Inscrições abertas para a Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para os editais do ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura na Bahia estão abertas. Ao todo, são 21 editais disponíveis nesta primeira etapa, com apoio a iniciativas artísticas e culturais em diferentes áreas. Os interessados podem se inscrever até 22 de dezembro, por meio de formulário on-line no site oficial da Pnab.

O novo ciclo reúne investimentos de mais de R$ 70 milhões, somando recursos destinados aos editais inéditos e à renovação dos Termos de Execução Cultural do ciclo 1. Ao todo, a etapa deste ano vai beneficiar até 1.090 projetos na Bahia. Outros seis editais, ligados à Lei Cultura Viva, serão lançados no primeiro semestre de 2026.

Os editais são divididos em seis eixos de atuação cultural: fomento às artes; identidades e saberes; formação; patrimônio e museus; economia criativa e espaços culturais; livro, literatura e memória. Entre as novidades estão o edital de Ações Continuadas das Artes, com investimento de R$ 6,3 milhões, e a Premiação Artística ao Forró da Bahia, que destinará R$ 700 mil a agentes culturais do ritmo.

BALANÇO

No ciclo anterior, a Bahia contemplou 1.084 projetos com R$ 71,4 milhões. O interior do estado concentrou 71% dos projetos, com 771 propostas e R$ 46,5 milhões em investimentos, enquanto 29% (321 projetos) foram de Salvador, que recebeu R$ 24,9 milhões. Todos os 27 territórios de identidade da Bahia tiveram projetos aprovados.

Programação do Natal Ilhéus 2025 começa hoje (21), às 17h, na Praça da Catedral
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Natal Ilhéus 2025 será aberto nesta sexta-feira (21), a partir das 17h, com concentração na Catedral de São Sebastião e caminhada até a Avenida Dois de Julho, onde estão previstas apresentações culturais. A edição adotou o tema O Renascer da Magia e um Reviver de Emoções.

A programação busca reforçar o clima natalino e estimular o comércio em um dos períodos de maior movimento do ano, afirma a Prefeitura. Pontos centrais da cidade recebem decoração especial, como a Avenida Dois de Julho, Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral), Praça Cairu, Palácio Paranaguá, Calçadão da Marquês de Paranaguá, Rua Coronel Paiva e o Food Park, na Soares Lopes.

Até meados janeiro de 2026, a Avenida Dois de Julho terá atividades culturais às sextas, sábados e domingos. Na Escadaria do Palácio Paranaguá, corais se apresentam nos dias 27 de novembro, 4, 11 e 18 de dezembro.

Com o início das ações, a gestão municipal projeta um fim de ano mais movimentado, com impacto positivo na economia, no turismo e na agenda cultural.

Carga apreendida está avaliada em quase R$ 3 milhões
Tempo de leitura: < 1 minuto

Policiais militares apreenderam 11 quilos de cocaína e um quilo de crack durante revista em um ônibus de transporte interestadual, na BA-363, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano.

De acordo com a Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv/Brumado), durante a abordagem, nesta quinta-feira (20), os policiais encontraram a mala com as drogas, no bagageiro do veículo.

Os tabletes de cocaína tinham a inscrição “expo”, referência ao maior grau de pureza da droga exportada para países de outros continentes, como Europa, Ásia e Oceania. Nesses locais, cada quilo do entorpecente pode ser vendido por até 50 mil dólares, equivalente a R$ 270.350 na cotação desta sexta-feira (21). A carga apreendida pode valer quase R$ 3 milhões, a depender do destino final.

Equipe do Procon durante ação itinerante na Califórnia || Divulgação/Arquivo
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Corodenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Itabuna anunciou que vai coordenar ações de orientação a consumidores e lojistas locais, nos dias 27 e 28,, das 10h às 17h, durante a Black Friday. A tradicional sexta-feira de grande descontos costuma gerar dúvidas e ações devido a promessas não cumpridas.

A ação do Procon itabunense, segundo a corodenadora municipal, Jisele Jeane dos Santos Neves, terá distribuição de panfletos e prestação de serviços e orientação. Tanto lojistas como consumidores poderão receber orientações ou ter acesso a material em um estande na Praça Octávio Mangabeira (Praça Camacan).

