Projeto em Ilhéus amplia as formas de pagamento de recarga de cartão || Foto Ilustrativa
Tempo de leitura: < 1 minuto

O usuário de transporte coletivo em Ilhéus poderá usar cartões de crédito ou débito e até o Pix para fazer a recarga do cartão de passagem do transporte municipal. O Projeto de Lei 195/2025 foi aprovado pela Câmara de Vereadores em sessão nesta quarta-feira (26) e passará a valer assim que sancionado pelo prefeito Valderico Reis (UB). Até hoje, a recarga é feita somente com dinheiro em espécie.

A proposta aprovada é de autoria do vereador Ederjúnior Anjos (Rep), para quem a medida facilita o acesso ao serviço, reduz filas e moderniza o sistema de bilhetagem, promovendo inclusão e eficiência. “A tecnologia pode e deve ser um facilitador para a vida das pessoas, gerando comodidade, praticidade e segurança, e é dever do Poder Público garantir essas condições aos usuários do sistema de transporte”, afirmou.

A proposta ainda veda a cobrança de qualquer taxa adicional ou valor mínimo para utilização das novas formas de pagamento. Em casos de descumprimento das regras, advertências e/ou multas poderão ser aplicadas à Associação de Transportes de Ilhéus (Atranspi).

Arnaldo Antunes participa da 1ª roda de conversa da Flicacau, hoje (27), às 19h, em Itabuna || Foto Rovena Rosa/ABr.
Tempo de leitura: 6 minutos

Mais conhecido pelo sucesso da carreira musical, Arnaldo Antunes tem trajetória consagrada na literatura, que já lhe rendeu três prêmios Jabuti (1993, 2016 e 2022). Habitante da linguagem com estilo inventivo e inconfundível, o ex-Titãs é o convidado especial da primeira mesa da Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau), nesta quinta-feira (27), às 19h, no Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna. Ao lado dos escritores Jorge Araújo e Daniel Thame, ele participa da roda de conversa A Mãe Terra não para de mandar sinais.

Mas a programação da primeira Flicacau começa antes, às 14h, com a apresentação de fanfarra de estudantes da rede estadual de ensino, seguida do lançamento do livro Pequenos Autores Grapiúnas, coletânea de textos de alunos de escolas municipais de Itabuna, às 14h30min. Já às 17h, o espetáculo Cabruca dá as boas-vindas ao público da Festa, que terá seu ato oficial de abertura na sequência, às 18h (confira a programação completa ao final do texto).

Com atividades também ao longo de toda a sexta-feira (28) e sábado (29), guiadas pelo tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Flicacau terá mesas de discussão, intervenções que mesclam teatro a outras linguagens artísticas, como dança, contação de história e shows musicais. Tudo pensado em cada detalhe pelo time de curadoras formado por Dinalva Melo, Camila Gusmão, Rita Argollo, Bárbara Falcón e Bruna Setenta, e a jornalista Vanessa Dantas, uma das organizadoras e mediadoras do evento.

Todos os cinco espaços do evento – Jorge Amado, Estação Juventuves, Flicauzinha, Bahia Literária e Casa dos Autores Baianos(as) – terão indicação etária livre, acessibilidade com rampas e intérpretes de Libras posicionados para a plateia. Produtores estarão presentes em cada ambiente para acompanhar pessoas com deficiência e oferecer informações. E, claro, todas as atrações com entrada franca.

Um mosaico com parte dos convidados que vão povoar a Flicacau || Fotomontagem Divulgação

A Flicacau firmou parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que vai prestar serviço de coleta seletiva, ajudando o evento a reduzir seu impacto ambiental e a fomentar uma atividade que dá sustento a dezenas de famílias itabunenses.

Outro compromisso da Festa Literária da Região Cacaueira é com a promoção de debates urgentes sobre conservação ambiental, afirmação de identidades dissidentes, lutas dos povos originários e minorias políticas, reconhecimento de saberes ancestrais e inserção das infâncias e juventudes no mundo da literatura.

