Evento leva cultura soundsystem à quadra de esportes de Olivença, em Ilhéus || Imagem Divulgação
Tempo de leitura: < 1 minuto

Neste sábado (1º), às 14h, o projeto Carranca Sessions promove verdadeira celebração musical na quadra de esportes de Olivença, às margens da BA-001, no litoral sul de Ilhéus. Numa referência à cultura jamaicana, berço do reggae e do soundsystem (sistema de som), o evento terá participação especial do Respiro Soundz Dub System, do DJ Jah Pablo, de Itacaré.

Criado em 2020, pelo DJ Seu Múcio, o Carranca Sessions é um movimento de pesquisa e propagação da cultura dos discos de vinil como forma de integração social. O encontro de logo mais será reforçado pela exposição de quatro colecionadores de discos e também contará com a parceria da tradicional Associação de Machadeiros de Olivença (Amao).

Além de uma viagem pela história da música, quem comparecer ao Carranca Sessions vai conferir produtos da feira de economia criativa de Olivença e a culinária local. Outra atração será a oficina de montagem de sistema de som.

O Carranca Sessions foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Ilhéus e tem o apoio financeiro da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Cultura, via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, do Governo Federal.

MP-BA faz mais uma denúncia contra o Deputado Binho Galinha || Foto Redes Sociais
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) ofereceu, na quinta-feira (30), nova denúncia contra o deputado estadual Kléber Cristian Escolano de Almeida, mais conhecido como Binho Galinha. O parlamentar é acusado de continuar comandando organização criminosa sediada em Feira de Santana, mesmo após a deflagração da “Operação El Patrón”.

O grupo criminoso, que atua há mais de uma década, segundo o MP-BA, manteve suas atividades ilícitas por meio do uso de “laranjas”, como Cristiano de Oliveira Machado, para movimentação de recursos e ocultação de bens. Sob o comando de Binho Galinha, a organização criminosa continuou praticando crimes como jogos de azar, agiotagem, extorsão e lavagem de dinheiro, conforme denúncia. O deputado teria mantido “em funcionamento seus negócios ilícitos, em flagrante desrespeito às medidas cautelares impostas anteriormente”.

De acordo com o Ministério Público, as investigações indicam que o parlamentar continuou a liderar as ações com auxílio direto de sua companheira, Mayana Cerqueira da Silva. O filho do deputado, João Guilherme Cerqueira da Silva Escolano, foi acusado de embaraçar as investigações, ocultando e destruindo provas.

JOGO DO BICHO E AGIOTAGEM

A companheira de Binho Galinha e o filho dele são apontados como responsáveis por administrar atividades ligadas ao jogo do bicho, agiotagem e lavagem de dinheiro, sendo que o deputado detinha o controle das decisões e dos lucros do grupo. Conversas interceptadas pela Polícia Federal mostram que operadores financeiros subordinados ao líder dividiam valores obtidos ilegalmente, repassando a maior parte a ele. Em uma das transações, de R$ 160 mil, R$ 155 mil foram destinados a Binho Galinha.

Além do deputado, foram denunciados Mayana Silva, João Guilherme, Cristiano de Oliveira Machado e outros 10 integrantes. Binho Galinha é apontado como líder de organização criminosa, que inclusive adota práticas milicianas, com atuação principalmente na região de Feira.

Segundo investigações das operações “El Patrón” e “Estado Anômico”, o grupo criminoso é responsável por delitos como lavagem de dinheiro, obstrução da justiça, jogo do bicho, agiotagem, receptação qualificada, comércio ilegal de armas, usurpação de função pública, embaraço a investigações e tráfico de drogas.

O parlamentar já responde a outras denúncias. Ele foi denunciado em fevereiro deste ano e em dezembro de 2023 pelo MPBA, em decorrência da “Operação El Patrón”, por lavagem de dinheiro, jogo do bicho, agiotagem e receptação qualificada.

União transfere mais de R$ 4,2 milhões para a Prefeitura de Itabuna || Foto PMI
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Fundo de Participação dos Municípios (FPM) distribuiu R$ 4,7 bilhões do terceiro repasse de outubro. O valor é 13% maior que o do mesmo período de 2024. No sul da Bahia, as maiores fatias foram para Itabuna e Ilhéus, que receberam R$ 4.260.901, cada, nesta quinta-feira (30).

