Sambaituba é um dos três distritos ilheenses agora atendidos por serviço postal || Foto PIMENTA
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

Morador de Sambaituba, zona rural de Ilhéus, Augusto Jesus de Oliveira, de 26 anos, costumava usar endereço de um primo que reside na cidade para receber correspondências e produtos comprados pela internet. Com a recente chegada dos Correios à sede do distrito, passou a ter a opção de endereçar as entregas à própria casa. Mudança tornou rotina mais prática e econômica, constatou.

O distrito, segundo o jovem, foi incluído no “GPS” da empresa pública, cuja origem remete à criação do serviço postal do Brasil colônia, no século 17. “Muito bom os Correios chegarem aqui. Sambaituba tem vida. Antes, a gente precisava colocar CEP da cidade para receber um cartão, uma mercadoria. Sambaituba existe!”.

Augusto Jesus celebra inclusão de Sambaituba no “GPS” dos Correios || Foto PIMENTA

A seis quilômetros de Sambaituba, na sede de Aritaguá, Lucas Souza Barbosa, 30, atendeu o chamado do carteiro Carlos Roberto, que levava a primeira correspondência enviada àquele endereço, no último de 30, quando o PIMENTA acompanhou as entregas dos Correios nos dois distritos. “[O serviço] demorou, mas chegou. Facilita muito o dia a dia”, observou Lucas.

O carteiro Carlos Roberto entrega primeira correspondência enviada à casa de Lucas Souza, em Aritaguá || Foto PIMENTA

QUE RUA É ESSA?

O presidente da Associação de Moradores e Amigos de Sambaituba, Jardel Andrade Menezes, 35, também aprovou a novidade. “É um serviço fundamental e um direito que a comunidade não tinha”. No entanto, constatou que a maioria dos imóveis do distrito não tem numeração e as ruas não são identificadas, dois obstáculos para os carteiros.

Identificar os logradouros é obrigação da Prefeitura. Procurada para informar quando pretende instalar as placas de identificação de ruas na zona rural, a gestão não respondeu até o fechamento desta reportagem.

Ilhéus tem 11 distritos, incluindo a sede. Olivença já contava com os Correios, que, além de Sambaituba e Aritaguá, passaram a atender os moradores de Coutos. Nos três últimos, as entregas são feitas semanalmente, às quintas-feiras.

Questionada sobre o planejamento para a expansão do serviço na zona rural ilheense, a estatal não deu previsão. “No momento, a empresa está atendendo esses locais”, respondeu, em nota.

Tempo de leitura: 2 minutos

A terceira vítima da tragédia no Rio de Contas, em Itacaré, no sábado (1º), não resistiu depois de ser internada em estado grave em um leito de Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, no sudoeste da Bahia. Lucca dos Santos Andrade, de seis anos, faleceu na noite desta sexta-feira (7).

O corpo de Lucca está sendo velado no Câmara de Vereadores de Itacaré e o sepultamento está previsto para as 17h, no cemitério do município do sul da Bahia. A mãe de Lucca, a estudante universitária Thais Bomfim Andrade tinha esperança de um milagre porque a criança foi retirada das águas do Rio de Contas em estado gravíssimo. De acordo com amigos, a jovem segue sem acreditar na tragédia que atingiu a família.

Além do pequeno Lucca, foram vítimas de afogamento no Rio de Contas, no final da semana passada, o empresário Antônio Silva Lemos, conhecido como Léo Motos, de 56 anos, e o comerciário Carlos Pereira da Silva Neto, 30. Eles entraram na água para resgatar a criança, mas não conseguiram vencer a correnteza do rio. Os corpos de Antônio Silva e Carlos Pereira foram resgatados em diferentes trechos do Rio de Contas, no domingo (2).