O evento também é um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia viajar Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.

A Flicacau tem patrocínio do Governo do Estado. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura (SecultBA), e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A realização é da Seneh Comunicação & Projetos.

PROGRAMAÇÃO

ESPAÇO JORGE AMADO

27/11 – Quinta-feira

14h – Fanfarra

14h30- Lançamento do livro “Pequenos Autores Grapiúnas” com os alunos da rede municipal de ensino de Itabuna.

17h – Receptivo – Cortejo do Espetáculo: CABRUCA

18h – Ato de Abertura Oficial da FLICACAU

19h- Roda de Conversa sobre “A Mãe Terra não para de mandar sinais” com Jorge Araújo e Arnaldo Antunes. Mediação: Daniel Thame

20h30 – Trio Jazz – Sabará

21h20 – Juacy Ypsilone e Banda (FOYER)

28/11 – Sexta-feira

17h – Roda de conversa sobre “Fogo, mata e água: queimando para além das palavras” com Wesley Correia e a atração internacional Arelis Uribe. Mediação: Aracelly Romão

19 h – Bate papo sobre a “A lavoura cacaueira: criadora de riquezas, histórias, e preservação”, com Ruy Póvoas, Moema Midlej e Nilton Cruz. Mediação: Vanessa Dantas

29/11 – Sábado

11h – Narrativas de uma cozinha afetiva com Bela Gil e Paloma Jorge Amado. Mediação: Elisa Oliveira

14h – Roda de Conversa sobre “Experiências de bem viver: quando o chamado vem dos livros” com Kaká Werá e Adroaldo Almeida. Mediação: Samuel Guimarães

17h – Roda de Conversa sobre “Renascer nas Terras do Sem Fim” com Luciany Aparecida e Isabel Fillardis. Mediação: Tcharly Briglia

19h – Roda de Conversa sobre “Tenda dos milagres: quem vai adiar o fim do mundo?” com Auritha Tabajata e Ane Pataxó. Mediação: Leila Raposo

ESTAÇÃO JUVENTUDES

28/11 – Sexta-feira

09h – Bate-papo sobre “Suspense Verde: o futuro da vida em jogo” com Raphael Montes. Mediação: Marina Maria

11h – Bate-papo sobre “O que plantam as palavras?” com Camila Apresentação e Deco Lipe. Mediação: Rafael Gama

14h – Bate-papo sobre “Utopia originária: a necessidade de novos paradigmas” com Glicéria Tupinambá e Ezequiel Vitor Tuxá. Mediação: Randra Kevelyn

Leia Mais

Crianças e adultos curtem Casa do Papel Noel, nesta quarta (26), na Avenida 2 de Julho || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Avenida 2 de Julho, em Ilhéus, está mais movimentada do que de costume para uma noite de quarta-feira. A decoração natalina atrai famílias às margens da foz do Rio Cachoeira. Na lâmina d’água, figuras que lembram flores produzem um belo efeito visual. Crianças aproveitam o cenário luminoso para brincar na Casa do Papai Noel. Atentos ao movimento, dois guardas civis municipais fazem a segurança no local.

Decoração flutuante na foz do Rio Cachoeira || Foto PIMENTA

Perto dali, na Rua Coronel Paiva, um túnel luminoso convida quem chega à Praça Dom Eduardo, em frente à Catedral de São Sebastião, a caminhar até a Dois de Julho, que concentra a maior parte da decoração do Natal Ilhéus 2025, inaugurada há cinco dias, pela Prefeitura.

Papel Noel gigante aguça curiosidade de crianças || Foto PIMENTA

A decoração é mais tímida na Rua Eustáquio Bastos, apenas com enfeites nos postes. Mas, ao final dela, na Praça Cairu, uma grande árvore iluminada devolve o clima natalino à cidade. Já na Avenida Soares Lopes, na área onde é construído o Food Park, outra árvore de Natal foi instalada, embora, nesta quarta-feira, as luzes ainda estivessem apagadas.

