasse pés de pitanga na área verde do imóvel. Disse que as memórias comendo a fruta colhida na hora é uma das melhores da vida.

Trio conversou sobre memórias afetivas ligadas à alimentação || Foto Márcio Araújo/Divulgação

Bela Gil aproveitou o exemplo da fruta preferida para falar sobre a importância da conservação e transmissão de saberes ligados aos alimentos e modos de preparo. Segundo a pesquisadora, a pitanga está sumindo e corre risco de extinção. Também citou relatos nostálgicos sobre comidas que fizeram parte da vida das pessoas, mas desapareceram do cotidiano delas:

– Se a gente não consumir esses alimentos – ou não compartilhar esses saberes – eles vão se perder. A minha fala é um convite a pensar sobre alimentos, preparos e saberes que a gente quer preservar, passar para frente e recuperar. Digo isso porque a minha fruta predileta da vida é pitanga. Só que pitanga está em risco de extinção.

CHOCOLATE NA PRISÃO

Registro de Jorge e Gil comendo juntos || Foto Acervo dos Gil

A relação de Gilberto Gil com a alimentação macrobiótica começou em 1968, quando foi preso pela ditadura empresarial-militar, contou Bela Gil. Na cela, em um endereço do Exército na cidade do Rio de Janeiro, leu publicação sobre a dieta que fazia a cabeça de John Lennon (1940-1980) e Yoko Ono. O músico baiano se aprofundou no assunto e, ainda na cadeia, passou a priorizar alimentos como frutas, grãos integrais e leguminosas.

Bela afirma que a macrobiótica mudou a vida do pai, o que também viria a influenciar as escolhas dela na própria vida e na gastronomia. Nesse momento, Paloma Amado fez um aparte:

– Fui visitar o Gil na prisão levando dois livros e chocolates que papai mandou para seu pai. Eu acho que, mesmo entrando na dieta macrobiótica, ele comeu o chocolate.

– Isso eu posso afirmar porque, mesmo nas épocas mais radicais de macrobiótica, ele nunca largou o chocolate da mesinha de cabeceira. E eu peguei esse hábito, ou vício, porque sou uma chocólatra assumida – confessou Bela Gil.

QUEM FAZ

Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Flicacau teve patrocínio do Governo do Estado da Bahia. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Secretaria Estadual de Educação (SEC) e da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA). Contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A Seneh Comunicação & Projetos foi responsável pela concepção e execução da Festa.

Bel, Ize e Danley agitam fim de tarde deste domingo (30) no Fachada, no Pontal |
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora e compositora Ize Duque se apresenta hoje (30), a partir das 17h, no Fachada Lounge Bar, em Ilhéus. O pôr do sol musical terá ainda os DJs Danley e Bel.

O ingresso custa R$ 20 e pode ser adquirido no local. O Fachada fica na Nova Brasília, ao lado da Maramata, no Pontal, diante da foz do Rio Cachoeira, da ponte Jorge Amado e do Morro de Pernambuco.

Ilhéus perde Mãe Carmosina || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus perdeu, neste sábado (29), a Mãe de Santo Carmosina Mota de Souza Santos, mais conhecida como Mãe Carmosina, de 108 anos. Nascida no município de Itaquara, no sudoeste da Bahia, em 1917, a liderança religiosa morreu de causas naturais, na casa de uma neta, na madrugada de hoje, no bairro São Miguel.

Líder do terreiro de Umbanda Sultão das Matas, no bairro Malhado, Mãe Carmosina teve 4 filhos. O corpo dela está sendo velado na Rua Severino Vieira, no mesmo bairro onde ela mantinha o terreno. O sepultamento do corpo da religiosa será neste no domingo (30), a partir das 9h, no Cemitério Batista, no bairro Pontal.

Por meio de nota, a Prefeitura de Ilhéus manifestou “profundo pesar pelo falecimento da querida Mãe Carmosina. Destaca que ela foi uma figura importante para as tradições religiosas da cidade e referência, reconhecida pelo acolhimento, pela fé e liderança espiritual que exerceu ao longo de toda a sua vida”.

Afirma ainda que a trajetória de Mãe Carmosina deixa “um legado de respeito, devoção e cuidado com a comunidade, que seguirá vivo na memória dos filhos, netos, bisnetos e de todos que tiveram o privilégio de conviver com ela. A Prefeitura de Ilhéus se solidariza com familiares e amigos, desejando força e conforto neste momento de profunda dor”.

