1ª Travessa Nossa Senhora das Graças, no Malhado, será um dos locais contemplados por investimento da Sudesb || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) firmou o Termo de Contrato nº 34/2025 para a implantação de academias de ginástica ao ar livre em Ilhéus, Itabuna e Salvador. Na capital, a instalação será feita no Estádio Governador Roberto Santos, em Pituaçu. O serviço será executado pela empresa NR Engenharia Ltda., vencedora da Concorrência Eletrônica 005/2025.

Ao PIMENTA, a Sudesb informou que os novos equipamentos serão instalados no Loteamento Hugo Kaufmann, na Avenida Princesa Isabel, bairro São Caetano, em Itabuna; e na 1ª Travessa Nossa Senhora das Graças, bairro Malhado, em Ilhéus. Na capital, a instalação será feita no Estádio Governador Roberto Santos, em Pituaçu. O prazo de entrega e instalação dos equipamentos é de até 60 dias.

O contrato tem valor global de R$ 213.299,37. A iniciativa integra ações do governo estadual voltadas à ampliação de equipamentos urbanos de esporte e lazer, com foco em atividades físicas gratuitas e acessíveis à população. O documento foi assinado em 27 de novembro pelo diretor-geral da Sudesb, Vicente José de Lima Neto, e pelo representante legal da empresa contratada, Gizélio Novais Rodrigues.

Prefeito Augusto Castro encaminha propostas à Câmara de Itabuna || Foto Secom
Tempo de leitura: < 1 minuto

O prefeito Augusto Castro (PSD) encaminhou à Câmara de Itabuna propostas para o aumento do vale-alimentação dos professores da Rede Municipal, reposição inflacionária nos salários dos servidores comissionados e a extensão do auxílio-alimentação para trabalhadores contratados pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda).

O governo propõe reajustes no vale-alimentação de cerca de 1.400 professores da rede. Se o projeto for aprovado com o texto original, a partir de janeiro, profissionais com jornada de 20h, que hoje recebem R$ 150, passarão a contar com R$ 350. Quem atua em regime de 40h terá o benefício elevado de R$ 300 para R$ 700.

Outro projeto assegura revisão geral de 4,68% para cargos de comissão, com base na inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A gestão afirma que a medida recompõe perdas e mantém o compromisso de valorização das equipes que atuam diretamente no funcionamento da máquina pública.

O pacote também estende, pela primeira vez, o auxílio-alimentação de R$ 700 aos servidores contratados pelo Reda e aos comissionados, segundo a Prefeitura. O benefício está previsto para começar a ser pago em janeiro de 2026.

O prefeito comentou as propostas nas redes sociais. “Desde o início do mandato sempre valorizamos [os servidores], pagando rigorosamente em dia e implantando o Plano de Cargos e Carreira. Agora, o tíquete-alimentação avança para quem passou no Processo Seletivo do Reda e para os cargos comissionados”, afirmou.

Plantação foi localizada na zona rural de Itacaré || Foto 72ª CIPM
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) localizaram uma plantação de maconha em Itacaré durante ação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco/Ilhéus). As equipes identificaram cerca de 160 pés da erva numa área de mata, na zona rural do município sul-baiano.

A descoberta ocorreu na tarde de terça-feira (2), após denúncia sobre o cultivo em uma fazenda na região de João Rodrigues. As guarnições foram até o ponto informado e confirmaram a existência da plantação. Um homem que estava na área fugiu pela mata ao perceber a chegada dos policiais.

As equipes incineram parte da droga no local. O restante foi levado para a Delegacia de Itacaré, onde seguiu para os procedimentos legais.

Ciretran deixará o Complexo Policial de Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Do PIMENTA

Após décadas, a 5ª Circunscrição de Trânsito (Ciretran) deixará o Complexo Policial de Itabuna, no Jardim Primavera. A edição desta quarta-feira (3) do Diário Oficial do Estado traz resumo do contrato de locação do imóvel que abrigará a unidade, no Cidadelle Office, às margens da BR-415, próximo ao Atacadão, já no território de Ilhéus.