Túnel luminoso na Rua Coronel Paiva || Foto PIMENTA

PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Além da ornamentação, o Natal Ilhéus 2025 terá atrações culturais na Avenida 2 de Julho até janeiro, sempre às sextas e aos sábados e domingos. Na escadaria do Palácio Paranaguá, corais vão se apresentar na noite desta quinta-feira (27) e nos dias 4, 11 e 18 de dezembro.

Árvores enfeitadas na Dois de Julho || Foto PIMENTA
Árvore de Natal na Praça Cairu || Foto PIMENTA
Câmara aprova projeto da prisão temporária || Foto Kayo Magalhães/Câmara
Tempo de leitura: 2 minutos

A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (26), um projeto de lei que aumenta de 5 para 15 dias o tempo da prisão temporária e prevê mais um caso de aplicação da prisão em flagrante. A proposta será enviada ao Senado.

De autoria do deputado Yury do Paredão (MDB-CE), o Projeto de Lei 4333/25 foi aprovado na forma do substitutivo do relator, deputado Delegado Fabio Costa (PP-AL). O texto do relator também muda o prazo para concluir o inquérito se o indiciado tiver sido preso em flagrante ou preventivamente. O prazo atual de 10 dias passa para 15 dias.

Delegado Fabio Costa defendeu ampliar a prisão temporária de 5 para 15 dias e estender a conclusão do inquérito também para 15 dias, “a fim de que a autoridade policial tenha tempo hábil para realizar as diligências que considerar necessárias à investigação”.

PRISÃO EM FLAGRANTE

Quanto aos casos em que será considerada prisão em flagrante, o texto passa a considerar assim aquela realizada quando o suspeito for localizado logo após ter sido identificado como autor de crime doloso, praticado com violência ou grave ameaça à pessoa, quando houver elementos de prova objetivos e contemporâneos que indiquem, sem dúvida, ser ele o autor do crime e se verifique risco concreto e atual de fuga.

“A inovação visa permitir a detenção imediata do autor identificado em crimes de maior gravidade, garantindo maior efetividade à atuação policial e evitando a impunidade em casos de evidente risco de fuga”, afirmou Fabio Costa.

Atualmente, o Código de Processo Penal lista quatro situações de prisão em flagrante:

A pessoa pega no ato da infração penal;

Pessoa que acaba de cometer o crime;

Pessoa perseguida logo após o ato pela polícia, pelo ofendido ou por qualquer pessoa se a situação permite presumir ser ela autor da infração;

E suspeito encontrado, logo depois do ato, com instrumentos, armas, objetos ou papéis que façam presumir ser ele autor da infração.

VIOLAÇÃO DE TORNOZELEIRA

O texto aprovado também inclui dispositivo no Código de Processo Penal para prever o encaminhamento ao juiz de infrator que violar tornozeleira eletrônica. O juiz terá 24 horas para decidir sobre a regressão do regime de cumprimento de pena.

Na Lei de Execução Penal, está previsto que o preso poderá sair de regime de cumprimento de pena mais brando e passar a um mais rigoroso se praticar fato definido como crime doloso ou falta grave. A regra é aplicável ainda ao caso do condenado a regime aberto que deixar de pagar multa imposta tendo recursos para quitá-la. Para isso, é exigido apenas que o juiz ouça antes o condenado.

Com o projeto, é definido um prazo de 48 horas para o juiz decidir sobre a mudança de regime após comunicação do fato pelo Ministério Público ou delegado de polícia. Em relação à audiência de custódia, quando o juiz recebe o caso e ouve o acusado, o texto determina que os atos praticados nesse momento deverão ser documentados e anexados ao processo para serem aproveitados na investigação do crime.