NOTA DE PESAR

A Prefeitura de Itacaré, que já havia lamentado as mortes dos dois homens, emitiu nota manifestando profundo pesar pelo falecimento do menino Lucca dos Santos Andrade. Lembra que a criança foi vítima de um afogamento no último sábado, no Rio de Contas, em uma comunidade beirinha do município. “Desde então, permaneceu internado em estado grave, resistindo bravamente até o diagnóstico de morte encefálica, confirmado na noite de hoje”, diz a nota.

A nota da Prefeitura de Itacaré destaca ainda a corrente de orações que uniu a população do município e se solidariza com os familiares da criança. “Neste momento de imensa tristeza, a Prefeitura Itacaré se solidariza com a mãe, Thais Bomfim Andrade, estudante de Direito e colaboradora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Ejusc) do município, bem como com todos os familiares e amigos, que viveram dias de angústia e esperança ao lado do pequeno guerreiro…”

ITACARÉ REGISTRA TRÊS MORTES POR AFOGAMENTO EM MENOS DE 24 HORAS

Acesse a lista de professores indígenas convocados || Foto Amanda Chung/GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Educação da Bahia fez a quarta convocação do Processo Seletivo Simplificado para a função de professor indígena. Desta vez, foram convocados mais 41 candidatos selecionados pelo Edital SEC/Sudepe nº 03/2025, destinado à contratação temporária sob o Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), em caráter emergencial. Acesse a lista de convocado a partir da página 16 da edição desta sexta-feira (7) do Diário Oficial do Estado.

Com esta convocação, já são 311 educadores indígenas convocados através deste edital. A homologação do resultado final da seleção pública se deu no último 12 de junho e foi publicada no Portal da Educação. Os candidatos, convocados por ordem de classificação, deverão entregar os documentos digitalizados até 18 de novembro, através do correio eletrônico ingressocpm.sec@enova.educacao.ba.gov.br, para análise preliminar da Coordenação de Provimento e Movimentação da SEC.

Os candidatos aprovados para o interior do estado deverão comparecer nas sedes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE), munidos da documentação em original e fotocópia listada no item 1 deste edital e já remetida ao endereço eletrônico mencionado, também até o dia 18 deste mês, no horário das 8h30min às 11h30min e das 14h às 17h. O candidato que não atender a presente convocação, na forma e no prazo determinados, seja qual for o motivo alegado, perderá o direito ao ingresso na referida função temporária.

Entre os documentos solicitados estão o diploma registrado do curso de Licenciatura Plena, expedido por Instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do Ministério da Educação (MEC), para ingresso na Classe 1, nível A; o diploma registrado do curso de Licenciatura Plena Intercultural em Educação Indígena, expedido por instituição de Ensino Superior em situação regular no cadastro do MEC, para ingresso na Classe 2, nível A; e titulação de nível médio com formação em Magistério Indígena ou formação em nível médio na modalidade normal ou equivalente para ingresso na Classe A, nível 1.

Estão também na lista de documentos exigidos títulos obtidos no exterior revalidados no Brasil, se for o caso; carteira de identidade; CPF; certidão de nascimento ou de casamento, se for o caso; número de conta corrente do Banco do Brasil; título de eleitor e ato de exoneração ou do requerimento no ato da posse para o candidato que ocupe cargo, emprego ou função pública inacumulável, entre outros.

Os aprovados para as Escolas Indígenas deverão apresentar documentos específicos, como a autodeclaração de sua identidade étnica indígena e declaração de reconhecimento dessa identidade por parte do grupo de origem, expedida por líderes da comunidade (caciques e conselheiros da aldeia) onde funciona a unidade escolar na qual deverá exercer as suas atividades.

Rede Bahia demite jornalista Adriana Oliveira || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

A jornalista Adriana Oliveira não faz mais parte do quadro de funcionários da Rede Bahia. A profissional, que estava na emissora há mais de 25 anos, foi informada sobre a sua demissão nesta sexta-feira (7), quando a empresa emitiu um comunicado em suas redes sociais. O texto foi assinado pela diretora de jornalismo Ana Raquel Copetti.