Ipiaú faturou R$ 1,3 milhão, e Canavieiras, a R$ 1,1 milhão. Camacã obteve R$ 1 milhão. Depois, vieram Itacaré e Ibirapitanga, com R$ 996 mil para cada. Ubatã chegou perto, com R$ 932 mil. O próximo pelotão reúne Coaraci, Una, Uruçuca, Itajuípe e Ibicaraí, com R$ 854 mil para cada.

Ainda no sul do estado, Santa Luzia e Mascote tiveram direito a R$ 711 mil, cada. O grupo formado por Aurelino Leal, Floresta Azul, Itapé e Arataca recebeu R$ 569 mil. Já Itaju do Colônia, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Barro Preto, Firmino Alves e Jussari tiveram direito a R$ 427 mil.

O Fundo é formado pelo percentual dos municípios na arrecadação de dois impostos federais, o Imposto de Renda e o Imposto sobre Produtos Industrializados. Para fazer a distribuição, são levados em conta o número de habitantes de cada cidade e a renda per capita do estado ao qual o município pertence.

Itabuna tem saldo acima de 400 empregos formais em setembro || Foto Zé Drone
Tempo de leitura: 2 minutos

Do PIMENTA

O mercado de trabalho de Itabuna terminou setembro com saldo de 403 empregos, diferença entre as 1.568 admissões e 1.165 demissões, informa o Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.

A maior contribuição para o crescimento dos empregos formais na cidade veio do comércio, que registrou 211 postos de trabalho a mais do que em agosto. A indústria contribuiu com saldo de 75 vagas, seguida da construção civil, com 52. Os segmentos de serviços e agropecuária também tiveram resultados positivos, com 41 e 24 postos a mais na comparação com o mês anterior.

O número total de carteiras de trabalho assinadas no município fechou o mês passado em 41.589, sendo mais da metade nos serviços (21.679). Depois, vem o comércio, com 11.666 empregos. Indústria, construção e agropecuária têm 5.361, 2.334 e 549, respectivamente.

ILHÉUS

A vizinha Ilhéus fechou setembro com 1.231 admissões e 1.137 desligamentos, um saldo de 94 postos de trabalho formais. Tiveram resultados positivos serviços (81), construção (70) e indústria (19). Na comparação com agosto, agropecuária (-9) e comércio (-67) ficaram no vermelho.
O estoque de empregos da Terra da Gabriela é de 30.788. A exemplo de Itabuna, a maior parcela é dos serviços, que mantêm 14.793 postos de trabalho.

BRASIL

As duas maiores cidades do sul da Bahia seguem tendência do mercado de trabalho nacional, que tem a menor taxa de desemprego (5,6%) da série histórica iniciada em 2012.

Apesar da diminuição do desemprego, um em cada três trabalhadores do Brasil atua na informalidade. Esse contingente chega a 38,7 milhões de pessoas, segundo dados do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

A renda média mensal dos trabalhadores brasileiros é de R$ 3.484, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Guard-rail evita que caminhão despenque em despenhadeiro no desvio da BR-101 em Belmonte || Reprodução Belmonte News
Tempo de leitura: < 1 minuto

O desvio em Santa Maria Eterna, Belmonte, teve o tráfego liberado por caminhoneiros, na manhã desta sexta-feira (31), informa a Polícia Rodoviária Federal (PRF), depois de quase um dia de protesto devido às más-condições da estrada sem pavimento. O desvio por rodovias estaduais e a chamada estrada da Veracel Celulose vem sendo utilizado desde maio deste ano, quando a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, em Itapebi, no extremo-sul, apresentou problemas estruturais e teve tráfego interditado parcialmente, impedindo passagem de caminhões, carretas e ônibus.

As condições do desvio de 72 quilômetros ficaram ainda piores com as chuvas registradas por quase uma semana. A chuva, que somente cessou no último domingo (26), e o tráfego pesado deixou a estrada ainda mais perigosa. Caminhões e ônibus precisavam ser puxados por tratores devido ao lamaçal, gerando mais atrasos e prejuízos com quebra de veículos, atraso nas viagens e perda de cargas perecíveis.

PROMESSA

O Governo Federal prometeu, ainda em junho, obras emegenciais e construção de nova ponte sobre o Jequitinhonha, com prazo de conclusão em um ano. Passados quatro meses, as obras da rodovia não começaram e as ações emergenciais no desvio por estradas estaduais e da Veracel não surtiram efeito.