Reitores de universidades brasileiras visitam centros de pesquisa na China || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A professora Joana Angélica Guimarães da Luz, reitora da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), integrou comitiva composta por 18 gestores de instituições federais de ensino superior do Brasil em visita a universidades e centros de pesquisa da China. Os dirigentes estiveram no país asiático no período de 14 a 21 de novembro de 2025.

A viagem teve como objetivo estabelecer parcerias internacionais e a aproximação de instituições em projetos conjuntos, com interação do Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB) com instituições chinesas. A comitiva foi chefiada pela professora Rossana Valéria de Souza e Silva e pela professora Qiao Jianzhen.

A comitiva participou da atividades temáticas sobre o Instituto Confúcio em conferência organizada pela Chinese International Education Foundation. O Instituto Confúcio promove o aprendizado do idioma mandarim e da cultura chinesa no mundo. A reitora Joana Angélica destaca que no Brasil há 14 unidades dessa rede, presente em mais de 120 países. A possibilidade é de pleitear uma unidade do Instituto Confúcio ou uma classroom para a universidade.

No período de 17 a 21, a comitiva realizou a programação da Missão à China, oferecida pelo Center for Language, Education and Cooperation (CLEC) do Ministério da Educação da República Popular da China em conjunto com o GCUB. No dia 17, a comitiva visitou a Embaixada do Brasil em Pequim.

CIDADE PROIBIDA

No dia seguinte, gestores conheceram a Universidade de Beihang e a Universidade Normal de Pequim durante a manhã. À tarde foi reservada para uma visita cultural à Cidade Proibida. O dia 19 foi marcado pela visita à Grande Muralha da China e pelo deslocamento à cidade de Shijiazhuang, na qual a comitiva brasileira visitou, no dia seguinte (20), o Museu da Universidade Normal de Hebei na parte da manhã. A Universidade Normal de Hebei sediou o Fórum de Reitores Brasileiros-Chineses, no qual os dirigentes iniciaram tratativas de parcerias.

A professora Joana explica que foi assinado um memorando de entendimento entre a UFSB e a Universidade Normal de Hebei. Esse documento abre caminho para outras parcerias, incluindo ações do Instituto Confúcio, gerido pela universidade chinesa, e ações de pesquisa em colaboração entre as duas instituições.

A professora acrescenta que há interesse de intercâmbio acadêmico em muitas áreas, incluindo ensino de mandarim e português. A Universidade Normal de Hebei oferece um summer camp, no qual estudantes estrangeiros passam um mês convivendo e aprendendo, com custos pagos pela instituição chinesa. Há interesse de acadêmicos chineses em aprender o português e em conhecer um pouco do Brasil.

Estudantes indicam tratamento para prisão de ventre || Foto Gabriel Pinheiro/SECTI
Tempo de leitura: 2 minutos

Os estudantes Raquel Fernandes, Everton Gabriel e Flávia Oliveira, do Centro Territorial de Educação Profissional do Baixo Sul (Cetep) de Gandu, utilizaram a casca do nibs do cacau (Theobroma cacao) para desenvolver o Fibra +. O produto que auxilia no tratamento de pessoas que sofrem com a alteração no funcionamento intestinal, mais conhecida como prisão de ventre.

Para encontrar a opção de tratamento, os estudantes do Curso Técnico de Nutrição e Dietética resolveram investigar o potencial da casca do nibs. “Esse material normalmente é descartado, então decidimos entender seus benefícios e possibilidades de reaproveitamento. A casca é rica em fibras e antioxidantes, auxilia na digestão, contribui para a saúde e ainda representa uma alternativa sustentável por reutilizar um produto natural”, explica Raquel Fernandes.

Destaque no maior evento de inovação do estado, o Bahia Tech Experience (BTX), organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Sebrae Bahia, a equipe pensa em patentear a ideia e empreender com o produto. “É uma grande oportunidade, tanto do ponto de vista financeiro quanto da saúde e do bem-estar, para que possamos nos inserir na indústria de produtos saudáveis e funcionais”, conta Flávia Oliveira.