A iniciativa busca aproximar o órgão público da comunidade e fornecer atendimento direto aos consumidores e “garantir compras seguras com respeito ao consumidor para que sejam evitados preços abusivos, além de reforçar a importância do Código de Defesa do Consumidor (CDC) como instrumento de cidadania e proteção”.

Unidade do SAC em Ilhéus terá atendimento por ordem de chegada para nova RG || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

O Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) inicia, na segunda-feira (24), o atendimento para emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) 100% por ordem de chegada, em 27 postos da rede. No sul da Bahia, os moradores podem comparecer às unidades do SAC em Itabuna e Ilhéus, de segunda a sexta-feira.

Mas não precisa tem pressa. A CIN só será obrigatória a todos os cidadãos brasileiros a partir de março de 2032. O RG (modelo antigo) tem validade em todo o Brasil até fevereiro de 2032. A CIN é um documento novo, portanto será primeira via. Por ser primeira via há a garantia de gratuidade em qualquer tempo.

A primeira via da CIN tem o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como número único de identificação. Para retirar o documento é necessário apresentar a certidão original em mãos: ou de nascimento ou de estado civil atualizada. A CIN permite incluir outros números de documentos como CNH, carteira de trabalho, título de eleitor e certificado militar.

Além disso, podem ser adicionadas também condições de saúde, como o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e deficiências auditiva, visual, física e intelectual; e até informações como tipo sanguíneo, fator RH e opção por ser doador de órgão.

NOME SOCIAL E VERSÃO DIGITAL

Outra novidade é a inclusão do nome social a pedido do próprio cidadão. Caso haja mudança de nome na certidão de nascimento fica valendo apenas este novo registro. A CIN também possui uma versão digital que estará disponível no GOV.BR três dias após a impressão. O documento ainda consta um QR Code para verificação da autenticidade e verificação de dados.

A CIN tem validade de acordo com a faixa etária do cidadão: de 0 a 12 anos incompletos, validade de 5 anos; 12 a 60 anos incompletos, validade de 10 anos; acima de 60 anos, validade indeterminada. Mais informações nos sites www.ba.gov.br/administracao e www.sac.ba.gov.br, além do call center: (71) 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).

O atendimento da emissão da CIN por ordem de chegada também estará disponível nos postos do SAC Comércio, Liberdade, Pau da Lima, Periperi, Pituaçu e Uruguai, em Salvador. No interior, a modalidade pode ser acessada nas unidades de Alagoinhas, Barreiras, Brumado, Conquista I e II, Eunápolis, Feira I e II, Guanambi, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas e Valença.

Rotondano foi eleito em primeiro turno || Foto Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Os desembargadores elegeram, nesta quarta-feira (19), os integrantes da Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) para o biênio 2026-2028. Eleito presidente, o desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano estará à frente do Judiciário baiano pelos próximos dois anos. A posse acontecerá em fevereiro de 2026.

A escolha do presidente da Corte Baiana foi decidida em primeiro turno, sendo que José Edivaldo Rocha Rotondano recebeu 32 votos. O desembargador Jatahy Júnior foi o segundo mais votado, opção para 26 colegas, e a desembargadora Ivone Bessa ficou na terceira colocação, com 5 votos.

Além de José Edivaldo, foram eleitos os desembargadores Josevando Souza Andrade (1º vice-presidente); Mário Albiani Júnior (2º vice-presidente); Salomão Resedá (Corregedor-Geral da Justiça); e Pilar Célia Tobio de Claro (Corregedora-Geral do Foro Extrajudicial).

Ilhéus faturou hoje (19) o segundo repasse de novembro do FPM || Foto José Nazal
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Tesouro Nacional liberou hoje (19) a segunda parcela de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Ao todo, as prefeituras vão partilhar R$ 1,7 bilhão. O valor é cerca de 21% maior do que o repassado no mesmo período do ano passado, de R$ 1,4 bilhão.

No sul da Bahia, Itabuna e Ilhéus recebem R$ 1.551.613, cada. A terceira maior fatia da região é de Canavieiras, com R$ 414 mil. Camacã leva R$ 391 mil e Itacaré, R$ 363 mil. O bloco de R$ 311 mil reúne Uruçuca, Una, Uruçuca, Ibicaraí, Coaraci e Itajuípe. Buerarema vem na sequência, com R$ 298 mil.