Ponte do Rio Jequitinhonha será liberada em dezembro para carros pesados || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha deve ser liberada nos próximos dias para o tráfego de veículos pesados. Atualmente, esses veículos utilizam o desvio da Veracel, o que tem deixado a viagem mais longa e perigosa, pois um trecho da estrada não tem asfaltamento.

A liberação da ponte em Itapebi ocorrerá, segundo o DNIT, depois da conclusão das obras emergenciais para reforçar a estrutura da ponte. “Esse reforço da ponte existente permitirá a liberação do tráfego para ônibus e veículos de carga, cujo peso será definido após a conclusão dos serviços. Com a conclusão, parte significativa dos veículos deixarão de usar o desvio da Veracel”, explica o Superintendente Regional da Bahia, Roberto Alcântara.

A estrutura sobre o Rio Jequitinhonha foi interditada inicialmente em maio para inspeções e ensaios que identificaram a necessidade tanto de restringir o tráfego quanto de iniciar a construção de uma nova travessia. A ponte está operando em sistema de Pare e Siga, com velocidade máxima de 40 km/h. É autorizada apenas a passagem de motocicletas, carros de passeio, vans de passageiros e veículos de serviço emergencial, como ambulâncias e viaturas policiais.

A nova ponte, que será construída ao lado da atual, terá cerca de 510 metros de extensão, faixas duplicadas e capacidade ampliada. As obras de fundação já estão em andamento, com entrega prevista para 2026, conforme o Ministério dos Transportes. O investimento do Governo Federal será R$ 104,7 milhões. Os trabalhos têm prazo contratual de execução de um ano a partir da emissão da decretação da emergência.

Na quinta-feira (27), o diretor do DNIT, Fábio Nunes, fez mais uma vistoria na ponte sobre o Rio Jequitinhonha, no km 661,72 da BR-101, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia, para verificar o andamento das obras emergenciais.

Ação de inteligência da Polícia Civil leva à prisão de chefe de esquema em Salvador || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Criminoso suspeito de planejar e ordenar ataques a farmácias de Salvador e roubar canetas emagrecedoras foi preso pela Polícia Civil, na madrugada deste sábado (29), na capital baiana. A ação foi cumprida por equipes do Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), por meio da Coordenação de Operações, Agência de Inteligência e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).

Atividades investigativas dos policiais do Deic auxiliaram na prisão do acusado, que se escondia em um motel localizado no bairro do Costa Azul. O homem teve dois mandados de prisão cumpridos, ambos por crimes contra o patrimônio. Ele era responsável por ordenar e planejar os roubos, desde a saída de criminosos em motocicletas, tipos de alvos e das medicações.

O acusado também tem passagens por práticas criminosas de estelionato, porte ilegal de arma de fogo, tráfico de drogas e roubo. O Deic mantém ações de inteligência e operações de campo, voltadas à identificação e prisão de todos os demais envolvidos com os furtos e roubos a estabelecimentos farmacêuticos.

Parceiros do Banco de Sangue receberam selo Amigos da Santa Casa || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Santa Casa de Misericórdia de Itabuna promoveu, nesta sexta-feira (28), o Simpósio de Qualidade e Segurança Transfusional do Sul da Bahia, com a participação de doadores de sangue, profissionais de saúde, gestores municipais, colaboradores, representantes de escolas, instituições e empresas parceiras do Banco de Sangue. O evento, no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, integrou a programação do Mês do Doador, campanha de mobilização para a doação de sangue.

O Simpósio de Qualidade e Segurança Transfusional foi aberto pelo provedor da Santa Casa, Francisco Valdece, que apontou a importância dos voluntários e parceiros para realização de cirurgias e a manutenção do tratamento de centenas pacientes oncológicos do sul, baixo-sul, extremo-sul e parte do sudoeste da Bahia. “A referência do nosso Banco de Sangue deve-se à qualidade do atendimento, parceiros e voluntários, que doam um pouco de seu tempo e de sangue para salvar vidas”, disse.

Responsável técnica pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna, a médica Regiana Quinto falou do uso racional do sangue e da hemovigilância. Ela citou os cuidados para assegurar que o paciente receba a quantidade certa de sangue e tenha o tratamento com sucesso. Além disso, a médica pediu mais apoio dos municípios para garantir o estoque suficiente para abastecer os hospitais do sul da Bahia.