Em mais de duas décadas na TV Bahia, Adriana Oliveira foi repórter de campo no Bahia Meio Dia e Jornal da Manhã. Por meio da nota, a emissora elogiou o trabalho da profissional. “Sua atuação sempre foi marcada pela apuração rigorosa, sensibilidade editorial e compromisso com as informações de qualidade, deixando um legado que continuará inspirando nosso time”.

Na noite desta sexta-feira a jornalista publicou texto nas redes sociais para comentar a sobre os desafios de contar histórias na TV. Ela começa afirmando “que foram 25 anos e 6 meses na Rede Bahia, mais da metade dos meus 51 anos de vida. Mais da metade de mim”.

AGRADECIMENTO AO PÚBLICO

Adriana Oliveira fala dos desafios de conviver com diferentes sensações. “Histórias de alegria, de dor, de angústia, de esperança. Histórias que confiei ao olhar da câmera, mas que, antes, confiei ao coração.
A cada pessoa que me abriu a porta, o sorriso ou a ferida, eu deixo aqui minha gratidão mais profunda”, diz.

Destaca a oportunidade que teve de aprender. “Aprender que o tempo corre diferente na rua, que o sol e a chuva são companheiros de jornada, que por trás de cada notícia existe alguém, e às vezes, esse alguém somos nós”.

A repórter desabafa que a carreira não é glamurosa, como as pessoas imaginam. “A rotina nunca teve o glamour que muitos imaginam quando veem a gente na telinha”. Ela destaca que o jornalismo e ela mudaram ao longo dos anos. “Mas, até o último dia, dei o meu melhor”.

E destaca que são 30 anos de rua, de microfone, de gente. “Me despeço dos factuais, da violência, do carnaval com um alívio profundo e um coração cheio de memórias”. Ela cita Carlos Drummond de Andrade e diz que a despedida de hoje não é um ponto final.

De acordo com Adriana Oliveira, o tempo ajuda compreender esse final de ciclo, mas não faz nenhum agradecimento à empresa. “Hoje, sei com a serenidade que só o tempo traz, (terapia também) que meu ciclo no jornalismo de TV se encerrou. Amei o que fiz. Fui inteira, corpo e alma. Mas continuar seria me violentar. E há um amor que também sabe parar, com respeito e verdade”.

Prefeito Valderico Junior determina limpeza da Avenida Soares Lopes || Imagens PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus iniciou hoje (7) a limpeza da área verde e da praia da Avenida Soares Lopes. A ação, segundo o governo, é amparada por licenciamento ambiental e acompanhada por equipe técnica para garantir a conservação da fauna e flora daquele microambiente.

Ainda era madrugada quando homens e máquinas a serviço da Prefeitura deram início ao trabalho, sob a supervisão do prefeito Valderico Junior (UB). “São 4h da manhã, estamos aqui na Avenida Soares Lopes para devolvê-la para a população de Ilhéus, e a praia da Avenida Soares Lopes voltar a ser utilizada pela população”, disse o gestor, em vídeo divulgado nas redes sociais.

Além da remoção de resíduos sólidos, o trabalho inclui a recuperação da faixa de areia e a abertura de acessos à praia. O PIMENTA apurou que está no planejamento da Prefeitura a construção de acesso para pessoas com deficiência (PCD).

A gestão municipal anunciou que planeja novas intervenções no local, com foco na valorização da orla e na criação de um ambiente mais agradável e atrativo para moradores e visitantes do município. “O objetivo é transformar a Soares Lopes em um espaço ainda mais convidativo, integrando natureza, esporte e convivência social”, concluiu a Prefeitura, em nota.

Agência também determinou apreensão de produtos || Foto Marcelo Camargo/ABr.
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a comercialização, distribuição, fabricação, propaganda e uso de todos os suplementos alimentares e energéticos da empresa OZT Comércio Atacadista Especializado em Produtos Ozonizados.