A lista continua com R$ 259 mil para Santa Luzia e Mascote; e R$ 207 mil para Floresta Azul, Itapé e Aurelino Leal. Depois vem Pau Brasil, que recebe R$ 195 mil. A faixa de R$ 155 mil abrange Firmino Alves, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Itaju do Colônia, Barro Preto e Almadina. Na Bahia, apenas o município de Aracatu está impedido de receber o repasse.

Maior fonte de receita de cerca de 80% dos municípios brasileiros, o FPM é um repasse previsto na Constituição Federal. Os recursos do fundo são formados por 22,5% do que a União arrecada com Imposto de Renda e com Imposto sobre Produtos Industrializados. O valor recebido pelos municípios varia de acordo com o número de habitantes e a renda per capita do estado a que pertencem.

Momento em que assaltante atira na mulher vestida de preto || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Uma loja na Avenida Itabuna, em Ilhéus, foi alvo de assalto na tarde de terça-feira (18). As câmeras de segurança registraram o momento em que um homem entra na Casa de Iansã e aborda duas mulheres que estavam no interior do estabelecimento comercial.

O assaltante anuncia o crime e exige que as vítimas entreguem objetos e valores. Depois, sem motivo aparente, dispara a arma e atinge uma das mulheres no abdômen. A outra mulher tenta ajudar a vítima baleada, enquanto o homem recolhe algo no balcão e foge. Segundo informações, um carro de fuga esperava o bandido próximo à loja.

O vídeo ainda mostra o autor do crime caminhando rapidamente, enquanto a vítima baleada permanece caída no chão.  A mulher ferida foi levada para o Hospital Regional Costa do Cacau e não corre risco de vida. Assista à gravação.

PRISÃO

A Polícia Militar agiu rápido e, no mesmo dia, prendeu o principal suspeito do crime, identificado como Taison Santana da Silva, de 38 anos. Uma mulher que estava com ele também foi detida. Os dois teriam participação em outros crimes na mesma cidade. Redação com Fábio Roberto Notícias.

Previsão de início de pagamento foi feita pela ministra das Mulheres, Márcia Lopes || Foto Marcelo Camargo/ABr.
Tempo de leitura: 3 minutos

A pensão especial para filhos e dependentes menores de 18 anos de vítimas de feminicídio deve começar a ser paga a partir de dezembro. A informação é da ministra das Mulheres, Márcia Lopes. “Temos a previsão de iniciar esse pagamento a partir de dezembro. Vou confirmar, mas o ministro Wolney [Queiroz], da Previdência [Social], que é o órgão responsável por fazer esse pagamento, [definiu] para começar a partir de dezembro.”

Em entrevista a emissoras de rádio durante o programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), Márcia classificou o pagamento como “uma reparação mínima do Estado brasileiro”.

“De fato, é muito trágico. Crianças, adolescentes, jovens até 18 anos perderem a mãe por feminicídio e, às vezes, terem que viver com a avó ou com alguns parentes, mas sem nenhum tipo de renda.”

“Isso dificulta muito a vida das pessoas. Então, queremos que elas estejam muito mais protegidas. Claro que não volta a dor da ausência da mãe, mas é uma medida que o governo federal tomou em defesa da proteção”, completou a ministra.

Leia Mais

Nova convocação de concursados obedece a ordens do Judiciário, segundo a Prefeitura || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial do Município traz a nomeação de dois candidatos aprovados no concurso público de 2023 da Prefeitura de Itabuna. A publicação formaliza o ingresso de Ícaro de Jesus Rodrigues no cargo de analista administrativo e de Lalinne Santos da Paixão na função de apoio técnico administrativo, ambos amparados por decisões judiciais que asseguraram o direito à convocação.

Os convocados devem se apresentar ao Departamento de Recursos Humanos da Prefeitura, no Jequitibá Trade Center, a partir de segunda-feira (24), com toda a documentação listada no anexo da portaria. O prazo para entrega é de até 30 dias, sempre das 8h às 14h. A posse ocorrerá após emissão do Atestado de Saúde Ocupacional pelo médico do trabalho do município.

A portaria informa que o concurso foi lançado antes da lei que reorganizou o quadro de cargos da administração direta, o que exigiu ajustes na nomenclatura das funções. O documento também reforça que a investidura no serviço público seguirá as regras estabelecidas pela legislação municipal mais recente.