Para a professora Delma Alves, que orientou os estudantes, é importante estimular a participação da juventude em projetos com foco na educação científica e empreendedora. “É um meio essencial para desenvolver competências cruciais para a vida e prepará-los para os desafios do futuro. Vejo como uma estratégia pedagógica que vai além do conteúdo acadêmico, impactando positivamente na formação como cidadãos e profissionais”, diz.

O grupo, que busca parceiros e investidores para aprimorar a ideia e certificar o produto junto a órgãos de controle, está entusiasmado com o resultado obtido. “Nosso produto se destaca por ser 100% natural. Diferente de outros que tratam a constipação intestinal, que geralmente são industrializados, caros e contêm aditivos químicos. O nosso é mais acessível, saudável e sustentável”, afirma Raquel.

Ex-prefeito Tonho de Anízio afirma que provará legalidade de despesas || Foto de Arquivo/PMI
Tempo de leitura: 2 minutos

O ex-prefeito de Itacaré Antônio Damasceno, Tonho de Anízio (PT), negou que tenha ocorrido lavagem de dinheiro durante sua gestão (2018–2024), alvo da Operação Gênesis, deflagrada pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União nesta terça-feira (25). Segundo o ex-gestor, as suspeitas serão esclarecidas judicialmente. “O que é dito é que houve lavagem de dinheiro. Isso não é verdade. E nós vamos provar isso lá na Justiça”, afirmou, nesta quarta-feira (26), em vídeo divulgado nas redes sociais.

Tonho declarou que esperava ser notificado para prestar esclarecimentos de forma prévia, mas disse que respeita os procedimentos dos investigadores. “Se houve alguma dúvida ou suspeita, a gente fosse notificado para apresentar esclarecimento. Mas, como a Polícia Federal tem o método dela de trabalhar, a gente respeita”, declarou, acrescentando que possui documentos para comprovar a legalidade dos gastos. “Nós temos todas as provas.”

Acrescentou que sua administração adotou modelo diferente de execução de obras públicas. Isto, na avaliação dele, pode ter motivado questionamentos. “O que Itacaré fez foi inovação”, argumentou. Conforme o ex-prefeito, em vez de contratar várias empresas, o município utilizou mão de obra local e própria. “A maioria das obras foi feita com mão de obra própria. A Prefeitura só comprava o material”.

Entre os exemplos citados, o ex-prefeito mencionou a creche do bairro da Passagem, que, segundo ele, foi entregue com 70% da obra provida pela equipe municipal. “Pedreiros, carpinteiros e ajudantes, todo mundo do bairro da Passagem”, afirmou. Também citou reformas e ampliações de escolas, incluindo o Conjunto São Pedro e unidades rurais.

Tonho listou ainda investimentos na saúde, como construções de postos médicos no Banco da Várzea, Água Friae Rua de Palha, além de uma unidade deixada 90% pronta. Destacou também a construção do estádio municipal e a pavimentação de ruas em diversas localidades. “Praticamente não ficou ponte de madeira na nossa gestão. Nós fizemos tudo de cimento armado”.

Ao justificar o volume de compras, o ex-prefeito declarou que elas corresponderam ao ritmo das obras executadas. “Foi uma aquisição grande de material para atender essa demanda. E nós fizemos assim porque o custo saiu muito menor”. Concluiu reafirmando confiança no esclarecimento dos fatos. ‘Nós vamos provar que não houve lavagem de dinheiro.”

PF E CGU INVESTIGAM ESQUEMA EM LICITAÇÕES EM PREFEITURA DO SUL DA BAHIA

Um dos presos mantinha revólver escondido em exemplar da Bíblia || Foto Ficco Ilhéus
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/Ilhéus) prendeu dois homens em flagrante, nesta quarta-feira (26), em Itabuna. A dupla é suspeita de produzir e distribuir armas para facções criminosas que atuam no sul da Bahia. Além de Itabuna, a Operação Horizonte Vulcanus cumpriu mandados de busca em imóveis em Ubatã.