Também foi determinada a apreensão dos produtos, que têm adição de ozônio, um tipo de gás que não tem avaliação de segurança para uso como parte de suplementos alimentares e composto líquido pronto para o consumo, como energéticos.

Atualmente, a autorização para uso de ozônio é apenas como agente de desinfecção no tratamento de água.

Segundo a agência, a empresa divulgou propagandas desses alimentos com indicações terapêuticas e alegações funcionais e de saúde não aprovadas, como a alegação de que o produto “oferece suporte nutricional para o funcionamento saudável do sistema digestivo, hepático, ocular e cardiovascular”.

A Anvisa esclarece que as autorizações para suplementos alimentares estão relacionadas a papéis metabólicos dos nutrientes ou substâncias no organismo, quando consumidos como parte de uma dieta.

“Nenhuma das alegações aprovadas para alimentos está associada com finalidades medicamentosas ou terapêuticas, que são exclusivas de medicamentos e devem ser comprovadas cientificamente”, explica a agência, em nota.

No mês passado, a Anvisa já havia proibido a venda e uso de 69 cosméticos capilares à base de ozônio da marca Ozonteck. Segundo a agência, apesar de serem registrados como cosméticos, o fabricante alega que os itens têm atividade farmacológica, o que não é permitido para esse tipo de produto. D’Agência Brasil

Autores têm oportunidade de lançar livros na Flicacau, em Itabuna
Tempo de leitura: < 1 minuto

As inscrições para o lançamento coletivo de livros da Festa Literária da Região Cacaueira (Flicacau) terminam nesta sexta-feira (7). Interessados(as) em participar devem ficar atentos ao final do prazo, que já foi prorrogado uma vez. A atividade será na Casa dos Autores Baianos, um dos espaços do evento que vai movimentar o Centro de Cultura Adonias Filho, em Itabuna, de 27 a 29 de novembro.

Podem participar autores residentes em qualquer parte do Brasil. Serão preenchidas 30 vagas. O edital de chamamento reserva 10% delas para pessoas com deficiência, outros 10% para negros e 5% para indígenas. As inscrições devem ser feitas no site da Flicacau 2025. A participação é gratuita.

Para se inscrever, é necessário encaminhar a Ficha de Inscrição preenchida (disponível no Anexo 1 do edital), acompanhada de portfólio-biografia, capa do livro em alta definição, foto do(a) autor(a), além dos anexos de 2 a 7 preenchidos (no que couber a cada proponente). O material deverá ser enviado por e-mail (editalflicacau2025@gmail.com).

O resultado sairá até 16 de novembro. O lançamento coletivo está marcado para o dia 28 de novembro, uma sexta-feira, com 15 obras no turno matutino e outras 15 à tarde. Cada autor(a) terá cinco minutos para apresentar seu trabalho. Ao final das apresentações, haverá sessão de autógrafos.

O edital não prevê cachês nem custeio de deslocamento, estadia e alimentação dos participantes.

A Flicacau tem patrocínio do Governo do Estado. É contemplada também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da Prefeitura de Itabuna. A realização é da Seneh Comunicação & Projetos.

Prefeitura de Ilhéus publica acordo salarial da educação || Foto Arquivo Agência Brasil
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Prefeitura de Ilhéus publicou acordo coletivo de trabalho firmado com a APPI, que representa os professores e demais trabalhadores da rede municipal de ensino. Uma das conquistas das categorias nas negociações deste ano é a correção salarial de 5,53% para todos os quadros profissionais.

Para os professores do quadro especial que têm doutorado e estão no auge da carreira no município, o salário chegou a R$ 18.669,79. A remuneração em cada nível da carreira docente está detalhado nas tabelas a seguir.

Tabelas de remuneração do magistério da rede municipal de ensino || Fonte DOM

O acordo também estabelece que o município concederá o reajuste do vale alimentação para R$ 700 retroativo a janeiro. O retroativo será pago em cinco parcelas, que tiveram início em julho. Além disso, em reunião ainda neste mês, sindicato e Prefeitura vão discutir a recarga natalina deste ano.