Condomínio residencial do programa será erguido na saída do Iguape para Aritaguá || Foto José Nazal
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

A Prefeitura regulamentou, por meio do Decreto nº 919/2025, a lei que concede benefícios fiscais a empreendimentos do Minha Casa, Minha Vida destinados a famílias com renda de até três salários mínimos. A norma detalha como será a concessão, o controle e o cancelamento das isenções de ISS, IPTU e ITIV para empresas responsáveis por projetos habitacionais enquadrados no programa.

O decreto estabelece que os benefícios correspondem à redução de 100% dos três tributos municipais, desde que o empreendimento seja aprovado pelo município e vinculado formalmente ao programa federal. A Secretaria da Fazenda será responsável pela análise dos pedidos e emissão do Certificado de Benefício Fiscal (CBF), documento que assegura a isenção e define o período de validade.

No caso do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), a isenção alcança serviços diretamente ligados ao projeto e à execução das obras, como arquitetura, engenharia e construção civil. Para o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), o benefício vale para o imóvel onde o empreendimento será construído e permanece até o exercício seguinte à emissão do habite-se. Já a isenção do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis intervivos (ITIV) abrange tanto a aquisição da área destinada ao conjunto habitacional quanto a futura transferência do imóvel às famílias beneficiadas.

As empresas interessadas deverão comprovar regularidade fiscal, aprovação do projeto, contratação junto ao agente financeiro do programa e previsão de geração de emprego local. O decreto exige ainda plano de contratação de trabalhadores residentes no município, preferencialmente cadastrados no PAT, além de documentos como alvará, memorial descritivo e cronograma físico-financeiro.

O texto também determina que as empresas beneficiárias mantenham a regularidade durante a execução do projeto, contratem mão de obra local e emitam notas fiscais indicando o número do CBF. Alterações no projeto, descumprimento das regras ou prestação de informações falsas podem levar à suspensão ou cancelamento das isenções, com possibilidade de cobrança retroativa dos tributos.

A Fazenda deverá ainda publicar, no portal da transparência, a relação de empreendimentos contemplados com os incentivos. O decreto entrou em vigor no último dia 14, data da publicação no Diário Oficial do Município. Acesse a íntegra.

MIRANTE DO ALMADA 

Ilhéus tem quatro condomínios do ‘Minha Casa’, todos do governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o Residencial Sol e Mar, no Nossa Senhora da Vitória; Morada do Porto e Residencial Rio Cachoeira, ambos no Banco da Vitória; e Residencial Vilela, no Teotônio Vilela.

Durante as gestões dos ex-presidentes Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL), a cidade do sul da Bahia não recebeu sequer projeto de novo empreendimento do programa federal.

Após a retomada do “Minha Casa” no terceiro mandato do presidente Lula (PT), que passou a aceitar projetos também da iniciativa privada, Ilhéus voltou ao mapa do programa, por meio da Kubo Engenharia. A empresa obteve do governo federal aprovação do projeto e financiamento do Residencial Mirante do Almada I e II, na Avenida Beira-Rio, no Iguape. Serão 468 unidades habitacionais. O investimento previsto é de R$ 72 milhões.

Parceria da iniciativa, além da concessão dos benefícios fiscais, a Prefeitura será responsável pela distribuição dos apartamentos, seguindo os critérios socioeconômicos do programa. Os dois blocos do condomínio já obtiveram licença ambiental (relembre).

Manifestantes atearam fogo em objetos para interditar rodovia, nesta quarta (19) || Imagem Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quarta-feira (19), manifestantes interditaram a BR-415 nas imediações da antiga fábrica da Nestlé, em Itabuna. O protesto começou ainda na madrugada, por volta das 4h40min. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), os autores do ato reivindicam a construção de quebra-molas na rodovia, na altura do condomínio São José.

A manifestação reuniu cerca de 12 pessoas, que atearam fogo em objetos colocados na pista, bloqueando o tráfego nos dois sentidos. A PRF enviou equipe ao local e negociou a liberação da via, que foi desbloqueada por volta das 7h30min. O Corpo de Bombeiros apagou o fogo e limpou a rodovia.