Ao PIMENTA, o diretor da 5ª Ciretran, Gilson Nascimento, informou que a data da mudança ainda não está definida. Antes disso, a locadora precisa adaptar o imóvel às condições estabelecidas no contrato: “Estamos aguardando a assinatura da ordem de serviço, pois o proprietário do imóvel precisará fazer todas as adaptações no modelo apresentado no contrato, inclusive com a construção de uma pista para as provas de direção veicular”.

Assinado pelo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), Max Adolfo Passos Mendes, o contrato fixou o valor mensal do aluguel em R$ 55 mil e o prazo de locação por 60 meses, a contar da entrega das chaves do imóvel. Atualizado às 13h45min para correção.

A psicóloga Carla Menezes morreu no local do acidente, em Anagé || Fotomontagem PIMENTA
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma batida entre um carro e um ônibus intermunicipal deixou uma mulher morta e oito pessoas feridas, nesta terça-feira (2), na BA-262, em Anagé, no sudoeste da Bahia. A psicóloga Carla Edilene Carvalho de Azevedo, que dirigia o veículo e estava sozinha, morreu no local.

O acidente ocorreu quando os veículos trafegavam em sentidos opostos. O impacto destruiu o lado da motorista do carro. O ônibus, que transportava 19 passageiros, tombou após a batida. O corpo de Carla foi levado ao Departamento de Polícia Técnica de Vitória da Conquista para necropsia. Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.

Equipes de saúde socorreram os feridos. Seis foram atendidos em Anagé. Cinco receberam alta após avaliação médica. Outros dois passageiros, em estado grave, foram transferidos para o Hospital Geral de Vitória da Conquista.

A Viação Novo Horizonte informou, em nota, que o ônibus trafegava dentro das normas de segurança e respeitava o limite de velocidade da rodovia. A empresa disse ter enviado uma equipe ao local para prestar assistência aos passageiros e apoio às famílias. Com G1.

Homem é suspeito de sonegar R$ 14 milhões em ICMS ao estado || Foto SSP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A força-tarefa de combate à sonegação fiscal na Bahia deflagrou a Operação Fogo Cruzado, que levou à prisão temporária de um empresário do ramo de armas e munições suspeito de sonegar mais de R$ 14 milhões em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) devido ao estado. A ação mobilizou equipes em cinco municípios baianos, e o homem foi detido em Feira de Santana, nesta terça (2).

As equipes também cumpriram mandados de busca e apreensão em Salvador, Feira de Santana, Irecê, Jussara e Coração de Maria. Segundo as investigações, o grupo empresarial declarava o imposto devido, mas não o repassava. Ao mesmo tempo, criava empresas sucessoras e usava laranjas para ocultar o real proprietário e se esquivar de cobranças. A estratégia permitia prolongar por tempo indeterminado o não pagamento do tributo, sem qualquer intenção de regularizá-lo, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

A apuração – conduzida pela Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), Ministério Público da Bahia e Polícia Civil – também identificou indícios de lavagem de dinheiro, com movimentação ligada ao comércio de joias, apontado como atividade paralela para escoar valores da prática ilícita.

Ao todo, participaram da operação sete promotores de Justiça, 14 delegados, 56 policiais do Necot/Draco, além de servidores do Fisco Estadual, Ministério Público e da Companhia Independente de Polícia Fazendária (Cipfaz).

Do interior da Bahia para o Rancho do Maia || Imagens Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

Pablo Henrique Caldas, nasceu em Jequié, no sudoeste da Bahia, mas nem os amigos mais próximos o conhece com esse nome. Ele tornou-se conhecido quando passou a viver o personagem “Bombom”, com a produção de conteúdos em Aurelino Leal. Em 2018, descobriu, nas redes sociais, Carlinhos Maia, e não mais tirou da cabeça que precisava conhecê-lo. Começou a seguir Maia e passou a alimentar o sonho de contracenar com o seu ídolo.

Neste ano, investiu no personagem Jurema Bombom e, em agosto, decidiu que havia chegado a hora de transformar o sonho em realidade. Acampou-se em frente ao Racho do Maia, na belíssima São Miguel dos Milagres. Jurema tentou, recebeu elogios, mas não foi selecionada para aquela temporada, ficando sem a chance de produzir conteúdos com Carlinhos Maia, no litoral alagoano. Retornou para casa, mas seguiu sonhando.