Nos endereços, policiais apreenderam armas de fogo, munições, peças e acessórios, além de ferramentas e maquinários usados na fabricação e manutenção dos armamentos. Um revólver foi encontrado escondido dentro de exemplar da Bíblia, que teve as páginas cortadas no formato da arma.

De acordo com a força-tarefa, cada um dos presos desempenhava função específica na cadeia criminosa. Enquanto um era responsável pela produção e conserto das armas, o outro atuava na comercialização. Também foram recolhidos celulares, mídias e documentos que serão encaminhados à perícia.

O objetivo da operação é desarticular o comércio ilegal de armas e a manutenção clandestina de equipamentos que abastecem facções atuantes no sul da Bahia. Os nomes dos detidos não foram divulgados. A força-tarefa mobilizou policiais civis, militares e federais.

Estado lançou operação hoje (26), em Salvador || Foto Thuane Maria/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Bahia deu início à Operação Verão 2025/2026 com ampliação do policiamento em áreas turísticas e maior presença das forças de segurança em pontos de grande circulação. O lançamento ocorreu nesta quarta-feira (26), no Jardim de Alah, em Salvador, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e com a entrega de veículos, drones e equipamentos que serão distribuídos por 111 municípios.

A estratégia envolve atuação preventiva em praias, centros urbanos, rios e balneários, com objetivo de reduzir crimes e agilizar o atendimento a ocorrências. Mais de 11 mil profissionais estão mobilizados — são 9,5 mil policiais militares, 1.095 bombeiros, 338 policiais civis e equipes do Departamento de Polícia Técnica, que passarão a operar em regime extraordinário ao longo do verão. O investimento total, somando recursos do Estado e do Governo Federal, chega a R$ 46,5 milhões.

Entre as entregas anunciadas estão 169 veículos: 128 para a PM, seis furgões que funcionarão como delegacias móveis da Polícia Civil, cinco bases móveis para o DPT e 30 viaturas do Corpo de Bombeiros. A corporação também recebeu 2.407 equipamentos para salvamento, incluindo barcos, reboques, motores de popa, roupas de resgate e conjuntos impermeáveis. Parte da tecnologia empregada no monitoramento contará com 18 drones, que atuarão em ações de inteligência e apoio aéreo.

O governador Jerônimo Rodrigues afirmou que a preparação busca garantir acolhimento e segurança para moradores e visitantes durante a alta temporada. O secretário Marcelo Werner informou que 54 polos turísticos terão reforço contínuo, enquanto os comandos da PM, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil avaliaram que o incremento de estrutura melhora a capacidade de resposta em períodos de lotação elevada. A Operação Verão segue até abril de 2026.

Drogas e armas apreendidas pela PM, nesta terça (25), em Buerarema || Foto PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais do 15º Batalhão de Polícia Militar apreenderam mais de 100 quilos de entorpecentes e uma arma de fogo em Buerarema, no sul da Bahia. A apreensão só foi possível graças à ajuda de uma denúncia anônima.

A guarnição foi até o local após denúncia de tráfico e porte ilegal de arma, nesta terça-feira (25). Um homem suspeito foi localizado, mas fugiu ao notar a aproximação das equipes, deixando para trás o material ilícito.

Na varredura do local, os policiais encontraram 82 quilos de maconha prensada, 12 quilos de maconha do tipo gold, além de dois quilos de crack e aproximadamente quatro quilos de cocaína. Também havia um revólver calibre 32, 74 munições calibre 38 e uma espada.

Eleição está marcada para sábado (29), às 19h, no Estádio Mário Pessoa || Foto Blog Agravo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Liga Ilheense de Futebol marcou a eleição que definirá sua nova diretoria para o próximo sábado (29), com início às 19h, em assembleia geral ordinária. O encontro será na sede da entidade, localizada no interior do estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. A convocação foi publicada na segunda-feira (24), no Diário Oficial do Município.