Vereador e ex-secretários municipais estão entre os nove presos pela Operação USG || Foto PC-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Civil da Bahia prendeu, nesta terça-feira (18), nove pessoas na segunda fase da Operação USG, que apura desvios de recursos da saúde. Entre os detidos estão um vereador e dois ex-secretários municipais de Saúde, além de médicos e empresários ligados ao esquema. A investigação aponta que o grupo desviou mais de R$ 12 milhões por meio de contratos e serviços que não eram executados.

Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em Formosa do Rio Preto, no oeste baiano, e nas cidades de Corrente e Bom Jesus, no Piauí. Nesta etapa, a Justiça também determinou o bloqueio de contas bancárias e o sequestro de bens dos investigados e de três clínicas envolvidas no esquema.

De acordo com a Polícia Civil, o grupo utilizava clínicas de fachada e contratos superfaturados para justificar pagamentos por procedimentos médicos que nunca ocorreram. Entre as irregularidades identificadas estão exames incompatíveis com a demanda do município, plantões fictícios, listas de pacientes com dados inconsistentes e emissão de notas fiscais para encobrir atendimentos inexistentes.

A nova fase da operação foi deflagrada após a análise de materiais apreendidos em dezembro de 2024, quando a primeira etapa revelou indícios suficientes para aprofundar as investigações. Cerca de 80 policiais participam da ação. Os nomes dos presos ainda não foram divulgados.

Diogo Nogueira e Tiee são atrações confirmadas no evento que agita Itacaré em dezembro
Tempo de leitura: < 1 minuto

A primeira edição do Itacaré Samba Festival, nos dias 19 e 20 de dezembro, marcará a abertura do calendário de verão no município do litoral sul baiano. O evento, totalmente gratuito, vai reunir atrações nacionais e artistas da região na orla da Praia da Coroinha. A proposta é celebrar a tradição do samba na Bahia e fortalecer uma identidade cultural que atravessa gerações, informa Prefeitura, responsável pela festa.

Os cantores Diogo Nogueira e Tiee são atrações confirmadas no Festival. O primeiro, que completa 20 anos de carreira em 2025, leva ao palco clássicos do repertório popular e faixas do álbum Sagrado vol.2. Já Tiee apresenta o projeto Subúrbio. Novos nomes e grupos locais também devem integrar a programação e serão anunciado em breve.

Além do caráter cultural, o Festival deve impulsionar o turismo. A expectativa é ampliar o fluxo de visitantes antes do Réveillon, reforçando a ocupação hoteleira em uma cidade que recebe quase 100 mil turistas na alta estação. Para o secretário de Turismo, Marcos Souza ‘Japu’, o evento representa a concretização de um projeto alinhado à vocação musical do município.

Com forte presença do samba duro e do samba de roda em suas comunidades tradicionais e quilombolas, Itacaré vê no Festival uma oportunidade de valorizar artistas locais e ampliar a circulação econômica, acrescenta o secretário. O evento tem o apoio da Câmara Municipal, Setur Bahia e Ministério do Turismo.

Fabrício Berton e Carol Caputo são eleitos reitor e vice-reitora da UFSB || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Formada pelos professores Fabrício Berton (reitor) e Caroline Caputo (vice), a chapa Esperançar UFSB venceu a eleição para a Reitoria da Universidade Federal do Sul da Bahia, que divulgou o resultado do pleito nesta segunda-feira (17). A dupla obteve 1007 votos e média ponderada de 0,471.

A chapa Integra UFSB, dos professores Rosemary Santiago e Álamo Pimental, conquistou 906 votos e média de 0,344. Já a terceira colocada, a UFSB + Viva, dos professores Richard Santos e Martin Domecq, ficou com 618 votos e média de 0,175. O pleito registrou um total de 2.531 votos válidos, somando a participação de docentes, técnicos administrativos e estudantes.

O sistema de votação da UFSB utiliza pesos diferentes para cada segmento, garantindo a proporcionalidade entre as categorias. Após a homologação interna do resultado, que ainda pode ser objeto de recurso, a lista será enviada ao Ministério da Educação, que é responsável pela nomeação final da nova Reitoria para o quadriênio 2026-2030.

A posse do novo comando ocorrerá no próximo ano, com a equipe eleita assumindo a UFSB em um cenário que exige foco em desafios estruturais e na expansão acadêmica. Entre as principais expectativas para a próxima gestão estão a consolidação das políticas de interiorização da Universidade, o fortalecimento da assistência estudantil e a reorganização administrativa da instituição.