Para estas ações, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) citou investimentos de R$ 27,2 milhões, além de R$ 104,7 milhões para a construção da nova ponte. No protesto encerrado hoje, os caminhoneiros cobravam início das obras da nova ponte.

Momento da prisão de Ronaldo Alexandre Vieira, ontem (30), em Arraial D'Ajuda || Foto MP-BA
Tempo de leitura: < 1 minuto

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) prendeu Ronaldo Alexandre Vieira, apontado como um dos principais operadores financeiros do Primeiro Comando da Capital (PCC). O suspeito foi detido nesta quinta-feira (30), em Arraial D’Ajuda, distrito turístico de Porto Seguro, no extremo-sul do estado.

Com apoio de policiais militares e federais, o Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado e Investigações Criminais (Gaeco Sul) interceptou Ronaldo em uma via pública, dentro de um carro.

O cumprimento do mandado de prisão preventiva decorre da operação ‘Off White’, do Ministério Público de São Paulo, deflagrada ontem (30), em Campinas, para combater esquemas de lavagem de dinheiro operados por empresários, traficantes de drogas e integrantes do PCC.

Mais oito mandados de prisão e onze de busca e apreensão foram cumpridos no município paulista, expedidos pela 4ª Vara Criminal da Comarca de Campinas. A Justiça determinou sequestro de doze imóveis de alto padrão e bloqueio de valores bancários dos investigados.

Segundo apurações do Gaeco paulista, a partir do material coletado durante as operações ‘Linha Vermelha’ e ‘Pronta Resposta’, Ronaldo Alexandre Vieira seria um dos responsáveis por executar a lavagem de dinheiro de transações entre a facção, traficantes de drogas e empresários.

Após operações contra o PCC, os investigados passaram a fazer diversas transações imobiliárias e financeiras com o objetivo de dissipar o patrimônio e ocultar os verdadeiros beneficiários e a origem criminosa dos bens e valores, afirma o MP-BA. Ronaldo Alexandre Vieira é acusado de aportar recursos provenientes do tráfico em dividendos obtidos por meio de atividades empresariais lícitas.

Live solidária reúne corais de Itabuna e Ilhéus na Teosópolis
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério da Ação Social da Igreja Batista Teosópolis de Itabuna promove neste sábado (1º), às 19h, o 4º Encontro de Corais Sul-Baianos, na programação da 6ª Live Solidária. O templo da Teosópolis será o cenário da live, na Avenida Felix Mendonça, 75, Bairro Conceição, em Itabuna.

Coordenado pela musicista Deyse Góis, o encontro reunirá oito grupos de corais de Itabuna e Ilhéus, em uma noite de música, arte e solidariedade. A entrada será 1 quilo de alimento não perecível, que será destinado ao Mercado Solidário, projeto social mantido pela Teosópolis.

Entre os grupos participantes estão o Coral Teosópolis, Coral Juvenil, Coral Amor em Canto, Coral Masculino, Coral Olga Ribeiro e Coral Interligados, todos da Igreja Teosópolis de Itabuna. Também se apresentarão o Coral Lindinópolis, da Igreja Batista Lindinópolis de Ilhéus, e o Coral Esperança, da Igreja Esperança de Itabuna).

– Podemos garantir que será uma noite especial para os amantes da boa música. Teremos a participação de oito corais unidos em uma causa nobre: arrecadar recursos para os projetos sociais da Teo, especificamente o Mercado Solidário, que fornece alimentos e produtos de limpeza para famílias carentes, e a Ceia Solidária, programada para o dia 12 de dezembro”, destaca Marley Mota, líder do Mercado Solidário da Teo, como também é carinhosamente chamada a Teosópolis de Itabuna.

TRANSMISSÃO AO VIVO

O evento terá transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Teosópolis no Youtube, Instagram e Facebook, permitindo a interação do público durante as duas programação musical e sensibilização para a solidariedade. As doações poderão incluir alimentos, roupas e contribuições financeiras.que todos possam participar com doação de alimentos, roupas e contribuições financeiras.

Alguns grupos, como o Coral Teosópolis e o Coral da Esperança , são reconhecidos como patrimônio imaterial e artístico da Cultura de Itabuna, conforme decretos municipais. Para a maestrina Deyse Góis, o encontro é uma excelente oportunidade para apreciar a boa música e celebrar a união através da fé.