Seis associações estão aptas a votar: Colo Colo, Ilhéus Soccer (Barcelona S/A), ACE Jorge Amado, Juerana, APPM e Vitória. A convocação é assinada pelo presidente da Liga, Dernivaldo Ribeiro Santos, que conduz o processo eleitoral.

Os clubes filiados com direito a voto foram chamados a participar e decidir os rumos da gestão esportiva para o próximo ciclo. Caso não haja quórum na abertura, a segunda chamada está prevista para as 19h30min, no mesmo local. A eleição será seguida da posse imediata dos eleitos.

O edital informa que o registro de chapas deverá ser feito com, pelo menos, 24h de antecedência em relação ao início da assembleia. Os nomes concorrentes podem ser apresentados presencialmente a Dernivaldo Ribeiro Santos e Ailton Veloso, das 8h30min às 11h e das 14h às 16h; e até as 19h de sexta-feira (28), na sede da Liga.

Neonergia Coelba inicia obras de nova subestação em Itacaré || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Itacaré deu início à construção de uma nova subestação de energia, obra executada pela Neoenergia Coelba. O investimento deve dobrar a capacidade de fornecimento no município, ampliando segurança e estabilidade no abastecimento, segundo a concessionária. O objetivo é atender com folga o crescimento urbano, o setor produtivo e o turismo.

A Prefeitura participa diretamente do projeto com a cessão do terreno, aprovada pela Câmara de Vereadores. Com isso, a empresa avança na montagem do novo ponto de transformação, etapa considerada essencial para reforçar a rede elétrica.

O prefeito Nego de Saronga (PT) afirma que o município vive fase de expansão e necessita de infraestrutura compatível. Ele avalia que o aumento da capacidade energética abre portas para novos investimentos, fortalece o comércio e melhora o atendimento à população.

Para a gestão municipal, quando concluída, a nova subestação deve ampliar oportunidades e fomentar o desenvolvimento socioeconômico do município nos próximos anos.

Pesagem é obrigatória para manutenção do benefício social || Foto Agência Brasil/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Ilhéus ampliou a mobilização para garantir a pesagem das famílias atendidas pelo Bolsa Família. O prazo para a conclusão do acompanhamento obrigatório termina no próximo domingo (30). O procedimento é obrigatório para a manutenção do benefício. O serviço é gratuito e simples, mas precisa ser concluído no período determinado, alerta a Prefeitura.

O público-alvo da pesagem é formado por crianças de até sete anos; meninas e mulheres de 14 a 44 anos; e gestantes. Equipes de saúde e assistência social estão nas ruas, postos e unidades, orientando beneficiários e reforçando informações. Também houve mutirões nos últimos meses, com suporte para quem ainda não registrou o peso de todos os membros incluídos no sistema. O objetivo é evitar bloqueios por falta de atualização.

A gestão municipal ressalta que, sem o registro, o pagamento pode ser suspenso. A pesagem faz parte das exigências federais e ajuda a monitorar o desenvolvimento nutricional dos atendidos.

As famílias que ainda não compareceram devem buscar a unidade mais próxima o quanto antes. A recomendação é não adiar, garantindo o direito ao benefício e mantendo os dados em dia.

Ipiaú entre os municípios com mais ganhadores da Nota Premiada Bahia || Foto Thuane Maria/GOVBA
Tempo de leitura: 2 minutos

Os municípios de Ipiaú, Ibirataia e Salvador são os mais sortudos na Nota Premiada Bahia. O ranking leva em conta a população total de cada município e o número de moradores contemplados na campanha coordenada pela Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA). Desde o início da iniciativa, em 2018, Ipiaú, Ibirataia e Salvador já acumularam 3.958 ganhadores, dos quais quatro com R$ 1 milhão, 202 com prêmios de R$ 100 mil e 3.752 contemplados com R$ 10 mil cada.