O município também se comprometeu a manter mesa de negociação para estudo financeiro para o fornecimento do vale alimentação aos trabalhadores contratados, que ainda não gozam desse direito mesmo exercendo as mesmas funções dos servidores efetivos, o que viola princípios constitucionais como o da isonomia.

Acesse a íntegra do acordo publicado na edição de quarta-feira (5) do Diário Oficial do Município.

VAGAS DE EMPREGO HOJE - Vista aérea do Jequitibá, onde funciona a unidade SineBahia em Itabuna || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 6 minutos

Consultor de vendas, promotor de vendas, musicoterapeuta, psicólogo clínico, psicomotricista, psicopedagogo, analista de recursos humanos e cozinheira geral estão entre as vagas de emprego, além de estágio para engenheiro civil hoje.

Sexta-feira (7) de mais de 230 vagas de emprego e de estágio remunerado pelo SineBahia em municípios do sul e do extremo-sul do estado. Há 110 vagas em Eunápolis, 83 em Itabuna e 39 em Ilhéus hoje.

Os candidatos devem procurar o SineBahia ainda hoje. O atendimento em todas as unidades vai até as 16h. Para cadastramento, necessário apresentar carteiras de Identidade e de Trabalho, CPF e comprovantes de residência e de escolaridade.

ENDEREÇOS DO SINEBAHIA

A unidade SineBahia em Itabuna atende no segundo piso do Shopping Jequitibá, na Avenida Aziz Maron (Beira-Rio), no Góes Calmon. Em Ilhéus, unidade fica na Rua Eustáquio Bastos, no Centro. A unidade SineBahia em Eunápolis atende na Rua 5 de Novembro, no Centro. Abaixo, todas as vagas anunciadas para hoje.

Leia Mais

"Seu Jorge" foi detido com geleia e simulacro de arma || Fotos Redes Sociais e PM-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Polícia Militar prendeu um homem por furto, nesta quinta-feira (6), no Centro de Ilhéus. Conhecido como “Seu Jorge”, ele foi detido após comerciante relatar crime cometido no seu estabelecimento. No momento da prisão, “Seu Jorge” estava com um pote de geleia e um simulacro de arma de fogo.

O homem vive em situação de rua há muitos anos e é conhecido em Ilhéus. Nesta semana, viralizou vídeo em que uma pessoa com fantasia de Homem Aranha tomou um produto das mãos de “Seu Jorge” e devolveu à loja de onde a mercadoria havia sido furtada. Também há relatos de outros pequenos furtos atribuídos ao mesmo morador de rua.

Ao PIMENTA, o major Carlos Araújo, comandante da 68ª Companhia Independente de Polícia Militar, responsável pelo policiamento do Centro de Ilhéus, afirmou que, apesar dos relatos nas redes sociais e em meios de comunicação, essa foi a primeira vez que um comerciante solicitou intervenção da PM em ocorrência envolvendo o morador de rua.  O oficial ressaltou a importância do registro dos crimes na Delegacia de Polícia, mesmo os de pequeno potencial ofensivo.

Nas redes sociais, a prisão de “Seu Jorge”, que dá sinais de conviver com transtorno mental, além da vulnerabilidade socioeconômica, gerou debate sobre políticas de assistência social e acolhimento à população em situação de rua.

Carro derrubou poste no canteiro da BA-001, em Ilhéus || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na tarde desta quinta-feira (6), um acidente na BA-001 gerou congestionamento na zona sul de Ilhéus, com trânsito lento nos dois sentidos da rodovia. Por volta das 16h, um carro de passeio bateu no canteiro da pista e derrubou um poste de iluminação.

O veículo seguia sentido zona sul. A colisão ocorreu nas imediações do Opaba Praia Hotel. Como o poste caiu na pista contrária, também prejudicou o trânsito sentido Centro. O carro permanecia no local até as 16h48min. Não há informações sobre vítimas.