O coordenador do Ministério da Ação Social da Igreja Teosópolis, Gilson Pinheiro, ressalta o sucesso das edições anteriores. “É um em que as pessoas se reúnem para ouvir música de qualidade praticar a solidariedade”.

Já o pastor titular da Teosópolis, Geraldo Meireles, reforça o convite à comunidade “A cada ano, o encontro se supera. Será uma grande celebração de louvor a Deus, através de gestos práticos de amor ao próximo e solidariedade, porque o amor que transforma é o amor que faz”, ressalta.

4º Encontro de Corais Sul-baianos/6ª Live Solidária
Quando: 1º de novembro, às 19h
Local: Templo da Igreja Batista Teosópolis-Bairro da Conceição-Itabuna
Entrada: 1 Kg de alimento não perecível

Rodovia dificulta tráfego no extremo-sul da Bahia || Imagem TV Santa Cruz
Tempo de leitura: 2 minutos

ATUALIZAÇÃO: A rodovia foi liberada na manhã desta sexta-feira (31), após quase 24 horas de manifestação, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Do PIMENTA

Revoltados com as condições ruins de trechos de uma rodovia sem asfaltamento, conhecida como desvio da Veracel, caminhoneiros interditaram, na noite desta quinta-feira (30), a BR-101, no KM 645, em Itapebi, no extremo-sul da Bahia. Os manifestantes, conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), estão reivindicando melhores condições de trafegabilidade e agilidade na construção da nova ponte.

O fechamento está gerando quilômetros de congestionamento nas duas pistas da BR-101 que, com a interdição parcial da ponte sobre o Rio Jequitinhonha, está permitindo somente tráfego de veículos pequenos. A manifestação dos caminhoneiros começou por volta das 19h30min. Os motoristas exigem a presença de representantes dos governos do Estado e Federal para negociação de uma alternativa para amenizar a situação na região.

Nos últimos dias, imagens mostrando a situação precária no desvio, com caminhões atravessados na estrada e ou presos na lama, viralizaram nas redes sociais. Assim como viralizaram também os vídeos com desabafo de motoristas. Eles relataram que os prejuízos são enormes, com atraso nas entregas e até perda de carga, com tombamento de veículos.

Veículos pesados estão proibidos na ponte sobre o Jequitinhonha || Foto Divulgação

De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), R$ 27,2 milhões estão sendo investidos em obras emergenciais de reforma e recuperação dos 72 quilômetros de rodovias estaduais. O dinheiro estaria sendo gasto na instalação de dispositivos de segurança, sinalização vertical, reconformação de plataforma, recuperação de revestimento primário, aplicação de BGS e brita agulhadas no pavimento, dentre outros serviços.

Os caminhoneiros cobram ainda o início da construção da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha. Em julho deste ano, o Ministério dos Transportes anunciou a obra com investimento total de R$ 104,7 milhões, valor que contempla também a recuperação, reforço e monitoramento da travessia atual, além dos acessos e adaptações no traçado da rodovia. A obra tem prazo de 12 meses para ser concluída, mas ainda não foi iniciada.

“Estamos assinando a ordem de serviço com o compromisso de entregar essa nova ponte antes de 12 meses. A obra será realizada ao lado da estrutura existente, garantindo que o tráfego continue fluindo com segurança durante a execução dos trabalhos”, afirmou na época o ministro dos Transportes, Renan Filho.

A BR-101 é uma das principais rodovias do país e tem papel estratégico na integração logística da Bahia, conforme o Ministério dos Transportes. A rodovia facilita o acesso a destinos turísticos no extremo-sul do estado e é essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial, especialmente nas regiões de Feira de Santana e Alagoinhas, que abrigam fábricas de grande porte e plantações de eucalipto voltadas para indústrias de celulose e carvão vegetal.

Últimas horas para se inscrever no Partiu Estágio || Foto Divulgação
Tempo de leitura: 2 minutos

A Secretaria da Administração da Bahia (Saeb) encerra, nesta sexta-feira (31), as inscrições para o Partiu Estágio. O programa do governo estadual oferece a universitários a oportunidade de obter experiência profissional nas unidades do Poder Executivo Estadual. São ofertadas 4.728 vagas para alunos de 100 cursos de graduação.