Em Ipiaú foram 86 ganhadores, dos quais 81 com prêmios de R$ 10 mil e cinco com R$ 100 mil. Em Salvador, são 3.847 ganhadores no total, com 3.649 premiações de R$ 10 mil, 194 de R$ 100 mil e quatro de R$ 1 milhão. Em Ibirataia, os prêmios de R$ 10 mil foram para 22 pessoas, e mais três sortudos ficaram com prêmios de R$ 100 mil, totalizando 25 ganhadores no município.

O município de Ipiaú tem um ganhador a cada 473 moradores. A capital baiana, que possui uma população de pouco mais de 2,4 milhões de pessoas, conforme do IBGE, registra um ganhador a cada 628 pessoas. Em Ibirataia, a relação é de um contemplado para cada 752 habitantes. Lauro de Freitas, Barra do Rocha, Simões Filho, Itabuna, Nazaré, Jequié e Camaçari completam o ranking dos 10 municípios mais sortudos.

FECHAM O RANKING

Em quarto lugar está Lauro de Freitas, que tem um ganhador a cada 908 moradores. Barra do Rocha ocupa o quinto lugar, com uma pessoa sorteada a cada 1.155 habitantes. Completam o ranking Simões Filho (um ganhador para cada 1.181), Itabuna (um para cada 1.220), Nazaré (um para cada 1.592), Jequié (um para cada 1.726) e Camaçari (um para cada 1.736).

A campanha Nota Premiada Bahia distribui, todos os meses, 90 prêmios de R$ 10 mil e um de R$ 100 mil, além de promover sorteios especiais de R$ 1 milhão, uma vez ao ano. Atualmente, são mais de 878 mil participantes inscritos na campanha. Desde que foi lançada, em fevereiro de 2018, a Nota Premiada Bahia já contemplou 6.415 pessoas, das quais 3.847 moram na capital, 2.564 no interior e quatro fora do estado.

Para participar da Nota Premiada Bahia, basta se cadastrar uma única vez no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br e preencher um formulário simples. No momento do cadastro, devem ser escolhidas até duas entidades filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, com as quais serão compartilhadas todas as notas eletrônicas que forem associadas ao CPF cadastrado.

Após o cadastro, ao incluir o CPF nas notas, o participante estará concorrendo aos sorteios e também ajudando as instituições por ele escolhidas no programa Sua Nota é um Show de Solidariedade, que conta atualmente com 535 instituições ativas.

Júri de acusados de matar cantora Sara Mariano é adiado
Tempo de leitura: < 1 minuto

O júri popular de três dos acusados de envolvimento no assassinato da cantora gospel Sara Freitas Mariano foi adiado. O julgamento de Ederlan Santos Mariano (que era marido), Weslen Pablo Correia de Jesus e Victor Gabriel Oliveira Neves ocorreria nesta terça-feira (25), no Fórum Desembargador Gerson Pereira dos Santos, em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador.

O adiamento ocorreu porque a defesa dos réus abandonou o plenário alegando que o Fórum Desembargador Gerson Pereira dos Santos não teria estrutura para a realização do júri. Os advogados dos réus pediram à Justiça para que o julgamento ocorra no Fórum Ruy Barbosa, em Salvador. Uma nova data para o júri ainda será definida.

Promotor público Aldo Rodrigues disse que as alegações causam estranheza porque a realização do júri no fórum de Dias D’Ávila não partiu da data recente. Rodrigues reforçou que a defesa já sabia há muito tempo do local julgamento. O promotor público classificou falta de respeito com Poder Judiciário, com a população e próprios réus, que estão presos.

O então marido de Sara Mariano, Ederlan Santos Mariano é apontado como mentor do assassinato. De acordo com o Ministério Público da Bahia, Sara Mariano foi assassinada com extrema violência. A vítima foi atraída sob falso convite para um evento religioso e executada com 22 golpes de faca, além de ter o corpo ocultado e queimado, segundo o MP-BA.