Pedalada Azul reúne mais de mil ciclistas de todas as idades || Foto Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

Município referência em ações de prevenção e tratamento ao diabetes no país, Itabuna promoverá, neste domingo (9), passeio ciclístico anual que reúne mais de 1,5 mil pessoas. A Pedalada Azul terá concentração na Praça Rio Cachoeira, a partir das 7h deste domingo, quando ciclistas participarão de atividaes físicas de aquecimento para pedalar em ritmo suave por aproximadamente 10 quilômetros. A saída está prevista para as 8h.

A Pedalada é promovida pela ONG Unidos pelo Diabetes, Hospital Beira Rio e grupos de ciclismo de Itabuna e busca despertar a população para os cuidados na prevenção e tratamento do diabetes, doença silenciosa que acomete milhões de brasileiros e provoca morte precoce se não houver acompanhamento adequado.

De acordo com a organização, a Pedalada Azul reunirá os grupos de ciclismo iEADi Bike, Selva do Pedal, Pedal Pé de Cana, Pedal das Luluzinhas, Os Guardiões, Pedal dos Peixes, Pedal Livre, Pedal da Fé, Pedal Flamengo, Viralatas, Os Madrugas, K-brutas, Águias do Pedal, Papajaca, Tartaruga Aposentada, Desbloqueados e Pedal Viralitrão, além da União dos Ciclistas do Cacau (UCC).

NO “PEDAL”, ÁGUA E PROTETOR SOLAR 

Houve distribuição gratuita de 1.000 coletes para participantes, entregues até ontem (5). Os alimentos arrecadados serão doados a instituições beneficentes de Itabuna.

A recomendação a todos os ciclistas é não deixar de usar capacete nem esqueçam de levar água e usar protetor solar. Nos quase 10 quilômetros do percurso, os ciclistas vão pedalar ao ritmo do DJ Nadinho e do cantor e ciclista André Mix.

VIDA SAUDÁVEL

Médico Rafael Andrade alerta para benefícios de vida saudável || Foto Divulgação

Segundo o presidente da ONG Unidos pelo Diabetes e coordenador do Mutirão, o médico Rafael Andrade, diabetes é a maior causa de cegueira, falência renal e de amputação de membros, entre outras complicações, afetando cerca de 17 milhões de pessoas no Brasil.

“Mais de 80% dessas pessoas que têm diabetes não o teriam se praticassem atividades físicas regularmente juntamente com a alimentação saudável”, alerta Rafael Andrade. Geralmente, são pessoas que, também, exageram no consumo de carboidratos e doces, por exemplo, além de não se exercitar diariamente.

A Pedalada Azul é um “esquenta” para o Mutirão do Diabetes de Itabuna, programado para o próximo dia 15 de novembro, com atendimento especializado no Hospital Beira Rio e ações de prevenção na Cidade do Diabetes, na Praça Rio Cachoeira (Beira-Rio), bairro Góes Calmon.

Porfírio assina decreto legislativo || Foto Hansley Neves
Tempo de leitura: < 1 minuto

Nesta quinta-feira (6), os vereadores de Itabuna aprovaram o Decreto Legislativo nº 067/2025, que notifica a Prefeitura sobre a necessidade de readequação dos serviços da Tecgold Sistemas Ltda (Park Gold), responsável pelo estacionamento rotativo remunerado (zona azul). O Legislativo recuou da proposta de suspensão do contrato da concessionária, pois isso está fora de sua competência, sendo atribuição exclusiva do Executivo.

Dos 21 parlamentares da Câmara, 18 participaram das duas sessões extraordinárias e votaram a favor do decreto. Apresentado pela Mesa Diretora, o documento aponta irregularidades na execução dos serviços, como número insuficiente de vagas sinalizadas para pessoas com deficiência e idosos, denúncias de cobranças indevidas aos usuários e número reduzido de operadores para atendimento adequado à população.