São 1.347 vagas para Salvador e 3.381 para os municípios do interior e região metropolitana. Além da capital baiana, Feira de Santana e Vitória do Conquista receberão mais estagiários, com a criação de 132 e 80 vagas, respectivamente.

No geral, a maior parte das oportunidades são voltadas para alunos dos cursos de Letras (767 vagas), Matemática (638) e Administração (508). Já os órgãos estaduais mais contemplados pelo edital são as secretarias de Educação (3.456 vagas) e Saúde (277), além da Procuradoria Geral do Estado (PGE) (106).

O Partiu Estágio oferece bolsa de R$ 607,00 aos estudantes, além de auxílio-transporte. O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando se tratar de pessoa com deficiência. A carga horária a ser cumprida pelos selecionados é de quatro horas diárias, com um total de 20 horas semanais.

EXIGÊNCIAS DO CANDIDATO

Para se candidatar a uma vaga, o estudante precisa morar na Bahia e estar matriculado de forma regular em um curso de graduação com sede ou polo no Estado. Podem participar alunos de cursos presenciais, semipresenciais ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Além disso, o universitário deve ter idade mínima de 16 anos e já ter concluído 50% do curso.

Leia Mais

Manicures e pedicures devem estar atentas às proibições || Elza Fiúza/ABr
Tempo de leitura: 2 minutos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu a utilização de duas substâncias que podem estar presentes em produtos usados para fazer unhas ou esmaltação em gel, que precisam ser expostos à luz ultravioleta ou LED. As substâncias são o TPO (óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina) e o DMPT (N,N-dimetil-p-toluidina), também conhecido como dimetiltolilamina (DMTA). A resolução foi aprovada nesta quarta-feira (29).

O objetivo é proteger a saúde das pessoas que utilizam esses produtos e principalmente dos profissionais que trabalham com eles. Segundo a Anvisa, o DMPT pode causar câncer em humanos e o TPO é tóxico para a reprodução e pode prejudicar a fertilidade.

“Com a decisão, o Brasil se alinha aos padrões de segurança da União Europeia, que também baniu recentemente esses ingredientes. A medida impede que produtos considerados inseguros em outros países sejam comercializados aqui. A proibição das duas substâncias se aplica a qualquer produto cosmético”, diz a agência em nota.

Leia Mais

Vereador George Santana foi preso com R$ 130 mil || Foto Rede Social
Tempo de leitura: < 1 minuto

Na manhã desta quinta-feira (30), um vereador de Ubaitaba e o assessor dele foram presos em Ubaitaba durante operação contra que investiga crimes como tráfico de drogas e armas, homicídio e lavagem de dinheiro tanto no estado como em Sergipe. Os dois presos foram identificados como George Santana (PCdoB) e o assesor Carlos Rodrigo, o Digão. O vereador estava com R$ 130 mil em espécie, informa a TV Santa Cruz.

Na operação, a Polícia cumpriu 20 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Estadual da Comarca de Ubaitaba, tanto em Ubaitaba como em Maraú, Itacaré, Salvador, Itapetinga e Itabuna, além de Santa Luzia do Itanhy, em Sergipe.

A Polícia informou que entre os alvos prioritários estão funcionários públicos, políticos e chefes criminosos apontados como mandantes dos crimes investigados.

Durante a investigação, foi identificado que a organização criminosa movimentou mais de R$ 20 milhões, por meio de transações financeiras incompatíveis com as rendas declaradas dos envolvidos.

Leia Mais

Coelba Neonergia é acusada de cobrança indevida de empréstimo na conta
Tempo de leitura: 2 minutos

O Ministério Público da Bahia ajuizou ação civil pública contra a Coelba Neoenergia e a Crefaz Financiamentos e Investimentos. As duas empresas são acusadas de práticas abusivas e ausência de informações contratuais do empréstimo cobrado na fatura de consumo pela companhia de eletricidade. A investigação foi iniciada após o MP-BA receber denúncia de um usuário de energia elétrica, que relatou acréscimo de quase R$ 200 durante quatro meses em sua fatura de energia. A cobrança era feita em nome da Crefaz.

Dentre as irregularidades identificadas, segundo o MP-BA, estão a concessão e cobrança de crédito sem solicitação e autorização do consumidor; dificuldade na negociação da dívida; negativação indevida dos consumidores por meio dos débitos vinculados à Crefaz na fatura de energia; e falta de colaboração da Coelba para desvincular o pagamento pelo consumo de energia elétrica das parcelas referentes ao empréstimo contratado junto à empresa de crédito e financiamento.