Na semana passada, Jurema Bombom voltou a “bater ponto” em frente ao Racho do Maia. Nesta terça-feira (2), ela finalmente desfilou em um pau de arara rumo a realização do sonho alimentado há 7 anos. Vai ter a chance de mostrar o talento para todo o Brasil, por meio das redes sociais de Carlinhos Maia, que tem cerca de 30 milhões de seguidores.

Ao PIMENTA, Jurema Bombom afirmou que está dando um grande passo na carreira. O dono da personagem Jurema começou a sua trajetória com produção de conteúdos para mostrar o dia a dia das pessoas humildes no sul da Bahia. Durante quatro anos fez sucesso na turma do influenciador Juninho Espoliano, mas decidiu que havia chegado a hora dá um passo maior. Partiu para São Paulo, mas as chances não surgiram como imaginava. Hoje, chegou a oportunidade que esperava.

Criado no ano passado, o Rancho do Maia tem um formato inovador, leve, descontraído e com muito humor. O reality é transmitido pelo Instagram de Carlinhos Maia, numa fazenda onde influenciador construiu uma mansão com quartos e uma grande piscina. Desde da primeira temporada que o programa é um sucesso de audiência.

Jorge Araújo, Arnaldo Antunes e Daniel Thame na primeira roda de conversa da Flicacau, na sexta (27) || Foto Márcio Araújo
Tempo de leitura: 3 minutos

Fazia quase uma década que Itabuna não recebia um grande evento dedicado à literatura. A longa espera terminou com a primeira edição da Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau), que ocupou o Centro de Cultura Adonias Filho de sexta (27) a domingo (29). Para a jornalista Vanessa Dantas, uma das organizadoras e mediadoras do evento, o balanço da estreia superou as expectativas, com a presença de mais de 5 mil pessoas ao longo dos três dias.

Também ressaltou o impacto positivo do programa estadual Bahia Literária para o fortalecimento da literatura na Região Cacaueira. “Queremos agradecer ao Governo do Estado, através do governador Jerônimo Rodrigues; da nossa secretária de Educação, Rowenna Brito; e do nosso secretário de Cultura, Bruno Monteiro”, acrescentou.

Vanessa Dantas e o empresário Nilton Cruz em uma das mesas de discussão da Flicacau || Foto Márcio Araújo

Com o tema Verde que te quero livro: contando a história da mata que nos sustenta, a Flicacau uniu literatura, teatro, dança, artes plásticas, música e ações de conscientização ambiental. Acolheu pequenos e jovens autores, além de expoentes da literatura grapiúna e convidados com reconhecimento nacional, a exemplo de Arnaldo Antunes, Paloma Amado, Bela Gil, Isabel Fillardis e Luciany Aparecida, além da escritora chilena Arelis Uribe.

DIVERSIDADE

Um time formado por cinco mulheres deu o tom da curadoria artística (Bruna Setenta) e dos espaços Jorge Amado (Rita Argollo e Dinalva Melo), Estação Juventudes (Camila Gusmão) e Flicacauzinha (Bárbara Falcón).

Luciany Aparecida, Tcharly Briglia e Isabel Fillardis no Espaço Jorge Amado || Foto Divulgação

Na Casa dos Autores, 30 escritores(as) selecionados(as) via edital apresentaram suas obras em um lançamento coletivo. Os três palcos da Festa receberam atrações musicais. Destaque para o show do cantor e compositor Marcelo Ganem, o cancioneiro da mata e da Serra do Jequitibá, cuja obra dialoga diretamente com o tema da Flicacau. Ainda teve a apresentação emocionante do Mestre Sabará, aos 91 anos, na sexta (27).

Paloma Amado, Elisa Oliveira e Bela Gil durante roda de conversa na Flicacau || Foto Márcio Araújo

A programação variada contemplou as infâncias e as juventudes. A criançada se emocionou no bate-papo com as cantoras Kysha e Mine, que levaram centenas de fãs à Flicauzinha. A dupla acumula mais de 1 bilhão de reproduções de suas músicas somente no YouTube.

O evento também foi marcado pelo lançamento do livro Pequenos Autores Grapiúnas, coletânea de textos de alunos da rede municipal de ensino de Itabuna. O projeto foi idealizado pela professora Lílian Lima e abraçado pelo secretário municipal de Educação, Rosivaldo Pinheiro, que assegurou as condições para a educadora executá-lo.