Já o coordenador do Banco de Sangue, Jerônimo Mendonça, apresentou indicadores com a quantidade de voluntários e a destinação do sangue coletado. A unidade é responsável pelo fornecimento a hospitais de Itabuna, Camacã, Gongogi, Gandu e Ipiaú, dentre outros municípios. “São centenas de bolsas de sangue que coletamos e disponibilizamos para procedimentos de alta complexidade nos hospitais. São para a assistência a pacientes do sul da Bahia e de outras regiões do estado”.

O coordenador de captação do Banco de Sangue, Rosildo Ribeiro, chamou a atenção dos participantes para as dificuldades de manter o estoque mínimo. Ele informou que o movimento de voluntários na unidade caiu desde o início da pandemia da Covid e que nunca mais foi o mesmo. “Vem aumentando lentamente e está muito longe do ideal. Hoje, coletamos entre 800 e 900 bolsas de sangue mensais, mas para ter um estoque ideal seriam necessárias cerca de 1200 bolsas”, pontuou.

AMIGOS DA SANTA CASA

O Simpósio de Qualidade e Segurança Transfusional do Sul da Bahia foi encerrado com a entrega do Selo Amigos da Santa Casa aos representantes de municípios, como Camacã, Itaju do Colônia Uruçuca; e de empresas como TV Santa Cruz, Grupo Pai Mendonça, Colégio Divina Providência, Ieprol, Sicredi e Unimed. O Selo também foi entregue a representantes de instituições como o 15º Batalhão da Polícia Militar, Rotary Club Itabuna, Colégio da Polícia Militar, Hospital de Base e Tiro de Guerra.

O evento contou ainda com a participação da prefeita de Uruçuca, Magnólia Barreto, do vice-prefeito de Itabuna, Júnior Brandão, e do vice-presidente da Câmara de Vereadores de Camacã, João Alves Amorim, o João da Saúde, dentre outros convidados. “Essa parceria do nosso município com o Banco de Sangue é essencial para a assistência da nossa população”, afirmou Magnólia Barreto.

Marcha para Jesus reúne nomes do cenário gospel em Uruçuca || Reprodução
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uruçuca entrou em contagem regressiva para um dos eventos religiosos mais esperados do ano. A Marcha para Jesus – Crito Vem 2025 será neste sábado (29), a partir das 18h, na Praça do Ferreirão, quando a população também assistirá a grandes shows de estrelas gospel.

Alef Nascimento, Jefferson Melquisedeque, Samuel Eleotério, Banda Renovação e Harmonia Divina e participação do Pastor Fábio Rodrigues serão as atrações musicais da noite de louvor.

O encontro busca fortalecer laços espirituais e promover ambiente de esperança e comunhão. A organização convida famílias, igrejas e toda a comunidade para participar desse grande mover espiritual. O evento traz como reflexão o versículo de Apocalipse 3:11: “Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.”

Ivete Sangalo se separa de Daniel || Foto Márcia Piovesan
Tempo de leitura: < 1 minuto

A cantora Ivete Sangalo e o nutricionista Daniel Cady anunciaram, na noite desta quinta-feira (27), que não são mais um casal. Eles estavam juntos desde 2008, mas se casaram em 2011. O comunicado foi publicado pelos dois nas redes sociais deles, que são pais de Marcelo, de 16 anos, e das gêmeas Marina e Helena, de 7.

Ivete Sangalo e Daniel Cady informaram que a decisão foi tomada, “de forma conjunta e madura”, em respeito à história construída pelos dois ao longo dos anos de casamento.  Eles não informaram o motivo da separação, mas indicaram que seguiram amigos.

Comunicado de Ivete e Daniel

Eles acrescentam ainda que “temos uma trajetória que nos orgulha, de muito amor, seguiremos sempre sendo uma família. Precisamos de respeito com esse momento. Pedimos privacidade para atravessar essa transição da maneira mais serena possível. Seguimos unidos no que realmente importa: preservar nosso afeto e o bem-estar dos nossos filhos”.

Grupo faz apresentação no centro de Ilhéus|| Foto Larissa Paixão
Tempo de leitura: 2 minutos

O Maracatu Estrela de Serra promoveu, na quarta-feira (26), um cortejo pela Avenida Canavieiras, em Ilhéus. A apresentação foi parte das celebrações do Mês da Consciência Negra. O desfile, que levou às ruas a força da cultura afroindígena, mobilizou a comunidade e promoveu um encontro vibrante entre ancestralidade, educação e arte.