Ainda no documento, a promotora de Justiça Joseane Suzart apontou que a falta de esclarecimento e alerta sobre os possíveis riscos ao cliente final pode acarretar superendividamento; além disso, foi identificada falha no zelo das duas empresas quanto ao tratamento de dados dos clientes. Consumidores também relataram a dificuldade no suporte efetivo aos clientes dos serviços e a recorrentes dificuldades na negociação do débito.

O Ministério Público pede à Justiça que determine, liminarmente, à Coelba que não realize a cobrança de atividades acessórias sem prévia solicitação do consumidor pelo serviço; identifique na fatura os valores oriundos de serviços atípicos; e divulgue por meio do Serviço de Atendimento ao Consumidor (Sac), e outros meios, informações sobre o direito de cancelamento das cobranças.

Também foi requerido que a empresa não efetue novas cobranças de encargos extras em faturas de consumo, após a solicitação do cancelamento; e realize o estorno imediato dos valores indevidamente cobrados.

À Crefaz, o MP-BA solicita que não vincule, sem autorização do consumidor, cobranças de empréstimos e demais débitos decorrentes de serviços disponibilizados na fatura; atue de forma transparente com as informações referentes aos serviços solicitados; divulgue, por meio do SAC, assim como outros meios oficiais.

Além disso, pede informações sobre o direito do cancelamento das cobranças pelos seus empréstimos nas contas; e informe imediatamente à Coelba e outras concessionárias quando o consumidor contatar sobre o cancelamento do empréstimo ou solicitar a retirada da fatura de consumo.

SH Vega, que chega a Itacaré pela segunda vez, é voltado ao turismo de luxo || Foto Zé Drone/Arquivo
Tempo de leitura: 2 minutos

Depois do sucesso das operações no ano passado (relembre aqui), a bela Itacaré, no sul da Bahia, novamente está na rota de cruzeiro do navio de luxo SH Vega, da Swan Hellenic. A embarcação atracará no município baiano na manhã do próximo sábado (1º).

A embarcação chegou ao Brasil nesta semana para roteiro inédito que inclui, ainda na Bahia, Salvador, Trancoso, em Porto Seguro, e o Arquipélago de Abrolhos. O SH Vega tem capacidade para 272 passageiros e tripulantes e é reconhecida pelo alto padrão.

PROMOÇÃO DO DESTINO

A inclusão de Itacaré no roteiro de turismo de luxo é comemorada pelo trade. Ao PIMENTA, João Viana, da Ertour Recepctivo, diz que a operação no município da Costa do Cacau envolverá em torno de 35 agentes de viagem, que vão conhecer, além da embarcação, o destino. “Com essa ação, temos a possibilidade de que esses agentes possam vender Itacaré”, afirma.

Turistas e agentes chegam à costa em botes || Fotos Tarek Rovan

O secretário de Turismo de Itacaré, Marcos Japu, considera a nova passagem do SH Vega pela cidade “passo importante na promoção do turismo” do município sul-baiano. “Ano passado muitos dos turistas que vieram no Navio, retornaram ao destino. São turistas brasileiros e estrangeiros com tíquete médio alto, buscando turismo de experiência, gastronomia e segurança”, afirmou ao PIMENTA.

Patrícia Veras, Helena Lovo, João Vianna e Marcos Japu durante a operação em 2024 || Foto Tarek Rovan

Japu enfatizou o empenho do governo do prefeito Nego de Saronga (PT) para promover o destino e atrair mais turistas. “A gestão pública municipal está se empenhando ao máximo para bem acolher os visitantes”, disse ele.

Turistas do SH Vega em visita à Igreja Matriz em Itacaré em novembro do ano passado || Foto Tarek Rovan

PITUBA FECHADA

A embarcação de médio porte atracaré na Praia da Concha, com os turistas e tripulantes chegando à costa em botes. “No sábado (1º), a Rua Pituba será fechada temporariamente para que os visitantes possam aproveitar ao máximo a experiência”, informa a Setur.