O Espaço Estação Juventudes teve um de seus pontos altos com a participação do escritor e roteirista Raphael Montes, autor dos livros que deram origem às séries homônimas Bom dia, Verônica (Netflix) e Dias Felizes (Globoplay), além do sucesso Beleza Fatal, novela da HBO.

Como a cidade não tinha uma feira literária desse porte há anos, o evento abriu as portas da literatura para uma geração inteira de itabunenses. Ao longo dos três dias, estudantes de mais de 20 escolas municipais e estaduais compareceram ao Centro de Cultura Adonias Filho.

QUEM FEZ

A Festa Literária da Região Cacaueira também foi um espaço de colaboração com os coletivos e editoras independentes que fazem a literatura produzida na Bahia circular Brasil afora: Editora Tertúlias, Editora Teatro Popular de Ilhéus, Editora Via Litterarum, Vixe Bahia Literária e Editora Mondrongo.

Além disso, a Festa estabeleceu parceria com a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna (Aacrri), responsável pela coleta seletiva durante o evento.

A Flicacau teve patrocínio do Governo do Estado e foi contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC) – unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA) – e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Contou com o apoio da Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Seduc) e da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc). A Seneh Comunicação & Projetos idealizou e executou o projeto.

Segundo a Prefeitura, início da ação tem caráter educativo || Foto Secom Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Itabuna reforçou, neste mês, a fiscalização de engenhos e demais meios de publicidade instalados de forma irregular. A ação cumpre o artigo 273 do Código de Postura do Município, que proíbe anúncios em passeios, postes, árvores e outras áreas públicas. O trabalho é conduzido pelo Departamento de Controle e Ordenamento do Uso do Solo, ligado à Secretaria de Infraestrutura e Urbanismo.

O diretor do setor, Joaquim Rodrigues Filho, afirma que a prática ainda é comum em vários pontos da cidade. Segundo ele, a prioridade inicial é orientar. Os agentes notificam os comerciantes e explicam as regras antes de qualquer medida mais rígida. A lei autoriza apreender o material irregular, sem penalidade imediata, e garante 30 dias para o responsável solicitar autorização e recuperar a peça.

Quando há descumprimento da notificação, o processo muda. A permanência do material apreendido gera cobrança, com valores baseados no Decreto de Preços Públicos. A retirada também implica custos de remoção e um acréscimo de 30% sobre o valor do Alvará de Autorização.

As equipes concentraram o trabalho em ruas do centro e de áreas comerciais de grande circulação. Entre elas, Almirante Barroso, Almirante Tamandaré, Paulino Vieira, Rui Barbosa, Ruffo Galvão, Duque de Caxias, Lafaeite Borborema e Miguel Calmon. As avenidas do Cinquentenário, Juracy Magalhães, Nações Unidas e Duque de Caxias também passaram pela vistoria.

Evento levará atrações gastronômicas e artísticas para o distrito turístico de Uruçuca, nos dias 12 e 13 deste mês || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nos dias 12 e 13 de dezembro,  sempre a partir das 17h, o 7º Festival de Arte e Gastronomia vai agitar Serra Grande, distrito turístico de Uruçuca, no litoral sul da Bahia. O evento já é um dos principais atrativos culturais da vila. A organização é das chefs Cris Rosa e Déia Lopes, que comandam restaurantes locais. A expectativa é de grande público na Praça Pedro Gomes.

A Cozinha Show terá aulas gratuitas com chefs da região. Entre eles, André Cabral, de Ilhéus, e Carlos Motta, que atua em Serra Grande. Também participam Dani Façanha, Júnior França, Wendel Assis e as anfitriãs do festival.

O tema deste ano é “Sol, Cacau e Jangada”. A proposta é valorizar o litoral, a força econômica do cacau e a relação da comunidade com o mar. A praça terá artesanato, comida típica e apresentações culturais, como capoeira e dança, durante os dois dias do evento.

A música também está garantida. Na sexta (12), tem Laiô e Banda Zalela in Samba. No sábado (13), DJ Victor Orixá Africano, A Face de Vênus e Cacau Jam. A expectativa é de forte movimentação no comércio e nos serviços turísticos. O Festival tem apoio de instituições locais e da Prefeitura de Uruçuca.