De acordo com o Decreto Legislativo, a Prefeitura deverá observar as regras das Leis Federais nº 8.666/1993 e nº 14.133/2021 (Lei de Licitações e Contratos), além das Leis Municipais nº 2.360/2016, 2.544/2021 e 2.604/2022, que tratam do sistema de estacionamento rotativo em Itabuna.

O documento orienta o Executivo a estabelecer prazo para que a empresa adote as correções necessárias, por meio de termo de ajuste de conduta, promovendo a compatibilização contratual, tecnológica e operacional.

Caso as medidas não sejam adotadas dentro do prazo, a Câmara reconheceu que é atribuição do Executivo deliberar sobre a eventual suspensão do contrato, observando as normas previstas na Lei Nacional nº 8.987/1995, que dispõe sobre concessões e permissões de serviços públicos. Anteriormente, o Legislativo chegou a afirmar que poderia decretar a suspensão do serviço. Atualizado às 15h31min.

Programa financia cozinhas comunitárias e solidárias no estado || Foto Camila Fiúza/Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

A Coordenação Geral de Ações Estratégicas de Combate à Fome divulgou, nesta quinta-feira (6), resultado preliminar do Chamamento Público nº 1/2025. O edital é destinado à celebração de parceria da Casa Civil do Estado com associações e cooperativas que mantêm cozinhas comunitárias e solidárias, no âmbito do Programa Bahia Sem Fome. A região sul tem sete grupos classificados, três em Ilhéus e quatro em Itabuna.

Os coletivos itabunenses são a Cooperativa de Desenvolvimento Territorial; Solidariedade, Paz e Vida; Associação para Defesa da Cidadania; e Associação de Assistência à Produção e ao Desenvolvimento Sustentável. De Ilhéus, classificaram-se a ONG Amparo Melhor; Instituto Amigos Solidários; e Cooperativa de Agricultores Indígenas, Assentados, Quilombolas, Agricultores Familiares, Mulheres e Jovens.

Após o resultado preliminar e o julgamento dos recursos, as instituições classificadas serão submetidas à análise do cumprimento dos
requisitos, dos impedimentos legais e do Plano de Trabalho.

O edital prevê a seleção de até 31 projetos. O valor destinado a cada instituição selecionada será definido no termo de cooperação, com base nas especificidades das propostas.

Acesse a lista completa de classificadas e desclassificadas na edição de hoje (6) do Diário Oficial do Estado, a partir da página 63.

MENOR NÍVEL DE INSEGURANÇA ALIMENTAR EM 20 ANOS

A Bahia alcançou, em 2024, o menor índice de insegurança alimentar dos últimos 20 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra que 37,8% dos domicílios baianos enfrentaram algum grau de insegurança alimentar no último ano, uma queda em relação a 2023, quando o percentual era de 40,2%.

Isso representa 74 mil lares a menos vivendo em situação de insegurança alimentar e 472 mil pessoas que deixaram de enfrentar dificuldades no acesso à alimentação, informa o Governo do Estado.

Obras da nova orla avançam às margens do Rio de Contas, em Taboquinhas, distrito de Itacaré || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

As obras da nova orla de Taboquinhas avançam e transformam a paisagem do distrito de Itacaré. Às margens do Rio de Contas, contemplam pavimentação, iluminação, paisagismo e áreas de convivência e lazer. Responsável pelo projeto em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura prevê o fortalecimento do turismo na comunidade.

O investimento é de R$ 690 mil, com recursos do Ministério do Turismo e com execução da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Prefeitura de Itacaré, além de melhorar a qualidade de vida dos moradores e fomentar atividades turísticas, a nova orla irá impulsionar o comércio e se transformar em um novo cartão-postal do distrito.

“A nova Orla Beira Rio é um sonho antigo da comunidade e um compromisso da nossa gestão. Estamos transformando o espaço público e criando um ambiente que gera orgulho para quem mora aqui e boas experiências para quem visita Itacaré”, afirmou o prefeito Nego de Saronga (PT).