Arroba do cacau girou em torno de R$ 330 nas últimas semanas || Foto Helene Santos/GovCE
Tempo de leitura: < 1 minuto

O ano passado foi marcado por série de recordes do preço da arroba do cacau, que ultrapassou a barreira dos R$ 1.000 em dezembro, nas praças de Itabuna e Ilhéus. Mas, de janeiro a setembro deste ano, caiu 58,01%, com a arroba valendo R$ 380 (relembre). A tendência de baixa continuou até meados deste mês, com a arroba  negociada a R$ 302 no último dia 13.

Desde então, o preço tem oscilado pouco, mantendo-se na faixa de R$ 312 a R$ 330, valor registrado nos últimos dias e hoje (29). Os números são de levantamento do PIMENTA com dados do site Mercado do Cacau.

De acordo com especialistas da cadeia produtiva, após os recordes do ano passado e a queda vertiginosa deste ano, o reequilíbrio entre oferta e demanda colaborou para a estabilidade do preço da mercadoria nas últimas semanas.

No entanto, o colunista Claudemir Zafalon, do Mercado do Cacau, observa que o mercado projeta melhores condições de oferta do produto, com possibilidade de excedente global, o que diminui o apetite comprador no curto prazo (leia a coluna aqui).

Servidor estadual da deve cumprir requisitos para aderir à previdência complementar || Foto GovBA
Tempo de leitura: 2 minutos

A edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial do Estado da Bahia traz decreto que regulamenta benefício para os funcionários públicos estaduais que optarem pela migração para o Regime de Previdência Complementar (RPC).

Criado pela Lei no 14.807/2024, o incentivo financeiro visa à compensação da transição de regime para os servidores com contribuições acima do teto do Regime Geral da Previdência Social, que ingressaram no serviço público antes de 29 de julho de 2016.

Os servidores que cumprem os dois requisitos podem acessar o simulador disponível no Portal do RH Bahia para solicitar estimativa do valor a receber, com base no levantamento das bases previdenciárias recolhidas ao longo de sua atuação no estado, e que deverão ser consultadas e validadas por ele. Funcionários públicos que migraram para o Regime Complementar antes da Lei no 14.807 têm direito ao benefício, mediante o encaminhamento de solicitação formal.

No Decreto 24.083/2025, é possível consultar os procedimentos e critérios para a adesão ao novo regime, incluindo a formalização da opção por meio de termo específico, cálculos para a concessão do benefício especial e vinculação automática ao plano de previdência da PrevNordeste, a Fundação de Previdência Complementar do Estado da Bahia.

Além disso, no Portal RH Bahia, está disponível uma página de FAQ, com respostas a dúvidas frequentes sobre o acesso ao benefício e a utilização do simulador.

CÁLCULO

O benefício especial é calculado a partir das maiores remunerações utilizadas como base de contribuição desde julho de 1994, considerando um fator de conversão proporcional ao tempo de contribuição no Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Neste contexto, são levadas em conta as parcelas recolhidas do servidor que excederam o limite máximo estabelecido para contribuição pelo Regime Geral da Previdência Social.

De acordo com o decreto, o benefício especial tem natureza estatutária e compensatória, não sendo considerado benefício previdenciário. Por esse motivo, não há incidência de contribuição previdenciária sobre os valores pagos, e o benefício também não está sujeito às limitações previstas para os benefícios do Regime Geral da Previdência Social.

O valor será custeado integralmente pelo Estado da Bahia, por meio dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas dos Municípios, Ministério Público e Defensoria Pública, e será pago de forma vitalícia ao servidor aposentado ou a seus dependentes pensionistas, nos casos previstos em Lei.

SIMULADOR

Os funcionários públicos elegíveis para recebimento do benefício especial podem ingressar na área de acesso restrito do Portal RH Bahia com seu login e senha e clicar no ícone Simulador do Benefício Especial. Por meio do ambiente virtual, é possível solicitar à área de Recursos Humanos do órgão de origem o levantamento das bases previdenciárias com os valores de todas as contribuições recolhidas ao longo da sua atuação no estado, com a estimativa do valor a ser recebido.

Assim que o levantamento estiver disponível no RH Bahia, será feito um comunicado por e-mail. A orientação é de que os servidores chequem os dados de recolhimentos e períodos que compõem suas bases previdências, para validar ou não as informações disponíveis no portal. Caso identifique inconsistências no levantamento, o servidor deve abrir processo no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) direcionado ao seu órgão de origem, anexando os documentos que comprovem a necessidade de ajuste e/ou complementação.