Governador Jerônimo Rodrigues receberá título honorífico da Uesc || Foto Mateus Pereira/GovBA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Conselho da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador Jerônimo Rodrigues (PT). A entrega da honraria está marcada para a próxima sexta-feira (5), às 18h, no Campus Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus. Ao PIMENTA, a assessoria do governo estadual informou que a solenidade está na agenda do governador, com o status de “a confirmar”.

Autor da proposta referendada pelo Conselho Universitário, o reitor Alessandro Fernandes afirmou que as trajetórias acadêmica e política de Jerônimo reforçam valores que a Universidade busca fortalecer. Para o reitor, o homenageado tem atuação marcada pelo compromisso com a inclusão social, produção científica e expansão do ensino superior na Bahia.

Nascido em Aiquara, no Médio Rio de Contas, Jerônimo Rodrigues construiu carreira ligada ao serviço público e à educação. Formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia, iniciou a vida política no movimento estudantil e se tornou professor da Universidade Estadual de Feira de Santana.

Atuou nos governos federal e estadual em áreas como desenvolvimento rural e planejamento e comandou a Secretaria da Educação da Bahia. Nas eleições de 2022, tornou-se o primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil.

ANIVERSÁRIO DA UESC

A cerimônia também marcará o aniversário de 34 anos da estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz, que, até dezembro de 1991, era uma instituição privada, a antiga Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi).

Bandeira da campanha Dia de Doar na Ponte Jorge Amado, em Ilhéus || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

Ilhéus participa, nesta terça-feira (2), do Dia de Doar com a campanha #DoaIlhéus, que reúne organizações sociais, voluntários e moradores em uma mobilização dedicada à solidariedade. Para marcar a data, a Ponte Jorge Amado ganhou uma bandeira do movimento, gesto que simboliza o compromisso da cidade com a cultura da doação.

A iniciativa tem o objetivo de fortalecer instituições do terceiro setor e ampliar o alcance de ações sociais por meio da coleta de recursos, alimentos, materiais e do incentivo ao voluntariado. Em todo o país, a expectativa é de ampla adesão, repetindo o cenário do ano passado, quando mais de 28 milhões de brasileiros se engajaram e contribuíram com campanhas comunitárias que somaram cerca de R$ 4,5 milhões em doações.

Diferentes organizações de Ilhéus montaram pontos de arrecadação e promovem atividades próprias. A ONG Planeta dos Bichos recebe ração, tampinhas plásticas e produtos para pets. A Associação Centro Educacional de Ação Integrada (Aceai) coleta materiais escolares. A Ação Solidária – Juntos por Ilhéus recebe alimentos não perecíveis, enquanto o Projeto Mãos Solidárias arrecada roupas e itens de higiene pessoal.

Já o Instituto Amigos Solidários coleta alimentos e materiais de higiene e limpeza. O Banco de Sangue reforça o pedido por doadores, e a Abrace reúne materiais de saúde bucal e higiene. Além das contribuições físicas, moradores podem oferecer tempo e trabalho voluntário para reforçar o impacto das instituições.

O Dia de Doar faz parte da rede mundial #GivingTuesday, criada nos Estados Unidos em 2012 como contraponto solidário ao consumo da Black Friday e da Cyber Monday. No Brasil desde 2013, o movimento é coordenado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos e integra o Movimento por uma Cultura de Doação. No site oficial da campanha, estão disponíveis informações sobre mobilizações em todo o país, materiais de apoio e orientações para municípios interessados em oficializar a data por meio de lei.

Além de prisões, Operação Invisíveis afastou outros quatro PMs || Foto MP-BA
Tempo de leitura: 2 minutos

Dois policiais militares foram presos nesta terça-feira (2) durante a Operação Invisíveis, força-tarefa que apura a tortura e execução de Edmilson Cruz do Carmo, morto em 17 de fevereiro de 2024, em Monte Santo, no sertão baiano. A ação, conduzida pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), também determinou o afastamento de outros quatro PMs investigados por homicídio qualificado e fraude processual.

As equipes cumpriram oito mandados de busca e apreensão em residências dos seis policiais e nas sedes da Cipe Nordeste, localizadas em Ribeira do Pombal e Monte Santo. As diligências ocorreram ainda em Euclides da Cunha, Aracaju (SE) e Trindade (PE). Foram recolhidos armas, celulares, um simulacro e outros objetos, que agora passam por perícia.