Antes de chegar ao trajeto principal, o grupo fez duas paradas. Uma na Escola Municipal Heitor Dias e outra no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), onde se apresentou para cerca de 500 estudantes. Entre objetivos das apresentações estão aproximar jovens das tradições do maracatu nação, fortalecer vínculos comunitários e ampliar o alcance educativo do projeto “Maracatu Estrela nas Escolas: A Dança como Ferramenta de Descolonização”.

A alegria do Maracatu “invade” escolas em Ilhéus || Foto Larissa Paixão

O cortejo foi acompanhado pelo pulsar feminino que sustenta o grupo: batuqueiras e dançarinas de cidades, como Ilhéus, Uruçuca, Itacaré, Maraú e Itabuna. Elas formam o núcleo rítmico e político do Estrela de Serra. Mais do que uma apresentação artística, a participação do maracatu nas escolas e nas ruas se consolidou como uma ação de fortalecimento da identidade negra, da memória ancestral e da valorização da cultura popular.

As atividades do projeto nas escolas — que envolvem aulas de dança, ensaios percussivos e rodas de conversa — reforçam o caráter educativo e descolonizador da proposta idealizada por Neide Rodrigues. Os encontros estimulam o reconhecimento das ancestralidades afro-indígenas e discutem temas como racismo estrutural, espiritualidade, corporeidade e resistência cultural, ampliando a consciência crítica dos estudantes.

Grupo de Serra Grande se apresenta para estudantes em Ilhéus || Foto Larissa Paixão

Fundado em 2016, na vila de Serra Grande, em Uruçuca, pela arte-educadora pernambucana Ana Diniz, mestra e dirigente espiritual do grupo, o Maracatu Estrela de Serra carrega influências diretas do Maracatu Estrela Brilhante do Recife, onde Ana vivenciou cerca de dez anos de aprendizado e convivência com a tradição pernambucana.

Em Ilhéus, o grupo reafirmou sua identidade enquanto maracatu nação, trazendo sua Kalunga — a boneca sagrada que conecta o cortejo à ancestralidade — e sua corte real, composta por figuras tradicionais, entre elas a Rainha Neide Rodrigues, descendente da linhagem do Terreiro Matamba Tombenci Neto.

Dirigentes de Santa Casa, prefeito José Ronaldo e governador Jerônimo Rodrigues em assinatura de convênio || Foto Feijão Almeida/GovBA
Tempo de leitura: 3 minutos

Na manhã desta quinta-feira (27), em Feira de Santana, foi assinado convênio que viabiliza o início das obras do Hospital Baiano de Oncologia, ligado à Santa Casa de Misericórdia do município. O ato, que contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e da secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, marcou o Dia Nacional de Combate ao Câncer e, para a gestão estadual, reforçou o papel de Feira de Santana como polo regional de serviços de alta complexidade.

O governador Jerônimo Rodrigues afirma que o novo hospital é resultado direto da cooperação entre Estado, Município, Santa Casa e bancada federal. “O Estado investe no SUS, junto com os empresários, com o município, para garantir um hospital de ponta. Isso economiza 200 quilômetros de ida e volta de Salvador. Meu sentimento é de muita alegria. Eu presenciei o câncer na minha família e eu sei o que é isso. Perdi um sobrinho, perdi meu pai. Então eu sei e essa agenda é para gente cuidar, principalmente, das pessoas mais pobres”, destacou.

Para Zaine Oliveira, de 32 anos, que começou o tratamento de um câncer colorretal aos 29 anos, o investimento ampliará o acesso ao diagnóstico precoce. “Eu fui diagnosticada com câncer colorretal em metástase e em estágio quatro. Por isso, eu acho extremamente importante a descoberta de forma precoce. Eu faço quimioterapia há três anos e seria impossível financeiramente, mas o SUS dispôs o melhor. Essa unidade será a oportunidade de ter mais um serviço de qualidade, com profissionais de excelência em Feira de Santana”, analisou.

O convênio viabiliza a primeira etapa do projeto, com 90 leitos, sendo 20 de UTI, seis salas cirúrgicas e um centro de bioimagem integrado à atual estrutura da Santa Casa. O investimento total é de R$ 91 milhões, sendo R$ 34 milhões do Governo do Estado, R$ 26 milhões de emendas parlamentares da bancada federal, R$ 10 milhões de emenda individual do deputado federal Zé Neto e R$ 21 milhões de empresários em parceria com a prefeitura. O município será responsável pelo custeio mensal da unidade, estimado em R$ 5 milhões.

Leia Mais