EXECUÇÃO

A investigação do Grupo de Controle Externo de Atividade Policial do MP-BA encontrou inconsistências entre os laudos periciais iniciais e a versão narrada pelos PMs, que registraram a morte como resultado de confronto. As novas provas apontam que não houve troca de tiros: Edmilson foi torturado e executado dentro de casa, na presença de um familiar que também sofreu agressões e ameaças. Segundo o MP-BA, a ação foi previamente planejada por dois dos policiais.

Os outros quatro investigados, ainda conforme o Ministério Público, alteraram a cena do crime, retirando o corpo, apagando vestígios e apresentando objetos e depoimentos falsos na delegacia para dar aparência de legalidade à execução.

A operação reúne o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais e o Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública do Ministério Público da Bahia, a Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral e a Corregedoria da Polícia Militar, ambos da Secretaria de Segurança Pública, além dos Grupos de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais dos Ministérios Públicos de Sergipe e de Pernambuco.

Prefeitura reacendeu luzes cênicas da Jorge Amado nesta segunda-feira (1º) || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

O prefeito Valderico Junior (UB) entregou, nesta segunda-feira (1º), a nova iluminação cênica da Ponte Jorge Amado, que liga o Centro à zona sul de Ilhéus. As luzes decorativas estavam apagadas desde o final de 2022. “Hoje entregamos um ato de cuidado com Ilhéus. A Ponte Jorge Amado estava apagada, esquecida”, disse o gestor. “É mais uma ação para que o nosso povo volte a ter orgulho de viver aqui”, acrescentou.

Valderico entrega nova iluminação da Ponte Jorge Amado || Foto Nadson Carvalho/Sucom

Construída pelo Governo do Estado e inaugurada em julho de 2020, pelo então governador Rui Costa (PT), atual ministro da Casa Civil, a Jorge Amado é a primeira ponte estaiada da Bahia. De acordo com a Secretaria da Infraestrutura do Estado da Bahia (Seinfra-BA), desde agosto de 2023, o estado passou à Prefeitura a responsabilidade pela iluminação viária e cênica da ponte.

Levantamento do PIMENTA encontrou imagens da Jorge Amado com sua iluminação cênica até o segundo semestre de 2022, conforme registrado na imagem a seguir, de Willian Moralyz, disponível no Google Earth.

A Jorge Amado com iluminação cênica em julho de 2022 || Foto William Moralyz/Google Earth

Nesta segunda-feira (1º), o prefeito usou as redes sociais para divulgar imagens áreas da nova iluminação da ponte. Assista.

Atendimento é ofertado em carreta parada em frente ao Centro de Atenção à Mulher, no São Caetano || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

Mulheres entre 50 e 74 anos podem fazer gratuitamente o exame de mamografia em Itabuna. A oferta faz parte do Mutirão de Mamografia promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde da Bahia, em parceria com o Departamento de Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde. O objetivo é ampliar o diagnóstico precoce e facilitar o acesso de mulheres à avaliação das mamas.

Os atendimentos começaram no dia 17 de novembro e continuam até esta quarta-feira (3), em uma carreta equipada com sala de exames estacionada em frente ao Centro de Atenção à Mulher Mariana Domingas Santos, localizado na Avenida Princesa Isabel, no São Caetano. São 80 vagas no período da manhã e mais 80 no turno da tarde, com atendimento priorizado para mulheres dentro da faixa etária indicada.

A coordenadora do Departamento de Atenção Primária, enfermeira Dayse Santos, explica que as equipes de Saúde da Família já vinham fazendo triagem e encaminhamento das pacientes. Mesmo assim, quem chegar ao local sem guia médica poderá passar pela avaliação por demanda espontânea, dentro da capacidade diária de atendimento.

Além de oferecer o exame, a ação reforça a importância do diagnóstico precoce no combate ao câncer de mama. A recomendação é manter consultas médicas periódicas, realizar mamografia regular a partir dos 50 anos, observar mudanças no corpo e adotar hábitos que ajudam na prevenção, como alimentação equilibrada, prática de atividade física e evitar o tabagismo. Quanto mais cedo a doença é identificada, maiores são as chances de tratamento eficaz e de cura.